Edoardo Sbaffi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3967135637576424
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Doutor em Música e Musicologia pela Universidade de Évora (2013). Graduação em Música variante Violoncelo pela Escola Superior de Música de Lisboa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atualmente é professor do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas, onde integra o Laboratório de Musicologia e História Cultural. Toca na Orquestra Barroca do Amazonas e na Amazonas Filarmônica. Suas principais linhas de pesquisa são a Organologia e a Música Portuguesa no século XVIII, bem como a prática musical historicamente informada. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edoardo Sbaffi
Nome em citações bibliográficas
SBAFFI, E.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Amazonas, Laboratório de Musicologia e História Cultural da UEA.
Avenida Leonardo Malcher - de 1/2 ao fim
Praça 14 de Janeiro
69020070 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 62727
URL da Homepage: http://www.uea.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2013
Doutorado em Musicologia.
Universidade de Évora, UE, Portugal.
Título: Uso e repertorio del violoncello piccolo a cinque corde nel XVII e XVIII secolo, Ano de obtenção: 2013.
Orientador: Dr. Benoît Gibson.
Coorientador: Dr. Marc Vanscheeuwijck.
Palavras-chave: violoncelo piccolo; Violoncelo a 5 cordas; Violoncelo da Spalla.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2001 - 2002
Graduação em Licenciatura em Música variante Instrumento ramo V.
Escola Superior de Música de Lisboa, ESML, Portugal.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor de Violoncelo e Prática de Conjunto


Instituto Gregoriano de Lisboa, IGL, Portugal.
Vínculo institucional

2002 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de violoncelo, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Tratados históricos e manuscritos inéditos
Descrição: Tradução, reedição e transcrição musicológica de tratados históricos e manuscritos inéditos dos séculos XVII e XVIII..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Edoardo Sbaffi - Coordenador / Alberto Pacheco - Integrante / Tiago Soares - Integrante / Gláucia Esteves - Integrante / Raul Gustavo Falcón - Integrante / Silvanei de Lima Correia - Integrante / Huan Rosa de Miranda - Integrante.
2013 - 2016
Ópera no Brasil Colonial
Descrição: Restauração, interpretação e circulação de repertório lírico relativo ao Brasil Colonial. Árias a solo, duas vozes, coros, concertos e sinfonias, de diversos autores do século XVIII do panorama luso-brasileiro. 35 concertos em circulação por 30 cidades brasileiras de norte a sul do país..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Edoardo Sbaffi - Integrante / Mário Trilha - Integrante / Márcio Pascoa - Coordenador / Miriam Abad - Integrante / Gabriel de Sousa Lima - Integrante / Gustavo Medina - Integrante / Vanessa Monteiro - Integrante.Financiador(es): Petrobrás Distribuidora - Matriz - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Pastores do Amazonas (1793) de Bento Aranha (1769-1811): proposta de reconstrução musicológica para a performance musical
Descrição: Reconstrução musicológica sobre o libreto de Pastores do Amazonas, de Bento Aranha, usando o método do pastiche e da contrafacta, comuns ao período de estreia da obra. Com sua música de estreia perdida, esta possibilidade de reconstrução visa proporcionar um novo contexto para o texto do autor amazonense, ainda pouco conhecido, bem como proporcionar a inserção do ambiente cultural amazónico no panorama mais alargado do restante luso-brasileiro. O trabalho estará concluído com a reabilitação de sua performance..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (6) .
Integrantes: Edoardo Sbaffi - Integrante / Márcio Pascoa - Coordenador / Gabriel de Sousa Lima - Integrante / Gustavo Medina - Integrante / Vanessa Monteiro - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1992
2º prémio no "5º concorso Nazionale di Musica", Associazione Musica Levante (Bari-Italia).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALBRECT, M.2018ALBRECT, M. ; SBAFFI, E. . Musicum versus Cantor: uma perspectiva histórica acerca da dicotomia entre o Músico Teórico e o Músico Prático. PER MUSI (ONLINE), v. 2018, p. 1, 2018.

