Ana Carolina Sampaio Zdradek

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4954589184211483
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


ANA CAROLINA SAMPAIO ZDRADEK, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2017) e Graduação em Artes Visuais Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014), em ambas formações foi bolsista (CAPES). É graduanda em Pedagogia - Segunda Licenciatura pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell - Faved. Atuou como pesquisadora do Nós do Sul - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currículos e Culturas - CNPq/FURG. Desenvolveu atividades e produziu RED's (Recursos Educativos Digitais) na atuação como professora tutora à distância no curso de História, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/FURG. Possui experiência profissional em espaços educacionais públicos e privados, atuou como professora de Artes Visuais na Escola Adventista de Rio Grande/RS e como professora voluntária de História da Arte no Paideia - Curso preparatório para o ENEM, gerenciado pela FURG. Atuou como professora substituta do magistério superior no âmbito do Instituto de Letras e Artes (ILA) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atuou como professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental e no Ensino Médio Politécnico do Colégio Alternativo - RS. Associada da Federação de Arte/Educadores do Brasil (FAEB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ana Carolina Sampaio Zdradek
Nome em citações bibliográficas
ZDRADEK, A. C. S.;Zdradek, A. C. S.;Zdradek, ACS;Zdradek, Ana Carolina Sampaio


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Olha o meu post! Juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Dinah Quesada Beck.
Coorientador: Joice Araújo Esperança.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: juventudes; mídias digitais; estudos culturais; Consumo; identidades.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos da Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Educação / Subárea: Estudos Culturais em Educação.
Setores de atividade: Educação.
2017
Graduação em andamento em Pedagogia.
Faculdade do Vale Elvira Dayrell, FAVED, Brasil.
Título: Mediação cultural: construção de sentidos ético-estéticos na educação.
Orientador: Liliana Martino Bertola Queiroz.
2011 - 2014
Graduação em Artes Visuais Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: O ensino de arte em interlocução com as mídias digitais: algumas reflexões à luz da modernidade líquida.103f.
Orientador: Ivana Maria Nicola Lopes/Coorientador: Joice Esperança.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2018
Extensão universitária em Jogos, brinquedos e brincadeiras - Com Max Haetinger. (Carga horária: 30h).
Faculdade São Luís, ANEAS, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em História, Feminismos e Estudos de Gênero. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Ecosofia, Comunhão Digital e Laço Social - Com Michel Maffesoli. (Carga horária: 2h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2017 - 2017
Performance Feminista - Le Nemesiache - Com Giulia Damiani. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Performance de gênero e cultura da moda - Com Daniela Novelli. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Ciclo de Formação para Tutores. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Perspectivas Educacionais em Educação Infantil e Infâncias. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2016 - 2016
Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do INEP. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Habemus Gender: a invenção de uma categoria de mobilização política. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Homonacionalismo: políticas sexuais, homonormatividade e neoliberalismo. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Gênero, Sexualidade e Educação - Com Carin Klein e Miriam Dazzi. (Carga horária: 4h).
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
2016 - 2016
Scripts de gênero e sexualidade na conformação dos corpos femininos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Scripts de gênero, maus-tratos emocionais e infâncias - Com Jane Felipe. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2015 - 2015
Artefatos e pedagogias culturais: potencialidades. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Literatura Infantil e Educação para a Sexualidade. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
2015 - 2015
Desafios líquidos modernos para a educação - Com Zygmunt Bauman. (Carga horária: 8h).
Escola Sesc de Ensino Médio - Rio de Janeiro/RJ, ESEMRJ, Brasil.
2015 - 2015
Escola Comunitária Cirandas - Educação 360. (Carga horária: 4h).
Escola Sesc de Ensino Médio - Rio de Janeiro/RJ, ESEMRJ, Brasil.
2015 - 2015
Os filmes de Larry Clark e a produção de sentidos - Com Celso Vitelli. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2015 - 2015
Curso Regular de Italiano, Nível A 1.1 - Cele. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Cirandar Rodas de Investigação desde a Escola.. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Workshop III - Meio Ambiente e Tributação. (Carga horária: 4h).
3º Feira do Polo Naval RS, NAVTEC, Brasil.
2013 - 2013
Políticas públicas de patrimônio imaterial .... (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2013 - 2013
A fotografia além do que se vê. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2012 - 2012
Exposição Centro de Cultura Mário Quintana.
Centro de Cultura Mário Quintana, CCMQ, Brasil.
2012 - 2012
Arte Indigena. (Carga horária: 8h).
Museu das Missões - Ibram/MinC, IBRAM/MINC, Brasil.
2012 - 2012
Workshop Photofluxo no ArteEstação.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Curadoria. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2012 - 2012
O corpo sensorial/Memorial da Resistência/SP. (Carga horária: 4h).
Memorial da Resistência de São Paulo, MRSP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado em Educação, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Didática.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Elementos Sociológicos da Educação e História e Ambiente.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Tutora à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas: Metodologia do Ensino de Historia, Cultura Afro-brasileira e Teoria e Metodologia da História.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Institucional, Enquadramento Funcional: Tutora à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Sustentabilidade Ambiental em contextos escolares.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora à Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplina: Psicologia da Educação

