Annalisa Cangelosi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8543979861166148
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Doutora em Pedagogia Experimental (Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália); Especialista em Psicologia com abordagem em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia); Especialista em Ciências Motoras e Esportivas e Bacharela em Educação Física (Università degli Studi di Roma Foro Italico, Itália); Professora e Pesquisadora nos Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF), Brasil; Formadora em Ontopsicologia, para estudantes e profissionais em instituições internacionais públicas e privadas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Annalisa Cangelosi
Nome em citações bibliográficas
CANGELOSI, A.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Antônio Meneghetti.
Estrada Recanto Maestro, nº 338
Recanto Maestro
97200000 - Restinga Seca, RS - Brasil
Telefone: (55) 32891139


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Pedagogia Experimental.
Università degli Studi di Roma La Sapienza, UNIROMA, Itália.
Título: La lezione universitaria. Insegnamento efficace e percorsi di formazione dei docenti, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Pietro Lucisano.
Coorientador: Profa. Anna Salerni.
Bolsista do(a): Università degli Studi di Roma La Sapienza, UNIROMA1, Itália.
Palavras-chave: Ontopsicologia; Pedagogia; Universidade.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ontopsicologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Especialização em Psicologia com abordagem ontopsicológica.
Universidade Estatal de São Petersburgo, UESP, Rússia.
Título: La melolistica come applicazione del metodo ontopsicologico alla realtà corporea. Analisi delle modificazioni avvenute nella sfera personale, lavorativa e sociale in soggetti tra i 25 e i 35 anni, come risultato della pratica della melolistica.
Orientador: Profa. Natalia Grishina.
2000 - 2001
Especialização em Ciências Motoras e Esportivas.
Università degli studi di Roma Foro Italico, UNIROMA, Itália.
Título: Il citoscheletro e la motilità cellulare.
2002 - 2002
Aperfeiçoamento em European Intensive Program on Children and Physical Activity.
University of Southern Denmark, SDU, Dinamarca.
Título: The use of music to increase children's motivation for physical activity. Ano de finalização: 2002.
1997 - 2000
Graduação em Educação Física.
Università degli studi di Roma Foro Italico, UNIROMA, Itália.
Título: Sperimentazione di tecniche melolistiche su un gruppo di ginnaste agoniste di Ginnastica Ritmica, finalizzata al miglioramento delle capacità espressive e creative del movimento.
Orientador: Profa. Alessandra Di Cagno.




Formação Complementar


2009 - 2010
Corso Superiore in Business Intuition. (Carga horária: 160h).
F.O.I.L. srl - Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica, FOIL SRL, Itália.
2009 - 2009
Test of Russian as a Foreign Language (TORFL) - Level C1.
Ministry of Education and Science of the Russian Federation, RSS, Rússia.
2003 - 2003
Personalità Impresariale - III modulo Corso FOIL. (Carga horária: 16h).
F.O.I.L. srl - Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica, FOIL SRL, Itália.
2002 - 2002
Psicologia dell?Organizzazione - II modulo Corso FOIL. (Carga horária: 25h).
F.O.I.L. srl - Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica, FOIL SRL, Itália.
2002 - 2002
First Certificate in English (FCE) - level B2.
University of Cambridge, CAM, Inglaterra.
2001 - 2001
Psicologia manageriale - I modulo Corso FOIL. (Carga horária: 25h).
F.O.I.L. srl - Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica, FOIL SRL, Itália.
2000 - 2000
Extensão universitária em Istruttore di Nuoto di Secondo Livello FIN - Federazione Italiana Nuoto.
Università degli studi di Roma Foro Italico, UNIROMA, Itália.
1991 - 1996
Diploma di Maturità Scientifica.
Liceo Scientifico Statale C. Cavour, ITA, Itália.
1994 - 1994
Licenza di Teoria, Solfeggio e Dettato musicale.
Conservatorio di Musica Licinio Refice, ITA, Itália.


Atuação Profissional



Faculdade Antônio Meneghetti, AMF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Algumas das disciplinas ministradas são as seguintes: A estrutura da personalidade; Auto-sabotagem; Business Intuition; Campo semântico; Ciclo biológico e ciclo psíquico: a metanoia; Coerência e responsabilidade; Como reduzir em simplicidade prática o conhecimento ontopsicológico; Compreensão e conscientização dos próprios estereótipos; Correntes de pensamento sobre a intuição; Da psicologia à ontologia; Dinâmica e memética; Estrutura e dinâmicas do homem; Estudo da Ontopsicologia; Intuição e racionalidade: o diferencial da escola ontopsicológica; Mecanismos de defesa; Metanoia; Miricismo cotidiano; O critério convencional e o critério de natureza; O Critério Epistêmico: O Em Si ôntico; O que é o Em Si ôntico e suas características; Os conceitos da intuição na filosofia e a intuição prática na Ontopsicologia; Teorias do Conhecimento Aplicadas; Up-stream control e up-stream analysis.

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Formação Empresarial III
Formação Empresarial II
02/2018 - Atual
Extensão universitária , Núcleo de Idiomas da AMF, .

Atividade de extensão realizada
Italiano - Laboratorio di Traduzione (Italiano - Laboratório de Tradução).
02/2018 - Atual
Treinamentos ministrados , Bacharelado em Ontopsicologia da AMF, .

Treinamentos ministrados
I Jornada da Vida (18/02/2018)
II Jornada da Vida (25/03/2018)
III Jornada da Vida (01/05/2018)
IV Jornada da Vida (02/09/2018)
11/2017 - Atual
Treinamentos ministrados , Bacharelado em Ontopsicologia da AMF, .

Treinamentos ministrados
Weekend Life "Do digital ao biológico: a identidade ôntica no projeto da vida"
05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da AMF, .

05/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa da AMF, .

Cargo ou função
Consultoria linguística na tradução de textos do italiano para o português e vice-versa.
04/2017 - Atual
Ensino, Ontopsicologia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
As descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico
Síntese prospectiva sobre a visão ontopsicológica
03/2017 - Atual
Ensino, MBA Identidade Empresarial, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
As linguagens do empreendedor: a novidade do campo semântico
Obstáculos à evolução do empreendedor: problemas, riscos e oportunidades na práxis empresarial (professora substituta)
06/2016 - Atual
Ensino, Ontopsicologia (201117694), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Carreira e Estilo de Vida I
Carreira e Estilo de Vida II
Descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico
Fisicidade, Informação e Nexo Ontológico
06/2016 - 12/2017
Extensão universitária , Núcleo de Idiomas da AMF, .

Atividade de extensão realizada
Italiano Intermediário.

