Alessandra Jungs de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3676742415509874
  • Última atualização do currículo em 16/08/2018


Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o Migraidh/Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional/UFSM, coordenado pela profª Dra. Giuliana Redin e o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), coordenado pelo prof. Dr. Igor Castellano da Silva. Também faz parte da Equipe de Educação Popular e Relações Internacionais da UFSM. Suas áreas de interesse são: Teoria de Relações Internacionais, Segurança Internacional, Construção de Estado e Dinâmicas de Migração e Refúgio, tendo como objetos principais América Latina e África. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Jungs de Almeida
Nome em citações bibliográficas
JUNGS DE ALMEIDA, A.;ALMEIDA, A. J.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Reforma do Setor de Segurança na Libéria (título provisório),Orientador: Juliana Lyra Viggiano Barroso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Reforma do Setor de Segurança; Guerra na África; Segurança África Ocidental.
2013 - 2017
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Mobilização Social, Estabilidade Política e Legitimidade: As Sociedades Poro e Sande na Formação do Estado na Paz e nas Guerras da Libéria.
Orientador: Igor Castellano da Silva.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Educação Básica Poncho Verde, PONCHO, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Kofi Annan Institute for Conflict Transformation (KAICT).
University of Liberia, UL, Libéria.
2015 - 2015
Licenciatura en Estudios Internacionales.
Universidad de Santiago de Chile, USACH, Chile.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Santa Maria, P/SANTA MARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina Direito Internacional Público, ministrada pela prof.ª Giuliana Redin.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 8
Outras informações
Monitora voluntária da disciplina de Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional, ministrada pela Profª. Giuliana Redin.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa - GECAP
Descrição: O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA), constitui-se como organismo articulador de atividades de pesquisa, extensão e ensino ligadas às temáticas da Capacidade Estatal, Segurança e Defesa como forma de apropriação das dinâmicas de relacionamento entre Estado, sociedade e sistema internacional, por meio de uma abordagem interdisciplinar própria das Relações Internacionais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Perspectivas político-normativas para a proteção dos direitos humanos do imigrante internacional no Brasil
Descrição: O tratamento político-jurídico dispensado aos imigrantes internacionais pelos Estados receptores está pautado pela dicotomia entre a pessoa do nacional e do estrangeiro, cuja lógica está no chamado "legítimo interesse de Estado". Dessa forma, em que pese a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de suas Famílias de 1990, ou ainda, a consolidação do Direito dos Refugiados no cenário internacional, é muito difícil, na estrutura moderna do Estado-nação e do poder biopolítico que exerce, a garantia dos direitos humanos daquele que é incluído para ser excluído: o imigrante internacional. A realidade político-normativa no Brasil segue exatamente essa ordem. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo identificar os obstáculos político-normativos para que sejam assegurados e garantidos direitos humanos ao imigrante internacional no Brasil, bem como desenvolver uma pauta para reformas normativas que reconheçam a condição de sujeito do imigrante internacional e uma nova orientação administrativa dirigida de fato a sua proteção, o que perpassa, inclusive, pela política externa brasileira em relação à "estrangeiros". Para esse fim, a pesquisa fará a avaliação de manifestações veladas de violência em relação aos imigrantes internacionais, legitimada pelo Estado através das práticas administrativas nacionais, contempladas e fomentadas pelo direito pátrio. A questão do imigrante internacional suscita exatamente a compreensão de uma minoria sem voz, produto da orientação político-jurídica tradicional dos Estados pautada na lógica nacionalista e de reserva de mercado, tratada de forma dissonante aos temas que emergem do ponto de vista de direitos humanos, de globalização e de sustentabilidade socioambiental. A presente pesquisa comportará pesquisa de campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Alessandra Jungs de Almeida - Integrante / Giuliana Redin - Coordenador / Luís Augusto Bittencourt Minchola - Integrante / Jaqueline Bertoldo - Integrante.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Oficina GECAP: Oficina sobre Capacidade Estatal, Segurança e Defesa | 2017/1