2.
SBAFFI, E.2017SBAFFI, E.. Concerto per Violoncello Obligato con Violini e Basso Dell Sigre: Antonio Pollicarppi: autoria, análise e interpretação a partir do manuscrito DKmu 7501.2432. PER MUSI (ONLINE), v. 3, p. 1, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FELLER, M. ; SBAFFI, E. ; REIS, C. . A ludicidade no ensino de piano para crianças: a proposta de uma prática docente e de escolha de repertório. In: Congresso da ABEM, 2018, Manaus. Anais do Congresso da ABEM, 2017. v. 2.

2.
CORREIA, S. L. ; SBAFFI, E. . AFINAÇÃO VIENENSE DO CONTRABAIXO E A SUA DIFUSÃO ENTRE O SÉC. XVIII E XIX: UM OLHAR ATRAVÉS DA REPERCUSSÃO EDITORIAL DO TRATADO GRÜNDLICHE ANWEISUNG ZUR COMPOSITION. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiania. VII Simpósio Internacional de Musicologia ANAIS, 2017. p. 151-161.

3.
SBAFFI, E.. O violoncelo da spalla e da collo: uma análise iconográfica e textual. In: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia, 2016, Belo Horizonte (MG). Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte: Escola de Música UFMG, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ESTEVES, G. ; SBAFFI, E. . Técnica de leitura da partitura musical com notação relativa: da Solmização de Guido di Arezzo até o Dó móvel de Zoltán Kodály. In: IX ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM, 2016, Boa Vista (RR). Caderno de Resumos IX Encontro Regional Norte da Abem. Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. . O repertório luso-brasileiro do século XVIII ao início do século XIX: abordagem teórica e prática.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. . Conferência de Música Antiga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SBAFFI, E.. O Violoncelo a 5 cordas e os modelos de baixo de viola nos séculos XVII e XVIII. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SBAFFI, E.. Concerto para violoncelo de A.Policarpo: questões analíticas e de performance. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SBAFFI, E.. Música na estrada 7ª edição. 2017. .

2.
SBAFFI, E.. 3ª Nas Nuvens Congresso de Música. 2017. (Parecerista em Congresso).


Produção artística/cultural
Música
1.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. . Concerto de abertura do V Simiba. 2018. Interpretação.

2.
SBAFFI, E.; MEDINA, G. ; TRILHA, M. . Solistas da Orquestra Barroca do Amazonas. 2018. Interpretação.

3.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; SOUTO, L. . Sinfonias. 2018. Interpretação.

4.
SBAFFI, E.; LIMA, G. S. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; SOUTO, L. ; CARPENA, L. ; SCARINCI, S. . Concerto Telemann com Lúcia Carpena. 2018. Interpretação.

5.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; SOUTO, L. ; LIMA, G. S. . Concerto de Abertura do 28º Congresso da ANPPOM. 2018. Interpretação.

6.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. . A luz da Epifania. 2017. Interpretação.

7.
SBAFFI, E.; LIMA, G. S. . Encontro na Selva. 2017. Interpretação.

8.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. . Recital Camerístico da OBA. 2017. Interpretação.

9.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; LIMA, G. S. ; ABAD, M. . Cantata: poesia e música no grande século. 2017. Interpretação.

10.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. . Antologia da Música Brasileira. 2017. Interpretação.

11.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. . Telemann 250 anos. 2017. Interpretação.

12.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. . José Maurício unes Garcia 250 anos. 2017. Interpretação.

13.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. . Les Plaisirs de Versailles. 2017. Interpretação.

14.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; ABAD, M. ; COSTA, M. . Ópera no espaço Luso-Brasileiro do Século XVIII. 2016. Interpretação.

15.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; ABAD, M. ; COSTA, M. . Orquestra Barroca do Amazonas. 2016. Interpretação.

16.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; ABAD, M. ; COSTA, M. . O Ciel Pietoso. 2016. Interpretação.

17.
SBAFFI, E.; MEDINA, G. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; COSTA, M. . Concerto Bradesco III. 2016. Interpretação.

18.
SBAFFI, E.; MEDINA, G. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ROCHA, E. ; COSTA, M. . Concerto de Encerramento da Jornada Científica do PPGLA. 2016. Interpretação.

19.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. . Sarau na Academia: no círculo da família Avondano. 2016. Interpretação.

20.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. . Sarau na Academia: Antonio Vivaldi. 2016. Interpretação.

21.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. . Sarau na Academia: Sinfonias. 2016. Interpretação.

