Daniella Moreira Paína

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2086778310064268
  • Última atualização do currículo em 16/03/2018


Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniella Moreira Paína
Nome em citações bibliográficas
PAÍNA, D. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Ciências do Esporte.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Atenção em atletas de futebol de base em diferentes categorias: comparação e tabela de referência,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Varley Teoldo Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Atenção; Futebol; Categorias de Base; Normatização.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Esportivo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Neurociências.
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Título: Investigação dos atributos psicológicos em jogadores de futebol da categoria sub-20.
Orientador: Ricardo da Costa Padovani.




Formação Complementar


2015 - 2015
"Avanços em Psicologia do Esporte". (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Saúde e Esporte: Abordagem Interprofissional. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Estimulação Precoce: fund. do desenv. infantil. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2011 - 2011
Rituais de Concentração Apl. ao Esp. de Alto Rend.. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, Abrapesp, Brasil.
2011 - 2011
Coaching. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Centro de Valorização da Criança, CVC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estag. psicologia em equipe interdisciplinar, Carga horária: 12


Seção Centro de Referência Psicossocial ao Adolescente, SECERPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio curricular obrigatório acadêmico.


Volei Santos F.C./ANE/FUPES, VOLEI SANTOS F.C, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Auxiliar em psicologia, Carga horária: 6
Outras informações
Integrante do Centro Integrado de Apoio ao Voleibol



Projetos de pesquisa


2012 - 2014
Investigação dos atributos psicológicos dos jogadores de futebol da categoria sub-20.
Descrição: O interesse pelo futebol é uma característica marcante na realidade brasileira. A expressão deste genuíno interesse pode ser observada na mobilização de torcedores nos jogos televisionados e nos estádios, na exposição midiática do desempenho das equipes, do comportamento de jogadores nos jogos e nas diferentes situações sociais. Nesta perspectiva, jogadores atuam constantemente sob pressão, vivenciam emoções diversas e intensas durante as partidas e precisam apresentar bom manejo do estresse e da ansiedade competitiva. O objetivo do estudo foi avaliar os atributos psicológicos de jogadores de futebol da categoria juniores. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (CEP 394.420). Participaram do estudo 23 jogadores de futebol da categoria sub-20 vinculados a um clube de futebol profissional da primeira divisão. Instrumentos: Questionário Perfil dos Atletas Participantes; Avaliação da Qualidade de Vida; Athletic Coping Skills Inventory ? 28; Inventário de Ansiedade Beck..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniella Moreira Paína - Integrante / Maria Stella Peccin da Silva - Integrante / Ricardo da Costa Padovani - Coordenador / Juliane Jellmayer Fechio - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Consultoria e Assessoria em Ciências do Esporte para clubes e federações de futebol
Descrição: A UFMG irá consolidar a colaboração e parceria com diferentes clubes e federações de futebol do Brasil e do exterior aumentando ainda mais a sinergia entre a teoria e prática nas áreas de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional com clubes e federações de futebol. Este projeto tem como objetivo principal consolidar o desenvolvimento de diversos projetos de docentes e alunos de graduação e pós graduação da EEFFTO e também, prestar assessoria e consultoria técnico científica a Clubes, Dirigentes, Federações, Treinadores e Atletas e Árbitros no futebol, fomentar a qualidade da pesquisa desenvolvida nos projetos de Pós Graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) e da Pós Graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR), oportunizar aos estudantes de graduação e pós graduação estágios em diferentes áreas de intervenção dentro do futebol..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Daniella Moreira Paína - Coordenador / Varley Teoldo Costa - Integrante / Hiago Luan Rolla Martins - Integrante.
2014 - Atual
UFMG Soccer Science
Descrição: Como parte integrante do Programa de Capacitação em Futebol, o UFMG Soccer Science são eventos de caráter científico com o objetivo de apresentar e discutir os aspectos da formação de atletas nas categorias de base dos principais clubes brasileiros, com ênfase nos parâmetros táticos, técnicos físicos e psicológicos do futebol. O objetivo destes eventos é promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos profissionais ligados a área do futebol e ainda oferecer a possibilidade para os alunos de graduação, pós graduação e profissionais interessados em trabalhar com o futebol de avançarem seus conhecimentos e se qualificarem para o mercado de trabalho neste segmento. Obs: Evento semestral..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Daniella Moreira Paína - Coordenador / Varley Teoldo Costa - Integrante / Hiago Luan Rolla Martins - Integrante / Camila Cristina Fonseca Bicalho - Integrante / Felipe Gustavo dos Santos - Integrante.
2014 - Atual
Programa de Formação de Profissionais para o Futebol
Descrição: O "Programa de Formação de Profissionais para o Futebol" objetiva promover eventos, cursos, workshops e minicursos envolvendo a temática futebol para os profissionais da área do futebol, alunos de graduação e pós graduação interessados em ampliar os conhecimentos à respeito da modalidade. Têm como princípio colocar em discussão os aspectos administrativos, físicos, táticos, técnicos, psicológicos e sociais que envolvem o universo do futebol. Dependendo da proposta do curso estes módulos terão duração mínima de 3 horas e máxima de 360 horas, realizadas nas dependências da EEFFTO e outros espaços da UFMG..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Daniella Moreira Paína - Coordenador / Varley Teoldo Costa - Integrante / Hiago Luan Rolla Martins - Integrante / Leonardo Henrique Silva Fagundes - Integrante / Camila Cristina Fonseca Bicalho - Integrante / Maurício José de Souza Filho - Integrante.
2013 - 2015
CIPE - Centro Interprofissional de Pesquisa e Estudo do Esporte
Descrição: O projeto de extensão SAÚDE E ESPORTE: ABORDAGEM INTERPROFISSIONAL se justifica no Campus Baixada Santista onde temos um projeto político pedagógico que enfatiza este tipo de atuação e em um campus que agrega os cursos de Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. Propiciar um espaço para que diferentes profissionais e alunos possam discutir as várias implicações do esporte na saúde do indivíduo, bem como propiciar maior número de estudos que possam auxiliar na manutenção da saúde, levando em consideração também o rendimento esportivo. Procurar estudar mais a fundo os fatores de risco para diferentes lesões e com isso buscar a prevenção e/ou a melhor forma de tratá-las. Fornecer para os profissionais da área, inclusive os atletas, um espaço para discussão de casos e a possibilidade de intervir, baseada na melhor evidência disponível na literatura, para a recuperação da função de atletas carentes que não tenham condições de ter este atendimento em serviços especializados. Procurar-se-a dar assistência em eventos esportivos da Baixada Santista, desde de que nos mesmos haja profissionais da área que possam supervisionar esta prática. Estas intervenções estarão condicionadas a obtenção de verbas, por meio de projetos de pesquisa que possam subsidiar a infra-estrutura necessária para a implantação de um local interprofissional de assistência ao atleta carente da baixada santista. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Daniella Moreira Paína - Coordenador / Henderson Palma - Integrante / Caio Possati Campos - Integrante / Maria Stella Peccin da Silva - Integrante / Claudia Ridel Juzwiak - Integrante / Ricardo da Costa Padovani - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: PSICOLOGIA DO ESPORTE.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Consultoria.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAÍNA, D. M.; RODRIGUES, T. V. ; SILVA, P. M. C. G. ; TAKEDA, O. M. ; GIANONI, R. L. S. . Ansiedade e sua relação com o estado de humor de atletas de voleibol. In: IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, 2016, Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte. Rio de Janeiro: Revista de Educação Física, 2016. v. 85. p. 177-234.

