Fernanda de Cássia Gonçalves Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9501453434404901
  • Última atualização do currículo em 09/11/2018


Graduado em Logística pela Universidade de Sorocaba e em Ciências Biológicas pela Universidade Católica Dom Bosco. Tem experiência na área de manejo de animais de laboratório (ratos e camundongos) e manejo de serpentes em cativeiro. Atuou em plano de trabalho de iniciação científica de cultura primária de células embrionárias de carrapato Rhipicephalus microplus, voltada para a detecção molecular de Borrelia sp. Atualmente trabalha com caracterização da microbiota de serpente Crotalus durissus cativas utilizando DNA metagenômico no programa de mestrado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda de Cássia Gonçalves Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, F. C. G.;Alves, Fernanda de Cássia Gonçalves;ALVES, FERNANDA DE CÁSSIA GONÇALVES


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Programa de mestrado em Biotecnologia.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil. Orientador: Alinne Pereira Castro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2016
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: Utilização de DNA metagenômico para caracterização da microbiota oral de Bothrops moojeni.
Orientador: Dra Alinne Pereira de Castro.
2007 - 2009
Graduação em Logística.
Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Metagenómica Aplicada a La Prospección de Biocatalizadores. (Carga horária: 80h).
Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia, CBAB, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Lengua y Cultura Española. (Carga horária: 45h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2014 - 2014
Microbiologia. (Carga horária: 30h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Voluntário PIBIC

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio no Biotério UCDB, manejo de répteis, manejo e reprodução de roedores.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CNPq



