Marcus Quintanilha da Silva

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  • Última atualização do currículo em 09/01/2019


Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017). Possui graduação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2011) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (2016) . Pesquisa condições de qualidade das escolas brasileiras, financiamento e gestão da educação. Atualmente, é docente de educação básica na Prefeitura Municipal de Curitiba. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Quintanilha da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. Q.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: : A política na disputa pelo fundo público na valorização das condições de trabalho dos professores das redes municipais entre 2008 e 2018,
Orientador: Andrea Barbosa Gouveia.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO; FINANCIAMENTO; Qualidade da educação; Fundo Público; Políticas Educacionais.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: Condições de Qualidade das Redes Municipais de Ensino Fundamental no Brasil,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ângelo Ricardo de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Políticas Educacionais; Condições de Qualidade; Questionários de Contexto; Prova Brasil; Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Neuropsicologia e Aprendizagem. (Carga Horária: 462h).
Faculdades Itecne de Cascavel, ITECNE, Brasil.
Título: Ensino de Leitura e Escrita antes dos 6 anos: Aspectos Sociais e Neuropsicológicos.
Orientador: Sérgio Scorsato.
2015 - 2016
Graduação em Pedagogia.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: Perfil das Diretoras das Escolas Municipais do Paraná.
Orientador: Walter Montanhini.
2005 - 2011
Graduação em Matemática.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
V Semana da Pedagogia - Tecendo novos caminhos para a educação. (Carga horária: 8h).
Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
2016 - 2016
FUNDEB. (Carga horária: 60h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de Qualificação em Tecnologia Digital - Aluno Integrado. (Carga horária: 136h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2011 - 2011
VI Seminário de Educação a Distância da UNESC. (Carga horária: 8h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2010 - 2010
I Seminário de Pesquisa da Linha ED, Memória. (Carga horária: 20h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2010 - 2010
I Coloquio sobre Pesquisa na Ed Básica. (Carga horária: 8h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2008 - 2008
XIV Erematsul. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2008 - 2008
I Congresso de Humanidades, Ciência e Ed. (Carga horária: 20h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Organização do Trabalho Pedagógico Políticas Educacionais Organização e Gestão da Educação Básica Política e Planejamento da Educação Brasileira

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenação Administrativa, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de coordenação administrativa do Curso de Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Acadêmico de Iniciação Científica, Carga horária: 10
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica

Atividades

08/2013 - 12/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Iniciação Científica, .

Linhas de pesquisa
Políticas Educacionais

Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional do Magistério, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de pré e dos anos iniciais do ensino fundamental

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profissional do Magistério, Carga horária: 20
Outras informações
Cargos: Docência II - Matemática - anos finais do EF


Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: PSS, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica, Carga horária: 20


Faculdade São Braz, FSB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do magistério superior, Carga horária: 16
Outras informações
Disciplinas: Gestão de Sistemas e Unidades Educacionais Políticas Educacionais Organização e Gestão da Educação Básica Organização do Trabalho Pedagógico



Linhas de pesquisa


1.
Políticas Educacionais


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Qualidade no ensino fundamental: uma leitura das condições de efetividade dos sistemas estaduais e municipais de ensino a partir de indicadores de financiamento, condições de OFERTA e resultados escolares
Descrição: O projeto de PESQUISA ?Qualidade no ensino fundamental: uma leitura das condições de efetividade dos sistemas estaduais e municipais de ensino a partir de indicadores de financiamento, condições de OFERTA e resultados escolares?, apresenta-se como um estudo sobre indicadores educacionais de qualidade no ensino fundamental. Volta-se ao campo delimitado em alguns dos eixos do Edital do Observatório da Educação 2010, em especial, à (I) discussão sobre a avaliação institucional (eixo B), observando aspectos que influenciam a qualidade educacional, como o perfil docente (formação, carreira, relação com a escola e com o trabalho, etc.), perfil discente, das condições materiais das escolas e das condições de gestão escolar; e (II) às questões afetas ao financiamento da educação e à democratização do acesso e permanência na escola, bem como nas condições de sucesso escolar (eixo C). O interesse desse projeto em discutir os indicadores educacionais cotejadamente à efetividade dos sistemas de ensino tem relação com a preocupação de disponibilizar instrumentos de acompanhamento e avaliação da educação (política, gestão e financiamento) às administrações públicas e, de outra parte, às universidades e sociedade civil. Esse projeto se insere em um campo de análise articulado à avaliação da política e para isso problematiza os instrumentos que estão disponíveis para sustentar a avaliação das políticas educacionais. Essa opção se articula também com as perspectivas de pesquisa que vimos desenvolvendo no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná, na linha de pesquisa em Políticas e Gestão da Educação, uma vez que um conjunto significativo de (projetos de) dissertações e projetos de tese vem sendo desenvolvidos/concluídos a partir dessa concepção (ZAMPIRI, 2010; DITTRICH, 2010; SCHNEIDER, 2010). Seu objetivo geral se volta à análise das condições de qualidade educacional no ensino fundamental público brasileiro, a partir do cotejamento de indicadores (financiamento da educação, IDEB e condições de qualidade) com vistas a avaliar a efetividade da política educacional nas redes estaduais e municipais brasileiras recentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcus Quintanilha da Silva - Integrante / Angelo Ricardo Souza - Integrante / Adriana Dragone - Integrante / Andreia Barbosa Gouveia - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - 2017
Periódico: Revista Circuito Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Políticas Educacionais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. Q.2018SILVA, M. Q.. Gestão democrática como condição de qualidade: a forma de provimento do diretor escolar nas redes municipais brasileiras e a relação com indicadores e resultados educacionais de 2015. REGAE: REVISTA DE GESTÃO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, v. 7, p. 41, 2018.

