Fabio Adour da Camara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4276163029181910
  • Última atualização do currículo em 12/04/2018


Possui Bacharelado em Música habilitação em violão pela Universidade Federal do Estado do Rio (UNI-RIO) , Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professor por 12 anos da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de janeiro. Tem experiência na área de Música, com ênfases em Violão, Educação Musical e Composição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabio Adour da Camara
Nome em citações bibliográficas
CAMARA, F. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música.
Rua do Passeio
Centro
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (31) 34094750
URL da Homepage: www.musica.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2008
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Sobre Harmonia: uma proposta de perfil conceitual, Ano de obtenção: 2008.
Orientador: Eduardo Fleury Mortimer.
Palavras-chave: Música; Harmonia; Educação; Análise; Percepção.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1995 - 1999
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sobre a Composição para Violão,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Antonio José Jardim e Castro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Violão; Composição; Música.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1994
Graduação em Bacharelado em Música - Hab. em Instumento: Violão.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Concerto de violão.
Orientador: Nícolas de Souza Barros.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de Extensão MusMat. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1993 - 1993
Música Antiga - História e Interpretação.
Centro Cultural do Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
1986 - 1989
Teoria e Percepção Musical. (Carga horária: 96h).
Curso de Música Luciano Gallet, CMLG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Na UFRJ, atua como Professor de Percepção Musical e de Harmonia Funcional.

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Evolução da Música I, Evolução da Música II, Música Brasileira I e Música Brasileira II

Atividades

8/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

9/2016 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Música.
4/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo Docente Estruturante.
4/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Violão (I a VIII), Violão Complementar (I e II) Camerata de Violões, Composição para Violão, Improvisação (I a IV), Fraseologia, Harmonia na Música Popular (I a IV), Grandes Grupos Instrumentais (Big Band).


Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Orquestra de Violões do CBM, Enquadramento Funcional: Membro da orquestra, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Música, Educação e Diversidade

Objetivo: Estudos em educação musical voltados para a promoção da diversidade e interação social, entendidos em sentido amplo, e comprometidos com a transformação da qualidade de vida sociocultural e individual..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Palavras-chave: Música; Educação; Música Popular; Arranjo; Improvisação; Composição.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Banco de Dados para Percepção Musical
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Adour da Camara - Coordenador / Amanda Lourenço Jacometi - Integrante.
2003 - 2009
Sobre a Harmonia: uma Proposta de Perfil Conceitual
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2002
Estudo e Transcrição para o Violão da Partita II para Violino Solo de Johann Sebastian Bach
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Fabio Adour da Camara - Coordenador / Magno José Costa Amorim - Integrante.
1996 - 1999
Sobre a Composição para o Violão
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2001 - 2008
Projeto Gerais Big Band
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2002 - 2002
Periódico: Per Musi (UFMG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Violão.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Arranjo.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2014, FUNARTE.
2013
Vencedor do Prêmio FUNARTE de Produção Crítica em Música 2013, FUNARTE.
1996
3º Lugar no I Concurso Nacional de Violão da Fundação Nelson Allam, Fundação Nelson Allam.
1994
Menção Especial no I Festival e Concurso Internacional de Violão Augustin Barrios, .
1993
1º Lugar no IV Concurso Nacional de Violão Souza Lima, Conservatório Souza Lima.
1993
1º lugar no Concurso Inter-universitário de Violão "Do Souto", Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
1992
2º lugar no VI Concurso Nacional de Violão Villa-Lobos, .
1991
2º Lugar no II Concurso Interno de Violão da UNI-RIO - Prêmio Sergio Abreu, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
CAMARA, F. A.. Sobre Harmonia: Uma Proposta de Perfil Conceitual. 1. ed. Rio de Janeiro: Vermelho Marinho, 2014. v. 1. 653p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMARA, F. A.. Análise Motívico‐Fraseológica e Modelagem Sistêmica. In: 14º Colóquio de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ, 2016, Rio de Janeiro. 14º Colóquio de Pesquisa (Edição 2015) Anais Vol. 2 ? Processos Criativos. Rio de Janeiro, 2016. v. 2. p. 74-90.

