Camila Rodrigues Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2347123471553249
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Doutoranda em Letras. Mestre em Letras: Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2015) .Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (2014).Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2013) e em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (2014). Participante do Grupo de Pesquisa CNPq: Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA) e Grupo Linguagem, mídia e discurso (LIMIDI) Docente do Curso de Comunicação Social/Jornalismo, UFMA, Campus Imperatriz. Professora bolsista do PROFBPAR, Curso de Pedagogia, campus Imperatriz.Tem projetos de pesquisa que visam a escolarização dos gêneros midiáticos e práticas de letramento e alfabetização . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Rodrigues Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, C.R


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Ensino de Língua e Literatura.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: Diálogos entre os critérios avaliativos do PNLD e as vozes de docentes de língua portuguesa: proposta de manual didático.,
Orientador: Janete Silva dos Santos.
Palavras-chave: PNLD; livro didático; língua portuguesa.
2014 - 2015
Mestrado em Letras: Ensino de Línguas e Literatura.
Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
Título: Diálogo entre os criterios de avaliação do PNLD e o tratamento didático em Livro Didático,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Drª Janete Silva dos Santos.
2012 - 2014
Especialização em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. (Carga Horária: 360h).
FACULDADE RIO SONO-RISO, FEESDSPF_PPROV, Brasil.
Título: O PERCURSO DO PEDAGOGO COMO SUPERVISOR ESCOLAR: Atribuições na contemporaneidade.
2009 - 2014
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Título: A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO DE PROFESSORES DA LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO.
Orientador: Drª. Maria da Guia Taveiro Silva.
2008 - 2013
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Título: O PEDAGOGO NO MERCADO CONTEMPORÂNEO: NOVAS PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.
Orientador: Prof. Msc Eloiza Marinho dos Santos..




Formação Complementar


2016 - 2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. (Carga horária: 100h).
Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.
2010 - 2010
Curso Básico de Libras. (Carga horária: 120h).
Associação dos Deficientes Auditivos de Imperatriz, ADAI, Brasil.
2004 - 2007
Básico e intermediário. (Carga horária: 300h).
School of Languages, WELCOME, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Substituto

Atividades

01/2015 - 04/2016
Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de textos científicos
Estágio Supervisionado

Escola Peniel, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: privado, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas Língua Inglesa e produção textual


COLÉGIO DELTA, CD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora do ensino fundamental II com a disciplina de Língua Inglesa


Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2017 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Tecnologias da Informação e Comunicação na educação
05/2016 - 10/2017
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e comunicação médica
Tecnologias de Informação e Comunicação em saúde
Metodologia científica aplicada a saúde
Práticas educativas aplicada a saúde
08/2016 - 01/2017
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e produção textual


