Agostinho da Silva Rosas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4003258850728215
  • Última atualização do currículo em 29/06/2018


Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1984), especialização em Educação Física Não Formal pela UFPE (1988), mestrado em Ciências do Desporto e da Educação Física pela Universidade do Porto/PT (1995) e doutorado em Educação pelo PPGE/UFPB (2008). Atualmente é docente adjunto da Universidade de Pernambuco atuando como Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEF-UPE, como membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Educação Física. Ex-presidente do Centro Paulo Freire-Estudos e Pesquisas, atualmente Membro do Conselho Executivo atuando como representante junto ao Fórum de Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco. É Vice-presidente do Conselho de Administração do CIEE-PE. Tem experiência na área de Educação Física e Educação Popular, com ênfase em criatividade, educação física escolar, educação libertadora, metodologia de ensino e avaliação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Agostinho da Silva Rosas
Nome em citações bibliográficas
ROSAS, Agostinho da S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Pernambuco, Escola Superior de Educação Física, Departamento da Educação e Ciências Humanas.
Rua Arnóbio Márques, s/n
Santo Amaro
Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 32242122
URL da Homepage: http://www.esef.upe.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Título: Criatividade em Educação Popular: Um diálogo com Paulo Freire, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: José Francisco de Melo Neto.
Palavras-chave: Criatividade; Criatividade libertadora; Educação popular.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Mestrado em Mestrado em Ciências do Desporto e da Educação Fís.
Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Título: Educação Física na Cidade do Porto, o processo de decisão em sala de aula,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Carlos Januário.
Palavras-chave: Tomada de decisão; Estilos de Ensino; Teoria Unificada de Ensino.
Grande área: Ciências da Saúde
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
1987 - 1988
Especialização em Educação Física Não Formal. (Carga Horária: 345h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Educação Física Alternativa-uma experiência.
Orientador: Lia Parente.
1981 - 1984
Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profssor Assistente, Carga horária: 40

Atividades

7/1991 - Atual
Ensino, Licenciatura Plena Em Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Criatividade na prática pedagogica em educação física escolar
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Didática Aplicada à Educação Física
Didática Geral
Educação Física Adaptada
Teoria Unificada de Ensino
Fundamentos históricos e filosóficos da educação e da educação física
2/2004 - 6/2005
Ensino, Educação Física Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação em Educação Física Escolar
2/2003 - 2/2004
Ensino, Educação Física Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação em Educação Física Escolar
1996 - 7/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Superior de Educação Física, Departamento da Educação e Ciências Humanas.

8/1998 - 8/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê de Ética Em Pesquisa, Escola Superior de Educação Física.

Cargo ou função
Membro do Comitê de Ética.
1999 - 2000
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física, Departamento da Educação e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Gerente do Departamento da Educação e Ciências Humanas.
6/1997 - 7/1998
Ensino, Educação Física Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
1996 - 1998
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física, Departamento da Educação e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais.
9/1997 - 9/1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Central de Avaliação de Projetos de Pesquisa Iniciação Científica, Próreitoria de Pósgraduação Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação de Projetos de Pesquisa.
6/1992 - 1993
Extensão universitária , Escola Superior de Educação Física, Coordenação de Extensão.

Atividade de extensão realizada
Corrdenador de Extensão da ESEF-UPE.
1992 - 1993
Direção e administração, Escola Superior de Educação Física, Departamento da Educação e Ciências Humanas.

Cargo ou função
Coordnador de Extensão da Escola Superior de Educação Física.

Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Projetos de Iniciação Científica, Carga horária: 4

Atividades

4/2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Núcleo de Estudos e Pesquisa, Núcleo de Estudos e Pesquisa.

Atividade realizada
Assoria de Projetos de Pesquisa de Iniciação Científica.

Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, CPFREIRE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio voluntário, Carga horária: 0
Outras informações
O Centro Paulo Freire - Estudos e Pesquisas é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com finalidade educativa e cultural que se propõe a manter vivas as idéias de Paulo Freire, educador pernambucano, referência no Brasil e no mundo.

Atividades

1998 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas, Centro Paulo Freire Estudos e Pesquisas.

Atividade realizada
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Descobrindo Paulo Freire através de sua obra..

