Lucas Pereira Ferreira de Rezende

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1942282574524081
  • Última atualização do currículo em 27/06/2018


Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Resistência dos Materiais, Mecânica dos Sólidos,Desenvolvimento de Novos Produtos e Engenharia Biomecânica.Atualmente é aluno de mestrado, com ênfase em mecânica dos sólidos e vibrações, na Universidade Federal de Uberlândia na modalidade regular. No ano de 2015 foi estagiário na empresa Ambev exercendo atividades na área de manutenção preventiva,liderança e otimização de setups. Experiência também na área de projetos mecânicos e otimização de designs. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Pereira Ferreira de Rezende
Nome em citações bibliográficas
REZENDE, L. P. F.;L. P. F. de Rezende;P. F. DE REZENDE, L.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Inovações tecnológicas em esportes e saúde para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida,Orientador: Cleudmar Amaral de Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2016
Graduação em Engenharia Mecânica.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE CADEIRANTES.
Orientador: Professor Dr. Cleudmar Amaral de Araújo.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Teresa Valsé, IMM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Curso Básico de Simulação Estrutural utilizando o ANSYS Workbench. (Carga horária: 12h).
Engineering Simulation and Scientific Software, ESSS, Brasil.
2012 - 2012
Solidworks. (Carga horária: 20h).
META Consultoria, META, Brasil.
2012 - 2012
Excel Avançado. (Carga horária: 25h).
Pratik Cursos Profissionalizantes, PRATIK, Brasil.
2012 - 2012
Ansys. (Carga horária: 12h).
META Consultoria, META, Brasil.
2012 - 2012
Excel. (Carga horária: 20h).
Pratik Cursos Profissionalizantes, PRATIK, Brasil.


Atuação Profissional



California State University Northridge, CSUN, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Auxiliar de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 30
Outras informações
Criação de uma metodologia para gerar modelos tridimensionais dos ossos do braço humano e músculos a partir de dados digitais adquiridos a partir de imagens fotográficas de secções transversais do braço humano. A abordagem para atingir os objetivos desta pesquisa foi importar os dados para o SolidWorks em planos igualmente espaçados. As áreas transversais em diferentes planos foram conectadas em conjunto por extrusão a partir do plano do cotovelo.


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Vinculo Institucional, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de um equipamento para treinamento/reabilitação muscular de cadeirantes.O equipamento desenvolvido é utilizado no desenvolvimento muscular de membros superiores, utilizando, para tal, um dispositivo para geração de torque resistente através de um came/mola/seguidor no lugar das pilhas de peso convencionais. O dispositivo gerador de resistência é capaz de fornecer um perfil de resistência sempre próximo à máxima capacidade de produção de força dos grupos musculares envolvidos, em qualquer velocidade de execução, controlando os efeitos perturbadores das forças de inércia e permitindo acréscimos infinitesimais de carga.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como aluno de iniciação cientifica na área de modelagem matemática e simulação computacional de transporte de partículas em meio fluido.


Filial Uberlandia-Cervejarias Reunidas Skol Caracu S A, AMBEV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário de Packaging, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolvimento de projeto em manutenção preventiva, tendo como foco garantir a qualidade da execução em campo dos procedimentos de manutenção, assim como revisar esses procedimentos de manutenção quando houver necessidade de modo a garantir a confiabilidade das maquinas e aumentar o MTBF (tempo médio entre falhas). Em paralelo foi desenvolvido um trabalho de implementação do smed, ferramenta utilizada para agilizar setups e minimizar tempo de maquina parada.



