Rodrigo Esteves de Lima-Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1654734521861377
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Linguista, tradutor e comunicólogo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), atuando na graduação (Letras) e no pós-graduação (PPG em Linguística Aplicada). É bacharel e licenciado em Língua e Literatura Portuguesas e bacharel em Tradução - Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo LAEL/PUCSP (2001) e doutor em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2012). Líder do grupo de pesquisa MiDiTeS (Mídia, Discurso, Tecnologia e Sociedade). Suas principais áreas de interesse são: Linguagem e Tecnologia, Mídias Sociais e Linguagem, Ensino de Línguas Mediado por Computador, Multimodalidade, Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística do Corpus e Línguas para Fins Específicos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Esteves de Lima-Lopes
Nome em citações bibliográficas
LIMA-LOPES, R. E.;LOPES, R. E. L.;Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de;Lopes, Rodrigo Esteves de Lima;Lima-Lopes, Rodrigo E. de;de Lima-Lopes, Rodrigo;de Lima-Lopes, Rodrigo Esteves

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem.
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571
Cidade Universitária
13083859 - Campinas, SP - Brasil
Telefone: (19) 35217000
URL da Homepage: http://rll307.net


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Doutorado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Sociossemiótica da Produção Audiovisual: Uma Proposta Metodológica para Análise Multimodal da Comunicação em Vídeo, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Denise Bértoli Braga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Novas tecnologias; Sócio-Semiótica; Lingüística Teórica e Aplicada; Gramática Sistêmico-Funcional; Vídeo digital.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Novas tecnologias.
1999 - 2001
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A transitividade em Língua Portuguesa: O Perfil do gênero Cartas de Venda,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Leila Barbara.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional; Lingüística do Corpus; Análise Genérica; Análise do registro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Lingüística do Corpus.
Setores de atividade: Outros Setores.
1998 - 1999
Especialização em Teacher Development Course. (Carga Horária: 180h).
University College of St Marks and St Johns, MARJONS, Grã-Bretanha.
Título: Especialização sem apresentação de Monografia.
1993 - 1998
Graduação em Bacharelado em Tradução - Língua e Literatura Inglesas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUCSP, Brasil.
Título: The process of Self Evaluation in Writting.
Orientador: Elba Ioli Souto Ottoni de Andrade.
1993 - 1998
Graduação em Bacharelado e Licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: O aspecto verbal no conto "Amor" de Clarice Lispector.
Orientador: Jeni Silva Turazza.




Formação Complementar


2018 - 2018
Legitimation Code Theory. (Carga horária: 6h).
Benemérita Universidad Autónoma de Puebla, BUAP, México.
2015 - 2015
Usando Corpus na Sala de Aula de LInFe. (Carga horária: 6h).
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET/RJ, Brasil.
2007 - 2007
Narrative progression and reader guidance. (Carga horária: 24h).
Syddansk Universiter, SYDDANSK UNIVERS, Dinamarca.
2007 - 2007
Multimodality. (Carga horária: 24h).
Syddansk Universiter, SYDDANSK UNIVERS, Dinamarca.
2006 - 2006
Appraisal: the language of evaluation. (Carga horária: 18h).
Prog. de Estudos Pós Graduados em Lingüística Aplicada e Est. da Linguagem, LAEL, Brasil.
1999 - 1999
Gêneros e transposições didáticas:. (Carga horária: 20h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
1998 - 1998
Workshop: Ensino de Inglês em Empresas. (Carga horária: 16h).
Prog. de Estudos Pós Graduados em Lingüística Aplicada e Est. da Linguagem, LAEL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor MS3-1, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Contrato tempo determinado, Enquadramento Funcional: REDEFOR - Tutor, Orientador e avaliador TCC, Carga horária: 20

Atividades

07/2017 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Centro de Ensino de Línguas.

Cargo ou função
Coordenador de Disciplinas.
1/2017 - Atual
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Atividade de extensão realizada
IEL-1000 - Mídia Digital e Esnino de Línguas.
03/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Lingüística Aplicada.

08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA715A - Ensino Línguas Mediado por Computador - Teoria e Prática
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA715C - Ensino Línguas Mediado por Computador - Teoria e Prática
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA906 - Investigação Científica III
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA907 - Monografia
08/2017 - 12/2017
Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LP215 - Tópicos em Linguística Aplicada I
08/2017 - 12/2017
Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LP462 - Seminário de Pesquisa em Linguagens e Tecnologias II
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA905 - Investigação Científica II
08/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Instituto de Estudos da Linguagem, .

Atividade de extensão realizada
Curso MDEL - Mídias Digitais e Ensino de Línguas.
06/2017 - 12/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA904 - Investigação Científica I
05/2016 - 07/2017
Direção e administração, Instituto de Estudos da Linguagem, .

Cargo ou função
Coordenador de Informática do IEL - UNICAMP.
03/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA608-A Multiletramentos, Linguagens e Mídias
03/2017 - 06/2017
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
AM020-B - Grandes Temas da Atualidade - evolução do livro desde o códex até o livro digital
03/2017 - 06/2017
Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LP191 -Ferramentas Computacionais em Linguística Aplicada I
09/2016 - 12/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LA715 - Ensino de Línguas Mediado por Computador: Teoria e Prática
09/2016 - 12/2016
Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
LP013-A: Introdução aos Estudos do Letramento Digital
03/2016 - 09/2016
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguagem e Tecnologias

Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCHLA, .

10/2013 - 03/2016
Direção e administração, CCHLA, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.
03/2015 - 12/2015
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO TCC
INGLÊS III
INGLêS JURÍDICO
08/2014 - 12/2014
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LINGUA INGLESA I
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO TCC
08/2014 - 12/2014
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INGLÊS APLICADO AOS NEGÓCIOS
INGLÊS II
TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO TCC
03/2014 - 07/2014
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
INGLES IV
09/2013 - 12/2013
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês IV - Avançado
09/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
08/2013 - 12/2013
Direção e administração, CCHLA, .

Cargo ou função
Coordenador de Línguas Intrumentais - LiNFe.
06/2013 - 12/2013
Direção e administração, CCHLA, .

Cargo ou função
Representante da Área de Língua Inglesa.
06/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Língua Estrangeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês I
06/2013 - 09/2013
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
06/2013 - 09/2013
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
06/2013 - 09/2013
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
06/2013 - 09/2013
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
06/2013 - 09/2013
Ensino, Letras - Letras Clássicas (Grego e Latim), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa Intrumental II
06/2013 - 09/2013
Ensino, Comunicação Social - Radialismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa I
06/2013 - 09/2013
Ensino, Línguas Estrangeiras Aplicadas Às Negociações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Aplicado ao Turismo

Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 26

Atividades

03/2011 - 04/2013
Ensino, Comunicação Social: Radialismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação -- Curso de Rádio e Televisão
07/2010 - 04/2013
Ensino, Comunicação Social: Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação -- Curso de Relações Públicas
03/2010 - 04/2013
Ensino, Comunicação Social: Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da comunicação -- Publicidade e Propaganda
07/2009 - 04/2013
Direção e administração, Coordenadoria de RTV, .

Cargo ou função
Supervisor de Projetos Experimentais -- Curso de Rádio e Televisão.
07/2007 - 04/2013
Ensino, Comunicação Social: Radialismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Novas Tecnologias em Rádio e Televisão - Curso de Rádio e Televisão
03/2010 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , CIP-CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA (FACULDADE CÁSPER LÍBERO), .


Coordenadoria Geral de Estágios e Especialização da Pucsp, COGEAE-PUCSP, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor -- Pesqusiador, Course Designer, Carga horária: 6

Atividades

02/2002 - 03/2010
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria Geral de Estágios e Especialização da Pucsp - SP - Brasil, .

03/1999 - 03/2010
Extensão universitária , Coordenadoria Geral de Estágios e Especialização da Pucsp - SP - Brasil, .

Atividade de extensão realizada
Inglês Instrumental.
03/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria Geral de Estágios e Especialização da Pucsp - SP - Brasil, .

06/2002 - 06/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria Geral de Estágios e Especialização da Pucsp - SP - Brasil, .

