Fernanda Tesch Coelho

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  • Última atualização do currículo em 31/07/2017


Formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2015). Participou como monitora no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.) com projeto de Ensino de Embriologia Humana para estudantes do Ensino Médio e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Também atuou como estagiária no Programa de Estatísticas Pesqueira tendo conhecimento na área de Comunidades Pesqueiras, biologia e pesca artesanal. Especialista em Educação do Campo pela Faculdade Multivix - São Mateus (2016) e mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2017) atuando na área de Educação Ambiental em Escolas do Campo. Atua no Laboratório de Educação Ambiental do Núcleo de Práticas Pedagógicas em Biologia (NPPBio) no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo - CEUNES/UFES. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Tesch Coelho
Nome em citações bibliográficas
COELHO, F. T.;TESCH, F


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Ensino na Educação Básica.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA PARA A CONSTRUÇÃO DO PARADIGMA SOCIOAMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE JAGUARÉ-ES,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Franklin Noel dos Santos.
Coorientador: Marcos da Cunha Teixeira.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Educação do campo; Socioambiental.
Grande área: Ciências Humanas
2015 - 2016
Especialização em Educação no Campo. (Carga Horária: 420h).
Multivix São Mateus, MULTIVIX, Brasil.
Título: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO POLÍTICO-SOCIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO.
2010 - 2015
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Orientador: Juliana Castro Monteiro.




Formação Complementar


2013 - 2013
Manejo Florestal e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Distúrbio de Comportamento e Déficit de Atenção. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2012 - 2012
Biotecnologia Marinha. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Técnicas de Estudos em Florestas de Mangue. (Carga horária: 6h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Ecologia de Epífitas Vasculares. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Primeiros Socorros. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Métodos para Avaliação em Ecologia de Campo.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
2012 - 2012
Licenciamento Ambiental - Estratégias de Controle.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12
Outras informações
PIBID

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 15
Outras informações
Programa Estatística Pesqueira

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
PIBIC Jr.


EEEM Dom Daniel Comboni, EEEM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Práticas de Ensino em Biologia envolvendo conexões culturais entre Brasil, África e Caribe
Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo a elaboração de práticas de ensino contextualizadas, em Ciências e Biologia, a baixo custo, aplicáveis tanto no Brasil quanto no Haiti, tendo a cultura afro-americana em comum desses dois países como temática motivadora. Para conhecer a cultura haitiana, um trabalho do tipo etnográfico foi desenvolvido através de revisão literária, análise de documentos e trabalho de campo. Os dados da pesquisa etnográfica serão apresentados a alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e os mesmos serão motivados a elaborar práticas de ensino de baixo, ou nenhum custo, a partir desses elementos culturais. Como resultados serão desenvolvidos práticas divididas em três eixos, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais. São os três eixos: a Botânica, a Zoologia e a Saúde Humana. As práticas elaboradas devem utilizar o contexto socioambiental dos educadores e educandos para o ensino de Ciências e Biologia, como plantas e animais domesticados presentes em mercados e zonas rurais. Modelos e jogos didáticos também serão elaborados com matérias de baixo ou nenhum custo, como resíduos sólidos reutilizados (papelão, isopor, garrafas pet, entre outros)...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Fernanda Tesch Coelho - Integrante / Wenia Oliveira Souza - Integrante / Jéssica Oliveira Machado - Integrante / Karina Schmidt Furieri - Integrante / Érica Duarte Silva - Coordenador / Thatiana Suci Maciel - Integrante / Ana Carolina Cardoso Ramalho - Integrante / Barbara Isabela Rosa da Silva - Integrante / Juliomar de Jesus Cruz - Integrante / Vilma Rodrigues Aguiar - Integrante / Pablo Almeida Sales - Integrante / André Felipe Costa Souza - Integrante / Karen Purper Freitas Margiero - Integrante / Antelmo Ralph Falqueto - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Como fomos formados? Aprendendo um pouco mais sobre o desenvolvimento embrionário
Descrição: A embriologia estuda as etapas e os mecanismos de formação de embriões, cujo significado, para os seres vivos, está atrelado à perpetuação da espécie. É relevante na formação global do aluno, por relacionar-se a temas amplamente discutidos na atualidade, entre eles: gravidez na adolescência, aborto, uso de drogas, utilização de células tronco e clonagem. A embriologia costuma ser rejeitada por parte dos alunos devido ao grande número de termos complexos para memorizar, termos esses que não fazem parte do vocabulário cotidiano e que nada significam para eles; o modelo animal utilizado em praticamente todos os livros didáticos de Biologia para representar o desenvolvimento embrionário é o anfioxo, animal cuja existência não é do conhecimento de um aluno do ensino médio, tornando complicada a aprendizagem diante da falta de significado para ele; e há grande dificuldade na compreensão dos esquemas e figuras representativos dos diferentes processos do desenvolvimento encontrados nos livros didáticos, muitas vezes o único recurso utilizado em sala de aula. Ao se fazer uma análise de como o conteúdo de embriologia vem sendo trabalhado nas escolas, geralmente no 2º ano do Ensino Médio, percebe-se a grande necessidade de se utilizar novas metodologias que modifiquem este quadro de ensino tradicional procurando melhorar o aprendizado do aluno e inovando as aulas dadas pelo professor. O objetivo deste projeto é ensinar de maneira alternativa todos os passos do desenvolvimento embrionário, passando por todas as fases desde a fecundação até o nascimento. O desenvolvimento de atividades práticas será estimulado com jogos, aulas expositivas, uso do microscópio e modelos em gesso e massa de biscuit, fornecendo ferramentas extras que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o atraente do ponto de vista do aluno e do professor. Além disso, serão abordados e discutidos temas relacionados à educação sexual, com a finalidade de atualizar e alertar os alunos com relação aos.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Fernanda Tesch Coelho - Integrante / Juliana Castro Monteiro - Coordenador / Marcos de Lucca Moreira Gomes - Integrante / Karina Carvalho Mancini - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino de Biologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ensino.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Embriologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Educação Ambiental.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUARTE-SILVA, E.2014DUARTE-SILVA, E. ; SOUZA, W. O. ; MACHADO, J. O. ; TESCH, F ; FURIERI, K. S. . RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E ORIENTAÇÕES DE PRÁTICA DE ENSINO A BAIXO CUSTO NA ILHA DE GURIRI, SÃO MATEUS-ES, BRASIL. Anais do Congresso do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais da UNICENTRO, v. 2, p. 1, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
DUARTE-SILVA, E. ; SOUZA, W. O. ; MACHADO, J. O. ; TESCH, F ; FURIERI, K. S. . RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E ORIENTAÇÕES DE PRÁTICA DE ENSINO A BAIXO CUSTO NA ILHA DE GURIRI, SÃO MATEUS-ES, BRASIL. In: ALFARO, Adriane Theodoro Santos ; TROJAN, Daiane Garabeli. (Org.). DESCOBERTAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS. 1ed.Curitiba, PR: Atena, 2016, v. 1, p. 104-116.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COELHO, F. T.; GOMES, M. L. M. ; MONTEIRO, J. C. . Ensino de embriologia humana para alunos do ensino médio de escola pública de São Mateus, ES. In: XI Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia, 2013, Campinas, SP. XI Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia, 2013.