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Aluno de graduação, Enquadramento Funcional: Aluno de graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

9/2016 - 02/2017
Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Vanguardas e Neovanguardas: Rupturas e transformações do corpo
08/2016 - 02/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Cultura Brasileira II
8/2016 - 02/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Arte e Linguagens na Educação
03/2016 - 07/2016
Estágios , Instituto de Educação - FURG, .

Estágio realizado
Estágio de Docência na disciplina de Mídias e Educação do curso de Pedagogia da FURG.

E.M.E.F Frederico Ernesto Buchollz, EMEFFEB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas de História da Arte referente ao projeto "O ensino de Artes Visuais: Para quê e para quem? A arte como campo de conhecimento e reconhecimento de si", sob orientação da Profª. Ivana Maria Nicola Lopes


Pré Vestibular Popular ? Paideia, PAIDEIA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas de História da Arte referente ao projeto "Pinceladas de Arte", sob orientação da Profª. Elisabeth Brandão Schmidt


Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, IEEJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrou aulas de História da Arte referente ao projeto "O ensino das Artes Visuais na sociedade da informação e do conhecimento, e sob o eixo temático: A arquitetura da cidade do Rio Grande", sob orientação da Profª. Vivian da Silva Paulitsch


Instituição Adventista Sul Brasileira de Educação, IASBE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Artes, Carga horária: 4


Colégio Alternativo RG, CARG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Artes Visuais, Carga horária: 7
Outras informações
Lecionou Artes Visuais nas seguintes turmas: 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. 8º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental. 2º ano do Ensino Médio Politécnico. 3º ano do Ensino Médio Politécnico.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Expressões artísticas
06/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Artes


