Marlon Silveira da Silva

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  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG - 2016) e Licenciado em História pela Faculdade Porto Alegrense (FAPA - 2012). É membro do grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença (PROPEd-UERJ). Profissionalmente, tem experiência como professor de Sociologia e Filosofia, além da experiência em espaços e instituições educativas e de preservação do patrimônio público e privado, tendo também atuado como educador popular em oficinas e cursos voltados para os temas: juventudes, vulnerabilidades, protagonismos e Direitos Humanos. Desenvolve pesquisas nas áreas da História, Educação, Gênero e Sexualidade, orientado pelos Estudos Culturais, feministas e de-coloniais. Áreas de interesse: História, História do Brasil, História da educação, Educação Patrimonial, Gênero e Sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marlon Silveira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. S.;DA SILVA, MARLON SILVEIRA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-graduação em Educação.
Avenida Itália
Carreiros
96203000 - Rio Grande, RS - Brasil
Telefone: (53) 32336709


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em EDUCAÇÂO.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A INVENÇÃO DA INVERSÃO: CIÊNCIA E O DESEJO ENTRE MULHERES,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcio Rodrigo Vale Caetano.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Lesbianidade; Ciência; Corpo; Educação; Discursos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
2006 - 2012
Graduação em História.
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
Título: A ATUAÇÃO DO CLERO NA DITADURA MILITAR NO RIO GRANDE DO SUL (1969-1970): PERSPECTIVAS DA REVISTA UNITAS E JORNAL CORREIO DO POVO.
Orientador: Véra Lucia Maciel Barroso.
2002 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Sociedade Educacional Pensar, SEP, Brasil.
1993 - 2001
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Estadual Augusto Meyer, CEAM, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
SENACORPUS Seminário Corpus Possíveis no Brasil Profundo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2017 - 2017
13 Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Educação Patrimonial, Cidadania e Direitos Humanos: desafios do tempo prese. (Carga horária: 40h).
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, APERS, Brasil.
2016 - 2016
I SUSAids SUL. (Carga horária: 16h).
Grupo de Apoio e Prevenção da AIDS, GAPA, Brasil.
2016 - 2016
I Colóquio de História e Saúde do CHC: Saúde da Mulher. (Carga horária: 30h).
Centro Histórico Cultural Santa Casa, CHCSC, Brasil.
2015 - 2015
Embodiment das mulheres transexuais: gênero, medic. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
Guerra Civil Farroupilha: qual revolução (1835-1845). (Carga horária: 2h).
Centro Histórico Cultural Santa Casa, CHCSC, Brasil.
2015 - 2015
Cine debate "Cine Geni: Gerontophilia". (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2015 - 2015
XI COLÓQUIO NACIONAL REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E DE. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
2015 - 2015
VI Seminário Enlaçando Sexualidade. (Carga horária: 36h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2014 - 2014
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Div. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Avançado: teoria lésbica latinoamericana. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso Apontamentos da Educação Literária: o homoerotismo feminino. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2014 - 2014
Seminário Integrador Gênero e Diversidade na Escol. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
"VIOLÊNCIA DE GÊNERO: CONHECER, COMPREENDER P/ ENF. (Carga horária: 4h).
Instituto Educacional do Rio Grande do Sul, IERGS/UNIASSELVI, Brasil.
2011 - 2011
Revoltas Árabes: os impactos na região e no mundo. (Carga horária: 4h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2010 - 2010
Relações entre a história e a literatura. (Carga horária: 20h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Ciclo de Cinema História e Educação: 1968. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Experiências Traumáticas e Ditaduras de Segurança. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em I Jornada de História da África e Afro-Brasileira. (Carga horária: 12h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Educando para a Diversidade. (Carga horária: 40h).
Grupo Pela Livre Expressão Sexual - Nuances, NUANCES, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Como Analisar um Texto de História e Interpretá-lo. (Carga horária: 20h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em História do Brasil Recente. (Carga horária: 20h).
Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação, Laboratório Nós do Sul de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo.


Parque Gaúcho (Silveira e Souza Gomes LTDA-EPP), PG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Instrutor do memorial, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades exercidas: Instrutor no acervo do memorial do parque, orientação de grupos escolares e turistas.


Museu da Moda de Canela, MMC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades: Recepção e orientação de grupos escolares e de turistas no acervo do MUM, além de rotinas administrativas concernentes a um museu.


Cerimonial da Casa Civil do Gabinete do Governador, CGG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades: Recepcionar e acompanhar as pessoas ou grupos quando da visita ao Palácio Piratini, contando sua história, bem como acompanhamento em solenidades e recepções para comitivas.


Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul, SEFAZ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades: Restauração de documentos constantes em processos administrativos; Pesquisas e análise de documentos para aplicação das Tabelas de Temporalidade da SEFAZ; Verificação da Legislação vigente aplicada à guarda e eliminação de documentos; Implantação do Plano de Destinação de Documentos e outras atividades inerentes ao Arquivo-Geral da SEFAZ; Aplicação de rotinas para a conservação de documentos do arquivo intermediário; Pesquisa e localização de processos administrativos e documentos; Atendimento telefônico e ao público.


Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul, APERS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades Desenvolvidas: Elaboração de catálogo seletivo localizando documentos históricos no acervo, identificando-os, fazendo leitura/análise e extração de dados para a elaboração de verbetes, digitação, revisão, diagramação, editoração e apresentação.


Escola Vinicius de Morais, EVM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor de Filosofia, Sociologia e Cultura, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Estudos Feministas, Queer e Educação
2.
Políticas Públicas, Formação Docente e Currículo


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
As identidades político-sexuais: acordos e tensões nos currículos escolares

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Rodrigo Vale Caetano em 30/10/2015.
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Rodrigo Vale Caetano em 23/09/2015. Descrição: Com os recursos biotecnológicos fomos apresentados a vários estilos de vida que nos possibilitaram ampliar nossas experiências, corporalidades e, por vez, identidades. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre gênero, sexualidade e seus desdobramentos com classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os currículos em escolas da educação básica do sudeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores/as que participaram de cursos de formação continuada nas temáticas gênero e sexualidade ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), entre os anos de 2006-2013. A produção de dados ocorrerá a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com os dados, buscaremos os modos como as identidades (gêneros/sexuais, raças/etnias, classes e profissionais) produziram tensões e acordos nos currículos. Esperamos que as análises produzidas auxiliem práticas de enfrentamento ao sexismo, à homofobia e ao racismo nas escolas e, mais amplamente, nas políticas públicas de educação dos municípios investigados. Temos a expectativa de contribuir para a consolidação do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas Sobre Currículo, viabilizando assim a produção e o intercâmbio científico, acenando à possibilidade de ampliação dessa experiência em outros contextos nacionais e internacionais....
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Marlon Silveira da Silva - Integrante / Marcio Caetano - Coordenador / Claudia Penalvo - Integrante / Treyce Ellen Goulart - Integrante / Mary Rangel - Integrante / Dinah Quesada Beck - Integrante / Carlos José Borges Silveira - Integrante / Dinorah Amaral Matte - Integrante / Luiz Otavio Borges - Integrante / Carmem Berenice Cougo de Cougo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
As políticas de identidades e suas dimensões nos projetos políticos pedagógicos e nos currículos

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Rodrigo Vale Caetano em 29/10/2015.
Descrição: Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcio Rodrigo Vale Caetano em 17/12/2014. Descrição: Na atualidade somos seduzidos por vários estilos de vida que nos são apresentados pelas novas tecnologias internet, biomedicina, cirurgias plásticas, etc. nos possibilitando ampliar nossas experiências, corporalidades e identidades. Com isso, os reconhecidos marcadores identitários, a exemplo dos sexuais, ainda que produzam assimetrias, eles por si, já não servem para legitimar e confirmar as expectativas de nascimento e, tampouco, para estabilizar os sujeitos frente às identidades disponíveis. Dialogando com os Estudos Culturais nos propomos a investigar os discursos sobre sexualidade e seus desdobramentos em torno de gênero, classe e raça que produziram corporalidades/identidades e interpelaram com seus interesses os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) e os currículos praticados em escolas da educação básica da Cidade de Rio Grande- Rio Grande do Sul. Para tanto, esta investigação se desenvolverá com professores e professoras da educação básica a partir de três abordagens metodológicas: a aplicação de entrevistas analíticas, execução de grupos focais e análises de documentos. Com elas, buscaremos dar ênfase às identidades (gêneros, raças/etnias, sexuais, classes e profissionais) e como elas produzem tensões e acordos nos PPP e nos currículos praticados. Com as entrevistas, os grupos focais e os documentos se buscará construir um corpo de dados, que posteriormente será discutido com base nas análises discursivas de perspectiva foucaultiana. Esperamos que o projeto proposto apresente dados à comunidade científica e escolar sobre as questões políticas e educacionais relativas a sexualidade e seus desdobramentos e arranjos com gênero, raça/etnia e classe. A análise e as considerações dos dados obtidos permitirão formular propostas que poderão auxiliar a definição de outras ações nas escolas pelos professores e professoras, além dos gestores e gestoras da educação...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. S.;DA SILVA, MARLON SILVEIRA2017SILVA, M. S.; Caetano, Marcio ; LIMA, C. H. L. . O Cortiço e a regulação científica sobre a mulher:diálogos entre a literatura e a história. CRÍTICA CULTURAL, v. 12, p. 139-148, 2017.

