Sylvio de Sousa Gadelha Costa

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  • Última atualização do currículo em 17/02/2018


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1987), especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae (1989 - SP), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2003) - com estudos complementares no Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP (2001), e estágio de Pós-Doutorado em Educação pelo Proped-UERJ (2011). Atualmente é professor do Departamento de Fundamentos da Educação da FACED-UFC, Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC), fazendo parte da Linha de Pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação (FILOS), no Eixo temático Filosofias da Diferença, Tecnocultura e Educação, do qual é coordenador. É também professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFC).Tem experiência no atendimento à menor-idade, na área de Psicologia Institucional e em Educação; vem trabalhando nas proximidades do encontro entre Filosofias da Diferença e Educação, com ênfase nas políticas e processos de subjetivação contemporâneos e nas relações entre biopolítica, governamentalidade neoliberal e educação nas sociedades de controle. É pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa ?Educação, pensamento e filosofia. Forças políticas do ensinar e do aprender? (CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Walter O. Kohan. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sylvio de Sousa Gadelha Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha;GADELHA, Sylvio;COSTA, Sylvio Gadelha

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Departamento de Fundamentos da Educação.
Rua Waldery Uchôa. nº1
Benfica
60020-110 - Fortaleza, CE - Brasil - Caixa-postal: 12137
Telefone: (85) 33667676
Ramal: 221
URL da Homepage: http://www.faced.ufc.br/


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2003
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Educação e subjetivação: elementos para uma escuta extemporânea, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Daniel Soares Lins.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Educação; subjetivação; contemporaneidade; Diferença; Micropolítica; Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Antropologia Educacional.
Setores de atividade: Educação; Outros.
1994 - 1996
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Fatores institucionais e subjetivos implicados na prática dos profissionais do social que atuam junto à menor-idade,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Daniel Soares Lins.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Subjetividade; Instituições; Menor-idade; social.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Análise Institucional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social / Especialidade: Psicologia Institucional.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional; Serviços Coletivos Prestados Pela Administração Pública Na Esfera da Justiça; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1988 - 1989
Especialização em Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 624h).
Instituto Sedes Sapientiae, ISS, Brasil.
Título: Monografia não requerida pelo Curso.
2010 - 2011
Aperfeiçoamento em Programa de Pós-Graduação em Educação /PROPED-UERJ.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Governamentalidade Neoliberal e instituição de uma Infância Empreendedora. Ano de finalização: 2011.
Orientador: Prof. Dr. Walter Omar Kohan.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1980 - 1987
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.




Formação Complementar


2001 - 2001
Prog. de Est. Pós-Graduados em Psicol. Clínica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Administração do Estado do Ceará Universidade Estadual do Cea, SEAD/ UECE, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (Professor / Prestação de Serviços), Carga horária: 20
Outras informações
Programa de Desenvolvimento Gerencial e Técnico do Servidor Público Curso: Especialização em Gestão Pública Disciplina (Módulo): O Indivíduo e a Organização

Atividades

3/1997 - 3/1997
Ensino, Gestão Pública, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
O Indivíduo e a Organização

Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Matrícula SIAPE: 1246093 Identificação Única: 012460931 Matrícula de Origem: 00378420 Regime Jurídico: RJU (Lei 8.112/90) Situação do Servidor: Ativo permanente. Unidade de Exercício / Localização: Departamento de Fundamentos da Educação (FACED-UFC)

Atividades

6/2004 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sem. IV: T. A. E. (PDP793): Biopolítica, Governamentalidade Neoliberal e Biotecnologias - 2008.1
Sem. Tem. I: Mov. Sociais, Educ. Popular e Escola - Biopolítica e Educação /PDP869 (2007.1)
Seminário IV: Tóp. Especiais em Educ.: Biopol. e Educação (DP881 - Turma A) - Biopolítica e Educação (2006.1)
Semin. de Prod. Cient. (PDP884): Coord. das reuniões do Núcleo de Mov. Sociais, Educação Popular e Escola (2005.1)
Tópicos Especiais em Educação II (Seminário Temático:
Tópicos especiais em Educação III (PBP880): Norma, regulamentação e biopoder (2005.1)
Tópicos Especiais em Educação IV (PBP881 / Turma A) - Educação e Sociedades de Controle (2005.2)
Tópicos Especiais em Educação IV (PCP881): Sociedade disciplinar, subjetivação e biopoder (2004.2)
10/1997 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (1997.2)
Introdução à Psicologia da Educação (1998.1 / 2006.2 / 2008.1)
Psicologia da Aprendizagem I (2003.1 / 2003.2 / 2005.1 / 2007.1)
Psicologia da Aprendizagem II (2004.1 / 2008.1)
Psicologia da Educação I (1998.2 / 2005.2 / 2006.1)
Psicologia da Educação II (1997.2 / 1998.1 / 1998.2 / 2005.2 / 2006.1)
Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Educação I (1997.2 / 2003.1 / 2003.2)
Psicologia do Desenvolvimento aplicada à Educação II (2004.1)

Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4

Atividades

9/1993 - 2/1994
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Processos Psicológicos III

Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, FEBEM-SP*, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Direção de Divisão Técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Assistente de Direção da Divisão (Técnica) de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (DT-2) da FEBEM-SP. A DT-2, composta de doze Unidades de Atendimento, nove na Capital e três no interior do Estado, era responsável pelo atendimento dos então chamados "crianças e adolescentes carentes e abandonados", de zero a dezoito anos. Participou da elaboração, planejamento e execução do Proj. de Transformação na Modalidade de Atendimento da DT-2.

Atividades

9/1991 - 2/1993
Direção e administração, Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, Divisão de Atendimento Integral à Criança e Ao Adolescente Dt 2.

Cargo ou função
Assitente de Direção de Divisão Técnica.
9/1991 - 2/1993
Serviços técnicos especializados , Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, Divisão de Atendimento Integral à Criança e Ao Adolescente Dt 2.

Serviço realizado
Assessoria e supervisão das atividades técnicas realizadas por todas as Unidades de Atendimento da Divisão..
9/1991 - 2/1993
Treinamentos ministrados , Fundação Estadual do Bem Estar do Menor, Divisão de Atendimento Integral à Criança e Ao Adolescente Dt 2.

Treinamentos ministrados
Treinamento aos novos técnicos contratados para a DT-2, tendo em vista a implementação do Projeto de Transformação na sua Modalidade de Atendimento.

Instituto Metodista de Ensino Superior, IMS, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1993
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro (especifique): Professor Assistente, Carga horária: 8

Atividades

8/1989 - 4/1993
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem I
Psicologia do Escolar e Problemas de Aprendizagem II

Prefeitura Municipal de Diadema, PMD, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: psicólogo, Carga horária: 40
Outras informações
Aprovado por concurso público e contratado para atuar como Psicólogo junto ao Depto. de Promoção Social da PMD. Foi membro da Equipe de Coordenação do "Projeto Pé na Rua", o qual promovia ações conjuntas, intensivas e integradas de todos os Deptos. da Prefeitura, alternadamente, nos diversos bairros do Município. Integrou o GCCA, cujo trabalho consistia em discutir, junto à população dos diversos bairros do Município, as novas diretrizes para a proteção à infância e à adolescência no país, engajando os cidadãos na luta pela aprovação do ECA.

Atividades

1/1991 - 4/1991
Direção e administração, Departamento de Promoção Social, Oficina de Marcenaria Para Adolescentes.

Cargo ou função
Administrador da Oficina de Marcenaria para Adolescentes, do Depto. de Promoção Social..
7/1990 - 9/1990
Treinamentos ministrados , Departamento de Serviços Urbanos, Departamento de Serviços Urbanos.

Treinamentos ministrados
Aspectos ecológicos relacionados à coleta, tratamento e reciclagem de lixo, ministrado aos coletores do Depto. de Serviços Urbanos.

Associação Atlética Banco do Brasil, AABB, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor (Jardim II) da Pré-Escola da AABB (SP).

Atividades

12/1988 - 5/1989
Ensino,

Disciplinas ministradas
Jardim II (Pré-Escola da AABB-SP)

Secretaria de Estado da Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Prof. III - SQF - I - QM - SE, Carga horária: 0
Outras informações
Professor substituto para classe especial.

Atividades

11/1988 - 12/1988
Ensino,

Disciplinas ministradas
Atividades Recreativas e de Ciências

Rede Ferroviária Federal S A, RFFSA, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

9/1986 - 9/1987
Estágios , Rffsa Superintendência Regional Recife, Rffsa Superintendência de Produção Fortaleza.

Estágio realizado
Psicologia Organizacional.

Florescer Casa Escola, FCE, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Estagiário, Carga horária: 12

Atividades

8/1986 - 12/1986
Estágios , Florescer Casa Escola, Florescer Casa Escola.