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As identidades político-sexuais: acordos e tensões nos currículos escolares
Descrição: Com os recursos biotecnológicos fomos apresentados a vários estilos de vida que nos possibilitaram ampliar nossas experiências, corporalidades e, por vez, identidades. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre gênero, sexualidade e seus desdobramentos com classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os currículos em escolas da educação básica do sudeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores/as que participaram de cursos de formação continuada nas temáticas ?gênero? e ?sexualidade? ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os anos de 2006-2013. A produção de dados ocorrerá a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com os dados, buscaremos os modos como as identidades (gêneros/sexuais, raças/etnias, classes e profissionais) produziram tensões e acordos nos currículos. Esperamos que as análises produzidas auxiliem práticas de enfrentamento ao sexismo, à homofobia e ao racismo nas escolas e, mais amplamente, nas políticas públicas de educação dos municípios investigados. Temos a expectativa de contribuir para a consolidação do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo, viabilizando assim a produção e o intercâmbio científico, acenando à possibilidade de ampliação dessa experiência em outros contextos nacionais e internacionais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Sampaio Zdradek - Integrante / Joice Araújo Esperança - Integrante / Dinah Quesada Beck - Integrante / Márcio Rodrigo Vale Caetano - Coordenador / Marlon Silveira da Silva - Integrante / Simone Barreto Anadon - Integrante / Luis Otávio Borges - Integrante / Camila dos Santos Araújo - Integrante / Beatriz Sannini - Integrante / Mary Rangel - Integrante / Dinorah Amaral Mate - Integrante.
2014 - Atual
O ensino de Artes Visuais: Para quê e para quem? A arte como campo de conhecimento e reconhecimento de si
Descrição: Programa de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Sampaio Zdradek - Integrante / Ivana Maria Nicole Lopes - Coordenador / Giani Araújo Silveira - Integrante / Claudia Moraes Tavares - Integrante.
2013 - 2013
O ensino das Artes Visuais na sociedade da informação e do conhecimento, e sob o eixo temático: A arquitetura da cidade do Rio Grande
Descrição: Programa de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID/CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Ana Carolina Sampaio Zdradek - Integrante / Vivian da Silva Paulitsch - Coordenador / Giani Araújo Silveira - Integrante / Adrise Ferreira de Souza - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Pinceladas de Arte
Descrição: O Projeto Pinceladas de Arte, iniciado em 2008, tem como objetivo despertar nos licenciandos (as) do Curso de Artes Visuais um olhar investigativo e sensível em relação à docência em arte, por meio da sua imersão no ambiente escolar e do seu envolvimento com o contexto social em que estão inseridos e no qual irão atuar como profissionais. Articula a educação superior e a educação básica, estabelecendo uma relação dialógica entre a universidade e a escola. É composto por oficinas de artes visuais que envolvem diferentes linguagens, ministradas pelos estudantes do Curso de Artes Visuais, no âmbito de seus estágios curriculares docentes. Destinadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão cursando o ensino fundamental e médio, as oficinas, além de divulgarem o Curso de Artes Visuais através de 'pinceladas' sobre as diversas linguagens artísticas, visam oportunizar uma aprendência criadora em arte, por meio de uma abordagem metodológica que parte do produzir/fazer, apreciar/fruir e contextualizar/refletir, com enfoque na educação estética, contemplando atividades teórico-práticas. O Projeto, vinculado às disciplinas Estágio I e Estágio II do Curso de Artes Visuais - Licenciatura, caracteriza-se como atividade do Instituto de Educação e do Instituto de Letras e Artes, em parceria com diversas instituições de ensino do município do Rio Grande/RS. Carga horária: 72 h.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - Atual
Laboratório Nós do Sul: Estudos e Pesquisas sobre Currículo
Descrição: Tomando como referência as perspectivas culturais, feministas, decoloniais e Queer, o Laboratório tem por objetivo problematizar o conhecimento e seus efeitos na produção das diferenças sociais, culturais e educacionais. Com isto, buscamos examinar os currículos, entendendo-os, mais amplamente, como tecnologias pedagógicas que objetivam educar os sujeitos para os projetos de sociedade. Os movimentos populares/grupos sociais identitários, as políticas públicas, as invenções de si e do outro, em suas tensões e acordos, são temas privilegiados de nosso interesse investigativo..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Ana Carolina Sampaio Zdradek - Integrante / Joice Araújo Esperança - Integrante / Dinah Quesada Beck - Integrante / Márcio Rodrigo Vale Caetano - Coordenador / Marlon Silveira da Silva - Integrante / Treyce Ellen Silva Goulart - Integrante / Simone Barreto Anadon - Integrante / Pâmela Bittencourt - Integrante / Daiane Nunes - Integrante / Rachel Aline Hidalgo Munhoz - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: INTERFACES DA EDUCAÇÃO


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Aprovada em Concurso Público para Professor Substituto do Instituto de Letras e Artes - ILA, Universidade Federal do Rio Grande - FURG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DEMARCHI, J. T.2018DEMARCHI, J. T. ; ZDRADEK, A. C. S. . A FIGURA FEMININA NA OBRA SUBVERSIVA DE HENRIETTE BROWNE. Revista de História da Arte, v. 01, p. 01-19, 2018.

2.
ZDRADEK, A. C. S.2017ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . O Troca de Estilos fabricando jovens incansáveis mutantes: uma análise com os estudos culturais. Momento: diálogos em educação, v. 26, p. 30-43, 2017.

3.
ZDRADEK, A. C. S.2017 ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . SCRIPTS JUVENIS DELINEADOS EM IMAGENS DIGITAIS: CONSUMO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SOCIABILIDADES. DOMÍNIOS DA IMAGEM, v. 20, p. 1-22, 2017.

4.
ZDRADEK, A. C. S.2016ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . O aplicativo móvel 'YouCam MakeUp: uma câmera de maquiagem pedagogicamente fértil. REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, v. 4, p. 18-21, 2016.