2.
CAMARA, F. A.. Acentuação Intermediária do Compasso: uma Proposta de Notação Musical. In: VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, 2016, Goiânia. VI Simpósio Internacional de Musicologia da UFG Musicologia e Diversidade ANAIS. Goiânia, 2016. p. 126-134.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAMARA, F. A.; BARROS, B. C. . Análise das transformações motívicas no arranjo orquestral de Carinhoso (1938), de Pixinguinha. In: VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ & II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL ?MÚSICA NO UNIVERSO IBERO-AFRO-AMERICANO: DESAFIOS INTERDISCIPLINARES, 2016, Rio de Janeiro. VII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ & II ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TEORIA E ANÁLISE MUSICAL ?MÚSICA NO UNIVERSO IBERO-AFRO-AMERICANO: DESAFIOS INTERDISCIPLINARES? LIVRO DE RESUMOS. Rio de Janeiro, 2016. p. 22-22.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMARA, F. A.; ALMEIDA, R. . Comunicação do trabalho 'Transcrição auditiva e análise fraseológica: um estudo sobre Knife-Edge de ELP' no VIII Simpósio de Educação Musical do PPGM da UFRJ, âmbito regional, com vínculo metodológico e conceitual ao Projeto de Pesquisa 'Musicalidade Abrangente na pós-modernidade' e com vínculo conceitual e temático ao Projeto 'Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais em música popular'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
JACOMETI, A. L. ; CAMARA, F. A. . Comunicação do trabalho 'Blues é tudo igual?' na 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito regional, com vínculo conceitual aos Projetos de Pesquisa 'Musicalidade Abrangente na pós-modernidade' e 'Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAMARA, F. A.. Apresentação da palestra 'Harmonia e Idiomatismo na Obra para Violão de Guinga', na série 5ª às Seis, organizada por Marcia Taborda e promovida pelo Núcleo de Estudos do Violão do PPGM da UFRJ, âmbito regional, com vínculo conceitual e temático aos projetos 'A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico' e 'Abordagens sistemáticas de aspectos estruturais'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAMARA, F. A.. Acentuação Intermediária do Compasso: uma Proposta de Notação Musical. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAMARA, F. A.; BARROS, B. C. . Análise das transformações motívicas no arranjo orquestral de Carinhoso (1938) de Pixinguinha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAMARA, F. A.. Modelos Composicionais baseados em Linguagem Verbal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAMARA, F. A.; JACOMETI, A. L. . Improvisação e Permanência num Blues de Skip James. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAMARA, F. A.. Análise Motívico‐Fraseológica e Modelagem Sistêmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMARA, F. A.; VICTORIO, R. ; FREIRE, S. ; VASCONSELOS, R. ; CORONEL, M. . Participação na mesa redonda 'Composição para Violão' no I Simpósio Internacional de Violão promovido pelas universidades UFMG, UNIMONTES e UFSJ, âmbito internacional, com vínculo conceitual ao Projeto de Pesquisa 'Musicalidade Abrangente na pós-modernidade' e vínculo conceitual e temático ao Projeto de pesquisa 'Abordagens sistemática de aspectos estruturais em música popular'. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. ; GONTIJO, G. ; ABALADA, V. . Encontro de 'Tradução, contrafactum de contratação' da UFRJ. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CAMARA, F. A.; DELVIZIO, C. ; SILVA, M. ; DUARTE, F. . I Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
CAMARA, F. A.; MANDAT, E. ; MACHADO, J. . Técnicas Estendidas e Harmonias em Performance e Composição'. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
CAMARA, F. A.; LAKSCHEVITZ, E. ; SALLES, M. ; SALLES, M. . A nova música e o músico no panorama da música de concerto. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMARA, F. A.; BARROS, N. S. . Curso de Extensão 'Introdução à improvisação para violonistas'. 2016. .

2.
CAMARA, F. A.. Curso de Percepção Musical Painel Funarte de Bandas de Música. 2016. .

3.
CAMARA, F. A.. Curso de Percepção Musical - Painel Funarte de Bandas de Música. 2014. .

4.
CAMARA, F. A.. Minicurso de Introdução a Improvisação. 2014. .

5.
CAMARA, F. A.. Curso de Improvisação Musical. 2013. .

6.
CAMARA, F. A.. Curso de Percepção Musical - Painel Funarte de Bandas de Música. 2013. .

7.
CAMARA, F. A.. Música Contemporânea. 2013. (Master-class).

8.
CAMARA, F. A.. Curso de Percepção Musical - Painel Funarte de Bandas de Música. 2012. .

9.
PAZ, Ermelinda A. ; CAMARA, F. A. . Edino Krieger: crítico, produtor musical e compositor. 2012. (Editoração/Livro).

10.
CAMARA, F. A.. Oficina de Violão - Pauta Contemporânea. 2011. .

11.
CAMARA, F. A.. Curso de Improvisação Tradicional e Experimental - Pauta Contemporânea. 2011. .


Produção artística/cultural
Música
1.
CAMARA, F. A.. Estreia mundial da obra 'Peças Dispersas' (2016) de Rodrigo Marconi, no Concerto do Duo Adour na Série Tendências da Escola de Música da UFRJ, âmbito regional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