Estágio realizado
Psicologia Escolar.

Secretaria de Educação e Cultura do Município de Fortaleza, SECM, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1987
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

Atividades

2/1982 - 11/1987
Estágios , Secretaria de Educação e Cultura do Município, Ginásio Cristo Redentor.

Estágio realizado
Professor substituto de Portuguiês e Matemática (5ª série - 1º Grau).


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Educação Biopolítica e Direitos Humanos
Descrição: A presente pesquisa volta-se, em termos amplos, a um misto de tema-problema que, não obstante sua importância para as sociedades contemporâneas, ainda é pouco familiar à maioria dos educadores, a biopolítica, tal como definida e desenvolvida por Michel Foucault. Em termos mais específicos, busca problematizar a biopolítica articulando-a a uma questão crucial a todos aqueles compromissados com a construção de uma educação para a cidadania, ou seja, a questão dos direitos humanos. Trata-se de uma investigação eminentemente teórica, conduzida desde uma perspectiva filosófica alinhada às chamadas filosofias da diferença (Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Michel Foucault, Félix Guattari, Jacques Derrida), e em diálogo com ideias de outros filósofos contemporâneos, tais como Giorgio Agamben, Antonio Negri, Michael Hardt, Peter Pál Pelbart, David Lapoujade, Costas Douzinas, Maurizio Lazzarato, Jacques Rancière etc. Tomando o cenário contemporâneo e o jogo de forças que nele reveste e determina o exercício da política, o problema central da pesquisa centra-se em três ordens de fatores. Em primeiro lugar, em como situar o direito no embate de forças entre as biopolíticas e as lutas políticas minoritárias de liberação; em segundo, em averiguar se e como é possível fazer um uso singular e extemporâneo do direito (da norma jurídica), de modo a alinhá-lo aos interesses dos governados; em terceiro lugar, por fim, e levando essas duas ordens de fatores, em averiguar se uma educação para a cidadania não deveria ser revista e repensada em suas bases, estratégias e finalidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Sylvio de Sousa Gadelha Costa - Coordenador / Anderson Duarte Barboza - Integrante / Thiago Mota Fontenele e Silva - Integrante / Davi da Costa Almeida - Integrante.
Número de produções C, T & A: 8
2010 - 2012
GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL INSTITUIÇÃO DE UMA INFÂNCIA EMPREENDEDORA
Descrição: Projeto que deu origem a essa pesquisa foi concebido tendo em vistaO estágio de pós-doutoramento em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED-UERJ), sob orientação do Prof. Dr. Walter Omar Kohan. O Projeto Foi apresentado ao Departamento de Fundamentos da Educação (reunião do colegiado) da FACED-UFC em agosto de 2010. A pesquisa propriamente dita foi realizada no Rio de Janeiro (de novembro de 2010 a janeiro de 2011) e, posteriormente, em Fortaleza, encontrando-se em fase de conclusão. A pesquisa se inscreve na continuidade de outra, mais ampla, conduzida desde junho de 2009, pelo Prof. Sylvio Gadelha, intitulada Governamentalidade neoliberal, Teoria do Capital Humano e ?Cultura do empreendedorismo? (PIBIC-UFC). Por outro lado, ela foi financiada (bolsa de pesquisa e auxílio moradia) pelo Projeto Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores (Procad ? CAPES, nº 137 / 2007). Nesse sentido, faz parte do esforço de cooperação e intercâmbio científicos postulado por esse projeto (Procad-CAPES), particularmente no que diz respeito ao estreitamento das relações entre, de um lado, o Eixo Temático Filosofias da Diferença, Antropologia e Educação, da Linha de Pesquisa Filosofia e Sociologia da Educação (FILOS), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC e, de outro, o PROPED-UERJ. A pesquisa busca identificar e problematizar as formas de governo e de governamento das infâncias nas sociedades contemporâneas, desde uma perspectiva foucaultiana. A hipótese explorada é a de que está em curso a instituição de uma infância empreendedora, tanto à população infantil excluída quanto à incluída. A pertinência e a relevância da pesquisa residem no fato dela abordar o governo e o governamento desde uma perspectiva diversa da que vê no consumismo exacerbado e no marketing corporativo os dois principais fatores responsáveis pelo seqüestro, pela perversão, ou pelo desaparecimento da.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e Cultura do Empreendedorismo
Descrição: Governamentalidade Neoliberal, Teoria do Capital Humano e "Cultura do Empreendedorismo" Essa pesquisa, iniciada em maio de 2008, dá continuidade à que realizei anteriormente, de 2006 a 2007, versando sobre a biopolítica e suas virtuais relações com a Educação nas sociedades contemporâneas ("sociedades de controle/empresa"), cujos resultados estão no livro "Biopolítica, Governamentalidade e Educação: introdução e conexões a partir de Foucault", a ser publicado em 2009 pela Editora Autêntica, na Coleção "Educação: experiência e sentido", coordenada por Walter Omar Kohan (PROPEG-UERJ). A pesquisa tem como principal finalidade explorar as virtuais relações entre governamentalidade neoliberal e educação, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, assim como de outros autores que trabalham nas trilhas por ele abertas (Gilles Deleuze, Antonio Negri, Maurizio Lazzarato, Giorgio Agamben, dentre outros). Por outro lado, embora contemple elementos teóricos, essa pesquisa envolve também um trabalho de campo, que enfatizará os desdobramentos da ?teoria do capital humano? (Escola de Chicago) no domínio educacional, particularmente na cidade de Fortaleza, através da recente propagação, nesse domínio, do que chamo de ?cultura do empreendedorismo?. Data da conclusão: 28/06/2010..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sylvio de Sousa Gadelha Costa - Coordenador / Luziana Aguiar Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Ceará - Bolsa.


Outros Projetos


2008 - 2012
Biopolítica, escola e resistência: infâncias para a formação de professores
Descrição: Trata-se de Projeto de cooperação interinstitucional, aprovado pelo Programa Procad-CAPES, tendo como instituições participantes: UERJ, UNESP, UNB e UFC. Coordenação Geral: Walter Omar Kohan (Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED-UERJ). Coordenação - UFC: Sylvio Gadelha (Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira - FACED-UFC). Coordenação - UNESP: Paula Ramos (Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP -Campos de Araraquara). Coordenação - UNB: Lúcia helena Pulino (Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde ? PG-PDS da UnB). Linhas articuladoras Linha 1: Subjetividade, biopolítica e resistência O problema central explorado por essa Linha de Pesquisa remete aos processos e políticas de subjetivação em curso nas sociedades contemporâneas, em suas implicações na e com a educação. A idéia é a de se problematizar tais processos e políticas sob duas faces, indissociáveis uma da outra: a) os mecanismos e tecnologias envolvidos na normalização, regulamentação e controle das vidas dos indivíduos e coletividades (governamentalidade neoliberal, biopolítica, biopoderes); b) os movimentos, as lutas e os processos de singularização, individuais e coletivos, que expressam diferentes formas de resistência a essas novas tecnologias e mecanismos de dominação e assujeitamento. Nesses termos, os temas que constituem objeto de pesquisa se encontram implicados, em diversos níveis (micro e macro), aos processos de inclusão-exclusão. Tendo em vista o presente projeto, cujo acento reside na formação do professor, a pergunta que deverá orientar os esforços dessa Linha de pesquisa, é: como os processos de inclusão-exclusão podem ser explorados por aqueles que se incumbem da formação de professores? Linha 2: Escola filosofante A temática principal dessa linha é constituída pelas relações entre educação, conhecimento e filosofia, com particular atenção a dois aspectos diferenciados, ambos constitutivos da história da.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Sylvio de Sousa Gadelha Costa - Coordenador / Bernadete Beserra - Integrante / Homero Luís Alves de Lima - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Dialectus
2010 - Atual
Periódico: Saberes - Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação
2010 - Atual
Periódico: Coleção Estudos Foucaultianos - Editora Autêntica)
2005 - Atual
Periódico: Heterotopias


Membro de comitê de assessoramento


2009 - 2014
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Movimentos Sociais Educação Popular e Escola/Especialidade: Biopolítica e Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Sociedades de Controle.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: Psicossociologia e Processos de Subjetivação Contemporâneos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética/Especialidade: Ética e Estética da Existência.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social/Especialidade: Psicologia Institucional.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Filosofia da Educação/Especialidade: Fundamentos da Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GADELHA, Sylvio2017GADELHA, Sylvio. Desempenho, gestão, visibilidade e tecnologias como vetores estratégicos de regulação e controle de condutas na contemporaneidade. EDUCAR EM REVISTA, v. 33, p. 113-139, 2017.