06/2002 - 12/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenadoria Geral de Estágios e Especialização da Pucsp - SP - Brasil, .


Fundação Para o Ensino de Osasco, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 20

Atividades

03/2003 - 12/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
03/2004 - 01/2010
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e Pesquisa
03/2004 - 12/2009
Ensino, Comércio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Oral e Leitura para fins profissionais
Filosofia e ética
03/2003 - 12/2009
Ensino, Sistemas de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Técnico
Filosofia e ética
01/2007 - 01/2008
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de estudo e pesquisa
03/2002 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
03/2003 - 07/2007
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português
03/2006 - 03/2007
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Escrito
03/2003 - 02/2006
Ensino, Farmácia Bioquímica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e Pesquisa
03/2002 - 06/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Estudo e da Pesquisa
8/2001 - 03/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês Oral
07/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês - Redação

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre assistente, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre-Assistente (Substituição), Carga horária: 20
Outras informações
Contrato por tempo determinado em caráter substitutivo, por ocasião de licensa maternidade.

Atividades

03/2006 - 07/2008
Ensino, Comunicação e Multimeios, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina: Linguagem Básica de Vídeo: Captação e Iluminação
Oficina: Linguagem Básica de Vídeo: Operação de Câmera
06/2002 - 12/2002
Ensino, Licenciatura e Tradução - Português/Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português -- Intermediário

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor do departamento de Códigos e Linguagem

Atividades

03/2009 - 01/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa
03/2009 - 01/2010
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Inglesa

ASSOCIACAO EDUCATIVA CAMPOS SALLES, AECS_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino superior, Carga horária: 2


Universidade de Santo Amaro, UNISA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações
Professor do Curso de Pós-gradução Lato Sensu "Língua, Linguagem e comunicação"

Atividades

03/2001 - 06/2001
Extensão universitária .

Atividade de extensão realizada
Professor do Pós graduação Latu Sensu "Língua, Lingagem e Comunicação" Responsável pela disciplina: Novos Rumos de Trabalho com a língua materna e língua estrangeira. Professor participante na Disciplina: O profissonal de Letras na empresa moderna..

Centro Universitário Santana, UNISANTANNA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Graduação, Carga horária: 0

Atividades

07/2001 - 06/2004
Ensino, Rádio e Televisão, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação
5/2001 - 06/2004
Ensino, Comercio Exterior, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
5/2001 - 06/2004
Ensino, Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português -- Curso de Publicidade e Propaganda

Seven -- Idiomas, SEVEN, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Atividades

06/2001 - 12/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês

TV Cultura, TVC, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Câmera: Unidade Portátil Externa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Realização de trabalhos técnicos de Montagem, iluminação e gravação em locações externas, perferencialmente em programas relacionados à arte e cultura.

Atividades

06/1988 - 03/1997
Serviços técnicos especializados , Fundação Padre Anchieta: Centro Paulista de Rádio e TV Educativas, .

Serviço realizado
Auxiliar de Câmera - Unidade Portátil Externa: Realização de serviços de iluminação, montagem e gravação em externas.


Linhas de pesquisa


1.
Projeto VItae -- Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico

Objetivo: Desenvolver a formação de centros de excelência em ensino de Línguas para fins específicos em Escolas Técnicas de Nível Médio, tanto federais com estaduais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Palavras-chave: Ensino e Aprendizagem de Línguas; Análise Genérica.
2.
Levantamento de Necessidades para elaboração de um Syllabus para um curso na área de TI

Objetivo: Projeto teve por objetivo realizar uma análise de necessidades para o ensino de inglês (4 habilidades) na área de Tecnologia da Informação..
3.
GEALIN -- Abordagem Instrumental e o Ensino-Aprendizagem de Línguas em Contextos Diversos

Objetivo: O grupo objetiva mapear tendências no ensino-aprendizagem de línguas para fins específicos (abordagem instrumental), identificando como se articulam com as demandas emergentes e com as habilidades profissionais do docente, nessa modalidade de ensino. Sua repercussão evidencia-se na orientação do conteúdo e metodologia desenvolvidos em cursos superiores, tecnológicos, técnicos que se estenderam, também, às demais instituições de ensino médio e fundamental..
4.
ESPmed -- Desenvolvimento de cursos de inglês para médicos via internet

Objetivo: Desenvolvimento de cursos de leitura a distância para médicos e profissionais da saúde. O curso foi centrado no desenvolvimento de estratégias de leitura para fins acadêmicos e literatura especializada..
5.
NOVAS TECNOLOGIAS EM COMUNICAÇÃO

Objetivo: Minha atuação neste grupo teve por objetivo discutir questões técnicas e filosóficas das novas tecnologias em comunicação, com especial ênfase em seu impacto humano..
6.
Núcleo de Estudos em Cultura Digital
7.
Linguagem e Sociedade/Linguagens e Tecnologias


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Mídias Sociais, seus gêneros e a instanciação da linguagem
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo estudar a interação em comunidades virtuais em mídias sociais, com foco em grupos de divulgação cultural, ativismo social, educação e jornalismo, de forma a compreender a construção de seu discurso e da participação a partir de uma abordagem transmidiática e de uma análise mutimodal da linguagem. De foma a realizar tal objetivo, esta pesquisa contará com o monitoramento de diferentes comunidades, as quais terão suas postagens e comentários analisados. Espera-se, com este projeto, colaborar para compreensão das práticas linguístico-discursivas em tais grupos além de refletir criticamente sobre as diferentes TICs e sobre seus espaços de interação como empoderamento social. Entre as contribuições que esta pesquisa estão: a compreensão dos processos de constituição da linguagem multimodal de grupos em rede e a criação de insumo para reealização de ações de letramento que se caracterizem por formar cidadãos críticos e programas de formação de professores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Mídias Sociais, seus gêneros e o Ensino-Aprendizagem de Línguas
Descrição: Tem-se por objetivo estudar os espaços simbólicos e de interação trilhados pela utilização das diferentes Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase na interação entre indivíduos em Mídias Sociais e suas implicações para o ensino-aprendizagem de línguas. Busca-se entender a forma como diferentes gêneros discursivos se manifestam em tais mídias, fornecendo subsídios para um ensino de línguas que esteja em consonância com a realidade da sociedade contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
A QUESTÃO DA MULTIMODALIDADE EM VÍDEOS DISTRIBUÍDOS VIA INTERNET
Descrição: Este trabalho tem por objetivo estudar a interação entre os sistemas semióticos no fluxo de informações (Halliday, 1994; Halliday e Matthiessen, 2004) em um corpus de vídeos produzidos para distribuição em canais online. Este trabalho se inicia com o ca- pítulo de fundamentação teórica, lugar em que são discutidos os elementos relevantes da abordagem teórica aqui utilizada, assim como quais as possíveis adaptações neces- sárias para uma análise da imagem. Segue-se então um importante discussão sobre a tecnologia como um elemento que contribui para a construção de um texto videográfico que não segue as regras antropomórficas tradicionalmente valorizadas pelo broadcas- ter; nesse momento, discutem-se algumas obras realizadas antes da evidente influência que a microinformática teve na produção artística. Esse tipo de análise foi relevante por mostrar que a videoarte possui características estéticas que lhe permitiram uma transi- ção relativamente fácil para os meios digitais, entre essas características estariam sua evidente falta de espaço entre as artes tradicionais e sua vocação de interação com a tecnologia. Segue-se então uma análise de alguns sítios de internet especializados na divulgação de videoarte; a observação desse espaço propiciou uma compreensão maior do papel desse meio no processo de produção das obras. Ele também serviu para 1 compreensão de como esses meios auxiliaram na vulgarização dessa arte, que agora está finalmente disponível para o grande público. Finalmente, passo para análise de diversas obras retiradas dos sítios previamente analisados. Resultados mostram que os vídeos distribuídos pela internet se caracterizam por uma hibridez de linguagem, além de serem dependentes do dispositivo de rede para sua plena compreensão artística..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes - Coordenador / Luísa Souto Maior Monteiro - Integrante.Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2016 - 2016
Periódico: Veredas (UFJF. Online)
2016 - 2016
Periódico: Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP)
2016 - Atual
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im
2016 - Atual
Periódico: Calidoscopio (Online)
2015 - 2015
Periódico: DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Im
2015 - 2015
Periódico: Letras (UFSM)
2015 - Atual
Periódico: Revista Intercâmbio
2015 - 2015
Periódico: Cadernos do IL (UFRGS)
2014 - 2014
Periódico: Linguistics and the Human Sciences
2014 - Atual
Periódico: The Especialist
2012 - 2016
Periódico: Journal of Literacy Research
2006 - 2006
Periódico: The Especialist


