Raquel Leiko Machado Maruyama

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7276993146554721
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Mestranda em Gestão da Economia Criativa, pela ESPM/RJ, possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997) e em Ciência Política pela Sorbonne Paris I (França). Produtora executiva no mercado audiovisual, integrou o comitê gestor do Núcleo Criativo Film2b de desenvolvimento de projetos para cinema e TV, parecerista credenciada pelo Ministério da Cultura, ministra cursos e palestras sobre financiamento do audiovisual e lecionou a disciplina Financiamento em Audiovisual na pós graduação em Produção Audiovisual da ESPM/RJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Raquel Leiko Machado Maruyama
Nome em citações bibliográficas
MARUYAMA, R. L. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Gestão da Economia Criativa.
Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, ESPM RJ, Brasil.
Título: Núcleos criativos - estratégias de gestão para conciliar criatividade e variáveis de mercado, Ano de Obtenção: .
Orientador: João Luiz de Figueiredo.
Palavras-chave: Economia criativa; Núcleo criativo; Audiovisual; Desenvolvimento de projetos; Cinema.
Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.
2001 - 2002
Graduação em Ciência Política.
Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, UP1, França.
Título: Internet: la communication dans un espace virtuel.
Orientador: Lucien Sfez.
1993 - 1997
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: Você não sabe do que uma Duloren é capaz.
Orientador: Márcia Cristina Vieira Falabella.




Formação Complementar


2016 - 2016
Fundamentos de Roteiro. (Carga horária: 10h).
Espaço Telezoom, ETZ, Brasil.


Atuação Profissional



Ipê Rosa, IPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Film2b Produções, FILM2B, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Produtora Executiva, Enquadramento Funcional: Prestadora de serviços
Outras informações
Empresa que atua em duas vertentes: licenciamento de direitos de obras literárias para adaptações audiovisuais e desenvolvimento de projetos para cinema e TV. Integrante do Comitê Gestor do Núcleo Criativo Film2b; Produtora Executiva responsável pelas seguintes ações: Negociação dos licenciamentos de títulos literários para adaptações audiovisuais; Prospecção dos títulos junto a produtoras, canais de TV e distribuidoras; Planejamento de estratégias para viabilização de projetos, tais como: identificação de parceiros (produtores e distribuidores), de oportunidades de financiamento via fomento direto, indireto e investimentos privados, bem como o acompanhamento da formatação de projetos.


Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Estudante do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 3
Outras informações
Professora da disciplina Financiamento de Projetos em Audiovisual da Pós Graduação Produção em Audiovisual

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Professora da Disciplina Financiamento de Projetos em Audiovisual, no curso de Pós Graduação em Produção Audiovisualjavascript:void(0)

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro, Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa.


Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto, ACERP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestação de Serviços, Enquadramento Funcional: Palestrante, Carga horária: 20
Outras informações
Palestrante nas oficinas realizadas em Macapá (AP) e Vitória (ES) com o objetivo de preparar produtores audiovisuais locais para formatar e inscrever projetos na 2ª Edição da Linha de Produção de Conteúdos Destinados a TVs Públicas, do FSA


Ministério da Cultura, MinC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Parecerista
Outras informações
Prestação de serviços de análise técnica e emissão de parecer relativos a produto(s) ou (projeto(s) cultural(is) que solicitam enquadramento na Lei Rouanet


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3
Outras informações
Ministrou aula intitulada "Do livro ao filme, os caminhos para adaptações para audiovisual e transmidia" no curso de pós-graduação Mercado Editorial e Transmidia


