Bruno Lorenzato Nunes

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  • Última atualização do currículo em 25/09/2018


Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2012) e aluno do Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto cujo título da pesquisa é "Uma proposta de utilização de tecnologias digitais no ensino de Cálculo I na modalidade à distância". Atualmente é peb - matemática da Escola Estadual de Ouro Preto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Lorenzato Nunes
Nome em citações bibliográficas
NUNES, B. L.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Estadual de Ouro Preto.
Rua Simão Lacerda, s/n
Bauxita
35400000 - Ouro Preto, MG - Brasil
Telefone: (31) 35515252


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Educação Matemática.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Uma proposta de utilização de tecnologias digitais no ensino de Cálculo I na modalidade à distância, Ano de Obtenção: .
Orientador: Frederico da Silva Reis.
2010 - 2012
Graduação em Matemática - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Título: Um Problema da Fase de Fourier: abordagem teórica e numérica.
Orientador: Felipe Rogério Pimental.




Formação Complementar


2014 - 2014
Tutoria em EAD: Atualização em ferramentas de comunicação e softwares. (Carga horária: 60h).
Centro de Educação Aberta e a Distância - UFOP, CEAD-UFOP, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação de Tutores em EAD: "Repensar sua prática". (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de subprojeto-Matemática-PIBIDUFOP, Carga horária: 16
Outras informações
Bolsista de supervisão do subprojeto Matemática (PIBID UFOP), realizando e planejando práticas pedagógicas na Escola Estadual de Ouro Preto.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor à Distância - Matemática - CEAD/UFOP, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ouro Preto, EEOP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - Matemática, Carga horária: 22

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - Matemática, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - Matemática, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEB - Matemática, Carga horária: 31

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PEB - Matemática, Carga horária: 7
Outras informações
Professor no Curso de Contabilidade do PRONATEC.

Atividades

02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
02/2013 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
09/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Informática Básica
Matemática Básica


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Uma Proposta de Utilização de Tecnologias Digitais no Ensino de Cálculo I na Modalidade a Distância
Descrição: Em nossa pesquisa, assumiremos como hipótese de trabalho que a utilização de Tecnologias Digitais pode contribuir para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral I na modalidade a distância, pela possibilidade de transformação da própria plataforma suporte da disciplina num ambiente integrado de ensino e aprendizagem, a partir do desenvolvimento de atividades exploratórias permeadas por softwares matemáticos e da criação de ambientes virtuais de aprendizagem (applets, interfaces, fóruns, wikis, etc)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Bruno Lorenzato Nunes - Integrante / Frederico da Silva Reis - Coordenador.
2011 - 2012
Métodos de Otimização em Problemas de Recuperação da Fase de Fourier
Descrição: Participação como bolsista de iniciação científica do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica da UFOP (PIVIC/UFOP). O problema de recuperação da fase de Fourier de um objeto bidimensional faz parte da subárea da Matemática Aplicada, conhecida por Problemas Inversos. Recuperar a fase de um objeto equivale a recuperar o próprio objeto que nesse caso é representado por uma imagem digital (caso 2-D) ou por um sinal (caso 1-D). Algoritmos iterativos de reconstrução de imagens (ou da fase) são propostos desde a década de 1960. Esses algoritmos se baseiam na minimização de uma determinada função custo, cuja formulação envolve os dados conhecidos do problema. Tais algoritmos tratam-se especificamente do HIO, ER e EH propostos por Fienup. Geralmente, o que se observa na maioria dos experimentos é que esses algoritmos localizam pontos que geralmente se relacionam com os mínimos locais e globais desta função custo. Neste caso dizemos que o algoritmo converge para tais pontos. Um ponto de mínimo global é a solução do problema da fase e, portanto, determina a imagem real do objeto original que se deseja recuperar. Os pontos de mínimos locais estão associados a objetos que seriam as imagens borradas ou de baixa nitidez do objeto original. Este projeto tem como objetivo principal construir um algoritmo que utiliza o Método de Gradientes Conjugados para otimizar uma outra função custo cujos pontos de mínimo global estão associados às imagens que se deseja recuperar. Esta função custo é diferente, porém equivalente, daquela associada aos métodos de Fienup. Por envolver uma função custo com muitos parâmetros, o custo computacional torna-se muito caro em problemas bidimensionais, o que faz desse método tornar-se mais útil em problemas unidimensionais. Paralelamente ao Método dos Gradientes Conjugados, tentaremos também outros métodos de otimização que ajudem a tornar a busca pelo mínimo global mais eficiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bruno Lorenzato Nunes - Integrante / Felipe Rogério Pimentel - Coordenador.


Projetos de extensão


2010 - 2012
Projeto de Estímulo a Docência (PIBID/PED/UFOP)
Descrição: A proposta do PIBID/PED/UFOP caracteriza-se como um projeto que vem atender as demandas de cursos de Licenciatura no sentido de incentivar a docência e facilitar a sua iniciação ainda na formação dos futuros professores. Essa iniciativa resulta em benefícios, tanto acadêmicos quanto sociais, ressaltando que a atuação articulada da universidade com a comunidade educacional básica trará benefícios para os estudantes e para toda a comunidade do entorno escolar. Dentre os principais objetivos evidenciados no plano de trabalho do PIBID/PED/UFOP podemos destacar, por exemplo, o incentivo à formação de professores para a educação básica, a valorização do magistério, a promoção da melhoria da qualidade do ensino na educação básica, entre outros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Bruno Lorenzato Nunes - Integrante / Sebastião Martins Xavier - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Encontro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática. 2018. (Encontro).

2.
Seminário Comemorativo dos 10 anos do Mestrado Profissional em Educação Matemática. 2018. (Seminário).

3.
Ciclo de Palestras PIBID 2017. 2017. (Encontro).

4.
Ciclo de Palestras PIBID 2017. 2017. (Encontro).

5.
I Encontro do PIBID/UEM.1ª Olimpíada de Matemática PED - UFOP. 2012. (Encontro).

6.
II Simpósio e VI Encontro PIBID/UFABC.A Arte da Cantaria Vai Às Aulas de Matemática: acompanhamento de um projeto desenvolvido com alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Ouro Preto-MG. 2012. (Simpósio).

7.
XI Semana da Matemática e III Semana da Estatística. 2011. (Congresso).

8.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.Métodos de Otimização em Problemas de Recuperação da Fase de Fourier. 2011. (Seminário).

9.
X Semana da Matemática e II Semana da Estatística. 2010. (Congresso).

10.
VIII Semana da Matemática. 2008. (Congresso).

11.
IV Encontro Mineiro de Educação Matemática: "Educação Matemática: Ampliando Horizontes em Minas Gerais".. 2006. (Encontro).



Outras informações relevantes


- Áreas de interesse: Matemática / Educação Matemática.

- Link de trabalhos publicados em anais de eventos:

  (http://www.encontrodesaberes.ufop.br/anais/exibir_trabalho/2110)

  (http://pibid.ufabc.edu.br/II_simposio/resumos/161.pdf)



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