F.O.I.L. srl - Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica, FOIL SRL, Itália.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora editora Ontopsicologia Editrice

Vínculo institucional

2006 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Algumas das disciplinas ministradas são as seguintes: A analise onírica na psicologia e na Ontopsicologia; A ideografia da Ontopsicologia; A imagem na ótica ontopsicológica; A psicossomática na ótica ontopsicológica; A resistência na ótica ontopsicológica; Estrutura e dinâmicas do homem; O campo semântico na visão ontopsicológica; O Em Si ôntico; O monitor de deflexão na psique humana; Os mecanismos defensivos; Princípios de Ontopsicologia.

Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete


Associazione Internazionale di Ontopsicologia, AIO, Itália.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora; Membro/Pres. da Banca Examinadora
Outras informações
Algumas das disciplinas ministradas são as seguintes: Sintesi prospettica sulla visione ontopsicologica; La forma mentis dell?Ontopsicologia; La soluzione all?unità di persona; Prassi del criterio organismico; Progetto ontico e Io logico storico; In Sé ontico e costante H La costante H come intenzionalità antropologica Le immagini come formule energetiche L?immagine alfabeto dell?energia Segno e malattia Memetica: revisione ontopsicologica Conclusione Background storico alla scienza ontopsicologica; L?insostituibile funzione dell?Ontopsicologia; Come è nata l?Ontopsicologia; Ideografia dell?Ontopsicologia; Il criterio epistemico: l?In Sé ontico; Il monitor di deflessione; Il campo semantico; La teoria ontopsicologica della personalità; Il modello psicoterapeutico ontopsicologico Consulenza ontopsicologica impresariale; L?immagogia; La cinelogia; Il residence ontopsicologico; La melolistica; L?idromusica solare; La psicotea; La psicopatologia e la psicosomatica nell?ottica ontopsicologica; La pedagogia ontopsicologica; La filosofia ontopsicologica; L?OntoArte; La psicologia della grazia; Il nesso ontologico nella fenomenologia delle scienze.


FOIL Baltic, FOIL BALTIC, Letônia.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplinas ministradas: A analise onírica na ótica ontopsicológica; A ética ôntica do homem; A resistência na ótica ontopsicológica; Estrutura e dinâmicas do homem/ O Em Si ôntico.


Universidade Estatal de São Petersburgo, UESP, Rússia.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Seminário sobre a temática "Imagem e inconsciente". http://onto.ru/ontoprakticum/ontopractice/434/


FOIL Ukraine, FOIL UKRAINE, Ucrânia.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplinas ministradas: Como a psicologia pode ajudar o líder; Estrutura e dinâmicas do homem.


Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, RECANTO MAESTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplinas ministradas: A auto-sabotagem; A resistência na ótica ontopsicológica.


Consultório do Centro de Serviços de Saúde Mental na Vida Social de Beijing, CCSSMVS, China.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Nome da instituição em Chinês: 北京社会生活心理卫生咨询服务中心 Disciplina ministrada: A resistência na ótica ontopsicológica


Escola Latino-americana de Ontopsicologia, ELO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplinas ministradas: Analise onírica, fílmica, imagógica, artística; Etiologia multifatorial das neuroses e esquizofrenia; Psicologia negativa; A psicossomática na ótica ontopsicológica; A resistência na ótica ontopsicológica.


Slavic Association of Ontopsychology, SAO, Rússia.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada
Outras informações
Disciplinas ministradas: Analise onírica, fílmica, imagógica, artística; Etiologia multifatorial das neuroses e esquizofrenia; Psicologia negativa; A psicossomática na ótica ontopsicológica; A resistência na ótica ontopsicológica.


Università degli studi di Roma Foro Italico, UNIROMA, Itália.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor
Outras informações
Disciplina ministrada: Educação musical aplicada ao movimento

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações
Estagiária do Prof. Luigi Di Luigi, Professor Titular das disciplinas "Antropologia" e "Endocrinologia"


Unisped-Università Sperimentale Decentrata, USD, Itália.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Física
Outras informações
Tipo di azienda o settore: Istituto di formazione terziaria. Principali mansioni e responsabilità: Realizzazione di corsi di attività motoria per la terza età.


Ontopsicologia Editrice, OE, Itália.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora; Tradutora


Psicologica Editrice, PED, Itália.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora; Tradutora


Hilton Italiana srl ? Rome Cavalieri, Waldorf Astoria Hotels & Resorts, HI, Itália.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Personal Trainer e Assistente na Academia


Clientes Vários, CV, Itália.
Vínculo institucional

2000 - 2016
Vínculo: Professora e Treinadora, Enquadramento Funcional: Professora e Treinadora de Educação Física


Roma Uno Impianto Sportivo Comunale, RUISC, Itália.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Treinadora Educação Física e Psicomotricidade


Retail Business Services srl [hoje Retail Banking Services srl], RBS, Itália.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Assistente de telefone, Enquadramento Funcional: Assistente de telefone


Advanced Telematic Systems srl, ATS, Itália.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Assistente de telefone, Enquadramento Funcional: Assistente de telefone


Restaurantes e Pizzarias, R E P, Itália.
Vínculo institucional

1996 - 2008
Vínculo: Garçonete, Enquadramento Funcional: Garçonete


Artistry, ARTISTRY, Itália.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Vendedor, Enquadramento Funcional: Vendedora de cosméticos