Ensino Pesquisa e Consultoria Ltda, COLEGIOEQUIPE, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 0

Atividades

6/1987 - 9/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Faculdade de Ciência da Administração de Pernambuco, FCAP*, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Fundamental, Carga horária: 0

Atividades

3/1985 - 12/1985
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 0

Atividades

6/1990 - 10/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Instituto Capibaribe, IC*, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1995
Vínculo: Professor Celetista, Enquadramento Funcional: Professor da Educação Infantil e Fundamental, Carga horária: 0

Atividades

2/1984 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro suplente, Carga horária: 0

Atividades

3/2005 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Educação.

Cargo ou função
Conselheiro Suplente da Conselheira Titular Márcia Ângela Aguiar.

Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Sem vículo empregatício, Enquadramento Funcional: Vice-presidente do Conselho de Administração



Linhas de pesquisa


1.
Criatividade na Educação Popular


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Travessia (Olinda)
2005 - Atual
Periódico: Com Texto (Olinda)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Metodologia de Ensino/Especialidade: Educação Física Escolar.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular/Especialidade: Criatividade.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Popular/Especialidade: Pensamento Paulofreireano Em Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Mérito Educacional Professor Paulo Freire, Conselho Estadual de Educação de Pernambuco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROSAS, Agostinho da S.2006ROSAS, Agostinho da S.. Direitos humanos e cidadania em Paulo Freire. Travessia (Olinda), v. 1, p. 73-86, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROSAS, Agostinho da S.; MELO NETO, J. F. . Educação Popular: enunciados teóricos v.2. 1. ed. João Pessoa/PB: Editora Universitária da UFPB, 2008. 226p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROSAS, Agostinho da S.. Educação popular na rota da criatividade libertadora: ANPEd em questão. In: Flávio Brayner. (Org.). Educação Popular: Volume 2. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2015, v. 2, p. 11-34.

2.
ROSAS, Agostinho da S.; RESENDE, Helder Guerra de . Metodologias de Ensino em Educação Física: os Estilos de Ensino sugundo Mosston e Ashworth. In: Eliana Lucia Ferreira. (Org.). Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. 1ed.Juiz de Fora: Confederação de Dança em Cadeira de Rodas, 2011, v. 1, p. 103-196.

3.
ROSAS, Agostinho da S.. Educação Física: Espaço para a Geração de Comportamentos Criativos. In: Eunice M.L. Soriano de Alencar; Angela M. Rodrigues Virgulim. (Org.). Criatividade: expressão e desenvolvimento. 1ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 1994, v. , p. 145-158.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ROSAS, Agostinho da S.; ROSAS, Argentina Carlos da Silva ; RAMEH, Letícia B ; RIBAS, Maria Guiomar de Carvalho ; LIMA, Maria Nayde dos Santos ; SILVA, Rubem Eduardo da . Descobrindo Paulo Freire através de sua obra (Parte II). Jornal UTOPIA, Recife-PE.

2.
ROSAS, Agostinho da S.; ROSAS, Argentina Carlos da Silva ; RAMEH, Letícia B ; RIBAS, Maria Guiomar de Carvalho ; LIMA, Maria Nayde dos Santos ; SILVA, Rubem Eduardo da . Descobrindo Paulo Freire através de sua obra (Parte I). Jornal UTOPIA, Informativo do C. Paulo Freire, , v. 6.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROSAS, Agostinho da S.. Por uma epistemologia da criatividade libertadora. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Contribuição para a educação e cultura popular, 2010. v. 1. p. 1-8.

2.
OLIVEIRA, João C.C.Mignac ; ROSAS, Agostinho da S. . Da pluralidade à singularidade na proposta curricular de Jaboatão dos Guararapes. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Contribuição para a educação e cultura popular, 2010. v. 1. p. 1-11.

3.
SENHORINHO, Anacarla Cursino ; ROSAS, Agostinho da S. . Dialogicidade na proposta curricular de Jaboatão dos Guararapes. In: VII Colóquio Internacional Paulo Freire, 2010, Recife. Contribuição para a educação e cultura popular, 2010. v. 1. p. 1-11.

