Fhillipe Rodrigues Alves Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1050538476208269
  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


Graduado em Educação Física pela Universidade Federal De Uberlândia (UFU). Mestrando em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica pela UFU. Atualmente estuda eletromiografia de músculos do core em exercícios estáveis com utilização de aparelhos instáveis. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fhillipe Rodrigues Alves Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, F. R. A.;L. DOS SANTOS, F;L. DOS SANTOS, F.;F. R. A, SANTOS;F. R. A., SANTOS


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em ENGENHARIA BIOMÉDICA.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Orientador: Adriano Alves Pereira.
2013 - 2017
Graduação em Educação Física - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS DO CORE NO EXERCÍCIO PRANCHA VENTRAL NO SOLO E COM DIFERENTES INSTABILIDADES (BOLA DE GINÁSTICA E TRX®).
Orientador: Frederico Balbino Lizardo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Neuza Rezende, EENR, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
POWERLIFITING. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2017 - 2017
Eletromiografia - Cuidados e preparação do ambiente de coleta. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2016 - 2016
MELHORANDO O DESEMPENHO NO TRIATHLON. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2015 - 2015
Nutrição Esportiva. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso de pilates. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
Treinamento Funcional. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2014 - 2014
Estratégias de Hidratação e Suplementação em Exercícios de Endurance. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Ginástica Laboral. (Carga horária: 20h).
Pró- Eventos e Esportes, PROESPORTES, Brasil.
2013 - 2013
Mini-curso de Musculação com ênfase em treinamento para a Terceira Idade. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Orientação. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Ergonomia e ginastica Laboral. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
ANÁLISE ELETROMIOGRÁFICA E PADRÃO DE COCONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS DO TRONCO NO EXERCÍCIO DE ESTABILIZAÇÃO PRANCHA VENTRAL COM DIFERENTES EQUIPAMENTOS DE INSTABILIDADE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Frederico Balbino Lizardo em 15/01/2018.
Descrição: Com a crescente popularidade do treinamento do core, diferentes equipamentos são lançados na mercado, dentre os quais, destacam-se as superfícies instáveis, para utilização em exercícios estáveis, como a prancha ventral. Na literatura, encontram-se poucos estudos comparando o sistema TRX com outros equipamentos instáveis. Além disso, o tempo de execução da maioria dos estudos são de 5 até 10 segundos. Desta forma existe a necessidade de estudos que comparem a eletromiografia de músculos do core com a utlilização TRX com outros equipamentos instáveis no exercício prancha ventral com duração de 45 segundos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fhillipe Rodrigues Alves Santos - Integrante / Frederico Balbino Lizardo - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
2013 - 2014
GINÁSTICA LABORAL EM AULAS PRÁTICAS DE ANATOMIA HUMANA

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Gilmar da Cunha Sousa em 21/09/2016.
Descrição: O projeto de Ginástica Laboral em Aulas Práticas de Anatomia Humana, durante a sua execução, apresentou a uma pequena parte da comunidade acadêmica (alunos da graduação e professores) algo que poderia ser uma novidade, porque muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata essa prática, mas, além disso, trouxe para o conhecimento destes uma prática muito importante, envolvendo um conjunto de atividades físicas que foram realizadas no início, meio, ou final de cada aula prática dentro dos laboratórios.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Fhillipe Rodrigues Alves Santos - Integrante / JUNARA PAIVA PEREIRA MARCANCINI - Integrante / GILMAR DA CUNHA SOUSA - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.