Artigos aceitos para publicação
1.
PAÍNA, D. M.; Fechio, J. J. ; Peccin, M. S. ; PADOVANI, R. C. . Avaliação da qualidade de vida, estresse, ansiedade e coping de jogadores de futebol de campo da categoria sub-20. Contextos Clínicos, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
PAÍNA, D. M.; RODRIGUES, T. V. ; SILVA, P. M. C. G. ; TAKEDA, O. M. ; GIANONI, R. L. S. . IX International Congress & XVI Brazilian Congress of Sport Psychology - Olympic and paralympic games: A sport psychology contribution to sport performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PAÍNA, D. M.; Fechio, J. J. ; PECCIN, Stella ; PADOVANI, R. C. . Investigação dos Atributos Psicológicos de Jogadores de Futebol da Categoria sub-20. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RIVITI, I. G. ; PAÍNA, D. M. ; PALMA, H. ; PADOVANI, R. C. ; PECCIN, Stella . Saúde e Esporte: Abordagem Interprofissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte. Ansiedade e sua relação com o estado de humor de atletas de voleibol. 2016. (Congresso).

2.
III Jornada de Terapias Cognitivas-Comportamentais. 2014. (Congresso).

3.
Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu em Educação Física- Futebol, Psicologia e a Produção do Conhecimento. 2014. (Congresso).

4.
1º Encontro do Fórum Permanente para Reforma Curricular do Curso de Psicologia.Encontro do Fórum Permanente para Reforma Curricular do Curso de Psicologia. 2013. (Encontro).

5.
Diálogo Pertinente: Vigiar e Curtir.Diálogo Pertinente: Vigiar e Curtir. 2013. (Outra).

6.
Mesa Redonda: Psicologia do Esporte: Trocando Experiências. 2013. (Congresso).

7.
Mesa Redonda: Sexo, Funk e Feminismo: Há espaço para esses temas na Universidade??. 2013. (Congresso).

8.
Roda de Conversa: Psicologia no Esporte.Roda de Conversa. 2013. (Outra).

9.
V Seminário de Psicologia do Esporte, Motricidade Humana e II Congresso Nacional de Psicologia da Motricidade Humana,Esporte,Recreação e Dança. 2013. (Congresso).

10.
5º Encontro de Análise do Comportamento na PUC-SP. 2011. (Encontro).

11.
III Congresso Brasileiro de Psico do Esporte: A psicologia no processo de formação do atleta. 2011. (Congresso).

12.
II Semana do Esporte: Dia a dia da fisioterapia em clube, lesões e o trabalho multidisciplinar. 2011. (Outra).

13.
II Semana do Esporte: O Papel da Assistente Social e a Interdisciplinariedade no Esporte Competitivo. 2011. (Outra).

14.
I Semana de Psicologia na UNIFESP - campus Baixada Santista. 2011. (Congresso).

15.
Medicalização da Educação e da Sociedade: dislexia, TDAH e outros supostos transtornos. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOCE, F. ; FONSECA, S. T. ; PAÍNA, D. M. ; BICALHO, C. C. F. . IX Congresso Internacional e XVI Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte. 2016. (Congresso).

2.
NAVARRO, M. ; CUNHA, S. A. ; PECCIN, Stella ; PADOVANI, R. C. ; SAITO, A. K. ; PAÍNA, D. M. ; PALMA, H. ; CAMPOS, C. P. ; FIDALGO, J. P. N. . Clínicas de Futebol Brasil 2014: Futebol, um catalisador para o intercâmbio cultural, científico e tecnológico. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 10:40:21