2.
SOUZA, W. O. ; MACHADO, J. O. ; TESCH, F ; DUARTE-SILVA, E. ; SILVA, A. M. H. D. . Perfil do Ensino de Meiose, Mitose e Ciclo de Vida das plantas em escolas do Norte do Espírito. In: I Simpósio Internacional de Botânica Aplicada, 2012, Lavras-MG. Lavras-MG: Universidade Federal de Lavras, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, F. T.; MONTEIRO, J. C. ; GOMES, M. L. M. . Ensino de Embriologia Humana para alunos do ensino médio de uma escola pública em São Mateus, ES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TESCH, F; CARVALHO, F. ; ZAULI, F. ; CESQUINE, G. ; SEGANTINI, H. Q. ; FINK, M. G. S. ; MARTINS, R. ; COELHO, D. ; SHWINGEL, A. ; MACHADO, L. ; ZANCHETTA, R. ; ANDRADES, R. ; SCHEIDT, G. ; HOSTIM-SILVA, M. . EMBARCAÇÕES DE PEQUENA ESCALA NA COMUNIDADE DE SANTA CRUZ - ESPÍRITO SANTO: ARTES DE PESCA E ESPÉCIES DESEMBARCADAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
Teixeira, M. C ; COELHO, F. T. . Pesquisa e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DUARTE-SILVA, E.; FALQUETO, A. R.; TESCH, F. Participação em banca de Hadassa Pedra Maciel.AULAS PRÁTICAS DE BIOLOGIA: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ESTABELECIMENTO DE UMA PERSPECTIVA DIFERENCIADA NA AQUISIÇÃO CONHECIMENTO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológias) - Centro Universitário do Norte do Espírito Santo - UFES.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. Ensino de Embriologia Humana para alunos do ensino médio de uma escola pública em São Mateus, ES. 2013. (Congresso).

2.
1º Simpósio Capixaba de Conservação de Fauna e Flora. 2012. (Simpósio).

3.
9ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia.Como fomos formados? Aprendendo um pouco mais sobre o Desenvolvimento Embrionário. 2012. (Encontro).

4.
Congresso Brasileiro de Oceanografia. EMBARCAÇÕES DE PEQUENA ESCALA NA COMUNIDADE DE SANTA CRUZ - ESPÍRITO SANTO: ARTES DE PESCA E ESPÉCIES DESEMBARCADAS. 2012. (Congresso).

5.
I Sem. Capixaba sobre Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas. 2012. (Seminário).

6.
I Simpósio Internacional de Botânica Aplicada /.Perfil do Ensino de Ciclo de Vida das plantas, Mitose e Meiose no Norte do Espírito. 2012. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
DUARTE-SILVA, E. ; SOUZA, W. O. ; MACHADO, J. O. ; TESCH, F ; FURIERI, K. S. . RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA E ORIENTAÇÕES DE PRÁTICA DE ENSINO A BAIXO CUSTO NA ILHA DE GURIRI, SÃO MATEUS-ES, BRASIL. In: ALFARO, Adriane Theodoro Santos ; TROJAN, Daiane Garabeli. (Org.). DESCOBERTAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS. 1ed.Curitiba, PR: Atena, 2016, v. 1, p. 104-116.


Cursos de curta duração ministrados
1.
Teixeira, M. C ; COELHO, F. T. . Pesquisa e Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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