4.
ROSAS, Agostinho da S.; FELL, André Felipe ; SANTOS, Antônio de Pádua ; VIANA, Arlindo ; ROSAS, Argentina C da Silva ; RAMEH, Letícia B ; LIRA, Magadã ; SILVA, Maria Lúcia Cavalcanti da ; LIMA, Maria Nayde dos Santos ; PIZZIOLO, Nilke ; SILVA, Rubem Eduardo da . Compreendendo diálogo em Pedagogia do Oprimido.. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: PAULO FREIRE, ÉTICA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO, 2003, Recife, 2003.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ROSAS, Agostinho da S.; FELL, André Felipe de A. ; SANTOS, Antônio de Pádua ; VIANA, Arlindo ; ROSAS, Argentina Carlos da Silva ; RAMEH, Letícia ; LIRA, Magadã ; SILVA, Maria Lúcia Cavalcanti da ; LIMA, Maria Nayde dos Santos ; LIMA, Mercês ; PIZZIOLO, Nilke Silvania ; SILVA, Rubem Eduardo da . O diálogo como superação da fala interditada na sociedade. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural, 2005, Recife. Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ROSAS, Agostinho da S.; PÁDUA, Antônio de ; ROSAS, Argentina Carlos da Silva ; VIANA, Arlindo ; GUEDES, Ibrantina ; SANTOS, Jackson Pinto dos ; LIRA, Magadã ; SILVA, Maria Lúcia Cavalcanti ; LIMA, Mercês ; AZEVEDO, Nelino ; SILVA, Rubem Eduardo da ; ALBUQUERQUE, Targélia . Conscientização como uma linguagem diversificada. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural, 2005, Recife. Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural, 2005.

2.
ROSAS, Agostinho da S.. Criatividade como constitutivo da educação popular: uma abordagem acerca da diversidade cultural a partr de Paulo Freire. In: V Colóquio Internacional Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural, 2005, Recife. Paulo Freire: desafios à sociedade multicultural, 2005.

3.
ROSAS, Agostinho da S.. A dialogicidade nas aulas de educação Física e Criatividade. In: FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SÃO PAULO, 2004, São Paulo. Fórum Mundial de Educação São Paulo-Educação Cidadã para uma Cidade Educadora, 2004.

4.
ROSAS, Agostinho da S.. A Contribuição do Pensamento de Paulo Freire para a Educação Popular, hoje. In: Fórum Mundial de Educação São Paulo, 2004, São Paulo. Fórum Mundial de Educação São Paulo, 2004.

5.
ROSAS, Agostinho da S.; CAMPOS, Maria Bernadete L ; GUEDES, Delny Seixas . Avaliação na prática do docente da ESEF/UPE: refletindo o processo avaliativo a partir do modelo mediador.. In: IX CONGRESSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO DESPORTO DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2002, São Luíz. Cultura e Contemporaneidade na Educação Física e no Desporto. E agora?, 2002.

6.
ROSAS, Agostinho da S.; RODRIGUES, Sérgio Luiz Cahú . Refletindo o conceito de saúde implícito nas abordagens Promoção da Saúde e Cultura Corporal, em Educação Física, a partir de Paulo Freire. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: PEDAGOGIA E REINVENÇÃO DA SOCIEDADE, 2001, rECIFE. Pedagogia da Reinvenção da Sociedade, 2001.

7.
ROSAS, Agostinho da S.; ROSAS, Argentina Carlos da Silva ; SEAL, André Victor ; RAMEH, Letícia ; RIBAS, Maria Guiomar de Carvalho ; LIMA, Maria Nayde dos Santos ; SILVA, Rubem Eduardo da . Descobrindo Paulo Freire através de sua obra. In: III COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE: PEDAGOGIA E REINVENÇÃO DA SOCIEDADE, 2001, Recife. Pedagoia e reinvenção da sociedade, 2001.