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Da esfera jornalística à sala de aula: os gêneros midiáticos nos Livro Didáticos de Língua Portuguesa
Descrição: Propõe-se uma projeto de caráter interdisciplinar, conjugando aportes de áreas como a Análise de Discurso, base epistemológica e metodológica, a Linguística, Comunicação Social e Educação para construir reflexões e promover debates que gerem modificações nas práticas sociais e de ensino, especialmente na compreensão do processo de didatização dos gêneros midiáticos. Assim, o projeto visa analisar o tratamento didático e a capacidade linguística-discursiva dos gêneros midiáticos proposto pelos Livros didáticos de Língua Portuguesa,além de compreender o lugar e o papel dos textos jornalísticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Camila Rodrigues Viana - Coordenador.
2017 - Atual
REFLEXÕES SOBRE OS FENÔMENOS DA LINGUAGEM: O TRATAMENTO QUE A ESCOLA DÁ À VARIEDADE LINGUÍSTICA DO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS PERIFÉRICAS
Descrição: Esta pesquisa é sobre o tratamento da variedade linguística no ensino de língua materna nos anos iniciais da escola pública do Ensino Fundamental. Reflete sobre os fenômenos da linguagem e o tratamento que a escola dá à variedade linguística do aluno do ensino fundamental de escolas públicas periféricas. Procura saber como a forma do aluno falar é considerada pelo professor. Procura saber como ocorre o processo de ensino da língua; como o aluno percebe aceitação ou não de seu modo de falar; de escrever, e que atitude ele tem a esse respeito e qual a implicação para a aprendizagem. Verifica ainda se o professor percebe a importância de seu modo de falar para a formação linguística dos alunos, se ele teve ou não aceso aos conhecimentos sociolinguísticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Camila Rodrigues Viana - Integrante / Maria Da Guia Taveiro Silva - Coordenador / Orleane Evangelista de Santana - Integrante / Domingas Alves Bandeira - Integrante / Francisco de Assis Carvalgho de Almada - Integrante.
2016 - 2017
Letramento em saúde a idosos: uma abordagem da comunicação na atenção básica em saúde
Descrição: No cuidado à idosos crônicos, os quais necessitam de tratamentos, medicamento e não-medicamentos, a comunicação em saúde torna-se primordial, a qual, adaptada a cada grupo populacional. Este estudo enfatiza a comunicação em saúde, a partir do letramento em saúde, dos idosos hipertensos e/ou diabéticos acompanhados pela Estratégia Saúde da Família,relacionando o letramento em saúde e a promoção da saúde do idoso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2018
Saber mais ler e escrever
Descrição: O departamento de Letras da UEMA e o Grupo de Estudos Linguísticos do Maranhão (GELMA) visa incentivar o hábito de leitura de estudantes do Ensino Médio, da rede pública estadual, em Imperatriz-MA, bem como promover práticas de letramentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Camila Rodrigues Viana - Integrante / Orleane Evangelista de Santana - Integrante / Maria Da Guia Taveiro Silva - Coordenador / Maria do Socorro Gomes - Integrante / Wemylla de jesus almeida - Integrante.
2016 - 2017
SOS ENEM
Descrição: O projeto visa oferecer uma nova oportunidade de treinamento e revisão para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Não se resumindo estritamente em um estudo de conteúdos com uma finalidade imediata, mas sim atrelado a isso, a formação de uma pessoa capaz de investigações com relação a diversas realidades, que interpreta o mundo com possibilidades deste se constituir como um grande pesquisador da realidade onde ele está inserido, sabendo manusear várias vertentes teóricas em um sentido prático, sendo uma forma de resgate da formação de intelectuais empenhados em ver resoluções de problemas em âmbito interdisciplinar na forma de projetos que integram uma multiplicidade de conhecimentos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Ler para mais aprender
Descrição: Projeto com o intuito de incentivar a criação do hábito de leitura de estudantes do Ensino Médio, da rede pública estadual, em Imperatriz. será composto por oficinas de leitura com alunos do Ensino Médio e, ao mesmo tempo encaminhar os acadêmicos, futuros formadores, para realizar um trabalho mais eficiente concernente à leitura e, consequentemente ao letramento, daqueles com os quais venha trabalhar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Camila Rodrigues Viana - Integrante / Maria Da Guia Taveiro Silva - Coordenador.
2014 - 2014
PROJETO TÓPICOS GRAMATICAIS E PRODUÇÃO DE PARAGRÁFO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Descrição: Projeto voltado para os alunos de letras para o aprimoramento do uso de gramática e sua aplicabilidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: letras/ingles.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, C.R2014VIANA, C.R; BASTIANI, C. ; OLIVEIRA, L. R. P. F. . ANÁLISE DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO COMO VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O ENSINO DE GRAMÁTICA NORMATIVA E O SILENCIAMENTO DO SUJEITO NO CONTEXTO ESCOLAR. EntreLetras (Online), v. 5, p. Entreletras, 2014.

2.
VIANA, C.R2014VIANA, C.R; OLIVEIRA, L. R. P. F. . A gramática de usos do português na contemporaneidade: uma proposta de ensino. Cadernos do CNLF (CiFEFil), v. XVIII, p. 9-17, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
VIANA, C.R; TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia ; GOMES, Elem Kássia . A CONCEPÇÃO DE LETRAMENTO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA OU TEORIA?. In: Cristiane Maria Nepomucemo; Tania Serra Azul Machado Bezerra; Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). Educação em/para os direitos humanos, diversidade, ética e cidadania. 1ed.Imperatriz: Ethos, 2016, v. 1, p. 1162-1176.

2.
VIANA, C.R; GOMES, Elem Kássia . O RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO OBJETO COMPLEXO DE INVESTIGAÇÃO. In: Cristiane Maria Nepomucemo; Tania Serra Azul Machado Bezerra; Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE, ÉTICA E CIDADANIA. 1ed.Imperatriz: Ethos, 2016, v. 1, p. 936-949.

3.
VIANA, J. R. ; VIANA, C.R ; ALMADA, F. A. . O discurso de professores do curso de física: os desafios e perspectivas da formação docente. In: Cristiane Maria Nepomucemo; Tania Serra Azul Machado Bezerra; Witembergue Gomes Zaparoli. (Org.). Educação e/em para os direitos humanos, ética, diversidade e cidadania. 1ed.Imperatriz: Ethos, 2016, v. 1, p. 343-356.