Projetos de extensão


2015 - 2016
DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE CADEIRANTES
Descrição: Desenvolveu-se um dispositivo para ser utilizado no treinamento e reabilitação dos grupos musculares envolvidos no gesto motor responsável pela movimentação de membros superiores, utilizando, para tal, um dispositivo para geração de torque resistente através de um came/mola/seguidor no lugar das pilhas de peso convencionais. O dispositivo gerador de resistência é capaz de fornecer um perfil de resistência sempre próximo à máxima capacidade de produção de força dos grupos musculares envolvidos, em qualquer velocidade de execução, controlando os efeitos perturbadores das forças de inércia e permitindo acréscimos infinitesimais de carga. Além disso, a máquina proposta tem como objetivo adaptar-se às condições físicas de cada indivíduo, através de regulagens de suas dimensões..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Pereira Ferreira de Rezende - Integrante / Thiago Gomes Cardoso - Integrante / Cleudmar Amaral de Araújo - Coordenador / Márcio Peres de Souza - Integrante.
2014 - 2014
Desenvolvimento de uma metodologia para gerar modelos tridimensionais dos ossos do braço humano e músculos
Descrição: Criação de uma metodologia para gerar modelos tridimensionais dos ossos do braço humano e músculos a partir de dados digitais adquiridos a partir de imagens fotográficas de secções transversais do braço humano. A abordagem para atingir os objetivos desta pesquisa foi importar os dados para o SolidWorks em planos igualmente espaçados. As áreas transversais em diferentes planos foram conectadas em conjunto por extrusão a partir do plano do cotovelo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Pereira Ferreira de Rezende - Integrante / George Youssef - Coordenador.
2012 - 2013
Desenvolvimento de um modelo estocástico de colisão de partiíulas
Descrição: Assistente de pesquisa em modelagem matemática e simulação numérica do transporte de partículas em meio fluido em nível introdutório. Modelagem de colisões de partículas usando um modelo de colisão estocástico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Pereira Ferreira de Rezende - Integrante / Aristeu da Silveira Neto - Coordenador.
2011 - 2012
Equipe Tucano de Aerodesign UFU
Descrição: Projeto tem por objetivo projetar e construir uma aeronave radio controlada a fim de carregar a maior carga útil possível de acordo com diretrizes determinadas pela SAE Brasil.Foram desenvolvidas atividades como: análise estrutural da fuselagem, cauda vertical e trem de pouso; construção de protótipos da aeronave e utilização de novos materiais a fim de otimizar sua estrutura; projeto do modelo global do avião;realizar apresentações para divulgar os objetivos e realizações da equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Pereira Ferreira de Rezende - Integrante / Thiago Gomes Cardoso - Integrante / Rafael Ariza Gonçalves - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, T. G. ; SOUZA, M. P. ; REZENDE, L. P. F. . DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA A DETERMINAÇÃO DOS PERFIS CINEMÁTICOS DE UM MOVIMENTO DE FLEXÃO DO COTOVELO - UM ESTUDO DE CASO. In: 6º ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA BIOMECÂNICA, 2018, ÁGUAS DE LINDÓIA. ENEBI 2018 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018, 2018.

2.
REZENDE, L. P. F.; ARAUJO, C. A. ; CARDOSO, T. G. ; CORREA, D. A. ; Moura, M.B. . EQUIPAMENTO PARA MEDIÇÃO DE PEQUENAS FORÇAS E TORQUES EM TEMPO REAL PARA APLICAÇÃO NA ORTODONTIA E ORTOPEDIA. In: 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018, Águas de Lindóia. ENEBI 2018 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018, 2018.

3.
Silva, E. F. M. ; REZENDE, L. P. F. ; CARDOSO, T. G. ; Oliveira, L. ; SOUZA, M. P. . OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DA CURVA DO CAME DE UM DISPOSITIVO DE TREINAMENTO MUSCULAR. In: 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018, ÁGUAS DE LINDÓIA. ENEBI 2018 6º Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2018.

4.
G. CARDOSO, T. ; P. SOUZA, M. ; A. ARA'JO, C. ; P. F. DE REZENDE, L. . OBTEN O DOS PERFIS DE VELOCIDADE E ACELERA O ANGULAR DE UM MOVIMENTO DE TREINAMENTO DO JUD . In: Anais COBECSEB 2017, 2018, Uberl ndia. Anais do V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simp sio de Engenharia Biom dica, 2017.

5.
Moura, M.B. ; CARDOSO, T. G. ; REZENDE, L. P. F. ; Lima, L.B. ; ARAUJO, C. A. ; SIMAMOTO JUNIOR, P. C. . Avaliação mecânica da estabilidade de pilares cone-morse com diferentes características de fabricação: estudo in vitro.. In: Latin American Osseointegration Congress, 2017, São Paulo. IN 2017 - Suplemento especial da Revista ImplantNews. São Paulo: VW Cultural, 2017. v. 2.



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 REZENDE, L. P. F.; CARDOSO, T. G. ; SOUZA, M. P. ; ARAUJO, C. A. ; BONIFACIO, E. D. . EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADO À CADEIRANTES. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160047, título: "EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADO À CADEIRANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/03/2016

2.
 REZENDE, L. P. F.; CARDOSO, T. G. ; SOUZA, M. P. ; ARAUJO, C. A. . ESTAÇÃO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADA A CADEIRANTES. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020180113976, título: "ESTAÇÃO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADA A CADEIRANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 05/06/2018



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia). 2017. (Feira).

2.
I Semana de Empreendedorismo e Inovação. 2015. (Simpósio).

3.
SEMEC. 2012. (Congresso).

4.
SEMEC. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REZENDE, L. P. F.. Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica - ENEBI. 2015. (Congresso).



Inovação



Patente
1.
 REZENDE, L. P. F.; CARDOSO, T. G. ; SOUZA, M. P. ; ARAUJO, C. A. ; BONIFACIO, E. D. . EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADO À CADEIRANTES. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160047, título: "EQUIPAMENTO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADO À CADEIRANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 03/03/2016

2.
 REZENDE, L. P. F.; CARDOSO, T. G. ; SOUZA, M. P. ; ARAUJO, C. A. . ESTAÇÃO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADA A CADEIRANTES. 2018, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020180113976, título: "ESTAÇÃO PARA TREINAMENTO E REABILITAÇÃO MUSCULAR DE MEMBROS SUPERIORES DESTINADA A CADEIRANTES" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 05/06/2018



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REZENDE, L. P. F.. Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica - ENEBI. 2015. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:27:09