Carolina Tamayo Osorio

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6367762759488440
  • Última atualização do currículo em 23/11/2018


Possuo Licenciatura em Matemática pela Universidad de Antioquia -Medellín, Colômbia- (2010), Mestrado em Educação pela Universidad de Antioquia -Medellín, Colômbia- (2012) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017). Integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa PHALA (Educação, Linguagem e Práticas Culturais). Professora e pesquisadora convidada em nível de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidad de Antioquia -Medellín, Colômbia-, orientando nas duas seguintes linhas de pesquisa: Educação Matemática e Diversidade e Cultura, e, Filosofia da Educação Matemática. Os principais autores de referência que constituem o campo de diálogo para o desenvolvimento dessas investigações são Ludwig Wittgenstein e Jacques Derrida. Já a orientação metódica pós-estruturalista e pós-colonialista que temos adotado para se lidar com problemas e questões de investigação no interior dessas linhas de pesquisa é o que temos denominado atitude terapêutico-desconstrucionista, que não é vista nem como uma teoria e nem como um método genérico com etapas previamente determinadas, mas como uma orientação metódica que assume formas idiossincráticas para cada pesquisa. Coordenadora para América do Sul da Red Latinoamericana de Etnomatemática. Membro do Comitê Editorial da Revista Latinoamericana de Etnomatemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina Tamayo Osorio
Nome em citações bibliográficas
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA;OSORIO, CAROLINA TAMAYO;TAMAYO,C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Vení, vamos hamacar el mundo, hasta que te asustes: uma terapia do desejo de escolarização moderna, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Antonio Miguel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ludwig Wittgenstein; Jacques Derrida; Indisciplinaridade; Educação indígena; Educação matemática; Terapia gramatical.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2012
Mestrado em Mestria en Educación.
Universidad de Antioquia, UdeA, Colômbia.
Título: (Re)singificación del currículo escolar indígena, relativo al concimiento [matemático], desde y para las prácticas sociales : el caso de los maestros indígenas Dule de la comunidad de Alto Caimán,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Diana Victoria Jaramillo Quiceno.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2010
Graduação em Licenciatura em Educação Básica Enfase em Matemáti.
Universidad de Antioquia, UdeA, Colômbia.
Título: RELACIONES ENTRE LAS PRÁCTICAS SOCIALES Y LA MATEMÁTICA ESCOLAR: EL CASO DE LA ORGANIZACIÓN DE DATOS.
Orientador: Yolanda Beltrán de Covaleda.
2004 - 2006
Curso técnico/profissionalizante em Normalista Superior con Enfásis en Matemáticas.
Escuela Normal Superior Maria Auxiliadora de Copacabana, ENSMA, Colômbia.




Formação Complementar


2016 - 2016
Intercambio Doutoral. (Carga horária: 40h).
Freie Universität Berlin, FUB, Alemanha.
2012 - 2012
Estajo de Pesquisa. (Carga horária: 20h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2006 - 2007
Sanduíche no Exterior. (Carga horária: 30h).
Pädagogische Hochschule Freiburg, PH, Alemanha.


Atuação Profissional



Escuela Normal Superior Maria Auxiliadora de Copabana (Copacabana), ENSMA, Colômbia.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora e Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Departamento de Metodologia de Ensino Centro de Educação e Ciências Humanas

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Metodologia de Ensino, .

03/2017 - Atual
Ensino, Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 1
Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 2
Estágio Supervisionado de Matemática na Educação Básica 4
Metodologia e Prática do Ensino de Matemática na Educação Básica

Universidad de Antioquia, UdeA, Colômbia.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora pós-graduação, Carga horária: 0

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Substituta, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de educación, .

06/2010 - 06/2013
Ensino, Licenciatura en Pedagogia de la Madre Tierra, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Etnomatemáticas IV, V, VI
Práctica professional docente
06/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Educação Básica Enfase em Matemáti, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario Didáctica de la Arimética
Seminario Didáctica de la Geometría
01/2011 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Facultad de educación, .