Membro de comitê de assessoramento


2018 - 2018
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2018 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
2013 - 2013
Agência de fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
2012 - 2012
Agência de fomento: Universidade Estadual do Sudeste da bahia
2011 - 2011
Agência de fomento: UNICAMP-REDEFOR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguagens e suas Tecnologias.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Letramento e Tecnologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gramática Sistêmico Funcional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística do Corpus.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Esino Aprendizagem de Línguas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Francês
Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Bolsa de Pesquisa - A questão da Multimodalidade em Vídeos Distribuídos pela Internet, CIP - Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero.
2007
Bolsa ISFC 2007, International Systemic-Functional Conference, Syddank Universitet.
1999
Bolsa de Iniciação Científica: Montagem de Banco de Textos em Lingaugem Empresarial (1997/1999), CNPQ-PUCSP/PIBIC.
1994
Bolsa de iniciação científica - Projeto Português Instrumental (1993-1994), CNPQ-PIBIC/PUCSP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
4de Lima-Lopes, Rodrigo Esteves2018de Lima-Lopes, Rodrigo Esteves. Brazilian Video Art in the Early Days: from Experimental Video to Mainstream Television. AM JOURNAL OF ART AND MEDIA STUDIES (ONLINE), v. 15, p. 47-58, 2018.

2.
3Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2018Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; GABARDO, M. . Ni una menos: ciência das redes e análise de um coletivo feminista. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 5, p. 45-58, 2018.

3.
1Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2018Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Escolhas tradutórias como sistemas representacionais: um estudo dos processos no conto -Amor- de Clarice Lispector. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 34, p. 17-39, 2018.

4.
22Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2018Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; ROTTAVA, LUCIA . Interlocuções teóricas e a língua em uso: Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Enunciativa e Linguística Aplicada. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 34, p. i-xii, 2018.

5.
2Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2018Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. O Conservadorismo como ideologia: Contribuições da ciência das redes para a linguística sistêmico funcional. REVISTA LETRAS (UFSM/ON-LINE), p. 42, 2018.

6.
7Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2017Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Análise de registro e ciência das redes: estudando um grupo de whatsapp dedicado à produção de cerveja artesanal. HIPERTEXTOS REVISTA DIGITAL, v. 17, p. 134-161, 2017.

7.
8Lima-Lopes, Rodrigo E. de2017Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Dispositivos de leitura digital e seu uso por um indivíduo com necessidades especiais de visão. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 144-144, 2017.

8.
6Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2017Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; PIMENTA, I. S. . #Mulheresnofutebol: transitividade e avaliatividade na identificação padrões sexistas. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 4, p. 116-131, 2017.

9.
5Lima-Lopes, Rodrigo E. de2017Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Reflexões sobre as possíveis contribuições da linguística do corpus para a gramática sistêmico funcional: transitividade e classificação de processos. CALETROSCÓPIO, v. 5, p. 9-25, 2017.

10.
10Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2016Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Vídeos Publicitários e o discurso da Tecnologia: Metáforas Verbo-Visuais. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online), v. 32, p. 325-354, 2016.

11.
9de Lima-Lopes, Rodrigo2016de Lima-Lopes, Rodrigo. Some reflections upon Internet TV in the Brazilian context. New Review of Hypermedia and Multimedia, v. 22, p. 1-21, 2016.

12.
11Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2014Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Transitivity in Brazilian Greenpeace's electronic bulletins. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 14, p. 413-439, 2014.

13.
12LIMA-LOPES, R. E.2012LIMA-LOPES, R. E.; MONTEIRO, L. S. M. . Da televisão para internet: um estudo sobre migração midiática. Communicare (São Paulo), v. 12, p. 150-180, 2012.

14.
13LIMA-LOPES, R. E.2008LIMA-LOPES, R. E.; VENTURA, C. S. M. . A transitividade em Português. DIRECT Papers, v. 55, p. 1-22, 2008.

15.
14LIMA-LOPES, R. E.2008LIMA-LOPES, R. E.. Processos relacionais em cartas publicitárias. Revista Brasileira de Linguistica Aplicada, v. 8, p. 35-69, 2008.

16.
15Lopes, Rodrigo Esteves de Lima2007Lopes, Rodrigo Esteves de Lima; VIAN JR, ORLANDO . The Language of Evaluation: appraisal in English. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 23, p. 371-381, 2007.

17.
17Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de2006Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. On Grammar. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (PUCSP. Impresso), v. 22, p. 409-415, 2006.

18.
16LIMA-LOPES, R. E.2006LIMA-LOPES, R. E.. A estrutura Genérica em Cartas de Venda. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 45, p. 293-309, 2006.

19.
18LIMA-LOPES, R. E.2005LIMA-LOPES, R. E.. Levantamento de Processos em Cartas de Mala Direta. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), UNICAMP ?SP, v. 44, p. 133-160, 2005.

20.
19RAMOS, R. C. G.2004RAMOS, R. C. G. ; LIMA-LOPES, R. E. ; ACOSTA, M. A. V. . Análise de necessidades: Identificando gêneros acadêmicos em um curso de leitura intrumental. The Especialist (PUCSP), São Paulo -- Brasil, v. 25, n.1, p. 1-30, 2004.

21.
20VENTURA, C. S. M.2002VENTURA, C. S. M. ; LIMA-LOPES, R. E. . O Tema: caracterização e realização em português. DIRECT Papers, São Paulo, v. 47, p. 1-18, 2002.

22.
21LIMA-LOPES, R. E.1999LIMA-LOPES, R. E.. Cartas Comerciais em Língua Inglesa: Uma Abordagem Lexical. Intercâmbio (PUCSP), Brasil, v. 8, p. 377-384, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; BUZATO, M. E. K. . Genero Reloading. 1. ed. Campinas: Pontes, 2018. v. 1. 175p .

2.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Arte e tecnologia. 1. ed. São Paulo: Senac, 2018. v. 1. 126p .

3.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; FISCHER, C. R. ; GAZOTTI-VALLIM, M. A. . Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. 1. ed. Campinas: Pontes, 2015. v. 01. 384p .

Capítulos de livros publicados
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Mídia e Comunicação: Reflexões e Possibilidades para o Ensino e Aprendizagem de Línguas. In: Lopes, Maria Immacolata Vassallo; Ribeiro, Nelson; Castro, Gisela G S; Burnai, Catarina Duff. (Org.). Anais XV Congresso IBERCOM 2017: Comunicação, Diversidade e Tolerância. 1ed.São Paulo/Lisboa: ECA-USP/FCH-UCP, 2018, v. , p. 1463-1480.

2.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Apontamentos sobre mídias digitais: qual caminho para o Gênero 2.0?. In: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes; Marcelo El Khouri Buzato. (Org.). Gênero Reloading.. 1ed.Campinas: Pontes, 2018, v. 1, p. 13-42.

3.
MORO, L. ; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de . Processo metodológico de pós-edição de tradução automática para legendagem. In: Cláudia Hilsdorf Rocha; Daniel dos Santos; José Macário de Siqueira Rocha; Michele Salles El Kadri. (Org.). Anais da 4a Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2018, v. , p. 58-64.

4.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Elementos Circunstanciais e Atribuição de Papéis em Boletins Eletrônicos do Greenpeace. In: Sara Regina Scotta Cabral; Leila Barbara. (Org.). Estudos de transitividade em linguística sistêmico-funcional. 1ed.Santa Maria, RS: PPGL - Editores, 2018, v. , p. 255-282.

5.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Metafunção textual e imagem e movimento: reflexões sobre o conceito de tema e rema em vídeo. In: Barbara, Leila; Rodrigues-Júnior, Adail Sebastião; Hoy, Giovanna Marcella Verdessi. (Org.). Estudos e pesquisas em linguística sistêmico funcional. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2017, v. , p. 233-259.