5.
AZEVEDO, C. T.2015AZEVEDO, C. T. ; ZDRADEK, A. C. S. ; LIMA, L. S. ; SANTOS, C. G. L. ; SOPENA, R. L. ; ISOLDI, V. . A práxis trans estética: o desenvolvimento gráfico e o saber sensível em um abrigo de menores.. Palíndromo (Online), v. 7, p. 83-100, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . A 'gurizada' da modernidade líquida: possibilidades de uma pesquisa online. In: Otávio Luiz Machado. (Org.). Juventudes e sociedade no Brasil: estudos transdisciplinares. 1ed.Frutal: Prospectiva, 2016, v. 2, p. 96-141.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, F. O. ; ZDRADEK, A. C. S. . Cindy Sherman: colocações sobre uma fulgurante disposição queer. In: VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, 2018, Rio Grande. Anais eletrônicos do VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, do III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e do III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade. Rio Grande: Editora da FURG, 2018. v. 57. p. 1-8.

2.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . Juventudes delineadas em campanhas publicitárias da Fanta e da Guaraná Antarctica Black: uma análise netnográfica. In: Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 7º SBECE e Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação ? 4º SIECE., 2017, Canoas. Anais Eletrônicos - Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas/RS: Editora da Ulbra, 2017. p. 1-12.

3.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . QUAIS SÃO AS REGRAS DO JOGO? A GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL EM PAUTA NA CONDUÇÃO DAS CONDUTAS JUVENIS. In: II ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: PESQUISA E AVALIAÇÃO, 2017, Rio Grande/RG. Anais do II Encontro de Pós-Graduação em Educação: pesquisa e avaliação, desafios e perspectivas atuais. Rio Grande: Editora da FURG, 2017. p. 176-191.

4.
ZDRADEK, A. C. S.; DEMARCHI, J. T. . O programa Troca de Estilos e a produção de feminilidades reguladas. In: 13º Mundo de Mulheres & 11º Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis/SC. Anais do 13º Mundo de Mulheres & 11º Fazendo Gênero. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017. p. 1-12.

5.
ZDRADEK, A. C. S.. NOS LIMIARES ENTRE BAUMAN E FOUCAULT: JUVENTUDES E ARTEFATOS CULTURAIS NA CONTEMPORANEIDADE. In: XXVII CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL, 2017, CAMPO GRANDE/MS. ANAIS XXVII CONFAEB. CAMPO GRANDE/MS: EDITORA DA UFMS, 2017. p. 288-307.

6.
DEMARCHI, J. T. ; ZDRADEK, A. C. S. . O cachimbo de Magritte e a cadeira de Kosuth: tensionamentos entre Estudos Culturais, Similitude e Representação.. In: II Seminário Internacional Michel Foucault, 2016, Pelotas/. Anais II Seminário Internacional Michel Foucault, 2016.

7.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. ; ESPERANÇA, Joice Araújo . As tecnologias de gênero presentes na lógica discursiva da Revista Guia Astral: brumas e estratégias que permeiam o iceberg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL EM ESTUDOS CULTURAIS, 2016, Aveiro. Atas do V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismos. Coimbra: Grácio Editor, 2016. p. 255-263.

8.
Zdradek, A. C. S.; ESPERANÇA, Joice Araújo . O ensino de arte em interlocução com as mídias digitais: algumas reflexões à luz da modernidade líquida.. In: 6º SBECE Seminário Brasileiro / 3º SIECE Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação., 2015, Canoas/RS. Anais eletrônicos: Bianual 2015, 2015.

9.
Zdradek, A. C. S.. Narcisismo Contemporâneo: o selfie e a construção de identidades na adolescência. In: IV - SPMAV - Ufpel: Convergências na Arte Contemporânea, 2015, Pelotas/RS. SPMAV, 2015.

10.
ZDRADEK, A. C. S.; GUERREIRO, N. G. . Do selfie ao pum: desafios contemporâneos de uma educação para a sexualidade na escola. In: III Conferência Internacional Online de Educação Sexual, 2015, Florianópolis/SC. Anais da III Conferência Internacional Online de Educação Sexual, 2015. p. 392-400.

11.
Zdradek, A. C. S.. A modernidade líquida e o selfie: um olhar sobre a construção de identidade na adolescência. In: I encontro de Pós-Graduação em Educação - A formação docente a pesquisa, 2015, Rio Grande/RS. Anais, 2015.