Instituto Jorge Robledo, IJR, Colômbia.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: professora de Ensino Medio, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Medio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática
2.
Educação Indígena
3.
Etnomatemática
4.
Filosofía da Educação Matemática
5.
Prácticas sociales, currículo y conocimiento matemático
6.
Práticas Sociais, Linguagem e Educação
7.
Filosofía da Educação Matemática
8.
Etnomatemática
9.
Educação Indígena, Diversidade Cultural e Interculturalidade


Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Prácticas sociales, currículo y conocimiento matemático
Descrição: En esta investigación pretendemos responder a la pregunta: Cuáles son los saberes matemáticos que circulan en algunas prácticas sociales de los pueblos Tule y Embera- Chami y cómo dichos saberes pueden dialogar con el currículo escolar? Así, los objetivos que orientan este estudio son: en primer lugar, (re)conocer los saberes matemáticos que circulan en algunas prácticas sociales de los pueblos indígenas Tule y Embera-Chami, en el departamento de Antioquia; y, en segundo lugar, contribuir en la (re)configuración y (re)significación del currículo escolar indígena de estos pueblos con base en dicho saberes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Carolina Tamayo Osorio - Integrante / Diana Victoria Jaramillo - Coordenador / Carolina Higuita Ramirez - Integrante.
Financiador(es): Comité para el Desarrollo de la Investigación - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2011 - 2012
Prácticas sociales, currículo y conocimiento matemático
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Carolina Tamayo Osorio - Integrante / Diana Victoria Jaramillo - Coordenador / Carolina Higuita Ramirez - Integrante.
Financiador(es): Comité para el Desarrollo de la Investigación - Auxílio financeiro.
2003 - 2007
Pesquisadora projeto ?Patio 13- Una escuela para niños de la calle?
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Carolina Tamayo Osorio - Coordenador / Gloria Herrera - Integrante.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: RLE (PASTO)
2017 - Atual
Periódico: ZETETIKÉ (ON LINE)
2018 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2018 - Atual
Periódico: Unipluridiversidad
2015 - Atual
Periódico: Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa -- Relime
2016 - Atual
Periódico: UDCA REVISTA: ACTUALIDAD Y DIVULGACION CIENTIFICA
2018 - Atual
Periódico: Portal de Periódicos Científicos da Kroton


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Indígena.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofía da Educação Matemática.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Etnomatemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
WALKER SUÁREZ, ADRIANA MILENA2018WALKER SUÁREZ, ADRIANA MILENA ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . Evaluaciones estandarizadas, modelos de aculturación y transgresión en las comunidades indígenas colombianas. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 21-40, 2018.

2.
OSORIO, CAROLINA TAMAYO2018OSORIO, CAROLINA TAMAYO. Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, etnomatemática y formación de profesores. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 759-777, 2018.

3.
TAMAYO,C.2018TAMAYO,C.; MONTEIRO, A. ; MENDES, J. . /Investigative ways in the relations between (Mathematics) Education Language and Cultural Practices. ENSINO EM RE-VISTA, v. 25, p. 588-608, 2018.

4.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA2017 TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. A colonialidade do saber: Um olhar desde a Educação Matemática. RLE (PASTO), v. 10, p. 39-58, 2017.

5.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA2016TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; CUELLAR-LEMOS, R. N. . Juegos de lenguaje en movimiento: Una experiencia indígena. RLE (PASTO), v. 9, p. 49-70, 2016.

6.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA2016 TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Currículo escolar, conocimiento [matemático] y prácticas sociales: posibilidades otras en una comunidad indígena Gunadule. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 42, p. 903-919, 2016.

7.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA2016 TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Educación [Matemática] y Etnomatemática: algunas problematizaciones en juego. RLE (PASTO), v. 9, p. 4-10, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES-MONTEIRO, H. S. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . Formação de professores (indígenas) e Etnomatemática: reflexões em movimento. In: ELISÂNGELA APARECIDA P. DE MELO; GERSON RIBEIRO BACURY. (Org.). DIVERSIDADE SOCIOCULTURA INDÍGENA: NOVOS OLHARES PARA A PESQUISA, O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAS. 1ed.: Livraria da fisica, 2018, v. , p. 73-94.

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Jaramillo, D. . Insubordinación Creativa, Currículo escolar indígena y Educación Matemática. In: Celi Espasandin Lopes e Diana Jaramillo. (Org.). ESCENAS DE LA INSUBORDINACIÓN CREATIVA EN LAS INVESTIGACIONES EN EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN CONTEXTOS DE HABLA ESPAÑOLA. 1ed.: , 2017, v. , p. 91-.

