Mario Lucio Mathias da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3993215680956574
  • Última atualização do currículo em 10/06/2013


Graduado em Engenharia Elétrica pela UFJF, Pós-graduado em Engenharia de Controle e Automação pela UnB, Pós-graduado em Gestão de Projetos pelo IETEC (Metodologia PMI), Certificado com a certificação PMP do PMI e Mestrando em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ. Tenho 17 anos de experiência em telecomunicações adquiridos em algumas das mais importantes operadores do país como Oi, Brasil Telecom, Amazônia Celular e Telemig Celular. Possuo vasto conhecimento e experiência em Core Network GSM e 3G nas áreas de planejamento, orçamentação, projeto, implantação, interconexão de redes e integração com plataformas de serviços. Possuo grande conhecimento em Core de Dados do LTE (EPC) e IMS. Sou especialista em Core com profundos conhecimentos das plataformas AXE, TSP e CPP de fabricação ERICSSON e bons conhecimentos das plataformas de fabricação Nokia Siemens Network. Possuo grande conhecimento de ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos. Sou dinâmico, empreendedor, gosto de trabalhar em equipe, mantenho a estabilidade sob pressão e gosto de novos desafios. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mario Lucio Mathias da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. L. M.

Endereço


Endereço Profissional
Oi S.A..
Rua do Lavradio, 71 - 5º Andar
Centro
20230-070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 88342344
URL da Homepage: www.oi.com.br


Formação acadêmica/titulação


2011
Mestrado em andamento em Engenharia de Sistemas e Computação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A definir,Orientador: Luis Alfredo Vidal de Carvalho.
1994 interrompida
Mestrado interrompido em 1997 em Engenharia Elétrica.
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: Não se aplica,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Víctor Hugo Casanova Alcalde.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Ano de interrupção: 1997
Palavras-chave: Pós Graduação.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos / Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações / Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
1994 - 1997
Especialização em Especialização em Engenharia Elétrica. (Carga Horária: 825h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
Título: --.
Orientador: Víctor Hugo Casanova Alcalde.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
1987 - 1993
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2009
MBA em Gestão Empreendedora de Negócios.
Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação de Brasília (DF).
Palavras-chave: MBA.
2005 - 2005
Pós Gradução em Gestão de Projetos. (Carga horária: 185h).
Instituto de Educação Tecnológica.
1997 - 1997
Extensão universitária em Fundamentos de Redes. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Arquitetura e Redes de Comunicação. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Transmissão Digital. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UNB, Brasil.


Atuação Profissional



Oi S.A., OI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Especialista de Telecom Consultor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atualmente tenho como atividades principais:  Detalhamento de projeto de cada elemento da rede core de voz e dados GSM e 3G, tais como Dimensionamento de cada elemento, Dimensionamento de interfaces e órgãos internos de cada elemento, Plano de Endereçamento de assinantes, Plano de Endereçamento de rede, Base de dados de cada elemento, Diagramas de rede, etc.;  Detalhamento de projeto dos elementos da rede core de voz e dados GSM e 3G conectando com demais elementos e redes, tais como Conexão com outros elementos, Conexão com plataformas de serviços, Conexão com plataformas VAS, Conexão com outras operadoras, Conexão com outras redes (IP, ATM), etc.  Relacionamento técnico com fornecedores, Análise de propostas comerciais, Discussão da solução técnica a ser fornecida, Discussão de soluções para situações específicas, Discussão de soluções para situações genéricas, etc.


BRASIL TELECOM S.A., BRASIL TELECOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro Consultor de Telecom III, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Como responsável por todo o Planejamento de Rede Core, tenho como atividades principais:  Planejar do Core de Voz, Core de Dados e IMS para toda a BrT GSM;  Preparar o orçamento anual da rede Core de Voz, Core de Dados e IMS;  Estruturar a área com a implementação e desenvolvimento e elaboração dos planos estruturais (encaminhamento, entroncamento, numeração e sincronismo) e topologias;  Adequar a topologia da rede com o objetivo de redução de OPEX de EILD e perseguir a arquitetura All-IP.