Linhas de pesquisa


1.
Gestão de Negócios, Cultura Humanista e Intuição


Projetos de pesquisa


2018 - 2018
Semana Acadêmica Internacional do Bacharelado em Ontopsicologia ?Nas raízes do novo Humanismo?
Descrição: Na semana de 17 a 22 de junho alunos e professores do Curso de Bacharelado em Ontopsicologia da Faculdade Antonio Meneghetti (AMF) realizaram a 1ª Semana Acadêmica Internacional em diversas cidades da Itália. O projeto faz parte das atividades de internacionalização e formação integral de alunos e professores, promovido e incentivado pela Fundação Antonio Meneghetti. Essa primeira Semana Acadêmica Internacional teve como objetivo levar os alunos para locais que foram marcantes no desenvolvimento da Ontopsicologia, como as instituições nas quais o Acad. Prof. Antonio Meneghetti estudou, o local onde ele começou a prática clínica, sua cidade natal e cidades onde foram realizados eventos, congressos, exposições e apresentações artísticas. Ao todo, foram 6 dias de muito conhecimento, cultura e caminhadas em mais de 10 cidades italianas. Os alunos passaram por cidades como Roma, Avezzano (cidade na qual nasceu o Acad. Prof. Antonio Meneghetti), Spoleto, Assis, Perugia, Florença, Nápoles e a ilha de Capri..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Annalisa Cangelosi - Coordenador / Patricia Wazlawick - Integrante.
2018 - Atual
Jornada da Vida
Descrição: A ideia de organizar um evento deste tipo surgiu observando que, voltando das férias no início das aulas no mês de fevereiro/março, assiste-se frequentemente a um sensível decréscimo da atenção e do compromisso com o estudo em muitos alunos. Depois de mais de dois meses de ausência das aulas, parece que os alunos perdem o envolvimento que tinha no mês de dezembro precedente. Este fenômeno não abrange a totalidade dos estudantes, mas sim sobretudo aqueles que não se envolveram em atividades didáticas complementares ao longo das semanas de férias. Para tentar reduzir este problema, que pode vir a ser um obstáculo que atrapalha a aprendizagem, em particular nas primeiras aulas de fevereiro/março, pensou-se em realizar uma atividade para estimular os estudantes na retomada da concentração necessária para enfrentar os próprios pequenos-grandes deveres cotidianos como aprendizes. Considerando o bom êxito da primeira Jornada da Vida, surgiu a ideia de prosseguir esta atividade com cadencia mensal o bimensal. A fórmula escolhida é simples. Trata-se da aplicação de um ou dois dos instrumentos de intervenção da Ontopsicologia ? na primeira Jornada da Vida foi trabalhada a ?Cinelogia? e na segunda Jornada da Vida a ?Psicotea? e a ?Melodance? ? em conjunto com o prazer funcional na confraternização dos estudantes e professores, preparando o próprio almoço em equipe, estimulando deste modo também o desenvolvimento do espírito de cooperação assim importante sobretudo no mundo globalizado de hoje, para construir uma convivência vantajosa tanto ao indivíduo quanto à sociedade. Seja na primeira seja na segunda ?Jornada da Vida?, ao longo de um dia de atividades, se observou o engajamento dos jovens nos processos de ensino-aprendizagem. Os instrumentos ontopsicológicos utilizados permitiram colocar em questão a responsabilidade do jovem diante do próprio potencial, instigando a (re)pensar a construção da própria carreira. Os jovens participaram, fazendo perguntas e reflexões que elevaram o nível da análise, afirmando a coerência de escolha dos temas dos dois encontros e a enorme importância dessa atividade para cada singular trajetória de formação profissional. A proposta de preparo do almoço foi ocasião para um belíssimo trabalho de colaboração em equipe e de educação para o autossustento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Weekend Life "Do digital ao biológico: a identidade ôntica no projeto da vida"
Descrição: A proposta de realizar um Weekend Life para ?desintoxicar-se? do mundo digital e centrar-se sobre a própria identidade de natureza nasce de algumas constatações. 1) Os jovens de hoje vivem em simbiose constante com o próprio smartphone, construindo ? também entre eles ? relações pessoais mais ?virtuais? que ?humanas?. 2) Viver ?foras? de si mesmos, em um mundo paralelo (como é aquele do social network e de internet em geral), incrementa a hiperatividade e o déficit de atenção, típico das novas gerações. Os jovens, também em sala de aula, dificilmente conseguem acompanhar uma aula sem se comunicar via chat ou também simplesmente verificar eventuais notificações. 3) Tudo isso afeta negativamente sobre o rendimento dos alunos, também dos mais inteligentes e sensíveis. Distraídos de si mesmo, os jovens se encontram ?nivelados? em uma mediocridade massificante. 4) Para reduzir este problema, nas aulas das disciplinas ?Carreira e Estilo de vida? (I e II) e, depois, ?Descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico?, já a partir do mês de abril os alunos e a professora concordaram de depositar os próprios smartphones sobre uma mesa no início da aula, para depois pegar novamente ao término das atividades. Esta medida, embora pequena, já demonstrou os primeiros frutos: os alunos resultam mais atentos e participativos no trabalho em sala de aula, e mais rentável nos temas de casa e nas provas. 5) No mês de janeiro, foi transmitido, em Itália, um programa denominado ?Il Collegio? (O Colégio), um tipo de "documentário-reality show" no qual um grupo de meninos e meninas de 13-17 anos passaram três semanas em um colégio no qual foi reproduzida em toda em por toda a vida de um colegial de 1960 em Itália: nenhum suporte digital, nenhum contato com os pais, disciplina, severidade dos docentes, respeito das regras, seriedade no estudo, aulas não somente teóricas, mas também laboratórios de costura, etiqueta, artesanato etc. O resultado deste experimento, já realizado também em outros países, é surpreendente: os jovens, a exceção de alguns raros casos, reagem positivamente às condições totalmente diversas daquelas vividas até o momento, mas sobretudo, começam a criar entre eles uma relação de confiança, verdadeira amizade, solidariedade, confronto e assim por diante. Isto é, o que surpreende é o grau de consciência adquirida pelos jovens, em um espaço de tempo relativamente breve, sobre a ?superficialidade? de muitas das necessidades típicas dos jovens: smartphone, discoteca, roupas de modas etc. 6) Este experimento italiano poderia ser replicado também no Brasil, e um lugar adequado (de um ponto de vista logístico, ambiental e pedagógico) poderia ser o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. 7) Mas um experimento desse gênero requer um empenho de organização de um certo nível. Se decide portanto de iniciar com uma versão ?reduzida? de um final de semana, no qual os jovens são empenhados em várias atividades teóricas, mas sobretudo práticas (de contato com a natureza e ?imersão? em alguns instrumentos de intervenção da metodologia ontopsicológica, em particular "Melolistica" e "Psicotea"), compartilhando espaços comuns, sem algum tipo de suporte digital e em condições ?rusticas? bem diversas daquelas que habitualmente conhecem: dormindo em quartos com muitas pessoas, com turnos para utilizar dois banheiros (um para os meninos, um para as meninas), provendo da preparação da própria comida, divertindo-se com simples jogos de mesa e esporte, etc. Esse Weekend Life foi uma grandiosa ocasião de pedagogia. Foi bonito perceber o engajamento dos alunos nas atividades propostas durante o evento e os efeitos gerados pelo constante contato com um ambiente de natureza exuberante, pela ausência do uso de aparelhos de tecnologia digital e pelo desenvolvimento de atividades que constituem a base para o autossustento de todo jovem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Annalisa Cangelosi - Coordenador / Fernanda Goulart Martins - Integrante / Clarissa Mazon Miranda - Integrante / Almir Francisco Foletto - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Italiano - Laboratorio di Traduzione (Italiano - Laboratório de Tradução)