Projetos de extensão


2015 - 2017
Equipe UFU de Corrida de Rua
Descrição: O projeto tem como principal objetivo atender os alunos e servidores da UFU com o propósito de ensinamento de uma prática esportiva, visando a melhoria da saúde e qualidade de vida, além de integração e socialização entre os mesmos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fhillipe Rodrigues Alves Santos - Integrante / Luiz Fernando Vilarinho - Coordenador.
2015 - 2015
Diabetes em jovens: conhecer para evitar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Paula Coelho Balbi em 16/01/2018.
Descrição: O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio caracterizado por hiperglicemia resultante de problemas na produção/secreção de insulina pelo pâncreas (DM 1) ou na resposta dos órgãos -alvo à ação desse hormônio (DM 2); quando a resistência se apresenta durante a gravidez, é chamado diabetes gestacional, que pode ou não desaparecer após o parto. O DM 1 aparecia geralmente na infância ou adolescência, enquanto que o DM 2 era mais comum em adultos obesos acima de 50 anos de idade. No en tanto, com o passar dos anos, mudanças no estilo de vida, principalmente, nos aspectos nutricionais relacionados às dietas compostas por lipídios e açúcares em excesso e, no com portamento, quando a prática de atividade física é menos frequente, caracterizam o crescimento da epidemia obesidade, distúrbio que vem afetando cada vez mais jovens em idade escolar. O DM 2, até recentemente, era considerado uma doença rara na adolescência. Entretanto, nas últimas décadas, nos países industrializados, tem -se registrado um grande aumento da incidência do diabetes em adolescentes, com características similares às do DM 2 do adulto. Sabe-se que a obesidade está associada a várias doenças crônicas, como dislipidemia, intolerância a glicose, diabetes, aterosclerose, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Por isso, a promoção de ações de esclarecimento a jovens e a seus pais e/ou responsáveis sobre o DM 2, as relações entre obesidade/sedentarismo e a doença, bem como suas complicações, com vistas a reduzir sua incidência nesta faixa etária, é de fundamental importância..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Fhillipe Rodrigues Alves Santos - Integrante / Ana Paula Coelho Balbi - Coordenador.
2013 - 2013
AFRID ? Atividades Físicas e recreativas para a Terceira Idade
Descrição: O envelhecimento populacional acarreta inúmeras transformações para o indivíduo e sua família, a sociedade e o Estado, forçando-os a repensar tanto as ações individuais e das comunidades, quanto as políticas públicas sociais e de saúde voltadas para a promoção do bem-estar social visando a promoção da boa qualidade de vida dos adultos mais velhos e idosos. O presente projeto constitui em um conjunto de atividades teóricas e práticas para os idosos, residentes na cidade de Uberlândia e região, estando na faixa etária de 50 anos acima. As atividades corporais e os movimentos expressivos são características preponderantes para este trabalho que se propõe a realizar. Dentre as atividades desenvolvidas há predominância das realizadas em meio aquático através da Hidroginástica e da Natação. Como parte do trabalho do projeto AFRID, realiza-se atividades físicas adaptadas bem como atividades artísticas e recreativas em seis Instituições de Longa Permanência para Idosos de Uberlândia. O projeto tem como finalidade estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade, buscando minimizar o estigma a que sempre estão submetidos e a valorizar as potencialidades de cada participante. Para a realização do projeto busca-se um trabalho interdisciplinar (Educação Física, Psicologia, Medicina Clínica, Fisioterapia, Música e Enfermagem), onde cada segmento contribui para o enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos conhecimentos específicos de cada área. Para uma maior integração entre pares e melhor apreensão do conhecimento acerca das possíveis alterações orgânicas, psicológicas, fisiológicas, funcionais na clientela é que se busca realizar a Semana do Idoso, momento este destinado a discutir, analisar e refletir sobre temáticas que envolvem o processo de envelhecimento. Além desse encontro, outros momentos de interação são proporcionados como as festas Junina e de Natal, Semana do Idoso, viagens turísticas e o ?Aulão? (aula realizada com a participação de todos os alunos e estagiários) possibilitando maior interação entre estes. Serão planejados, organizados e promovidos: oficinas, mini-cursos, vivências projeção e discussão de filmes, debates e/ou palestras com temas relacionados ao envelhecimento saudável e à promoção da boa qualidade de vida e do bem-estar psicológico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fhillipe Rodrigues Alves Santos - Coordenador / Gleber Gonçalves Vilela De Andrade - Integrante / Geni de Costa Araújo - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIZARDO, F. B. ; SANTOS, F. R. A. ; SOUSA, G. C. ; GREGORIO, F. C. ; ARANTES, F. J. ; BERZIN, F. ; BIGATON, D. R. . ELETROMIOGRAFIA DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS EM EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO DO TRONCO COM DIFERENTES SUPERFÍCIES INSTÁVEIS. In: Lais Daiene Cosmoski., Fabrício Loreni da Silva Cerutti. (Org.). Bases da Saúde e Engenharia Biomédica. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2018, v. 1, p. 96-106.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SANTOS, F. R. A.. Por quê AFRID?. Informativo AFRID, Uberlândia, p. 8, 30 abr. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
B. LIZARDO, F. ; L. DOS SANTOS, F. ; C. SOUSA, G. ; C. GREGÓRIO, F. ; J. ARANTES, F. ; E. S. PEREIRA, C. ; BÉRZIN, F. ; R. BIGATON, D. . ELETROMIOGRAFIA DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS EM EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO COM DIFERENTES SUPERFÍCIES INSTÁVEIS. In: Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) COBECSEB, 2018, Uberlândia. Anais do V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica. Uberlândia: Even3, 2017.