2.
SOUZA, A. R.2018SOUZA, A. R. ; SILVA, M. Q. . Panorama nacional das condições de gestão no ensino fundamental. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), v. 22, p. 939-960, 2018.

3.
SILVA, M. Q.2018SILVA, M. Q.. Responsabilidades da gestão municipal e a disputa pelo fundo público: os limites da prioridade do gestor na alocação de recursos no investimento em educação. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, 2018.

4.
SILVA, M. Q.2017SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . RELAÇÃO ENTRE O PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR/A E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E RESULTADOS ESCOLARES. Brazilian Journal of Development, v. 3, p. 560-575, 2017.

5.
SILVA, M. Q.2017 SILVA, M. Q.. n. 21 - NÍVEIS DE CONDIÇÕES DE QUALIDADE DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA DE ANÁLISE. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 11, p. 1-24, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, M. Q.. Ensino da Matemática no Ensino Fundamental e Ensino Médio. 1. ed. Curitiba: Faculdade São Braz, 2017. v. 1. 43p .

2.
SILVA, M. Q.. História da Ciência da Matemática. 1. ed. Curitiba: Faculdade São Braz, 2017. v. 1. 43p .

3.
SILVA, M. Q.. Legislação e Políticas da Educação à Distância. 1. ed. Curitiba: Faculdade São Braz, 2017. v. 1. 54p .

4.
SILVA, M. Q.. Legislação Edcucacional. 1. ed. Curitiba: Faculdade São Braz, 2017. v. 1. 54p .

5.
SILVA, M. Q.. Legislação Educacional. 1. ed. Curitiba: São Braz, 2017. v. 1. 121p .

6.
SILVA, M. Q.. Políticas Educacionais. 1. ed. Curitiba: São Braz, 2017. v. 1. 106p .

7.
SILVA, M. Q.. Administração escolar: teoria e prática. 1. ed. Curitiba: Faculdade São Braz, 2017. v. 1. 44p .

8.
SILVA, M. Q.. Gestão do Sistema Escolar. 1. ed. Curitiba: Faculdade São Braz, 2016. v. 1. 63p .

9.
SILVA, M. Q.. Qualidade da Educação e Gestão Escolar. 1. ed. Curitiba: Faculdades São Braz, 2016. v. 1. 52p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . O PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E RESULTADOS ESCOLARES. In: ANTONELLA CARVALHO DE OLIVEIRA. (Org.). Grandes temas da educação nacional. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 2, p. 78-92.

2.
SILVA, M. Q.. CONDIÇÕES DE QUALIDADE DAS REDES MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL. In: Maria Aparecida Alferes. (Org.). Qualidade e Políticas Públicas na Educação. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 221-237.

3.
SCHNEIDER, G. ; SILVA, M. Q. . Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental: descrição de metodologia e análise de dados. In: Andréa Barbosa Gouveia; Ângelo Ricardo de Souza; Adriana Aparecida Dragone Silveira. (Org.). Efetividade das políticas educacionais nos sistemas de ensino brasileiro. 1ed.Curitiba: Appris, 2016, v. 1, p. 83-101.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. Q.. O FUNDO PÚBLICO EM DISPUTA NOS MUNICÍPIOS PARANAENSES: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE PERFIS DE REDE DE ENSINO, RECEITAS E DESPESAS EM EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DOCENTE. In: XII Anped Sul - Educação, democracia e justiça social, 2018, Porto Alegre. XII Anped Sul - Educação, democracia e justiça social. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
SOUZA, A. R. ; SILVA, M. Q. . Panorama Nacional das Condições de Gestão no Ensino Fundamental. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, Políticas e gestão da educação. Tensões e agendas em (des)construção, 2017, João Pessoa. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, POlíticas e gestão da educação. Tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017. v. 45.

