Isabelle Mendonça de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7194131361791232
  • Última atualização do currículo em 20/01/2019


Arquiteta e Urbanista. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza (2018), com graduação-sanduíche na University of Limerick, Irlanda (programa Ciência sem Fronteiras/CAPES). Realizou estágio no Laboratório de Fabricação Digital (FabLab) em Limerick, Irlanda. Atualmente atua como arquiteta no escritório de arquitetura Cappavila Arquitetos e ministra cursos na área de representação gráfica através do Terracota Estúdio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabelle Mendonça de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, I. M.;CARVALHO, ISABELLE M.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2018
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
com período sanduíche em University of Limerick (Orientador: Peter Carroll; Graham Petrie).
Título: Fazenda Ypiranga: Memória, Paisagem e Arquitetura do Sertão Cearense.
Orientador: Mário Antonio da Silva Guerra Roque.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Representação Gráfica em Arquitetura e Urbanismo. (Carga horária: 24h).
MOM - Comunicação em Arquitetura, MOM, Brasil.
2016 - 2016
SketchUp e V-ray. (Carga horária: 20h).
Officium Centro de criação e cultura, OFFICIUM, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Oficina de Placemaking. (Carga horária: 26h).
Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2010 - 2014
Língua Inglesa. (Carga horária: 360h).
Cultura Inglesa - Fortaleza (CE), CULTURA INGLESA, Brasil.
2012 - 2012
Auto CAD 2D. (Carga horária: 32h).
Mais Design Escola de Desenho e Computação Gráfica, MAISDESIGN, Brasil.


Atuação Profissional



FabLab Limerick/University of Limerick, UL, Irlanda.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 90, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realizou pesquisa sobre Fabricação digital e autoconstrução, sob supervisão do Prof. Dr. Javier Burón Garcia


Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora voluntária na disciplina de Projeto de Paisagismo, sob supervisão da Profa. Msc. Fernanda Rocha.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PAVIC, Carga horária: 12
Outras informações
Aluna do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PAVIC/UNIFOR), sob orientação da Profa. Dra. Aline Maria Costa Barroso, colaborou no desenvolvimento da pesquisa ''Estudo de Métodos de Projeto Participativo para Aplicação em Programas de Regularização Urbana de Assentamentos Informais''

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio realizado na Divisão de Arte e Cultura da Universidade de Fortaleza, no setor da Biblioteca de Acervos Especiais, realizando visitas guiadas e auxiliando na catalogação de obras raras, sob supervisão da Profa. Msc. Cecília Bedê

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PAVIC, Carga horária: 12
Outras informações
Foi aluna/pesquisadora do Programa Aluno Voluntário de Iniciação Científica (PAVIC-UNIFOR), no grupo de pesquisa Escritório da Acessibilidade: Um modelo de atuação do Ensino Universitário, sob orientação da Profa. Msc. Vladia Barbosa Sobreira. Realizou pesquisa sobre a acessibilidade dos edifícios e do entorno da Universidade de Fortaleza, auxiliando na elaboração de projetos de acessibilidade para o campus da Unifor, juntamente a outros 5 alunos.


Laura Etel Arquitetura + Interiores, LE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Arquiteta, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 30
Outras informações
Escritório de Arquitetura, com foco em projetos de interiores residenciais e comerciais. Responsável por levantamentos, realização de desenhos técnicos e detalhamentos.

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Gabarito Planejamento e Engenharia, GABARITO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12
Outras informações
Estagiária de arquitetura. Realizou estágio nas obras da rede de supermercados Mercadinhos São Luiz, nas sedes Pátio Água Fria e Edilson Brasil. Realizou acompanhamento de obra, quantitativos diversos e compatibilização de projetos.


Terracota Estúdio Criativo, TERRACOTA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Design freelancer, Carga horária: 20
Outras informações
Coletivo de Arquitetura especializado em visualização arquitetônica, realiza serviços e treinamentos sobre visualização gráfica aplicada à arquitetura, particularmente no ensino de programas gráficos para estudantes e profissionais, além de elaboração de portfólio de projetos para arquitetos e estudantes.


Cappavila Arquitetos, CAPPAVILA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Arquiteta e Urbanista, Carga horária: 30
Outras informações
Escritório de Arquitetura especializado em reformas, arquitetura residencial e de interiores. Sediado em Fortaleza-Ceará e Teresina-Piauí