3.
Jaramillo, D. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . Práticas Sociais, Currículo e Conhecimento Matemático: tecidos ao interior de uma escola indígena.. In: Geraldo Antônio da Rosa e Marilane Maria Wolff Paim. (Org.). Educação Básica - Políticas e Práticas Pedagógicas. 1ed.: , 2012, v. , p. 101-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENDES, J. R. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . Saberes e práticas matemáticas na educação (escolar) indígena.. Zetetike, Revista Zetetike, p. 1 - 17, 30 abr. 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Terapia filosófica wittgensteiniana en la investigación en Educación Matemática desde una perspectiva sociocultural. In: II Congreso de Educación Matemática de América Central y de El Caribe, 2017, Cali, Colombia. Anais do II Congreso de Educación Matemática de América Central y de El Caribe, 2017.

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Impossibilidades de jogos fronteiriços de linguagem. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba. anais XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016.

3.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; BENTO, M. M. . Possibilidade de efeitos de sentido da atitude terapêutico-desconstrucionista em pesquisas da/na educação (matemática). In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM, 2016, São Paulo. Anais XII Encontro Nacional de Educação Matemática, organizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM, 2016.

4.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Semelhanças de família e jogos de linguajem na comunidade indígena Gunadule (Colômbia).. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora. Anais XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015.

5.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. El profesor indígena Gunadule que enseña matemáticas y su práctica pedagógica en situación de frontera: una perspectiva terapeutico-deconstrucionista.. In: Encuentro Internacional Pensando América Latina desde Brasil, Colombia al derecho y al revés y el IV ?Diálogos desde el sur: Brasil-Colombia, 2014, Rio de Janeiro. Memorias Encuentro Internacional Pensando América Latina desde Brasil, Colombia al derecho y al revés y el IV ?Diálogos desde el sur: Brasil-Colombia, 2014.

6.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Jogos fronteiriços de linguagem, Etnomatemática e Educação [matemãtica] Gundaule.. In: Jornada Internacional de Filosofia da Educação/III Jornada de Filosofia da Educação., 2014, São Paulo. Anais Jornada Internacional de Filosofia da Educação/III Jornada de Filosofia da Educação., 2014.

7.
Jaramillo, D. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . El currículo y el conocimiento matemático: tensiones emergentes en la clase de matemáticas. In: 13 Encuentro Colombiano de Matemática Educativa-ECME13, 2012, Colombia. Memorias 13 Encuentro Colombiano de Matemática Educativa-ECME13, 2012.

8.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Jaramillo, D. . (Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales: el caso de la Comunidad Tule de Alto Caimán. In: Décimo Segundo Encuentro Colombiano De Matematica Educativa (Asocolme), 2011. Memorias Décimo Segundo Encuentro Colombiano De Matematica Educativa (Asocolme)., 2011.

9.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Aprendizaje de la estadística descriptiva en contextos de vulnerabilidad: una relación entre lo sociocultural y la matemática escolar'. In: X encuentro Colombiano de Matemática Educativa, 2009, Pasto. Memorias X encuentro Colombiano de Matemática Educativa, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Contruibuições da atitude terapêutico desconstrucionista naeducação (matemática). In: Reunión Latinoametricana de Matemática Educativa, 2017, Lima. Memorias Reunión Latinoametricana de Matemática Educativa, 2017.

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; CUELLAR-LEMOS, R. N. . Conocimientos matemáticos movilizados en la práctica de la medicina tradicional Gunadule: el caso de seis plantas medicinales.. In: Reunión Latinoametricana de Matemática Educativa, 2017, Lima. Memorias Reunión Latinoametricana de Matemática Educativa, 2017.

3.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. A colonialidade do saber: um olhar terapêutico-desconstrucionista em Educação Matemática. In: 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 2016, Goias. CADERNO DE RESUMOS DO 5 CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA, 2016.

4.
Jaramillo, D. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA ; RAMIREZ, C. H. . Prácticas Sociales, Currículo y Conocimiento Matemático. In: 26° Reunión Latinoamerica de Matemática Educativa. RELME 16, 2012, Belo Horizonte. Resumos En 26° Reunión Latinoamerica de Matemática Educativa., 2012.

