Maria Eduarda Carrenho Fabrin

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5873271064138463
  • Última atualização do currículo em 21/05/2018


Graduada em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora, artista e pós-graduanda em Arteterapia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Eduarda Carrenho Fabrin
Nome em citações bibliográficas
FABRIN, M. E. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Especialização em andamento em Arteterapia. (Carga Horária: 655h).
Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil.
2013 - 2016
Graduação em Artes Visuais.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: "Viva la Vida": a inserção do artístico no cotidiano.
Orientador: João Paulo Baliscei.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
O Discurso Artístico do Corpo e da Arte pelo Corpo na Pintura de Adriana Varejão
Descrição: Este projeto tem como objetivo geral analisar a discursivização artística do corpo e da arte pelo corpo da pintura de Adriana Varejão. Seguindo a linha teórica e metodológica da Análise de Discurso (AD) francesa, fundada por Michel Pêcheux, objetiva-se especificamente: estudar o corpo como discurso (artístico); compreender a participação do Barroco e do Neoconcretismo, entre outros movimentos artísticos, na construção discursiva da pintura de Adriana Varejão em que o corpo se faça presente; levantar especificidades da artista e do trabalho artístico de Adriana Varejão, de modo a saber como se dá o interesse pelo corpo em suas pinturas, e observar as formas de inscrição do corpo e seu funcionamento discursivo na construção e no discurso da pintura da artista. A abordagem discursiva se volta à construção do corpus de análise que, a princípio, parte de pinturas de uma das séries da artista, intitulada Irezumi, na qual se vê a o corpo inscrito artisticamente. Dessa forma, a pergunta que norteia a investigação é: Como o corpo (é) significa(do) (n)o discurso artístico em pinturas de Adriana Varejão? Em termos de resultados, espera-se, por meio de observações do funcionamento discursivo das pinturas analisadas, visualizar possíveis sentidos do discurso artístico do corpo e do discurso da arte pela significação do corpo, em pinturas da artista Adriana Varejão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
A Arte na Rede Digital em Explorações Discursivas sobre o Acesso do Público Leigo ao Artístico
Descrição: Este projeto de iniciação científica tem como objetivo geral compreender, pelo funcionamento discursivo da arte na rede digital, as possibilidades de acesso do público leigo ao artístico. Como objetivos específicos, propõe-se a abordar discursivamente a rede digital como espaço de circulação e propagação da arte; discutir a relação público-arte na internet; conhecer a proposta do site Google Art Project, analisando as possibilidades de acesso ao artístico que tal site oferece ao público leigo. Para cumprir tais objetivos, a investigação norteia-se pelo referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, tendo como autor-fundador o filósofo Michel Pêcheux. Com base nos princípios e procedimentos da AD, a pesquisa se orienta, além dos trabalhos específicos de Pêcheux, por estudos realizados por pesquisadores brasileiros, com destaque para as contribuições da linguista Eni Puccinelli Orlandi. Tal abordagem teórico-metodológica direciona tanto a seleção do material de análise, constituído pelo site Google Art Project, quanto a construção do corpus de análise, que será formado a partir de recortes discursivos de formulações do site, mediante a identificação de regularidades. Desta forma, a pergunta discursiva será formulada na relação com o seguinte problema de pesquisa, que conduz a investigação: Considerando a circulação e o funcionamento discursivo da arte na rede digital, que possibilidades ela oferece ao público leigo para o conhecimento do artístico? Como resultado, vislumbra-se o conhecimento das possibilidades de acesso do público leigo à arte, em ambiente digital, por uma visão discursiva..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
MÍDIA, URBANO, ARTE CULTURA EM DISCURSO
Descrição: Descrição: Este projeto se propõe a construir um arquivo discursivo diversificado a partir da reunião de materiais analíticos que possibilitem e levem a formular e investigar temáticas discursivas envolvendo mídia, urbano, arte e cultura, assim como a constituição de corpora específicos de análise, como meio de subsidiar metodologicamente pesquisas em Análise de Discurso, na vertente francesa fundada por Michel Pêcheux, abrangendo Graduação e PósGraduação, podendo dialogar com os Estudos da Cultura Britânicos e Latinoamericanos. Os materiais que comporão o arquivo discursivo serão reunidos em torno de assuntos/temas associados a eventos, acontecimentos e objetos de interesse em torno dos quatro eixos norteadores: mídia, urbano, arte e cultura. As temáticas específicas advindas com base no arquivo também serão norteadas pela teoria e o método da Análise de Discurso pecheutiana. Para o desenvolvimento deste projeto, contar-se-á com a participação de uma equipe de pesquisadores em âmbito de Graduação e Pós-Graduação. Como resultados esperados, vislumbra-se um arquivo discursivo que possa subsidiar temáticas de pesquisa não só voltadas aos pesquisadores-analistas do projeto quanto a outras pesquisas de graduandos e pós-graduandos, assim como fornecer materiais possivelmente explorados em aulas em ambos os níveis de formação. Também, a divulgação e publicação das investigações em eventos e periódicos científicos, respectivamente...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Técnicas Básicas de Pintura: Aprendendo com Pincéis, Tintas e Telas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humana.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
12 Melhores trabalhos selecionados para o I FORINT - UEM, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FABRIN, M. E. C.2017 FABRIN, M. E. C.; BALSCEI, J. P. ; MENDES, S. M. C. . Quando o corpo veste cores: cultura visual e as duas versões de viva la vida. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 6, p. 170-192, 2017.

