Reginaldo Martins Barbosa Junior

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1050493880366939
  • Última atualização do currículo em 12/07/2018


Iniciou os estudos na área de comunicação no curso de Relações Públicas com Ênfase em Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa, em 2014, neste período foi bolsista de ensino com a temática: Estratégias de ensino para o planejamento da comunicação colaborativa . Em 2016 ingressou no curso de Produção Editorial na Universidade Federal de Santa Maria. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Reginaldo Martins Barbosa Junior
Nome em citações bibliográficas
Jr., Reginaldo


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Comunicação Social.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2016 em Relações Públicas.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2011 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Farroupilha, IF-Farroupilha, Brasil.
2000 - 2009
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual de Educação Básica João Aquino, E.E.E.B.J.A., Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de extensão


2018 - Atual
APRIMORAMENTO E MANUTENÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ÂMBITO UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Descrição: Este projeto objetiva desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, no sentido de atuar como um agente de inovação dos processos de ensino-aprendizagem, que incentivem a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos métodos didático-pedagógicos e possibilitem o acesso à Educação Superior Pública e de qualidade, propiciando a democratização do acesso à educação de forma a contribuir para a redução das diferenças socioculturais que se perpetuam em nossa sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Programa de Relacionamento da UFSM com seus ex-alunos: VOLVER
Descrição: O Volver é, atualmente, o meio mais eficiente de relacionamento com os egressos mantido pela UFSM. O contato com os ex-alunos das áreas de conhecimento da Universidade podem apontar indicadores que subsidiarão as discussões entorno do perfil do egresso. A relação com a comunidade é ampliada através dos vínculos instituídos entre a UFSM e seus ex-alunos. Um programa de relacionamento fomenta a manutenção desses vínculos, não permitindo o esquecimento e contribuindo com a valorização da imagem positiva da Instituição. Assim, o Programa Volver da UFSM com seus ex-alunos justifica-se pela necessidade de manter viva a história Institucional. A proposta do Programa é fomentar a memória através de estratégias comunicacionais que valorizam os personagens e suas experiências e proporcionam aos que iniciam na vida acadêmica estímulo para escolherem sempre a UFSM..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Reginaldo Martins Barbosa Junior - Integrante / ANA CLAUDIA MACHADO - Integrante / ELISANGELA CARLOSSO MACHADO MORTARI - Coordenador / GOR DALMOLIN TRONCO - Integrante / ISABELA BALDUINO GONCALVES - Integrante / JULIA SALDANHA GOULART - Integrante / NATALIA DOTTO - Integrante / PAOLA SILVA DE OLIVEIRA - Integrante.
2016 - 2017
Recursos Educacionais Abertos: inovação na formação continuada para professores do ensino médico
Descrição: A realidade do ensino médio do Rio Grande do Sul, com altas taxas de reprovação e evasão, a disponibilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) e a integração dos mesmos nos materiais e práticas didáticas, os novos ambientes de aprendizagem e a necessidade de formação dos professores são fatores que justificam a presente ação de extensão. Os objetivos são integrar os REA gerando inovação na formação continuada para os professores do ensino médio; oportunizar formação continuada para professores do ensino médio, através de Small Open Online Course, sobre REA; desenvolver fluência tecnológico-pedagógica dos professores do ensino médio através de formação continuada realizada com Small Open Online Course e fomentar transformação da prática didática com a integração de REA nos materiais e práticas didáticas dos professores do ensino médio. Os procedimentos metodológicos são baseados no Design-Based Research (DBR) e as ações de acompanhamento e análise das atividades serão realizadas com um grupo de professores, do ensino médio, participantes de um Small Open Online Course (SOOC) sobre REA, organizado com material didático aberto. Questionários e entrevistas semiestruturadas também serão utilizadas para obter dados quantitativos e qualitativos como diagnósticos iniciais e finais. Os resultados esperados, além do conhecimento sobre REA, são: inovação na formação continuada, desenvolvimento da fluência tecnológico-pedagógica dos professores do ensino médio através de Small Open Online Course e REA, maiores oportunidades de formação de professores através do Small Open Online Course e obtenção, pelos professores, de conhecimentos sobre REA que possibilite a integração nos materiais e práticas didáticas nas escolas do ensino médio no RS. Pretende-se também despertar o interesse dos professores para adaptar, remixar ou criar um novo REA, compartilhar e provocar debates sobre os REA, para além do contexto escolar, sinalizando indicadores para políticas públicas e institucionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Reginaldo Martins Barbosa Junior - Integrante / Elena Maria Mallmann - Coordenador / Mara Denize Mazzardo - Integrante / Talia Rodrigues - Integrante.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Revista Trava: Experiência de Ruptura e Transgressão em Publicação Digital, Intercom.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Jr., Reginaldo; NASCIMENTO, L. T. . A COMUNICAÇÃO DIRIGIDA NO 1º ENCONTO MISSIONEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CULTURA - EMICULT. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete, Rio Grande do Sul. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015. v. 7.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Intercom Regional Sul. 2018. (Congresso).

2.
Intercom Regional Sul. RuPaul - Ready for Runway: encarte de vinil e consumo de luxo. 2018. (Exposição).

3.
Intercom Regional Sul. Revista Trava: Experiência de Ruptura e Transgressão em Publicação Digital. 2018. (Exposição).

4.
Encontro Missioneiro de Estudos Interdisciplinares Em Cultura. 2015. (Encontro).

5.
Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.A COMUNICAÇÃO DIRIGIDA NO 1º ENCONTO MISSIONEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CULTURA - EMiCult. 2015. (Outra).

6.
Encontro de Lideranças Estudantis do IF Farroupilha. 2013. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 5:08:42