Ana Caroline das Neves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2390145233570099
  • Última atualização do currículo em 19/01/2019


Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Guairacá (2013). Tem experiencia como psicologa social e clínica. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Clinica. Atuando em Pesquisas na área da Educação, com enfase em Altas Habilidades/Superdotação. Também é Membro do GIEDH - Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Caroline das Neves
Nome em citações bibliográficas
NEVES, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Rua Salvatore Renna - Padre Salvador
Santa Cruz
85015430 - Guarapuava, PR - Brasil
Telefone: (42) 36211000


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil. Orientador: Carla Luciane Blum Vestena.
2017
Especialização em andamento em Altas Habilidades ou Superdotação. (Carga Horária: 400h).
Faculdade São Braz, SB, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Faculdade de Guairacá, FAG, Brasil.
Título: Orientação Profissional e Promoção de Saúde Mental: uma prática possível?.
Orientador: Mariana Lins Costa e Silva.




Formação Complementar


2018 - 2018
Avaliação da Inteligência em Crianças e Adolescentes: WISC-IV: Teoria e Prá. (Carga horária: 4h).
Ilumina Neurociencias aplicada a saúde mental, INASM, Brasil.
2017 - 2017
ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. (Carga horária: 20h).
SAPIENS - INSTITUTO DE PSICOLOGIA, SAPIENS, Brasil.
2016 - 2016
CONTRIBUIÇÕES DE RICHARD SENNETT PARA ANÁLISE DO MUNDO DO TRABALHO. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
2013 - 2013
Recrutamento e Seleção por Competências. (Carga horária: 12h).
Self Capacitação Profissional, SELF, Brasil.
2012 - 2012
Minicurso "O que Freud dizia sobre as Mulheres". (Carga horária: 8h).
Bergasse 19, BERG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico Nível Superior, Carga horária: 40


Prefeitura Municipal de Pinhão, PHO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contrato terceirizado, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação como Psicóloga Social no Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Atividades

06/2014 - 07/2015
Serviços técnicos especializados , CREAS - Centro de Referencia Especializada de Assistência Social, .

Serviço realizado
Psicóloga Social.

Clínica Médica Pinhão, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Atendimento Clínico, Carga horária: 15


SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor curso Curso de Auxiliar Adminis., Carga horária: 6
Outras informações
Curso De Auxiliar Administrativo SESI-SENAI ? Fundação Foco de Luz Conteúdos trabalhados em Formação Cidadã Relações Interpessoais - 16h Saúde e Segurança no Trabalho - 12h Meio Ambiente - 8h Ética e Cidadania - 12h


Buzz Espaço Inteligente, BEI, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 10