22.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. . Projeto Vivamúsica. 2016. Interpretação.

23.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. . Concerto de Encerramento. 2016. Interpretação.

24.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

25.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

26.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. ; ABAD, M. ; SILVA, R. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

27.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

28.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; SILVA, R. ; ABAD, M. ; MONTEIRO, V. ; RONAI, L. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

29.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

30.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; MONTEIRO, V. ; SILVA, R. ; RONAI, L. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

31.
CARRILHO, A. ; PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. . Concerto de encerramento do II Workshop de Interpretação Musical. 2015. Interpretação.

32.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

33.
SBAFFI, E.; MEDINA, G. ; PASCOA, M ; ABAD, M. ; PRESTES, B. ; LIMA, G. S. . Dramma. 2015. Interpretação.

34.
SBAFFI, E.; LIMA, G. S. . Políptico XIX-XXI. 2015. Interpretação.

35.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. ; MONTEIRO, V. . Entre Danças e Contradanças. 2015. Interpretação.

36.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

37.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

38.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. ; MONTEIRO, V. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

39.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. ; MEDINA, G. ; ABAD, M. ; PASCOA, M . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

40.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. ; MEDINA, G. ; ABAD, M. ; PASCOA, M . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

41.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. ; PASCOA, M ; MEDINA, G. ; SILVA, R. ; ABAD, M. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

42.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. ; MEDINA, G. ; PASCOA, M ; ABAD, M. ; SILVA, R. . Ópera no Brasil Colonial: o caminho do ouro e das epeciarias do Rio ao planalto. 2015. Interpretação.

43.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; MONTEIRO, V. ; SOARES, T. . DRAMMA. 2015. Registro Fonográfico.

44.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. ; OLIVEIRA, M. ; SOARES, T. ; FALCON, R. G. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. . Concerto de Abertura do Festival Internacional de Juiz de Fora. 2015. Interpretação.

45.
SBAFFI, E.; LIMA, G. S. ; PASCOA, M ; COSTA, M. ; TRILHA, M. ; MEDINA, G. . Solistas da Orquestra Barroca do Amazonas. 2015. Interpretação.

46.
PACHECO, A. ; SBAFFI, E. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. . Concerto de Música francesa do séc. XVIII. 2015. Interpretação.

47.
SBAFFI, E.; PASCOA, M ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; TRILHA, M. ; OLIVEIRA, F. ; OLIVEIRA, M. ; FREITAS, T. ; SILVA, R. ; COSTA, M. ; PRESTES, B. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

48.
SBAFFI, E.; FREITAS, T. ; SILVA, R. ; OLIVEIRA, M. ; TRILHA, M. ; PASCOA, M ; COSTA, M. ; MEDINA, G. ; LIMA, G. S. ; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

49.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; OLIVEIRA, M. ; SILVA, R. ; FREITAS, T. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

50.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; OLIVEIRA, M. ; SILVA, R. ; FREITAS, T. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

51.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; OLIVEIRA, M. ; SILVA, R. ; FREITAS, T. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

52.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; OLIVEIRA, M. ; SILVA, R. ; FREITAS, T. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

53.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; OLIVEIRA, M. ; SILVA, R. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

54.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; ABAD, M. ; SILVA, R. . Ópera no Brasil colonial. 2014. Interpretação.

55.
PRESTES, B. ; SBAFFI, E. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; ABAD, M. ; SILVA, R. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

56.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; OLIVEIRA, M. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

57.
SBAFFI, E.. Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

58.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; ABAD, M. ; PASCOA, M ; SILVA, R. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

59.
SBAFFI, E.. Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

60.
SBAFFI, E.. Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

61.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. ; Possante, A. ; PRESTES, B. ; FOX, D. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; TRILHA, M. ; ABAD, M. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

62.
SBAFFI, E.. Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

63.
SBAFFI, E.; MEDINA, G. ; PASCOA, M ; TRILHA, M. ; OLIVEIRA, M. . Creatur Alme Siderum. 2014. Interpretação.

64.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. ; OLIVEIRA, M. ; PASCOA, M ; MEDINA, G. . Os Pastores do Amazonas. 2014. Interpretação.

65.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; MEDINA, G. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; ABAD, M. ; MONTEIRO, V. . Concerto de Natal. 2014. Interpretação.