Descrição: A Oficina GECAP é um curso de extensão do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) sob o âmbito do Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), que tem como intuito fornecer a estudantes, jovens pesquisadores de cursos de graduação e pós-graduação de Relações Internacionais e áreas afins, egressos, servidores, militares e sociedade civil em geral, interessados nas temáticas da Capacidade Estatal, da Segurança e da Defesa um espaço de discussão acerca de temas metodológicos e temáticos que possam auxiliá-los na iniciação, formulação, produção e execução de projetos de pesquisa e extensão, mediante seminários temáticos e exposições dialogadas que busquem auxiliar na demarcação de estratégias teórico-metodológicas para a pesquisa e extensão acadêmicas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa - PECAP
Descrição: O Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), vinculado ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), constitui-se como programa articulador de ações de extensão (projetos, cursos, eventos, prestação de serviços e produção acadêmica), conectadas à pesquisa e ao ensino. O programa propõe uma compreensão plural das dinâmicas de relacionamento entre Estado, sociedade e sistema internacional, por meio de uma abordagem interdisciplinar, própria das Relações Internacionais, e da democratização do debate público sobre essas temáticas. A missão principal é construir pontes entre a academia, a sociedade civil, o setor militar, e o governo/setor público de modo a contribuir para a compreensão conjunta de desafios e possibilidades, no Brasil e no mundo, da realização de políticas públicas nas áreas da Capacidade Estatal, Segurança e Defesa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
VII Semana Acadêmica de Relações Internacionais - VII SARI UFSM
Descrição: A VII SARI foi um evento que fomentou discussões entre os participantes e as participantes, com uma perspectiva de análise crítica acerca das Relações Internacionais e assuntos correlatos. A Semana Acadêmica abordou as seguintes temáticas e áreas do conhecimento: (a) Pós-colonialismo; (b) Decolonialidade; (c) Feminismo; e (d) Regionalismo. Ademais, foram analisadas questões políticas, econômicas, sociológicas, históricas e filosóficas pertinentes às áreas debatidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Alessandra Jungs de Almeida - Integrante / Ana Luiza Vedovato - Integrante / Maria Eduarda Piacentini - Integrante / Guilherme Mezzon Mezzari - Integrante / Júlia Cristina Hoppe - Integrante / Guilherme de Almeida Pastl - Integrante / Wagner Azevedo - Integrante / Henri Paiva - Integrante / Victor De Carli Lopes - Integrante / Marina Zuchetto - Integrante / Gustavo Manduré - Integrante / Walter Buske - Integrante / Rafael de Oliveira Wachholz - Integrante / Renata Rodrigues Marques - Integrante / Thamysa da Silva Bueno - Integrante / Ademar Pozzatti - Coordenador.
2016 - 2016
Repensando a África e o Oriente Médio: Oficina Yorùbá
Descrição: O projeto de extensão, submetido ao Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), vinculado ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), procura valer-se de recursos lúdicos e da abordagem interdisciplinar das Relações Internacionais para debater temáticas da África e do Oriente Médio, fomentando o interesse da sociedade para o desenvolvimento do conhecimento plural e o debate coletivo e procurando auxiliar na construção de empatia e capacidade crítica. O projeto envolverá a promoção de atividades práticas (apresentações, workshops e oficinas) e debates sobre temas de cultura, sociedade e política sobre África e o Oriente Médio, mediante o uso de recursos lúdicos (cinema, literatura, música e dança) e a colaboração de professores e especialistas convidados. As atividades envolverão amplamente a comunidade na qual a UFSM está inserida, caracterizada pela presença significativa de imigrantes e descendentes de ambas as regiões. A comunidade local será agente no processo e incentivada a participar ativamente das atividades a serem promovidas pelo projeto. Nesta edição, o curso de extensão "Oficina Yorùbá" pretende oferecer a acadêmicos e sociedade civil, workshops de dança, cultura e música Yorùbá, grupo étnico linguístico nigeriano de grande importância para a África e a cultura afro-brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Oficina de Pesquisa em Relações Internacionais - OPRI | 2016