Descrição: O projeto nasce da exigência de realizar multíplices atividades de tradução e interpretação da língua italiana para a língua portuguesa, e vice-versa. De fato, na AMF, vários textos utilizados nas aulas são traduções de livros e artigos italianos ? ou videoconferências que devem ser legendadas ? principalmente do patrono da Faculdade, Acad. Prof. Antonio Meneghetti, mas também de outros profissionais. Além disso, a AMF organiza e participa de vários eventos internacionais, nos quais faz-se necessário ter conhecimento da língua italiana (seja para oferecer serviços de interpretação seja para traduzir materiais congressuais), como ad exemplo Congressos Internacionais sobre a Pedagogia, Módulos Internacionais do MBA Identidade Empresarial, e assim por adiante. Tendo em vista isso, o projeto de extensão ?Italiano - Laboratório de tradução? visa ajudar os estudantes da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF) que estão começando a fazer traduções do italiano para o português, a fim de construir profissionais competentes e competitivos, em continua evolução, conforme o espírito do ?lifelong learning? (aprendizado ao longo da vida), assim importante no mundo globalizado de hoje. As aulas são estruturadas de modo bem prático e abordam dificuldades e dúvidas reais encontradas pelos alunos na prática de tradução. Assim se consegue obter um resultado dúplice: além de resolver problemáticas contingentes de cada aluno, a turma toda aprende e progride. Isso é ainda mais relevante para os estudantes de Ontopsicologia, por que, por meio deste tipo de trabalho, os mesmos têm a oportunidade de entrarem em contato com conteúdos que, de outra maneira, não poderiam. Como consequência, os estudantes adquirem conhecimentos preciosos para a condução da própria vida acadêmica e, ao mesmo tempo, pessoal..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Jornada da Vida
Descrição: A ideia de organizar um evento deste tipo surgiu observando que, voltando das férias no início das aulas no mês de fevereiro/março, assiste-se frequentemente a um sensível decréscimo da atenção e do compromisso com o estudo em muitos alunos. Depois de mais de dois meses de ausência das aulas, parece que os alunos perdem o envolvimento que tinha no mês de dezembro precedente. Este fenômeno não abrange a totalidade dos estudantes, mas sim sobretudo aqueles que não se envolveram em atividades didáticas complementares ao longo das semanas de férias. Para tentar reduzir este problema, que pode vir a ser um obstáculo que atrapalha a aprendizagem, em particular nas primeiras aulas de fevereiro/março, pensou-se em realizar uma atividade para estimular os estudantes na retomada da concentração necessária para enfrentar os próprios pequenos-grandes deveres cotidianos como aprendizes. Considerando o bom êxito da primeira Jornada da Vida, surgiu a ideia de prosseguir esta atividade com cadencia mensal o bimensal. A fórmula escolhida é simples. Trata-se da aplicação de um ou dois dos instrumentos de intervenção da Ontopsicologia ? na primeira Jornada da Vida foi trabalhada a ?Cinelogia? e na segunda Jornada da Vida a ?Psicotea? e a ?Melodance? ? em conjunto com o prazer funcional na confraternização dos estudantes e professores, preparando o próprio almoço em equipe, estimulando deste modo também o desenvolvimento do espírito de cooperação assim importante sobretudo no mundo globalizado de hoje, para construir uma convivência vantajosa tanto ao indivíduo quanto à sociedade. Seja na primeira seja na segunda ?Jornada da Vida?, ao longo de um dia de atividades, se observou o engajamento dos jovens nos processos de ensino-aprendizagem. Os instrumentos ontopsicológicos utilizados permitiram colocar em questão a responsabilidade do jovem diante do próprio potencial, instigando a (re)pensar a construção da própria carreira. Os jovens participaram, fazendo perguntas e reflexões que elevaram o nível da análise, afirmando a coerência de escolha dos temas dos dois encontros e a enorme importância dessa atividade para cada singular trajetória de formação profissional. A proposta de preparo do almoço foi ocasião para um belíssimo trabalho de colaboração em equipe e de educação para o autossustento..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Weekend Life "Do digital ao biológico: a identidade ôntica no projeto da vida"
Descrição: Descrição: A proposta de realizar um Weekend Life para ?desintoxicar-se? do mundo digital e centrar-se sobre a própria identidade de natureza nasce de algumas constatações. 1) Os jovens de hoje vivem em simbiose constante com o próprio smartphone, construindo ? também entre eles ? relações pessoais mais ?virtuais? que ?humanas?. 2) Viver ?foras? de si mesmos, em um mundo paralelo (como é aquele do social network e de internet em geral), incrementa a hiperatividade e o déficit de atenção, típico das novas gerações. Os jovens, também em sala de aula, dificilmente conseguem acompanhar uma aula sem se comunicar via chat ou também simplesmente verificar eventuais notificações. 3) Tudo isso afeta negativamente sobre o rendimento dos alunos, também dos mais inteligentes e sensíveis. Distraídos de si mesmo, os jovens se encontram ?nivelados? em uma mediocridade massificante. 4) Para reduzir este problema, nas aulas das disciplinas ?Carreira e Estilo de vida? (I e II) e, depois, ?Descobertas da Ontopsicologia: Em Si ôntico?, já a partir do mês de abril os alunos e a professora concordaram de depositar os próprios smartphones sobre uma mesa no início da aula, para depois pegar novamente ao término das atividades. Esta medida, embora pequena, já demonstrou os primeiros frutos: os alunos resultam mais atentos e participativos no trabalho em sala de aula, e mais rentável nos temas de casa e nas provas. 5) No mês de janeiro, foi transmitido, em Itália, um programa denominado ?Il Collegio? (O Colégio), um tipo de "documentário-reality show" no qual um grupo de meninos e meninas de 13-17 anos passaram três semanas em um colégio no qual foi reproduzida em toda em por toda a vida de um colegial de 1960 em Itália: nenhum suporte digital, nenhum contato com os pais, disciplina, severidade dos docentes, respeito das regras, seriedade no estudo, aulas não somente teóricas, mas também laboratórios de costura, etiqueta, artesanato etc. O resultado deste experimento, já realizado também em outros países, é surpreendente: os jovens, a exceção de alguns raros casos, reagem positivamente às condições totalmente diversas daquelas vividas até o momento, mas sobretudo, começam a criar entre eles uma relação de confiança, verdadeira amizade, solidariedade, confronto e assim por diante. Isto é, o que surpreende é o grau de consciência adquirida pelos jovens, em um espaço de tempo relativamente breve, sobre a ?superficialidade? de muitas das necessidades típicas dos jovens: smartphone, discoteca, roupas de modas etc. 6) Este experimento italiano poderia ser replicado também no Brasil, e um lugar adequado (de um ponto de vista logístico, ambiental e pedagógico) poderia ser o Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. 7) Mas um experimento desse gênero requer um empenho de organização de um certo nível. Se decide portanto de iniciar com uma versão ?reduzida? de um final de semana, no qual os jovens são empenhados em várias atividades teóricas, mas sobretudo práticas (de contato com a natureza e ?imersão? em alguns instrumentos de intervenção da metodologia ontopsicológica, em particular "Melolistica" e "Psicotea"), compartilhando espaços comuns, sem algum tipo de suporte digital e em condições ?rusticas? bem diversas daquelas que habitualmente conhecem: dormindo em quartos com muitas pessoas, com turnos para utilizar dois banheiros (um para os meninos, um para as meninas), provendo da preparação da própria comida, divertindo-se com simples jogos de mesa e esporte, etc. Esse Weekend Life foi uma grandiosa ocasião de pedagogia. Foi bonito perceber o engajamento dos alunos nas atividades propostas durante o evento e os efeitos gerados pelo constante contato com um ambiente de natureza exuberante, pela ausência do uso de aparelhos de tecnologia digital e pelo desenvolvimento de atividades que constituem a base para o autossustento de todo jovem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (19) .
Integrantes: Annalisa Cangelosi - Coordenador / Fernanda Goulart Martins - Integrante / Clarissa Mazon Miranda - Integrante / Almir Francisco Foletto - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: SABER HUMANO: REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE ANTONIO MENEGHETTI
2018 - Atual
Periódico: SABER HUMANO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ontopsicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Humanismo.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Russo
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Meneghetti Award 2014, seção Filosofia, Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CANGELOSI, A. http://hdl.handle.net/10805/1538  Data: 14/06/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CANGELOSI, A.2014 CANGELOSI, A.. Parmenide e l´Ontopsicologia. Dal Perì Phýseos alla novità apportata da Meneghetti al principio 'l´essere è, il non essere non è'. Nuova Ontopsicologia, v. 31-32, p. 75-84, 2014.

