Evandro Luis Von Sydow Domingues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0718654729469970
  • Última atualização do currículo em 07/11/2011


Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2008). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Evandro Luis Von Sydow Domingues
Nome em citações bibliográficas
DOMINGUES, E. L. V. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Rua J. J. Seabra, s/número
Jardim Botânico
20000-000 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: F(r)icções Goesas: Vários Mundos numa Só Vida, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: José Carlos Barcellos.
Palavras-chave: Literatura indiana.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Projetos de pesquisa


2010 - Atual
A Poesia do Rock and Roll
Descrição: O projeto A Poesia do Rock and Roll tem por objetivo fazer com que o aluno do Ensino Médio interessado em literatura entre em contato de maneira aprofundada com o fascinante universo presente nas letras de rock. Para tal, o aluno será encorajado a realizar leituras (em português e em inglês) das letras de música como se estas fossem textos literários, travando contato com interpretações bem como realizando suas próprias análises. O ensino de língua inglesa no CAp-UFRJ se dá por meio de workshops, que procuram atentar para a grande heterogeneidade do conhecimento da língua por parte dos alunos, assim como atender aos seus interesses diferenciados. Desde 2000, procuro reservar uma oficina de nível intermediário-avançado para alunos que nutrem interesse especial por música. Nela, os alunos procedem a uma revisão de conteúdos gramaticais do Ensino Fundamental e travam contato com pontos gramaticais mais avançados próprios do Ensino Médio. A ênfase do curso, no entanto, recai sobre a interpretação das letras das músicas, analisadas sob um ponto de vista literário. Para tal, os alunos são apresentados a elementos de poesia (como figuras de linguagem, metro, rima e ritmo) e alguns elementos de ficção, para os casos das narrativas. Como o curso trabalha com letras de música e não poemas, isto é, com versos escritos para serem cantados e não apenas lidos, aspectos musicais também são contemplados. Ao fazer isso, a oficina pretende demonstrar como o sentido não está apenas no conteúdo das canções (as letras), mas também em sua forma (a música propriamente dita). Esta pesquisa pretende justamente aprofundar este objetivo último da oficina. A pesquisa pode ter um enfoque diacrônico, indo dos anos 60 (Beatles, Bob Dylan, The Incredible String Band, Nick Drake) aos anos atuais (Porcupine Tree, Coldplay, Liquid Scarlet), mas isso é passível de mudanças. Alguns artistas a serem examinados são: The Beatles; Bob Dylan; The Incredible String Band; The Doors; Van der Graa.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 1:38:32