2.
C. GREGÓRIO, F. ; P. SILVA, F. ; J. ARANTES, F. ; L. DOS SANTOS, F. ; SOUSA, G.C. ; B. LIZARDO, F. ; B. DESTRO-FILHO, J. . COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA NO EXERCÍCIO ®ABDOMINAL TRADICIONAL E APARELHO ROCK GYM : ESTUDO PILOTO. In: Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia (COBEC) e o Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB) COBECSEB, 2018, Uberlândia. Anais do V Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia e X Simpósio de Engenharia Biomédica. Uberlândia: Even3, 2017.

3.
A. A. R, NUNES ; A. A., PEREIRA ; F. R. A, SANTOS ; G. C, SOUSA ; M. V. P, ALVES . A INFLUÊNCIA DA ENVERGADURA EM 1RM NO EXERCÍCIO SUPINO RETO: UMA VISÃO BIOMECÂNICA. In: XI Simpósio de Engenharia Biomédica, 2018, Uberlândia, 2018.

4.
V. M. Q., NASCIMENTO ; A. C. A., CARVALHO ; F. R. A., SANTOS ; F. C., GREGÓRIO ; F. J., ARANTES ; T. M., FIDALE ; JÚNIOR R., BERNARDINO ; F. B., LIZARDO . AVALIAÇÃO DA ASSIMETRIA E DÉFICIT BILATERAL DE MÚSCULOS EXTENSORES DE JOELHO EM PRATICANTES DE FUTSAL.. In: XI Simpósio de Engenharia Biomédica, 2018, Uberlândia, 2018.

5.
F. R. A, SANTOS; A. A, PEREIRA ; F. C, GREGÓRIO ; F. H. DE O, SILVA ; F. J, ARANTES ; V. M. Q., NASCIMENTO ; F. B., LIZARDO . ELETROMIOGRAFIA DE MÚSCULOS ABDOMINAIS NO EXERCÍCIO PRANCHA VENTRAL NO SOLO E COM DIFERENTES INSTABILIDADES. In: XI Simpósio de Engenharia Biomédica, 2018, Uberlândia, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, V. M. Q. ; DE CARVALHO, A. C. A. ; SANTOS, F. R. A. ; LIZARDO, F. B. . AVALIAÇÃO DA ASSIMETRIA DE FORÇA NO EXERCÍCIO DE EXTENSÃO DE JOELHOS EM PRATICANTES DE FUTSAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. In: XII Semana Científica - O Futuro da Ciência no Brasil, 2018, Uberlândia. ANAIS, 2018. p. 25-25.

2.
SANTOS, F. R. A.; ARANTES, F. J. . CAPACIDADES DE PREDIÇÃO DE DESEMPENHO DE TESTES DE PISTA PARA UMA PROVA DE 5KM. In: XI SEMANA CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ?Educação e Saúde?, 2017, Uberlândia. XI SEMANA CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ?Educação e Saúde?, 2017. v. 5. p. 74-75.