4.
VIANA, C.R; GOMES, Elem Kássia ; HERENIO, K. K. P. ; SILVA, W. R. ; SANTOS, J. S. ; MELO, M. A. . O que são materiais didáticos ? uma abordagem na Linguística Aplicada. In: Wagner Rodrigues da Silva; Janete Silva dos Santos; Marcio Araujo de Melo. (Org.). Pesquisas em Língua (gem) e demandas do ensino básico. Ied.São Paulo: Pontes, 2014, v. 1, p. 263-294.

5.
VIANA, C.R. As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada. In: Dieysa Kanyela Fossile; Wagner Rodrigues Silva; Márcio Araújo de Melo; Bruno Gomes Pereira; Antonio Adailton Silva; Janete Silva dos Santos. (Org.). Anais [do] Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins [Livro eletrônico] : Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico,. 1ed.Araguaína: , 2014, v. 1, p. 481-498.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, C.R; OLIVEIRA, L. R. P. F. . Uma perspectiva discursiva na linguagem popular: a gramática de usos do português na contemporaneidade. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2014, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2014. v. XVII.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, C.R; TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia . A sociolínguistica como proposta de análise de Livro Didático. In: VI SEMINÁRIO REGIONAL DE GEOSSOCIOLINGUÍSTICA (SERGEL), 2015, Belém. Seminário Regional de Geossociolinguística, 2015. v. 2. p. 25-26.

2.
VIANA, C.R. As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada. In: Abralin em Cena, 2014, Araguaína. Pesquisas Linguísticas e demandas do Ensino Básico, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, C.R. Caminhos da pesquisa: o livro didático como objeto complexo de investigação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VIANA, C.R; SOUZA, S. C. . Comissão para elaboração de normas de projeto de TCC do curso de medicina - UFMA/Pinheiro. 2016.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, C.R; SANTOS, G. B. . Produção de textos científicos: técnicas de escrita. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIANA, C.R. As interfaces dos critérios avaliativos de Livro Didático. 2016. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia; VIANA, C.R. Participação em banca de Bismark Maciel de Oliveira Pinho; Laédson Carlos Silva Brito.Ler para mais aprender: a importância da compreensão textual no 9º ano do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

2.
TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia; VIANA, C.R; Salazar, Benedito. Participação em banca de Edivania Oliveira Brito; Gislany Morais da Conceição.Ler para mais aprender: incentivo a prática de leitura para o ensino médio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

3.
VIANA, C.R; TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia. Participação em banca de Cristiane Paranhos do Vale e Sammira Oliveira de Souza.O papel da escola: o processo de leitura e escrita. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Maranhão.

4.
VIANA, C.R. Participação em banca de Celma dos Santos Barros.A importância da leitura para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

5.
VIANA, C.R; BARRETO, D. C.; ALMADA, F. A.. Participação em banca de Antônia Fernanda Honorata e Samara Araújo Ferreira.A música da Educação Infantil: concepções e práticas docentes de Imperatriz. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

6.
VIANA, C.R. Participação em banca de Daniela Jaqueline Tôrres Barreto.Português para o Ginásio, de José Cretella Júnior: Semântica em uma abordagem historiográfica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

7.
VIANA, C.R; TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia; BARRETO, D. C.. Participação em banca de Emanuelle Trigueiro Brito da Costa e Mayara Oliveira Aguiar.O fazer metodológico do educador contemporâneo no ensino médio da rede pública. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

8.
VIANA, C.R; taveiro- silva. Participação em banca de Ana Lucia de Jesus Ribeiro e Jordana de Oliveira Brito.O preconceito linguístico em quadrinhos/tirinhas da turma do Chico Bento.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Maranhão.

9.
VIANA, C.R; taveiro- silva. Participação em banca de Maria Erlania Ferreira da Silva.Variedade Lingüística no Ensino Fundamental: o tratamento dado pela escola do campo e urbano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Maranhão.

10.
VIANA, C.R; AROUCHE, I. L. R.. Participação em banca de Armando Matas de Oliveira e Millhomem.O papel do jornalista: relatório de estágio curricular. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Maranhão.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VIANA, C.R; TAVEIRO-SILVA, Maria da Guia; MORAIS, D. G.. I concurso de redação do trabalhador sócio da educação- STEEI. 2016. Sindicado dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino.

Outras participações
1.
VIANA, C.R; LEAL, D.. I Seminário de Iniciação Científica da UEMASUL. 2017. Universidade Estadual da Região Tocantina do MA.