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
Estudo de Métodos de Projeto Participativo para Aplicação em Programas de Regularização Urbana de Assentamentos Informais
Descrição: Tem como objetivo geral analisar como (e se) os processos participativos podem agregar valor aos programas de regularização de assentamentos informais, tornando esses projetos mais condizentes com a realidade e as necessidades dessa população, bem como, garantindo uma qualidade do ambiente construído. Seus objetivos específicos são: - Conhecer e examinar criticamente os princípios e técnicas relacionados aos processos participativos de projeto; - Investigar possibilidades de utilização dos conceitos, metodologias e tecnologias nos processos de construção do ambiente urbano e de outros espaços cotidianos voltados para a população alvo; - Possibilitar a inserção dos bolsistas e pesquisadores integrantes do projeto na pratica da pesquisa aplicada.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Isabelle Mendonça de Carvalho - Integrante / Rebecca Campos Leite Alencar - Integrante / Aline Maria Costa Barroso - Coordenador.
2015 - 2015
Fabricação digital e auto-construção/ An analysis of experimental construction self-build methods based on digital fabrication
Descrição: Esta pesquisa visou estudar métodos de auto-construção com base em fabricação digital, sendo desenvolvida com o apoio da Universidade de Limerick e da CAPES. O Fab Lab Limerick juntamente aos alunos da Escola de Arquitetura da Universidade de Limerick pesquisaram sobre o uso de tecnologias de fabricação digital, metodologias de projeto de Arquitetura e indústria da construção civil, fabricação de ferramentas, técnicas de construção de baixo custo e tecnologias de fabricação digital auto-replicável. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo pesquisar e executar métodos de construção com a capacidade de adaptação e personalização de construção civil in loco, com baixo custo e atingindo a mesma eficácia dos pequenos e médios projetos de construção, dentro do contexto da regeneração urbana. Como produto final desta pesquisa, foi projetada e executada uma casa com estrutura encaixável de madeira -em escala real, elaborada a partir de maquinas de corte a laser e maquinas de corte com controle digital..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Isabelle Mendonça de Carvalho - Integrante / Diego Tavares - Integrante / Andressa de Andrade - Integrante / Javier Buron - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
2013 - 2014
Escritório da Acessibilidade; Um modelo de atuação do Ensino Universitário
Descrição: Projeto que visa propor transformações nos espaços externos e internos da UNIFOR, tornando-os acessíveis às pessoas com deficiência física. Projeto para divulgação da acessibilidade e sua importância no meio social e físico. Conscientização para garantia do ambiente de trabalho..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Isabelle Mendonça de Carvalho - Integrante / Vládia Barbosa Sobreira - Coordenador / Lia Costa Mamede - Integrante / Bárbara Mylena Delgado da Silva - Integrante / Henriette de Pinho Bittencourt Filha - Integrante / Larissa de Almeida Loureto - Integrante / João Batista Melo Neto - Integrante / Iago Albuquerque Barros - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Certificate in Advanced English, University of Cambridge.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALENCAR, R. C. L. ; CARVALHO, I. M. ; VIDAL, T. R. ; COSTA FILHO, A. C. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO CONFORTO E FUNCIONALIDADE DAS EDIFICAÇÕES MODERNISTAS DE FORTALEZA. In: Jeanine Mafra Migliorini. (Org.). Sítios Históricos e Centros Urbanos. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 17, p. 214-224.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, ISABELLE M.; MENEZES, JOÃO VICTOR ; NAZARETH, SAMUEL BERTRAND . AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO E DO CONFORTO AMBIENTAL EM HABITAÇÃO UNIFAMILIAR DE INTERESSE SOCIAL. In: VII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2018, Fortaleza. Blucher Design Proceedings. São Paulo: Blucher Proceedings, 2018. p. 1267-1278.

2.
ALENCAR, R. C. L. ; CARVALHO, I. M. ; SOARES, A. M. ; MORENO, T. M. ; ROCHA, Fernanda C. L. . TRABALHO EM GRUPO: RELATOS DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E COOPERATIVA EM PROJETO DE PAISAGISMO. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Anais do XVII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

3.
CARVALHO, I. M.; ALENCAR, R. C. L. ; SOARES, A. M. ; ROCHA, Fernanda C. L. . A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA COMO INSTRUMENTO PROJETUAL: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE PROJETO DE PAISAGISMO. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Anais do XVII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

4.
ALENCAR, R. C. L. ; CARVALHO, ISABELLE M. ; VIDAL, T. R. ; COSTA FILHO, A. C. . ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO CONFORTO E FUNCIONALIDADE DAS EDIFICAÇÕES MODERNISTAS DE FORTALEZA. In: 1º Simpósio Científico ICOMOS Brasil, 2017, Belo Horizonte. Anais do 1º Simpósio Científico ICOMOS Brasil, 2017. p. 1-12.

5.
SOARES, A. M. ; LIMA, A. S. ; CARVALHO, I. M. ; ALENCAR, R. C. L. ; ROCHA, Fernanda C. L. . PROJETO DE PAISAGISMO: ESTUDO DE ESPÉCIES UTILIZADAS NO PROCESSO PROJETUAL. In: XVII Encontro de Iniciação à Docência, 2017, Fortaleza. Anais do XVII - ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, 2017.

6.
BARROS, IAGO B. ; CARVALHO, ISABELLE M. ; LOURETO, LARISSA DE A. ; SILVA, BÁRBARA M. D. DA . ACESSIBILIDADE NO MUNDO: VIVÊNCIAS DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA NO EXTERIOR. In: VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral, 2016, Recife. Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. v. 2. p. 736-393.

