José Erick da Silva Ferreira

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  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Graduado em Letras Inglês (e suas respectivas literaturas) pela Universidade do Estado do Rio Grande do norte (2016); Mestre em Letras (área de concentração: Estudos do Discurso e do Texto) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e vinculado ao Grupo de Estudos Críticos da Literatura (GECLIT). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
José Erick da Silva Ferreira
Nome em citações bibliográficas
FERREIRA, J. E. S.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: "JURAS DE AMOR": O TEATRO DAS RELAÇÕES AMOROSAS EM MANSFIELD PARK,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Maria Aparecida da Costa.
Palavras-chave: Amor Eros; Romance; Jane Austen; Mansfield Park.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2016
Graduação em Letras Inglês.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: O Ambiente de Terror nos Contos de Edgar Allan Poe.
Orientador: Charles Albuquerque Ponte.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Conversação em Língua Inglesa. (Carga horária: 30h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2016 - 2016
Mesa redonda William Shakespeare: Quadrigentésimo aniversário de morte. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2016 - 2016
Palestra: Contribuições bakhtinianas para os estudos do texto e do discurso. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2015 - 2015
Erotismo e ficção: quantos tons de cinza tem o amor?. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Café filosófico: Michel Foucault. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
O brincar como espaço para a aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
Os espaços sociodiscursivos da mulher sertaneja. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Pela garantia da leitura literária na escola. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Inglês numa perspectiva pluricêntrica. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
A relação feminino e literatura: as mulheres da fi. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2012
Direitos sociais. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Contrato temporário como professor no curso de Letras Inglês, do Departamento de Línguas Estrangeiras - DLE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM).

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Inglesa
Leitura e Produção de Textos II
07/2017 - Atual
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Língua Inglesa
Língua Inglesa II
07/2017 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Análise do Discurso
Sociolinguística
03/2018 - 08/2018
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
Língua Inglesa III
Língua Inglesa VII

Fisk, FISK, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de língua inglesa, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de instituição privada. Escola de idiomas, FISK.

Atividades

05/2017 - 09/2017
Ensino, Curso de Língua Inglesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Aiming at the Sky
Big Box 1
Playground 3
Speed 1
Teenstation 1
Teenstation 3

EEM Enéa Olímpio da Silva, EEM EOS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor temporário de Língua Inglesa, Carga horária: 15

