Cassia Helena Guillen Cavarsan

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8630945910992322
  • Última atualização do currículo em 13/12/2018


Doutoranda em Educação com ingresso em 2017, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Uninter, 2017. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, concluído no ano de 2015. Graduada em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Integrante do grupo de pesquisa em História e Políticas da Educação e a Formação de Professores, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com a orientação da Professora Dr.ª Maria Elisabeth Blanck Miguel. Docente do Ensino Fundamental I, da rede municipal de São José dos Pinhais, desde 2005. Experiência como professora de Ensino Superior presencial e a distância, Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Escritora de livro infantil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cassia Helena Guillen Cavarsan
Nome em citações bibliográficas
CAVARSAN, C. H. G.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
Título: Professores e o uso do livro didático de Língua Portuguesa no primeiro Ano do Ensino Fundamental:: 2007 A 2011,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rosa Lydia Teixeira Corrêa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2016 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Internacional UNINTER, UNINTER, Brasil.
1999 - 2003
Graduação em Letras - Inglês.
Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.
1995 - 1996
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação do Paraná, IEPR, Brasil.
1988 - 1990
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Cristo Rei, CECR, Brasil.




Atuação Profissional



Uninter Educacional S/A, UNINTER, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior II, Carga horária: 20


Faculdade Machado de Assis, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do módulo Alfabetização e Letramento.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Módulo de Didática e Novas Tecnologias ministrado para Segunda Graduação em Pedagogia.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 6
Outras informações
Docente de primeira graduação em Pedagogia.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 30
Outras informações
Módulo EJA para Segunda Graduação em Pedagogia.


Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, SMED, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20


CEC Concursos e Editora Curitiba LTDA, CEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógica, Carga horária: 40


Sociedade Educadora e Beneficente, ESI, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 20


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 20


Centro de Educação Infantil Turminha da Mônica, CEI, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora regente, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Alfabetização.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: PEDAGOGIA.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAVARSAN, C. H. G.. Alexandre, pequeno ou grande?. 1. ed. Curitiba: Ponto Vital, 2017. 32p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAVARSAN, C. H. G.. História da Educação no Brasil: desafios e perspectivas. In: Ivone Goulart Lopes. (Org.). História da Educação no Brasil: desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. , p. 04-138.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVARSAN, C. H. G.. A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DE 2006 A 2010. In: XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, 2017, Curitiba. Educere XIII Congresso Nacional de Educação, 2017.

2.
CAVARSAN, C. H. G.. A implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil, de 2007 a 2011: implicações para as escolas resolverem, no estado do Paraná.. In: XII Cihela Congresso Iberoamericano de Historia da la Educacion Latinoamericana, 2016, Medellín. XII Cihela Congresso Iberoamericano de Historia da la Educacion Latinoamericana, 2016.

3.
CAVARSAN, C. H. G.. Diferentes usos do livro didático de Língua Portuguesa, no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos. In: XI ANPED SUL, 2016, Curitiba. XI ANPED SUL, 2016.

4.
CAVARSAN, C. H. G.. Ensino Fundamental de nove anos: reflexões sobre a implantação do primeiro ano e as implicações para a infância. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Matrizes Interpretativas e Internacionais, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Matrizes Interpretativas e Internacionalização, 2015.

5.
CAVARSAN, C. H. G.. Estado do Conhecimento: o que trazem os recentes artigos sobre o livro diático, de 2009 a 2013. In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Matrizes Interpretativas e Internacionais, 2015, Maringá. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação Matrizes Interpretativas e Internacionalização, 2015.

6.
CAVARSAN, C. H. G.. O uso do livro didático por professoras do primeiro ano do ensino fundamental: 2007 a 2011. In: XII EDUCERE, III SIRSSE, V SIPD - Cátedra UNESCO e IX ENAEH - PUC-PR, 2015, Curitiba. EDUCERE: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015.