Descrição: A ação de extensão, promovida pelo Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) sob o âmbito do Programa de Extensão em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (PECAP), procura o desenvolvimento e a publicação de artigos e textos na área de Relações Internacionais, mediante seminários temáticos e exposições dialogadas que busquem auxiliar na demarcação de estratégias teórico-metodológicas interdisciplinares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
TeóRIca: debates em teoria | 2015
Descrição: O projeto TeóRIca, promovido pelo Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais de Santa Maria (PRISMA), busca promover o debate acadêmico na área de Teoria de Relações Internacionais por meio de grupos de trabalho e discussão organizados em torno da leitura de textos e de seminários dialogados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Capacidade Estatal e Segurança Regional no Sul Global: América do Sul, Ásia e África
Descrição: Na multipolaridade crescente do sistema internacional, a segurança regional de regiões em desenvolvimento é prioridade para as potências emergentes e objeto de interesses de potências tradicionais. A capacidade estatal relaciona-se com este processo, afetando o grau de autonomia e a sustentabilidade dos projetos de segurança e desenvolvimento nas regiões do sul global. O evento procura abordar esta realidade de interação entre capacidade estatal e segurança regional, avaliando os casos da América do Sul, Ásia e África no século XXI..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Programa de Extensão - Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados
Descrição: A partir dos desafios de direitos humanos ligados ao tema das migrações internacionais, o Migraidh busca desenvolver ações extensionistas para a promoção de direitos humanos e proteção da população migrante e refugiada, especialmente na região de Santa Maria. As iniciativas são dirigidas ao apoio, acolhimento, reconhecimento e acesso a direitos, sensibilização e integração local de migrantes e refugiados, bem como buscam o diálogo pleno com os mais variados atores ligados à agenda das migrações: migrantes, refugiados, pesquisadores, estudantes, agentes públicos e sociedade civil. Das ações destacam-se a iniciativa para a criação na UFSM do Programa de Acesso ao Ensino Superior e Técnico aos Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade, bem como o Curso de Formação e Capacitação em Direitos Humanos para Servidores Públicos de Santa Maria, do qual resultou a Carta de Santa Maria sobre Políticas Públicas para Migrantes e Refugiados na cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
V Semana Acadêmica de Relações Internacionais - V SARI UFSM
Descrição: A realização da V SARI tem como objetivo principal a discussão, o incentivo a pesquisa acadêmica e o intercâmbio de informações referentes a 5 (cinco) temáticas principais, sendo elas a) Cooperação e Conflito nas relações internacionais contemporâneas; b) a aplicabilidade dos Direitos Humanos em zonas de conflito; c) o papel desempenhado pelas Organizações Internacionais na solução pacífica de conflitos; d) Teorias de Paz e suas perspectivas; e e) a Análise Comparada no plano estrutural dos conflitos contemporâneos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Trabalho escolhido para o "Prêmio 40 Melhores" : "O Brasil e o Espírito de Cartagena: Análise do Tratamento Político-normativo de refugiados no Brasil", Universidade Federal de Santa Maria.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Redin, G.2016Redin, G. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; MINCHOLA, L. A. B. . Perspectivas político-normativas para a proteção dos direitos humanos do imigrante internacional no Brasil. Caderno de Avaliação Institucional CCSH, v. 7, p. 186-190, 2016.

