Ivan Vale de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0041066401336527
  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Mestre em Letras pelo Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Especialista em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino, pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Docência da Língua Inglesa pela AVM Faculdade Integrada. Licenciado em Letras: Português/ Espanhol e Respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Licenciado em Teatro pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor efetivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte em Parauapebas, sudeste do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Vale de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, I. V.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Mestrado Profissionalizante em Letras.
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Título: A escrita/produção do artigo de opinião na Educação de Jovens e Adultos, Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Paulo da Silva Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2014 - 2017
Especialização em Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Os pronomes do Português Brasileiro: como ensiná-los?.
Orientador: Márcia Cristina de Brito Rumeu.
2013 - 2015
Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Repensando o lugar do material didático impresso no processo de produção de saberes e desenvolvimento de competências na EAD..
Orientador: Joana D'Arc Souza Feitoza Varejão.
2013 - 2014
Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. (Carga Horária: 660h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Riscos e Rabiscos: o desenho para o aluno com baixa visão.
Orientador: Carolina Rabello Pedalino Costa.
2012 - 2013
Especialização em Docência da Língua Inglesa. (Carga Horária: 420h).
AVM Faculdade Integrada, AVM, Brasil.
Título: O Ensino e a Importância da Língua Inglesa para a Pessoa com Deficiência Visual: cegueira congênita e cegueira adquirida..
Orientador: Fernanda Marsaro dos Santos.
2009 - 2012
Graduação em Teatro.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: A Linguagem Teatral na Educação como Processo Inclusivo de Alunos Deficientes Visuais Cegos.
Orientador: Cleudiane de Jesus Costa Leite.
2007 - 2010
Graduação em Letras: Português/ Espanhol e Resp. Literaturas.
Fundação Universidade do Tocantins, UNITINS, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Tecnologia Assistiva - Projetos e Acessibilidade. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Atendimento Educacional Especializado - AEE. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Metodologia da Pesquisa em Teatro. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
2012 - 2012
Produção Textual. (Carga horária: 200h).
Faculdade de Palmintos, FAP, Brasil.
2011 - 2012
Curso de Capacitação para Professores de Espanhol. (Carga horária: 300h).
Ensino Nacional Cursos, EN, Brasil.
2003 - 2003
Curso Básico de Redação. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Gestão Administrativa - Participativa. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 20


Universidade Federal do Pará/ Universidade Aberta do Brasil, UFPA/ UAB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor Presencial do curso de Letras/ EAD, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, EMEFNH, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 120



Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino e produção de gêneros textuais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Participação no Prêmio Educador Nota 10, Abril, Globo, Fundação Victor Civita e Fundação Roberto Marinho.
2015
Prêmio PROPIT de Pós-Graduação 2015, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, I. V.2018SOUSA, I. V.. Ensino de Língua Materna e Avaliação Formativa. Hon no Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses, v. 3, p. 01-12, 2018.

2.
SOUSA, I. V.2018SOUSA, I. V.. Um estudo exploratório da audiodescrição no Exame Nacional do Ensino Médio. Revista Forproll, v. 2, p. 137-165, 2018.

3.
SOUSA, I. V.2018SOUSA, I. V.. Epistemologia entre Estética da Recepção e Letramento Literário. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 3, p. 152-169, 2018.

4.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Letramento literário e tecnologia na escola inclusiva. RIBANCEIRA, v. 10, p. 126-143, 2017.

5.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Uma abordagem textual-discursiva do gênero resenha. Aluente: Revista de Letras e Linguística, v. 2, p. 10-26, 2017.

6.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Audiodescrição: o que é? Como se faz?. REVISTA EDAPECI: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E PRÁTICAS EDUCATIVAS COMUNICACIONAIS E INTERCULTURAIS, v. 17, p. 34-45, 2017.

7.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Educação Linguística na Educação Inclusiva. LINGUAGENS & CIDADANIA, v. 19, p. 01-19, 2017.

8.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Sequências Didáticas no ensino de Língua Portuguesa: relação entre gramática e gêneros textuais. CADERNOS DO IL, PORTO ALEGRE, v. 02, p. 130-147, 2017.