2.
MOTA, THIAGO2016MOTA, THIAGO ; COSTA, Sylvio Gadelha . A avaliação educacional como tecnologia de controle no capitalismo neoliberal. Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 814-839, 2016.

3.
GADELHA, Sylvio2013GADELHA, Sylvio. Estado de Exceção e Direito dos Governados. Revista de Filosofia Aurora, v. 25, p. 107-130-130, 2013.

4.
GADELHA, Sylvio2013GADELHA, Sylvio. Empresariamento da Sociedade e Governo da Infância Pobre. Revista Colombiana de Educación, v. 65, p. 215-238, 2013.

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha2010COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Legados/efeitos de Félix Guattari. Lugar Comum (UFRJ), v. 29, p. 227-241, 2010.

6.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha2009COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Governamentalidade neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 34, p. 171, 2009.

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha;GADELHA, Sylvio;COSTA, Sylvio Gadelha2005 COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. De fardos que podem acompanhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro (ou camelo). Educação e Sociedade, Campinas (SP), v. 26, n.93, p. 1159-1542, 2005.

8.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha;GADELHA, Sylvio;COSTA, Sylvio Gadelha1999COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Da Psicologia à Psicologia da Educação. Cadernos de Educação, Fortaleza, n.23, p. 07-94, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GADELHA, Sylvio; PULINO, Lúcia H. C. Z. (Org.) . Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores. 1. ed. São Paulo: Alínea, 2012. v. 1. 257p .

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Biopolítica, Governamentalidade e Educação: introdução e conexões a partir de Michel Foucault. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 1. 238p .

3.
PEREIRA, S. (Org.) ; GADELHA, Sylvio (Org.) . Movimentos sociais, educação popular e escola: a favor da diversidade II. 1. ed. Fortaleza: Editora UFC, 2007. v. 32. 170p .

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LINS, Daniel (Org.) . Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. 1. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002. v. 1. 290p .

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; VERAS, Alexandre (Org.) ; LINS, Daniel (Org.) . Nietzsche e Deleuze: intensidade e paixão. 5. ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000. v. 1. 190p .

6.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Cadernos de Educação - Psicologia da Educação. 1. ed. Fortaleza: FACED / UFC, 1999. v. 1. 94p .

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Subjetividade e menor-idade: acompanhando o devir dos profissionais do social. 1. ed. São Paulo: Annablume, 1998. v. 1. 244p .

Capítulos de livros publicados
1.
GADELHA, Sylvio. Quatro cenas possíveis para acessar e pensar o direito sob o prisma de uma ontologia histórica de nós mesmos. In: CARVALHO JR, Ruy et al. (Org.). Nietzsche-Schopenhauer: jornadas inóspitas. 1ed.Fortaleza: Ed. UECE, 2017, v. 6, p. 101-117.

2.
GADELHA, Sylvio; BARBOZA, A. D. . Considerações sumárias sobre a relação entre segurança pública, formação policial e empresariamento da sociedade, na governamentalidade neoliberal.. In: RECH, Hildemar et al.. (Org.). Poder, Violência, Ideologia e Filosofia da Educação. 1ed.Fortaleza: Editora Nova Civilização, 2017, v. , p. 293-303.

3.
GADELHA, Sylvio. Revisitando três proposições sobre formação e invenção. In: ROCHA, Thereza; Instituto de Dança de Joinville. (Org.). Graduações em dança no Brasil: o que será que será?. 1a.ed.Joinville: Nova Letra, 2016, v. , p. 37-53.

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; BARBOZA, A. D. . Segurança pública, formação policial e empresariamento da sociedade.. In: KOHAN, Walter O.; LOPES, Sammy; MARTINS, Fabiana F. R.. (Org.). Segurança pública, formação policial e empresariamento da sociedade.. 1ed.Rio de Janeiro: NEFI, 2016, v. 1, p. 37-44.

5.
GADELHA, Sylvio. Sobre a produção intelectual acadêmico-universitária e o trabalho do pensamento no espaço-tempo da contemporaneidade: aproximações à educação.. In: KIRCHOF, Edgar Roberto; WORTMAN, Maria Lúcia; COSTA, Marisa V.. (Org.). Estudos Culturais & Educação: contingências, articulações, aventuras, dispersões.. 1ed.Canoas: ULBRA, 2015, v. , p. 33-56.

6.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Empresariamento da sociedade e governo da infância pobre. Empresariamento da sociedade e governo da infância pobre. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2015, v. 14-057, p. 345-365.

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Em torno de Vigiar e Punir: sua motivação e seu lugar na arqueogenealogia foucaultiana, bem como sua perspectiva imanentista e microfísica de análise de poder.. In: GALLO, Silvio D.; CARVALHO, Alexandre F. de.. (Org.). Em torno de Vigiar e Punir: sua motivação e seu lugar na arqueogenealogia foucaultiana, bem como sua perspectiva imanentista e microfísica de análise de poder.. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2015, v. 15-095, p. 107-135.

8.
GADELHA, Sylvio. O Policiamento Comunitário como Dispositivo Neoliberal de Governo no Campo da Segurança Pública. In: Avelino, Nildo; Vaccaro, Salvo. (org.). (Org.). Contrassensos: Governamentalidade, Segurança. 1a.ed.São Paulo: Intermeios/Capes, 2014, v. 1., p. 129-170.

9.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Considerações sobre O Político em Carl Schmitt. In: KOHAN, Walter; OLIVEIRA, Paula Ramos de. (Org.). Biopolítica, Escola e Resistência: infânicias para a formação de professores, v. 2. 1ed.São Paulo: Alínea, 2012, v. 2, p. 1-10.

10.
GADELHA, Sylvio. A Questão das Relações Interpessoais como Instrumento de Governo das Condutas. In: Kohan, Walter Omar; Xavier, Ingrid Muller. (Org.). Filosofar, Aprender e Ensinar. 1a.ed.Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012, v. , p. 189-197.

11.
GADELHA, Sylvio. Empreendedorismo, concorrência e Educação. In: Chagas, Eduardo F.; Rech, Hildemar Luiz; Vasconcelos, Raquel Célia S.; Mata, Vilson da. (Org.). Subjetivação e Educação. 1a.ed.Fortaleza: Edições UFC, 2012, v. , p. 254-275.

12.
GADELHA, Sylvio. (Bio)política, democracia, pluralismo e educação: dilemas que demandam uma politizarão outra.. In: Pagni, Pedro; Bueno, Sinésio Ferraz; Gelamo, Rodrigo Pedroso. (Org.). Biopolítico, Arte de Viver e Educação. 1a.ed.Marília - São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, v. v.1, p. 77-102.

13.
GADELHA, Sylvio. Sobre o Esvaziamento da Materialidade do Ser: entre Deleuze e a leitura nietzscheana de Parmênides. In: Carvalho, Ruy de; Costa, Gustavo; Carvalho, Daniel.. (Org.). Nietzsche Schopenhauer. 1a.ed.Fortaleza- Ceará: Ed. Uece, 2012, v. 1, p. 175-196.

14.
GADELHA, Sylvio. Biopolítica: no que isso interessa aos educadores?. In: Rosimeri de Oliveira Dias. (Org.). Formação Inventiva de Professores. 1ed.Rio de Janeiro: Lamparina, 2012, v. ?, p. 74-83.

15.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. BIOPOLÍTICA: NO QUE ISSO INTERESSA AOS EDUCADORES?. In: GADELHA, Sylvio; PULINO, Lúcia. (Org.). Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores. 1ed.São Paulo: Alínea, 2012, v. 1, p. 1-10.

16.
GADELHA, Sylvio. Sobre Carl Schmitt: cuestiones biopolíticas para la democracia y para la educación. In: Diaz, Dora Lilia M.; Salcedo, Ruth Amanda C.. (Org.). Gubernamentalidad y Educación: discusiones contemporâneas. 1a.ed.Bogotá: IDEP- Instituto para la Investigación Educativa y Desarrollo Pedagógico, 2011, v. , p. 35-59.

17.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Neoliberalismo e instituição de uma infância empreendedora. Devir-criança da filosofia: infância da educação. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. 123-138.

18.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Medicina e Biopolítica. In: LEITE, Álvaro M.; COELHO FILHO, João M.. (Org.). Você pode me ouvir, Doutor?. 1ed.Campinas: Saberes, 2010, v. , p. 213-233.

19.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Em torno da Biopolítica. In: BORBA, Siomara; KOHAN, Walter. (Org.). Filosofia, aprendizagem, experiência. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2008, v. 1, p. 349-357.