2.
JUNGS DE ALMEIDA, A.2015JUNGS DE ALMEIDA, A.; MINCHOLA, L. A. B. . O ?espírito de Cartagena? e a política brasileira de refugiados. Revista Perspectiva: reflexões sobre a temática internacional, v. 8, p. 123-142, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Redin, G. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; MONAIAR, A. ; MINCHOLA, L. A. B. ; BERTOLDO, J. ; GARCIA, A. D. . Curso Migração, Refúgio e Políticas Públicas para Servidores Públicos em Santa Maria: Da Formação e Capacitação em Direitos Humanos ao Espaço de Participação Política e Construção de Iniciativas Locais. In: Rosana Baeninger (NEPO) ,Lúcia Bógus (PUCSP); Julia Bertino (UFABC); Duval Fernandes (PUCMinas); Marta Rovery (UFG); Cláudia Baltar (UEL); Roberta Peres (UFABC); Tatiana Waldman (Museu da Imigração de São Paulo); Luís Felipe Aires Magalhães (PUCSP). (Org.). Migrações Sul-Sul. 2ed.Campinas: NEPO, 2018, v. , p. 950-957.

2.
ALMEIDA, A. J.. Legislação Sul-Africana. In: REDIN, Giuliana; MINCHOLA, Luís Augusto Bittencourt. (Org.). Imigrantes no Brasil - Proteção dos Direitos Humanos e Perspectivas Político-Jurídicas. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2015, v. 1, p. 221-228.

3.
ALMEIDA, A. J.. Notas Introdutórias; Notas Conclusivas (Direito Comparado para a Construção de um Novo Marco Legal). In: REDIN, Giuliana; MINCHOLA, Luís Augusto Bittencourt. (Org.). Imigrantes no Brasil - Proteção dos Direitos Humanos e Perspectivas Político-Jurídicas. 1ed.Curitiba: Juruá Editora, 2015, v. 1, p. 237-246.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. J.. A mobilidade humana internacional e a soberania nacional: a construção do direito ao voto no Estado brasileiro. In: VI Semana Acadêmica de Relações Internacionais - VI SARI, 2015, Santa Maria. Anais da VI Semana Acadêmica de Relações Internacionais, 2015. p. 69-78.

2.
ALMEIDA, A. J.. O protagonismo brasileiro no desenvolvimento dos países de baixo IDH no continente africano. In: IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais, 2013, Santa Maria. Anais da IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais, 2013. p. 95-110.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. J.. O Brasil e o Espírito de Cartagena: análise do tratamento político-normativo de refugiados no Brasil. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

2.
ALMEIDA, A. J.; DUTRA, L. L. ; MELO, Marcelo . Cinegrafando a Educação Experiências Formativas em Cinema: Até onde a Sétima Arte pode chegar?. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

3.
ALMEIDA, A. J.; DUTRA, L. L. ; MELO, Marcelo . Cartografando a Educação Experiências Formativas em Cinema: Até onde a Sétima Arte pode chegar?. In: 29ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2014, Santa Maria. Anais da 29ª JAI, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, A. J.; PIACENTINI, M. E. . Proteção jurídica de imigrantes no Brasil: a emergência dos direitos políticos ao imigrante. In: 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

2.
ALMEIDA, A. J.. O lugar do imaginário na formação de professores: buscas e aproximações. In: 30º Jornada Acadêmica Integrada, 2015, Santa Maria. Anais da 30º Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
JUNGS DE ALMEIDA, A.. Mobilização social, estabilidade política e legitimidade: as sociedades Poro e Sande na formação do Estado na paz e nas guerras da Libéria. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; ZUCHETTO, M. ; AIRES, J. P. . Mulheres na Jordânia: a liberalização política da década de 1980 e a organização e participação política feminina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; MINCHOLA, L. A. B. ; BERTOLDO, J. . Relatos de Experiências na Prática Extensionista de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; MINCHOLA, L. A. B. . Decolonialidade no Brasil: um debate em construção. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; Redin, G. . Análise sobre as políticas brasileiras em faixa da fronteira: a questão migratória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
JUNGS DE ALMEIDA, A.. A mobilidade humana internacional e a soberania nacional: a construção do direito ao voto no Estado brasileiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; SILVA, M. . O lugar do imaginário na formação de professores: buscas e aproximações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; PIACENTINI, M. E. ; Redin, G. . Proteção Jurídica de Imigrantes no Brasil: a emergência dos direitos políticos ao imigrantes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, M. ; DUTRA, L. L. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; OLIVEIRA, V. F. . Cartografando experiências formativas com cinema: Até onde a sétima arte pode chegar?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
JUNGS DE ALMEIDA, A.. O Brasil e o Espírito de Cartagena: análise do tratamento político-normativo de refugiados no Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ALMEIDA, A. J.. A aplicação do artigo 4º da Constituição Federal na Política Externa Brasileira em relação aos países menos desenvolvidos do Continente Africano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; VEDOVATO, A. L. ; PEREIRA, C. M. ; PASTL, G. A. ; PIACENTINI, M. E. ; AZEVEDO, W. ; LOPES, V. C. ; GERHARDT, D. F. . Tópicos em Relações Internacionais 1: Pré-Universitário Popular Alternativa 2015 (Apostila didática para Pré-Universitário).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
JUNGS DE ALMEIDA, A.. Afroriente - Libéria: Sociedade e Cultura. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; MINCHOLA, L. A. B. . Dialog - Imigrantes. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Redin, G. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; MINCHOLA, L. A. B. . MIGRAIDH - Tubo de Ensaio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
PINHEIRO-MACHADO, R. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; PASTL, G. A. . Semana Acadêmica de Relações Internacionais - Acontece na UFSM. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; TISCHLER, I. ; MEIRA, I. . Mercearia - Ocupa Prédio de Apoio. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; MINCHOLA, L. A. B. ; CRUZ, A. . Em busca de aceitação, oportunidade e qualidade de vida. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
JUNGS DE ALMEIDA, A.. Oficina de Fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais (EERRI 2016). 2016. (Congresso).

