Ítalo Modesto Dutra

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2533218769833747
  • Última atualização do currículo em 19/05/2017


Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2006, Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1995) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, mapas conceituais, informática na educação, formação de professores, processos de conceituação e aprendizagem mediados por uso de tecnologia.Foi Coordenador Geral de Ensino Fundamental, da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação no período de maio de 2013 a maio de 2015. A partir de maio de 2015 até junho de 2016 foi Diretor da Diretoria de Currículos e Educação Integral, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Foi professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e líder de grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Educação a Distância (Le@d). Além disso, atua como pesquisador colaborador do Institute for Human and Machine Cognition desde 2003 na pesquisa e no desenvolvimento do software para construção de mapas conceituais CmapTools. Está licenciado do cargo de professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - curso de Licenciatura em Matemática e hoje atua como Chefe da Área de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ítalo Modesto Dutra
Nome em citações bibliográficas
DUTRA, Í. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Colégio de Aplicação, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza.
Av. Bento Gonçalves 9500
Agronomia
91501970 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 33087118
Fax: (51) 33086976
URL da Homepage: http://www.ufrgs.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2006
Doutorado em Informática na Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Mapas conceituais no acompanhamento dos processos de conceituação, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Léa da Cruz Fagundes.
Palavras-chave: mapas conceituais; aprendizagem; internet; avaliação; projetos de aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1996 - 1998
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Um exemplo de bilhar poligonal plano com trajetórias densas,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Luiz Fernando Carvalho da Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: geometria; número rotação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1995
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal de Brasília, IFB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Curso de Licenciatura em Matemática


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de 1º e 2º graus, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Estudos Em Educação a Distância do Colégio de Aplicação, Colégio de Aplicação.

8/1997 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
1/2007 - 12/2010
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Coordenador da Comissão de Ensino.
06/2006 - 12/2008
Ensino, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise de Conteúdos Curriculares e Desenvolvimento de Atividades Interdisciplinares
Desenvolvimento de Projetos em Classes de Ensino Básico
Gestão das Tecnologias na Escola: Novos Tempos e Espaços
Seminário de Avaliação da Aprendizagem
10/2006 - 04/2008
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, .

Atividade de extensão realizada
PROGRAMA CONVIVER PARA APRENDER - FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A QUALIFICAÇÃO DA CONVIVÊNCIA E DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.
05/2006 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, CEPE - Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Representante Docente.
04/2005 - 02/2008
Extensão universitária , Colégio de Aplicação, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza.

Atividade de extensão realizada
Portal Mapas Conceituais na Educação.
03/2007 - 12/2007
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Complexificação Sócio-cognitiva I
Complexificação Sócio-cognitiva II
1/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa.
1/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Programa de Pós Graduação Em Informática na Educação.

Cargo ou função
Membro da Comissão Coordenadora do PPGIE.
4/2004 - 8/2004
Extensão universitária , Laboratório de Estudos Em Educação a Distância do Colégio de Aplicação, Colégio de Aplicação.

Atividade de extensão realizada
Curso a Distância: Mapas Conceituais na Educação.
1/2003 - 7/2004
Extensão universitária , Laboratório de Estudos Cognitivos, Instituto de Psicologia.

Atividade de extensão realizada
Projeto ECSIC - Escola, Conectividade e Sociedade da Informação.
1/2002 - 12/2002
Ensino, Especialização Em Informática na Educação à Distân, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Análise de conteúdos e desenvolvimento de atividades interdisciplinares
Gestão de tempos e espaços no trabalho com projetos
4/2000 - 12/2001
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação.

Atividade de extensão realizada
Site para intercâmbio com escolas parceiras do Projeto Amora/CAp/UFRGS.
1/2000 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Pesquisa.
4/2000 - 11/2000
Extensão universitária , Departamento de Ciências Exatas e da Natureza, Colégio de Aplicação.