2.
CANGELOSI, A.2013CANGELOSI, A.. Our Journal celebrates its thirtieth anniversary 1983 - 2013. New Ontopsychology, v. 30-31, p. 4-7, 2013.

3.
CANGELOSI, A.2013CANGELOSI, A.. 30 anni di cronaca ontopsicologica. Nuova Ontopsicologia, v. 30-31, p. 4-7, 2013.

4.
CANGELOSI, A.2008CANGELOSI, A.. When subordinates think they know better than the leader. New Ontopsychology, v. 25-26, p. 26-33, 2008.

5.
CANGELOSI, A.2008CANGELOSI, A.. Quando il collaboratore si crede superiore al capo. Nuova Ontopsicologia, v. 25-26, p. 26-33, 2008.

6.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.; MENCARELLI, C. ; VOLPICELLI, C. ; GIOVANELLI, L. ; BUONANNO, E. ; BERNABEI, P. . Dreams: in the depths of our reality. New Ontopsychology, v. 24, p. 30-61, 2006.

7.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. XIV Congress of the European Psychotherapy Association. New Ontopsychology, v. 24, p. 78-79, 2006.

8.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. Sex and oneiric symbology. New Ontopsychology, v. 24, p. 58-61, 2006.

9.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.; MENCARELLI, C. ; VOLPICELLI, C. ; GIOVANELLI, L. ; BUONANNO, E. ; BERNABEI, P. . Il sogno: nei fondali del nostro reale. Nuova Ontopsicologia, v. 24, p. 30-61, 2006.

10.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. XIV Congresso dell?Associazione Europea di Psicoterapia. Nuova Ontopsicologia, v. 24, p. 78-79, 2006.

11.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. Sesso e simbologia onirica. Nuova Ontopsicologia, v. 24, p. 58-61, 2006.

12.
CANGELOSI, A.2001CANGELOSI, A.. Melolistica. New Ontopsychology, v. 19, p. 44-51, 2001.

13.
CANGELOSI, A.2001CANGELOSI, A.. Melolistica. Nuova Ontopsicologia, v. 19, p. 44-51, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
CANGELOSI, A.. Ontologia: da Parmenide a Meneghetti. In: Fundação Antonio Meneghetti. (Org.). Ontopsicologia: ciência interdisciplinar, vol. III. 1ed.Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017, v. , p. 49-76.

2.
CANGELOSI, A.. Kodga sotrudnik dumaet, čto prevoshodit rukovoditelja. In: Meneghetti, Antonio. (Org.). Psihologija predprinimatelskoj dejatelnosti. 2ed.Moscou: Ontopsihologija, 2016, v. , p. 169-182.

3.
CANGELOSI, A.. Quando o colaborador acredita ser superior ao líder. In: Meneghetti, Antonio. (Org.). Psicologia Empresarial. 1ed.São Paulo: FOIL, 2013, v. , p. 165-176.

4.
CANGELOSI, A.. Quando il collaboratore si crede superiore al capo. In: Antonio Meneghetti. (Org.). Psicologia impresariale. 1ed.Terni: FOIL, 2010, v. , p. 137-147.

5.
CANGELOSI, A.. Auto-sabotagem: o principal obstáculo à evolução de um jovem. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atos do Congresso Business Intuition 2004. 1ed.São Paulo: FOIL Ltda., 2007, v. , p. 156-159.

6.
CANGELOSI, A.. A melolística como meio orgânico para aproximar-se da intuição. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atos do Congresso Business Intuition 2004. 1ed.São Paulo: FOIL Ltda., 2007, v. , p. 160-166.

7.
CANGELOSI, A.. Self-sabotage: the main obstacle to the evolution of young people. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Proceedings of the Congress Business Intuition 2004. 1ed.Terni: FOIL, 2005, v. , p. 140-143.

8.
CANGELOSI, A.. Melholistic as an organic tool to approach intuition. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Proceedings of the Congress Business Intuition 2004. 1ed.t: FOIL, 2005, v. , p. 144-150.

9.
CANGELOSI, A.. Autosabotaggio: il maggiore ostacolo alla evoluzione di un giovane. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atti del Congresso Business Intuition 2004. 1ed.Terni: FOIL, 2005, v. , p. 147-150.

10.
CANGELOSI, A.. La melolistica come mezzo organico per approssimarsi all'intuizione. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atti del Congresso Business Intuition 2004. 1ed.Terni: FOIL, 2005, v. , p. 151-157.

11.
CANGELOSI, A.. Melodance: beyond the memetic dance. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Ontopsychology and memetics - Proceedings of the XVI International Ontopsychology Congress. 1ed.Roma: Ontopsicologia Editrice, 2003, v. , p. 271-274.

12.
CANGELOSI, A.. Melodance: al di là della danza memica. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Ontopsicologia e Memetica ? Atti del XVI Congresso Internazionale di Ontopsicologia. 1ed.Roma: Ontopsicologia Editrice, 2003, v. , p. 282-285.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CANGELOSI, A.. O prazer das termas. Performance Líder Edição Especial 10 anos, p. 154 - 163, 04 ago. 2018.

2.
CANGELOSI, A.. XIV Congresso da Associação Européia de Psicoterapia. Nova Ontopsicologia, São Paulo, p. 78 - 79, 09 fev. 2018.

3.
CANGELOSI, A.. Ouro líquido. Performance Líder, , v. 19, p. 58 - 67, 28 dez. 2017.

4.
CANGELOSI, A.; SCHAEFER, R. . Sardenha eterna. Performance Líder, , v. 19, p. 28 - 37, 28 dez. 2017.

5.
CANGELOSI, A.. O prazer das termas. Performance Líder, , v. 18, p. 54 - 63, 03 set. 2017.

6.
CANGELOSI, A.. Made in Italy. Performance Líder, , v. 17, p. 80 - 89, 02 jan. 2017.

7.
CANGELOSI, A.. Quando o colaborador acredita ser superior ao chefe. Nova Ontopsicologia, Recanto Maestro, p. 26 - 33, 09 jun. 2008.