2.
XXI Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais. 2016. (Congresso).

3.
VI Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2015. (Congresso).

4.
VI Semana Acadêmica de Relações Internacionais (VI SARI). 2015. (Congresso).

5.
20 anos do Genocídio em Ruanda: desafios para a segurança africana e a promessa de integração regional. 2014. (Encontro).

6.
Aula Magna. 2014. (Congresso).

7.
III Falas Estratégicas Internacional. De Montfort University. 2014. (Congresso).

8.
V Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2014. (Congresso).

9.
XV Encuentro de Estudiantes y Graduados en Relaciones Internacionales del CONOSUR. 2014. (Encontro).

10.
1ª Oficina de capacitação em pesquisa: habilitação de pesquisa no CEP. 2013. (Oficina).

11.
1ª Semana Acadêmica Integrada de Administração e Ciências Contábeis. 2013. (Congresso).

12.
Congresso Internacional de Direito Entrementes. 2013. (Congresso).

13.
Curso de Curta Duração: "A projeção de poder brasileira sobre a América Latina: paradoxos e impasses.". 2013. (Encontro).

14.
Curso de Curta Duração: "Política e Estratégia". 2013. (Encontro).

15.
Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais - IV EERRI. 2013. (Encontro).

16.
Entre o solidarismo e o pluralismo: o caso Síria. 2013. (Encontro).

17.
Fórum Mundial dos Direitos Humanos. 2013. (Congresso).

18.
I Colóquio Internacional "Mídia, Globalização e Estudos Fronteiriços.". 2013. (Congresso).

19.
I Falas Estratégicas Internacionais. Niousha Roshani. 2013. (Encontro).

20.
II Falas Estratégicas Internacionais. Zoriah Miller. 2013. (Encontro).

21.
Workshop Olhares comparados sobre justiça constitucional. 2013. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, I. C. ; VEDOVATO, A. L. ; GOMES, B. ; BORBA, G. ; ANTONETTE, A. K. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. . Curso de Extensão em Defesa Nacional. 2017. (Exposição).

2.
Redin, G. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; MINCHOLA, L. A. B. ; GARCIA, A. D. ; BERTOLDO, J. ; MACHADO, A. ; MONAIAR, A. . Curso de Formação e Capacitação em Direitos Humanos para Servidores Públicos em Santa Maria "Migração, Refúgio e Políticas Públicas". 2017. (Congresso).

3.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; VEDOVATO, A. L. ; MEZZARI, G. M. ; HOPPE, J. C. ; PIACENTINI, M. E. ; PASTL, G. A. ; AZEVEDO, W. ; PAIVA, H. ; LOPES, V. C. ; ZUCHETTO, M. ; MANDURE, G. . VII Semana Acadêmica de Relações Internacionais (VII SARI):. 2016. (Congresso).