12.
ZDRADEK, A. C. S.; PAULITSCH, V. S. . O PIBID e seu papel intrínseco para a formação. In: XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013, Santa Maria, RS. XII Encontro sobre Investigação na Escola. Santa Maria, RS, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . Me passa seu whatsapp? Um olhar pedagógico sobre o aplicativo móvel que está conquistando as juventudes. In: IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em diálogo, 2016, Rio Grande/RS. Anais IV Interfaces Pedagógicas, 2016.

2.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . Gente fitness, saudável e goodvibs: a produção da juventude como sintoma da cultura. In: 15º Mostra de Produção Universitária - MPU, 2016, Rio Grande/RS. Anais da 15º MPU, 2016.

3.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . Mídia, consumo e juventudes: primeiros percursos. In: XIV Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande/RS. Anais da XIV MPU, 2015.

4.
Zdradek, Ana Carolina Sampaio; ESPERANÇA, Joice Araújo . Facebook como espaço educativo: desafios e articulações na contemporaneidade. In: III Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo, 2015, Rio Grande/RS. III Seminário Interfaces Pedagógicas. Rio Grande/RS: Pluscom Editora, 2015. p. 110-112.

5.
ZDRADEK, A. C. S.; SILVEIRA, G. A. ; TAVARES, C. M. ; LOPES, I. M. N. . O Rap como agente propulsor crítico reflexivo e co-construtor de conhecimento. In: XIII Mostra da Produção Universitária, 2014, Rio Grande, RS. XIII Mostra da Produção Universitária. Rio Grande, RS: FURG, 2014.

6.
ZDRADEK, A. C. S.; SILVEIRA, D. B. ; PAULITSCH, V. S. . Arquitetura e patrimônio no Instituto Juvenal Miller. In: XII Mostra da Produção Universitária, 2013, Rio Grande, RS. XII Mostra da Produção Universitária. Rio Grande, RS: FURG, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VASCONCELLOS, B. S. L. ; ZDRADEK, A. C. S. . A poesia como instrumento de combate à violência de gênero: um relato de caso.. In: 13º Mundo de Mulheres & 11º Fazendo Gênero, 2017, Florianópolis/SC. Anais do 13º Mundo de Mulheres & 11º Fazendo Gênero. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.

2.
ZDRADEK, A. C. S.; PAULITSCH, V. S. . Pesquisa em Arte: arquitetura e patrimônio no Instituto Juvenal Miller. In: VII Encontro de Pesquisa em Arte, 2013, Montenegro, RS. VII Encontro de Pesquisa em Arte. Montenegro, RS, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, F. O. ; ZDRADEK, A. C. S. . Cindy Sherman: colocações sobre uma fulgurante disposição queer. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DEMARCHI, J. T. ; ZDRADEK, A. C. S. . A figura feminina na obra subversiva de Henriette Browne. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . Juventudes delineadas em campanhas publicitárias da Fanta e da Guaraná Antarctica Black: uma análise netnográfica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ZDRADEK, A. C. S.. O programa Troca de Estilos e a produção de feminilidades reguladas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VASCONCELLOS, B. S. L. ; ZDRADEK, A. C. S. . Pôster - A poesia como instrumento de combate à violência de gênero: um relato de caso.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ZDRADEK, A. C. S.. Nos limiares entre Bauman e Foucault: juventudes e artefatos culturais na contemporaneidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
DEMARCHI, J. T. ; Zdradek, A. C. S. . O cachimbo de Magritte e a cadeira de Kosuth: Tensionamentos entre Estudos Culturais, Similitude e Representação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. ; ESPERANÇA, Joice Araújo . Gender technologies contained in the Guia Astral Magazine's discursive logic: Hazes and strategies around the iceberg. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ZDRADEK, A. C. S.. Juventudes digitais: um olhar pedagógico sobre os aplicativos móveis na educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ZDRADEK, A. C. S.. Gente fitness, saudável e goodvibs: a produção da juventude como sintoma da cultura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Zdradek, Ana Carolina Sampaio; ESPERANÇA, Joice Araújo . O ensino de arte em interlocução com as mídias digitais: algumas reflexões à luz da modernidade líquida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Zdradek, Ana Carolina Sampaio; ESPERANÇA, Joice Araújo . A modernidade líquida e o selfie: Um olhar sobre a construção de identidades na adolescência.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Zdradek, Ana Carolina Sampaio; ESPERANÇA, Joice Araújo . Narcisismo Contemporâneo: o selfie e a construção de identidades na adolescência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
ZDRADEK, A. C. S.; GUERREIRO, N. G. . Do selfie ao pum: Desafios contemporâneos de uma educação para a sexualidade na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
Zdradek, A. C. S.; ESPERANÇA, Joice Araújo . Facebook como espaço educativo: desafios e articulações na contemporaneidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Zdradek, A. C. S.; BECK, D. Q. . Mídia, consumo e juventudes: primeiros percursos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ZDRADEK, A. C. S.; SILVEIRA, G. A. ; TAVARES, C. M. ; LOPES, I. M. N. . O Rap como agente propulsor crítico reflexivo e co-construtor de conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ZDRADEK, A. C. S.; SILVEIRA, D. B. ; PAULITSCH, V. S. . Arquitetura e patrimônio no Instituto Juvenal Miller. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ZDRADEK, A. C. S.; PAULITSCH, V. S. . O PIBID e seu papel intrínseco para a formação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ZDRADEK, A. C. S.; PAULITSCH, V. S. . Pesquisa em Arte: Arquitetura e Patrimônio no Instituto Juvenal Miller. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
ZDRADEK, A. C. S.. Juventudes e lugares convencionados de comunicação em rede: uma experiência netnográfica (No prelo). Curitiba: Editora Appris, 2018 (Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ZDRADEK, A. C. S.. Parecerista do VI Interfaces Pedagógicas - Licenciaturas em Diálogo. 2018.