Giros Interativa LTDA - EPP, GI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades desempenhadas: Revisão analítica dos orçamentos de projetos de séries para TV e longas para cinema considerando as necessidades técnicas, artísticas e legais (licenciamentos e cessões de direitos). Desenvolvimento, junto ao núcleo de produção da casa, de cronogramas de execução dos projetos, da pré-produção à finalização. Elaboração de planos de financiamento para todas as obras com foco em obter a estratégia mais viável, de acordo com o perfil do projeto, articulando fontes de fomento direto, fomento indireto (leis de incentivos fiscais nas esferas Federal, Estadual e Municipal), investimento com recursos próprios de coprodutores. Interface com a Agência Nacional do Cinema para os processos de análise e enquadramento de projetos, revisão de classificação de nível para captação de recursos, solicitação de Certificados de Produtos Brasileiros (CPBs) e Certificados de Registro de Título (CRTs) de todas as obras da produtora. Enquadramento de projetos em leis de incentivos fiscais e formatação dos mesmos para editais públicos e privados. Acompanhamento de processos contratuais com patrocinadores, investidores, coprodutores, programadoras de TV fechada e emissoras de TV aberta, agentes de vendas, bem como de formalização de contratos relativos a cessão de direitos (roteiristas, diretores, trilheiros...)


Vite Produções, VP, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades Desempenhadas: Formatação dos projetos do Festival para inscrição e enquadramento em leis de incentivos fiscais; Supervisão de feitura de cópias dos filmes selecionados para o Festival do Cinema Brasileiro de Paris; Interface com diretores e produtores dos longas-metragens selecionados para o Festival; Inscrição dos projetos em editais; Interface com patrocinadores para formalização de contratos, cumprimento de contrapartidas, liberação de recursos, emissão de recibos de mecenato; Controle da execução financeira dos projetos; Secretária executiva do filme documentário ?Só Dez Por Cento é Mentira?, responsável pelo enquadramento em leis de incentivos fiscais, inscrição em editais, procedimentos de transferência de recursos incentivados para conta de movimentação, controle financeiro, formalização de contratos com depoentes, equipe técnica e artística.


Vison Produções Artísticas, VPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Produtora Executiva Assistente
Outras informações
Atividades desempenhas como produtora executiva assistente da série de ficção "Conselho Tutelar", realizada em coprodução com o canal Record: Revisão analítica do orçamento da série considerando as necessidades técnicas, artísticas e legais (licenciamentos e cessões de direitos), bem como a pertinência das rubricas de acordo com as etapas de desenvolvimento, pré-produção, produção e finalização. Elaboração do plano de financiamento da obra, articulando recursos viabilizados através do art 3ºA da Lei 8.685/93 (Lei do Audiovisual), contrapartida da produtora e recursos próprios da Record. Acompanhamento do processo de formalização de contrato de coprodução e investimento entre a produtora e a Record, com foco em harmonizar os parâmetros negociados com a legislação vigente, em especial a Deliberação 95/2010 e a Instrução Normativa 104, ambas da Ancine. Interface com a Agência Nacional do Cinema para os processos de análise e enquadramento do projeto, análise complementar, liberação e transferência de recursos, emissão de Certificado de Produto Brasileiro (CPB) . Planejamento da execução financeira do projeto para que as despesas efetuadas estejam em consonância com as regras de prestação de contas.


Refinaria Filmes, RF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Produtora Associada, Enquadramento Funcional: Produtora Associada
Outras informações
Atividades desempenhadas: Elaboração de plano de financiamento; Revisão analítica do orçamento de coprodução Brasil/Portugal; Supervisão do processo para obtenção de ?reconhecimento provisório? do contrato de coprodução internacional junto à Ancine; Interface com a Ancine para remanejamento de fontes de financiamento, pedidos de liberação e transferência de recursos; Planejamento da execução financeira do projeto; Supervisão das demandas contratuais do projeto: elenco, equipe técnica e artística.


Coala Filmes, CF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestadora de serviços, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações
Consultora para formatação de projeto de série de animação intitulada "Angeli the Killer" para inscrição no edital Prodav 01 do FSA.


