Daniel Lukan Schimith Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6720662562216733
  • Última atualização do currículo em 03/10/2018


Graduado em Letras - Francês pela Universidade de Brasília (2013). Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas. Como objeto de estudo do trabalho de conclusão do curso analisou as implicações do humor relacionados ao grotesco na obra de François Rabelais, a monografia intitula-se "A Representação do Riso Grotesco no Banquete Gargantuesco". Em 2014, visando maior aprofundamento nos conhecimentos da área do audiovisual que permitam trabalhar os paralelos entre Cinema e Literatura, ingressou no curso de Comunicação Social - Audiovisual, também na Universidade de Brasília. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Lukan Schimith Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. L. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Literatura.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A inquietante estética do suspense: da literatura de Poe e Chesterton ao cinema de Hitchcock,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Junia Regina de Faria Barreto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Literatura; Cinema; Estética; Suspense; Inquietante.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Cinema.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2017 em Comunicação Social - Audiovisual.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Ano de interrupção: 2017
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Letras - Inglês.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2009 - 2013
Graduação em Letras - Francês.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A representação do riso grotesco no banquete Gargantuesco.
Orientador: Júnia Regina de Faria Barreto.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Centro de Ensino Médio 02 Planaltina, CEM%2002, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Narrativa Mexicana Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Projeto TELAA Clube
Descrição: O TELAA Clube, cineclube do Núcleo de Pesquisa e Realizações Telas Eletrônicas, Literatura e Artes Audiovisuais (TELAA), tem como objetivo viabilizar sessões, ciclos e mostras de exibições que articulem debates em torno do audiovisual e as diferentes perspectivas de telas. O TELAA Clube parte do propósito de não restringir suas exibições em torno de obras exclusivamente cinematográficas. A intenção é também projetar filmes ilustrativos da diversidade da produção atual, em que a possibilidade de compor narrativas vídeográficas foi franqueada a qualquer pessoa que possua um smartphone ou tablete. Da mesma forma, manifestações artísticas e midiáticas do núcleo TELAA também serão atividades desenvolvidas no espaço do TELAA Clube, buscando comtemplar a pluralidade imagética em torno da tela: longas, curtas, cinema narrativo, documental, vídeos amadores, tele realizações, quadrinhos, pinturas, desenhos, fotografias, videoarte, artes urbanas, etc.O cineclube pretende também funcionar como lugar de debates e palestras com realizadores, artistas e críticos. A ideia é expandir as discussões acadêmicas para além da universidade, de modo que os espectadores das sessões possam colaborar na construção da reflexão crítica sobre as manifestações da tela neste início de século XXI. Assim, a instalação do TELAA Clube, no âmbito do Instituto de Letras da UnB, funcionará como mais um canal de integração entre a academia e a sociedade, de forma geral. Historicamente, os cineclubes funcionam como pontos de encontro de pessoas que pensam e fazem cinema. O TELAA Clube se propõe ser um espaço de encontro e de acolhimento de ações daqueles que pensam e fazem cinema, artes e cultura, e que tecem reflexões em torno das ?telas? (eletrônicas, literárias, artísticas e audiovisuais).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Daniel Lukan Schimith Silva - Integrante / Junia Regina de Faria Barreto - Coordenador.
2010 - Atual
Por uma tradução literária do romance L'Homme qui rit de Victor Hugo
Descrição: O Projeto faz parte das atividades do Grupo de Pesquisa sobre Victor Hugo e o Século XIX, que concentra suas pesquisas em torno da obra monumental do escritor francês Victor Hugo. Os trabalhos do Grupo investigam o papel e a importância de Hugo na literatura e na sociedade de forma geral, mas preocupam-se também com a forte influência exercida pelo autor na literatura e na sociedade brasileira do século XIX, não apenas enquanto escritor (romancista, dramaturgo e poeta), mas também como homem político, teórico, historiador e artista. Pretende, então, discutir sua atuação nos processos de construção de valores na cultura, na arte, na literatura e na política. Muitos dos combates e ideais da sociedade mundial imaginados por Hugo atestam sua atualidade e justificam ainda mais o interesse em estudá-lo e discuti-lo. As pesquisas do grupo acolhem estudos sobre outros escritores do século XIX, assim como as especificidades do período, com o enfoque em quatro grandes áreas:Estudos de Literatura e Alteridade; Estudos de Literatura e História; Estudos de Literatura e outras Artes; Estudos de Literatura e Tradução. O projeto ?Por uma tradução literária do romance L?Homme qui rit, de Victor Hugo? visa constituir uma edição crítica do texto: uma tradução atualizada da obra, a partir das especificidades literárias do texto hugoano, assim como a constituição de um material de apoio (notas, comentários, cronologia, material pictórico) inserido na mesma, visando o esclarecimento e um maior conhecimento do universo e do contexto social e político em que autor e obra estão inseridos.O projeto recebe apoio da FINATEC para estudar o imaginário hugoano presente no romance, colocando em relação o texto e o acervo pictórico do autor...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Daniel Lukan Schimith Silva - Integrante / Junia Regina de Faria Barreto - Coordenador / Guilherme de Souza Santos - Integrante / Lucas Esmeraldo Kadimani - Integrante / Luiz Eudásio Capelo Barroso Silva - Integrante / Priscila Fernandes de Oliveira - Integrante / Rosângela de Oliveira Costa - Integrante / Thaynara Henrique Vieira Lourenço - Integrante / Claudine Marie Jeanne Franchon Cabrera Ordonez - Integrante / Daniel Rameh de Paula - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Outras Literaturas Vernáculas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, D. L. S.. Considerações sobre o Trágico -– O papel do amor patológico em Vertigo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, D. L. S.; BARRETO, J. R. F. . NúcleoTELAA no Facebook. 2016; Tema: Página de divulgação das atividades do Núcleo e de divulgação de outros eventos de interesse comum.. (Rede social).

2.
BARRETO, J. R. F. ; SILVA, D. L. S. . Victor Hugo e o Século XIX. 2016. 2016; Tema: Base de dados em torno da obra do escritor Victor Hugo e outros autores do século XIX. (Site).

3.
SILVA, D. L. S.; CAMPELO, T.G. ; DOURADO, G. F. . Não são as imagens. 2014; Tema: Análises e críticas cinematográficas. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Internacional Entre Telas - As temporalidades das telas.Relator na mesa Cinema e Literatura. 2017. (Encontro).

2.
I Encontro Entre Telas.Relator na mesa Cinema e Literatura. 2016. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, D. L. S.; BARRETO, J. R. F. . II Encontro Internacional Entre Telas - As temporalidades das telas. 2017. (Congresso).

2.
SILVA, D. L. S.; BARRETO, J. R. F. . I Encontro Entre Telas. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 6:08:31