Eloisa Cristina Gerolin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3708973230689177
  • Última atualização do currículo em 03/01/2019


Graduada em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Biologia pela Universidade Federal de São Paulo (Campus Diadema) em 2014. Mestra em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo em 2017. Professora da rede municipal de ensino de São Paulo (EMEF Desembargador Paulo Colombo Pereira de Queiroz) e doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eloisa Cristina Gerolin
Nome em citações bibliográficas
GEROLIN, E. C.;GEROLIN, E.;GEROLIN, ELOÍSA CRISTINA


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Orientador: Sílvia Luzia Frateschi Trivelato.
2015 - 2017
Mestrado em Programa Interunidades em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Práticas epistêmicas, comunidades epistêmicas de práticas e o conhecimento biológico: análise de uma atividade didática sobre dinâmica de crescimento populacional,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Silvia Luzia Frateschi Trivelato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em Licenciatura Plena em Ciências.
Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema, UNIFESP-DIADEMA, Brasil.
Título: Iniciação à docência, educação para cidadania eensino de ciências.
Orientador: Marilena Aparecida Souza Rosalen.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Antônio Miguel Pereira Júnior, AMPJ, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2017
Inglês - INCO/CEPEL. (Carga horária: 162h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em As políticas educacionais e os movimentos de resistência. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2016 - 2016
Ensino além das paredes da sala de aula. (Carga horária: 3h).
Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo, SESI/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 40

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Programa Interunidades em Ensino de Ciências.

02/2016 - 07/2016
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE). Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas II.
05/2015 - 07/2015
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Monitora da Graduação - Disciplina: Natureza, Cultura Científica e Educação.
02/2015 - 07/2015
Estágios , Faculdade de Educação, .

Estágio realizado
Monitora da Graduação - Disciplina: Metodologia do Ensino de Ciências.

Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Graduando


Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, SME-SP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental II e Médio, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Educação em Ciências e Biologia


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ensino e aprendizagem de Biologia - caracterização e estudo de suas práticas e recursos
Descrição: Esse projeto de pesquisa visa abordar e descrever situações relativas ao ensino de Bilogia, tendo enfoque em relacionadas à caracterização da cultura científica, à identificação de como essa cultura é veiculada na escola e diferentes espaços sociais e às características das linguagens utilizadas na veiculação dos conhecimentos biológicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Eloisa Cristina Gerolin - Integrante / Sílvia Luzia Frateschi Trivelato - Coordenador / Daniel Manzoni de Almeida - Integrante / Thiago Marinho Del-Corso - Integrante / João Luis de Abreu Vieira - Integrante / Renato Chimaso dos Santos Yoshikawa - Integrante.
2014 - 2014
Ciências e Cidadania

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilena Aparecida de Souza Rosalen em 21/01/2015.
Descrição: O projeto Ciências e Cidadania visar abordar conteúdos de cunho político-social afim de incentivar a criticidade e a autonomia intelectual dos estudantes através de debates mediados utilizando conteúdos relacionados às ciências. Como proposta de contextualização das ciências com a vida em sociedade e a prática cidadã propõe-se levar para a sala de atividades voltadas para um tema específico do currículo do Estado de São Paulo, abordando um recorte do conteúdo que pode ser contextualizado com questões sociais e cidadãs..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eloisa Cristina Gerolin - Integrante / Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador / Carina Cavalcante Pazini - Integrante / Gabriela Monteferrante - Integrante / Amanda Thurm Marques - Integrante.
2013 - 2014
Educação para a Cidadania

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilena Aparecida de Souza Rosalen em 21/01/2015.
Descrição: O projeto Educação para a Cidadania tem como objeto de pesquisa as experiências vivenciadas e os resultados obtidos através das ações do projeto Atualidades e Cidadania desenvolvido em 2013 e do projeto Ciências e Cidadania desenvolvido em 2014, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e desenvolvidos em uma escola pública estadual, no município de Diadema-SP. Ambos os projetos objetos deste trabalho abordam a contextualização de temáticas atuais e das ciências com a vida em sociedade e a prática cidadã. O objetivo é acompanhar e analisar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos vinculados pelos projetos no Ensino Fundamental II de uma escola pública estadual de Diadema-SP..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eloisa Cristina Gerolin - Integrante / Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador.
2013 - 2014
Atualidades e Cidadania