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão: As funções Matemáticas através de fenômenos Físicos.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretor de Currículos e Educação Integral, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Destaca-se, entre as ações realizadas no cargo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio da atuação na coordenação institucional da construção da BNCC por realizando reuniões técnicas com Comissão de Assessores e Especialistas para a redação de proposta de documento para discussão nacional bem como reuniões técnicas com associações profissionais e científicas para a negociação do texto; participação no Fórum Nacional de Educação; coordenação de Equipes Estaduais em todas as unidades da Federação para a discussão da BNCC nas redes públicas de ensino. Os resultados do trabalho podem ser acompanhados em http://basenacionalcomum.mec.gov.br.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador-Geral do Ensino Fundamental, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Dentre as principais atividades realizadas nesse período destacam-se as discussões relativas a: a) Política de adequação idade/ano escolar para jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental - realização de reuniões intersetoriais com equipes internas ao (Educação Básica e Diversidade e Inclusão) MEC e às secretarias de governo relativas à saúde, juventude, cultura, desenvolvimento social e combate à fome, direitos humanos, primoção da igualdade racial; promoção de seminário nacional para tratar do tema; construção de ação no Programa Mais Educação para o público específico; e estabelecimento de parcerias com quatro grupos de pesquisa de universidades federais para a construção de experiências locais de produção de currículo específico para os jovens de 15 a 17 anos retidos no ensino fundamental. b) Construção de proposta de Direitos à aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Básica - realização de reuniões com pesquisadores e professores de escolas de educação básica para a produção do documento "Por uma política curricular para a educação básica: contribuição ao debate da base nacional comum a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento" com vistas à construção da Base Nacional Comum Curricular para o Brasil. c) Programa Escolas Interculturais de Fronteira - Ampliação do escopo de atuação do programa para o arco norte dos países fronteiriços ao Brasil através da vinculação à política de Educação Integral do MEC; participação ativa no Mercosul Educativo através da participação como membro representante do do GT Escolas Interculturais de Fronteira e da Comissão Regional Coordenadora da Educação Básica.

Atividades

05/2013 - 06/2016
Direção e administração, Secretaria de Educação Básica, .

Cargo ou função
Coordenação Institucional da construção da Base Nacional Comum Curricular.

Institute for Human and Machine Cognition, IHMC, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Colaborador
Outras informações
Colaborador da pesquisa: CmapTools: A Knowledge Modeling Kit. Informações disponíveis na internet no endereço: http://www.ihmc.us/research/projects/Cmaps/

Atividades

06/2003 - Atual
Serviços técnicos especializados , Knowledge Modeling and Sharing, .

Serviço realizado
Tradução para a Língua Portuguesa do Software CmapTools.
06/2003 - 07/2003
Estágios , Knowledge Modeling and Sharing, .

Estágio realizado
Colaboração no projeto CmapTools: A Knowledge Modeling Kit.

Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe da Área de Educação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Constituição dos Sistemas Lógicos e Processos de Conceituação

Objetivo: Estudam-se os aspectos teóricos e empíricos do desenvolvimento dos sistemas lógicos e dos processos de conceituação de indivíduos. São desenvolvidas pesquisas que relacionam diferentes tipos de representação do conhecimento (linguagem natural e mapas conceituais) no acompanhamento dos processos de conceituação..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: processos de conceituação; educação básica; informática na educação; mapas conceituais.