5.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. (Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales: el caso de la Comunidad Dule de Alto Caimán. In: 26° Reunión Latinoamerica de Matemática Educativa., 2012, Belo Horizonte. Memorias 26° Reunión Latinoamerica de Matemática Educativa., 2012.

Artigos aceitos para publicação
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; SILA, M. T. . E se Nós Tivéssemos Escolas Mukanda Que Contassem Diversas Histórias Africanas Para Todo o Mundo?.. Educação Matemática em Revista, 2018.

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; MENDES, J. . Aspectos: o problema na matemática escolar e o dilema como acontecimento. ALEXANDRIA (UFSC), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; MENDES, J. . Descolonizar o saber: por outros modos de conhecer na Educação (Matemática). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; PARRA, A. . Problematizando las relaciones de saber/poder de la Etnografía en la Etnomatemática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PARRA, A. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . Problematizing the knowledge / power relations of Ethnography in Ethnomathematics. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GUTIERREZ, O. G. C. ; Jaramillo, D. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . (Re)significación del currículo de matemáticas a partir de las prácticas sociales de poblaciones pluriculturales para una educación intercultural: el caso de tres instituciones educativas del municipio de El Carmen de Atrato (Chocó). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
QUICENO-RESTREPO, A. M. ; MONTOYA-OSORIO, D. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . La paz y sus usos en el aula de matemáticaS: un estudio terapéutico-deconstruccionista. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Aspectos e espectros da escolarização moderna. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
RODRIGUES-MONTEIRO, H. S. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . ORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E ETNOMATEMÁTICA: REFLEXÕES EM MOVIMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Jaramillo, D. . 'El currículo y el conocimiento matemático: tensiones emergentes en la clase de matemáticas'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ARAUJO, A. A. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA ; FUENTES, C. C. ; MUNOZ, L. A. C. ; PARRA, A. . 'Mesa temática: Sujeto, Interculturalidad y Educación Matemática'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. (Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales: el caso de la Comunidad Dule de Alto Caimán'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Jaramillo, D. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA ; RAMIREZ, C. H. . Prácticas Sociales, Currículo y Conocimiento Matemático.'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Jaramillo, D. . '(Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales: el caso de la Comunidad Tile de Alto Caimán.'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. '(Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales: el caso de la Comunidad Tile de Alto Caimán.'. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. 'Aprendizaje de la estadística descriptiva en contextos de vulnerabilidad: una relación entre lo sociocultural y la matemática escolar'. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Cuerpos racializados: la percepción de los niños y niñas sobre el p roceso de racialización social, 2013. (Tradução/Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; WALKER, A. ; AGUILAR, M. S. . El pueblo Gunadule de Colombia apropia su proyecto educativo: Caminando con los huesos de la madre tierra/nanagalaburbaba nanaedi igala. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARAUJO, A. A. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA ; FUENTES, C. C. ; MUNOZ, L. A. C. ; PARRA, A. . Sujeto, Interculturalidad y Educación Matemática. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MENDES, J. ; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA . Saberes e práticas matemáticas na educação (escolar) indígena. 2018. (Editoração/Periódico).

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Universos socioculturais distintos: Trabalhos apresentados no 5º congresso Brasileiro de Etnomatemática. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Ser professor indígena na comunidade indígena Gunadule de Alto Caimán (Colômbia). 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Jaramillo, D. . Formas diversas de sentir, de pensar, de ser y de hacer en Educación Matemática.. 2014. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Jaramillo, D.; CASTILLO, E.; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Participação em banca de Richard Nixon Cuellar Lemos. Sabbi mala naggulemaladi e na ganguedi niggadi: anmal gunadule binsaedi siggisi? (Las plantas de protección y su sabiduría: una perspectiva indígena Gunadule).. 2017. Dissertação (Mestrado em Maestría en Educación) - Universidad de Antioquia.

