Daniel Pereira Cavalcante

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5358652837663447
  • Última atualização do currículo em 20/09/2016


Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás (2015). Tem experiência na área de Análises clínicas, Monitor-bolsista do projeto de extensão PRO-PET Saúde (2013-2014). Mestrando em Farmacologia e Fisiologia, com enfase na neuropsicofarmacologia e farmacologia do comportamento pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve pesquisa no Laboratório de Fisiologia e Terapêutica Cardiovascular - Departamento de Fisiologia - Instituto de Ciências Biológicas II. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Pereira Cavalcante
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTE, D. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Efeitos da manipulação farmacológica dos receptores de grelina do núcleo dorsal da rafe de ratos sobre a expressão de comportamentos associados aos transtornos de ansiedade generalizada e do pânico,Orientador: Roger Luís Henschel Pobbe.
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Neuropsicofarmacologia.
2012 - 2015
Graduação em Biomedicina.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: EFEITOS GENOTÓXICOS E MUTAGÊNICOS DE UMA MISTURA COMPLEXA DE PESTICIDAS EM TRABALHADORES OCUPACIONALMENTE EXPOSTOS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
Orientador: Daniela de Melo e Silva.
Bolsista do(a): Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Colegio Prevest, PREVEST, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2014
Inglês(Nível Avançado). (Carga horária: 200h).
Houston idiomas, HI, Brasil.
2009 - 2011
Inglês(Nível Intermediário). (Carga horária: 300h).
Houston idiomas, HI, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo, CRER, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário Supervisionado em Análises Clínica, Carga horária: 25


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participante como monitor do projeto PRÓ-PET, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Efeitos da manipulação farmacológica dos receptores de grelina do núcleo dorsal da rafe de ratos sobre a expressão de comportamentos associados à ansiedade generalizada e ao pânico
Descrição: grelina é um peptídeo recentemente descoberto, produzido principalmente no estômago e envolvido nos processos de manutenção de energia do organismo. A grelina exerce suas ações ao ativar o receptor secretagogo do hormônio do crescimento (GHSR). Uma série de estudos tem investigado o envolvimento da grelina na modulação de comportamentos emocionais. Neste contexto, evidências mostram a presença de receptores GHS-R no núcleo dorsal da rafe (NDR), principal fonte de neurônios serotonérgicos que inervam estruturas encefálicas envolvidas no controle emocional. O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar os efeitos obtidos com a manipulação farmacológica dos receptores de grelina localizados no NDR sobre a expressão das respostas comportamentais de esquiva inibitória e fuga de ratos. Desta forma, os dados obtidos neste estudo possibilitarão ampliar o conhecimento sobre o papel da sinalização da grelina e de sua interação com o sistema de neurotransmissão serotonérgico na modulação de comportamentos associados à ansiedade e ao pânico. Tais respostas serão avaliadas no labirinto em T elevado (LTE), modelo experimental que possibilita a medida, em um mesmo animal, de duas estratégias comportamentais defensivas, a esquiva inibitória e a fuga. Para tal, na primeira fase do projeto investigaremos os efeitos comportamentais obtidos no LTE após a infusão de várias doses de grelina no NDR. Na segunda fase, verificaremos os efeitos promovidos pela administração intra- NDR de PF-04628935, um antagonista dos receptores de grelina (GHS-R1a). Por fim, analisaremos se o bloqueio prévio dos receptores de grelina localizados no NDR de ratos é capaz de neutralizar os efeitos comportamentais obtidos no LTE com a administração de grelina neste núcleo mesencefálico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
VALE, A. F ; CAVALCANTE, D. P. ; GARCIA JUNIOR, U. J ; PEDROSO, T. M. A. ; MOREIRA, P. C ; VIARO, F. ; RABELO, A. C. S. . IMAGINOLOGIA BIOMÉDICA. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conhecimento e Riquezas, 2013, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão- CONPEEX, 2013. v. 10.

2.
COSTA, C. D. D. ; CINTRA, B. A. S. ; CAVALCANTE, D. P. ; GOMES, E. C. P. ; GONCALVES, E. K. ; BARBOSA, F. T. L. ; SOUSA, J. C. ; ANTONELLI, L. L. ; RAMOS, L. H. A. ; SILVA, N. M. ; SOUZA, P. H. H. E. ; SILVA, V. O. L. E. ; CAMPOS, A. P. ; FERREIRA, C. C. C. ; BADAN, D. E. C. ; VIANA, I. A. S. ; SILVA, J. B. ; RASSI, L. T. ; ANDRADE, M. L. ; OLIVEIRA, L. A. . CADERNO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM SAÚDE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE ÀS EQUIPES DE SAÚD. In: Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - Conhecimento e Riquezas, 2013, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2013. v. 10.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII coonpex- Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2015. (Congresso).

2.
XI coonpex- Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. 2014. (Congresso).

3.
XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. 2014. (Congresso).

4.
27º Congresso Brasileiro de Microbiologia 2013. 2013. (Congresso).

5.
X coonpex- Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. PRO-PET Saúde UFG e CADERNO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS EM SAÚDE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÃO DO PET-SAÚDE ÀS EQUIPES DE SAÚDE. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


ESTÁGIO - Linha de Pesquisa: Neuropsicofarmacologia
Início: Abril de 2016
Carga horária: 8 h / semana
Realização de Estágio de Pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PPGCB) - Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - Universidade Federal de Goiás (UFG) sob orientação do Prof. Dr. Roger Luís Henschel Pobbe.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 3:18:04