6.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Festschrift para Rosinda de Castro Guerra Ramos. In: Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; Fischer, Cynthia Regina; Gazotti-Vallim, Maria Aparecida. (Org.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. 1ed.Campinas: Pontes, 2015, v. , p. 09-16.

7.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Explorando o Significado Tipográfico em Gêneros Escritos: Potencialidades e Regularidades. In: Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; Fischer, Cynthia Regina; Gazotti-Vallim, Maria Aparecida. (Org.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festschrift para Rosinda Ramos. 1ed.: , 2015, v. , p. 103-140.

8.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Redimensionamento do espaço de exibição e distribuição de videoarte. In: Álvaro Benevenuto Jr.. (Org.). Conteúdos Digitais e Convergência Tecnológica: prospecções, reflexões e experiências. 1ed.Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2014, v. , p. 91-109.

9.
LIMA-LOPES, R. E.. Some considerations on digital reading. In: Sampson , D. G.; Spector, J. M.; Ifenthaler, Dirk; Isaias, Pedro.. (Org.). Proceedings of the Iadis International Conference on Cognition and Exploratory Learning in the Digital Age. 1ed.Fort Worth: International Association for Development of the Information Society/University of North Texas, 2013, v. , p. 419-421.

10.
LIMA-LOPES, R. E.. Avaliação de um sistema de marcação textual aplicado à gramática sistêmico-funcional. In: Tony Berber Sardinha. (Org.). A Língua Portuguesa no Computador. 1ed.São Paulo: Mercado de Letras, 2005, v. , p. 220-235.

11.
VIAN JR., O. ; LIMA-LOPES, R. E. . A Perspectiva teológica de Martin para a análise de gêneros Textuais. In: JOSÉ LUIZ MEURER, ADAIR BONINI, DÉSIRÉE MOTA-ROTH. (Org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. 1ed.Campinas: Parábola, 2005, v. , p. 19-44.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. O desmerecimento do valor do trabalho da mulher. Observatório da Imprensa, Brasil, p. 1 - 3, 10 out. 2015.

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Estamos apenas repetindo preconceitos?. observatorio da imprensa, p. 1 - 5, 08 jul. 2014.

3.
LIMA-LOPES, R. E.; PAULO, S. M. . Reportagem denuncia professor que lambia alunas. Observatorio da Imprensa, Brasil, 05 nov. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Oficina de Introdução à Linguística do Corpus: Relato de Experiência. In: VIII Escola Brasileira de Linguística Computacional & XIII Encontro de Linguística de Corpus, 2016, João Pessoa. Anais do VIII Escola Brasileira de Linguística Computacional & XIII Encontro de Linguística de Corpus. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. p. 18-26.

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Redimensionamento do Espaço de Exibição e Distribuição de Videoarte. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), 2012, Fortaleza - CE. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Fortaleza, 2012. v. Único. p. 1-15.

3.
LIMA-LOPES, R. E.; Prado, Magaly ; RAMOS, D. O. . Informação e mídias locativas: reflexões sobre a plataforma Iphone. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), 2011, Recife-PE. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA-LOPES, R. E.; RAMOS, D. O. ; Prado, Magaly . Informação e mídias locativas: reflexões sobre a plataforma Iphone. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife-PE. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011. v. Único. p. 195-195.

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Multimodalidade e Hipermídia: metáforas verbo visuais em vídeos publicitários. In: XVII InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2009, São Paulo. XVII InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. São Paulo: EDUC, 2009. p. 189-190.

3.
LIMA-LOPES, R. E.. The process of building an image through video advertisements: A Multidimensional study. In: 34th International Systemic Functional Congress, 2007, Odense-Dinamarca. 34th International Systemic Functional Congress, 2007. p. 68-68.

4.
LIMA-LOPES, R. E.. Análise Multidimensional de vídeos publicitários. In: InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2007, São Paulo. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada: Cardeno de Resumos, 2007. p. 460-461.

5.
LIMA-LOPES, R. E.. Levantamento do perfil de Alunos de Leitura Acadêmica. In: XIX Semnário Nacional de Ingl6es Insrumental, 2005, São Paulo. XIX Semnário Nacional de Inglês Insrumental. São Paulo: LAEL-PUCSP, 2005. p. 88.

6.
LIMA-LOPES, R. E.; VENTURA, C. S. M. . Levantamento do perfil de Alunos de Leitura acadêmica: Redescobrindo o Público-alvo de um curso de inglês instrumental. In: 7o CBLA (Congresso Brasileiro de Linguüística Aplicada)., 2004, São Paulo. 7o CBLA (Congresso Brasileiro de Linguüística Aplicada).. São Paulo: ALAB, 2004. p. 88.

7.
BARBARA, L. ; BERBER SARDINHA, A. P. ; Ikeda, S. N. ; LIMA-LOPES, R. E. . Léxico Gramática no nível de Texto - Estudos do Português. In: 43o. GEL -- Grupo de Estudos linguüísticos de São Paulo, 2000, Assis-SP. 43o. GEL -- Grupo de Estudos linguüísticos de São Paulo. Assis: Editra da Unesp, 2000. p. 254.

8.
LIMA-LOPES, R. E.. Padrões Interpessoais em Cartas Comerciais em Língua Inglesa. In: VII Encontro de iniciação Científica - PUCSP, 1998, São Paulo. VII Encontro de iniciação Científica - PUCSP. Brasília: CNPq, 1998. v. 1. p. 37.

9.
LIMA-LOPES, R. E.. Cartas Comerciais em Língua Inglesa: Uma abordagem lexical. In: VIII InPLA-Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 1998, São Paulo. VIII InPLA-Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. São Paulo: LAEL-PUCSP, 1998. p. 132.

10.
LIMA-LOPES, R. E.; SILVA, A. P. B. ; Geraldes, S. . Projeto Direct: Análise Contrastiva de Documentos Publicitários e não publicitários. In: VI Encontro de Inciação científica, 1997, São Paulo. VI Encontro de Inciação científica-PUCSP. Brasília: CNPQ, 1997. p. 49.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA-LOPES, R. E.. Linguagem e Tecnologia: mídias sociais, tecnologia e ensino de línguas estrangeiras aplicadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; MERCURI, K. T. . Análise discursiva de postagens do Twitter, segundo o sistema de avaliatividade, sobre a prisão do ex-presidente Lula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Pesquisas em linguística sistêmico-funcional no contexto brasileiro: Um mash up de ideias e posibilidades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Tecnologia e Linguística Aplicada: 10 questões para inquietação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Línguas para Fins Específicos em tempos de Mobilidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Ni Uma Menos: Uma análise de redes sobre um coletivo de 10 ativistas que congregou mais de 250 mil pessoas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Escolhas tradutórias como sistemas representacionais: Linguística Sistêmico-Funcional e a noção de equivalência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Linguística do Corpus e tradução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; PIMENTA, I. S. . Análise de processos avaliativos de julgamento de mulheres e sua relação com o futebol. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
LIMA-LOPES, R. E.. Multimodality and video advertisements: The Building of Verbal/Visual Metaphors. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
LIMA-LOPES, R. E.. The process of building an image trhough video advertisements: A Multidimensional study. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução a concordâncias no WordSmith Tools. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ABDALLA, G. C. ; LIMA-LOPES, R. E. . Criação e Desenvolvimento de Grupos de Apoio entre professores. São Paulo: Editora Loyola, 2004. (Tradução/Livro).

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Leffa, V. J. (1996) Aspectos da Leitura: uma perspectiva pscolingüística. Sagra editores. São Paulo: Delta: Documentação de Estduos em Lingüística Teórica e Aplicada, EDUC, 1997 (Resenha Informativa).

3.
LIMA-LOPES, R. E.. Neves, M. H. M. (1997) A Gramática Funcional. Martins Fontes. São Paulo: Delta: Documentação de Estduos em Lingüística Teórica e Aplicada, EDUC, 1997 (Resenha Informativa).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
BERBER SARDINHA, A. P. ; LIMA-LOPES, R. E. . Q-tag: etiquetador morfológico automático para o português brasileiro.. 2004.