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa - 1ª, 2ª e 3ª Série


Projetos de pesquisa


2015 - 2016
As práticas de ensino de leitura em língua Inglesa na escola pública e as contribuições da Análise do Discurso
Descrição: As teorias do discurso contribuíram para que as análises no campo da linguagem deixassem de considerar apenas os aspectos linguísticos para se centrar nas análises contextuais, discursivas, sociais e até simbólicas que compreendem a atuação humana pelo discurso. Nesse sentido, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira deve incluir no seu processo de educação linguística a perspectiva do discurso, sobretudo considerando as dimensões de poder e ideologia(s), típicas das análises a que se circunscrevem à Análise Crítica do Discurso (ACD), teoria de origem europeia e mais especificamente inglesa. As contribuições mais centrais dessa teoria vieram do chamado Grupo de Amsterdã, mas tem o pesquisador inglês, Norman Fairclough como maior colaborador. Assim sendo, este projeto pretende investigar se e como os conceitos das teorias do discurso permeiam as práticas de ensino e aprendizagem de inglês no ensino médio, nas escolas públicas da região do Alto-Oeste do Rio Grande do Norte, notadamente se nas práticas dos professores e no material didático por eles utilizados para o ensino da compreensão de textos em inglês se consubstanciam em análises discursivas dos textos e das práticas de linguagem relativas a eles, que colaborem para a construção de uma base discursivas nos estudantes (OCEM, 2006). Nosso propósito é investigar de que maneira as práticas de ensino contemplam análises discursivas dos textos, que embora não se trabalhem os conceitos de discurso, sejam sustentadas por eles. Assim, a noção de texto como elemento situado nas práticas sociais discursivas, descrito por Fairclough (2003), pode e deve ser uma perspectiva de sustentação do trabalho com textos nas aulas de inglês no ensino médio. Resende e Ramalho (2006) entendem que a abordagem de discurso na ADC tem, necessariamente, que considerar as contribuições bakhtinianas no que tange ao enfoque discursivo-interacionista. A partir desta proposta, pretende-se com este estudo estabelecer uma compreensão de, pelo menos, três categorias discursivas principais: observar se ocorre a exploração dos aspectos ideológicos dos textos; se as discussões em sala de aula a partir de atividades de interpretação de textos no material didático fazem abertura à exploração de elementos contextuais ? considerando o processo de produção, circulação e recepção dos textos. Além disso, pretende-se investigar se ocorre uma abertura para posicionamentos dos alunos no processo de compreensão textual, que inclua as produções escritas e que lhes permita acrescentar conhecimentos para a formação de uma base discursiva, para a qual a interação é um elemento bem importante..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: José Erick da Silva Ferreira - Integrante / Maria Gabriella Pereira do Carmo Araújo - Integrante / Tamires da Silva Oliveira - Integrante / Jailson José dos Santos - Coordenador.
2015 - 2015
Industria cultural e ambiguidade em Donald Barthelme
Descrição: Com a intensificação do capitalismo para todas as áreas da vida humana, a indústria cultural vem cada vez mais influenciando forma e conteúdo na produção de objetos culturais, bem como sua recepção. Nesse âmbito, as obras ficcionais carregam em si uma relação dialética com esse sistema, de forma que, mesmo quando o criticam, acabam simultaneamente por reforçá-lo e até defendê-lo. Assim, esta pesquisa se propõe a examinar a ambiguidade entre a obra de um contista estadunidense contemporâneo, Donald Barthelme, e esses mecanismos de dominação e regressão da indústria cultural, em especial pensando até que ponto as escolhas formais e de gênero literário reforçam essa ambiguidade. Para tal, cada pesquisador elegerá dois contos e trabalhará com eles ao longo de um ano, através de uma pesquisa bibliográfica e de cunho interpretativo qualitativo, embasado tanto em teorias de exploração do conceito de indústria cultural, como Adorno e Horkheimer (1985), Adorno (1987; 2007), Duarte (2007), Nobre (2008) e Durão, Zuin e Vaz (2008), quanto com pensadores que trabalham a espetacularização da vida no mundo contemporâneo, como Debord (1997) e Türcke (2010). Esperamos com essa pesquisa contribuir para os estudos sobre literatura contemporânea e de teoria crítica, mas também para a formação em pesquisa dos alunos de graduação desta universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: José Erick da Silva Ferreira - Integrante / Paulo Henrique Raulino dos Santos - Integrante / Charles Albuquerque Ponte - Coordenador / Paulo David de Souza Rêgo Pinto - Integrante / José Bezerra de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Núcleo de Ensino de Cultura Língua e Literatura de Inglês (NECLLI)
Descrição: O Núcleo de Ensino de Cultura Língua e Literatura de Inglês (NECLLI) é um espaço destinado a atividades de extensão no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE), do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) - Campus da UERN na cidade de Pau dos Ferros - RN. O Núcleo visa ofertar cursos de formação através de atividades de extensão, abertos à participação da comunidade pauferrense e da região do Alto-Oeste Potiguar. Os cursos são propostos e desenvolvidos a partir de temáticas como cinema, cultura, literatura e comunicação na língua inglesa. Este Núcleo de extensão tem se apresentado como um bom espaço formativo e está se consolidando como uma alternativa importante no aprendizado da literatura, da cultura e ainda na comunicação na língua inglesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2016
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: O PIBID é uma programa de iniciação ao aperfeiçoamento da formação de professores na educação básica. O projeto busca incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica elevando a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica. Busca também inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, dessa forma, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: José Erick da Silva Ferreira - Integrante / Marcos Nonato de Oliveira - Coordenador / Maria Gabriella Pereira do Carmo Araújo - Integrante / Débora Lorena Lins - Integrante / Paulo Henrique Raulino dos Santos - Integrante / Jessica Crislei da Silva - Integrante / José Romerito França Costa - Integrante / Francisca Naiane Costa da Silva - Integrante / Tárcia Raissa Ferreira Pereira de Lima - Integrante / Lizandro Lopes Pinto - Integrante / Dalmo Vinício de Queiroz Silva - Integrante / Alvaro Mateus Silveira Almeida - Integrante / Maria Aliny da Silva Mendonça - Integrante / Leandro Rodrigues - Integrante / Giannini Rego e Silva - Integrante / Jéssica Diógenes de Medeiros - Integrante / Tamires da Silva Oliveira - Integrante / Maria da Conceição Alves - Integrante / Carlos Eduardo de Oliveira - Integrante / Andréa Paula Fontes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, J. E. S.. Primeira carta ao céu. Gazeta do Oeste, Mossoró-RN, 14 abr. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, J. E. S.; COSTA, M. A. . O COELHO BRANCO E O NEGRO EM SUA TOCA: UMA LEITURA DE COELHO EM CRISE, DE JONH UPDIKE. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Letramento: múltiplos olhares: Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 222-229.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, J. E. S.; COSTA, M. A. . O COELHO BRANCO E O NEGRO EM SUA TOCA: UMA LEITURA DE COELHO EM CRISE, DE JONH UPDIKE. In: II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró. Letramento: múltiplos olhares: Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Edições UERN, 2016. p. 56-56.