2.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Estreia mundial da obra 'Odes a Ricardo Reis' (2017) de Rodrigo Marconi, pelo Duo Adour na Série Tendências da Escola de Música da UFRJ, âmbito regional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

3.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Estreia mundial da obra 'Day 1' (2017) de Elaine Thomazi Freitas, pelo Duo Adour na Série Tendências da Escola de Música da UFRJ, âmbito regional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

4.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Estreia mundial da obra 'Cantos proverbiais africanos' (2016) de Eduardo Camenietzki, pelo Duo Adour na Série Tendências da Escola de Música da UFRJ, âmbito regional, com vínculo metodológico, conceitual e temático aos Projetos de Pesquisa 'Africanias: a música vocal brasileira e a relação Brasil-África' e 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'.. 2017. Interpretação.

5.
CAMARA, F. A.. Estreia mundial da obra 'Figura Cantabile' (2016), de Danniel Ribeiro, na XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, na Sala Cecília Meireles, âmbito nacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

6.
CAMARA, F. A.; SCHUBERT, A. ; BARRENECHEA, L. S. ; COUTRIM, L. ; NICODEMO, A. ; BONAN, C. ; BARRENECHEA, S. ; SENNA, J. ; SA, P. ; FERREIRA, V. . Estreia mundial da obra 'Fumebianas nº 2' (2016), de Guilherme Bertissolo, na XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, na Sala Cecília Meireles, âmbito nacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

7.
CAMARA, F. A.. Estreia mundial do arranjo para orquestra do Lundu 'Esta noite, oh céus, que dita' (1830), de João Francisco Leal, executada no fim da ópera 'Viva la mama', de Gaetano Donizetti, promovida pelas Escolas de Música, Belas Artes e Comunicação da UFRJ, âmbito regional, com vínculo conceitual ao projeto de pesquisa 'A prática interpretativa no domínio do conhecimento histórico'. 2017. Arranjo.

8.
CAMARA, F. A.; DIAS, A. E. ; Batista Jr ; SERALE, D. ; COUTRIM, L. ; SALLES, M. ; RIBEIRO, M. ; HASHIMOTO, F. . Participação como Regente da peça 'Evolon', de Edson Zampronha, executada pelo Abstrai Ensemble no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira, âmbito internacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

9.
CAMARA, F. A.; DIAS, A. E. ; Batista Jr ; SERALE, D. ; BALLOUSSIER, K. ; COUTRIM, L. ; RIBEIRO, M. ; BITTENCOURT, P. . Participação como Regente da peça 'Sonora', de Edson Zampronha, executada pelo Abstrai Ensemble no IV Festival de Música Contemporânea Brasileira, âmbito internacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

10.
CAMARA, F. A.; MENDES, D. ; SPOLADORE, M. ; SERALE, D. ; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. . Participação como Regente da peça 'Experiência auto-referencial', de Phivos-Angeloa Kollias, executada pelo Abstrai Ensemble no VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, âmbito internacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

11.
CAMARA, F. A.; SERALE, D. ; BITTENCOURT, P. . Participação como Guitarrista na peça 'Trio', de Pauxy Gentil-Nunes, executada pelo Abstrai Ensemble no VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, âmbito internacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

12.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. . Participação como Violonista na peça 'Litania', de Joao Pedro de Oliveira, executada pelo Abstrai Ensemble no concerto do grupo Proxima Caentauri, executada pelo Abstrai Ensemble no Espaço Cultural Maison, âmbito internacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao projeto de pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

13.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Participação como Violonista na peça 'Dark Angels', de Peter Maxwell Davies, executada pelo Duo Adour no concerto 'A Decada de 1990?, em celebração do Bacharelado em Violão da UNIRIO e aos 50 Anos do Instituto Villa-Lobos, âmbito regional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

14.
CAMARA, F. A.. Apresentação da peça 'Choros nº 1', de Heitor Villa-Lobos, no concerto 'Integral dos 'Choros' de câmara de Villa-Lobos' do Abstrai Ensemble no 55º Festival Villa-Lobos, âmbito nacional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisac'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

15.
CAMARA, F. A.; GANC, D. . Apresentação do arranjo, para flauta e violão, de 'Quebra-Pedra', de Tom Jobim, pelo Duo Ganc Adour no Concerto de Abertura do I Rio Flute Fest, âmbito nacional, com vínculo metodológico e conceitual ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Arranjo.

16.
CAMARA, F. A.; GANC, D. . Apresentação do arranjo, para flauta e violão, de 'Bebê', de Hermeto Pascoal, pelo Duo Ganc Adour no Concerto de Abertura do I Rio Flute Fest, âmbito nacional, com vínculo metodológico e conceitual ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Arranjo.