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Influência do jejum na modulação da microbiota cloacal de Crotalus durissus de diferentes escore corporais
Descrição: Serpentes cativas podem enfrentar consequências do desequilíbrio nutricional que pode ser proveniente da alteração de apetite, digestão, assimilação dos nutrientes e até mesmo um manejo alimentar inadequado, desenvolvendo distúrbios como hipervitaminose, hipovitaminose, caquexia e obesidade. Diversas pesquisas têm tentado ir além de fatores externos e exploram a influência e contribuição da microbiota intestinal com as alterações na fisiologia normal, bem como no surgimento de doenças em seus hospedeiros. Neste sentido, objetivou-se com este estudo, primeiramente, desenvolver um protocolo de escore da condição corporal para serpentes Crotalus durissus, afim de classificar e posteriormente selecionar animais como: magros, normais e obesos; sendo assim, foram desenvolvidos critérios de classificação do escore corporal das serpentes baseados observações visuais e palpação permitindo verificar as reservas de gordura e massa muscular para seleção dos indivíduos. Após a seleção das serpentes, a composição e diversidade da comunidade bacteriana associada à cavidade cloacal de Crotalus durissus, sob o efeito do manejo alimentar (50 dias de jejum) será avaliada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fernanda de Cássia Gonçalves Alves - Coordenador / Luiz humberto Guimarães Riquelme Junior - Integrante / Paula Helena Santa Rita - Integrante / Marina Gonçalves Lima - Integrante / Alinne Pereira de Castro - Integrante / Julio Cesar de Souza - Integrante.
2014 - Atual
DIVERSIDADE DE PARASITAS EM SERPENTES PEÇONHENTAS EM ÁREAS COM DIFERENTES FORMAS DE OCUPAÇÃO NA REGIÃO DO ALTO TABOCO, MATO GROSSO DO SUL - BRASIL
Descrição: As viagens de coleta são feitas uma vez por mês, em um período de cinco dias. São utilizadas armadilhas de interceptação e queda e consistem de recipientes enterrados no solo (pitfalls) e interligados por cercas-guia. Quando um animal se depara com a cerca, geralmente a acompanha, até eventualmente cair no recipiente mais próximo. Essa metodologia é amplamente utilizada para a amostragem de anfíbios, répteis e pequenos mamíferos. Um dos pontos positivos do método é a captura de animais que raramente são amostrados através dos métodos tradicionais que envolvem procura visual. No primeiro dia são retiradas as tampas dos tambores, são feitos os reparos necessários, posteriormente são feitas vistorias de seis em seis horas. Também são feitas atividades de focal na estrada de acesso das propriedades rurais do perímetro utilizando um veículo a 20km por hora, por distancia indeterminada. Todas as serpentes capturadas são levadas ao Biotério da Universidade Católica Dom Bosco, para ser feito o processo de biometria e avaliação clínica dos indivíduos. No processo de biometria é feita a identificação da espécie do animal, peso, o comprimento da cabeça a ponta da cauda, o comprimento da cloaca a ponta da cauda, o sexo do animal. No procedimento de avaliação clínica os parâmetros avaliados são: escore corporal, condição das escamas, coloração de mucosas (cloaca e oral), propcepção do animal, presença de ectoparasitas, frequência cardíaca, frequência respiratória. Também são coletados sangue para hemograma e bioquimico e fezes dos animais para o exame coprológico, ainda é feita a aplicação do microchip para poder reintroduzi-las exatamente no mesmo local de onde foram capturadas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fernanda de Cássia Gonçalves Alves - Coordenador / Luiz humberto Guimarães Riquelme Junior - Integrante / Paula Helena Santa Rita - Integrante / Marina Gonçalves Lima - Integrante / Bremo E F Frihling - Integrante / Luan Luiz Batista Figueiró - Integrante / Heitor Miraglia Herreira - Integrante / Gisele Braziliano de Andrade - Integrante.Financiador(es): Instituto Biota de Conservação - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Diagnóstico molecular de Borrelia sp. , cultivada em células de Rhipicephalus (Boophilus) microplus, isolada no estado de Mato Grosso do Sul
Descrição: Projeto CNPq/ Universal- Borrelia spp. são bactérias Gram negativas, transmitidas por espécies de carrapatos, acomete humanos e animais. Borreliose de Lyme (BL), é uma enfermidade infecciosa de caráter sistêmico, e tem sido descrita na América do Norte, América Central, América do Sul, Ásia, África, Europa e Austrália; muitas vezes apresentando características clínicas distintas. Causa múltiplas manifestações articulares, cardíacas, neurológicas e cutâneas. A lesão cutânea típica é denominada de eritema migrans. O cultivo in vitro das espécies de Borrelia é fastidioso e se faz necessários meios ricos em nutriente, poucos êxitos têm sido alcançados no cultivado in vitro em meio líquidos. O agente etiológico da Borreliose de Lyme-simile no Brasil não é cultivável em meio BSK, os soros de pacientes tem baixa reatividade em testes imunoenzimáticos frente à cepa americana G39/40 de B. burgdorferi. Vários estudos têm sido realizados a fim de se identificar espiroquetídeo que circula em nosso meio e infecta animais e seres humanos, levando a quadro clínico parecido à Borreliose de Lyme. A confirmação diagnóstica da doença de Lyme é basicamente sorológica, já que a cultura é um procedimento demorado e a PCR ainda é pouco empregada, pois só identifica casos em que as espiroquetas estão circulantes ou depositadas em tecidos. O desenvolvimento de Borrelia spp. em cultura, isolada de carrapatos, animais e humanos no Brasil pode ser relevante para o diagnóstico de novas espécies. Através de células primárias embrionárias de carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus foi possível a infecção e o desenvolvimento natural de Borrelia spp. in vitro entanto, se faz necessária a caracterização desta espiroqueta para fortalecer e contribuir com o histórico científico de identificação de cepas brasileiras, importantes para a Saúde Pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Fernanda de Cássia Gonçalves Alves - Integrante / JANIA DE REZENDE - Coordenador / alexandre s r bruno - Integrante / Amabile Martinez Novais - Integrante / Allana Mariotti Leite - Integrante / João Victor Almeida Alves - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia em Saúde Humana e Animal.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio Vetores/ Ectoparasitas - Prof. Italo Sherlock e Prof. Nicolau Serra Freire, Sociedade Brasileira de Parasitologia/ Federação Latinoamericana de Parasitologia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, FERNANDO AGUILAR2017 LOPES, FERNANDO AGUILAR ; REZENDE, JANIA DE ; SILVA, DANIELLY BERALDO DOS SANTOS ; ALVES, FERNANDA DE CÁSSIA GONÇALVES ; OLIVEIRA, CARINA ELISEI DE ; COSTA, IZAÍAS PEREIRA DA . Molecular evidence of Borrelia burgdorferi sensu lato in patients in Brazilian central-western region. Revista Brasileira de Reumatologia (English Edition), v. ., p. 1-5, 2017.

