Maria Cecília Paladini Piazza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3378836637031693
  • Última atualização do currículo em 31/07/2018


Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016), onde desenvolveu a pesquisa O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BENJAMIN: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ENSAÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO. Especialização em Língua e Literatura com ênfase nos gêneros discursivos pela Universidade do Extremo Sul Catarinense(2009). Graduada em Letras - Português e Espanhol pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006). É integrante ao Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PAMEDUC -UFSC) e ao Grupo de Pesquisas Rastros da Universidade São Francisco (USF - SP), atuando principalmente nos seguintes temas: experiência, narratividade, progresso, modernidade e história em Walter Benjamin, além disso, pesquisa autores decoloniais, Contato: (48) 9995-2730 Email: cissapiazza@yahoo.com.br. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cecília Paladini Piazza
Nome em citações bibliográficas
PIAZZA, M. C. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BENJAMIN: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ENSAÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: ANDRÉ CHECHINEL.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Educação.
2007 - 2009
Especialização em LÍNGUA E LITERATURA COM ÊNFASE NOS GÊNEROS DISCUR. (Carga Horária: 360h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: ENCONTRO ENTRE PRÁTICAS EM SALA DE AULA E OS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Orientador: CARLOS SCHILIKMAN.
2002 - 2006
Graduação em LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: ENCONTRO ENTRE PRÁTICAS EM SALA DE AULA E PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE LÍNGUA PORTUGUESA..
Orientador: CELDON FRITZ.




Formação Complementar


2016 - 2016
Seminário em Educação, memória e patrimônio. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE DOUTORADO, Carga horária: 40

Atividades

03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PPGE UFSC, .


E.E.B. Prof. Neusa Ostetto Cardoso, ESCOLAPROF.NEUSA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolve atividades de coordenação pedagógica, auxiliando professores em projetos e atendimento a pais e educando/as.


Escola Básica Municipal Nova Divinéia, EBMND, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursada, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolve a docência com as disciplinas Português e Espanhol com as turmas do ensino fundamental maior,



Linhas de pesquisa


1.
SOCIOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO- PPGE- UFSC
2.
Memória e História da Educação PAMEDUC


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
RUPTURAS E PRÁTICAS DE DESCOLAMENTO DA VIVÊNCIA PARA EXPERIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR A LUZ DE WALTER BENJAMIN
Descrição: Esta pesquisa está sendo desenvolvida no doutorado acadêmico em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina sobre as serventes da EEB Prof Neusa Ostetto Cardoso do município de Araranguá, Bairro Polícia Rodoviária, em Santa Catarina. Tem como objetivo analisar, por meio das narrativas orais, as rememorações de quatro mulheres brancas que atualmente exercem a função de servente e compõem nossa comunidade escolar com seus diferentes saberes, fazeres, ensinamentos e experiências. Escutá-las a partir do universo que as abrigam, suas particularidades de serem mulheres brancas, serventes numa escola estadual de Santa Catarina bem como identificar suas singularidades e identidades. Este é um estudo de natureza qualitativa desenvolvido, principalmente, pelo emprego da construção e análise de fontes orais, bibliográficas, documentais, sendo primordial o diálogo com as memórias e experiências com o vivido dessas mulheres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: FILOSOFIA.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: HISTÓRIA.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: CIÊNCIAS HUMANAS.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
Aprovação em Concurso Público, Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina.
2008
Aprovação em Concurso Público, Prefeitura Municipal de Criciuma/SC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIAZZA, M. C. P.2015 PIAZZA, M. C. P.. O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BENJAMIN: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ENSAÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO. Cadernos Walter Benjamin, v. 15, p. http://www.gewe, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PIAZZA, M. C. P.. O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BENJAMIN: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ENSAÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música, 2016, porto alegre. evista Anais do SEFiM - Simpósio de Estética e Filosofia da Música.. porto alegre. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIAZZA, M. C. P.. O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BEJAMIN. In: II Congresso Ibero-Americano deHumanidades, Ciências e Educação, 2016, criciuma. II Congresso Ibero-Americano deHumanidades, Ciências e Educação. v. II.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PIAZZA, M. C. P.. O ensaio com oforma em Walter Benjamin: contribuições do gênero ensaístico para a educação. In: Simpósio de Estética e Filosofia da Música. II SEFiM/2016 - UFRGS, 2015, Porto Alegre. Filosofia e Educação: desafios teóricos e práticos, 2016.

2.
PIAZZA, M. C. P.. USO DOS ADJETIVOS ADVERBIALIZADOS EM TEXTOS DE GÊNERO PUBLICITÁRIO. In: II SIGET- SIMPÓSIO NACIONAL DOS GÊNEROS TEXTUAIS, 2004, UNIAO DA VITÓRIA- PR. II SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS. UNIAO DA VITÓRIA PR: KAYAGANGUE, 2004. v. II. p. 5-104.

3.
PIAZZA, M. C. P.. REALIZAÇÃO DO FONEMA 'T' NA FALA DE COMUNIDADES DE BASE ÉTNICA ALEMÃ E ITALIANA NO INTERIOR DE SANTA CATARINA. In: IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNESC, 2003, criciuma. IV SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNESC. criciuma: METRÓPOLE, 2003. v. IV. p. 19-270.

Artigos aceitos para publicação
1.
PIAZZA, M. C. P.. Benjamin e a Educação. Linguagem, Educação e Sociedade (UFPI), 2016.