Apresentações de Trabalho
1.
FERREIRA, J. E. S.; COSTA, M. A. . O COELHO BRANCO E O NEGRO EM SUA TOCA: UMA LEITURA DE COELHO EM CRISE, DE JONH UPDIKE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PONTE, C. A. ; LINS, D. L. ; FERREIRA, J. E. S. . Bicentenário da morte de Jane Austen. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERREIRA, J. E. S.. Análise do conto da literatura inglesa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FERREIRA, J. E. S.. Literatura e cinema: política e sociedade na obra de John Steinbeck. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FERREIRA, J. E. S.; LIMA, S. J. B. . As Marcas da Censura na Música Popular Brasileira. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, M. J. F.; LUZ, F. M. O.; MESQUITA NETO, J. R.; LOPES, F. L.; LEITE, F. E. G.; FERREIRA, J. E. S.. Banca para exame de proficiência em Línguas Estrangeiras. 2018. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Nacional de Análise do Discurso - I CNAD. 2014. (Outra).

2.
I Encontro Acadêmico Cultural de Línguas - I ENACLI. 2012. (Encontro).

3.
II SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO - II SINATE. 2012. (Simpósio).

4.
XVI SEMANA UNIVERSITÁRIA. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PONTE, C. A. ; FERREIRA, J. E. S. ; SOUZA, J. B. ; COSTA, J. R. F. ; SANTOS, P. H. R. . Mesa redonda "O teatro shakespeariano e seu legado". 2016. (Outro).

2.
FERREIRA, J. E. S.; FERREIRA, J. E. S. . I ENCONTRO ACADÊMICO CULTURAL DE LÍNGUAS. 2012. (Outro).

3.
FERREIRA, J. E. S.. II SIMPÓSIO NACIONAL DE TEXTO E ENSINO - II SINATE. 2012. (Outro).

4.
FERREIRA, J. E. S.. I Encontro Acadêmico Cultural de Línguas - I ENACLI. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, J. E. S.. Primeira carta ao céu. Gazeta do Oeste, Mossoró-RN, 14 abr. 2012.




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