Apresentações de Trabalho
1.
ROSAS, Agostinho da S.. Educação Física escolar e Educação Popular: Círculos de cultura entre situações limites e inéditos viáveis. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ROSAS, Agostinho da S.. A contemporaneidade da Educação Popular e os desafios atuais: o horizonte político e as contribuições para o projeto de emancipação humana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ROSAS, Agostinho da S.. Dinamicidade epistemológica do pensamento de Paulo Freire na diversidade do processo de escolarização, frente aos dados recentes da realidade educacional brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ROSAS, Agostinho da S.. A Educação humanizadora de Paulo Freire. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ROSAS, Agostinho da S.. Criatividade e prática pedagógica: diálogo com a educação popular. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ROSAS, Agostinho da S.. Currículo e o respeito a diversidade da EJA/EJA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROSAS, Agostinho da S.. Discussão sobre a regulamentação e diretrizes curriculares do curso de educação Física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROSAS, Agostinho da S.. Praças e parques de cultura: ontém e hoje. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
ROSAS, Agostinho da S.. Pedagogia do oprimido-Paulo Freire. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
ROSAS, Agostinho da S.. Avaliação na prática do docente da ESEF/UPE: refletindo o processo avaliativo a partir do modelo mediador. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
ROSAS, Agostinho da S.. Avaliação da Aprendizagem-ESEF. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
ROSAS, Agostinho da S.. Educação Física na Cidade do Porto: o processo de decisão em sala de aula. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
ROSAS, Agostinho da S.; GUEDES, Delny Seixas ; LIBONATI, I. ; CAMPOS, M. B. ; Lopes, R. ; BORBA, M. ; MARQUIORETTO, R. ; SILVA, H. . Avaliação Mediadora no Ensino Superior/ESEF-UPE. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ROSAS, Agostinho da S.. Dimensões do contraste entre as abordagens tradicional e emergente no estudo do comportamento motor. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ROSAS, Agostinho da S.. Desporto da rua. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ROSAS, Agostinho da S.. Criatividade. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
ROSAS, Agostinho da S.. Educação Física na Escola. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
ROSAS, Agostinho da S.. Educação Física e Criatividade. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
ROSAS, Agostinho da S.. Criatividade e Educação Física. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
ROSAS, Agostinho da S.. Uma experiência de educação física em uma escola especial do Recife. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Demais trabalhos
1.
ROSAS, Agostinho da S.. Avaliação da aprendizagem da ESEF-UPE. 2002 (Palestra proferiada) .

2.
ROSAS, Agostinho da S.. Desporto da rua. 1996 (Palestra proferiada) .

3.
ROSAS, Agostinho da S.. Criatividade e educação física. 1991 (Palestra proferiada) .

4.
ROSAS, Agostinho da S.. Uma experiência de educação física em uma escola especial do Recife. 1984 (Palestra proferiada) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEDROSA, M. I. P. C.; ROSAS, Agostinho da S.; SANTOS, M. F. S.. Participação em banca de Creuza Frinéia Rolim de Castro. Examinando processos de significação do movimento dançante na interação de crianças. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
SOUZA JUNIOR, Marcílio Barbosa M.; ROSAS, Agostinho da S.; MELO, Marcelo S. Tavares de; SANTIAGO, Maria Eliete. Participação em banca de Eliene Lacerda Pereira. A educação física na organização do trabalho pedagógico em ciclos de aprendizagem na cidade do Recife. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação Física) - Universidade de Pernambuco.

3.
FRANCA, T. L.; ROSAS, Agostinho da S.; FREITAS, A. S.; CARVALHO, R. T.. Participação em banca de Maria de Fátima Pontes. Educação popular-interlocuções com animação cultural o Programa de Animação Cultura da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Teses de doutorado
1.
ROSAS, Agostinho da S.; SAUL, Ana Maria; Neto, José Batista; SILVA, Janssen Felipe da. Participação em banca de Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga. Prática pedagógica docente-discente e humanização: contribuição de Paulo Freire para a escola pública. 2012. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação da UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Mestrado
1.
MELO, M. S. T.; ROSAS, Agostinho da S.; BRASILEIRO, L. T.. Participação em banca de Sérgio Henrique Noblat de Andrade Júnior. A sistematização do conhecimento jogo nas aulas de Educação Física na EJA II segmento do ensino fundamental da Prefeitura Municipal do Ipojuca. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO FÍSICA FESP - UPE - UFPB) - Universidade de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSAS, Agostinho da S.. Participação em banca de Maria das Graças de Alencar Carvalho. Diferenças nos procedimentos didáticos aplicados no ensino da natação convencional e da natação adaptada ao portador de deficiência mental-Projeto Santo Amaro. 1996. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Para Portadores de Deficiência) - Universidade de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Socialização da Política de Ensino da Rede Municipal do Recife.A Criatividade em Paulo Freire. 2017. (Seminário).

2.
Seminário de Iniciação à Docência e Formação de Professores - IV Seminid.A formação docente, políticas públicas e produção do conhecimento. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular.Obstáculos e caminhos da educação popular como reorientadora da universidade. 2016. (Seminário).

4.
IX Colóquio Internacional Paulo Freire: Paulo Freire: educação e justiça social. Círculo de cultura Educação de Jovens e Adultos. 2016. (Congresso).

5.
III Jornada de Estudos Freireanos.Pedagogia da Indignação, cartas pedagógicas e outros escritos. 2015. (Seminário).

6.
III Seminário Paulo Freire: diálogos para a vida.A escola sem muros de Paulo Freire. 2015. (Seminário).

7.
Seminário Revisitando a utopia de Paulo Freire na reinvenção da EJA.Círculo de Cultura: o futuro da EJA: realidade e sonho. 2015. (Seminário).