2.
LOPES, FERNANDO AGUILAR2017LOPES, FERNANDO AGUILAR ; REZENDE, JANIA DE ; SILVA, DANIELLY BERALDO DOS SANTOS ; ALVES, FERNANDA DE CÁSSIA GONÇALVES ; OLIVEIRA, CARINA ELISEI DE ; COSTA, IZAÍAS PEREIRA DA . Evidência molecular de Borrelia burgdorferi sensu lato em pacientes no centro-oeste brasileiro. Revista Brasileira De Reumatologia, v. ., p. 1-5, 2017.

3.
REZENDE, JANIA DE2016REZENDE, JANIA DE ; LOPES, FERNANDO AGUILAR ; ALVES, F. C. G. ; BRUNO, A. S. R. ; MORENO, S. E. ; COSTA, I.P. ; FONSECA, A. H. ; CORDEIRO, M. D ; ELISEI, C. . Detection of Borrelia Burgdorferi Sensu Latu in Mato Grosso do Sul, Brazil. JSM Tropical Medicine and Research, v. 1, p. 1003, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, F. C. G.; CASTRO . Utilização de DNA metagenômico para caracterização da microbiota oral de Bothrops moojeni. In: III Congresso de ensino, pesquisa e extensão - Saberes em ação, 2016, Campo Grande. Saúde, 2016. p. 168-168.

2.
PIERI, G. P. ; ALVES, F. C. G. ; REZENDE, J . PRESENÇA DE ESPIROQUETAS EM CULTURA PRIMÁRIA DE CARRAPATO Rhipicepahalus microplus. In: III Congresso de ensino pesquisa e extensão - Saberes em ação, 2016, Campo Grande. Comunicação Oral - Saúde, 2016. p. 136-136.

3.
ALVES, F. C. G.; REZENDE, J . CULTURA PRIMÁRIA DE CÉLULAS EMBRIONÁRIAIS DO CARRAPATO Rhipicephalus microplus. In: III Congresso de ensino, pesquisa e extensão - Saberes em ação, 2016, Campo Grande. Comunicação em Pôster - XX Encontro de Iniciação Científica ( Ciências Agrárias), 2016. p. 59-59.

4.
ALVES, F. C. G.; Lima, M G ; FRIHLING, B. E. F. ; SANTOS, R. M. ; Santa-Rita, P. H. . Avaliação de fungos presentes no tegumento do Bothrops alternatus do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. In: 7º Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. 7º Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015. p. 455-455.

5.
Lima, M G ; ALVES, F. C. G. ; LEITE, P. M. R. ; Santa-Rita, P. H. . Uso de homeopatia preventiva em Botrhops alternatus mantidas em cativeiro intensivo no Biotério da Universidade Católica Dom Bosco. In: 7º Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015, Gramado. 7º Congresso Brasileiro de Herpetologia, 2015. p. 456-456.

6.
REZENDE, J ; MORENO, S. E. ; ALVES, F. C. G. ; LOPES, F. A. ; COSTA, I. P. ; CORDEIRO, M. D. ; FONSECA, A. H. . Caracterização molecular de gene flagE de Borrelia spp. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP/ XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP, 2015, Salvador - BA. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP/ XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP, 2015. p. 001-857.