20.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. O pensamento, a política e a subjetivação no campo da educação: breves e livres considerações. In: TEIXEIRA, Leônia C.; BUCHER-MALUSCHKE, Júlia S. N. F.. (Org.). O Sofrimento e seus Destinos: psicologia, psicanálise e práticas de saúde. 1ed.Brasília: Universa, 2008, v. 17023., p. 55-73.

21.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Educação, políticas de subjetivação e sociedades de controle. In: MACHADO, Adriana M.; FERNANDES, Ângela; ROCHA, Marisa L. da. (Org.). Novos possíveis no encontro da Psicologia com a Educação. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007, v. , p. 15-36.

22.
GADELHA, Sylvio; LINS, Daniel . Elementos para se pensar uma virtual relação entre educação e biopolítica. In: Daniel Lins. (Org.). Nietzsche/Deleuze: arte, resistenia: Simpósio Internacional de Filosofia - 2004.. 1ed.Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007, v. , p. 304-320.

23.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Para problematizar nossa (in)atualidade: pensando um agenciamento metodológico entre Foucault e Deleuze. In: Kelma Socorro Lopes de Matos. (Org.). Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola: a favor da diversidade. 1ed.Fortaleza: Editora UFC, 2004, v. 1, p. 15-312.

24.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Três proposições sobre formação e invenção. In: Ercília Maria Braga. (Org.). Formação Humana: liberdade e historicidade. 1ed.Fortaleza: Editora da UFC, 2004, v. 16, p. 15-269.

25.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LINS, Daniel . Acerca da (in)atualidade do duplo Nietzsche-Deleuze e do que pode o corpo. In: Sylvio de Sousa gadelha Costa; Daniel Lins. (Org.). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. 1ed.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2002, v. 1, p. 5-290.

26.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Pensar e viver: problema micropolítico de orientação e de construção. In: Daniel Lins. (Org.). Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade. 1ed.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2001, v. 1, p. 5-223.

27.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Esquizo ou Da Educação: Deleuze educador virtual. In: Sylvio de Sousa Gadelha Costa; Alexandre Veras; Daniel Lins. (Org.). Nietzsche e deleuze: intensidade e paixão. 1ed.Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000, v. 1, p. 5-190.

28.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Desvio e Divergencia em Merton e nos Interacionistas-Simbólicos. In: Daniel Lins; César Bareira. (Org.). Poder e Violência. 1ed.Fortaleza: Edições UFC, 1997, v. 1, p. 7-201.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GADELHA, Sylvio; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. ; VEIGA-NETO, A. ; GALLO, S. ; ARAUJO, I. L. ; DO O, J. R. ; PORTOCARRERO, V. ; FISCHER, R. M. B. . Foucault como intercessor. Revista Educação, São Paulo, p. 74 - 83, 01 set. 2007.

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Pop-Filosofia, Comunicação e. Jornal O Povo, Fortaleza - CE, p. 10 - 10, 09 jul. 2006.

3.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Filósofo pensou o Intempestivo. Sábado (Suplemento Cultural do Jornal O Povo), Fortaleza -CE, , v. Nº72, p. 2 - 2, 18 nov. 1995.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Dos fardos que podem acompanhar a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro ou camelo.. In: II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - O Devir-Mestre: entre Deleuze e a Educação, 2004, Rio de Janeiro. II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - O Devir-Mestre: entre Deleuze e a Educação, 2004. p. 1-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Em torno da biopolítica. In: IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: "Filosofia, aprendizagem, experiência"., 2008, Rio de Janeiro. IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: "Filosofia, aprendizagem, experiência"., 2008. p. 16-17.

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Educação, governamentalidade neoliberal e cultura do empreendedorismo. In: Conferência Internacional - Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação., 2008, João Pessoa. Conferência Internacional - Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação., 2008.

3.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Para problematizar nossa (in)atualidade: pensando um agenciamento metodológico entre Foucault e Deleuze. In: III Colóqui Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos, 2006, Rio de Janeiro. III Colóqui Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos (errata). Rio de Janeiro: UERJ, 2006.

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MARTINS, C. J. ; OLIVEIRA, D. ; ADINOLSI, V. T. S. . Para problematizar nossa (in)atualidade: pensando um agenciamento metodológico entre Foucault e Deleuze.. In: III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos., 2006, Rio de Janeiro. Programas e Resumos - III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos. (Errata). Rio de Janeiro: UERJ (CAPES, Autêntica, CNPq, FAPERJ), 2006. p. 8-189.

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Entre a modernidade de Emílio e a contemporaneidade de esquizo: pensando alguns elementos para uma escuta intempestiva da educação.. In: II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - O Devir-Mestre: entre Deleuze e a Educação, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação - O Devir-Mestre: entre Deleuze e a Educação, 2004. p. 1-62.

Apresentações de Trabalho
1.
GADELHA, Sylvio. O homo oeconomicus neoliberal e o imperativo da performance no empresariamento de si.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GADELHA, Sylvio. Desafios táticos à Reinvenção das Lutas no âmbito da Institucionalidade.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GADELHA, Sylvio. O empresariamento da sociedade e da educação: o complexo corpo-subjetividade do homo oeconomicus neoliberal, o imperativo da alta performance e seus efeitos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; BARBOZA, A. D. . Segurança pública, formação policial e empresariamento da sociedade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Foucault e o Direito: aproximações na perspectiva de uma ontologia do presente.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Foucault e o Direito.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GADELHA, Sylvio. Revisitando três proposições sobre formação e invenção. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GADELHA, Sylvio. O Aluno Empresário de Si Mesmo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GADELHA, Sylvio. 40 Anos de Vigiar e Punir, de Michel Foucault. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
GADELHA, Sylvio. Biopolítica, Biotecnologias e Biomedicina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
GADELHA, Sylvio. Biopolítica, Biotecnologias e Biomedicina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GADELHA, Sylvio. O Aluno Empresário de Si Mesmo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
GADELHA, Sylvio. Biopolítica, Emancipação e Formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Filosofia Política, Direitos Humanos e Lutas Minoritárias: algumas breves e sumárias considerações.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Filosofias das Diferenças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Biopolítica e Biotecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
GADELHA, Sylvio. O problemático, certa inocência e uma boa éris: para o exercício de bons encontros e pirotecnias políticas com Michel Foucault.. Curitiba, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. A Cultura do Empreendedorismo na Educação. São Leopoldo: Instituto Humanitas - UNISINOS, 2010 (Entrevista a IHU ON-LINE, Revista do Instituto Humanitas - UNISINOS (Edição 344, Ano X, 21/09/2010)).

3.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Prefácio. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Prefácio. Curitiba, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Apresentação ao livro "Nietzsche e Deleuze: bárbaros e civilizados. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

6.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LIRA, Neto . Despedir-se do Absoluto. São Paulo: Cadernos de Subjetividade (PUC-SP), 1996 (Entrevista com Suely Rolnik).

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LIRA, Neto . Ninguém é deleuziano. Fortaleza: Jornal O Povo, 1995 (Entrevista).

8.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; GONÇALVES, Rita de Cássia ; MARAZINA, Isabel . Debates de 1992 (FEBEM). São Paulo: Oboré, 1992 (Debate sobre atendimento à Menor-Idade).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ACSELRAD, Márcio ; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha ; DANZIATO, L. J. B. . A Onda. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
GADELHA, Sylvio. O exame e a avaliação como dispositivos de controle: da sociedade disciplinar à sociedade empresariada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GADELHA, Sylvio; VEIGA-NETO, A. ; KOHAN, Walter O. ; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M. ; BRANCO, G. C. ; LARROSA, Jorge ; REGO, M. ; PORTOCARRERO, V. . Membro de Conselho Editorial da Coleção Estudos Foucaultianos. 2014. (Membro do Conselho Editorial).

3.
GADELHA, Sylvio; KOHAN, Walter O. ; FISCHER, R. M. B. ; LOBO, L. ; AQUINO, J. G. ; FAVACHO, A. M. P. ; LOPES, M. C. ; SILVEIRA, D. S. ; GALLO, S. ; FERNANDES, C. A. . Membro da Comissão Científica do Terceiro Colóquio Nacional Michel Foucault: Política-Pensamento e A. 2013. (Membro da Comissão Científica do Terceiro Colóquio Nacional Michel Foucault: Política-Pensamento e A).

4.
GADELHA, Sylvio. Membro da Comissão Científica VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. 2012. (Membro da Comissão Científica).

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Empreendedorismo, Concorrência e Educação: faces da governamentalidade neoliberal e da biopolítica contemporânea. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GADELHA, Sylvio. Membro da Comissão Científica do IV Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e I Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. 2010. (Membro da Comissão Científica).