66.
SBAFFI, E.; PRESTES, B. ; OLIVEIRA, F. ; LIMA, G. S. ; COSTA, M. ; PASCOA, M ; OLIVEIRA, M. ; MONTEIRO, V. ; MEDINA, G. . Os Pastores do Amazonas. 2014. Interpretação.

67.
CARRILHO, A. ; SBAFFI, E. ; Possante, A. ; JANEIRO, j.p. . Ensemble do Cabo Espichel. 2013. Interpretação.

68.
SBAFFI, E.; TRILHA, M. . Recital de Violoncello Piccolo a 5 corde. 2013. Interpretação.

69.
SBAFFI, E.; SILVA, S. . 'Quartas à noite' Recital de professores. 2013. Interpretação.

70.
PACHECO, A. ; ALEIXO, R. ; SBAFFI, E. ; TRILHA, M. . Leçons de Ténèbres pour le Mercredi Saint. 2013. Interpretação.

71.
SBAFFI, E.; TRILHA, M. ; PASCOA, M ; ABAD, M. . Recital de Canto, Flauta, Violoncelo e Cravo. 2013. Interpretação.

72.
SBAFFI, E.; TRILHA, M. . Concerto. 2013. Interpretação.

73.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. ; FOX, D. ; BIZINECHE, L. ; SOUSA, M. J. ; TRILHA, M. . Recital de Doutoramento. 2012. Interpretação.

74.
SBAFFI, E.; BIZINECHE, L. ; SOUSA, M. J. ; GILIBERTI, P. . Incanto del Barocco. 2010. Interpretação.

75.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. ; TAVARES, L. ; SILVESTRE, J. . Bach & Amigos. 2008. Interpretação.

76.
SBAFFI, E.; DEVITO, P. ; CECIARELLI, A. ; GIANANGELI, M. ; MIGNONE, G. . Un brindisi a teatro. 2008. Interpretação.

77.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. ; PACHECO, P. . Triangulação. 2006. Interpretação.

78.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. ; PACHECO, P. . Entre Buenos Aires e Lisboa. 2005. Interpretação.

79.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A. ; PACHECO, P. . Ensemble Piazzolla-Lisboa. 2005. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SBAFFI, E.; CAREGNATO, C.; REIS, C.; BARROS, R.. Participação em banca de Mônia Kurrle Feller. A ludicidade no ensino do piano para crianças de 5 e 6 anos: caminhos para a prática docente e de escolha de repertório. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
SBAFFI, E.; PASCOA, M; TRILHA, M.; ROCHA, E.. Participação em banca de Manoella Coutinho Costa. OS TRIOS DE AVONDANO EM DRESDEN: UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA. 2017. Dissertação (Mestrado em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
SBAFFI, E.; TRILHA, M.; PASCOA, M; NETO, D.. Participação em banca de Benjamin Santa Cruz Prestes. Reconstituição de Belizário a partir do Manuscrito P.v.v-g 117.20. 2015 - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
SBAFFI, E.; NETO, D.; PASCOA, M; TRILHA, M.. Participação em banca de Silvia Raquel de Souza Lima. Proposta de Edição Crítica de Gli Eroi Spartani de Antonio Leal Moreira (1758-1819). 2015 - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
SBAFFI, E.; CARRILHO, A.; RAIMUNDO, D. J. F. M.; PINHO, J. F. D.. Participação em banca de Mariana Nina. A presença da Flauta de Bisel na obra de Johann Sebastian Bach. 2013 - Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Qualificações de Mestrado
1.
CAREGNATO, C.; REIS, C.; SBAFFI, E.. Participação em banca de MÔNIA KURRLE FELLER ALBRECHT. A LUDICIDADE NO ENSINO DE PIANO PARA CRIANÇAS DE 5 E 6 ANOS: CAMINHOS PARA A PRÁTICA DOCENTE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
PASCOA, M; TRILHA, M.; SBAFFI, E.. Participação em banca de Manoella Coutinho Costa. OS TRIOS DE AVONDANO EM DRESDEN: UMA ABORDAGEM INTERPRETATIVA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
SBAFFI, E.; TRILHA, M.; PASCOA, M. Participação em banca de Benjamin Santa Cruz Prestes. Reconstituição de Belizário a partir do Manuscrito G Prática 117.20. 2014 - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
SBAFFI, E.; TRILHA, M.; PASCOA, M. Participação em banca de Silvia Raquel de Souza Lima. Subsídios para edição comentada de gli EroiSpartani, de Antonio Leal Moreira. 2014 - Universidade do Estado do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAREGNATO, C.; SBAFFI, E.; VENTURA, F.. Participação em banca de Caique André Carriel da Silva.Memorização do repertório musical: Estratégias de memorização segundo Roger Chaffin. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
SBAFFI, E.; MEDINA, G.; LIMA, G. S.. Participação em banca de Calebe Alves Teixeira.ANÁLISE TEMPORAL ORGANOLÓGICA DO VIOLONCELO E SUAS IMPLICAÇÕES INTERPRETATIVAS NO CONCERTO PARA VIOLONCELO EM DÓ MAIOR HOB. VIIB:1 DE F. J. HAYDN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
SBAFFI, E.; MEDINA, G.; LIMA, G. S.. Participação em banca de Ranny Amaral Mello Laranja.Violino e Viola: Caraterísticas, semelhanças e disparidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
SBAFFI, E.; CAREGNATO, C.; VENTURA, F.. Participação em banca de Geraldo Pessoa Brasil Junior.É possivel um adulto aprender um instrumento?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
Páscoa, L.V.B.; SBAFFI, E.. Participação em banca de Tharine Cunha de Oliveira.Representações de Mulheres na Música no século XIX. Um estudo iconográfico de obras de arte inventariadas em bases de dados virtuais.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Simpósio de Música Ibero-Americana.Uma análise interpretativa da sonata para contrabaixo e viola D-SWI Mus. 5185 de Johannes Matthias Sperger e a afinação vienense. 2018. (Simpósio).