7.
CASTRO, K. M. ; CARVALHO, I. M. ; BOMFIM, P. S. ; ALENCAR, R. C. L. ; COSTA BARROSO, Aline Maria. . Uma aproximação ao método participativo: como garantir a real inserção da comunidade nos projetos de regularização urbana?. In: XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa - Universidade de Fortaleza, 2016, Fortaleza. anais do XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa, 2016.

8.
JESUS, K. N. D. ; CARVALHO, I. M. . REFLEXÕES SOBRE A ARQUITETURA SACRA E INFLUÊNCIAS ESTILÍSTICAS NO CEARÁ E PIAUÍ. In: 4o Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação, 2015, Belo Horizonte. anais do 4o Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação. Belo Horizonte, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, C. A. C. ; SOARES, A. M. ; CARVALHO, ISABELLE M. ; ALENCAR, R. C. L. . Reestruturando o urbanismo e o paisagismo do centro de São Benedito - CE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, ISABELLE M.; SOARES, A. M. ; ALENCAR, R. C. L. ; CAMPOS, C. A. C. . Fazendas: a formação da paisagem do sertão cearense e o surgimento de uma arquitetura regional. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SOARES, A. M. ; SOARES, A. M. ; CARVALHO, ISABELLE M. ; ALENCAR, R. C. L. ; CAMPOS, C. A. C. . Percursos da Memória: Requalificação do Parque Ferroviário de Iguatu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
CARVALHO, I. M.. Fazenda Ypiranga: Memória, Paisagem e Arquitetura do Sertão Cearense. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALENCAR, R. C. L. ; CARVALHO, I. M. ; VIDAL, T. R. ; COSTA FILHO, A. C. . Análise da Eficiência do Conforto e Funcionalidade de Edificações Modernistas em Fortaleza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CARVALHO, I. M.; COLARES, A. C. P. B. ; SOUSA, W. C. . Percurso na História da Arquitetura Através do Acervo da Biblioteca de Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
CARVALHO, I. M.; BARROS, I. A. ; SILVA, B. M. D. ; LOURETO, L. A. . ACESSIBILIDADE NO MUNDO: VIVÊNCIAS DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA NO EXTERIOR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CASTRO, K. M. ; ALENCAR, R. C. L. ; BOMFIM, P. S. ; CARVALHO, I. M. ; COSTA BARROSO, Aline Maria. . Uma aproximação ao método participativo: como garantir a real inserção da comunidade nos projetos de regularização urbana?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, I. M.; JESUS, K. N. D. . Reflexões sobre a Arquitetura Sacra e Influências Estilísticas no Ceará e Piauí. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, I. M.; SILVA, B. M. D. ; PEDROSA, R. B. . Workshop ​de Representação Gráfica em Arquitetura​. 2018. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5º Colóquio Ibero-Americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto.FAZENDAS: A FORMAÇÃO DA PAISAGEM DO SERTÃO CEARENSE E O SURGIMENTO DE UMA ARQUITETURA REGIONAL. 2018. (Outra).

2.
Exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso 2018.1 - Casa Cor Ceará 2018. Fazenda Ypiranga: Memória, Paisagem e Arquitetura do Sertão Cearense. 2018. (Exposição).

3.
1º Simpósio Científico ICOMOS Brasil.ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DO CONFORTO E FUNCIONALIDADE DAS EDIFICAÇÕES MODERNISTAS EM FORTALEZA. 2017. (Simpósio).

4.
5o Seminário Ibero-americano Arquitetura e Documentação.Percurso na História da Arquitetura Através do Acervo da Biblioteca de Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza. 2017. (Seminário).

5.
III Seminário de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza. 2016. (Seminário).

6.
VI ENCONTRO NACIONAL DE ERGONOMIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO.ACESSIBILIDADE NO MUNDO: VIVÊNCIAS DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA NO EXTERIOR. 2016. (Encontro).

7.
XXII Encontro de Iniciação à Pesquisa - Universidade de Fortaleza.Uma aproximação ao método participativo: como garantir a real inserção da comunidade nos projetos de regularização urbana?. 2016. (Encontro).

8.
4o Seminário Ibero Americano Arquitetura e Documentaçao.REFLEXÕES SOBRE A ARQUITETURA SACRA E INFLUÊNCIAS ESTILÍSTICAS NO CEARÁ E PIAUÍ. 2015. (Seminário).

9.
I Simpósio de Educação Ambiental. 2015. (Simpósio).



Outras informações relevantes


Monitora voluntária de informática, no curso Básico de Informática - WinXP/Office 2007, do projeto FB Escola Solidária e Geração Digital (2009), no qual ensinou Pacote Office (Word, Power Point e Excel) aos alunos de escolas públicas conveniadas a Organização Educacional Farias Brito, enquanto foi aluna regularmente matriculada na instituição de ensino.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 16:48:47