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LIMA, H. L. A. . Biopolítica, Biotecnologias e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LIMA, H. L. A. . Biopolítica, Biotecnologias e Educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
GADELHA, Sylvio. O pensamento intempestivo de Gilles Deleuze e sua relação com a psicanálise. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
BESERRA, Bernadete ; LIMA, H. L. A. ; ALBUQUERQUE, Paulo Germano B. de ; DANZIATO, L. J. B. ; MONTENEGRO, Pedro Paulo de S. ; MATOS, Maurício ; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha . Projeto café com LOGOS. 2008 ("Encontros Culturais").

2.
BARRENECHEA, M. A. ; LINS, Daniel ; GADELHA, Sylvio ; GODINHO, A. . Programa Cena Pública (14 Anos): tema: Política sob a ótica de Nietzsche e Deleuze.. 2007.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GADELHA, Sylvio; JOHANSON, I.; RODRIGUES JUNIOR, Rui Carvalho. Participação em banca de Allison Duarte Barbosa. Bergson, Liberdade e Aprendizagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

2.
GADELHA, Sylvio. Participação em banca de Luara da Costa França. Cartografando as medidas sócioeducativas em meio aberto no município de Fortaleza. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

3.
GADELHA, Sylvio; LIMA, H. L. A.; SA, L. D.; AVELINO, G. O.. Participação em banca de Anderson Duarte Barboza. Policiamento comunitário e educação: discursos de produção de uma "nova polícia". 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
GADELHA, Sylvio; LIMA, H. L. A.; PEREIRA, A. M. G.; AZEVEDO, E. E. B.. Participação em banca de Alexandre de Albuquerque Mourão. Resisitências à biopolítica na educação: arte ativista na exceção brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
LIMA, H. L. A.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MIRANDA; NÓBREGA, T. P.. Participação em banca de Úrsula Lima Brügge. Corpo, mídia e educação: uma arqueogenealogia da produção imagético-discursiva dos corpos femininos contemporâneos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

6.
GADELHA, Sylvio; MIRANDA; SEVERIANO; SOARES, J. C.. Participação em banca de Monalisa Pontes Xavier. Tecendo saberes, articulando alianças: um estudo sobre as subjetividades contemporâneas a partir das contribuições de Adorno e Guattari. 2009. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LIMA, H. L. A.; MIRANDA. Participação em banca de Úrsula Lima Brugge. Corpo, Mídia e Educação: uma arqueogenealogia da produção imagético-discursiva dos corpos femininos contemporâneos. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

8.
MONTENEGRO, Maria Aparecida de P.; GADELHA, Sylvio; MIRANDA, D. S.. Participação em banca de José William Moreira Moreno Filho. Arte e Conhecimento: o Nascimento da Tragédia como Arquétipo da Transvaloração de todos os Valores de Nietzsche. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

9.
MONTENEGRO, Maria Aparecida de P.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MIRANDA, D. S.; BULHÕES, Fernanda Machado de.. Participação em banca de José William Moreira Moreno Filho. A Transvaloração dos valores em O Nascimento da Tragédia. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

10.
GADELHA, Sylvio; LINS, Daniel; MIRANDA, D. S.. Participação em banca de Eveline Dantas Nogueira. Conexões entre dança e educação em espaços formais e não-formais de Fortaleza: repetição do mesmo ou invenção?. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

11.
MIRANDA; SEVERIANO; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Participação em banca de Monalisa Pontes Xavier. Tecendo saberes: um diálogo entre Guattari e Adorno acerca dos processos contemporâneos de produção de subjetividades. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

12.
LEITAO, W.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MAGALHAES, R. C.. Participação em banca de Felipe Franklin de Lima Neto. Um ensaio educacional na Casa da Esperança: tentativas de estabilizar o instável no autismo.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

13.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; FONTELES FILHO, J. M.; BRANDAO, M. L. P.. Participação em banca de Flávia Alves de Sousa. A educação das crianças indígenas Pitaguary: o que elas pensam da escola diferenciada.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

14.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LINS, Daniel; FRAGOSO, Emanuel Ângelo da Rocha. Participação em banca de Carolina Ribeiro Weyne. Nietzsche, Zaratustra e a Solidão Espumante.. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico Em Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará.

15.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; DIÓGENES, Glória; BAREIRA, Irlys. Participação em banca de Rosa Cristina Primo Gadelha. A Dança Possível: as ligações do corpo na dança cênica cearense.. 2003. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Teses de doutorado
1.
GADELHA, Sylvio; PAGNI, P.; GELAMO, R. P.; GALLO, S. D.; SILVA, V. P.. Participação em banca de José William Moreira Moreno Filho. Sobre Processos de Subjetivação: um estudo instável das possíveis práticas de rexistência na educação.. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
GADELHA, Sylvio; AQUINO, J. R. G.; VEIGA-NETO, A.; NOGUERA, C.; SCHILLING, F. I.. Participação em banca de Claudia Ribeiro Cailxto. Querer, obedecer, empreender: governo de si e dos outros nos discursos pedagógicos (final do século XVIII e início do século XIX). 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo.

3.
GADELHA, Sylvio; CARNEIRO, H.; DANZIATO, L. J. B.; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Participação em banca de Cristiane Holanda Queiroz. Biopoder e erotismo: o sexo na contemporaneidade. 2014. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Fortaleza.

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; GUERRA FILHO, W. S.; COSTA, Rogério. Participação em banca de Belmiro Jorge Patto. Esquizoanálise e Cartografias no Pensamento Jusfilosófico: percursos do logos ao nomos.. 2014. Tese (Doutorado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; FREITAS, A. S.; CARVALHO, R. T.; ABRANCHES, S. P.; MORAES, M. T. D.. Participação em banca de Karina Mirian da Cruz Valença Alves. Formação discursiva da Plenitude em Educação: uma arqueogenealogia das novas sensibilidades eco-pedagógicas. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

6.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; FIGUEIREDO, R. V.; VEIGA-NETO, A.; BARRETO, S. P.; HAMMOUCHE, A.; POULIN, J.. Participação em banca de Rémi Fernand Lavergne. A vontade de incluir: "regime de verdade" e recomposição das práticas e estratégias de apropriação, a partir de um dispositivo de inclusão escolar em Fortaleza. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

7.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; SALES, C. M. V.; MENEZES, M. I. C. B. B.; VITORINO, G. T.; DAMASCENO, M. N.. Participação em banca de Lihana Maria Catunda Bonfim. Sexualidade e Adolescência: uma investigação com adolescentes com experiência de rua e em situação de abrigo. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

8.
GADELHA, Sylvio; LINS, Daniel; PARENTE, A.; LUCAS, M. R. L.; AMORIM, A. C. R.. Participação em banca de Sylvia Beatriz Bezerra Furtado. Imagens que Resistem - O Intensivo no cinema de Aleksander Sokurov. 2007. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

9.
LINS, Daniel Soares; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MILOVIC, M.; BRUNO, M.; CARNEIRO, H. F.. Participação em banca de Leonardo José Barreira Danziato. O gozo e o poder: sobre a dimensão genealógica do gozo.. 2006. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

10.
SPOSATI, A. O.; TOTORA, S. M. C.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; BRANT, M. C.; Santos. M. C. L.. Participação em banca de Monique Borba Cerqueira. Pobres, nômades e incivilizáveis: potência e criação de novos modos de vida.. 2006. Tese (Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

11.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MARKERT, Werner; ANDRADE, Francisca Rejane Bezerra; SILVA, Rosália de Fátima e; BARROS, José Arimatea. Participação em banca de Zozimo Farias Filho. Educação para a Competência Comunitária: práticas de trabalho ativo no Palmeiras.. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

12.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LINS, Daniel; PASSETTI, Edson; BARREIRA, Cesar; SALES, Ivandro da Costa. Participação em banca de Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo. O MST sob o signo de uma economia subjetiva. Estudo de uma caso: o Assentamento José Lourenço.. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em Sociologia Ufc) - Universidade Federal do Ceará.

13.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; COSTA, Rogério; DIÓGENES, Glória; ACSELRAD, Márcio; CAMPELO, Peregrina. Participação em banca de Tiago Seixas Themudo. Lógica do Social em Gilles Deleuze. 2004. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Doutorado
1.
GADELHA, Sylvio; AGUIAR, O. A.; RODRIGUES JR, R. C.. Participação em banca de Thiago Mota Fontenele e Silva. Foucault: Biopoder e Capitalismo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
GADELHA, Sylvio; AGUIAR, O. A.; RODRIGUES JR, R. C.. Participação em banca de Thiago Mota Fontenele e Silva. Foucault: Biopoder e Capitalismo. 2014 - Universidade Federal do Ceará.