2.
23º Congresso Nacional ABEM. A ludicidade no ensino do piano para crianças:a proposta de uma prática docente e de escolha de repertório. 2017. (Congresso).

3.
VII Simpósio Internacional de Musicologia de Goiânia.Afinação vienense do contrabaixo e a sua difusão entre o Séc. XVIII e XIX: um olhar através da repercussão editorial do tratado GRÜNDLICHE ANWEISUNG ZUR COMPOSITION. 2017. (Simpósio).

4.
AMBUS: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. O violoncelo da spalla e da collo: uma análise iconográfica e textual. 2016. (Congresso).

5.
IX ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABEM. Técnica de leitura da partitura musical com notação relativa: da Solmização de Guido di Arezzo até o Dó móvel de Zoltan Kòdaly. 2016. (Congresso).

6.
26º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.O violoncelo, da sua origem ao fim do séc. XVIII: introdução à prática historicamente informada. 2015. (Oficina).

7.
III Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana.Concerto para Violoncelo de A.Policarpo: questões analíticas e de performance. 2014. (Simpósio).

8.
sima 2014.Interpretação de obras inéditas. 2014. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SBAFFI, E.; OLIVEIRA, F. . 23º Congresso Nacional ABEM. 2017. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Huan Rosa de Miranda. RECONSTRUÇÃO MUSICOLÓGICA DO CONCERTO DI VIOLONCELLO OBLIGATTO CON VIOLINI E BASSO, DE PIETRO ANTONIO AVONDANO (1714-1782). Início: 2018. Dissertação (Mestrado em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

2.
Silvanei de Lima Correia. Uma análise interpretativa do concerto n°2 para contrabaixo e orquestra de karl ditters von dittersdorf e da sonata para contrabaixo e viola de johannes matthias sperger com a recuperação da afinação vienense. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mônia Kurrle Feller. A ludicidade no ensino do piano para crianças de 5 e 6 anos: caminhos para a prática docente e de escolha de repertório. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGLA) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Edoardo Sbaffi.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Calebe Alves Teixeira. ANÁLISE TEMPORAL ORGANOLÓGICA DO VIOLONCELO E SUAS IMPLICAÇÕES INTERPRETATIVAS NO CONCERTO PARA VIOLONCELO EM DÓ MAIOR HOB. VIIB:1 DE F. J. HAYDN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Edoardo Sbaffi.



Outras informações relevantes


Frequentou vários cursos de Música Historicamente informada e especializou-se no repertório para violoncelo dos séculos XVII e XVIII



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:04:19