TELEMIG CELULAR S. A., TC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Com a centralização da Amazônia e Telemig Celular em Belo Horizonte, fui responsável por:  Aperfeiçoar os bons resultados já obtidos na Amazônia Celular.  Desenvolver de novos projetos geradores de receita e agregadores de valor para a Empresa com o menor investimento possível, tais como o Roaming Internacional, Portal de Voz, Roaming para assinantes Pré Pagos e Plano Controle (híbrido) para a rede TDMA.  Planejar um overlay de rede para a Telemig e Amazônia Celular considerando duas tecnologias (GSM e CDMA) e dois cenários (Agressivo e Moderado).  Planejar a migração da Telemig e Amazônia Celular para o SMP.  Confeccionar RFPs (GSM e CDMA) para a implementação de um overlay de rede para a Telemig e Amazônia Celular e de uma nova rede celular para a Brasil Telecom GSM.  Indicar a tecnologia mais apropriada (escolha do GSM) para estas novas redes da AC e TC.  Indicar os melhores fornecedores para implantação das redes overlay GSM/GPRS/EDGE.  Participar da contratação do fornecedor selecionado para fornecer as redes overlay GSM/GPRS/EDGE.  Planejar e desenvolver o projeto de implementação da rede GSM/GPRS/EDGE na TC e AC e dar suporte à área de Implantação na implementação destas redes.  Elaborar especificação técnica para expansão da rede GSM/GPRS/EDGE na TC e AC em arquitetura Layered Release 4 do 3GPP (Arquitetura Split) e monolítica.  Analisar as propostas técnicas e comerciais para a expansão destas redes.  Planejar e desenvolver o projeto de implementação da rede GSM/GPRS/EDGE na TC e AC em arquitetura Layered Release 4 do 3GPP (Arquitetura Split) e monolítica  Dar suporte à implementação da expansão destas redes.


AMAZÔNIA CELULAR S. A., AC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações Sênior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei nas áreas de planejamento, projeto e implantação dentro de uma gerência unificada de Comutação. Após a criação da Gerência de Planejamento, fui responsável por:  Planejamento de rede;  Direcionando a reformulação da topologia da rede de voz e sinalização;  Reformulação de CAPEX;  Desenvolvimento e elaboração dos planos estruturais (encaminhamento, entroncamento, numeração e sincronismo) e projetos de interconexão. O resultado deste trabalho foi a consolidação dos objetivos e metas de qualidade estabelecidos pela Empresa e pela Anatel, otimização da utilização de CAPEX e redução de OPEX.  Participei ativamente de diversos estudos e implementações de Novos Serviços como CSD/WAP e plataformas VAS na rede TDMA, além de estudos e ciclos de palestras sobre migração para GSM e UMTS (3G).  Fui representante técnico da Amazônia Celular junto a ABR participando de diversos projetos relacionados à roaming.


TELEBRASILIA S.A., TELEBSA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Telecomunicações, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Trabalhei na área de Projetos e Implantação de Equipamentos de Comutação de tecnologia AXE da Ericsson, desenvolvendo:  Elaboração de especificações técnicas para aquisição de plataformas CPA-T para a BrT;  Análise de propostas técnicas e comerciais;  Dimensionamento e verificação dos projetos apresentados;  Confecção e acompanhamento dos contratos até os Testes de Aceitação das mesmas. Gerei as especificações técnicas e dimensionei algumas das principais centrais CPA-T que compõem a atual rede de comutação de telefonia fixa da Brasil Telecom em Brasília.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2008
PMP- Project Management Professional, PMI - Project Management Institute.


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Huawei Worldwide. 2007. (Seminário).

2.
Telexpo Wireless. 2001. (Congresso).

3.
Americas Telecom. 1997. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 3:11:14