3.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; FURTADO, S. B. B.; MENICACCI, A.. Participação em banca de Paulo Sérgio Caldas de Almeida. Tecnologias da Composição: arte e pedagogia das inscrições espaciais em dança. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; RECH, H. L. S.; MARINHO, C. M.. Participação em banca de Davi da Costa Almeida. Educação, Biopolítica e Governamentalidade: paradigmas do Estado moderno.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; BESERRA, B. L. R.; BENEVIDES, Pablo S.; PINHEIRO, C. V. Q.. Participação em banca de Luíza Maria Silva de Freitas. A AIDS desde a Educação Preventiva até o Viés Pedagógico do Empoderamento: genealogia do autoconhecimento.. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

6.
VEIGA-NETO, A.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; TRAVERSINI, C. S.; FISCHER, R. M. B.; AQUINO, J. G.. Participação em banca de Dora Lilia Marín Díaz. Práticas de si e governamento educacional. Da (com)formação do Capital Humano e do ondivíduo bem-sucedido e feliz. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

7.
GADELHA, Sylvio; PINHEIRO, C.; LIMA, H. L. A.. Participação em banca de Paulo Rodrigues dos Santos. Natureza e Poder: a condição paradigmática da educação ambiental. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

8.
SALES, C. M. V.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; DAMASCENO, M. N.; FROTA, F. H. S.. Participação em banca de Francisca Helena Rocha. Juventude e Educação: medida sócio-educativa e a sociabilidade dos jovens em conflito com a lei. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

9.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; ALBUQUERQUE, Paulo Germano B. de; VASCONCELOS, José Gerardo. Participação em banca de Gisele Soares Gallicchio. Eliminação: uma desterritorialização da moral moderna. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

10.
FIGUEIREDO, R. V.; HAMMOUCHE, A.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; POULIN, J.. Participação em banca de Remi Fernand Lavergne. Regime de verdade, recomposição das práticas e estratégias de apropriação a partir de um dispositivo de inclusão escolar em Fortaleza. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

11.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; DANZIATO, L. J. B.; SALES, C. M. V.; VITORIANO, G. T.. Participação em banca de Lihana Maria Catunda Bonfim. Sobre a sexualidade de adolescentes masculinos com experiência de rua e em situação de abrigo.. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

12.
LINHARES; OLINDA; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Participação em banca de Antonio Rodrigues de Souza. A Mídia como Pedagogia Social: um estudo sobre prisões e mídia.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

13.
CAVALCANTE; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; THEMUDO, T. S.; CAVALCANTE. Participação em banca de Rosângela da Luz Matos. Juventude, Arte e Literatura: a arte de se fazer pela arte.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

14.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; BOSI, M. L. M.; LIMA, H. L. A.; DANZIATO, L. J. B.. Participação em banca de Cléber Domingos Cunha da Silva. O problema da proteção das práticas sexuais: uma perspectiva foucaultiana.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

15.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; BESERRA, Bernadete; BARBALHO, Alexandre Almeida. Participação em banca de Renata Queiroz Maranhão. Processos de subjetivação no lendário urbano de terror: uma análise dos rumores eletrônicos. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

16.
DIÓGENES, Glória; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Participação em banca de Alexandre Almeida Barbalho. Cidadania, minoria e mídia: políticas culturais juvenis na esfera pública contemporânea.. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

17.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; THERRIEN, J.; BESERRA, Bernadete. Participação em banca de Maria Clotilde Costa Medeiros. A evasão docente: quando os professores abandonaram suas funções de ensinar e formar na escola. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

18.
LINS, Daniel Soares; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; THEMUDO, T. S.. Participação em banca de Paulo Germano Barroso de Albuquerque. Crítica política da democracia: a literatura menor - literatura e política em Gilles Deleuze.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

19.
GADELHA, Sylvio; FIGUEIREDO, R. V.; HAMMOUCHE, A.; POULIN, J.. Participação em banca de Remi Fernand Lavergne. Entre injunção e invocações: um espaço de transição na construção da escola inclusiva. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

20.
DIAS, A. M. I.; GADELHA, Sylvio; BARBOSA, R. C.. Participação em banca de Regina Elizabeth Mattos Dourado de Mesquita. Da cidade ideal à comunidade justa: encantos e desencantos no processo de construção da moralidade do sujeito a partir da escola.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

21.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; SILVEIRA, Lia Carneiro; PETIT, Sandra Haidée. Participação em banca de Raimundo Nonato Júnior. Subjetividade na Educação Popular: mapeando paisagens filosóficas acerca do conceito de povos do mar - Tatajuba (CE). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

22.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LEÃO, Andréa Borges; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva. Participação em banca de Nukácia Meyre Araújo de Almeida. A Mulher conveniente: disciplina(mento) em leituras femininas (Revistas Jornal das Moças e Fon-Fon). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

23.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; Vasconcelos, M. de F.; RODRIGUES, V. F.. Participação em banca de Sergio Lisias Costa de Oliveira Rocha. A construção de gênero através de práticas lúdicas: uma investigação histórica sobre. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

24.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; DANZIATO, L. J. B.; DIÓGENES, Glória. Participação em banca de Lihana Maria Catunda. Sexualidade dos meninos em situação de rua de Fortaleza: uma cartografia do desejo.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

25.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; PAIVA, Antonio Cristian Saraiva; CARVALHO, G.. Participação em banca de Renata Queiroz Maranhão. O medo na pedagogia cotidiana: uma análise do lendário de terror brasileiro.. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

26.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LINS, Daniel Soares; PAULA, Silas de. Participação em banca de Sylvia Beatriz Bezerra Furtado. Imagem-intensidade no Cinema de Sokurov.. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Ceará.

27.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; VASCONCELOS, José Gerardo; CUNHA JÚNIOR, Henrique. Participação em banca de Eduardo David de Oliveira. Cosmovisão de Matriz Africana e Filosofia da Educação Brasileira. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

28.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; PETIT, Sandra Aidée; BARBOSA, Tânia Maria Leal. Participação em banca de Angélica Maria Santos Luz. Produzindo conceitos de liberdade com educadores e adolescentes do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua.. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, M. L.; HILLESHEIM, B.; GADELHA, Sylvio. Participação em banca de Rafaela Rech. Biopolítica, Políticas Educacionais e Eugenia nos tempos do Ministro Gustavo Capanema. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Santa Cruz do Sul.

2.
GADELHA, Sylvio; LOPES, L. M.; KROEF, A. B. G.; RODRIGUES JUNIOR, R. C.. Participação em banca de Allison Duarte Barbosa. A Experiência da Liberdade em Bergson: implicações no campo educacional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

3.
BESERRA, B. L. R.; AIRES, J. M. M. P.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Participação em banca de Danilo Barroso Celedônio. Universidade, Política e Prestígio: a dinâmica da produção intelectual no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

4.
RECH, H. L. S.; DANZIATO, L. J. B.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Participação em banca de Mayara Pinho de Carvalho. A Ideia de Natureza no Pensamento Psicanalítico: dialética e educação.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Ceará.

5.
GADELHA, Sylvio; MIRANDA; KASTRUP, V.. Participação em banca de Luara da Costa França. Modos de subjetivação da adolescência infratora no contexto da aplicabilidade das medidas socioeducativas em meio aberto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

6.
GADELHA, Sylvio; MIRANDA; GONCALVES, H. S.. Participação em banca de João Silveira Muniz Neto. Proteger e controlar: práticas de assistência social à menoridade na Fortaleza da Belle Époque e no Brasil Contemporâneo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GADELHA, Sylvio; HOLANDA, Patrícia Helena C.; BENEVIDES, Pablo S.. Participação em banca de Ruth de Oliveira Magalhães.Formação de conceitos na educação infantil, segundo a psicologia histórico-cultural de Vygotsky. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; RODRIGUES JUNIOR, Rui Carvalho. Participação em banca de Fabian Pascal Lins.O Ideal Ascético: um tipo de niilismo (estudo sobre a terceira dissertação da Genealogia da Moral). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Filosofia) - Universidade Estadual do Ceará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VERAS, Neide Fernandes M.; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; HOLANDA, Patrícia Helena C.; VIANA, Tânia Vicente. Seleção para Professor Substituto - Setor de Estudos: Psicologia da Educação. 2008. Universidade Federal do Ceará.

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; PASCUAL Jesus G.; MAIA FILHO, Osterne Nonato; ESTEVES, Regina Célia; MIRANDA. Seleção para Profesor Adjunto - Setor de Estudos: psicologia da Educação. 2008. Universidade Federal do Ceará.

3.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; DUARTE, Lindyr Saldanha; VIANA, Tânia Vicente. Seleção para Professor Substituto. 2007. Universidade Federal do Ceará.