9.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Metodologia e ensino do gênero Conto Popular na escola. LINGU@ NOSTR@ - REVISTA VIRTUAL DE ESTUDOS DE GRAMÁTICA E DE LINGUÍSTICA, v. 5, p. 111-131, 2017.

10.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Definição e funcionalidade do blog na mediação pedagógica. Linguagem: Estudos e Pesquisas, v. 21, p. 167-182, 2017.

11.
SOUSA, I. V.2017SOUSA, I. V.. Um estudo enunciativo de Rachel de Queiroz à luz do hipergênero histórias em quadrinhos. UNILETRAS, v. 39, p. 277-291, 2017.

12.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.. Possibilidades e intervenções no brincar da criança com deficiência visual. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 12, p. 100-119, 2016.

13.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.. Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos. RIBANCEIRA, v. VI, p. 04-20, 2016.

14.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.. Chapeuzinho Vermelho no divã. LETRAS ESCREVE, v. 6, p. 418-435, 2016.

15.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.. Mediação pedagógica e concepções de leitura. Ribanceira, v. VII, p. 23-39, 2016.

16.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.; LIMA, P.S . Os gêneros textuais orais e escritos na Educação de Jovens e Adultos. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, p. 28-46, 2016.

17.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.. A cena teatral de Parauapebas na resistência do ator. Revista Funec Científica - Multidisciplinar, v. 5, p. 88-105, 2016.

18.
SOUSA, I. V.2016SOUSA, I. V.. Letramento, linguagem e inclusão: um estudo dislálico em Maurício de Sousa. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 02, p. 1-11, 2016.

19.
SOUSA, I. V.2015SOUSA, I. V.. Tecnologia acessível: reflexões sobre a utilização de recursos tecnológicos sonoros como acessibilidade aos textos literários para o aprendiz com deficiência visual. DESAFIOS: REVISTA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, v. 01, p. 84-104, 2015.

20.
SOUSA, I. V.2015SOUSA, I. V.. Contemporaneidade e serviço social: a formação profissional do Assistente Social na educação a distância em tempos de inclusão. EAD em Foco, v. 5, p. 175-195, 2015.

21.
SOUSA, I. V.2015SOUSA, I. V.. Multiletramentos e práticas pedagógicas. Artefactum (Rio de Janeiro), v. 07, p. 01-09, 2015.

22.
SOUSA, I. V.2015SOUSA, I. V.. Metodologia de formação teatral na Cia. Gente de Teatro/ PA. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 2, p. 59-68, 2015.

23.
SOUSA, I. V.2015SOUSA, I. V.; SILVA, M. . Saberes pertinentes para uma prática inclusiva: a Língua Brasileira de Sinais e o professor em formação. Educere et Educare (versão eletrônica), v. 10, p. 821-835, 2015.

24.
SOUSA, I. V.2014SOUSA, I. V.. A Inclusão na contemporaneidade e as discussões sobre as tecnologias assistivas em um curso a distância. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 14, p. 170-186, 2014.

25.
SOUSA, I. V.2013SOUSA, I. V.. Os autos de Parauapebas na perspectivas dos autos medievais. Revista Funec Científica - Multidisciplinar, v. 2, p. 01-16, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA, I. V.. O texto Argumentativo na Escola: abordagem, reflexão e metodologia. 01. ed. Latvia: Novas Edições Acadêmicas, 2018. v. 01. 93p .

2.
SOUSA, I. V.. Lingua Portuguesa, Linguagem e Linguística 2. 1. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. v. 2. 240p .

3.
SOUSA, I. V.. Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística 3. 01. ed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2018. v. 03. 240p .

4.
SOUSA, I. V.. Sequências didáticas no ensino de línguas: experiências, reflexões e propostas. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. v. 01. 332p .

5.
SOUSA, I. V.. Língua Portuguesa em cena: ensino, sujeito e contexto. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. v. 01. 180p .

6.
SOUSA, I. V.. Interfaces entre literatura, língua e sequência didática. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. v. 01. 320p .