2.
PIAZZA, M. C. P.. CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PARA O PROCESSO EDUCATIVO. Cadernos Walter Benjamin, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
PIAZZA, M. C. P.. RUPTURAS E PRÁTICAS DE DESCOLAMENTO DA VIVÊNCIA PRA EXPERIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR A LUZ DE WALTER BENJAMIN E O PENSAMENTO DECOLONIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PIAZZA, M. C. P.. O ensaio como forma em Walter Benjamin. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PIAZZA, M. C. P.. USO DOS ADJETIVOS ADVERBIALIZADOS EM TEXTOS DE GÊNERO PUBLICITÁRIO. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PIAZZA, M. C. P.. MACHADO DE ASSIS- VIDA E OBRA. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PIAZZA, M. C. P.. REALIZAÇÃO DO FONEMA 'T' NA FALA DE COMUNIDADES DE BASE ÉTNICA ALEMÃ E ITALIANA NO INTERIOR DE SANTA CATARINA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III CONGRESSO IBERO AMERICANO DE HUMANIDADES. Rupturas e práticas de deslocamento da vivência para experiência no cotidiano escolar à luz de Walter Benjamin. 2018. (Congresso).

2.
II Seminário do Grupo de Pesquisa ?Patrimônio, Memória e Educação? (PAMEDUC).Rupturas e práticas de deslocamento da vivência para experiência no cotidiano escolar à luz de Walter Benjamin. 2018. (Seminário).

3.
V Colóquio Latinoamericano Colonialidade/Decolonialidade do Poder /Saber/Ser: abordagens pedagógico-culturais transformadoras. RUPTURAS E PRÁTICAS DE DESLOCAMENTO DA VIVÊNCIA PARA EXPERIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR À LUZ DE WALTER BENJAMIN E O PENSAMENTO DECOLONIAL. 2018. (Congresso).

4.
22º Seminário de Trabalhadores sobre Qualidade na Educação ? Qualieduc.. 2016. (Seminário).

5.
II CONGRESSO IBERO AMERICANO DE HUMANIDADES, CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO. CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN PARA O PROCESSO EDUCATIVO. 2016. (Congresso).

6.
Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos.O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BEJAMIN: ALEGORIA PARA AS CATEGORIAS DE EXPERIÊNCIA, NARRATIVIDADE, TEMPO , HISTÓRIA E PROGRESSO. 2015. (Seminário).

7.
CONGRESSO IBERO AMERICANO DE HUMANIDADES. 2014. (Congresso).

8.
O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. 2013. (Oficina).

9.
PROPOSTA CURRICULAR EM DEBATE. 2012. (Encontro).

10.
7 CONGRESSO EDUCASUL- I SEMINÁRIO CATARINENSE DOS ARTICULADORES PEDAGÓGICOS. 2011. (Congresso).

11.
LER E ESCREVER: COMPROMISSO DE TODAS AS ÁREAS. 2009. (Encontro).

12.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR- GESTARII. 2009. (Oficina).

13.
II SEMINÁRIO DE PRATICA DE ENSINO.SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. 2006. (Seminário).

14.
INCLUSAO: O DIREITO DE APRENDER. 2006. (Seminário).

15.
15 INPLA- INTERCÂMBIO DE PESQUISAS EM LINGUISTICA APLICASA. 2005. (Congresso).

16.
SEMINÁRIO LA LENGUA ESPAÑOLA EM HISPANOAMÉRICA.LA LENGUA ESPAÑOLA EM HISPANOAMÉRICA. 2005. (Seminário).

17.
V CICLO DE ENSINO E DEBATES.TEORIA E PRÁTICA NA CRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO. 2005. (Seminário).

18.
II SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS.USO DOS ADJETIVOS ADVERBIALIZADOS EM TEXTOS DE GÊNERO PUBLICITÁRIO. 2004. (Simpósio).

19.
PROJETO ATLAS SOCIOLINGUÍSTICO DA REGIAO CARBONÍFERA. 2004. (Oficina).

20.
? IV Semana Literária de Letras ? UNESC.REALIZAÇÃO DO FONEMA 'T' NA FALA DE COMUNIDADES DE BASE ÉTNICA ALEMÃ E ITALIANA NO INTERIOR DE SANTA CATARINA. 2003. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ANDRÉ CECHINEL. A dinâmica fragmentária da escrita de Walter Benjamin avessa ao progresso e à noção de tempo e história.. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Elison Antonio Paim. RUPTURAS E PRÁTICAS DE DESCOLAMENTO DA VIVÊNCIA PARA EXPERIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR A LUZ DE WALTER BENJAMIN. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
André Cechinel. O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BENJAMIN: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ENSAÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM EDUCAÇÃO) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Orientador: Maria Cecília Paladini Piazza.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PIAZZA, M. C. P.2015 PIAZZA, M. C. P.. O ENSAIO COMO FORMA EM WALTER BENJAMIN: CONTRIBUIÇÕES DO GÊNERO ENSAÍSTICO PARA A EDUCAÇÃO. Cadernos Walter Benjamin, v. 15, p. http://www.gewe, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
PIAZZA, M. C. P.. RUPTURAS E PRÁTICAS DE DESCOLAMENTO DA VIVÊNCIA PRA EXPERIÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR A LUZ DE WALTER BENJAMIN E O PENSAMENTO DECOLONIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 14:50:03