4.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; PETIT, Sandra Haidée; BESERRA, Bernadete. Membro de Comissão Julgadora do Processo de Seleção para o Curso de Mestrado em Educação. 2003. Universidade Federal do Ceará.

Outras participações
1.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; DELACOURS, Sylvie; MONTEIRO, Neide. Membro da Comissão Julgadora do Processo de Seleção de Admissão de Professor Substituto.. 2004. Universidade Federal do Ceará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Simpósio Internacional em Educação e Filosofia - Filosofia, Educação e Acontecimento: encontros potentes com a catástrofe.Biossocialidade, Autoajuda Cerebral e Empresariamento de Si.. 2017. (Simpósio).

2.
?Saberes e Práticas na Constituição dos Sujeitos na Contemporaneidade?. In: V Colóquio Latino-Americano de Biopolítica, do III Colóquio Internacional de Biopolítica e Educação, e do XVII Simpósio Internacional IHU..Biopolítica, Biotecnologias e Biomedicina. 2015. (Outra).

3.
9ª Edição dos Seminários de Dança (?Graduações em Dança no Brasil: o que será que será??), do 33º Festival de Dança de Joinville.Revisitando Três Proposições sobre Formação e Invenção. 2015. (Seminário).

4.
II Fórum Seridoense de Licenciaturas (Educação e Fragmentação Cultural contemporânea).O Aluno Empresário de Si Mesmo. 2015. (Outra).

5.
I Simpósio INCERE (Centro de Referência à Infância): Clínica, Ética e Estética..O Aluno Empresário de Si Mesmo. 2015. (Simpósio).

6.
V SENAFE ? Seminário Nacional de Filosofia e Educação ? Confluências, e no I SEINFE - Seminário Internacional de Filosofia e Educação ? Confluências (Biopolítica, Barbárie e Educação)..Biopolítica, Emancipação e Formação. 2015. (Seminário).

7.
I Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Governamentalidade e Segurança.Segurança e Direitos: entre o governo, o assujeitamento e a resistência. 2014. (Encontro).

8.
VI Encontro Nietzsche-Schopenhauer.Biopolítica e Biotecnologias. 2014. (Encontro).

9.
VII Colóquio Internacional de Filosofia da Educação: o que pode a escola hoje em nossa América?.Filosofia Política, Direitos Humanos e Lutas Minoritárias: algumas breves e sumárias considerações.. 2014. (Outra).

10.
XXII EPENN - XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste.Filosofias das Diferenças. 2014. (Encontro).

11.
5o. SBECE 2o. SIECE - Nas Contingências do Espaço-Tempo.Produção e Trabalho no Espaço-Tempo da Contemporaneidade. 2013. (Seminário).

12.
II Colóquio de Estudos Foucaultianos.Direitos e Resistência em tempos de Exceção Econômica Permanente. 2013. (Outra).

13.
II Encontro de Filosofia, História e Epistemologia da Psicologia.O estatuto e a gestão do conhecimento sob a perspectiva do paradigma cibernético-informacional e sob a lógica da governamentabilidade neoliberal: efeitos do campo psi. 2013. (Encontro).

14.
III Colóquio Nacional: Marxismo, teoria crítica e filosofia da educação.Teoria crítica e Pós-Modernidade. 2013. (Outra).

15.
Seminário Das Paredes às Redes - educação, tecnologia, corpo e subjetividade.O aluno empresário de si mesmo: corpos turbinados e subjetividades desarranjadas. 2013. (Seminário).

16.
Seminário Escavar nas Superficies.A Educação como Corte. 2013. (Seminário).

17.
Deleuze e Política e Resistência e....Micropolítica, nomadologia e educação: ciladas para a diferença. 2012. (Seminário).

18.
II Colóquio Nacional Michel Foucault.Empresariamente da sociedade e governo da infância pobre. 2011. (Outra).

19.
III Encontro Nietzsche Schopenhauer.Sobre o esvaziamento da materialidade do Ser: entre Deleuze e a leitura nietzscheana de Parmênides. 2011. (Encontro).

20.
IV Simpósio Internacional em Educação e Filosofia.Biopolítica e formação humana. 2011. (Simpósio).

21.
Semana do Ministério Público do Estado do Ceará.A consciência jurídica e a proteção dos interesses da sociedade. 2011. (Encontro).

22.
Bienal Internacional de Dança- De Par em Par- 2o. Encontro Terceira Margem - Tomar lugar - Corpo e Performance.A capitalização Biopolítico do corpo no Neolibaralismo. 2010. (Encontro).

23.
II Jornada do Projeto Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para formação de professores (Procad-CAPES - nº 137/2007).Biopolítica: no que isso interessa aos educadores?. 2010. (Outra).

24.
V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação - devir-criança da filosofia: infância da educação.Neoliberalismo e instituição de uma infância empreendedora. 2010. (Outra).

25.
XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana.Empreendedorismo, Concorrência e Educação: faces da governamentalidade neoliberal e da biopo~lítica contemporânea. 2010. (Simpósio).

26.
19º EPENN.Mini-curso: Biopolítica, Biotecnologias e Educação. 2009. (Encontro).

27.
Jornadas de Estudos e Experiência - Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores (Procad-CAPES / 2007-137).Biopolítica, escola e resistência. 2009. (Outra).

28.
VI Colóquio Internacional Michel Foucault - Michel Foucault: Filosofia e Política. 2009. (Outra).

29.
Conferência Internacional - Educação, Globalização e Cidadania: Novas Perspectivas da Sociologia da Educação..Educação, governamentalidade neoliberal e cultura do empreendedorismo. 2008. (Outra).

30.
IV Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Filosofia, Aprendizagem, Experiência.Em torno da biopolítica. 2008. (Simpósio).

31.
IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA NIETZSCHE E DELEUZE:A Inocência do Devir/ O Devir Criança do Pensamento.Legados / Efeitos de Guattari. 2008. (Simpósio).

32.
II Encontro de Educadores de Sobral: Olhares: o ofício de esducar.Identidade, diferença e diversidade. 2007. (Encontro).

33.
IX Sessão Humanidades Médicas: Mensagem a um jovem médico ? Parte II..Mensagem a um jovem médico - Parte II. 2007. (Outra).

34.
VIII Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche / Deleuze: vontade de potência, máquina de guerra.Cultura do empreendedorismo, máquina de guerra e educação. 2007. (Simpósio).

35.
II Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão - enfrentando as dívidas históricas da Sociedade Brasileira.. Novos ´possíveis no encontro da psicologia com a educação (Simpósio). 2006. (Congresso).

36.
III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: Foucault 80 anos..Para problematizar nossa (in)atualidade: pensando um agenciamento metodológico entre Foucault e Deleuze.. 2006. (Outra).

37.
Ciclo: Diálogos necessários - a Psicanálise conversa com a Filosofia..Mini-Curso: O Pensamento Intempestivo de Gilles Deleuze e sua Relação com a Psicanálise.. 2005. (Outra).

38.
I Encontro de Filosofia da Juventude: Filosofia e Felicidade.Palestra sobre Filosofia e Felicidade. 2005. (Encontro).

39.
III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde -. Participação em Painel sobre Saberes e Práticas Usuário-Centradas: alteridade com os usuários. / Tema da exposição: Saberes e Práticas Usuário-Centradas: alteridade com os usuários.. 2005. (Congresso).

40.
Missão de Trabalho: Atividade do Programa de Qualificação Institucional - PQI / CAPES - Convênio UFC / UFMA.Minicurso: A Arqueogenealogia de Michel Foucault.. 2005. (Outra).

41.
Reunião com grupo de pesquisa do PROEd (UERJ).Palestra sobre Educação e Sociedades de Controle. 2005. (Outra).

42.
VI Simpósio Internacional de Filosofia: Nietzsche e Deleuze: Literatura, Imagem e Educação..Conferência: Educação e Biopolítica. 2005. (Simpósio).

43.
VI Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche e Deleuze: Imagem Literatura e Educação.Biopolítica e educação. 2005. (Simpósio).

44.
XVII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste -.Participação em Mesa Redonda sobre: Pesquisas em Filosofia da Educação / Tema da exposição: Pesquisas em Filosofia da Educação.. 2005. (Encontro).

45.
XXVIII Reunião Anual da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (28a ANPEd -. Minicurso sobre Educação e Sociedades de Controle.. 2005. (Congresso).

46.
II Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação: o devir-mestre - entre Deleuze e a educação..Apresentação de Sessão especial: Entre a Modernidade de Emílio e a Contemporaneidade de Esquizo: elementos para uma escuta intempestiva da educação.. 2004. (Outra).

47.
I Seminário LAPSUS - Consumo, Ética e Brasilidade.Apresentação das atividades desenvolvidas pela Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade (Núcleo de Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED-UFC). 2004. (Seminário).