17.
CAMARA, F. A.; SCHUBERT, A. ; ALVES, J. O. ; SENNA, C. ; NASSARO, N. ; LUCAS, M. ; OLIVEIRA, S. R. . Apresentação de Recital como violonista de obras dos compositores do Prelúdio 21 na série Conversa Acústica, âmbito regional, com vínculo metodológico, conceitual e temático ao Projeto de Pesquisa 'Performance musical colaborativa no século XXI: abordagens e perspectivas'. 2017. Interpretação.

18.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Duo Adour - Música no Palacio. 2016. Interpretação.

19.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Duo Adour - Série Música de Primeira. 2016. Interpretação.

20.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. ; SCHUBERT, A. . Duo Adour - Prelúdio 21 - De Volta às Origens. 2016. Interpretação.

21.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Duo Adour - Conservatório da UFMG - Música dos Séculos XX e XXI para violão e voz. 2016. Interpretação.

22.
CAMARA, F. A.; MENDES, D. ; Batista Jr ; SALLES, M. ; DIAS, A. E. ; COUTRIM, L. . Concerto do Abstrai - Bienal de Música Contemporânea nas Olimpíadas e Paralimpíadas. 2016. Interpretação.

23.
CAMARA, F. A.; SERALE, D. ; MENDES, D. ; SALLES, M. ; BITTENCOURT, P. ; Batista Jr ; CARNEIRO, M. . Abstrai Ensemble no Audio Rebel. 2016. Interpretação.

24.
CAMARA, F. A.; MENDES, D. ; COUTRIM, L. ; SALLES, M. ; Batista Jr ; BITTENCOURT, P. ; RIBEIRO, M. ; DIAS, A. E. ; SCHILLER, J. . Concerto do Abstrai Ensemble. 2016. Interpretação.

25.
CAMARA, F. A.; SAMPAIO, J. ; COELHO, M. ; LAUCAS, S. ; SARDINHA, D. ; ALRAM, F. ; CARDOSO, J. ; ARAUJO, E. . Recital de obras para Violão e Canto dos alunos de Composição da UFRJ. 2016. Interpretação.

26.
CAMARA, F. A.; LAUCAS, S. ; LAUCAS, G. . Recital de Formatura de Saulo Laucas. 2016. Interpretação.

27.
CAMARA, F. A.; GANC, D. . Eu não sabia que sabia no Festival Sesc de Inverno de Teresópolis. 2016. Interpretação.

28.
CAMARA, F. A.; DIAS, A. E. ; Batista Jr ; MENDES, D. ; BITTENCOURT, P. . Abstrai no Centro da Música Carioca. 2016. Interpretação.

29.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; Batista Jr ; DIAS, A. E. . V Festival Virtuosi Século XXI - concerto do Abstai Ensemble. 2016. Interpretação.

30.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. ; LAUCAS, S. . Duo Adour no XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. 2016. Interpretação.

31.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; Batista Jr ; DIAS, A. E. ; CALDERANO, T. ; BALLOUSSIER, K. . Abstrai Ensemble no XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual. 2016. Interpretação.

32.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. ; COUTINHO, M. ; SOBRAL, V. . Homenagem a Peter Maxwell Davies (concerto do Duo Adour). 2016. Interpretação.

33.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; SERALE, D. ; DANTAS, P. ; MENDES, D. ; CASTILLO, P. . Festival Música Estranha 2015: concerto do Abstrai Ensemble. 2015. Interpretação.

34.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Concertos Sesc Partituras: Duo Adour. 2015. Interpretação.

35.
CAMARA, F. A.; GENTIL-NUNES, P. ; SERALE, D. ; SALLES, M. . XXI Bienal de Música Brasileira Contemporânea: concerto do Abstrai Ensemble. 2015. Interpretação.

36.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; SERALE, D. ; MENDES, D. ; SALLES, M. ; MEZA, M. ; SPOLADORE, M. ; MONTEIRO, F. ; Batista Jr . Música de Agora na Bahia: concerto do Abstrai Ensemble. 2015. Interpretação.

37.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; SERALE, D. ; MENDES, D. ; Batista Jr ; DANTAS, P. . Música de Agora na Bahia: concerto do Abstrai Ensemble. 2015. Interpretação.

38.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; SERALE, D. ; Batista Jr ; SALLES, M. ; RIBEIRO, M. ; PETRI, A. ; STANECK, J. ; VILLAFRANCA, S. . Música de Câmara na ABL: concerto do Abstrai Ensemble. 2015. Interpretação.