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marilena Aparecida de Souza Rosalen em 21/01/2015.
Descrição: O projeto Atualidades e Cidadania atuou nas aulas vagas de salas de aula dos oitavos e nonos anos de uma escola pública localizada no município de Diadema. Este projeto utiliza tais aulas para inserir no cotidiano escolar temáticas atuais de cunho político-social afim de oferecer uma oportunidade de aprendizado cidadão e cultural aos estudantes e com o objetivo de fomentar a criticidade e reflexão sobre a vida em sociedade e o papel dos estudantes na mesma..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Eloisa Cristina Gerolin - Integrante / Marilena Aparecida de Souza Rosalen - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Monitoria - UC: Botânica I

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ligia Ajaime Azzalis em 19/12/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Monitoria - UC: Biologia I

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ligia Ajaime Azzalis em 19/12/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Monitoria - UC: Biologia II

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ligia Ajaime Azzalis em 19/12/2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, MAÍRA BATISTONI E2018SILVA, MAÍRA BATISTONI E ; GEROLIN, ELOÍSA CRISTINA ; TRIVELATO, SÍLVIA L. FRATESCHI . A Importância da Autonomia dos Estudantes para a Ocorrência de Práticas Epistêmicas no Ensino por Investigação. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 18, p. 905-933, 2018.

2.
GEROLIN, E. C.2017 GEROLIN, E. C.; SILVA, M. B. E. . Ensino de ecologia por investigação: relações entre práticas epistêmicas e conhecimento disciplinar. Ensenanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 4027-4033, 2017.

3.
SILVA, M. B. E.2017 SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; TRIVELATO, S. L. F. . Práticas epistêmicas no ensino de biologia: constituição de uma comunidade de prática em uma atividade investigativa. Ensenanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 3933-3938, 2017.

4.
GEROLIN, E. C.2017 GEROLIN, E. C.; Xavier ; ABIB, M. L. V. S. . Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise do currículo disciplinar de cursos de licenciatura de instituições públicas do estado de São Paulo. Ensenanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 2503-2508, 2017.

5.
GEROLIN, E. C.2016GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino por investigação e modelagem como prática epistêmica: diálogos para o ensino de ciências e biologia. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 9, p. 2756-2768, 2016.

6.
GEROLIN, E. C.2014GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. . Educação para a cidadania e ensino de ciências. CADERNOS DE EDUCAÇÃO (UMESP), v. 13, p. 141-157, 2014.

7.
GEROLIN, E. C.2014GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. . Iniciação à docência e formação para a cidadania: uma vivência em Diadema-SP, Brasil. INICIAÇÃO & FORMAÇÃO DOCENTE, v. 1, p. 32, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino e aprendizagem por modelagem: uma reflexão sobre a literatura recente. In: Daniela Frigo Ferraz; Fabio Seidel dos Santos; Antonio Carlos de Francisco. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 2, p. 80-89.

2.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. . Ciências e Cidadania: um projeto de iniciação à docência. In: MEMBIELA, P.; CASADO, N.; CEBREIROS, M. I.. (Org.). Presente y futuro de la enseñanza de las ciencias. 1ed.: Educación Editora, 2015, v. , p. 71-76.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino de biologia por investigação: caracterização das práticas epistêmicas no contexto de uma atividade investigativa de ecologia. In: XI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação de Ciências, 2017, Florianópolis. Atas do XI ENPEC, 2017.

2.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino e aprendizagem por modelagem: uma reflexão sobre a literatura recente. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Atas do X ENPEC, 2015.