Trabalhos técnicos
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Comissão Acadêmico-Científica do III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LIMA-LOPES, R. E.. Novas Tecnologias em Comunicação e Mídias Digitais. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
DONASCI, O. ; LIMA-LOPES, R. E. . Vídeo Criador: a performance como linguagem. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LIMA-LOPES, R. E.. 9º Cliclo de Cinema -- Faculdade Cásper Líbero. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
LIMA-LOPES, R. E.. 8º Cliclo de Cinema -- Faculdade Cásper Líbero. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
LIMA-LOPES, R. E.. CBLA- Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de; BUZATO, M. E. K. ; BRANQUINO, L. ; LASSALVIA, C. . IEL-1000 - Mídias Digitais e Ensino de Línguas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de; BUZATO, M. E. K. . IEL 1000 - Mídias Digitais e Ensino de Línguas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cusoonlineparaformaçãodeprofessores).

3.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Linguística de Corpus: Introdução e Conceitos Básicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA-LOPES, R. E.. Discutindo o processamento de texto em ferramentas online. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
LIMA-LOPES, R. E.. Communicare. 2010. (Editoração/Periódico).

6.
FREIRE, M. M. ; RAMOS, R. C. G. ; FISCHER, C. R. ; SANTOS, V. B. M. P. dos ; LIMA-LOPES, R. E. ; VIGIA-DIAS, L. ; ACOSTA, M. A. V. . ESPmed: Curso de Inglês via Internet para médicos.. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Online para ensino de Leitura para médicos).

7.
FREIRE, M. M. ; RAMOS, R. C. G. ; WEYERSBACH, S. R. ; SANTOS, V. B. M. P. dos ; LIMA-LOPES, R. E. ; ACOSTA, M. A. V. ; DAMIAO, S. M. ; OLIVEIRA, S. T. ; CARDOSO, Z. C. ; SANTOS, E. A. . ESPtec: Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cuso online para formação de professores).

8.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist no. 24 vol. 1/2/Especial. 2003. (Editoração/Periódico).

9.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist no. 23 vol. 1/2. 2002. (Editoração/Periódico).

12.
LIMA-LOPES, R. E.. Participação de bancas de correção de vestibular. 2002. (Banca de correção).

13.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist no. 22 vol. 1/2. 2001. (Editoração/Periódico).

17.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
LIMA-LOPES, R. E.. Intercâmbio - Uma Publicação de Pesquisas em Lingüística Aplicada Vol. IX. 2000. (Editoração/Periódico).

19.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist no. 21 vol. 1/2. 2000. (Editoração/Periódico).

20.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

21.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução ao Uso de WordSmith Tools. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

23.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist no. 20 vol. 1/2. 1999. (Editoração/Periódico).

24.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist vol. 19 no. 1/2/Especial. 1998. (Editoração/Periódico).

25.
LIMA-LOPES, R. E.. DELTA - Documentação em Lingüística Teórica e Aplicada no. 14 vol. 1/2/Especial. 1998. (Editoração/Periódico).

26.
LIMA-LOPES, R. E.. Intercâmbio - Uma Publicação de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 1998. (Editoração/Periódico).

27.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist vol.18 no. 1/2. 1997. (Editoração/Periódico).

28.
LIMA-LOPES, R. E.. DELTA - Documentação em Lingüística Teórica e Aplicada no. 13 vol. 1/2/Especial. 1997. (Editoração/Periódico).

29.
LIMA-LOPES, R. E.. VII Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 1997. (Monitoria em Minicurso).

30.
LIMA-LOPES, R. E.. the ESPecialist vol. 17 no. 1/2. 1996. (Editoração/Periódico).

Demais trabalhos
1.
LIMA-LOPES, R. E.. Criação e Compilação de Corpus em Linguagem Profissional. 1996 (Bolsa de Iniciação Científica) .

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Português Instrumental: Área de Ciências Econômicas. 1994 (Bolsa de Iniciação Científica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
VIAN JR., O.; ELIAS, V. M. S.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Alexandre Passos Bitencourt. A MULTIMODALIDADE NA ABERTURA DE UNIDADES E DE CAPÍTULOS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

2.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; SIGNORINI, I.; MEDEIROS, B. S. P. F.. Participação em banca de Elis Nazar Nunes Siqueira. Categorizações, conjuntos e audiência no Instagram: Repensando Folksonomias a Partir da Hashtag #favelatour. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Teses de doutorado
1.
BRAGA, D. B.; GOMES, V.; FREIRE, M. M.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Dafine Paulino da Silva. Subsídios para Design Istrucional voltadas à Cultura de Convergência e Letramentos da Produsagem: um Estudo de Caso em cMOOC. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
MOURA, A. C. C.; Lima-Lopes, Rodrigo E. de; COOPER, J. S.; VIAN JR., O.; FARIA, M. V. B.. Participação em banca de BEATRIZ ALVES PAULO CAVALCANTI. A pedagogia de gêneros da Escola de Sydney em aulas de inglês para Fins Específicos: um voo sistêmico-funcional.. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

3.
MOR, W. M.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; PALMA, D.; ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B.. Participação em banca de Ana Flora Schlindwein. You tell stories, we click on them: ciberliteratura(s) e novas experiências na criação de histórias. 2014. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; BUZATO, M. E. K.; ROMANCINI, R.. Participação em banca de CÁTIA S. C. LASSALVIA. TRANSLITERACIA: DINÂMICAS E TRAJETÓRIAS NO APRENDIZADO AO LONGO DA VIDA. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
BRAGA, D. B.; MENDONCA, M. R. S.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Dafine Paulino da Silva. Diretrizes em Design Istrucional voltadas à Cultura de Convergência e Letramentos da Produsagem: um Estudo de Caso em cMOOC. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
ROJO, R. H. R.; BARBOSA, J. P.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Katia Sayuri Fujisawa. Youtubers jovens ativistas: Decorrências para o ensino de Língua Portuguesa. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
BUZATO, M. E. K.; SCHEIFER, C. L.; Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Participação em banca de Luana França Perindi Khatchadourian. Smartphones em sala de aula de língua inglesa na escola pública de periferia: um autor (RE) Meidador. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
BRAGA, D. B.; FREIRE, M. M.; Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Participação em banca de Izabel Rego de Andrade. Vecindario: uma proposta de design instrucional para o ensino de espanhol por mobile learning. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
BRAGA, D. B.; MAHER, T.; GOMES, P. T.; Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Participação em banca de Carolina Bottosso de Moura. Mìdias Sociais e a mídia alternativa/independente: um estudo em diferentes plataformas de jornalistas livres. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
NEVES, C. A. B.; PINHEIRO, P. A.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de Mayara Pereira Lima Silva. Vlogs E Publicidade No Youtube: Novas Estratégias De Consumo E A Importância Dos (MULTI)LETRAMENTOS Críticos No Espaço Escolar. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

2.
SIGNORINI, I.; MEDEIROS, B. S. P. F.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de ELIS NAZAR NUNES SIQUEIRA. CATEGORIZAÇÕES, CONJUNTOS E AUDIÊNCIA NO INSTAGRAM: REPENSANDO FOLKSONOMIAS A PARTIR DA HASHTAG #FAVELATOUR. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

3.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; PRADO, J. L. A.; BUENO, A. M.. Participação em banca de Luisa Monteiro Souto Maior. O que Belo Monte não conteve: a exposição dos invisíveis nas redes. 2018.

4.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; CABRAL, S. R. S.; PALMA, D.. Participação em banca de Izadora Silva Pimenta. O discurso midiático e o racismo no futebol: uma abordagem sistêmico-funcional para a análise de marcas de julgamento. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em mestrado Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
BUZATO, M. E. K.; Mayrink, M. F. M. O.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Andréa Cristina Bombonati Lopes. Trajetória de uma professora de língua materna rumo à cultura digital: o laboratório de informática como caminho do meio. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

6.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de; VIAN JR, ORLANDO; ELIAS, V. M. S.. Participação em banca de Alexandre Passos Bitencourt. A multimodalidade na abertura de unidades e capítulos de um livro didático de língua portuguesa para o nono ano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de São Paulo.