3.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . Relação entre o provimento do cargo de diretora e a qualidade da educação: análise das condições de oferta e resultados escolares. In: XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO,, 2017, Curitiba. XIII EDUCERE, IV SIRSSE, VI SIPD ? Cátedra UNESCO,. Curitiba: Editora Universitária Champagnat, 2017.

4.
SILVA, M. Q.. Estado Regulador, Avaliador e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: virtudes e limites do indicador. In: Educere: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Educere: XIII Congresso Nacional de Educação: formação de professores, contextos, sentidos e práticas. Curitiba: Editora Champagnat, 2017.

5.
SILVA, M. Q.. Condições de Qualidade das Redes Municipais de Ensino Fundamental no Brasil. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, POlíticas e gestão da educação. Tensões e agendas em (des)construção, 2017, João Pessoa. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, POlíticas e gestão da educação. Tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2017. v. 45.

6.
SILVA, M. Q.. Cumprimento das disposições legais no financiamento da educação e o impacto do IPTU, ISS e ITBI em gastos educacionais do município de Curitiba - PR nos anos de 2007 à 2014. In: IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva, 2016, Chapecó - SC. IV Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva. Joaçaba: Editora Unoesc, 2016. v. 25. p. 491-501.

7.
SILVA, M. Q.. Financiamento da educação em Curitiba e Região Metropolitana: leitura comparada do potencial mínimo de investimento e o impacto do Fundeb na manutenção e desenvolvimento de ensino nos anos de 2007 a 2014. In: IV Encontro Fineduca. Financiamento da Educação no Brasil: avanços e impasses, 2016, São Paulo. IV Encontro Fineduca. Financiamento da Educação no Brasil: avanços e impasses. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2016.

8.
SILVA, M. Q.. Perfil das Condições de Gestão das Escolas Estaduais e Municipais do Paraná. In: XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - Anped Sul: Educação, movimentos sociais e políticas governamentais, 2016, Curitiba. XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - Anped Sul: Educação, movimentos sociais e políticas governamentai. Curitiba - PR: Setor de Educação da UFPR, 2016. p. 1-20.

9.
SCHNEIDER, G. ; SILVA, M. Q. . Índice de Nível Socioeconômico dos Alunosdo 5º ano do Ensino Fundamental: descrição de metodologia e análise de dados. In: XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2015, Olinda. Política, Avaliação e Gestão da Educação: novos governos, novas agendas?. Salvador: Biblioteca ANPAE, 2015. v. 21. p. 1-14.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . Sindicatos de Trabalhadores da Educação: problematização acerca da ambivalência política e técnica da função de dirigentes sindicais. In: VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação, 2017, Curitiba. VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores em Educação, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. Q.. Índice de Condições de Qualidade: um novo olhar ao conceito de qualidade na oferta do ensino. In: XXVIII Semana de Ensino e Pesquisa, 2016, Curitiba. XXVIII Semana de Ensino e Pesquisa, 2016.