Qualificações de Doutorado
1.
MONTEIRO, A.; SOUZA, E.; Miguel, A.; SILVA, H.; VILELA, D.; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Participação em banca de Marcia Maria Bento Marim. Rotas indisciplinares na desconstrução do poder disciplinar da escolarização moderna. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
NASCIMENTO, A. C.; OLIVEIRA, C. C.; MENDES, J. R.; TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Participação em banca de MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA. CONHECIMENTOS INDÍGENAS E CONHECIMENTOS ACADÊMICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES GUARANI E KAIOWÁ. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; RODRIGUES, T. D.; COSTA, H.. Participação em banca de PERSON GOUVEIA. JOGOS DE LINGUAGEM E GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA: UM OLHAR PARA DOIS MANUAIS DIDÁTICOS DE USO EM SALA DE AULA. 2017 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Qualificações de Mestrado
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Participação em banca de TATIANE DA SILVA MORAIS. PRÁTICAS INDISCIPLINARES DE PROBLEMATIZAÇÃO CULTURAL COM PROFESSORES EM SERVIÇO. 2017 - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6to Congreso Internacional de Etnomatemáticas. Descolonizar o saber: por outros modos de conhecer na Educação (Matemática). 2018. (Congresso).

2.
II CEMACYC: Congreso de Educacación Matemática de América Central y el Caribe. Terapia filosófica wittgensteiniana en la investigación en Educación Matemática desde una perspectiva sociocultural. 2017. (Congresso).

3.
VI Seminário Nacional de História e Investigações de/em Aulas de Matemática.Formação De Professores Indígenas Que Ensinam Matemáticas: A Experiência Da Licenciatura Em Pedagogia Da Mãe Terra Da Universidade De Antioquia (Colômbia). 2017. (Seminário).

4.
VI Seminário Nacional de História e Investigações de/em Aulas de Matemática.Sessão: Práticas sociais e o ensinaraprender I. 2017. (Seminário).

5.
XV Semana da Educação. 2017. (Congresso).

6.
13th International Congress on Mathematical Education. Wittgensteinian Therapeutic couch and indigenous experience in (matemathics) education. 2016. (Congresso).

7.
5o Congresso Brasileiro de Etnoamtemática. A Red Latinoamericana de Etnomática nos últimos anos. 2016. (Congresso).

8.
5o Congresso Brasileiro de Etnoamtemática. A colonialidade do saber: Um olhar Terapeutico-desconstrucionista em Educação Matemática. 2016. (Congresso).

9.
Vinte anos do grupo de pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática. 2016. (Encontro).

10.
Anthropology in a globalized word. Challenges and new perspectives. 2015. (Encontro).

11.
A escola no contexto indígena: fronteira e tensões.Educação intercultural bilíngue e ensino de matemática em comunidades indígenas: diálogos ou imposições?. 2014. (Seminário).

12.
A escola no contexto indígena: fronteira e tensões.Construyendo una Educación Indígena Gunadule. 2014. (Seminário).

13.
A escola no contexto indígena: fronteira e tensões.Mesa de abertura: A escola indígena em tempos da modernidade. 2014. (Seminário).

14.
A escola no contexto indígena: fronteira e tensões".Terapia Gramatica Wittgensteiniana sobre o problema da escola republicana no campo da educação indígena na comunidade Gunadule de Alto Caimán (Colômbia). 2014. (Seminário).

15.
A escola no contexto indígena: fronteira e tensões".As possibilidades da educação matemática na escola indígena: qual educação matemática?, qual escola indígena?. 2014. (Seminário).

16.
Encuentro Internacional Pensando América Latina desde Brasil, "Colombia al derecho y al revés" y el "IV "Diáligos desde el sur: Brasil-Colombia".El profesor indígena Gunadule que enseña matemáticas y su práctica pedagógica en situación de frontera: una perspectiva terapeutico-deconstrucionista. 2014. (Encontro).

17.
I Jornada Internacional de Filosofia da Educação/III Jornada de Filosofia da da Educação. Jogos fronteiriços de linguagem, Etnomatemática e Educação [matemãtica] Gundaule.. 2014. (Congresso).

18.
Diálogos com a Pesquisa- As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro:análise e reflexões. 2013. (Congresso).

19.
Ensino de História. 2013. (Oficina).

20.
IV Seminário Nacional de História e Investigações de/em Aulas de Matemática. 2013. (Seminário).

21.
O que nos dizem as 'molas' de proteção?. 2013. (Oficina).

22.
Reformas Currículares e Ensino de História: Territorios contestados. 2013. (Encontro).

23.
Seminário Momentos e lugares da História da Educação Indígena. 2013. (Seminário).

24.
Tendências e Perspectivas Historiográficas e Novos Desafios na Hioria da Matemática e da Educação Matemática. 2013. (Oficina).