7.
SILVA, S. A. (Org.) ; SILVA, S. C. (Org.) ; SOUSA, I. V. (Org.) ; SOUSA, L. A. (Org.) . Educação e Ensino. 1ª. ed. Rio de Janeiro: PoD Editora, 2017. v. 01. 184p .

8.
SOUSA, I. V.. Leitura e mediação pedagógica em perspectivas: olhares múltiplos na formação leitora. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. v. 37. 192p .

9.
SOUSA, I. V.. Leitura na Educação Básica: perspectivas e desafios. 01. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2017. v. 36. 208p .

10.
SOUSA, I. V.. Compilação Linguística. 01. ed. Curitiba: Atena, 2016. v. 01. 217p .

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, I. V.. Metodologias interacionistas em questão: pesquisa-ação e sequência didática no ensino da linguagem. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 01-12.

2.
SOUSA, I. V.. Teorização das sequências didáticas no ensino da linguagem. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Sequências didáticas no ensino de línguas: experiências, reflexões e propostas. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 01, p. 13-28.

3.
SOUSA, I. V.. Gênero textual artigo de opinião e sequência didática. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Sequências didáticas no ensino de línguas: experiências, reflexões e propostas. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 01, p. 193-213.

4.
SOUSA, I. V.. Literatura Brasileira e sequência didática: repensando as questões metodológicas. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Interfaces entre literatura, língua e sequência didática. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2018, v. 01, p. 11-26.

5.
SOUSA, I. V.. Textualidades e gêneros textuais na sala de aula. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Língua Portuguesa, Linguagem e Linguística 3. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 3, p. 01-16.

6.
SOUSA, I. V.. Gêneros textuais no livro da Educação de Jovens e Adultos. In: Milena Moretto. (Org.). O livro didático na Educação Básica: múltiplos olhares. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 01, p. 103-121.

7.
SOUSA, I. V.. Linguística de Sinais e Educação. In: Solonildo Almeida da Silva; Simone Cesar da Silva; Ivan Vale de Sousa; Leandro Araujo de Sousa. (Org.). Educação e Ensino. 01ed.Rio de Janeiro: PoD Editora, 2017, v. 1, p. 107-123.

8.
SOUSA, I. V.. Formação pedagógica e artística: perspectivas e implicações do curso Licenciatura em Teatro. Educação e Ensino. 01ed.Rio de Janeiro: PoD Editora, 2017, v. 01, p. 145-179.

9.
SOUSA, I. V.. Ensinagem de leitura na escola: sujeitos e contextos. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Leitura e mediação pedagógica em perspectivas: olhares múltiplos na formação leitora. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 37, p. 11-26.

10.
SOUSA, I. V.. Leitura interdisciplinar de imagens estáticas na escola. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Leitura na Educação Básica: perspectivas e desafios. 01ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2017, v. 36, p. 9-27.

11.
LIMA, P.S ; SOUSA, I. V. . Produção de artigo de opinião em Sequência Didática. In: Wagner Rodrigues Silva; Paulo da Silva Lima; Tânia Maria Moreira. (Org.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escolas e universidades. 01ed.Campinas - SP: Pontes Editores, 2016, v. 01, p. 167-197.

12.
SOUSA, I. V.. Histórias em Quadrinhos e mediação pedagógica no resgate de valores éticos no Ensino Básico. In: Ivan Vale de Sousa. (Org.). Compilação Linguística. 737ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 01, p. 146-163.

13.
SOUSA, I. V.. A dança-educação na concepção de estudantes deficientes visuais: uma abordagem reflexivo-prática dos movimentos corporais. In: Linoberg Almeida, Marcos Antonio Pellegrini, Fabio Almeida Carvalho. (Org.). Multiculturalismo, identidades e transdisciplinaridade. 1ed.Boa Vista: Editora da Universidade Federal de Roraima, 2015, v. 01, p. 89-113.