2.
FABRIN, M. E. C.2017 FABRIN, M. E. C.; BALSCEI, J. P. ; STEIN, V. . O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo. REVISTA COMUNICAÇÕES, v. 24, p. 27-49, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . A arte digitalizada e o efeito acesso ao artístico. In: SANTOS, Mírian dos; SOUZA, Luciana C. P.. (Org.). Arte, Mídia e Discurso. 1ed.: , 2015, v. , p. 7-205.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O artístico e o corpo em discurso na pintura de Adriana Varejão. In: V ENEIMAGEM - Encontro Nacional de Estudos de Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos de Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015. v. I. p. 7-479.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FABRIN, M. E. C.; BALSCEI, J. P. . A ?morte e a vida? de Klimt: uma análise crítica a partir do Image Watching. In: I Semana de Artes Visuai, 2013, Maringá. Anais de evento da I Semana de Artes Visuais, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O corpo pictórico em discursividade nas obras de Adriana Varejão. In: II SEMANA DE ARTES VISUAIS, 2014, Maringá. Anais da II Semana de Artes Visuais, 2014.

2.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O corpo em práticas de cura na série ?extirpação do mal?. In: II SEMANA DE ARTES VISUAIS, 2014, Maringá. Anais da II Semana de Artes Visuais, 2014.

3.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O acesso do público ao artístico na internet. In: I Semana de Artes Visuais da UEM, 2013, Maringá. Anais da I Semana de Artes Visuais. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2013. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
FABRIN, M. E. C.; BALSCEI, J. P. ; STEIN, V. . O artístico no cotidiano: os significados da arte de Frida Kahlo nos calçados da Arezzo. COMUNICAÇÕES (UNIMEP), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FABRIN, M. E. C.; DOMINGUES, R. B. . Construindo a identidade docente na graduação: o estagiar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FABRIN, M. E. C.. A relação entre o artístico e as visualidade(s) cotidiana(s): estudos iniciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . Discursivizações sobre o corpo na série artística ?extirpação do mal?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O artístico e o corpo em discurso na pintura de Adriana Varejão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FABRIN, M. E. C.. Discursivizações artísticas sobre inscrições do (no) corpo pictórico na série Irezumi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . (Des)figuração de corpos pictóricos em discursividades artísticas na série irezumi. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FABRIN, M. E. C.. O corpo em práticas de cura na série ?extirpação do mal?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FABRIN, M. E. C.. Discursivizações sobre o artístico em rede. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O corpo pictórico em discursividade nas obras de Adriana Varejão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O acesso à arte pela rede digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FABRIN, M. E. C.. ?A morte e a vida? de Klimt: uma análise crítica a partir do Image Watching. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FABRIN, M. E. C.; LARA, Renata Marcelle . O acesso do público ao artístico na internet. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
FABRIN, M. E. C.; PESCH, B. A. ; BALSCEI, J. P. ; STEIN, V. . Técnicas básicas de pintura: aprendendo com pincéis, tintas e telas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FABRIN, M. E. C.; FREIRE, L. M. . As estéticas das vanguardas artísticas na produção audiovisual contemporânea. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
FABRIN, M. E. C.; DOMINGUES, R. B. ; SOUZA, S. P. D. . Visual e sonoro: experimentações em aquarela a partir de Kandinsky e da musicalidade de suas obras. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
FABRIN, M. E. C.. DEVORAR-TE. 2014. Pintura.