39.
CAMARA, F. A.. Av-Rio convida Fabio Adour. 2015. Interpretação.

40.
CAMARA, F. A.. 3º Festival Internacional Compositores de Hoje. 2015. Interpretação.

41.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; DANTAS, P. ; SERALE, D. ; MENDES, D. ; SPOLADORE, M. . Concerto do Abstrai ensemble na Sala Cecilia Meireles. 2015. Interpretação.

42.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Duo Adour: Música dos séculos XX e XXI para voz e violão. 2015. Interpretação.

43.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; SERALE, D. ; CASTILLO, P. . MUSLAB convida Abstrai Ensemble. 2015. Interpretação.

44.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; Batista Jr ; SERALE, D. . Concerto do Abstrai Ensemble na Escola de Música da UFRJ. 2015. Interpretação.

45.
CAMARA, F. A.; ALVES, J. O. ; LUCAS, M. ; NASSARO, N. ; OLIVEIRA, S. R. ; SENNA, C. ; SCHUBERT, A. . Fabio Adour Interpreta Prelúdio 21 no Programa Harmonia da Rádio MEC. 2015. Interpretação.

46.
CAMARA, F. A.; SERALE, D. ; MENDES, D. ; DANTAS, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; BITTENCOURT, P. . Abstrai no 'Partituras' da TV Brasil. 2015. Interpretação.

47.
CAMARA, F. A.; LUCAS, M. ; NASSARO, N. ; OLIVEIRA, S. R. ; SCHUBERT, A. ; ALVES, J. O. ; SENNA, C. . Prelúdio 21 convida o violonista Fabio Adour. 2015. Interpretação.

48.
CAMARA, F. A.; PIRES, J. C. ; CHABOUDET, L. . Mostra de Composição Horizonte. 2015. Interpretação.

49.
CAMARA, F. A.; LUCAS, M. ; NASSARO, N. ; OLIVEIRA, S. R. ; SENNA, C. ; SCHUBERT, A. ; ALVES, J. O. . Prelúdio 21 convida o violonista Fabio Adour. 2014. Interpretação.

50.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; SERALE, D. . Música de Câmara na ABL: concerto do Abstrai Ensemble. 2014. Interpretação.

51.
CAMARA, F. A.; SIMOES, B. ; RISOTTO, A. . O Cancioneiro de Guerra-Peixe: Integral da obra vocal para voz e piano e voz e violão. 2014. Interpretação.

52.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; DANTAS, P. ; SPOLADORE, M. ; SERALE, D. . Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2014: concerto do Abstrai Ensemble. 2014. Interpretação.

53.
CAMARA, F. A.; GANC, D. . Projeto 'Clássicos: Eu não sabia que sabia': Duo Ganc Adour. 2014. Interpretação.

54.
CAMARA, F. A.. XXVII Panorama da Música Brasileira Atual: participação do violonista Fabio Adour. 2014. Interpretação.

55.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; DANTAS, P. ; SERALE, D. ; MENDES, D. . CMMAS convida Abstrai Ensemble. 2014. Interpretação.

56.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; GENTIL-NUNES, P. ; DANTAS, P. ; SERALE, D. ; MENDES, D. . MUAC convida Abstrai Ensemble. 2014. Interpretação.

57.
CAMARA, F. A.. Prelúdio 21: concerto de encerramento da temporada 2014: violonista Fabio Adour. 2014. Interpretação.

58.
CAMARA, F. A.. III Festival de Violão da UFMA: concerto do violonista Fabio Adour. 2014. Interpretação.

59.
CAMARA, F. A.; BALDOW, T. . 'Acalento'. 2014. Arranjo.

60.
CAMARA, F. A.; ABREU, Z. ; KLEIN, S. ; VANUCCI, R. ; RENNO, C. . 'Tico-tico no Fubá'. 2014. Arranjo.

61.
CAMARA, F. A.; MAGAL, S. ; KLEIN, S. ; VANUCCI, R. ; RENNO, C. . 'O meu Sangue Ferve por você'. 2014. Arranjo.

62.
CAMARA, F. A.; BRACCINI, M. . 'Samba do Perdão'. 2014. Arranjo.

63.
CAMARA, F. A.; BRACCINI, M. . CD 'Noturno' de Marcos Braccini. 2014. Registro Fonográfico.

64.
CAMARA, F. A.; MORTIMER, I. . CD Mocó.1. 2014. Registro Fonográfico.

65.
CAMARA, F. A.; AZEVEDO, R. R. . Recital de Formatura de Rosely Rodrigues de Azevedo. 2014. Interpretação.

66.
CAMARA, F. A.; MEZA, M. ; BITTENCOURT, P. ; CALDERANO, T. . Concerto do Abstrai Ensemble. 2013. Interpretação.

67.
CAMARA, F. A.. Concerto do Violonista Fabio Adour. 2013. Interpretação.

68.
CAMARA, F. A.. Concerto do Violonista Fabio Adour. 2013. Interpretação.

69.
CAMARA, F. A.. 51º Festival Villa-Lobos: Homenagem a Edino Krieger e Almeida Prado. 2013. Interpretação.

70.
CAMARA, F. A.; GANC, D. ; RESCALA, T. . Programa de Rádio Blim-Blem-Blom - Duo David Ganc e Fabio Adour. 2012. Interpretação.