3.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. . Formação Cidadã e Atualidades: um projeto de iniciação à docência. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2014, Águas de Lindóia. II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores -. São Paulo: Unesp, 2014. v. 1. p. 1-2.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Modelagem no ensino de Biologia: análise de uma atividade investigativa sobre dinâmica de crescimento populacional. In: XI Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, 2016, São Paulo. Caderno de Resumos do XI EPIEC-USP, 2016.

2.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. . Iniciação à docência: Atualidades e introdução de temáticas cidadãs em aulas vagas. In: IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do Pibid - ENALIC, 2013, Uberaba. ENALIC 2013 - A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
GEROLIN, E. C.; SILVA, M. B. E. ; TRIVELATO, S. L. F. . Práticas epistêmicas no Ensino de Biologia: estabelecimento de rubricas para a análise de uma comunidade de práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
GEROLIN, E. C.; Xavier ; ABIB, M. L. V. S. . Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise do currículo disciplinar de cursos de licenciatura de instituições públicas do estado de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GEROLIN, E. C.; SILVA, M. B. E. ; TRIVELATO, S. L. F. . Práticas epistêmicas no Ensino de Biologia: estabelecimento de rubricas para a análise de uma comunidade de práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
GEROLIN, E. C.; SILVA, M. B. E. . Ensino de ecologia por investigação: relações entre práticas epistêmicas e conhecimento disciplinar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; MANZONI-DE-ALMEIDA, D. ; TRIVELATO, S. L. F. . Decision-making in inquiry-based activities: opportunity for engagement in epistemic practices. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GEROLIN, E.. A cultura científica no contexto escolar: diálogos do ponto de vista da pesquisa e do ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino de biologia por investigação: caracterização das práticas epistêmicas no contexto de uma atividade investigativa de ecologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; TRIVELATO, S. L. F. . Práticas epistêmicas no ensino de biologia: constituição de uma comunidade de práticas em uma atividade investigativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Modelagem no ensino de Biologia: análise de uma atividade investigativa sobre dinâmica de crescimento populacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino por investigação e modelagem como prática epistêmica: diálogos para o ensino de ciências e biologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino e aprendizagem por modelagem: uma reflexão sobre a literatura recente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
PAZINI, C. C. ; GEROLIN, E. C. ; MONTEFERRANTE, G. ; MARQUES, A. T. ; ROSALEN, M. A. S. . Uma experiência do PIBID: o ensino de ciências para a cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GEROLIN, E. C.; PAZINI, C. C. ; MONTEFERRANTE, G. ; MARQUES, A. T. ; ROSALEN, M. A. S. . Ensino de ciências para a cidania e iniciação a docência: uma vivência do PIBID em Diadema-SP, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. . Ciências e Cidadania: um projeto de iniciação à docência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
GEROLIN, E. C.; PAZINI, C. C. ; MARQUES, A. T. ; MONTEFERRANTE, G. ; ROSALEN, M. A. S. . O PIBID em Diadema: projeto Ciências e Cidadania. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
GEROLIN, E. C.; PAZINI, C. C. ; MARQUES, A. T. ; MONTEFERRANTE, G. . Projeto Ciências e Cidadania: uma vivência do PIBID em Diadema-SP, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
DIAS, N. ; FABIOLA, E. ; GEROLIN, E. C. ; MARQUES, P. ; CORDEIRO, C. ; ROSALEN, M. ; OLIVEIRA, E. . Os primeiros passos na docência: uma vivência do PIBID em Diadema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. ; OLIVEIRA, E. . Atualidades em aulas vagas: uma oportunidade para promover temáticas cidadãs. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. . Iniciação à docência: Atualidades e introdução de temáticas cidadãs em aulas vagas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. . Educação para a Cidadania 2014 (Relatório de Iniciação Científica).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GEROLIN, E. C.; MARANDINO, M.; BIZERRA, A. F.. Banca de Seleção do Mestrado do Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências.. 2015. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI ENEBio - Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Ensino por investigação e modelagem como prática epistêmica: diálogos para o ensino de ciências e biologia. 2016. (Encontro).