7.
BUZATO, M. E. K.; PINHEIRO, P. A.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Rafaela Salemme Bolsarin. Negociando sentidos multimodalmente na Prática Colaborativa de Escrita de verbete na Wikipaedia. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
LIMA-LOPES, R. E.; Vale, M. Participação em banca de Fernanda Volkman. Olhares sobre a videoarte. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Cinema, Vídeo e TV: Estéticas da imagem movimento) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RUSCHIONI, R.; SOLER, M.; Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Participação em banca de Gustavo Queiroz e Lucas Crizza.Ruídos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

2.
BEZERRA, F. A. S.; SOUZA, A. A.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de Suênia Valéria Oliveira Câmara.Investigando a produção de textos para a prova escrita do TOEFL-IBT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
LIMA-LOPES, R. E.; BRITO, L. A. N.; SIGNORINI, I.. Participação em banca de MIGUEL STEFANO AUGUSTO MANZOLLI.TRADUÇÕES INTERSEMIÓTICAS, LINGUAGEM ARQUITETÔNICA E AUTORIA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas.

4.
SOUZA, A. A.; BEZERRA, F. A. S.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de Ana Tália da Silva Ramos.Vamos Escrever de Novo? Análise [do desenvolvimento] do processo de aprendizagem da escrita acadêmica em ingl6es como LE. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal da Paraíba.

5.
LIMA-LOPES, R. E.; GOMES, R.; ABREU, A.. Participação em banca de Alexandre dos Santos Gouveia, Bruno Podolski Jacintho.O coração das cartas - Construção de narrativas no jogo de cartas Magic: The Gathering. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

6.
LIMA-LOPES, R. E.; FERRAZ, H.; CONTE, G.. Participação em banca de Jussara Ribeiro.Vamos Comer Caetano?. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

7.
LIMA-LOPES, R. E.; RUSCHIONI, R.; SILVA, L. O.. Participação em banca de Julio, Marcos de Oliveira.A queda da casa de Usher : adaptação radiofônica do conto homônimo de Edgar Allan Poe. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

8.
LIMA-LOPES, R. E.; Vale, M; MELLO, L. P.. Participação em banca de Almeida, Carolina Carminatti Ribeiro de [et al.].O complexo de Esdras. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

9.
LIMA-LOPES, R. E.; Vaz, Pedro; PAULA, J.. Participação em banca de Oliveira, Bruna Lima.Peneira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

10.
LIMA-LOPES, R. E.; Prado, Magaly; GERVITZ, R.. Participação em banca de Odake, Elthon Kiyoshi Yamamoto [et al.].Bixos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

11.
LIMA-LOPES, R. E.; BARBOSA, S.; FERRAZ, T.. Participação em banca de Bruna Pereira Lucena, Jehennifer Moises dos Santos.Abutres Motoclube. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Faculdade Cásper Líbero.

12.
LIMA-LOPES, R. E.; MARCONI, E.; FIGUEIREDO, R.. Participação em banca de Centenaro, Marcio Henrique.IPTV: a era do telespectador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

13.
LIMA-LOPES, R. E.; GARROCINI, C. A.; BOSCHE, M.. Participação em banca de Ferrarese, Amanda Borba Cimonetti Bevervanso et. alli.Jogo Sujo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

14.
Vale, M; LIMA-LOPES, R. E.; Fabricio Gallinucci. Participação em banca de André Lacerda, Carolina Baldessar, Marina Ricardi et. alli.Projeto 27. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

15.
LIMA-LOPES, R. E.; Vaz, Pedro; Moraes, B. A. R.. Participação em banca de Flávio Di Donato.Brasil: terra de muitas caras. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

16.
LIMA-LOPES, R. E.; FERRAZ, T.; Adamo, Cristiane. Participação em banca de Kaiene Watanabe, Myrna P. Lima.Eu tenho. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

17.
LIMA-LOPES, R. E.; MARCONI, E.; PINI, M.. Participação em banca de Letícia de Souza Campos.Rizek: o registro de uma influência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

18.
LIMA-LOPES, R. E.; REWALD, R. A.; VICENTE, E.. Participação em banca de Lucas Barão Freire Vieira.Pedra, papel e tesoura: a direção de um programa de TV infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Audiovisual) - Escola de Comunicação e Artes-USP.

19.
LIMA-LOPES, R. E.; COELHO, K.; PETERMANN, C.. Participação em banca de Aline F. A. Nunes, Ana L. M. de Oliveira et alli.Produzindo Sonhos: Paulínia e a sétima arte. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

20.
LIMA-LOPES, R. E.; FERRAZ, T.; COUTINHO, S.. Participação em banca de Flavia Arsuffi, Flora Madureira, Maíra Ribeiro, Mayra Chiban.À ventura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

21.
LIMA-LOPES, R. E.; LUCHETTI, A.. Participação em banca de Juliana Fisco.Estratégia de sedução dos programas de auditório. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

22.
LIMA-LOPES, R. E.; Barbosa, S. H. V.; WUILLEUMIER, D.. Participação em banca de Herbert Picoloto Mora.Identidade visual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

23.
LIMA-LOPES, R. E.; CYPRIANO, A.. Participação em banca de Mayra Felicori.Inventor do contemporâneo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

24.
LIMA-LOPES, R. E.; D?UGO, R.; BASTOS, M.. Participação em banca de Débora Fernandes, Frederico Maro, Mayra Vlainich.Semprever. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

25.
LIMA-LOPES, R. E.; SCARASSATTI, M.; Silva, R. P. Participação em banca de Danilo Viana, Elke Lamers, Esdras Junior e Thales Figueiredo.Stand up. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

26.
LIMA-LOPES, R. E.; SCARASSATTI, M.; PERES, H. G. M.. Participação em banca de Guilherme F., et all.Tudo fizeram para me derrotar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

27.
LIMA-LOPES, R. E.; ARAUJO, R.. Participação em banca de Carolina Errerias Ribeiro.TV catchup. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

28.
LIMA-LOPES, R. E.; MARTINHO, L. M. S.; SEGATTO, C.. Participação em banca de Aislan Ferreti.O processo de produção de áudio como atividade terapêutica. Um olhar nos projetos com usuários dos serviços de saúde mental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

29.
LIMA-LOPES, R. E.; ORTIZ, P.; MORAES, N.. Participação em banca de Marília Pedroso.São Paulo ? Olhares Urbanos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

30.
LIMA-LOPES, R. E.; D?UGO, R.; ANDRADE, A.. Participação em banca de Carolina Valentim Munhoz.O rádio de ouro. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

31.
LIMA-LOPES, R. E.; MORAES, N.; MARCONI, E.. Participação em banca de Marielle Mission et alli.Desvairadas. 2009 - Faculdade Cásper Líbero.

32.
PEREIRA, F. A. R.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de Adriana Arakaki, Felipe Camparo, Luene Petris.MOBTV. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

33.
LIMA-LOPES, R. E.; SALVATIERRA, E.; SENE, M.. Participação em banca de Gisele de Oliveira Castro.O Radialista no contexto do e-learning: aplicação de conceitos audiovisuais e narrativos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

34.
ANZUATEGUI, S.; ROLFO, F.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de Luís Marcondes.TV MIX- A TV Gazeta na vanguarda Jovem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero.

35.
Vale, M; Pinto, C. S.; LIMA-LOPES, R. E.. Participação em banca de Bruno Thadeu Weber.Standing Stones. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero.

36.
LIMA-LOPES, R. E.; Lassala, G.. Participação em banca de Fillipe Sinanório.PUNKEADO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Centro Universitário FIEO.

37.
LIMA-LOPES, R. E.; Folco, A.; Lassala, G.. Participação em banca de Ségio Luís Terni.SGI-Sitema de Genrenciamento de Informações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design Digital) - Centro Universitário FIEO.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PHILIPPOV, R.; CYSNE, A. E. M.; ROSA, M. M.; GRIGOLETTO, M.; Lima-Lopes, Rodrigo E. de; SPRENGER, T. M.. EDITAL Nº 872, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 para provimento no cargo de Professor Adjunto A, Nível I. 2016. Universidade Federal de São Paulo.