48.
Semana de Educação (2004) - Vale a pena ser Professor? Discussões e reflexões sobre a formação do professor..Educação, Cultura e Subjetividade.. 2004. (Outra).

49.
Seminário "Reflexões sobre a atividade acadêmica e incursões em temáticas sociológicas e filosóficas da modernidade e pós-modernidade.De fardos que acompanham a atividade docente ou de como o mestre pode devir burro ou camelo.. 2004. (Seminário).

50.
V Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional (V CONNTO).. Conferência Máster: Os Lugares do Uno e do Múltiplo no Mal-Estar que afeta o Homem Contemporâneo. 2004. (Congresso).

51.
V Simpósio Internacional de Filosofia: Nietzsche e Deleuze - Arte e Resistência. 2004. (Simpósio).

52.
V Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche e Deleuze: Arte e Resistência. 2004. (Simpósio).

53.
Programa Formando e Profissionalizando o Cidadão na Área da Arte e Cultura (SECULT / CDMAC).Palestra de abertura: Formação e Criação: ressonâncias.. 2003. (Outra).

54.
Semana de Comunicação Social (FIC).Palestra: Sentido e Poder da Filosofia sobre os Processos atuais de Comunicação Social. 2003. (Outra).

55.
VIII Semana Universitária: Ciência e Consciência (UECE).Educação e Sociedades de Controle. 2003. (Outra).

56.
I Jornada de Psicologia: psicologia em ação - áreas de atuação do psicólogo..Psicologia institucional e esquizoanálise. 2002. (Outra).

57.
IV Seminário de NIvelamento Conceitual e troca de Experiências.A peleja do devir-criança contra o vampiro da sobrecodificação. 2002. (Seminário).

58.
IV Simpósio Internacional de Filosofia: Nietzsche e Deleuze - Bárbaros e Civilizados.. 2002. (Simpósio).

59.
III Simpósio Internacional de Filosofia: Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo.. 2001. (Simpósio).

60.
II Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade..Pensar e viver: problema micropolítico de orientação e de construção. 2000. (Simpósio).

61.
VII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.Encontros nômades: sujeitos e devires: arte, ciência e filosofia. 2000. (Seminário).

62.
II Encontro NUCEPEC sobre a Criança e o Adolescente..Alternativas para a construção de uma subjetividade infanto-juvenil cidadã. 1999. (Encontro).

63.
Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche e Deleuze: intensidade e paixão..Esquizo ou da Educação: Deleuze educador virtual. 1999. (Simpósio).

64.
V Seminário PET (Psicologia - UFC).Subjetividade: invenção e legitimação de saberes. 1998. (Seminário).

65.
IV Semana de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Educação transdisciplinar. 1997. (Outra).

66.
IV Seminário do PET (Psicologia - UFC).Modernidade e subjetividade: várias leituras. 1997. (Seminário).

67.
VIII Encontro de Ciências Sociais do Norte/Nordeste.Subjetividade e menor-idade. 1997. (Encontro).

68.
Seminários Internacionais Gilles Deleuze. 1996. (Seminário).

69.
XV Semana de Psicologia da UFC.Subjetividade e instituições. 1995. (Outra).

70.
Congresso Regional Constituinte de Psicologia (CRP - 11a. Região):. Psicólogo e Cidadania: um papel ativo?. 1994. (Congresso).

71.
I Semana de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).Psicologia e poder. 1993. (Outra).

72.
III Simpósio de orientação profissional do Cursinho Universitário.Psicologia e Profissão. 1990. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
KOHAN, Walter O. ; COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha ; PULINO, Lúcia H. C. Z. ; OLIVEIRA, Paula Ramos ; LIMA, H. L. A. ; RECH, H. L. S. . II Jornada do projeto Biopolítica, Escola e Resistência: infâncias para a formação de professores. 2010. (Outro).

2.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha; LINS, Daniel ; ONETTO, P. ; GIACOIA JR., O. ; LIMA, H. L. A. ; FURTADO, B. ; FEITOSA, Charles ; SILVEIRA, S. A. ; MANNING, E. ; HERNANDEZ, E. . VIII Simpósio Internacional de Filosofia - Nietzsche/Deleuze: máquina de guerra, vontade de potência. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
ALLISON DUARTE BARBOSA. Bergson e a noção de duração: implicações educacionais. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
ANDERSON DUARTE BARBOZA. Os intelectuais e o poder (de polícia): uma genealogia da segurança pública brasileira. Início: 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

2.
Tiago Mota Fontenele. Michel Foucault, o capitalismo e o neoliberalismo. Início: 2013. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará. (Coorientador).

3.
Paulo Sérgio Caldas de Almeida. Coreografismos: notas (artístico-pedagógicas) sobre espaço e pensamento diagramático em dança. Início: 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

4.
DAVI DA COSTA ALMEIDA. Educação e biopoder: contribuições da filosofia Agambeniana para os processos educacionais e a perspectiva de uma nova proposta para a dimensão da ação política. Início: 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).

5.
LUIZA MARIA SILVA DE FREITAS. Cuidado nas condições crônicas e bipolítica: a AIDS desde a educação preventiva até o viés pedagógico do autociuidado. Início: 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Allison Duarte Barbosa. A Experiência da Liberdade em Bergson: implicações no campo educacional.. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

2.
Anderson Duarte Barboza. Policiamento comunitário e educação: discursos de produção de uma "nova polícia". 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

3.
José Wagner de Almeida. Governamentalidade neoliberal, empreendedorismo e suas repercussões nos processos educacionais da cidade de Horizonte - CE. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

4.
Eveline Dantas Nogueira. Conexões entre dança e educação em espaços formais e não-formais de Fortaleza: repetição do mesmo ou invenção?. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

5.
José Wagner de Almeida. Dispositivos de vigilância e controle disciplinar sobre as práticas educativas: subjetividades disciplinadas. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

6.
Flávia Alves de Sousa. As crianças e suas relações com a "escola diferenciada dos Pitaguary". 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

7.
Erica Atem Gonçalves de Araújo Costa. Elementos para uma genealogia da subjetividade infantil contemporânea, a partir da análise dos discursos críticos-científicos sobre a infância.. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

Tese de doutorado
1.
Pablo Severiano Benevides. As faces outras: um estudo acerca da produção de políticas e discursos identitários a partir do uso de figuras retóricas. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

2.
Cleber Domingos Cunha da Silva. Biopolítica, educação e ascetismo médico: as ofensivas de Nietzsche e Foucault. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

3.
Lihana Maria Catunda Bonfim. Sexualidade e Adolescência: uma investigação com adolescentes masculinos com experiência de rua, e em situação de abrigo. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

4.
Giselle Soares Gallicchio. Ética da eliminação: uma desterritorialização da moral.. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

5.
Paulo Rodrigues dos Santos. A produção acadêmica do ensino de Geografia no Brasil: o ENPEG.. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, . Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Lidiany Tributino de Sousa. As noções de subjetividade em Kant e Nietzsche: ressonâncias na psicologia.. 2006. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

2.
Mariana Liberato. Experimentações: invenções de novos possíveis de existência no campo da dança cênica fortalezense.. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

3.
Kaciano Gadelha. Entre a disciplina e o controle: trabalhando a escolha profissional em uma escola.. 2004. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.

4.
Larissa Santos Assunção. Subjetividade e Arte: um estudo a partir de Gilles deleuze. 1998. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Sylvio de Sousa Gadelha Costa.



Outras informações relevantes


Atualmente, encontra-se vinculado à Linha de Pesquisa "Filosofia e Sociologia da Educação" (FILOS), no eixo temático "Filosofias da Diferença, Antropologia e Educação", do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED-UFC. Nessa Linha de pesquisa, em proximidade com a filosofia de Nietzsche, com a arqueogenealogia de Michel Foucault, com a filosofia da diferença e a micropolítica de Gilles Deleuze e Félix Guattari, assim como em afinidade com as contribuições filosóficas de Antonio Negri, Michael Hardt e Giorgio Agamben, dentre outros pensadores contemporâneos, desenvolve estudos no intuito de avaliar, dimensionar e caracterizar as condições de possibilidade da Educação nas emergentes ?sociedades de controle?. Nesse sentido, temas, tais como as relações entre Biopolítica e Educação (processos de inclusão e exclusão); políticas e processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas; identidade, diferença e multiplicidade; globalização; biotecnologias; revolução tecno-informacional; cultura digital; comunicação, branding e corporações nas sociedades de consumo, sempre apreciados em relação à Educação, constituem temas correlatos de interesse. Atualmente, vem desenvolvendo uma pesquisa teórica sobre as virtuais relações entre governamentalidade neoliberal e Educação.



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