7.
REZENDE, J ; ALVES, F. C. G. ; ELISEI, C. ; MORENO, S. E. ; BRUNO, A. S. R. ; NOVAIS, A. M. ; OLIVEIRA, Y. G. ; FONSECA, A. H. . Detecção de DNA de Borrelia spp. em cultivo de células embrionárias de Rhipicephalus microplus. In: XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP/ XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP, 2015, Salvador -BA. XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP/ XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP, 2015. p. 857.

8.
ALVES, F. C. G.; REZENDE, J . Cultura primária de células embrionárias de carrapato Rhipicephalus microplus. In: II Congresso de ensino, pesquisa e extensão - Saberes em ação, 2015, Campo Grande. Comunicação em Pôster, 2015. p. 128-128.

9.
SILVA, G. G. O. ; ALVES, F. C. G. ; LEAL, A. P. F. ; REZENDE, J ; MORENO, S. E. . Ação dos extratos hexano e etanólico da pimenta Capsicum chinense var. bode sobre fêmeas de carrapato Rhipicephalus microplus. In: XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014, Goiânia. XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2014.

10.
SILVA, G. G. O. ; ALVES, F. C. G. ; LEAL, A. P. F. ; REZENDE, J ; MORENO, S. E. . Avaliação do extrato etanólico de pimenta Capsicum chinense var. biquinho sobre fêmeas do carrapato Rhipicephalus microplus. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2014, GOIÂNIA. XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENTOMOLOGIA, 2014.

11.
SILVA, G. G. O. ; COSTA, B. O ; BUCCINI, D. F. ; SILVA, K. C. ; OLIVEIRA, Y. G. ; ALVES, F. C. G. ; GODINHO, L. A. ; REZENDE, J ; MORENO, S. E. . Avaliação do potencial antialérgico da saliva de Rhipicephalus microplus.. In: XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinaria, 2014, GRAMADO - RS. XVIII Congresso Brasileiro de Parasitologia Veterinaria, 2014.

12.
ALVES, F. C. G.; Lima, M G ; Santa-Rita, P. H. . IDENTIFICAÇÃO DE MICRORGANISMOS FÚNGICOS EM Bothrops alternatus DE CATIVEIRO INTENSIVO DO BIOTÉRIO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO. In: I Congresso de ensino, pesquisa e extensão da UCDB, 2014, Campo Grande. Trabalhos Orais - Graduação Ciências Biológicas, 2014. p. 84-84.


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Santa-Rita, P. H. ; FRIHLING, B. E. F. ; ALVES, F. C. G. ; Riquelme-Junior, L.H.G ; Lima, M G ; FIGUEIRO, L. L. B. . UCDB Play Projeto ajuda a mapear o veneno das cobras de Mato Grosso do Sul. 2016.

2.
REZENDE, J ; ALVES, F. C. G. ; ANJOS, A. C. . UCDB PLAY: Intercâmbio internacional proporciona troca de experiências. 2016.

3.
Santa-Rita, P. H. ; FRIHLING, B. E. F. ; ALVES, F. C. G. ; Riquelme-Junior, L.H.G ; Lima, M G ; FIGUEIRO, L. L. B. . CORGUINHO - COBRAS. 2016.

4.
Santa-Rita, P. H. ; ALVES, F. C. G. ; Riquelme-Junior, L.H.G ; Lima, M G ; FRIHLING, B. E. F. ; NASCIMENTO, L. F. . UCDB é Mais Pesquisa - Biotério UCDB. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, F. C. G.; NASCIMENTO, L. F. ; Santa-Rita, P. H. ; Riquelme-Junior, L.H.G ; RUCCO, A. C ; Lins, R ; NANTES, W A G . Instrução de reconhecimento, manuseio e captura de animais peçonhentos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, F. C. G.; RUCCO, A. C ; Riquelme-Junior, L.H.G ; Lins, R ; NANTES, W A G . Mapa Metabólico: uma ilustração da integração metabólica das principais macromoléculas.. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Confecção de Material Didático).