2.
SOUZA, V. F.; SILVA, A. C. C.; LIMA-LOPES, R. E.. EDITAL Nº 51/2013 CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO EFETIVO DE VAGAS DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO SUPERIOR, CAMPUS DA LIBERDADE EM REDENÇÃO ? CE. 2013. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

3.
NOVAIS, R. A. B.; LIMA-LOPES, R. E.; MANO, E. E. R.; TEIXEIRA, M.; BAZZON, S. C. M.. Provas de Concurso Público para Docente da Fatec Carapicuíba - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Processo CEETEPS Nº 5033/2012.. 2012. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Outras participações
1.
LIMA-LOPES, R. E.. Projeto Virtual. 2010. Faculdade Cásper Líbero.

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Projeto Virtual-Presidência de banca. 2010. Faculdade Cásper Líbero.

3.
LIMA-LOPES, R. E.. Processo de seleção de trabalhos de iniciação científica. 2010. Centro Interdisciplinar de Pesquisa-Faculdade Cásper Líbero.

4.
LIMA-LOPES, R. E.. Projeto Virtual. 2009. Faculdade Cásper Líbero.

5.
LIMA-LOPES, R. E.. 11ª Feira de Relações Públicas, Publicidade e Rádio e TV. 2008. Faculdade Cásper Líbero.

6.
LIMA-LOPES, R. E.. Banca dos Vestibulares Unificados da PUCSP. 2002. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2o Encontro Redes Digitais e Culturas Ativistas. Ni Uma Menos: Uma análise de redes sobre um coletivo de 10 ativistas que congregou mais de 250 mil pessoas. 2018. (Congresso).

2.
I SEMPRE - Seminário de Práticas Educacionais do IFPR.Tecnologia e Linguística Aplicada: 10 questões para inquietação. 2018. (Seminário).

3.
IV CBTecLE. Línguas para Fins Específicos em tempos de Mobilidade. 2018. (Congresso).

4.
Semana de Estudos.Escolhas tradutórias como sistemas representacionais: Linguística Sistêmico-Funcional e a noção de equivalência. 2018. (Encontro).

5.
XIV Congresso de La Asociación de Linguística Sistémico-Funcional de la América Latina. Análise discursiva de postagens do Twitter, segundo o sistema de avaliatividade, sobre a prisão do presidente Lula. 2018. (Congresso).

6.
XXXIII ENANPOLL. O JOGO COMO INSUMO EDUCAIONAL: PARA ALÉM DOS PRÊMIOS E BADGES. 2018. (Congresso).

7.
1° Encontro Internacional SDisCon Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade.Metáforas Multimodais Em Vídeos Publicitários: O Discurso Da Sedução. 2017. (Encontro).

8.
Abril Cyberpunk: Tecnologia, Sociedade e Cinema.Coordenador de mesa redeonda. 2017. (Outra).

9.
I Simpósio de Educação - FIEB.Em busca da estruturação curricular: as áreas de conhecimento e o novo ensino médio. 2017. (Simpósio).

10.
IX Seminário de Estudos Linguísticos da UNESP.Avaliação e discussão de trabalhos diversos. 2017. (Seminário).

11.
IX Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.ídeos publicitários e suas regularidades: explorando a construção de identidade de uma campanha publicitária. 2017. (Simpósio).

12.
IX Simpósio Internacional de Gêneros Textuais.Gêneros digitais e Multimodalidade. 2017. (Simpósio).

13.
Seminário de Pesquisa SAL ? Brasil 2017.ídeos publicitários e suas regularidades: explorando a construção de identidade de uma campanha publicitária. 2017. (Seminário).

14.
V Colóquio Regional de Linguística Aplicada.Multimodalidade, construção de significados e comunicação: reflexões e possibilidades para o ensino aprendizado de línguas. 2017. (Seminário).

15.
V Congresso Internacional da Revista Morus - Utopia e Renascimento. Technological utopia and democracy. 2017. (Congresso).

16.
XIII Congreso ASFAL - Asociación De Linguística Sistémico-Funcional de América Latina. "O Uso da Linguística Sistêmico-Funcional no ensino brasileiro: Dificuldades e alinhamento. 2017. (Congresso).

17.
XV CONGRESSO INTERNACIONAL IBERCOM. MÍDIA E COMUNICAÇÃO: REFLEXÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2017. (Congresso).

18.
VI Encontro SAL - Systemics Across Languages e do V Seminário de Formação Docente PIBID-Português.Transitividade e escolhas representacionais: um estudo do conto ?Amor? de Clarice Lispector. 2016. (Seminário).

19.
13o Encontro de Linguística de Corpus.Sessão de comunicações 1B. 2015. (Encontro).

20.
13o Encontro de Linguística de Corpus.Sessão de comunicações 2A. 2015. (Encontro).

21.
III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos.Ensino de Espanhol Baseado em Gêneros e Tarefas a Futuros Profissionais do Turismo: Perspectiva e Realidade. 2015. (Seminário).

22.
III Congresso Nacional de Línguas para Fins Específicos.Políticas Institucionais e o Ensino de Linfe: Novas Possibilidades e Velhos Desafios. 2015. (Seminário).

23.
VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais,.Tecnologias da Comunicação e o ensino-aprendizagem de línguas: relatos e experiências. 2015. (Encontro).

24.
VI Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais,.Tecnologias da comunicação: levantando necessidades específicas. 2015. (Encontro).

25.
III SIC - Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem no Vale da Acaraú.Vídeos Publicitários e o Discurso da Tecnologia: Metáforas Multimodais. 2014. (Seminário).

26.
XXV Jornada nacional do GELNE - Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Nordeste. A linguagem e a atribuição de papéis: elementos circunstanciais em boletins eletrônicos do Greenpeace. 2014. (Congresso).

27.
Iadis International Conference on Cognition and Exploratory Learning in the Digital Age. Some considerations on digital reading. 2013. (Congresso).

28.
IX Congreso Latinoamericano de Lingüística Sistémico Funcional (ALSFAL).Flow of information in video ads: possible issues for discussion. 2013. (Simpósio).

29.
Tecnologia e sociedade no século XXI: mudanças possíveis e desejáveis nas formas de organização social, expressão e comunicação.Unidades de análise em imagem em movimento. 2013. (Encontro).

30.
Café Filosófico.Infoproletariado. 2012. (Outra).

31.
X Fórum de Pesquisa - Faculdade Cásper Líbero.A questão da multimodalidade em vídeos distribuídos pela internet. 2012. (Simpósio).

32.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). Redimensionamento do Espaço de Exibição e Distribuição de Videoarte. 2012. (Congresso).

33.
9º Ciclo de Cinema de Cultura Geral.O Negro no Cinema brasileiro. 2011. (Outra).

34.
Cine debate.Heliópolis: um bairro educador. 2011. (Encontro).

35.
Eigth International Symposium on Iconicity in Language and Literature.Multimodality and video advertisements: The Building of Verbal/Visual Metaphors. 2011. (Seminário).

36.
II Encontro do Laboratório de Tecnologia em Comunicação e Mídias Digitais na Cásper Líbero.Multimodalidade em vídeo: coesão videográfica. 2011. (Encontro).

37.
II Encontro do Laboratório de Tecnologias em Comunicação e e Mídias Digitais.Fluxo de Informações em Videoarte. 2011. (Encontro).

38.
IV Encontro de Hiperteto e Tecnologias Educacionais.Novas Tecnologias em comunicação e mídias digitais. 2011. (Encontro).

39.
SETA -Seminário de teses em andamento.DEBATEDOR. 2011. (Simpósio).

40.
V Semana de Audiovisual do Curso de RTV - Faculdade Cásper Líbero.Vídeo Criador: A performance como linguagem. 2011. (Encontro).

41.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? Intercom 2011. Informação e mídias locativas: reflexões sobre a plataforma Iphone. 2011. (Congresso).

42.
VI Interprogramas de Mestrado.Narrativas de Contemporaniedade. 2010. (Seminário).

43.
17º InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada. Multimodalidade e hipermídia: metáforas verbo-visuais em vídeos publicitários. 2009. (Congresso).