7.
CAVARSAN, C. H. G.. Uso do livro didático de Língua Portuguesa no primeiro ano do Ensino Fundamental: 2007 a 2011. In: X COLUBHE Congresso Luso Brasileiro da História da Educação., 2014, Curitiba. X Colubhe Congresso Luso Brasileiro da História da Educação., 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CAVARSAN, C. H. G.. A LITERATURA COMO EXPRESSÃO DO UNIVERSO INFANTIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAVARSAN, C. H. G.. RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CAVARSAN, C. H. G.. A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO BRASIL, DE 2007 A 2011. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAVARSAN, C. H. G.. DIFERENTES USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAVARSAN, C. H. G.. ESTADO DO CONHECIMENTO: O QUE TRAZEM OS RECENTES ARTIGOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO, DE 2009 A 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAVARSAN, C. H. G.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO ANO E AS IMPLICAÇÕES PARA A INFÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAVARSAN, C. H. G.. O USO DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2007 A 2011. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAVARSAN, C. H. G.. USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2007 A 2011. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAVARSAN, C. H. G.; KAMINSKI, C.. Participação em banca de Michele Cristine Manosso.Contribuições da Pedagogia Waldorf para a Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro Universitário Internacional.

2.
CAVARSAN, C. H. G.. Participação em banca de Elissama Kety Martins Soares; Márcia Siebeneichler.Educação Infantil - um estudo comparativo sobre a organização dos espaços e as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Machado de Assis.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V ENLLIJ.A LITERATURA COMO PONTE ENTRE A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO. 2018. (Encontro).

2.
XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. A ALFABETIZAÇÃO E A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: DE 2006 A 2010. 2017. (Congresso).

3.
XI ANPED SUL. Diferentes usos do livro didático de Língua Portuguesa, no Primeiro Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. 2016. (Congresso).

4.
XII Cihela Congresso Iberoamericano de Historia da la Educacion Latinoamericana. A implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos no Brasil, de 2007 a 2011: implicações para as escolas resolverem, no estado do Paraná.. 2016. (Congresso).

5.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2015. (Congresso).

6.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2015. (Congresso).

7.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO ANO E AS IMPLICAÇÕES PARA A INFÂNCIA. 2015. (Congresso).

8.
VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Estado do Conhecimento: o que trazem os recentes artigos sobre o livro diático, de 2009 a 2013. 2015. (Congresso).

9.
XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE.2015. O uso do livro didático por professoras do primeiro ano do ensino fundamental: 2007 a 2011. 2015. (Congresso).

10.
COLUBHE X Congresso Luso Brasileiro. Uso do livro didático de Língua Portuguesa no primeiro ano do Ensino Fundamental: 2007 a 2. 2014. (Congresso).

11.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE.2013. 2013. (Congresso).

12.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE.2013. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAVARSAN, C. H. G.. XIII Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente. 2017. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CAVARSAN, C. H. G.. História da Educação no Brasil: desafios e perspectivas. In: Ivone Goulart Lopes. (Org.). História da Educação no Brasil: desafios e perspectivas. 1ed.Curitiba: Atena Editora, 2016, v. , p. 04-138.


Apresentações de Trabalho
1.
CAVARSAN, C. H. G.. USO DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, 2007 A 2011. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAVARSAN, C. H. G.. ESTADO DO CONHECIMENTO: O QUE TRAZEM OS RECENTES ARTIGOS SOBRE O LIVRO DIDÁTICO, DE 2009 A 2013. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAVARSAN, C. H. G.. ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: REFLEXÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PRIMEIRO ANO E AS IMPLICAÇÕES PARA A INFÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CAVARSAN, C. H. G.. O USO DO LIVRO DIDÁTICO POR PROFESSORAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: 2007 A 2011. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAVARSAN, C. H. G.. A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NO BRASIL, DE 2007 A 2011. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAVARSAN, C. H. G.. DIFERENTES USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAVARSAN, C. H. G.. A LITERATURA COMO EXPRESSÃO DO UNIVERSO INFANTIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Outras informações relevantes


Atuo também com palestras e cursos para pais e professores sobre diversos temas que envolva a Educação, desde Educação Infantil ao Ensino Fundamental.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:14:57