2.
VIANA, C.R. Seletivo para professor substituto da medicina. 2017. Universidade Federal do Maranhão.

3.
VIANA, C.R. Seminário de Iniciação Centífica nas áreas de Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes. 2016.

4.
VIANA, C.R; MOURAO, M. A.. Seletivo para professor substituto. 2016. Universidade Estadual do Maranhão.

5.
SANTANA, G. F.; AROUCHE, I. L. R.; PIRES, R. M. C.; VIANA, C.R. Processo de monitoria para Língua Portuguesa. 2015. Universidade Estadual do Maranhão.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Letras: transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e literatura. O gênero reportagem no livro didático: o processo de didatização da esfera jornalística à sala de aula. 2018. (Congresso).

2.
I Congresso Internacional de Letras.Linguagem e práticas de letramento. 2017. (Simpósio).

3.
I Congresso Internacional de Letras. A interdisciplinaridade como proposta pedagógica na alfabetização. 2017. (Exposição).

4.
Seminário Regional de Geossociolinguistica.A Sociolinguistica como proposta de análise em livro didático: a trama entre alfabetização e letramento. 2015. (Seminário).

5.
XII Semana de Letras da UEMA: Sons, escrita e história. Diálogo entre a teoria e a prática docente:o estágio enquanto contexto de formação. 2015. (Congresso).

6.
Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico. As contribuições da Sociolinguística para análise de livro didático: prática alfabetizadora X letrada. 2014. (Congresso).

7.
XVII Congresso Nacional de Lingüística e Filologia. uma perspectiva discursiva na linguagem popular: a gramática de usos do português na contemporaneidade. 2014. (Congresso).

8.
I coloquio Nellcine. Desmistificando o ensino de gramática da língua inglesa através do lúdico. 2013. (Exposição).

9.
Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2012. (Congresso).

10.
I Seminário Pedagógico: Ensino, Pesquisa e Extensão. 2012. (Seminário).

11.
III Seminário do Projeto Saúde e Prevenção nas escolas. 2011. (Seminário).

12.
IX Encontro Norte e Nordeste dos Estudantes de Pedagogia. 2011. (Congresso).

13.
24ª Semana Pedagógica Competências na Educação Básica. 2010. (Outra).

14.
Encontro Nacional de Estudantes de Letras. 2010. (Congresso).

15.
IV Conferência Municipal das cidades. 2010. (Outra).

16.
Congresso Municipal de Educação de Imperatriz. 2009. (Congresso).

17.
I Seminário Temático de Pedagogia. 2009. (Seminário).

18.
Seminário Saúde das Populações em Situação de Violência. 2009. (Seminário).

19.
Encontro Maranhense dos Estudantes de Pedagogia. 2008. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, C.R; GOMES, W. Z. . VIII Fórum Internacional de Pedagogia. 2016. (Congresso).

2.
VIANA, C.R; SOUZA, S. C. . I jornada de projeto de TCC do curso de medicina- UFMA/Pinheiro. 2016. (Outro).

3.
VIANA, C.R; Mariana Campos . Informática como prática pedagógica. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Costa Lima. Representações do professor em formação inicial: o estágio como contexto de construção de identidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Camila Rodrigues Viana.

2.
Francisca Bruna Chaves de Sousa; Gizelene da Silva Moraes. A concepção de professores de Língua Portuguesa da escola municipal Santa Maria acerca do uso da sociolinguística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Camila Rodrigues Viana.

3.
Pedro Paulo de Sousa Silveira. A oralidade no rádio: a variação linguística no quadro ?namoro no rádio? do programa mano santana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Camila Rodrigues Viana.

4.
Geizeile Silva de Souza; Thaís de Oliveira Fernandes. As interfaces do livro didático de língua portuguesa: EJA x regular. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Camila Rodrigues Viana.

5.
Wescleyda Cardoso Melo. Práticas de letramento digital de professores de Língua Portuguesa: um estudo de caso nos anos finais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Camila Rodrigues Viana.

6.
Poliana de Sousa Santos. As interfaces da música É proibido proibir: o papel do sujeito na construção de sentido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão. Orientador: Camila Rodrigues Viana.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, C.R. Caminhos da pesquisa: o livro didático como objeto complexo de investigação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VIANA, C.R; SANTOS, G. B. . Produção de textos científicos: técnicas de escrita. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VIANA, C.R. As interfaces dos critérios avaliativos de Livro Didático. 2016. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 20:32:57