2.
FABRIN, M. E. C.. MÃOS QUE FALAM. 2013. Desenho.

3.
FABRIN, M. E. C.. RECEPTÁCULOS. 2013. Pintura.

4.
FABRIN, M. E. C.. PROJETO CORINGA. 2013. Desenho.

5.
FABRIN, M. E. C.. RELICÁRIO DE IMAGENS. 2013. Pintura.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
"Le Cinéma de Fiction Comme Philosophie Pratique 5 Exemples (Fraçais) Des Annés 1960 Aux Annés 2000". 2015. (Oficina).

2.
24º ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.DISCURSIVIZAÇÕES ARTÍSTICAS SOBRE INSCRIÇÕES DO (NO) CORPO PICTÓRICO NA SÉRIE IREZUMI. 2015. (Encontro).

3.
3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º Encontro Internacional de Imagem em Discurso. DISCURSIVIZAÇÕES SOBRE O CORPO NA SÉRIE ARTÍSTICA ?EXTIRPAÇÃO DO MAL?. 2015. (Congresso).

4.
3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º Encontro Internacional de Imagem em Discurso. 2015. (Congresso).

5.
V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem.O ARTÍSTICO E O CORPO EM DISCURSO NA PINTURA DE ADRIANA VAREJÃO. 2015. (Encontro).

6.
V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. 2015. (Encontro).

7.
23º ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.O ACESSO À ARTE PELA REDE DIGITAL. 2014. (Encontro).

8.
CIELLI. 2014. (Congresso).

9.
III Seminário de Projetos em Artes Visuais.DISCURSIVIZAÇÕES SOBRE O ARTÍSTICO EM REDE. 2014. (Seminário).

10.
II Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte e III Seminário de Projetos em Artes Visuais. 2014. (Simpósio).

11.
II Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte e III Seminário de Projetos em Artes Visuais.O CORPO EM PRÁTICAS DE CURA NA SÉRIE ?EXTIRPAÇÃO DO MAL?. 2014. (Outra).

12.
IV Semana de Recepção aos Calouros. 2014. (Encontro).

13.
Mostra de Profissões 2014.PROJETO CORINGA. 2014. (Encontro).

14.
O Corpo-imagem: Materialidade Discursiva e Práticas de Subjetivação. 2014. (Outra).

15.
III Semana de Recepção aos calouros de Artes Visuais. 2013. (Outra).

16.
I Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte e II Seminário de Projetos em Artes Visuais.O ACESSO DO PÚBLICO AO ARTÍSTICO NA INTERNET. 2013. (Outra).

17.
I Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte e II Seminário de Projetos em Artes Visuais.A MORTE E A VIDA DE KLIMT: UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DO IMAGE WATCHING. 2013. (Outra).

18.
I Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte e II Seminário de Projetos em Artes Visuais. 2013. (Outra).

19.
MÃOS QUE FALAM. O poder e a Cor. 2013. (Exposição).

20.
Mostra de Profissões 2013. 2013. (Feira).

21.
XII Jornada de Estudos Antigos e Medievais e IV Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FABRIN, M. E. C.. 3ª JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID - Encontro Internacional da Imagem em Discurso. 2015. (Congresso).

2.
FABRIN, M. E. C.. Mostra de Profissões - UEM. 2013. .

3.
FABRIN, M. E. C.. I Semana de Artes Visuais: Poética e Ensino de Arte e II Seminário de Projetos em Artes Visuais. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/11/2018 às 6:43:40