14.
SOUSA, I. V.. Arte, educação e cidadania no Programa Mais Educação frente aos desafios no contexto escolar.. In: Lucia Cristina dos Santos Rosa, et al.. (Org.). CRR Articulando a RAPS: a construção de novas práticas e saberes no Piauí. 01ed.Brasília: Verbis Editora, 2015, v. 01, p. 63-79.

15.
SOUSA, I. V.. Escola, família, comunidade e conselho escolar - reflexões necessárias para uma gestão democrática. In: Ana Cristina Barbosa, Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Swamy de Paula Lima Soares, Thomaz Edson Veloso da Silva. (Org.). Conselho escolar: gestão e formação. 01ed.Fortaleza: Edições UFC, 2014, v. 01, p. 63-88.

16.
SOUSA, I. V.. O papel da Educação a Distância na formação do professor de língua espanhola: utopia ou realidade?. In: OLIVEIRA, Flávia; MARTÍN, Juan Pablo. (Org.). Formación de profesores de lengua española: una reflexión sobre las prácticas docentes. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013, v. 1, p. 33-43.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, I. V.. Carta pessoal como evento comunicativo no Ensino Básico. In: II Congresso Internacional de Letras: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura, 2018, Bacabal. Anais do II Congresso Internacional de Letras: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura. São Luís: EDUFMA, 2018. v. 01. p. 315-326.

2.
SOUSA, I. V.. O texto argumentativo na escola. In: I Congresso Internacional de Letras 'Língua Portuguesa e suas Literaturas no mundo'., 2017, Bacabal - MA. Anais do I Congresso Internacional de Letras. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2017. v. 01. p. 1039-1054.

3.
SOUSA, I. V.. Avaliação na Educação Inclusiva: aproximações e distanciamentos. In: IV Congresso Paraense de Educação Especial, 2017, Marabá. Anais do IV Congresso Paraense de Educação Especial. Marabá: NAIA/UNIFESSPA, 2017. v. 01. p. 01-14.

4.
SOUSA, I. V.. Argumentação na Educação de Jovens e Adultos. In: Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais, 2016, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso/ Programa de Pós-Graduação em Letras, 2016. v. 01. p. 01-16.

5.
SOUSA, I. V.; LIMA, P.S . Livro didático e gêneros textuais no Ensino Fundamental. In: Colóquio Internacional de Letras, 2016, Bacabal. Anais do 1º Colóquio Internacional de Letras. São Luís: Edufma, 2016. v. 01. p. 48-57.

6.
SOUSA, I. V.. Pesquisa-ação e Sequências Didáticas na Educação Básica: metodologias no ensino da linguagem. In: V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - V CIELLA, 2016, Belém. E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras, 2016. v. 1. p. 282-293.

7.
SOUSA, I. V.. A literatura infantil e suas concepções: um olhar sobre as contribuições literárias de Monteiro Lobato e Cecília Meireles no processo de formação do leitor.. In: I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - ENELF, 2015, Fortaleza. Anais Eletrônicos do I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia. Fortaleza: Departamento de Letras da Universidade Federal do Ceará, 2013. v. 3. p. 01-384.

8.
SOUSA, I. V.. Competências e saberes compartilhados nos murais didáticos. In: VII Seminário de Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literatura e IV Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas, 2015, Marabá. Anais do VII Seminário de Ensino-Aprendizagem de Língua e Literatura e do IV Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas: produz-se conhecimento nas licenciaturas?. Marabá: Unifesspa, 2015. v. 01. p. 9-270.

9.
SOUSA, I. V.. As histórias em quadrinhos no Ensino Fundamental: uma abordagem reflexivo-prática no resgate de valores. In: IX Congresso Internacional da ABRALIN, 2015, Belém. Anais do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém: ABRALIN/ PPLG/ UFPA, 2015. v. 02. p. 963-977.

10.
SOUSA, I. V.. Atuação do professor itinerante na Educação Básica. In: II Congresso Paraense de Educação Especial, 2015, Marabá. Anais do II Congresso Paraense de Educação Especial. Marabá: UNIFESSPA, 2015. v. 02. p. 01-15.