2.
ZDRADEK, A. C. S.. Parecerista da XXVII CONFAEB. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, M. V. ; CAMPOS, C. L. J. ; ZDRADEK, A. C. S. . Mesa-redonda 8 XXVII ConFAEB - Caminhos e atravessamentos: perspectivas para pensar o Ensino de Arte na contemporaneidade. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ZDRADEK, A. C. S.; CAETANO, M. R. V. ; GONCALVES, P. . Grupo de Pesquisa Nós do Sul. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Zdradek, Ana Carolina Sampaio; Oliveira, Marcio Vieira . O papel do Facebook - Curso de Mídias. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, C. E. ; ZDRADEK, A. C. S. . Semeando Flores de Açafrão: olhares sobre artefatos culturais pela ótica de gênero e sexualidade. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ZDRADEK, A. C. S.. Juventudes digitais: um olhar pedagógico sobre os aplicativos móveis na educação. 2016. .

3.
ZDRADEK, A. C. S.; LIMA, L. S. . A produção de um Artefato Cultural: mídias digitais e histórias em quadrinhos (Hqs). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PRADO, Daniel Porciúncula ; PEDRUZZI, Alana das Neves ; ZDRADEK, A. C. S. . Videoaula para o curso de História à Distância UAB/FURG. 2016. (Produção de material didático pedagógico).

5.
ESPERANÇA, Joice Araújo ; ZDRADEK, A. C. S. . Videoaula para o curso de História à Distância UAB/FURG. 2016. (Produção de material didático pedagógico).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ZDRADEK, A. C. S.; NETO, J. ; RODRIGUES, F. ; Caetano, M. R. V. ; BECK, D. Q. ; BORGES, L. O. ; ANZINI, A. ; COUGO, C. B. C. . BASTA de LGBTfobia. 2017 (Produção Audiovisual - Campanha institucional produzida pelo Nós do Sul).

2.
Caetano, M. R. V. ; ZDRADEK, A. C. S. ; BECK, D. Q. ; ESPERANÇA, Joice Araújo ; Anadon, S. B. ; SANNINI, Beatriz ; BITTENCOURT, P. ; NUNES, D. ; MUNHOZ, R. ; FORMENTIN, B. ; BORGES, L. O. . A pessoa que deveria estar sentada aqui - Dia Internacional de luta contra homofobia. 2016 (Intervenção).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SCHWANTES, Lavínia; ZDRADEK, A. C. S.. Banca avaliadora da 15º Mostra de Produção Universitária - MPU. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Curso de Meditação e Filosofia do Yoga. 2018. (Oficina).

2.
I Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo - Senacorpus.Juventudes, smartphones e a escola contemporânea. 2018. (Seminário).