71.
CAMARA, F. A.. Concerto de Violão - Movimento Concerto - UFMS. 2012. Interpretação.

72.
CAMARA, F. A.. Suíte Sacana. 2012. Apresentação de Obra (para compositores).

73.
CAMARA, F. A.; MARCONI, R. . XXVI Panorama da Música Brasileira Atual. 2012. Interpretação.

74.
CAMARA, F. A.; BITTENCOURT, P. ; DANTAS, P. ; OLIVEIRA, J. P. . XXVI Panorama da Música Brasileira Atual. 2012. Interpretação.

75.
CAMARA, F. A.. Concerto de encerramento do Painel Funarte de Bandas de Música. 2012. Interpretação.

76.
CAMARA, F. A.. III Festival Internacional de Violão da UFRJ. 2012. Interpretação.

77.
CAMARA, F. A.; GENTIL-NUNES, P. ; LUCAS, M. . Concerto de encerramento (2012) do Prelúdio 21. 2012. Interpretação.

78.
CAMARA, F. A.; LOPES, L. . Infinito Plural. 2012. Arranjo.

79.
CAMARA, F. A.; CASTRO, P. ; LOPES, L. . Samba do Apocalipse. 2012. Arranjo.

80.
CAMARA, F. A.; LOPES, L. . CD 'Abaporu' de Laura Lopes. 2012. Registro Fonográfico.

81.
CAMARA, F. A.; GANC, D. . Concerto do Duo Ganc Adour. 2012. Interpretação.

82.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Concertos da AV-Rio no CCJF. 2011. Interpretação.

83.
CAMARA, F. A.. Concerto do Violonista Fabio Adour - Pauta Contemporânea. 2011. Interpretação.

84.
CAMARA, F. A.. Panda. 2011. Composição (estréia).

85.
CAMARA, F. A.. Suíte Sacana. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

86.
CAMARA, F. A.; GANC, D. ; RESCALA, T. . Eu não sabia que sabia. 2011. Interpretação.

87.
CAMARA, F. A.; GANC, D. ; RESCALA, T. . Lançamento do CD 'Na cadência do silêncio' de Tim Rescala. 2011. Interpretação.

88.
CAMARA, F. A.; GANC, D. ; RESCALA, T. . Lançamento do CD 'Na cadência do silêncio' de Tim Rescala. 2011. Interpretação.

89.
CAMARA, F. A.; GANC, D. ; RESCALA, T. . CD 'Na Cadência do Silêncio' de Tim Rescala. 2011. Registro Fonográfico.

90.
CAMARA, F. A.. Concerto de encerramento do Pauta Contemporânea. 2011. Interpretação.

91.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A. . Concerto do Duo Adour. 2011. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMARA, F. A.; GENTIL-NUNES, P.; ALMADA, C.. Participação em banca de Bernardo Ramos. A composição para violão a partir de mediações entre textura e técnica. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CAMARA, F. A.; BARROS, N. S.; RONAI, L.. Participação em banca de Amadeu Rosa. "Violão e Ornamentação Barroca: Um Manual de Técnica Violonística". 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CAMARA, F. A.; TABORDA, M. E.; BARBEITAS, F.. Participação em banca de Juliano Câmara Santos. "A Composição e a Performance Violonística de Egberto Gismonti". 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CAMARA, F. A.; BARROS, N. S.; VETROMILLA, C. D.. Participação em banca de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro. "Reelaboração para Violão da Obra de J.S. Bach: análise das versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez da Fuga BWV1001". 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CAMARA, F. A.; ZORZAL, R. C.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.. Participação em banca de Ana Neuza Araujo Ferreira. "A Escola de Música do Estado do Maranhão: um Estudo Histórico-Organizacional. 2014. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão.