2.
XI Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP.Modelagem no ensino de Biologia: análise de uma atividade investigativa sobre dinâmica de crescimento populacional. 2016. (Encontro).

3.
X Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP (XI. 2015. (Encontro).

4.
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Ensino e aprendizagem por modelagem: uma reflexão sobre a literatura recente. 2015. (Encontro).

5.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Formação Cidadã E Atualidades: um projeto de iniciação à docência. 2014. (Congresso).

6.
II SIEC - Congresso Internacional de Ensino de Ciências. Ciências e Cidadania: um projeto de iniciação à docência. 2014. (Congresso).

7.
Semana Temática da Biologia 2014. UMA EXPERIENCIA DO PIBID: O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CIDADANIA. 2014. (Exposição).

8.
Simpósio da Graduação UNIFESP.ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A CIDANIA E INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UMA VIVÊNCIA DO PIBID EM DIADEMA-SP, BRASIL. 2014. (Simpósio).

9.
V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia - V ENEBIO/II EREBIO. 2014. (Encontro).

10.
CONAE 2014. 2013. (Congresso).

11.
ENALIC - IV Encontro Nacional das Licenciaturas e III Seminário Nacional do Pibid.Iniciação à docência: Atualidades e introdução de temáticas cidadãs em aulas vagas. 2013. (Seminário).

12.
III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Atualidades em aulas vagas: uma oportunidade para promover temáticas cidadãs. 2013. (Simpósio).

13.
III Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Os primeiros passos na docência: uma vivência do PIBID em Diadema. 2013. (Simpósio).

14.
XXI Congresso de Iniciação Científica - PIBIC. Projeto Unificado de Monitoria: Práticas Pedagógicas de Ensino de Ciências. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GEROLIN, E. C.. V Encontro Nacional de Ensino de Biologia - II Encontro Regional de Ensino de Biologia - V ENEBIO/II EREBIO. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
GEROLIN, E. C.2016GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino por investigação e modelagem como prática epistêmica: diálogos para o ensino de ciências e biologia. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 9, p. 2756-2768, 2016.

2.
GEROLIN, E. C.2017 GEROLIN, E. C.; SILVA, M. B. E. . Ensino de ecologia por investigação: relações entre práticas epistêmicas e conhecimento disciplinar. Ensenanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 4027-4033, 2017.

3.
SILVA, M. B. E.2017 SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; TRIVELATO, S. L. F. . Práticas epistêmicas no ensino de biologia: constituição de uma comunidade de prática em uma atividade investigativa. Ensenanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 3933-3938, 2017.

4.
GEROLIN, E. C.2017 GEROLIN, E. C.; Xavier ; ABIB, M. L. V. S. . Formação inicial de professores de Ciências Biológicas: análise do currículo disciplinar de cursos de licenciatura de instituições públicas do estado de São Paulo. Ensenanza de Las Ciencias, v. EXTRA, p. 2503-2508, 2017.


Livros e capítulos
1.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino e aprendizagem por modelagem: uma reflexão sobre a literatura recente. In: Daniela Frigo Ferraz; Fabio Seidel dos Santos; Antonio Carlos de Francisco. (Org.). Reflexões em ensino de ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 2, p. 80-89.


Apresentações de Trabalho
1.
GEROLIN, E. C.; ROSALEN, M. A. S. . Ciências e Cidadania: um projeto de iniciação à docência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GEROLIN, E. C.; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino por investigação e modelagem como prática epistêmica: diálogos para o ensino de ciências e biologia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. B. E. ; GEROLIN, E. C. ; TRIVELATO, S. L. F. . Ensino de biologia por investigação: caracterização das práticas epistêmicas no contexto de uma atividade investigativa de ecologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 13:13:46