Espaço Telezoom, ETZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Prestadora de serviçco, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora dos cursos: ?FSA ? PRODECINE: Financiamento de longas para cinema? (06, 07 e 08 de fevereiro de 2014); ?FSA: Novas linhas para TV e desenvolvimento de projetos? (13, 14, 15 e 16 de janeiro de 2014); ?Plano de Financiamento de Obras para Cinema e TV? (06, 09, 13 e 16 de dezembro de 2013); ?FSA: Financiamento para Cinema e TV? (04, 11, 18 e 25 de outubro de 2013); Palestrante no painel ?Mercado de TV: Lei 12.485 e novos modelos de negócios? (08/07/2013); ?Mecanismos federais de incentivos fiscais para a produção audiovisual? (08, 09 e 10 de abril de 2013); "Formatação de projetos para inscrição no Fundo Setorial do Audiovisual? (22 e 29 de novembro e 06 e 13 de dezembro de 2012); Palestrante do painel ?Fundo Setorial do Audiovisual: Uma nova linha de financiamento de projetos para cinema e TV (24/10/2012)


Ciclo Salvador de Cinema, CSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora dos cursos: ?Fundo Setorial do Audiovisual: linhas do Prodecine e Prodav?, realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2014 durante a 5ª edição do Ciclo; "Como construir um plano de financiamento de obras para TV e Cinema?, realizado nos dias 05 e 06 de novembro de 2013 durante a 4ª edição do Ciclo;


Brasil Audiovisual Independente, BRAVI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do curso ?Formatação de Projetos? no contexto do I Workshop de Produção Independente do Mercado de TV, realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2013 pela BRAVI, antiga ABPITV;


Festival Ibero Americano de Cinema de Sergipe - Curta-SE, CURTA-SE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do curso ?Legislação do Audiovisual?, realizado nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2013;


Caraduá Produções, CRP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestadora de serviço, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do curso ?Formatação de projetos para inscrição no Fundo Setorial do Audiovisual?, realizado nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2013, em São Paulo;


Radio France Internationale, RFI, França.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Jornalista
Outras informações
Jornalista estagiária na redação brasileira, em Paris, responsável pela apuração e redação de matérias para os noticiários diários;


Jornal Estado de Minas, JEM, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter fotográfico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Nova Comunicação, NC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 25, Regime: Dedicação exclusiva.


Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, AIC RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 3
Outras informações
Professora da disciplina Produção Executiva do curso Técnico em Direção Cinematográfica



Linhas de pesquisa


1.
Gestão Estratégica de Setores Criativos

Objetivo: Produz análises, avaliações, reflexões e projetos visando o melhor desenvolvimento de estratégias de gestão, levando-se em conta as novas manifestações culturais e sociais dos setores criativos. Sendo assim, assumem-se as transformações sociais como vetor de desenvolvimento econômico. Valoriza-se o desenvolvimento de projetos nos quais os consumidores sejam considerados os atores-chaves desta constituição e implantação. Por ela, leva-se em conta o valor imaterial, modificando substancialmente as estratégias e a lógica vigente, as quais deslocam-se da sedução e da gestão estratégica monológica e unidimensional para o relacionamento oriundo da experiência cultural/social. Com isso, passa-se à análise fluída do mercado. Surge o papel do novo consumidor, em oposição ao unidimensional, pois, ao passo que ele compra e usa, também é capaz de criar, cocriar, produzir, co-produzir, fomentar e delimitar, influenciando a própria rede de entretenimento (concepção, produção e distribuição). Por isso, propõe-se o estudo transversal e integrado dos agentes públicos, privados e singulares (como indivíduos) na transformação constante dos aparelhos culturais..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Economia criativa.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Núcleos Criativos - Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais
Descrição: abc.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Raquel Leiko Machado Maruyama - Coordenador / João Luiz de Figueiredo - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Cabíria Prêmio de Roteiro
Descrição: Concurso anual que premia roteiros de longas-metragens de ficção que tenham protagonistas femininas.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Audiovisual.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Economia Criativa.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão de Setores Criativos.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MARUYAMA, R. L. M.. Núcleos Criativos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Inovação



Projetos de pesquisa

Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:28:26