3.
VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade.Cindy Sherman: colocações sobre uma fulgurante disposição queer. 2018. (Seminário).

4.
XVI Seminário de História da Arte.A figura feminina na obra subversiva de Henriette Browne. 2018. (Seminário).

5.
13º Mundos de Mulheres & 11º Fazendo Gênero: transformações, conexões, deslocamentos.O programa Troca de Estilos e a produção de feminilidades reguladas. 2017. (Seminário).

6.
Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil - ConFAEB e II Seminário de Cultura e Educação de Mato Grosso do Sul - SEMCEMS. Nos limiares entre Bauman e Foucault: juventudes e artefatos culturais na contemporaneidade. 2017. (Congresso).

7.
Controvérsias pegagógicas: qual formação, qual professor?. 2017. (Outra).

8.
Gênero, Sexualidade e Educação: cenários da Teoria Queer. 2017. (Outra).

9.
Por uma escrita inventiva na universidade. 2017. (Outra).

10.
Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação - 7º SBECE e Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação ? 4º SIECE..Juventudes delineadas em campanhas publicitárias da Fanta e da Guaraná Antarctica Black: uma análise netnográfica. 2017. (Seminário).

11.
25º Encontro da ANPAP: arte, seus espaços e/em nosso tempo. 2016. (Encontro).

12.
II Seminário Internacional Michel Foucault - Cinquentenário de As palavras e as coisas.O cachimbo de Magritte e a Cadeira de Kosuth: tensionamentos entre Estudos Culturais, Similitude e Representação. 2016. (Seminário).

13.
I Simpósio Internacional: história, cultura e relações de poder. 2016. (Simpósio).

14.
IV Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo.Me passa seu WhatsApp? Um olhar pedagógico sobre o aplicativo móvel que está conquistando as juventudes. 2016. (Seminário).

15.
V Congresso Internacional em Estudos Culturais: Gênero, Direitos Humanos e Ativismos. As tecnologias de gênero presentes na lógica discursiva da Revista Guia Astral: Brumas e estratégias que permeiam o iceberg. 2016. (Congresso).

16.
6º Sbece 3º Siece: Educação, Transgressões e Narcisismos.O ensino de arte e as mídias digitais: reflexões à luz da modernidade líquida. 2015. (Seminário).

17.
Arte e anatomia: a arte secreta de Michelangelo.. 2015. (Outra).

18.
Colóquio Perspectivas Feministas de Produção do Conhecimento. 2015. (Outra).

19.
Educação 360 - Zygmunt Bauman. 2015. (Congresso).

20.
Furg debate: família, gêneros, diversidades e laicidade do estado. 2015. (Outra).

21.
I Encontro de Pós Graduação em Educação - A formação docente e.Modernidade líquida e selfie: um olhar sobre a construção de identidades na adolescência.. 2015. (Encontro).

22.
III Conferência Internacional Online de Educação Sexual - COES. Do selfie ao pum: Desafios contemporâneos de uma educação para a sexualidade na escola. 2015. (Congresso).

23.
III Seminário Interfaces Pedagógicas.Facebook como espaço educativo: desafios e articulações na contemporaneidade. 2015. (Seminário).

24.
IV Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais - UFPel: Convergências na Arte Contemporânea.Narcisismo Contemporâneo: o selfie e a construção de identidades na adolescência. 2015. (Seminário).

25.
Pesquisas em Educação em Ciências e suas relações com/na escola. 2015. (Outra).

26.
XIV Mostra da Produção Universitária. Mídia, consumo e juventudes: Primeiros percursos.. 2015. (Feira).

27.
XVII Bienal do Livro. 2015. (Feira).

28.
Cirandar: Rodas de investigação desde a escola.O rap como campo de conhecimento e agente propulsor crítico reflexivo.. 2014. (Encontro).

29.
I Ciclo de Debates Mídias e Educação ? Cyberbullying. 2014. (Outra).

30.
II encontro de educação e tecnologia: reflexões e práticas pedagógicas na ea era digital..Ensino a distância e presencial: reflexões a partir do pensamento de José Moran.. 2014. (Encontro).

31.
Seminário Internacional para pensar a Pesquisa Histórica. 2014. (Seminário).

32.
XIII Mostra de Produção Universitária.O rap como campo de conhecimento e agente propulsor crítico/reflexivo. 2014. (Outra).