25.
VII CIBEM: Congresso Iberoamericano de Educación Matemática. (Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento [matemático], desde y para las prácticas sociales: el caso de los maestros indígenas de la Comunidad Dule de Alto Caimán. 2013. (Congresso).

26.
13o Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. Sujeto, Interculturalidad y Educación Matemática. 2012. (Congresso).

27.
13o Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. El currículo y el conocimiento matemático: tensiones emergentes en la clase de matemáticas. 2012. (Congresso).

28.
XXVI Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa. (Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales de la cestería y el cultivo de plátano: el caso de la Comunidad Dule de Alto Caimán. 2012. (Congresso).

29.
12o Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. (Re)significación del currículo escolar indígena, relativo al conocimiento matemático, desde y para las prácticas sociales: el caso de la Comunidad Dule de Alto Caimán. 2011. (Congresso).

30.
11o Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. 2010. (Congresso).

31.
Décimo Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. Educación Matemática en contextos de vulnerabilidad. 2009. (Congresso).

32.
III Congreso Pedagógico de Maestr@s para Maestr@s: Educación, Diversidad e Inclusión. 2009. (Congresso).

33.
III Encuentro de Estudiantes de la Licencitura en Educación Básica con Énfasis en Matemáticas.Experiencias en contextos de vulnerabilidad:EBN. 2008. (Encontro).

34.
Educación Religiosa Escolar. 2006. (Seminário).

35.
Legislación Educativa. 2006. (Seminário).

36.
Nuevas Tecnologías. 2006. (Seminário).

37.
Políticas Educativas. 2006. (Seminário).

38.
Encuentro de Jóvenes Pedagogos: La formación en los procesos de acreditación de Alta Calidad. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Jaramillo, D. ; PARRA, A. ; RAMIREZ, C. H. ; PENA, P. ; JOYCOM, D. ; BLANCO-ALVAREZ, H. . 6to Congreso Internacional de Etnomatemáticas. 2018. (Congresso).

2.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Miguel, A. . Seminario: Anthropology in a globalizated word. Challenges and Nwes Perspectives proferido por Christoph Wulf. 2015. (Outro).

3.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; Miguel, A. . A escola no contexto indígena: fronteira e tensões. 2014. (Congresso).

4.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA. Oficina: O que nos dizem as 'molas' de proteção? proferida por Milton Santacruz Aguilar. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nancy Milena Quintero Serna. Descolonizando prácticas de numeramiento en el aula de matemáticas: Problematizaciones indisciplinares como movimientos de contra-conducta en el campo de la Etnomatemática. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Maestría en Educación) - Universidad de Antioquia. (Orientador).

2.
Angela María Quiceno Restrepo; Daniela Montoya Osorio. Prácticas de paz en el aula de matemáticas: un estudio terapéutico- deconstruccionista. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Maestría en Educación) - Universidad de Antioquia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Richard Nixon Cuellar Lemos. Sabbi mala naggulemaladi e na ganguedi niggadi: anmal gunadule binsaedi siggisi? (Las plantas de protección y su sabiduría: una perspectiva indígena Gunadule).. 2017. Dissertação (Mestrado em Maestría en Educación) - Universidad de Antioquia, . Orientador: Carolina Tamayo Osorio.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Richard Nixon Cuellar Lemos e Francisco Martinez. La revitalización del lenguaje de la medicina ancestral a partir de las veinticuatro variedades de plátano: una posibilidad para pensar una otra educación Gunadule dese la pedagogía de la Madre Tierra.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura en Pedagogia de la Madre Tierra) - Universidad de Antioquia. Orientador: Carolina Tamayo Osorio.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OSORIO, CAROLINA TAMAYO2018OSORIO, CAROLINA TAMAYO. Licenciatura en Pedagogía de la Madre Tierra, etnomatemática y formación de profesores. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 759-777, 2018.

Artigos aceitos para publicação
1.
TAMAYO-OSORIO, CAROLINA; MENDES, J. . Aspectos: o problema na matemática escolar e o dilema como acontecimento. ALEXANDRIA (UFSC), 2018.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 4:49:14