8.
Seminário Revisitando a utopia de Paulo Freire na reinvenção da EJA.Mesa de diálogo a presença de Paulo Freire na prática da educação popular e EJA. 2015. (Seminário).

9.
VII Seminário Nacional de Educação e Movimentos Sociais: memória, territórios e sujeitos.Educação popular, Paulo Freire e Temas Emergentes. 2015. (Seminário).

10.
II Seminário Percursos do Pensamento Educacional Contemporâneo.A atualidade de Paulo Freire. 2014. (Seminário).

11.
XIV Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos.Educação popular e EJA: desafios, possibilidades e perspectivas. 2014. (Encontro).

12.
XVI Fórum de Estudos Leituras de Paulo Freire.Diálogo cultural: Criatividade, ética e boniteza em Paulo Freire. 2014. (Outra).

13.
Seminário Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: diálogos e perspectivas emancipatórias.Educação popular: concepções, metodologias e desafios atuais. 2013. (Seminário).

14.
Seminário Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: diálogos e perspectivas emancipatórias.Diálogos sobre Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular: possibilidades emancipatórias. 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Maria das Graças de alencar Carvalho. Procedimentos didáticos aplicados no ensino da natação convencional e da natação adaptada ao portador de deficiência mental-Projeto Santo Amaro.. 1997. 66 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física Para Portadores de Deficiência) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcílio Flávio de Oliveira Melo Júnior. Educação Física escolar: tempo de reação enquanto conteúdo de ensino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

2.
Bruno Xavier Quintão. Formação inicial e continuada em Educação Física: percepção dos graduandos de instituições de ensino superior do Recife. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

3.
Tatiane Fernanda Herotildes da Costa. Criatividade: análise curricular na formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação Física. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

4.
Diego Henrique de Paiva Cezar. Luta na modalidade de ensino de EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

5.
Hugo de Macedo Azevedo. Ludicidade: análise documental dos Programas de Pós-Graduação do Estado de Pernambuco no período de 2014 a 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

6.
Matheus Felipe Cavalcante da Silva. A disciplina de Libras da ESEF-UPE na formação dos professores de educação física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

7.
Ailson Euclides da Silva. Educação física escolar e educação de jovens e adultos: reflexões a partir do Fórum da Educação de Jovens e Adultos de Pernambuco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

8.
Evellyn Firmino de Aguiar. Violência física nas aulas de educação física escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

9.
Josael Pereira da Silva Júnior. Judô enquanto componente curricular nas orientações teórico-metodológicas do Estado de Pernambuco. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

10.
Miriele Savana dos S. Ramalho. Saúde na formação de professores da ESEF-UPE: uma análise curricular. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

11.
Ana Cláudia Palhares. Currículo e criatividade. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

12.
Eduardo dos Reis Barros. Currículo e formação de professores em Educação física: temas transversais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

13.
Thamires Lucena da Silva. Currículo e produção estudantil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em licenciatura em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

14.
Hugo Henrique Ferreira de Aquino. Inclusão na formação de professores em educação física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

15.
Gleice Alves da Costa. Metodologia de ensino e formação de professores: o caso da ESEF-UPE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

16.
Rayssa Nogueira Santos. Criatividade na formação de professores em educação física da ESEF-UPE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

17.
Marcella Dantas Ribeiro. Contribuição da atividade física na autoestima da gestante. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

18.
Jaiana Vasconcelos da Silva. Educação física e inclusão dos alunos com necessidades especais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

19.
Fernanda Carolina Alves Lucas. A sexualidade na formação dos professores de educação física: uma análise do currículo da Escola Superior de Educação Física da UPE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

20.
Rodrigo Oliveira Souza. Diversidade, diferença e educação física escolar: que relação é essa?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

21.
Kilzy da Silva Cordeiro. Gênero e sexulidade na prática pedagógica dos professores de Licenciatura em Educação Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

22.
Diogo Sobral Melo. Cultura popular e prática pedagógica em educação física: reflexões a partir do Projeto Santo Amaro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

23.
Marília de Oliveira Moraes. Projeto Santo Amaro Um debate em torno da Pedagogia das Competências. 2003. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.

24.
Munique Fernanda Neves Barbosa. Educação Física Escolar na Educação Infantil: Uma leitura a partir da concepção da pedagogia da libertação proposta por Elenor Kunz. 2003. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Agostinho da Silva Rosas.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 2:10:15