33.
VII Encontro de Pesquisa em Arte: o trabalho artístico como resultado da Pesquisa em Arte. 2013. (Encontro).

34.
XII Encontro sobre Investigação na Escola. 2013. (Encontro).

35.
XII Mostra da Produção Universitária.O PIBID e seu papel intrínseco para a formação do professor. 2013. (Outra).

36.
30ª Bienal de São Paulo no Ibirapuera. 2012. (Outra).

37.
Santander Cultural: Exposição Bispo do Rosário. 2012. (Exposição).

38.
Iberê Camargo: Exposição de Regina Shein. 2011. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Caetano, M. R. V. ; DURO, R. D. ; ZDRADEK, A. C. S. ; NETO, J. . VEM QUEM QUER: DIA DO ORGULHO LGBTTQIA+ NA FURG. 2017. (Outro).

2.
Caetano, M. R. V. ; BECK, D. Q. ; ESPERANÇA, Joice Araújo ; Anadon, S. B. ; ZDRADEK, A. C. S. ; Borges, Luís Otávio. ; BITTENCOURT, P. ; NUNES, D. ; MUNHOZ, R. ; SANNINI, Beatriz ; FORMENTIN, B. . I BOCA LIVRE: SCRIPTS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA CONFORMAÇÃO DOS CORPOS FEMININOS. 2016. (Outro).

3.
Anadon, S. B. ; ESPERANÇA, Joice Araújo ; Caetano, M. R. V. ; ZDRADEK, A. C. S. ; Borges, Luís Otávio. ; FORMENTIN, B. ; SANNINI, Beatriz ; MOREIRA, G. T. ; COUTINHO, C. ; NUNES, D. ; PALANTIRI, M. . II BOCA LIVRE: NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA. 2016. (Outro).

4.
GOBATTO, M. ; ZDRADEK, A. C. S. ; BRANCO, R. ; DEMARCHI, J. T. . I Encontro de Debates sobre Mídias e Educação: múltiplos enfoques. 2016. (Outro).

5.
NOGUEIRA, G. M. ; BECK, D. Q. ; Caetano, M. R. V. ; ZDRADEK, A. C. S. ; Silva, M. S. ; LIMA, L. S. ; NOBREGA, T. R. . I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO. 2015. (Outro).

6.
LIMA, L. ; ZDRADEK, A. C. S. ; BARRIOS, A. ; SILVEIRA, G. A. ; FRANZ, S. ; LOPES, I. M. N. . PIBID ARTES - Salão da Prefeitura Municipal de Rio Grande. 2014. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Beatriz Sannini Limeira de Vasconcellos. A poesia como instrumento de combate à violência de gênero: um relato de caso.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Rio Grande. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
José Francisco Gonçalves Devilla. INTERVENÇÃO: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM CONTEXTOS ESCOLARES. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa Ecologia e Sustentabilidade Ambiental - PROECOS) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Ana Carolina Sampaio Zdradek.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
ZDRADEK, A. C. S.2017ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . O Troca de Estilos fabricando jovens incansáveis mutantes: uma análise com os estudos culturais. Momento: diálogos em educação, v. 26, p. 30-43, 2017.

2.
ZDRADEK, A. C. S.2017 ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . SCRIPTS JUVENIS DELINEADOS EM IMAGENS DIGITAIS: CONSUMO, RELAÇÕES DE GÊNERO E SOCIABILIDADES. DOMÍNIOS DA IMAGEM, v. 20, p. 1-22, 2017.


Livros e capítulos
1.
ZDRADEK, A. C. S.; BECK, D. Q. . A 'gurizada' da modernidade líquida: possibilidades de uma pesquisa online. In: Otávio Luiz Machado. (Org.). Juventudes e sociedade no Brasil: estudos transdisciplinares. 1ed.Frutal: Prospectiva, 2016, v. 2, p. 96-141.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ZDRADEK, A. C. S.; CAETANO, M. R. V. ; GONCALVES, P. . Grupo de Pesquisa Nós do Sul. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Na atuação como Professora Substituta do Instituto de Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2016/2017) trabalhou com as disciplinas de Vanguardas e Neovanguardas: rupturas e transformações do corpo (Curso de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado); Seminário de Cultura Brasileira II (Curso de Letras Português) e Arte e Linguagens na Educação (Curso de Pedagogia).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 12:34:28