2.
SILVA, M. Q.. Direito à Educação, Garantia de Qualidade e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: uma análise dos resultados do IDEB em 2009, 2011 e 2013 dos alunos de 5º ano no município de Curitiba ? PR. In: XXVIII Semana de Ensino e Pesquisa, 2015, Curitiba. XXVIII Semana de Ensino e Pesquisa, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. Q.. O fundo público em disputa nos municípios paranaenses: uma análise exploratória de perfis de rede de ensino, receitas e despesas em educação e valorização docente. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . DISPUTA DO FUNDO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA ? PR PELA ÓTICA DA LEI N. 101/2000 E A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 95: IMPLICAÇÕES NA REMUNERAÇÃO DOCENT. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. Q.. Condições de Qualidade das Redes Municipais de Ensino Fundamental no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUZA, A. R. ; SILVA, M. Q. . Panorama Nacional das Condições de Gestão no Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, M. Q.. Discussões contemporâneas em política educacional: o financiamento da educação em pauta no município de Curitiba. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . RELAÇÃO ENTRE O PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR/A E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E RESULTADOS ESCOLARES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . Sindicatos de Trabalhadores da Educação: problematização acerca da ambivalência política e técnica da função de dirigentes sindicais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SILVA, M. Q.. Estado Regulador, Avaliador e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: virtudes e limites do indicador. In: Educere: XIII Congresso Nacional de Educação, 2017, Curitiba. Educere: XIII Congresso Nacional de Educação: formação de professores, contextos, sentidos e práticas. Editora Champagnat, 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA, M. Q.. Índice de Condições de Qualidade: um novo olhar ao conceito de qualidade na oferta do ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, M. Q.. Cumprimento das Disposições Legais no Financiamento da Educação e o Impacto do IPTU, ISS e ITBI em gastos educacionais no Município de Curitiba - PR, nos anos de 2007 à 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, M. Q.. Perfil das condições de gestão das escolas estaduais e municipais do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, M. Q.. Direito à Educação, Garantia de Qualidade e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: uma análise dos resul- tados do IDEB em 2009, 2011 e 2013 dos alunos de 5º ano no município de Curitiba ? PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SCHNEIDER, G. ; SILVA, M. Q. . Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º Ano: Descrição de Metodologia e Análise de Dados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SILVA, M. Q.. Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º Ano do Ensino Fundamental: Descrição de Metodologia e Análise Preliminar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. Q.. Ensino de Leitura e Escrita antes dos 6 anos: Possibilidades de Intervenção na Formação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, M. Q.. Condições de Qualidade das Redes Municipais de Ensino Fundamental no Brasil. Curitiba: Jornal de Políticas Educacionais, 2017 (Resumo de Dissertação).

2.
SILVA, M. Q.. Índice de Condições de Qualidade: um novo olhar ao conceito de qualidade da oferta de ensino. Curitiba: UFPR, 2016 (Resumo).

3.
SILVA, M. Q.. Direito à Educação, Garantia de Qualidade e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: uma análise dos resul- tados do IDEB em 2009, 2011 e 2013 dos alunos de 5º ano no município de Curitiba ? PR. Curitiba: UFPR, 2015 (Resumo).

4.
SILVA, M. Q.. Ensino de Leitura e Escrita antes dos 6 anos: Possibilidades de Intervenção na Formação Docente. Curitiba: UFPR, 2014 (Resumo).

5.
SILVA, M. Q.. Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º Ano do Ensino Fundamental: Descrição de Metodologia e Análise Preliminar. Curitiba: III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Regional Sul, 2014 (Resumo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. Q.. XXV Semana de Educação e I Semana de Pedagogia EaD da UEPG. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
SILVA, M. Q.. Caderno de Orientações: Conselhos de Escola. 2016.

2.
SILVA, M. Q.. Caderno de Avaliação: Projeto Equidade. 2016.

3.
SILVA, M. Q.. Processo de Elaboração do Percurso Individual de Aprendizagem. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. Q.. Financiamento da Educação em Araucária - PR. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, M. Q.. I Seminário Municipal Equidade na Educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. Q.. Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, M. Q.. Construção de TCCs e artigos: pressupostos básicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, M. Q.. Construção de TCCs e artigos: pressupostos básicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SILVA, M. Q.. Legislação Educacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Graduação em Pedagogia EaD).

5.
SILVA, M. Q.. Políticas Educacionais. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Graduação em Pedagogia EaD).

6.
SILVA, M. Q.. Administração Escolar. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CursodeEspecializaçãodaFaculdadeSãoBraz).

7.
SILVA, M. Q.. Legislação Educacional. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso de Especialização da Faculdade São Braz).

8.
SILVA, M. Q.. Construção de TCCs e artigos: pressupostos básicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Luis Carlos B.Junior. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.

2.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Raphael Demóstenes Cardozo. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.

3.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Jucelia da Silva Amaral. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.

4.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Lycia Maria Padilha Amaral. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.

5.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Fabiane Valmore. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.

6.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Paula Tatyane Stemberg. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.

7.
SILVA, M. Q.. Participação em banca de Luana de Oliveira. Curso de Formação Pré Acadêmica (Curso Pré-Pós). 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Formação Pré-Acadêmica) - Universidade Federal do Paraná.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Reunião Científica da Regional Sul Anped - XII Anped Sul.O fundo público em disputa nos municípios paranaenses: uma análise exploratória de perfis de rede de ensino, receitas e despesas em educação e valorização docente. 2018. (Outra).