2.
CAETANO, MARCIO RODRIGO VALE2016CAETANO, MARCIO RODRIGO VALE ; GOULART, TREYCE ELLEN SILVA ; DA SILVA, MARLON SILVEIRA . ENSAIOS SOBRE A HETERONORMATIVIDADE: MODOS CURRICULARES DE APRENDIZAGEM DAS SEXUALIDADES E DO GÊNERO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 11, p. 634, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. S.; MEDEIROS, T. G. ; CAETANO, M. . A invenção da homossexualidade feminina: discurso científico, regulação e educação. In: VI Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e III Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. Anais do VI SBECE e III SIECE, 2015.

2.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; MEDEIROS, T. G. . Leonídio Ribeiro, Afrânio Peixoto e Iracy Doyle: Ciência e a regulação da homossexualidade feminina (1930-1950). In: XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidades, 2015, Campina Grande. Anais Gênero e Sexualidade XI - (2015). Campina Grande: Editora Realize, 2015. v. 1.

3.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; MEDEIROS, T. G. . Instâncias Pedagógicas: Discurso científico e regulação da homossexualidade feminina - 1920-1950. In: I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa, 2015, Rio Grande. Anais do I Encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente e a pesquisa. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015.

4.
MEDEIROS, T. G. ; SILVA, M. S. ; CAETANO, M. . Lesbianidade: o que as juventudes falam sobre isso?. In: I encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente, 2015, Rio Grande. Anais do I encontro de Pós-Graduação em Educação: a formação docente. São Leopoldo: Casa Leiria, 2015.

5.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; MEDEIROS, T. G. . Instâncias pedagógicas: discurso científico e regulação da homossexualidade feminina - 1920-1950. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. Anais IV Seminário Enlaçando Sexualidades. Salvador: EDUNEB, 2015.

6.
MEDEIROS, T. G. ; SILVA, M. S. . Relações familiares e lesbianidade: que enlace é esse?. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015, Salvador. Anais IV Seminário Enlaçando Sexualidades (2015). Salvador: EDUNEB, 2015.

7.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; MEDEIROS, T. G. . Assim falava a Ciência Brasileira: Discurso, corpo e lesbianidade. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, 2014, Rio Grande. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas. Rio Grande: EdFURG, 2014.

8.
MEDEIROS, T. G. ; SILVA, M. S. ; CAETANO, M. . Experiências compartilhadas: as narrativas de estudantes de ensino médio sobre lesbianidade. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas, 2014, Rio Grande. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas. Rio Grande: EdFURG, 2014.

9.
PENALVO, C. ; SILVA, M. S. . Habitando o paradoxo: análise de uma experiência de uma ONG em uma escola pública em Porto Alegre/RS. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II ENCONTRO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, 2014, Juiz de Fora. Anais [do] VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, Juiz de Fora, MG, 24 a 26 de setembro de 2014. Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. v. I. p. 1-4437.