4.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; PASTL, G. A. ; VEDOVATO, A. L. ; LOPES, V. C. ; PAIVA, H. ; AZEVEDO, W. . Semana da Calourada - Relações Internacionais (UFSM). 2016. (Outro).

5.
PIACENTINI, M. E. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; VEDOVATO, A. L. ; PASTL, G. A. ; MEZZARI, G. M. . Palestra "ONU: Uma inesperada inimiga do Direito?". 2016. (Outro).

6.
PEREIRA, C. M. ; SILVA, I. C. ; VEDOVATO, A. L. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; PASTL, G. A. . Repensando a África e o Oriente Médio (REAO) - Ciclo Yorúbà. 2016. (Outro).

7.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; VEDOVATO, A. L. ; AZEVEDO, W. ; PASTL, G. A. ; PIACENTINI, M. E. . Ciclo de Cinema "Mulheres no Oriente Médio". 2016. (Exposição).

8.
Redin, G. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; MINCHOLA, L. A. B. ; RIBEIRO, A. L. ; ORTIZ, L. . Lançamento da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na UFSM. 2015. (Outro).

9.
JUNGS DE ALMEIDA, A.; VEDOVATO, A. L. ; DALLAGNOL, A. C. ; MEZZARI, G. M. ; PIACENTINI, M. E. ; SILVEIRA, J. R. F. . Palestra e Aula Inaugural do Grupo de Teoria, Arte e Política (GTAP) - Arte & Política: Aproximações & Distanciamentos. 2015. (Outro).

10.
VEDOVATO, A. L. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; MEZZARI, G. M. ; SILVA, D. Y. R. ; MACHADO, G. F. ; PIACENTINI, M. E. . Aula Magna 2014 "Crise e Castigo: auditoria da dívida e processo decisório na Política Externa de Getúlio Vargas". 2014. (Outro).

11.
ALMEIDA, A. J.; VEDOVATO, A. L. ; MEZZARI, G. M. ; POLITA, A. C. S. ; MACHADO, G. F. ; PIACENTINI, M. E. ; SILVA, D. Y. R. ; DALLAGNOL, A. C. ; SILVEIRA, J. R. F. . III Falas Estratégicas Internacionais. 2014. (Congresso).

12.
VEDOVATO, A. L. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; POLITA, A. C. S. ; MACHADO, G. F. ; MEZZARI, G. M. ; SILVEIRA, J. R. F. ; GASPARETTO, H. L. ; HOPPE, J. C. . 20 anos do Genocídio em Ruanda: desafios para a segurança africana e a promessa de integração regional. 2014. (Outro).

13.
ALMEIDA, A. J.; VEDOVATO, A. L. ; MEZZARI, G. M. ; HOPPE, J. C. ; PIACENTINI, M. E. . V Semana Acadêmica de Relações Internacionais: "Cooperação e Conflito na Contemporaneidade". 2014. (Congresso).

14.
OLIVEIRA, V. F. ; JUNGS DE ALMEIDA, A. ; SILVA, M. ; SILVA, M. ; RECH, I. . IV Encontro Ouvindo Coisas. 2014. (Congresso).

15.
ALMEIDA, A. J.; VEDOVATO, A. L. ; SILVA, D. Y. R. ; MEZZARI, G. M. . IV Semana Acadêmica de Relações Internacionais. 2013. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
JUNGS DE ALMEIDA, A.. Oficina de Fotografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


Atuou como Coordenadora Acadêmica do Diretório Acadêmico de Relações Internacionais Oswaldo Aranha (DARI-OA), Gestão 2014-2015 e colaboradora na Gestão 2016-2017, sendo, nessa gestão, Secretária-geral da VII Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFSM "Feminismo, Pós-colonialismo e Regionalismo". Membra (2015 - atual) do Coletivo "Manas RI UFSM". Coletivo formado por alunas e ex-alunas do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que atua em Santa Maria (RS).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 09/12/2018 às 20:48:24