11.
SOUSA, I. V.. A inclusão da pessoa com deficiência visual cega na Educação a Distância: reflexões acerca das possibilidades. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância: ead rompendo fronteiras, 2013, Belém. ANAIS DO X ESUD. Rio Grande do Sul: UniRede, 2013. v. 10. p. 01.

12.
SOUSA, I. V.. Histórias, Vidas e Caminhos Diferentes: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos - EJA na perspectiva da aprendizagem colaborativa. In: II Colóquio do GEPPELE - Políticas Linguísticas e Formação de Professores de E?/ LE: saberes e fazeres no Brasil, 2013, Fortaleza - CE. ANAIS do II COLÓQUIO DO GEPPELE. Fortaleza: GEPPELE, 2013. v. 01. p. 01-237.

13.
SOUSA, I. V.. A influência e as possibilidades de ensino da língua inglesa para o aluno com deficiência visual: cegueira congênita e adventícia. In: Chronos: Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História, 2013, Fortaleza. Anais do Chronos. Fortaleza: EDUECE, 2013. v. 01. p. 06-342.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, I. V.. Carta pessoal como evento comunicativo no Ensino Básico. In: II Congresso Internacional de Letras: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura, 2018, Bacabal. Cadernos de Resumos do II Congresso Internacional de Letras: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura. São Luís: EDUFMA, 2018. v. 01. p. 43-43.

2.
SOUSA, I. V.. O texto argumentativo na escola. In: I Congresso Internacional de Letras 'Língua Portuguesa e suas Literaturas no mundo', 2017, Bacabal - MA. Caderno de Programação e Resumos do I Congresso Internacional de Letras: Língua Portuguesa e suas Literaturas no mundo.. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2017. v. 01. p. 7-230.

3.
SOUSA, I. V.. Argumentação na Educação de Jovens e Adultos. In: IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais, 2016, Belo Horizonte. Anais do IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: discursos e desigualdades sociais. Belo Horizonte: PPEL/ FALE, 2016. v. 01.

4.
SOUSA, I. V.. As histórias em quadrinhos no Ensino Fundamental: uma abordagem reflexivo-prática no resgate de valores. In: IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN, 2015, Belém. Cadernos de Resumos do IX Congresso Internacional da ABRALIN. Belém: ABRALIN, 2015. v. 1. p. 481-482.

5.
SOUSA, I. V.. Tecnologia Acessível: reflexões acerca da utilização de recursos tecnológicos sonoros como instrumentos de acessibilidade ao textos literários para o aprendiz com deficiência visual. In: V Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013, Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. Recife: Pipa comunicação, 2013. v. 1. p. 82-82.

6.
SOUSA, I. V.. As práticas teatrais como interação social para o aluno deficiente visual cego. In: XII Encontro Humanístico: Patrimônio, Memória e Contemporaneidade, 2012, São Luís. Caderno de Resumos e Programação do XII Encontro Humanístico: Patrimônio, Memória e Contemporaneidade. São Luís: UFMA, 2012. v. 10. p. 222-222.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, I. V.. Plano de aula e planejamento: necessidade ou mesmice?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, I. V.. Avaliação na Educação Inclusiva: aproximações e distanciamentos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA, I. V.. O texto argumentativo na escola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUSA, I. V.. Olhares dialógicos e livro didático no ensino fundamental: perspectivas e limitações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SOUSA, I. V.. Livro didático e gêneros textuais no Ensino Fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA, I. V.. As histórias em quadrinhos no ensino fundamental: uma abordagem reflexivo-prática no resgate de valores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUSA, I. V.. Competências e saberes compartilhados nos murais didáticos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUSA, I. V.. Interdisciplinaridade e atuação do professor itinerante na Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUSA, I. V.. Letramento, linguagem e inclusão: um estudo sobre dislalia em Maurício de Sousa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SOUSA, I. V.. A Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual Cega na Educação a Distância: reflexões acerca das possibilidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SOUSA, I. V.. A Influência e as Possibilidades de Ensino da Língua Inglesa para o Aluno com Deficiência Visual: cegueira congênita e adventícia.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SOUSA, I. V.. O Papel da Educação a Distância na Formação do Professor de Língua Espanhola: utopia ou realidade?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUSA, I. V.. A Literatura Infantil e suas Concepções: Um olhar sobre as Contribuições Literárias de Monteiro Lobato e Cecília Meireles no Processo de Formação do Leitor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUSA, I. V.. Tecnologia Acessível: reflexões acerca da utilização de recursos tecnológicos sonoros como instrumentos de acessibilidade aos textos literários para o aprendiz com deficiência visual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA, I. V.. Histórias, Vidas e Caminhos diferentes: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos - EJA na perspectiva da aprendizagem colaborativa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, I. V.. As Práticas Teatrais como Interação Social para o Aluno Deficiente Visual Cego. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUSA, I. V.. Posfácio. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