8.
CANGELOSI, A.. Sexo e simbologia onírica. Nova Ontopsicologia, São Paulo, p. 58 - 61, 09 nov. 2007.

9.
CANGELOSI, A.; MENCARELLI, C. ; VOLPICELLI, C. ; GIOVANELLI, L. ; BUONANNO, E. ; BERNABEI, P. . O sonho no fundamento do nosso real. Nova Ontopsicologia, São Paulo, p. 30 - 61, 09 dez. 2006.

10.
CANGELOSI, A.. Sexe et symbologie onirique. Nouvelle Ontopsychologie, p. 58 - 61, 30 maio 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANGELOSI, A.. Captured by music and dance: Melholistics and performance in sports. In: XXX International Congress of Psychology 'Psychology Serving Humanity', 2012, Cape Town. Abstracts of the XXX International Congress of Psychology. July 22-27, 2012. Cape Town, South Africa, 2012. v. 47. p. 412-412.

Outras produções bibliográficas
1.
CANGELOSI, A.. La lezione universitaria. Insegnamento efficace e percorsi di formazione dei docenti 2011 (Unpublished Doctoral Dissertation).

2.
CANGELOSI, A.. Melholistics Handbook. Roma: Psicologica Editrice, 2006. (Tradução/Livro).

3.
CANGELOSI, A.; CORSINO, M. . Lizori. A Village for the Third Millennium, 2006. (Tradução/Outra).

4.
BUONANNO, E. ; CANGELOSI, A. ; MERLI, A. I. . New Ontopsychology Vol.24 N.2. Roma: Psicologica Editrice, 2006. (Tradução/Artigo).

5.
CANGELOSI, A.; CORSINO, M. . New Ontopsychology Vol.24 N.1. Roma: Psicologica Editrice, 2006. (Tradução/Artigo).

6.
BUONANNO, E. ; CANGELOSI, A. . Ontopsychology Handbook. Roma: Psicoogica Editrice, 2004. (Tradução/Livro).

7.
BUONANNO, E. ; CANGELOSI, A. . New Ontopsychology Vol.22 N.2. Roma: Psicologica Editrice, 2004. (Tradução/Artigo).

8.
CANGELOSI, A.; GRAMIGNANO, E. . New Ontopsychology Vol.22 N.1. Roma: Psicologica Editrice, 2004. (Tradução/Artigo).

9.
CANGELOSI, A.. Correnti di pensiero sull'intuizione. Terni: F.O.I.L. srl, 2004. (Tradução/Livro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Alta Formação Empresarial - Módulo III "A hierarquia do líder: identidade, crescimento e oportunidades, riscos e problemas na práxis empresarial".Os sete pontos da práxis empresarial e o Case Ferrari. 2018. (Seminário).

2.
III Congresso Internacional Uma nova pedagogia para a sociedade futura. Nas raízes do novo humanismo. 2018. (Congresso).

3.
III Congresso Internacional Uma nova pedagogia para a sociedade futura. 1ª Semana Acadêmica Internacional do curso Bacharelado em Ontopsicologia: percepção da participação como estudante. 2018. (Congresso).

4.
III Congresso Internacional Uma nova pedagogia para a sociedade futura. A importância de uma viagem pedagógica internacional. 2018. (Congresso).

5.
Semana Acadêmica Internacional do Bacharelado em Ontopsicologia ?Nas raízes do novo Humanismo?.Nas raízes do novo Humanismo. 2018. (Outra).

6.
Estação das Artes - I edição.O fruir da arte em oposição à cultura de massa. 2017. (Seminário).

7.
Estação das Artes - II edição.O fruir da arte no cinema. 2017. (Seminário).

8.
II Encontro de Professores "Como se Posicionar e Trabalhar com o Jovem de Hoje?". 2017. (Encontro).

9.
Seminário Internacional "Dever, Responsabilidade e Tempo: o mundo atual através do prisma da cultura russa". 2017. (Seminário).

10.
Symposium Internacional "Pedagogia Contemporânea: Responsabilidade e Formação do Jovem para a Sociedade do Futuro". 2017. (Simpósio).

11.
Alta Formação Empresarial - Módulo V "Campo Sêmantico: a comunicação que oferece o link de ganho econômico e existencial?.O conhecimento racional do campo semântico para a realização econômica do empresário. 2016. (Seminário).

12.
Alta Formação Empresarial - Módulo V "Campo Sêmantico: a comunicação que oferece o link de ganho econômico e existencial?.Campo semântico e intuição. 2016. (Seminário).

13.
II Congresso Internacional "Uma Nova Pedagogia Para a Sociedade Futura: Protagonismo Responsável". 2016. (Congresso).

14.
II Seminário Cinelogia da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO).O critério organísmico no impacto cotidiano das imagens e relações. 2016. (Seminário).

15.
II Seminário Cinelogia da Associação Brasileira de Ontopsicologia (ABO).A influência da imagem na condução cotidiana do próprio existir. 2016. (Seminário).

16.
VII Semana Acadêmica de Administração da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF).A importância do fazer distinto. 2016. (Outra).

17.
Summer University of Ontopsychology "Immagine e Sogno". 2015. (Outra).

18.
Summer University of Ontopsychology "Sistema e personalità - La trasmissione dei valori". 2014. (Outra).

19.
International Symposium "Cultural diversity as a driving force for all mankind". 2013. (Simpósio).

20.
Summer University of Ontopsychology "Ontopsicologia e Razionalità Umanistica". 2013. (Outra).

21.
Summer University of Ontopsychology "Ontologia e società". 2012. (Outra).

22.
XXX International Congress of Psychology "Psychology Serving Humanity". Captured by music and dance: Melholistics and performance in sports. 2012. (Congresso).

23.
La ricerca nelle scuole di dottorato in Italia. Dottorandi e docenti a confronto. 2011. (Seminário).

24.
Summer University of Ontopsychology "Ontologia della percezione". 2011. (Outra).

25.
The new BRIC?s youth generation and their future social responsability in globalised world. 2011. (Simpósio).

26.
Il potere delle immagini. 2010. (Simpósio).

27.
Summer University of Ontopsychology "Ontologia e società". 2010. (Outra).

28.
Architettura, arte e società. 2009. (Simpósio).

29.
Cerimónia de inauguração da Fondazione di Ricerca Scientifica ed Umanistica Antonio Meneghetti sul tema ?Ontologia e Umanesimo futuro?. 2009. (Simpósio).

30.
OntoArte a Berlino. 2009. (Seminário).

31.
Summer University of Ontopsychology "Arte, sogno, società". 2009. (Outra).

32.
Summer University of Ontopsychology "Diritto, coscienza, società". 2008. (Outra).

33.
International Conference "Contemporary pedagogy: responsibility and education of the leaders of future society". 2007. (Simpósio).

