Sigrid kersting Chaves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2582905232671253
  • Última atualização do currículo em 23/03/2018


Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos/RS, com Pós Graduação em Direito Tributário pela FGV e Graduação em Ciências Contábeis pela UFRGS, com artigos científicos aprovados e apresentados em Congressos de Contabilidade brasileiros (X Anpcont e 20o CBC). Carreira desenvolvida em empresas de auditoria Big Four e em companhias multinacionais, trabalhando em auditoria de tributos, contabilidade e planejamento tributário. Participação em projetos especiais, atuando como responsável e corresponsável. Experiência em "due diligence", gerenciamento de equipes e inglês avançado. Atualmente é docente universitária em diversas disciplinas de Cursos de Ciências Contábeis. CRC/RS: 71.329-O-4 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sigrid kersting Chaves
Nome em citações bibliográficas
CHAVES, S. K.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.
R. Mal. José Inácio da Silva, 355
Passo D´Areia
90430090 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33616700
URL da Homepage: http://www.faculdade.dombosco.net/


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Ciências Contábeis.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: O IMPACTO DA LEI DO BEM SOBRE O DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Cristiano Machado Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2004
Graduação em Ciências Contábeis.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Direito Tributário. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2006 - 2009
Curso Tributação. (Carga horária: 240h).
Deloitte Consulting, DELOITTE, Brasil.
2007 - 2007
English Language Course. (Carga horária: 160h).
ILAC - International Language Academy of Canada, ILAC, Canadá.


Atuação Profissional



Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós Graduação, Carga horária: 11
Outras informações
Professora da disciplina de Auditoria e Controles Internos para o curso de Pós-Graduação MBA Executivo em Controladoria e Finanças (carga horária total de 22h) distribuídas em dois finais de semana.


Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Ciências Contábeis, disciplinas de Auditoria Contábil e Legislação para Micro e Pequenas Empresas


Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, FDB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora do curso de Ciências Contábeis, Carga horária: 8


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista modalidade Integral, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa integral da CAPES para Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis Linha de pesquisa: Usuários Externos - Gestão Tributária Dissertação relacionada à área tributária e aprovada para o Congresso ANPCONT 2016. Principais disciplinas cursadas: Contabilidade Internacional (nota: 9,6), Auditoria Contábil (nota: 9,8), Teoria da Contabilidade (nota: 9,2), Econometria (nota: 9,6), Governança Corporativa (nota: 8,5), Qualidade do Lucro (nota: 9)


AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia - Matriz, AES SUL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista Tributário, Carga horária: 44
Outras informações
* Implementação de projetos que maximizem economia tributária e mitiguem riscos fiscais no setor elétrico (Exemplo: detecção de economia R$ 27 milhões em IRPJ e CSLL (caixa) relativo a PCLD não aproveitada). * Acompanhamento das mudanças na legislação tributária e avaliação de seus impactos no setor elétrico. * Análise do impacto da MP 627 de 2013 (fim do RTT); * Elaboração de cálculo do IRPJ-CSLL nas projeções financeiras de longo prazo e orçamento (incluindo cálculo recuperação do Imposto de renda diferido cf. Pronunciamento Técnico CPC 32 (IAS 12) - Tributos sobre o Lucro e CVM 371); * Participação em grupo de trabalho de maximização do aproveitamento de benefício fiscal relativo a Inovação Tecnológica - Lei do Bem; * Análise da incidência de impostos sobre remessas internacionais de Cost Sharing, Royalties, Software de Prateleira (CIDE, IRRF, PIS-COFINS); * Preparação de treinamentos e orientações para demais áreas da empresa em relação a questões tributárias; * Atendimento de fiscalizações tributárias municipais, estaduais e federais e preparação de documentos para atendimento as solicitações; * Atendimento a auditorias internas e externas; * Revisão da apuração do IRPJ-CSLL/PIS-COFINS; * Revisão das conciliações contábeis de tributos e da notas explicativas de tributos; * Orientação na elaboração e revisão de obrigações acessórias federais e estaduais (SPED, FCONT, DCTF, DIRF, DACON, DIPJ, GIA ICMS, .....).


Deloitte Consulting, DELOITTE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auditora Tributária Senior, Carga horária: 40
Outras informações
1 - Auditoria tributária nas áreas de - IRPJ/CSLL, envolvendo Inovação Tecnológica, JSCP; - Operações Internacionais: Preço de Transferência, Safe Harbour, Think Capitalization, Paraísos Fiscais, Royalties, Cost Sharing, CIDE, IRRF; - IOF sobre contratos mútuos; - Pessoa Física, envolvendo expatriados, tax equalization, tributação de stock options, análise de início e fim de status de residência fiscal brasileira; - Due Dilligences, envolvendo revisões trabalhistas e previdenciárias; - PIS/COFINS, envolvendo identificação e realização de créditos; - Retenções federais, previdenciárias e municipais; - Parcelamentos, envolvendo Refis da Crise ? Lei 11.941/09;- Revisão de DIPJ, DACON, Formulário MCT, DCBE e outros Informes Fiscais; - Participação em grupos de discussão acerca dos impactos da Lei 11.638/07, RTT, SPED, FAS 109, FIN 48, dentre outros 2 - Condução da prestação de serviços a clientes, coordenação da equipe de trabalho, planejamento de procedimentos de auditoria tributária; - Apresentação de Resultados à alta administração do cliente; - Prospecção de novos clientes para a área de Consultoria Tributária da Deloitte; - Liderança de equipes de trabalho em campo (até 5 pessoas); - Participação em conference calls (inglês), quando em trabalho para Deloitte-USA; - Redação de relatórios e consultas técnicas.