2.
SOUSA, I. V.. Prefácio. Rio de Janeiro, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SOUSA, I. V.. Práticas de Letramentos na Escola. 2010; Tema: Práticas de Letramentos na Escola. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Letras. Carta Pessoal como evento comunicativo no Ensino Básico. 2018. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional de Letras. 2018. (Congresso).

3.
I Congresso Regional do Profletras - UNIFESSPA. 2016. (Congresso).

4.
V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. 2016. (Congresso).

5.
I Ciclo de palestras de Linguística e Literatura. 2015. (Encontro).

6.
II Congresso Paraense de Educação Especial/ I Fórum Permanente de Educação Especial do Sul e Sudeste do Pará. 2015. (Congresso).

7.
I Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão.A abordagem do gênero Artigo de Opinião na Educação de Jovens e Adultos. 2015. (Outra).

8.
IX Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística. 2015. (Congresso).

9.
VII Seminário de Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literatura - SEALL e IV Seminário: interação e e subjetividade no ensino de línguaangu.Competências e saberes compartilhados nos murais didáticos. 2015. (Outra).

10.
VI Seminário de Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas.Letramento, linguagem e inclusão: um estudo sobre dislalia em Maurício de Sousa. 2014. (Seminário).

11.
I Colóquio Nacional de Língua, Documentos e História - Diacronia e sincronia: diálogos possíveis.A influência e a importância da língua inglesa para o aluno com deficiência visual: cegueira congênita e adventícia. 2013. (Outra).

12.
I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - ENELF.A literatura infantil e suas concepções: um olhar sobre as produções de Monteiro Lobato e Cecília Meireles na formação do leitor.. 2013. (Encontro).

13.
II Colóquio do GEPPELE: Políticas Linguísticas e Formação de Professores.Histórias, Vidas e Caminhos Diferentes: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos - EJA na perspectiva da aprendizagem colaborativa. 2013. (Outra).

14.
Seminário de Pesquisa e Extensão em Arte.A linguagem teatral na educação como processo inclusivo de deficientes visuais. 2013. (Seminário).

15.
Seminário de Pesquisa e Extensão em Arte: Formação e Profissionalização de Professores. 2013. (Seminário).

16.
V Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação/ I Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias: aprendizagem móvel dentro e fora da escola.Tecnologia Acessível: reflexões acerca da utilização de recursos tecnológicos sonoros como instrumentos de acessibilidade aos textos literários para o aprendiz como deficiência visual. 2013. (Simpósio).

17.
X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância: ead rompendo fronteiras. A inclusão da pessoa deficiente visual cega na educação a distância: reflexão acerca das possibilidades. 2013. (Congresso).

18.
XII Encontro Humanístico: Patrimônio, Memória e Contemporaneidade.As Práticas Teatrais como Interação Social para o Aluno Deficiente Visual. 2013. (Encontro).

19.
XV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. A formação do professor de língua espanhola na educação a distância: utopia ou realidade?. 2013. (Congresso).

20.
I Jornada Pedagógica: A prática docente e as novas tecnologias. 2010. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOUSA, I. V.. Língua Portuguesa em cena: ensino, sujeito e contexto. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2018. v. 01. 180p .



Outras informações relevantes


Membro Associado na Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 10:58:26