Projetos de pesquisa


2007 - Atual
Modelos de acompanhamento dos processos de conceituação
Descrição: Objetivo Geral: Gerar um modelo de análise construtivista de processos de conceituação de crianças a partir da utilização construção de mapas conceituais digitais, construídos e compartilhados na Internet usando-se o software CmapTools, no contexto dos projetos de investigação nos quais as interações possibilitadas pelo uso de redes telemáticas e Internet influenciam tanto na maneira de buscar, selecionar e integrar as informações quanto na forma de organizar o conhecimento produzido. Objetivos específicos: (a) testar critérios de análise adaptados dos níveis de implicações significantes e das operações formais de pensamento (Psicologia e Epistemologia Genética de Jean Piaget) para acompanhar os processos de conceituação; (b)utilizar as esquematizações discursivas construídas segundo a Lógica Natural de Jean-Blaise Grize para acompanhar a construção dos objetos no discurso em linguagem natural dos aprendizes; (c)construir análises comparativas dos discursos em linguagem natural e dos diferentes mapas conceituais construídos no contexto de um projeto de investigação; (d) organizar uma base de dados digital que reúna os dados e análises produzidas no contexto dessa pesquisa e que permita diferentes tipos de indexação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Coordenador.Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2006 - Atual
Objetos de Aprendizagem Customizáveis
Descrição: Os objetos propostos fazem parte da Incubadora de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica, projeto financiado pelo Edital EAD UFRGS 04/2004 e Edital Universal 019/2004 CNPq. Desta forma, eles já estão projetados para que possam ser agregados aos seguintes objetos (já produzidos ou em fase de produção): PAQuiz (jogo de perguntas finalizado pelo Edital EAD 04/2004), Mural de Idéias (a ser produzido em 2005). Além disso, por suas características, será possível adaptá-los para diferentes plataformas de educação a distância de padrão livre..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Coordenador / Mônica Baptista Pereira Estrázulas - Integrante / Renata Matos Galante - Integrante.Financiador(es): Secretaria de Educação a Distância da Ufrgs - Bolsa.
2003 - 2004
Projeto ECSIC - Escola, Conectividade e Sociedade da Informação
Descrição: Projeto que busca disseminar na rede pública de Ensino Fundamental de Porto Alegre as experiências desenvolvidas e testadas no Laboratório de Estudos Cognitivos da UFRGS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Integrante / Mônica Baptista Pereira Estrázulas - Integrante / Fernanda Bedin Camargo - Integrante / Rosane Aragón de Nevado - Integrante / Léa da Cruz Fagundes - Coordenador / Marcus Vinícius Basso - Integrante / Rosália Procasko Lacerda - Integrante.Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Bolsa.Número de orientações: 1
2003 - Atual
CmapTools: A Knowledge Modeling Kit
Descrição: Software para construção de mapas conceituais e interações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2001
Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores
Descrição: O projeto "Centro Virtual Interamericano de Cooperação Solidária para a Formação de Educadores" tem como objetivo a criação de um portal educacional para dar suporte à formação de educadores para a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas suas práticas pedagógicas, objetivando promover mudanças na escola pública..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Integrante / Fernanda Bedin Camargo - Integrante / Rosane Aragón de Nevado - Integrante / Léa da Cruz Fagundes - Coordenador / Marcus Vinícius Basso - Integrante / Marcos Flávio Paim - Integrante / Rosália Procasko Lacerda - Integrante.Financiador(es): Organização dos Estados Americanos - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2001 - Atual
Processos de conceituação de crianças no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com interações possibilitadas pelo uso de redes telemáticas e Internet
Descrição: OBJETIVO GERAL: Gerar um modelo de utilização dos mapas conceituais digitais, construídos e compartilhados na Internet usando-se o software CmapTools, como forma de acompanhamento da aprendizagem de crianças (faixa etária dos 10 aos 13 anos) participantes do Projeto Amora (Colégio de Aplicação - UFRGS) no contexto dos projetos de investigação nos quais as interações possibilitadas pelo uso de redes telemáticas e Internet influenciem tanto na maneira de buscar, selecionar e integrar as informações quanto na forma de organizar o conhecimento produzido..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Coordenador / Léa da Cruz Fagundes - Integrante / Stéfano Pupe Johann - Integrante / Carlos Augusto Piccinini - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
1998 - Atual
Projeto Amora
Descrição: A proposta do Projeto Amora redimensiona o papel do aluno e do professor na medida em que os lança como aprendentes na interação com o conhecimento. Dessa forma, ambos desenvolvem uma postura de investigação seja como autor de um projeto de aprendizagem (no caso do aluno), seja como mediador e pesquisador do processo de aprendizagem (no caso do professor). Tal redimensionamento requer uma maior flexibilização da grade curricular, de forma a não hierarquizar as áreas do conhecimento envolvidas e a considerar dois aspectos na construção deste currículo: os temas, conceitos ou noções emergentes dos projetos de investigação escolhidos pelos alunos e os projetos de ensino dos especialistas de variadas áreas. O Projeto Amora é formado por equipe de doze professores representantes das seguintes áreas: artes visuais, música, teatro, educação física, matemática, ciências, orientação educacional, história, geografia, línguas portuguesa, inglesa e espanhola. Essa equipe reúne-se semanalmente para planejamento e avaliação das ações pedagógicas, discussões administrativas, estudo e publicação de materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Coordenador / Mônica Baptista Pereira Estrázulas - Integrante / Fernanda Bedin Camargo - Integrante / Léa da Cruz Fagundes - Integrante / Rosália Procasko Lacerda - Integrante / João Vicente Silva Souza - Integrante / Gláucia Regina Raposo de Souza - Integrante.Financiador(es): Pró Reitoria da Extensão da Ufrgs - Bolsa / Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs - Bolsa / Instituto Ayrton Senna - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2010 - Atual
PROJETO UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O USO INOVADOR DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS
Descrição: Essa ação tem o objetivo de produzir e divulgar conhecimento envolvendo a utilização dos laptops educacionais distribuídos pelo Projeto UCA (MEC) no Colégio de Aplicação da UFRGS..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Coordenador / Monica Baptista Pereira Estrázulas - Integrante / Lucas Eishi Pimentel Mizusaki - Integrante / Mônica Torres Bonatto - Integrante / Rafael Cortes - Integrante / Felipe Lohmann Arend - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2003 - 2004
Objetos Educacionais para a Educação Básica e Formação de Professores
Descrição: Criar repositório de Objetos Educacionais produzidos a partir das experiências de geradas no Projeto Amora de uso de tecnologias na Educação. Esse repositório deverá ter possibilidade de consulta dos objetos acima mencionados e uma organização que suporte sua utilização na formação continuada de professores e alunos de licenciatura. Financiamento de R$ 11800,00 pela Secretaria de educação a Distância da UFRGS.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Ítalo Modesto Dutra - Coordenador / Mônica Baptista Pereira Estrázulas - Integrante / Fernanda Bedin Camargo - Integrante / Rosália Procasko Lacerda - Integrante / João Vicente Silva Souza - Integrante / Marilse Gehlen - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2007 - 2009
Periódico: Cadernos do Aplicação (UFRGS)