3.
SANTOS, F. R. A.; ARANTES, F. J. ; GREGORIO, F. C. ; CASTRO, H. G. ; SILVA, J. C. D. ; SANTOS, L. A. ; SILVA, D. C. O. ; LIZARDO, F. B. . COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS RETO DO ABDOME E ERETOR DA ESPINHA NO EXERCÍCIO PRANCHA VENTRAL NO SOLO E COM DIFERENTES INSTABILIDADES (BOLA DE GINÁSTICA E TRX®). In: IV SIMPÓSIO DE ANATOMIA E V MOSTRA DE ANATOMIA HUMANA, 2017, Uberlândia. ANAIS DO IV SIMPÓSIO DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (IV SIAN, 23 E 25 DE NOVEMBRO DE 2017), 2017. p. 29.

4.
SANTOS, F. R. A.; ARANTES, F. J. ; GREGORIO, F. C. ; CASTRO, H. G. ; SILVA, J. C. D. ; SOUSA, G. C. ; BERNADINO JUNIOR, R. ; LIZARDO, F. B. . ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS RETO DO ABDOME E ERETOR DA ESPINHA NO EXERCÍCIO PRANCHA VENTRAL NO SOLO E COM DIFERENTES SUPERFÍCIES INSTÁVEIS (BOSU® E TRX®). In: IV SIMPÓSIO DE ANATOMIA E V MOSTRA DE ANATOMIA HUMANA, 2017, Uberlândia. ANAIS DO IV SIMPÓSIO DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (IV SIAN, 23 E 25 DE NOVEMBRO DE 2017), 2017. p. 30-31.

5.
SANTOS, F. R. A.; VILARINHO, L. F. ; BARBOSA, C. G. ; ARANTES, F. J. . CAPACIDADE DE PREDIÇÃO DE TEMPO EM TESTE DE PISTA PARA UMA PROVA DE 5KM: ESTUDO PILOTO. In: X Semana Científica da Educação Física - A EDUCAÇÃO FÍSICA NO PAÍS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS DE 2016, 2016, Uberlândia. A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, 2016. v. 3. p. 77-78.

6.
SANTOS, F. R. A.; CARNEIRO JUNIOR, J. C. ; SILVA, F. H. O. ; ARANTES, F. J. . Identificação do Esforço Percebido de Pessoas Idosas por meio de Diferentes Aparelhos de Hidroginástica.. In: VIII Semana Científica da Educação Física: Ciências do Desporto e da Educação Física: Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida, 2014, Uberlândia. VIII Semana Científica da Educação Física: Ciências do Desporto e da Educação Física: Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida, 2014. v. 2.