10.
PENALVO, C. ; SILVA, M. S. . Utilizando a arte como dispositivo para ações em saúde: uma experiência em Porto Alegre/RS. In: VI SEMINÁRIO CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADE, II ENCONTRO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA, 2014, Juiz de Fora. Anais [do] VI Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade; II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade; II Encontro Gênero e Diversidade na Escola, Juiz de Fora, MG, 24 a 26 de setembro de 2014. Lavras: Center Gráfica e Editora, 2014. v. I. p. 1-4437.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. S.; PENALVO, C. . Revisitando os manuais médico-jurídicos (1930-1950): ciência e homossexualidade feminina no Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; PENALVO, C. . Revisitando os manuais médicos (1930-1950): ciência e homossexualidade feminina no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. S.. ?DE IRACY DOYLE AOS INTELECTUAIS DA CIÊNCIA: A INVENÇÃO DA INVERSÃO HOMOSSEXUAL FEMININA (1920-1956). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, M. S.. Oficina Violência de Gênero: Ver, Julgar, Agir. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; MEDEIROS, T. G. . Leonídio Ribeiro, Afrânio Peixoto e Iracy Doyle: Ciência e a regulação da homossexualidade Feminina (1930-1950). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, M. S.; GOULART, T. E. . Mini-curso: FEMINISMOS, (DE)COLONIALIDADE E PODER. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
SILVA, M. S.. Direitos Humanos e Preconceito: da violência física aos maus tratos emocionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, M. S.. Instâncias Pedagógicas: discurso científico e regulação homossexualidade feminina 1920-1950. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. . A INVENÇÃO DA INVERSÃO: HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, EDUCAÇÃO E REGULAÇÃO (1920-1950). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. . INSTÂNCIAS PEDAGÓGICAS: DISCURSO CIENTÍFICO E REGULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA ? 1920-1950. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MEDEIROS, T. G. ; SILVA, M. S. ; CAETANO, M. . Lesbianidade: o que as juventudes falam sobre isso?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SILVA, M. S.; MEDEIROS, T. G. ; CAETANO, M. . Assim falava a Ciência brasileira: discurso, corpo e lesbianidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SILVA, M. S.; CAETANO, M. ; MEDEIROS, T. G. . Experiências compartilhadas: as narrativas de estudantes de ensino médio sobre lesbianidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
PENALVO, C. ; SILVA, M. S. . Políticas de Formação de professores/as e cotidiano escolar: 10 anos do BSH. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
PENALVO, C. ; SILVA, M. S. . Utilizando a arte como dispositivo para ações em saúde: uma experiência em Porto Alegre. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, M. S.. Problematizando as questões de gênero em sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
SILVA, M. S.. Problematizando as questões de gênero em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, M. S.. Problematizando as questões de gênero em sala de aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
SILVA, M. S.. Capacitação para uma nova visão frente ao bullying e a homofobia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
SILVA, M. S.. Protagonismos juvenil: o que é e quais são as principais lutas e desafios da juventude na contemporaneidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
SILVA, M. S.. A tradição Oral africana na figura dos Griôs. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SILVA, M. S.. Peça Teatral: Revolta do Quebra Quilos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SILVA, M. S.. XV Mostra de Experiências Pedagógicas. 2015. Faculdade Porto-Alegrense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio História e Saúde - Saúde da Mulher.De Iracy Doyle aos intelectuais da ciência: a invenção da inversão homossexual feminina. 2016. (Outra).

2.
I Seminário Poéticas e Políticas da Pesquisa em Educação. 2016. (Seminário).

3.
14ª Mostra de Produção Universitária e XVII Encontro do Pós-Graduação.A INVENÇÃO DA INVERSÃO: HOMOSSEXUALIDADE FEMININA, EDUCAÇÃO E REGULAÇÃO (1920-1950). 2015. (Encontro).

4.
I Encontro de Pós Graduação em Educação.INSTÂNCIAS PEDAGÓGICAS: DISCURSO CIENTÍFICO E REGULAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE FEMININA ? 1920-1950. 2015. (Encontro).

5.
Semana Acadêmica da Faculdade Monteiro Lobato.Direitos Humanos e Preconceito: da violência física aos maus-tratos emocionais. 2015. (Outra).

6.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na Escola. 2014. (Seminário).

7.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na Escola. 2014. (Seminário).

8.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na Escola.Habitando o Paradoxo: análise de uma experiência de uma ONG em uma escola pública de Porto Alegre/RS. 2014. (Seminário).

9.
II Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade, VI Seminário Nacional Corpo, Gênero e Sexualidade e II Encontro Gênero e Diversidade na Escola.Utilizando a arte como dispositivo para ações em saúde: uma experiência em Porto Alegre/RS. 2014. (Seminário).

10.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. EXPERIÊNCIAS COMPARTILHADAS: AS NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE LESBIANIDADE. 2014. (Congresso).

11.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura. Assim falava a ciência brasileira: discurso, corpo e lesbianidade. 2014. (Congresso).

12.
Mostra Visual de Práticas e Estágios.Problematizando as questões de gênero na sala de aula. 2012. (Outra).

13.
Palestra aos alunos do curso de Pedagogia da FAPA.Problematizando as questões de gênero na sala de aula. 2012. (Encontro).

14.
XI FÓRUM FAPA - Conhecimento: Fazendo a diferença (XIII MIC - Mostra de Iniciação Científica, XII MEP - Mostra de Experiências Pedagógicas, IX MPPG - Mostra de Pesquisas em Pós-Graduação, VI MEJOP - Mostra de Experiências de Jovens Pesquisadores).Problematizando as questões de gênero na sala de aula. 2012. (Simpósio).

15.
Formação/capacitação das "Mulheres da Paz".Capacitação para uma nova visão frente ao bullying e a homofobia. 2011. (Oficina).

16.
Formação/capacitação das "Mulheres da Paz".Protagonismo Juvenil: O que é e quais as principais lutas e desafios da na contemporaneidade. 2011. (Oficina).

17.
IV Mostra de Práticas Metodológicas em História.A tradição oral africana na figura dos Griôs. 2011. (Outra).

18.
IV Mostra de Práticas Metodológicas em História.Peça teatral: Revolta do Quebra Quilos. 2011. (Outra).

19.
Oficinas de Educação Patrimonial.Os Tesouros da Família Arquivo. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. S.. VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. S.. VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas. 2014. (Congresso).




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