34.
Summer University of Ontopsychology "Conoscenza ontologica e coscienza". 2007. (Outra).

35.
?FOIL Management?- III modulo Corso di Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica (FOIL) srl.La struttura psichica. 2006. (Seminário).

36.
?FOIL Management?- III modulo Corso di Formazione Ontopsicologica Interdisciplinare Leaderistica (FOIL) srl.L?importanza del sogno negli affari. 2006. (Seminário).

37.
14th Congress of the European Association for Psychotherapy "Days of Shaking'; psychotherapy in a time of change". The ontopsychological psychotherapy model: A challenging brief psychotherapy. 2006. (Congresso).

38.
14th Congress of the European Association for Psychotherapy "Days of Shaking'; psychotherapy in a time of change". Schizophrenia by Ontopsychology: Pathological or existential problem? A challenging theory and method in a time of change. 2006. (Congresso).

39.
International Conference "A new pedagogy for the society of the future". 2006. (Simpósio).

40.
Summer University of Ontopsychology "I criteri della giustizia sociale nella democrazia contemporanea". 2006. (Outra).

41.
La Cinelogia. Il Cinema e l?inconscio. Il cinema e la società. 2005. (Simpósio).

42.
Summer University of Ontopsychology "Intelletto e personalità". 2005. (Outra).

43.
International Congress "Business Intuition". La melolistica come mezzo organico per approssimarsi all'intuizione. 2004. (Congresso).

44.
International Congress "Business Intuition". Autosabotaggio: il principale ostacolo all'evoluzione di un giovane. 2004. (Congresso).

45.
Summer University of Ontopsychology "Fondamenti di filosofia". 2004. (Outra).

46.
Summer University of Ontopsychology. 2003. (Outra).

47.
Summer University of Ontopsychology. 2002. (Outra).

48.
XVI International Congress "Ontopsychology and Memetics". Melodance: al di là della danza memica. 2002. (Congresso).

49.
Ecological Architecture. 2001. (Seminário).

50.
International Conference "United Nations intellectual leaders striving for the stable development of mankind". 2001. (Simpósio).

51.
Ontopsicologia ed economia. Strategia d?impresa. 2000. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANGELOSI, A.; WAZLAWICK, P. . Semana Acadêmica Internacional do Bacharelado em Ontopsicologia ?Nas raízes do novo Humanismo?. 2018. (Outro).

2.
CANGELOSI, A.; et al. . Módulo Internacional do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA Identidade Empresarial. 2017. (Outro).

3.
CANGELOSI, A.; et al. . Módulo Internacional do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA Identidade Empresarial. 2016. (Outro).

4.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Immagine e Sogno". 2015. (Outro).

5.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Sistema e personalità - La trasmissione dei valori". 2014. (Outro).

6.
CANGELOSI, A.; et al. . International Symposium "Cultural diversity as a driving force for all mankind". 2013. (Outro).

7.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontopsicologia e Razionalità Umanistica". 2013. (Outro).

8.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontologia e società". 2012. (Outro).

9.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontologia della percezione". 2011. (Outro).

10.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontologia e società". 2010. (Outro).

11.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Arte, sogno, società". 2009. (Outro).

12.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Diritto, coscienza, società". 2008. (Outro).

13.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Conoscenza ontologica e coscienza". 2007. (Outro).

14.
CANGELOSI, A.; et al. . Concerto di OntoArte "Quando l'Anima danzò l'Essere", Poema Metafisico - Opera originale. 2007. (Concerto).

15.
CANGELOSI, A.; et al. . Visita aos Museus do Vaticano. 2007. (Outro).

16.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "I criteri della giustizia sociale nella democrazia contemporanea". 2006. (Outro).

17.
CANGELOSI, A.; et al. . Concerto di Musica OntoArte. 2006. (Concerto).

18.
CANGELOSI, A.; et al. . Visita à Galleria Borghese. 2006. (Outro).

19.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Intelletto e personalità". 2005. (Outro).

20.
CANGELOSI, A.; et al. . International Congress "Business Intuition". 2004. (Congresso).

21.
CANGELOSI, A.; et al. . 4th Annual Congress of the European College of Sport Science - ECSS. 1999. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Michael Fragomeni Penna. O uso de ferramentas interativas para a compreensão dos valores humanistas em crianças. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ontopsicologia (201117694)) - Faculdade Antônio Meneghetti. (Orientador).

2.
Délis Stona. Vivenciando as 15 características do Em Si ôntico na prática: o exemplo da Jornada da Vida. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ontopsicologia (201117694)) - Faculdade Antônio Meneghetti. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CANGELOSI, A.2014 CANGELOSI, A.. Parmenide e l´Ontopsicologia. Dal Perì Phýseos alla novità apportata da Meneghetti al principio 'l´essere è, il non essere non è'. Nuova Ontopsicologia, v. 31-32, p. 75-84, 2014.

2.
CANGELOSI, A.2013CANGELOSI, A.. Our Journal celebrates its thirtieth anniversary 1983 - 2013. New Ontopsychology, v. 30-31, p. 4-7, 2013.

3.
CANGELOSI, A.2008CANGELOSI, A.. When subordinates think they know better than the leader. New Ontopsychology, v. 25-26, p. 26-33, 2008.

4.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.; MENCARELLI, C. ; VOLPICELLI, C. ; GIOVANELLI, L. ; BUONANNO, E. ; BERNABEI, P. . Dreams: in the depths of our reality. New Ontopsychology, v. 24, p. 30-61, 2006.

5.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. XIV Congress of the European Psychotherapy Association. New Ontopsychology, v. 24, p. 78-79, 2006.

6.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. Sex and oneiric symbology. New Ontopsychology, v. 24, p. 58-61, 2006.

7.
CANGELOSI, A.2001CANGELOSI, A.. Melolistica. New Ontopsychology, v. 19, p. 44-51, 2001.

8.
CANGELOSI, A.2013CANGELOSI, A.. 30 anni di cronaca ontopsicologica. Nuova Ontopsicologia, v. 30-31, p. 4-7, 2013.

9.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.; MENCARELLI, C. ; VOLPICELLI, C. ; GIOVANELLI, L. ; BUONANNO, E. ; BERNABEI, P. . Il sogno: nei fondali del nostro reale. Nuova Ontopsicologia, v. 24, p. 30-61, 2006.

10.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. XIV Congresso dell?Associazione Europea di Psicoterapia. Nuova Ontopsicologia, v. 24, p. 78-79, 2006.

11.
CANGELOSI, A.2006CANGELOSI, A.. Sesso e simbologia onirica. Nuova Ontopsicologia, v. 24, p. 58-61, 2006.

12.
CANGELOSI, A.2001CANGELOSI, A.. Melolistica. Nuova Ontopsicologia, v. 19, p. 44-51, 2001.

13.
CANGELOSI, A.2008CANGELOSI, A.. Quando il collaboratore si crede superiore al capo. Nuova Ontopsicologia, v. 25-26, p. 26-33, 2008.