Tauil Contabilidade S/C, TAUIL, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Contábil, Carga horária: 44



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CHAVES, S. K.; COSTA, C. M. . O IMPACTO DA LEI DO BEM SOBRE O DESEMPENHO FINANCEIRO DE EMPRESAS DE CAPITAL ABERTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVEIRA, A. O. ; ORTH, C. ; KRONBAUER, C. A. ; CHAVES, S. K. . A PESQUISA CIENTÍFICA EM AUDITORIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES DO SUL E DO SUDESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 A 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RIBEIRO, R. O. ; ORTH, C. ; BELLOLI, S. ; CHAVES, S. K. . O ESTADO DA ARTE NA PESQUISA SOBRE AUDITORIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CHAVES, S. K.; SANTOS, A. ; ORTH, C. ; GOTTSCHEFSKY, H. . O PADRÃO IFRS E SUA NEUTRALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA NO BRASIL 2008 a 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
KRONBAUER, C. A. ; SILVEIRA, A. O. ; CHAVES, S. K. . A PESQUISA CIENTÍFICA EM AUDITORIA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES DO SUL E DO SUDESTE DO BRASIL NO PERÍODO DE 2010 A 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
CHAVES, S. K.; KRONBAUER, C. A. ; SILVEIRA, A. O. . EVIDENCIAÇÃO DO INCENTIVO FISCAL DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM NOTAS EXPLICATIVAS: UMA ANÁLISE DA LEI DO BEM (LEI Nº. 11.196/2005). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, C. M. ; CHAVES, S. K. . Lei do Bem aumenta em 33% a rentabilidade das empresas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Leal, Francisco Cezar dos Reis; Feil, Alexandre André; CHAVES, S. K.. Participação em banca de Manoela Ambrosi Rissinger.ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCROEM UM COMÉRCIO VAREJISTA DO VESTUÁRIO E SUAS FILIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

2.
Zonatto, Karoline Fátima; Leal, Francisco Cezar dos Reis; Azeredo, Adriano José; CHAVES, S. K.. Participação em banca de Karoline Fátima Zonatto.ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIAS PARA O PROCESSO DE CONTAS A PAGAR EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

3.
KRONBAUER, C. A.; CHAVES, S. K.; Feil, Alexandre André. Participação em banca de Morgana Cossul.PROPOSTA DE BALANÇO SOCIAL PARA UMA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

4.
KRONBAUER, C. A.; de Conto, Samuel Martim; CHAVES, S. K.. Participação em banca de MAIARA BENOITT SONTAG.ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA A PARTIR DO ORÇAMENTO BASE ZERO: ESTUDO EM UMA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA LAVANDERIAS INDUSTRIAIS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

5.
KRONBAUER, C. A.; Feil, Alexandre André; CHAVES, S. K.. Participação em banca de NILSON LOPES DE SOUZA.ANÁLISE DE CUSTOS EM UMA EMPRESA DE TRANSPORTE NA ÁREA DE SILVICULTURA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

6.
GOTTSCHEFSKY, H.; CHAVES, S. K.; SERRAGLIO, E. L.. Participação em banca de Rosimari Santana Goulart Benites.Dupla incidência do ISSQN de empresas do Simples Nacional: contribuição para análise dever de retenção do tomador de serviço.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

7.
BELLOLI, S.; SARANTOPOULOS, S.; CHAVES, S. K.. Participação em banca de Ana Lúcia Delgado Cunha.Análise de Custos: Estudo de caso em salão de beleza.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

8.
CHAVES, S. K.; SARANTOPOULOS, S.; RIPPEL, M. A.. Participação em banca de Fabiana Leal Medeiros.Impactos financeiros da desoneração gerados pela folha de pagamento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.




Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CHAVES, S. K.. COFIN - Congresso de Controladoria e Finanças. 2015. (Congresso).

2.
CHAVES, S. K. ; CHAVES, S. K. . COFIN - Congresso de Controladoria e Finanças UNISINOS. 2014. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
MICHELI CAROLINE GOSSENHEIMER. MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DE AUDITORIA INTERNA DE ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Orientador: Sigrid kersting Chaves.

2.
Edson Andrade Júnior. SPED: Reestruturação de Processos Fiscais/Contábeis e as Melhorias Inevitáveis nos Setores de Empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Orientador: Sigrid kersting Chaves.

3.
ALINE CRISTINA DOS SANTOS. IMPACTO DO RTT: O valor da neutralização tributária do IFRS no Brasil entre 2008 e 2014. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Contábeis) - Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Orientador: Sigrid kersting Chaves.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 1:38:51