Demais trabalhos
1.
REZENDE, J ; LOPES, F. A. ; ALVES, F. C. G. ; BRUNO, A. S. R. ; MORENO, S. E. ; COSTA, I.P. ; FONSECA, A. H. ; CORDEIRO, M. D ; ELISEI, C. . Detection of Borrelia Burgdorferi Sensu Latu in Mato Grosso do Sul, Brazil. 2016 (Case Report) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso de ensino, pesquisa e extensão da UCDB -. Utilização de DNA metagenômico para caracterização da microbiota oral de Bothrops moojeni. 2016. (Congresso).

2.
7º Congresso Brasileiro de Herpetologia. Uso de homeopatia preventiva em Botrhops alternatus mantidas em cativeiro intensivo no Biotério da Universidade Católica Dom Bosco. 2015. (Congresso).

3.
7º Congresso Brasileiro de Herpetologia. 2015. (Congresso).

4.
7º Congresso Brasileiro de Herpetologia. Avaliação de fungos presentes no tegumento do Bothrops alternatus do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. 2015. (Congresso).

5.
II Congresso de ensino, pesquisa e extensão da UCDB -. 2015. (Congresso).

6.
II Mostra de Produtos - II Congresso de ensino, pesquisa e extensão. Biotério. 2015. (Exposição).

7.
XXIV Congresso da sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP/ XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP. Caracterização molecular de gene flagE de Borrelia spp. 2015. (Congresso).

8.
XXIV Congresso da sociedade Brasileira de Parasitologia - SBP/ XXIII Congresso Latinoamericano de Parasitologia - FLAP. Detecção de DNA de Borrelia spp. em cultivo de células embrionárias de Rhipicephalus microplus. 2015. (Congresso).

9.
I Congresso de ensino, pesquisa e extensão da UCDB -. Identificação de micro-organismos fúngicos em Bothrops alternatus de cativeiro intensivo do Biotério da Universidade Católica Dom Bosco. 2014. (Congresso).

10.
I Mostra de Produto - I Congresso de ensino, pesquisa e extensão da UCDB. Exposição do Biotério - UCDB. 2014. (Exposição).

11.
IV Ciclo de Palestras de Ciências Biológicas. 2014. (Outra).

12.
Promega - Desvendando o PCR em Tempo Real: princípios da técnica e conceitos sobre análise dos resultados.. 2014. (Outra).

13.
XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Ação dos extratos hexano e etanólico da pimenta Capsicum chinense var. bode sobre fêmeas de carrapato Rhipicephalus microplus. 2014. (Congresso).

14.
XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Avaliação do extrato etanólico de pimenta Capsicum chinense var. biquinho sobre fêmeas do carrapato Rhipicephalus microplus. 2014. (Congresso).

15.
III Ciclo de Palestras de Biologia: Biodiversidade, Saúde, e Biotecnologia. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Santa-Rita, P. H. ; ZULIM, R M I ; Lima, M G ; ALVES, F. C. G. ; FIGUEIRO, L. L. B. . IV SAVET - Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2017. (Outro).

2.
Santa-Rita, P. H. ; ALVES, F. C. G. ; Lima, M G ; Riquelme-Junior, L.H.G ; NANTES, W A G . III SAVET - Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. 2016. (Outro).

3.
Santa-Rita, P. H. ; ZULIM, R M I ; ALVES, F. C. G. ; Lima, M G . II SAVET - Semana Acadêmica de Veterinária. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
REZENDE, JANIA DE2016REZENDE, JANIA DE ; LOPES, FERNANDO AGUILAR ; ALVES, F. C. G. ; BRUNO, A. S. R. ; MORENO, S. E. ; COSTA, I.P. ; FONSECA, A. H. ; CORDEIRO, M. D ; ELISEI, C. . Detection of Borrelia Burgdorferi Sensu Latu in Mato Grosso do Sul, Brazil. JSM Tropical Medicine and Research, v. 1, p. 1003, 2016.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 23:46:54