7.
SANTOS, F. R. A.; SOUSA, G. C. ; MARCANCINI, J. P. P. . Ginástica Laboral em aulas práticas de Anatomia Humana. In: VIII Semana Científica da Educação Física ? ?Ciências do Desporto e da Educação Física: Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida, 2014, 2014. VIII Semana Científica da Educação Física ? ?Ciências do Desporto e da Educação Física: Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida, 2014. v. 2.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, F. R. A.; PEREIRA, A. A. ; GREGORIO, F. C. ; SILVA, F. H. O. ; ARANTES, F. J. ; NASCIMENTO, V. M. Q. ; LIZARDO, F. B. . ELETROMIOGRAFIA DE MÚSCULOS ABDOMINAIS NO EXERCÍCIO PRANCHA VENTRAL NO SOLO E COM DIFERENTES INSTABILIDADES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
NUNES, A. A. R. ; PEREIRA, A. A. ; SANTOS, F. R. A. ; ALVES, M. V. P. ; SOUSA, G.C. . A INFL UÊNCIA DA ENVERGADURA EM 1RM NO EXERCÍCIO SUPINO RETO: UMA VISÃO BIOMECÂNICA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LIZARDO, F. B. ; SANTOS, F. R. A. ; SOUSA, G. C. ; GREGORIO, F. C. ; ARANTES, F. J. ; PEREIRA, C. E. S. ; BERZIN, F. ; BIGATON, D. R. . ELETROMIOGRAFIA DOS MÚSCULOS ABDOMINAIS EM EXERCÍCIOS DE ESTABILIZAÇÃO COM DIFERENTES SUPERFÍCIES INSTÁVEIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SANTOS, F. R. A.; ARANTES, F. J. . CAPACIDADES DE PREDIÇÃO DE DESEMPENHO DE TESTES DE PISTA PARA UMA PROVA DE 5KM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SANTOS, F. R. A.. Ginástica Laboral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANTOS, F. R. A.; GREGORIO, F. C. ; ARANTES, F. J. ; CASTRO, H. G. ; SILVA, J. C. D. ; SANTOS, L. A. ; SILVA, D. C. O. ; LIZARDO, F. B. . COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ELETROMIOGRÁFICA DOS MÚSCULOS RETO DO ABDOME E ERETOR DA ESPINHA NO EXERCÍCIO PRANCHA VENTRAL NO SOLO E COM DIFERENTES INSTABILIDADES (BOLA DE GINÁSTICA E TRX®). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, F. R. A.; VILARINHO, L. F. ; BARBOSA, C. G. ; ARANTES, F. J. . CAPACIDADE DE PREDIÇÃO DE TEMPO EM TESTE DE PISTA PARA UMA PROVA DE 5KM: ESTUDO PILOTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SANTOS, F. R. A.; BALBI, A. P. C. . Palestra: Diabetes em jovens: conhecer para evitar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SANTOS, F. R. A.; CARNEIRO JUNIOR, J. C. ; SILVA, F. H. O. ; ARANTES, F. J. . Identificação do esforço percebido de pessoas idosas por meio de diferentes aparelhos de hidroginástica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
SANTOS, F. R. A.; MARCANCINI, J. P. P. ; SOUSA, G. C. . Ginástica Laboral em aulas práticas e teóricas de Anatomia Humana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SOUSA, G. C. ; SANTOS, F. R. A. . Sistema Muscular. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIZARDO, F. B.; SOUSA, G.C.; SANTOS, F. R. A.. Participação em banca de Rafael de Paula Lana. Análise da cocontração dos músculos do tronco em exercícios de estabilização em diferentes superfícies instáveis. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Anatomia Humana Aplicada ao Aparelho Locomotor) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
LIZARDO, F. B.; SOUSA, G.C.; SANTOS, F. R. A.. Participação em banca de Sheliane Jéssica de Oliveira Vieira Góes. Comparação da atividade eletromiográfica de músculos do tronco no exercício de estabilização prancha ventral com bosu. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Anatomia Humana Aplicada ao Aparelho Locomotor) - Universidade Federal de Uberlândia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Simpósio de Anatomia V Mostra de Anatomia Humana. 2017. (Simpósio).

2.
XI Semana Científica da Educação Física: "Educação e Saúde. 2017. (Congresso).

3.
A Educação Física no país dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. 2016. (Congresso).

4.
Boa orientação faz a diferença. 2015. (Outra).

5.
IX Semana Científica da Educação Física - EDUCAÇÃO FÍSICA: Uma ciência multidisciplinar. 2015. (Congresso).

6.
Palestra: Diabetes em jovens: conhecer para evitar. 2015. (Outra).

7.
Preparação Multidisciplinar do Atleta. 2015. (Outra).

8.
I IntregrAÇÃO - Educação Física. 2014. (Encontro).

9.
IV WORKSHOP EM CIÊNCIA DO EXERCICIO E SAÚDE - CiExS. 2014. (Congresso).

10.
VIII Semana Científica da Educação Física ? ?Ciências do Desporto e da Educação Física: Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida. 2014. (Congresso).

11.
II Simpósio de Anatomia e III Mostra de Anatomia Humana. 2013. (Simpósio).

12.
V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2013. (Congresso).

13.
VII Mostra de Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Educação Física - Curso de Educação Física - 2º semestre de 2013 (referente ao 1º semestre de 20. 2013. (Exposição).

14.
VII Semana Científica da Educação Física ?Inovações na Educação Física: da escola ao esporte. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, J. W. ; SANTOS, F. R. A. . III Simpósio de Anatomia e IV Mostra de Anatomia Humana. 2015. (Congresso).

2.
ARAUJO, G. C. ; SANTOS, F. R. A. . XIX Semana do Idoso - A arte de viver bem a idade que se tem. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:10:05