6.
CAMARA, F. A.; BARRENECHEA, L. S.; SILVEIRA, R. X.. Participação em banca de Daniel Felipe Leite Sanches. "Estudo Nº 2 e Estudo Nº 4 de José Vieira Brandão". 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
CAMARA, F. A.; FREITAS, H. F. B.; SILVA, W. M.. Participação em banca de Ricardo Costa Laudares Silva. "A Educação da Improvisação em um Curso Superior de Música". 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
CAMARA, F. A.; FREITAS, H. F. B.; RODRIGUES, M.. Participação em banca de David Rangel Diel de Carvalho Martins. "Improvisação no choro segundo chorões". 2012. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
CAMARA, F. A.; PINTO, M. T. P.; SALGADO, J. A.; DIAS, A. E.; LAKSCHEVITZ, E.; FABRIS, B.. Participação em banca de David Ganc. Improvisação e Interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CAMARA, F. A.; PINTO, M. T. P.; JUSTI, L. C.; CARDOSO, A.; SIMOES, N. A.. Participação em banca de Marcelo Jardim de Campos. "A Banda do Villa: A Obra para Banda de Música de Heitor Villa-Lobos". 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CAMARA, F. A.; SIMOES, N. A.; FIGUEIREDO, A. C. S.; PINTO, M. T. P.; ARAGAO, P.. Participação em banca de Antonio Carlos Siqueira. "Choro e Violão na Composição Musical de Guinga". 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
GANC, D.; CAMARA, F. A.; PINTO, M. T. P.; SALGADO, J. A.. Participação em banca de David Ganc. "Improvisação e Interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas". 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutoradoem Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CAMARA, F. A.; PINTO, M. T. P.; BARRENECHEA, L. S.. Participação em banca de David Ganc. "A Improvisação em Tempo Real de Nivaldo Ornellas e a Comparação da Interpretação de sua Música de Câmara". 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CAMARA, F. A.; SIMOES, N. A.; PINTO, M. T. P.. Participação em banca de Marcelo Jardim de Campos. "Três Obras de Villa-Lobos para Banda de Música". 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CAMARA, F. A.; SIMOES, N. A.; FIGUEIREDO, A. C. S.. Participação em banca de Antonio Carlos Siqueira. "Choro e Violão na Composição Musical de Guinga". 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
CAMARA, F. A.; ALMADA, C.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Pedro Emmanuel Zisels Machado Ramos. Estudos estruturais em contrapontos de Pixinguinha: ritmo e contorno melódico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CAMARA, F. A.; ALVARES, S.; FREIRE, J. M. B.. Participação em banca de João Daniel Cardoso da Costa. "A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino regular da rede municipal de Guarapari - ES". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
RAMOS, B.; CAMARA, F. A.; GENTIL-NUNES, P.; KORMAN, C. H.. Participação em banca de Bernardo Ramos. "A composição para violão a partir de mediações entre textura e técnica". 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CAMARA, F. A.; TABORDA, M. E.; MATTA, P.. Participação em banca de Juliano Câmara Santos. "A Obra para Violão de Egberto Gismonti". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CAMARA, F. A.; CAMARA, A. A. A.; MEIRELLES, R.. Participação em banca de Ronaldo Roella Carvalho. "A implementação da linguagem musical por meio do Programa Mais Educação: possibilidades e desafios". 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CAMARA, F. A.; BARROS, N. S.; VETROMILLA, C. D.. Participação em banca de Sérgio Vitor de Souza Ribeiro. "Um Breve Panorama das Reelaborações da Obra de J.S. Bach para o Violão e uma Análise Comparativa de versões de Francisco Tárrega e Pablo Marquez". 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CAMARA, F. A.; PINTO, M. T. P.; ULHOA, M. T.. Participação em banca de David Ganc. "Possibilidades Interpretativas na Música de Câmara de Nivaldo Ornelas". 2013.

8.
CAMARA, F. A.; TABORDA, M. E.; SANTOS, R. M. M.. Participação em banca de Samuel da Silva. "Paulo Belinatti e a Gravação dos Afro-Sambas". 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARA, F. A.; ALMADA, C.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Lucas Chaboudet.Participação como membro titular da Banca do Trabalho de Conclusão do Curso de Composição de Lucas Chaboudet. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música (Composição)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CAMARA, F. A.; ALMADA, C.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Adriel Viturino.Participação como membro titular da Banca do Trabalho de Conclusão do Curso de Composição de Adriel Viturino. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música (Composição)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
AVELLAR, A. T.; CAMARA, F. A.; GENTIL-NUNES, P.; PITOMBEIRA, L.. Participação em banca de Alexandre Tavarres Avellar.Trabalho de Conclusao de Curso de Alexandre Tavarres Avellar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música (Composição)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAMARA, F. A.; RODRIGUES, M.; ANDRADE, A. L.; MELO, L. C. L. C. E.; KORMAN, C. H.. Concurso Público na Classe de Professor Auxiliar, área de conhecimento Violão / Música Popular. 2013. Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
CAMARA, F. A.; LICURSI, M. B.; MIANA, A.. Concurso Público para Professor Substituto de Percepção Musical. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
CAMARA, F. A.; ARAUJO, F.; MASCARENHAS, M.. Concurso público para Professor Substituto na área de Música / Harpa. 2006.