Clínica DUO Clínica de Psicologia, DUO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Adaptação, validação e aferição da bateria EPoC (Evaluation of Potential Creativity) em estudantes brasileiros
Descrição: Objetivo geral da pesquisa é contribuir para a validação e aferição da versão brasileira da bateria EPoC. A EPoC pode contribuir para a identificação de crianças com potencial criativo. Em suma, este é um instrumento que pretende aferir do potencial criativo ao invés do desempenho criativo de crianças e adolescentes, distanciando-se portanto da abordagem clássica do talento. Importa também destacar que nesta bateria o potencial criativo é entendido como sendo específico ao domínio e não geral. Esta bateria tem demonstrado ser uma ferramenta de diagnóstico eficiente na identificação do potencial criativo e na monitorização do seu progresso, utilizando pré-testes e pós-testes, em programas educacionais concebidos para desenvolver a criatividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Caroline das Neves - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Carla Santana - Integrante / Bernadete Bastos Valentim - Integrante / Patricia Neumann - Integrante / SAMARAH P. FREITAS - Integrante / Carmem Lúcia Dias - Integrante / Juliana Berg - Integrante / Cristina Costa- Lobo - Integrante / Leandro Almeida - Integrante / Daniela Costa Coimbra - Integrante / Taisir Yamin - Integrante / Natalia Bezerra Dutra - Integrante.
2016 - 2017
Mapeamento da compreensão emocional de crianças em risco social e vulnerabilidade
Descrição: O objetivo da pesquisa é investigar como o conhecimento sobre as emoções das crianças em risco e vulnerabilidade social no Brasil, refere-se às interações e aceitação entre seus pares, em comparação com os dados do Reino Unido. Será aplicado a Escala de Tarefa da Mente (Wellman & Liu, 2004), o Teste de Compreensão Emocional (Pons & Harris, 2000; Pons, Harris & de Rosnay, 2004), o Teste de Inteligência Emocional (Mayer, Caruso e Salovey, 2000) às crianças e o Teste da Escala de Percepção do Comportamento do Professor (Ladd & Profilet, 1996), aos professores que lecionam às crianças investigadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Ana Caroline das Neves - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Emma Flynn - Integrante.
2016 - Atual
Pobreza, negligência e risco social em diferentes contextos culturais
Descrição: Analisar aspectos educacionais, psicológicos e sócio-culturais de crianças em situação de pobreza, negligência, risco e vulnerabilidade em diferentes contextos...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ana Caroline das Neves - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / SAMARAH P. FREITAS - Integrante / Marlene Schüssler D'aroz - Integrante / Christiane Cordeiro Silvestre - Integrante / Christine Vargas - Integrante.
2015 - 2018
INVESTIGAÇÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM INDICATIVOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, COM VISTAS A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Descrição: O panorama da alta habilidade nacional e internacional na década de 1980 está estruturado em três grandes blocos, sendo estes: dos papéis e habilidades (cognitivas, profissionais e emocionais) de professores para os alunos de alta capacidade; de identificação e avaliação de alunos com altas competências; e o de estudo de várias práticas, programas e medidas para a atenção à diversidade de alunos com altas habilidades. Sendo assim, o presente projeto investiga alunos regularmente matriculados no Ensino Regular das Escolas Municipais de Guarapuava/PR que apresentam indicadores de altas habilidades/superdotação, com vista à intervenção pedagógica. Vinculado ao PQC Resolução n. 184/2014 Conset/SEHLA/G.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Caroline das Neves - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby - Integrante / Carla Santana - Integrante / Bernadete Bastos Valentim - Integrante / Patricia Neumann - Integrante / JAMILE SANTINELLO - Integrante / JARCI MARIA MACHADO - Integrante / ROSEMERI RUPPEL STADLER STADLER - Integrante / MARIANGELA DELIBERALL - Integrante / ANGELA VIEIRA ANTUNES - Integrante / MIRELA RAMOS MOIMAZ - Integrante / SAMARAH P. FREITAS - Integrante / YASMIM MARTINS - Integrante / ANDERSON KOKOTEN - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Mapeamento emocional de crianças em situação de risco e vulnerabilidade: compreender para atuar
Descrição: Objetiva socializar saberes acerca do mapeamento emocional de crianças em situação de risco e vulnerabilidade, com vistas às práticas integrativas e sociais. Este projeto está integrado ao projeto de extensão do LAPE E compreende a meta 2 do projeto de PQC (vigência: 2018 a 2021) e a extensão dos estudos de pós-doutoramento (2016-2017) junto a [school of education] Durham University, UK..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Ana Caroline das Neves - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Juliana Berg - Integrante.
2014 - Atual
Formação continuada de educadores na perspectiva Inclusiva de crianças com Altas Habilidades e superdotação
Descrição: Pretende-se instrumentalizar os educadores e professores dos Centros de Educação infantil e escolas municipais da cidade de Guarapuava, para os indicativos de altas habilidades em crianças. Este projeto está integrado ao projeto de extensão do LAPE e meta 3 do projeto financiado pelo cnpq, chamada 14/2014 - Edital Universal. Este prevê etapas de formação dos educadores antes de adentrar nos módulos de saberes sobre a identificação propriamente dita de indicativos de habilidades e talentos das crianças..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Ana Caroline das Neves - Integrante / Carla Luciane Blum Vestena - Coordenador / Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby - Integrante / Carla Santana - Integrante / Patricia Neumann - Integrante / MARIANGELA DELIBERALL - Integrante / ANGELA VIEIRA ANTUNES - Integrante / SAMARAH P. FREITAS - Integrante / Iolete Ribeiro dos Santos - Integrante / Carina Machado Ferreira - Integrante / Cristina Costa- Lobo - Integrante / Jarci Machado - Integrante / Rosemeri Ruppel Stadler - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, A. C.; VALENTIM, B. B. ; VESTENA, C. L. B. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CRIATIVIDADE E GÊNERO EM DISCUSSÃO. In: 'XXV SEMANA DE PEDAGOGIA 'PAULO FREIRE: UM LEGADO DE ESPERANÇA , DIÁLOGO E LIBERTAÇÃO'', 2017, Guarapuava. XXV Semana de Pedagogia (2017), 2017. v. v.6.