Livros e capítulos
1.
CANGELOSI, A.. Quando il collaboratore si crede superiore al capo. In: Antonio Meneghetti. (Org.). Psicologia impresariale. 1ed.Terni: FOIL, 2010, v. , p. 137-147.

2.
CANGELOSI, A.. Self-sabotage: the main obstacle to the evolution of young people. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Proceedings of the Congress Business Intuition 2004. 1ed.Terni: FOIL, 2005, v. , p. 140-143.

3.
CANGELOSI, A.. Melholistic as an organic tool to approach intuition. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Proceedings of the Congress Business Intuition 2004. 1ed.t: FOIL, 2005, v. , p. 144-150.

4.
CANGELOSI, A.. Autosabotaggio: il maggiore ostacolo alla evoluzione di un giovane. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atti del Congresso Business Intuition 2004. 1ed.Terni: FOIL, 2005, v. , p. 147-150.

5.
CANGELOSI, A.. La melolistica come mezzo organico per approssimarsi all'intuizione. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atti del Congresso Business Intuition 2004. 1ed.Terni: FOIL, 2005, v. , p. 151-157.

6.
CANGELOSI, A.. Melodance: beyond the memetic dance. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Ontopsychology and memetics - Proceedings of the XVI International Ontopsychology Congress. 1ed.Roma: Ontopsicologia Editrice, 2003, v. , p. 271-274.

7.
CANGELOSI, A.. Melodance: al di là della danza memica. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Ontopsicologia e Memetica ? Atti del XVI Congresso Internazionale di Ontopsicologia. 1ed.Roma: Ontopsicologia Editrice, 2003, v. , p. 282-285.

8.
CANGELOSI, A.. Auto-sabotagem: o principal obstáculo à evolução de um jovem. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atos do Congresso Business Intuition 2004. 1ed.São Paulo: FOIL Ltda., 2007, v. , p. 156-159.

9.
CANGELOSI, A.. A melolística como meio orgânico para aproximar-se da intuição. In: Meneghetti, Antonio; Vários Autores. (Org.). Atos do Congresso Business Intuition 2004. 1ed.São Paulo: FOIL Ltda., 2007, v. , p. 160-166.

10.
CANGELOSI, A.. Quando o colaborador acredita ser superior ao líder. In: Meneghetti, Antonio. (Org.). Psicologia Empresarial. 1ed.São Paulo: FOIL, 2013, v. , p. 165-176.

11.
CANGELOSI, A.. Kodga sotrudnik dumaet, čto prevoshodit rukovoditelja. In: Meneghetti, Antonio. (Org.). Psihologija predprinimatelskoj dejatelnosti. 2ed.Moscou: Ontopsihologija, 2016, v. , p. 169-182.

12.
CANGELOSI, A.. Ontologia: da Parmenide a Meneghetti. In: Fundação Antonio Meneghetti. (Org.). Ontopsicologia: ciência interdisciplinar, vol. III. 1ed.Recanto Maestro: Fundação Antonio Meneghetti, 2017, v. , p. 49-76.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CANGELOSI, A.. Ouro líquido. Performance Líder, , v. 19, p. 58 - 67, 28 dez. 2017.

2.
CANGELOSI, A.; SCHAEFER, R. . Sardenha eterna. Performance Líder, , v. 19, p. 28 - 37, 28 dez. 2017.

3.
CANGELOSI, A.. O prazer das termas. Performance Líder, , v. 18, p. 54 - 63, 03 set. 2017.

4.
CANGELOSI, A.. Made in Italy. Performance Líder, , v. 17, p. 80 - 89, 02 jan. 2017.

5.
CANGELOSI, A.. Quando o colaborador acredita ser superior ao chefe. Nova Ontopsicologia, Recanto Maestro, p. 26 - 33, 09 jun. 2008.

6.
CANGELOSI, A.; MENCARELLI, C. ; VOLPICELLI, C. ; GIOVANELLI, L. ; BUONANNO, E. ; BERNABEI, P. . O sonho no fundamento do nosso real. Nova Ontopsicologia, São Paulo, p. 30 - 61, 09 dez. 2006.

7.
CANGELOSI, A.. XIV Congresso da Associação Européia de Psicoterapia. Nova Ontopsicologia, São Paulo, p. 78 - 79, 09 fev. 2018.

8.
CANGELOSI, A.. Sexo e simbologia onírica. Nova Ontopsicologia, São Paulo, p. 58 - 61, 09 nov. 2007.

9.
CANGELOSI, A.. Sexe et symbologie onirique. Nouvelle Ontopsychologie, p. 58 - 61, 30 maio 2006.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANGELOSI, A.; et al. . Módulo Internacional do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA Identidade Empresarial. 2016. (Outro).

2.
CANGELOSI, A.; et al. . 4th Annual Congress of the European College of Sport Science - ECSS. 1999. (Congresso).

3.
CANGELOSI, A.; et al. . International Congress "Business Intuition". 2004. (Congresso).

4.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Intelletto e personalità". 2005. (Outro).

5.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "I criteri della giustizia sociale nella democrazia contemporanea". 2006. (Outro).

6.
CANGELOSI, A.; et al. . Módulo Internacional do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA Identidade Empresarial. 2017. (Outro).

7.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Immagine e Sogno". 2015. (Outro).

8.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Sistema e personalità - La trasmissione dei valori". 2014. (Outro).

9.
CANGELOSI, A.; et al. . International Symposium "Cultural diversity as a driving force for all mankind". 2013. (Outro).

10.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontopsicologia e Razionalità Umanistica". 2013. (Outro).

11.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontologia della percezione". 2011. (Outro).

12.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontologia e società". 2010. (Outro).

13.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Arte, sogno, società". 2009. (Outro).

14.
CANGELOSI, A.; et al. . Concerto di Musica OntoArte. 2006. (Concerto).

15.
CANGELOSI, A.; et al. . Concerto di OntoArte "Quando l'Anima danzò l'Essere", Poema Metafisico - Opera originale. 2007. (Concerto).

16.
CANGELOSI, A.; et al. . Visita à Galleria Borghese. 2006. (Outro).

17.
CANGELOSI, A.; et al. . Visita aos Museus do Vaticano. 2007. (Outro).

18.
CANGELOSI, A.; WAZLAWICK, P. . Semana Acadêmica Internacional do Bacharelado em Ontopsicologia ?Nas raízes do novo Humanismo?. 2018. (Outro).

19.
CANGELOSI, A.; et al. . Summer University of Ontopsychology "Ontologia e società". 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Áreas de interesse: Educação; Humanismo; Ontopsicologia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 21:42:44