44.
XVII InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Semiose da vida cotidiana. 2009. (Congresso).

45.
XI FERPP.Jurado de banca de avaliação. 2008. (Encontro).

46.
34 ISFC International Systemic-Functional Conference. The process of building an image through video advertisements: A Multidimensional study. 2007. (Congresso).

47.
XVI-InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Análise Multidimensional de Vídeos Publicitários. 2007. (Congresso).

48.
Semana do Curso de Comunicação e Multimeios.Workshop em operação de Câmera. 2005. (Oficina).

49.
XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental. 2005. (Seminário).

50.
XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental.Desenho de curso online para formação de professores na abordagem instrumental. 2005. (Seminário).

51.
XV InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Avaliação quantitativa de um curso online para formação de professores na abordagem instrumental. 2005. (Congresso).

52.
7o. CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada). ESPtec: Formação de Professores e Multiplicadores de Ensino-aprendizagem de Inglês Instrumental para o Sistema de Educação Profissional de Nível Técnico.. 2004. (Congresso).

53.
7o. CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada). Levantamento do Perfil de Alunos de Leitura Acadêmica: Redescobrindo o Público-alvo de um Curso de Inglês Instrumental.. 2004. (Congresso).

54.
7o CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada). A abordagem Instrumental ao Ensino de Línguas no Contexto Acadêmico e dos Negócios. 2004. (Congresso).

55.
XIII InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística aplicada. As representações em cartas de Mala Direta. 2003. (Congresso).

56.
XIII InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. Estrutura genérica de cartas comerciais. 2002. (Congresso).

57.
XII InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísitica Aplicada. Painel de projetos integrados: A Linguagem dos negócios. 2002. (Congresso).

58.
XII InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísitica Aplicada. Análise de Cartas Comerciais em Língua Portuguesa: refletindo sobre o conceito de estrutura genérica. 2002. (Congresso).

59.
XII InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüistica Aplicada. Levantamento de processos em cartas comerciais. 2002. (Congresso).

60.
XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental. 2002. (Congresso).

61.
XVI Seminário Nacional de Inglês Instrumental.Análise de necessidades: Discutindo o processo e o instrumento. 2002. (Seminário).

62.
VI CBLA (Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada). Padrões Temáticos em Cartas de Negócios. 2001. (Congresso).

63.
XI InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. O papel do instrumento de análise de necessidades: refletindo sobre o processo de coleta de dados.. 2001. (Congresso).

64.
43o. GEL -- Grupo de Estudos lingüísticos de São Paulo. Comparação entre reuniões e cartas de negócios. 2000. (Congresso).

65.
Introdução ao WordSmith Tools.Introdução ao WordSmith Tools. 2000. (Oficina).

66.
Pós-graduação em Língua Inglesa -- Unisantanna.Lingüística do Corpus e ESP. 2000. (Oficina).

67.
Segundas do LAEL.LAEL na Internet. 2000. (Simpósio).

68.
X InPLA -- Intercâmbio de Pesquisas em lingüística aplicada. Vantagens e Desvantagens de um Instrumento de Análise de Necessidades. 2000. (Congresso).

69.
V Seminário de Teses em Andamento.Malas Diretas: Um Estudo sobre a Transitividade.. 1999. (Seminário).

70.
VIII InPLA -- Intercâmbio de pesquisas em Lingüística Aplicada. Cartas Comerciais em Língua Inglesa: uma abordagem lexical. 1998. (Congresso).

71.
VI Encontro de Iniciação Científica.Análise Contrastiva de Documentos Publicitários e Não-Publicitários.. 1997. (Encontro).

72.
4o Simpósio de Letras e SEB.Recriação Poética: uma Exemplificação. 1996. (Simpósio).

73.
4º Simpósio de Letras e SEB. 1996. (Simpósio).

74.
Colóquio: "Clarice Lispector: para não esquecer". 1995. (Encontro).

75.
3o Simpósio de Letras e SEB..Frei Luiz de Souza: uma Análise Contrastiva.. 1994. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Abril Cyberpunk: Tecnologia, Sociedade e Cinema. 2017. (Outro).

2.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. 8ª Escola Brasileira de Linguística de Computacional (Ebralc) e da 13º Encontro de Linguística de Corpus (ELC). 2015. (Congresso).

3.
LIMA-LOPES, R. E.. I Encontro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Tecnologia em Comunicação e Mídias Digitais. 2010. (Outro).

4.
LIMA-LOPES, R. E.. XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental. 2005. (Congresso).

5.
LIMA-LOPES, R. E.. X InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Izadora Silva Pimenta. O discurso do combate ao racismo no futebol: estudo sobre a campanha ?Somos Todos Macacos. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Fundo de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão da UNICAMP. (Orientador).

2.
Luana Moro. TREINAMENTO LINGUÍSTICO DE SOFTWARE NA PÓS-EDIÇÃO DE TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO AUTOMÁTICA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Karen Tank Mercuri Macedo. Linchamentos Virtuais. Início: 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

2.
Luana Macieira Barbosa. A multimodalidade no jornalismo científico. Início: 2018. Tese (Doutorado em doutorado em Linguística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

3.
Marco Túlio Pena Câmara. Video Ativismo no Youtube. Início: 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

4.
Terezinha Marcondes Diniz Biazi. Recursos Educacionais Abertos (REA) para o ensino de Inglês: potencialidades e obstáculos. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

5.
Catia Silene Câmara Lassalvia. Transletramento e cultura de participação na aprendizagem ao longo da vida. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).

6.
Maristella Gabardo. LETRAMENTO DIGITAL, LETRAMENTO DIGITAL INFORMACIONAL E O APRENDIZADO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS POR AUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Início: 2017. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Marcelo Vanderley Miranda Sá Rangel. Análisis necesidades de uso de la lengua española en el contexto profesional del turismo: elementos para elaboración de programas de cursos baseados en géneros e tareas. 2013. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada a la Enseñasa de Español) - Universidad de Valladolid, . Coorientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marcio Henrique Centenaro. IPTV : a era do telespectador. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

2.
Júlia Bicudo Bárbara. Pretérito imperfeito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

3.
Camila Ferreira da Silva. Além da visão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

4.
Ana Clara Fonseca, Carlos Felipe Hoenen, Gabriela Watson. Ousa TV: O projeto de um canal audiovisual para Internet. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

5.
Cíntia Gabilan. Os Desafios da Pordução Audiovisual para Celulares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Rádio e Televisão) - Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

Iniciação científica
1.
JACQUELINE MESSIAS DOS SANTOS. A objetificação da mulher na pornografia: análise de etiquetas. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual de Campinas. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.

2.
Luisa Souto Maior Monteiro. Videoclipe na atualidade: da televisão para a internet. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social: Radialismo) - Faculdade Cásper Líbero, Centro Interdisciplinar de Pesquisa-Faculdade Cásper Líbero. Orientador: Rodrigo Esteves de Lima-Lopes.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
LIMA-LOPES, R. E.. Introdução a concordâncias no WordSmith Tools. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA-LOPES, R. E.. Linguagem e Tecnologia: mídias sociais, tecnologia e ensino de línguas estrangeiras aplicadas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de. Linguística do Corpus e tradução. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LIMA-LOPES, R. E.. Discutindo o processamento de texto em ferramentas online. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de. Linguística de Corpus: Introdução e Conceitos Básicos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de; BUZATO, M. E. K. ; BRANQUINO, L. ; LASSALVIA, C. . IEL-1000 - Mídias Digitais e Ensino de Línguas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Lima-Lopes, Rodrigo E. de; BUZATO, M. E. K. . IEL 1000 - Mídias Digitais e Ensino de Línguas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cusoonlineparaformaçãodeprofessores).



Outras informações relevantes


-- Aprovado em primeiro lugar no concurso para professor na UNICAMP em 2015
-- Aprovado em primeiro lugar no concurso para professor na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 2013
-- Tradução da palestra: "Marketing: do Cliente e Perdido a sua Satisfação" em 21 de março de 2011
-- Tradução do evento: A importância do monitoramento eficiente dos meios de comunicação" em 3 de junho de 2011
-- Tradução do "Seminário de Comunicação e Semiótica: como os signos se comunicam" em 3 setembro de 2010



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 24:32:33