2.
GARTNER, G. P. S. M. ; NEVES, A. C. ; RODASKI, J. I. . ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR REALIZADO COM INDIVÍDUOS DIAGNOSTICADOS COM ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO. In: I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação (2018), 2017, Guarapuava. Anais do Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017. v. 1.

3.
NEVES, A. C.; BATISTA, V. R. ; VESTENA, C. L. B. . A INFLUÊNCIA DO ANDROCENTRISMO NA IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA PESQUISA EM GUARAPUAVA. In: I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação (2018), 2017, Guarapuava. Anais do Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação e Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação, 2017. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
NEVES, A. C.; VALENTIM, B. B. . ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E AFETIVIDADE: ISTO IMPORTA NA ESCOLA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
NEVES, A. C.; GARTNER, G. P. S. M. ; RODASKI, J. I. . ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR REALIZADO COM INDIVÍDUOS DIAGNOSTICADOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NEVES, A. C.; BATISTA, V. R. ; VESTENA, C. L. B. . A INFLUENCIA DO ANDROCENTRISMO NA IDENTIFICAÇÃO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA PESQUISA EM GUARAPUAVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NEVES, A. C.; VALENTIM, B. B. . ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: ISSO EXISTE?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NEVES, A. C.; MACHADO, J. M. . Altas Habilidades/Superdotação: Conhecer para melhor atender. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
'XXV SEMANA DE PEDAGOGIA 'PAULO FREIRE: UM LEGADO DE ESPERANÇA , DIÁLOGO E LIBERTAÇÃO''.ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: CRIATIVIDADE E GÊNERO EM DISCUSSÃO. 2017. (Seminário).

2.
I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação. 2017. (Seminário).

3.
VI Encontro Paranaense de Psicologia Escolar e Educacional,. 2017. (Encontro).

4.
V SIEPE - DIREITOS HUMANOS: DIALOGANDO SOBRE A DIVERSIRSIDADEDE. 2017. (Congresso).

5.
I ENCONTRO SOBRE PRISIONALIZAÇÃO, DIREITOS E SAÚDE MENTAL. 2016. (Encontro).

6.
2° Jornada de Psicologia: Compromisso com a Subjetividade - 50 anos de História. 2012. (Congresso).

7.
I Encontro Brasileiro de Psicanálise e Sedução Generalizada. 2012. (Congresso).

8.
III Jornada de Pedagogia - A Função Social da Escola: Realidade em Debate. 2012. (Seminário).

9.
I Jornada de Psicologia: Compromisso com a Subjetividade. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEVES, A. C.; VESTENA, C. L. B. ; VALENTIM, B. B. ; BERG, J. ; BARBY, A. A. O. M. ; Stadler, R. R. ; DELIBERALL, M. ; SANTANA, C. . I Seminário Internacional de Criatividade, Talento e Superdotação. I Jornada Paranaense de Altas Habilidades e Superdotação.. 2017. (Outro).

2.
VESTENA, C. L. B. ; NEVES, A. C. . Ciclo de debates sobre violência infantil. 2016. (Outro).

3.
NEVES, A. C.; VESTENA, C. L. B. ; FREITAS, S. P. ; MARTINS, Y. ; KOKOTEN, A. . Palestra sobre avanços e perspectivas: Psicologia no Brasil e no Paraná. 2016. (Outro).

4.
SANTOS, I. R. ; VESTENA, C. L. B. ; NEVES, A. C. ; FERREIRA, C. M. ; GARTNER, G. P. S. M. . MINICURSO ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IDENTIFICANDO CRIANÇAS TALENTOSAS. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
NEVES, A. C.; VALENTIM, B. B. . ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO: ISSO EXISTE?. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NEVES, A. C.; MACHADO, J. M. . Altas Habilidades/Superdotação: Conhecer para melhor atender. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VESTENA, C. L. B. ; NEVES, A. C. . Ciclo de debates sobre violência infantil. 2016. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 17:50:02