2.
VI Encontro FINEDUCA.DISPUTA DO FUNDO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE CURITIBA ? PR PELA ÓTICA DA LEI N. 101/2000 E A EMENDA CONSTITUCIONAL N. 95: IMPLICAÇÕES NA REMUNERAÇÃO DOCENT. 2018. (Encontro).

3.
V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) - Regional Sul. 2018. (Seminário).

4.
V Seminário da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) - Regional Sul,. 2018. (Seminário).

5.
VI Seminário Internacional da Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação.Sindicatos de Trabalhadores da Educação: o problema da ambivalência técnica e política dos dirigentes sindicais. 2017. (Seminário).

6.
XII Congresso Nacional de Educação - Educere. RELAÇÃO ENTRE O PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR/A E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E RESULTADOS ESCOLARES. 2017. (Congresso).

7.
XIX Sessão Plenária do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública, Gratuita e Universal.Financiamento e Direito a Educação. 2017. (Outra).

8.
XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção.Condições de Qualidade das Redes Municipais de Ensino Fundamental no Brasil. 2017. (Simpósio).

9.
: IV Seminário da ANPAE - Regional Sul: Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva.IV Seminário da ANPAE - Regional Sul: Plano Nacional de Educação e as interfaces estadual e municipal: política e gestão educacional em perspectiva. 2016. (Seminário).

10.
IV Encontro Fineduca. Financiamento da Educação no Brasil: avanços e impasses.Financiamento da educação em Curitiba e Região Metropolitana: leitura comparada do potencial mínimo de investimento e o impacto do Fundeb na manutenção e desenvolvimento de ensino nos anos de 2007 a 2014. 2016. (Encontro).

11.
V Congresso Íbero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2016. (Congresso).

12.
XI Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - Anped Sul: Educação, movimentos sociais e políticas governamentai.Perfil das Condições de Gestão das Escolas Estaduais e Municipais do Paraná. 2016. (Seminário).

13.
A Dimensão Social das Desigualdades Sociais.A Dimensão Social das Desigualdades Sociais. 2015. (Encontro).

14.
22º Evinci.Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º Ano: Descrição de Metodologia e Análise Preliminar. 2014. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. Q.. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educaciva. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
CAROLINA SANCHES DA CRUZ TOMASCZESKI WILHELMS. O NOVO FUNDEB: PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL N.15/2015. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Políticas Educacionais) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Marcus Quintanilha da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Paula Souza Silva. Afetividade na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade São Braz. Orientador: Marcus Quintanilha da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. Q.. Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º Ano do Ensino Fundamental: Descrição de Metodologia e Análise Preliminar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. Q.. Ensino de Leitura e Escrita antes dos 6 anos: Possibilidades de Intervenção na Formação Docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. Q.. Direito à Educação, Garantia de Qualidade e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: uma análise dos resul- tados do IDEB em 2009, 2011 e 2013 dos alunos de 5º ano no município de Curitiba ? PR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SCHNEIDER, G. ; SILVA, M. Q. . Índice de Nível Socioeconômico dos Alunos de 5º Ano: Descrição de Metodologia e Análise de Dados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, M. Q.. Índice de Condições de Qualidade: um novo olhar ao conceito de qualidade na oferta do ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M. Q.. Cumprimento das Disposições Legais no Financiamento da Educação e o Impacto do IPTU, ISS e ITBI em gastos educacionais no Município de Curitiba - PR, nos anos de 2007 à 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, M. Q.. Perfil das condições de gestão das escolas estaduais e municipais do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA, M. Q.. Condições de Qualidade das Redes Municipais de Ensino Fundamental no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SOUZA, A. R. ; SILVA, M. Q. . Panorama Nacional das Condições de Gestão no Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, M. Q.. Discussões contemporâneas em política educacional: o financiamento da educação em pauta no município de Curitiba. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . RELAÇÃO ENTRE O PROVIMENTO DO CARGO DE DIRETOR/A E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE OFERTA E RESULTADOS ESCOLARES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, M. Q.; CRUZETTA, D. D. . Sindicatos de Trabalhadores da Educação: problematização acerca da ambivalência política e técnica da função de dirigentes sindicais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SILVA, M. Q.. Construção de TCCs e artigos: pressupostos básicos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SILVA, M. Q.. Construção de TCCs e artigos: pressupostos básicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SILVA, M. Q.. Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Brasil. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, M. Q.. Financiamento da Educação em Araucária - PR. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, M. Q.. I Seminário Municipal Equidade na Educação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. Q.. II Jornadas Latinoamericanas de Estudios Epistemológicos en Política Educaciva. 2014. (Outro).




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