André Luiz Rocha Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1911220277826255
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2018), é mestrando em História também pela UFRPE. Atua como coordenador do Departamento de Ação Educativa do Museu do Trem do Recife (Estação Central Capiba), equipamento cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), desde 2014. Desenvolve, desde 2008, pesquisas sobre o patrimônio ferroviário em Pernambuco. Membro da ONG Movimento Nacional Amigos do Trem, desde 2013, que atua em projetos de revitalização do patrimônio ferroviário nacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Luiz Rocha Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, André L. R.;CARDOSO, A. L. R.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil. Orientador: Mariana Zerbone Alves de Albuquerque.
2013 - 2018
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Trens de subúrbio nas rotas de exportação: Uma dinâmica urbana para as ferrovias pernambucanas de longa distância (1858 ? 1900).
Orientador: Mariana Zerbone Alves de Albuquerque.




Formação Complementar


2016 - 2016
Mediador de museu como agente de preservação cultural. (Carga horária: 9h).
Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.
2016 - 2016
A África e o tráf. transatl.: efeitos econ.-soc. do com. de pessoas no XIX. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de História - Sessão Pernambuco, ANPUH PE, Brasil.
2015 - 2015
Seminário de estudos avançados: Memórias, narrativas e fontes orais. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
O per. imper. bras. e as transf. de comportamento das classes dominantes. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2009 - 2010
Designer.
Nip Tec Cursos Profissionalizantes, NIPTEC, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, FPHARPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenação do Departamento de Ação Educativa do Museu do Trem do Recife/ Estação Central Capiba.


Câmara Museologia e Ação Cultural, --, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como pesquisador no levantamento histórico documental e de campo para os projetos expográficos dos sseguintes equipamentos culturais: Museu Histórico de Igarassu, Paço Municipal de Goiana e Forte Santo Inácio de Loyola de Tamandaré.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação como pesquisador no levantamento histórico documental e de campo para elaboração do projeto expográfico da Estação Central Capiba/ Museu do Trem.


Grupo de Pesquisa Produção do Espaço, Metropolição e Relação Rural - Urbano, GPRU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 24
Outras informações
Atuação enquanto monitor no III Ciclo de Debates: O Rural e o Urbano - Práticas docentes e o ensino global, realizado de 12 a 14 de Novembro de 2018, na Universidade Federal Rural de Pernambuco.


ONG Movimento Nacional Amigos do Trem, MNAT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações
Atuação como Diretor Regional da entidade, na elaboração de projetos, realização de atividades de conservação da via férrea e ações de educação patrimonial.



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
SILVA, Felipe Davson Pereira da  Data: 30/08/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARDOSO, André L. R.2018 CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem: Ações e perspectivas na difusão do conhecimento. Revista Aurora 463, v. 1, p. 76-82, 2018.

2.
CARDOSO, André L. R.2017CARDOSO, André L. R.. O Museu do Trem e a missão de encurtar distâncias entre a sociedade e a preservação do patrimônio cultural. Revista Aurora 463, v. 1, p. 93-98, 2017.

3.
CARDOSO, André L. R.2016CARDOSO, André L. R.. Patrimônio ferroviário de Pernambuco: Ações de preservação e o trabalho da ONG Amigos do Trem. Revista Aurora 463, v. 1, p. 48-52, 2016.

4.
CARDOSO, André L. R.2016 CARDOSO, André L. R.. A importância das ferrovias para a articulação do rural com o urbano em Pernambuco. Revista Rural & Urbano, v. 1, p. 96-103, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, André L. R.; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . O Conhecer para preservar e a educação extramuros: A caminhada 'Nos Trilhos da História' da ONG Amigos do Trem. In: III Ciclo de Debates: O Rural e o Urbano - Práticas docentes e o ensino global, 2018, Recife. Caderno de resumos do III Ciclo de Debates: O Rural e o Urbano - Práticas docentes e o ensino global. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2018. v. 1. p. 19-22.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARDOSO, André L. R.; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . Estradas de ferro: Os novos caminhos do Recife oitocentista. In: I Colóquio Internacional Territórios e Paisagens Ferroviárias: Estudos em áreas atravessadas por vias férreas, 2018, Rio de Janeiro. Territórios e Paisagens Ferroviárias: Estudos em áreas atravessadas por vias férreas - Caderno de resumos. Rio de Janeiro: PROARQ-FAU/ UFRJ, 2018. v. 1. p. 64-65.

2.
CARDOSO, André L. R.; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . Da era a vapor ao metrô: Uma análise histórica do transporte ferroviário no Recife. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2015, Recife. XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. Recife, 2015. p. 767.

3.
COSTA, Douglas José Gonçalves ; CARDOSO, André L. R. ; DANTAS NETO, A. S. ; SILVA, A. R. L. ; SILVA, W. F. R. ; SILVA, R. B. . As representações literárias do homem moderno em William Shakespeare. In: XV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE, 2015, Recife. XV Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão da UFRPE. Recife, 2015. p. 352.

Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, André L. R.. Novos usos pela preservação do patrimônio ferroviário de Pernambuco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem do Recife: Ações e perspectivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CARDOSO, André L. R.. A importância das ferrovias para a articulação do rural com o urbano em Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARDOSO, André L. R.. As estradas de ferro pernambucanas e o transporte ferroviário na Região Metropolitana do Recife. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARDOSO, André L. R.. Preservação da memória documental e ferroviária de Paudalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARDOSO, André L. R.. Memória e arquivo público. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
CARDOSO, André L. R.; ALBUQUERQUE, M. Z. A. . O Conhecer para preservar e a educação extramuros: A caminhada 'Nos Trilhos da História' da ONG Amigos do Trem. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2018 (Resumo expandido).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, André L. R.. Trilhos atropelados pelo tempo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem encerra exposição de ferromodelismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem reforça ações educativas contando história ferroviária de Pernambuco. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
CARDOSO, André L. R.. Amigos do Trem querem reativar linha férrea do Recife até Camaragibe. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
CARDOSO, André L. R.. ONG anuncia trem turístico ligando o Recife a Nazaré da Mata. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
CARDOSO, André L. R.. Patrimônio ferroviário: Seu legado, perspectivas e ações de preservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
CARDOSO, André L. R.. Patrimônio Ferroviário versus Ações de Preservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
CARDOSO, André L. R.. Patrimônio Ferroviário: seu legado, perspectivas e ações de preservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
CARDOSO, André L. R.. Patrimônio ferroviário X ações de preservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

10.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem do Recife perde locomotiva para o Rio Grande do Norte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

11.
CARDOSO, André L. R.. Caminhada cobra reativação de via férrea na Mata Norte de Pernambuco. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARDOSO, André L. R.. Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco. 2009; Tema: História do transporte ferroviário em Pernambuco. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARDOSO, André L. R.; FERREIRA, A. L. . Workshop de Educação Patrimonial (XI Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Internacional Territórios e Paisagens Ferroviárias: Estudos em áreas atravessadas por linhas férreas.Estradas de ferro: Os novos caminhos do Recife oitocentista. 2018. (Outra).

2.
I Encontro de Gestão do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco.Possibilidades e perspectivas para a gestão do patrimônio ferroviário de Pernambuco. 2018. (Encontro).

3.
I Encontro de Gestão do Patrimônio Ferroviário de Pernambuco.Eixo de discussão - Desafios e possibilidades para a gestão de edificações do patrimônio ferroviário de Pernambuco. 2018. (Outra).

4.
I Fórum para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. 2018. (Outra).

5.
III Ciclo de Debates: O Rural e o Urbano - Práticas docentes e o ensino global.O Conhecer para preservar e a educação extramuros: A caminhada "Nos Trilhos da História" da ONG Amigos do Trem. 2018. (Outra).

6.
A formação do professor pesquisador: caminhos e possibilidades. 2016. (Outra).

7.
Mesa-redonda: Museus, memórias e economia da cultura. 2016. (Outra).

8.
Participação Social no processo de construção de um plano de gestão para o patrimônio ferroviário de Pernambuco. 2016. (Oficina).

9.
XI Encontro Estadual de História (ANPUH/PE) - Democracia e e diversidade: Produção e socialização do conhecimento histórico.e. 2016. (Encontro).

10.
Brasiliana: Uma moeda provincial na crise do século XVII. 2015. (Outra).

11.
Cine Coruja - Direitos urbanos e educação. 2015. (Outra).

12.
Feminismos em diálogo. 2015. (Outra).

13.
II Prática Integrativa: Escola, universidade e direitos humanos. 2015. (Encontro).

14.
Mediação nos espaços públicos: Os jardins de Burle Marx e Diálogos Patrimoniais: Cultura, identidade e memória. 2015. (Outra).

15.
Resgatando a memória: As novas condições de acesso aos documentos do SNI. 2015. (Outra).

16.
Seminário de estudos avançados: Memórias, narrativas e fontes orais. 2015. (Seminário).

17.
50 anos do Golpe. 2014. (Seminário).

18.
Iº Encontro da Linha de Pesquisa: "Política, Instituições e Identidades". 2013. (Encontro).

19.
Oficina - Introdução à Educação Patrimonial e Conservação Preventiva de de Acervos Museológicos. 2013. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, André L. R.. III Ciclo de Debates o Rural e o Urbano - Práticas docentes e o ensino global. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
André Luiz Rocha Cardoso. Trens de subúrbio nas rotas de exportação: Uma dinâmica urbana para as ferrovias pernambucanas de longa distância (1858 ? 1900). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Orientador: André Luiz Rocha Cardoso.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem do Recife perde locomotiva para o Rio Grande do Norte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CARDOSO, André L. R.. Trilhos atropelados pelo tempo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
CARDOSO, André L. R.. Caminhada cobra reativação de via férrea na Mata Norte de Pernambuco. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem encerra exposição de ferromodelismo. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
CARDOSO, André L. R.. Museu do Trem reforça ações educativas contando história ferroviária de Pernambuco. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

6.
CARDOSO, André L. R.. Amigos do Trem querem reativar linha férrea do Recife até Camaragibe. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
CARDOSO, André L. R.. ONG anuncia trem turístico ligando o Recife a Nazaré da Mata. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
CARDOSO, André L. R.. Patrimônio ferroviário: Seu legado, perspectivas e ações de preservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
CARDOSO, André L. R.. Patrimônio ferroviário X ações de preservação. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARDOSO, André L. R.. III Ciclo de Debates o Rural e o Urbano - Práticas docentes e o ensino global. 2018. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CARDOSO, André L. R.. Projeto Memória Ferroviária de Pernambuco. 2009; Tema: História do transporte ferroviário em Pernambuco. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 5:11:26