4.
CAMARA, F. A.; SANTOS, R.; ANDRES, A.; ROCHA, F.; DRUMMOND, H.. Concurso Público na Classe de Professor Assistente, Nível I, área de conhecimento Teclado / Música Popular. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

Outras participações
1.
CAMARA, F. A.; PINTO, M. T. P.; VETROMILLA, C. D.; GANC, D.; MADEIRA, M. T.. Banca de defesa de Produto Artístico do Curso de Mestrado em Música - David Ganc. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CAMARA, F. A.. XIII Seleção de Novos Talentos da Associação de Violão do Rio de Janeiro - Homenagem a Paulo Porto Alegre. 2015. Associação de Violão do Rio de Janeiro.

3.
CAMARA, F. A.. Parecerista ad hoc do XIV SEMPEM ? SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MÚSICA DA UFG,. 2014. Universidade Federal de Goiás.

4.
CAMARA, F. A.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2015 - Teste de Habilidade Específica (Música). 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
CAMARA, F. A.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2013 - THE (Música) - (T.I.M.) Vagas Remanescentes. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
CAMARA, F. A.. XI Seleção de Novos Talentos da Associação de Violão do Rio de Janeiro - Homenagem a Marcelo Rauta. 2013. Associação de Violão do Rio de Janeiro.

7.
CAMARA, F. A.; TABORDA, M. E.; WIESE, B.. Banca Examinadora de Recital de Mestrado de Marcello Gonçalves. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
CAMARA, F. A.; RAMALHO, C.; SA, P.. Comissão de Revalidação de Diploma de Fernando Jorge Birra Salgado. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
CAMARA, F. A.; RAMALHO, C.; SA, P.. Comissão de Revalidação de Diploma de Naomi Kunamoto. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
CAMARA, F. A.; RAMALHO, C.; SA, P.. Comissão de Revalidação de Diploma de Ana Isabel Cartaxo Guimarães Brasil. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
CAMARA, F. A.; RAMALHO, C.; SA, P.. Comissão de Revalidação de Diploma de Olga Nazareth Cornejo Jara. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CAMARA, F. A.. X Seleção de Novos Talentos da Associação de Violão do Rio de Janeiro - Homenagem a Marcelo Rauta. 2012. Associação de Violão do Rio de Janeiro.

13.
CAMARA, F. A.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2013 - Teste de Habilidade Específica (Música). 2012. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

14.
CAMARA, F. A.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2012 - Teste de Habilidade Específica (Música). 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
CAMARA, F. A.. Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ 2012 - THE (Música) - (T.I.M.) Vagas Remanescentes. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
CAMARA, F. A.. Avaliação de Trabalhos na XIV Semana de Iniciação Científica. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.

17.
CAMARA, F. A.. Concurso Jovens Solistas. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

18.
CAMARA, F. A.. Comissão de Avaliação Docente. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

19.
CAMARA, F. A.. Comissão Eleitoral Local. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SESC Pauta Contemporânea 2011.Mesa redonda: A nova música e o músico no panorama da música de concerto. 2011. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAMARA, F. A.. Avaliador de Resumos da 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, âmbito regional, com vínculo conceitual à Linha de pesquisa Música, Educação e Diversidade. 2017. (Outro).

2.
CAMARA, F. A.; ARAUJO, F. ; BARBEITAS, F. ; VICTORIO, R. ; BRAGA, C. ; LEVI, S. ; VALE, V. ; CAMPOLINA, E. ; MACIEL, M. ; VINCENS, G. ; COLOMBO, T. . Membro da Comissão Científica do I Simpósio Internacional de Violão, promovido pelas universidades UFMG, UNIMONTES e UFSJ, âmbito internacional, com vínculo conceitual ao Projeto de Pesquisa 'Musicalidade Abrangente na pós-modernidade'. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Evyênia Taynara Sales dos Santos. Elaboração de Arranjos para o Ensino de Violino. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Amanda Lourenço Jacometi. Blues é tudo igual?. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
David Ganc. Improvisação e Interpretação na obra autoral de Nivaldo Ornelas. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Fabio Adour da Camara.

2.
Antonio Carlos Siqueira. "Choro e Violão na Composição Musical de Guinga". 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, . Coorientador: Fabio Adour da Camara.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Cavalcante Barros. Introdução à Produção Orquestral Radiofônica de Pixinguinha: Análise das Relações Motívicas do Arranjo de Carinhoso (1938)". 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Fabio Adour da Camara.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 17:34:07