Revisor de periódico


2007 - 2007
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Permanente.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2007
3o. lugar na categoria Tese de Doutorado do Concurso de TCCs, Dissertações e Teses do XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2001
Artigo Premiado no XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Computação.
2000
Concurso Sua Escola a 2000 por hora, Instituto Ayrton Senna - Microsoft - Gateway.
1988
8º lugar na Olimpíada Cearence de Matemática, Universidade Federal do Ceará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DUTRA, Í. M.2007DUTRA, Í. M.; KLAFKE, T. ; ZINI, T. P. ; LACERDA, Rosália Procasko ; ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira . Açaí Blog: um blog pedagógico para uso na escola e na formação de professores. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.

2.
DUTRA, Í. M.2007 DUTRA, Í. M.; PICCININI, Carlos Augusto ; SOUZA, L. A. S. de ; COSTA, B. G. ; ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira . Desenho de uma Metodologia de Intervenção a Distância para Apropriação e Uso dos Mapas Conceituais em Atividades Educacionais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.

3.
DUTRA, Í. M.2006DUTRA, Í. M.; PICCININI, Carlos Augusto ; BECKER, J. L. ; JOHANN, Stéfano Pupe ; FAGUNDES, Léa da Cruz . Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1-8, 2006.

4.
DUTRA, Í. M.2006DUTRA, Í. M.; JOHANN, Stéfano Pupe ; PICCININI, Carlos Augusto ; FAGUNDES, Léa da Cruz . Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, p. 1-10, 2006.

5.
DUTRA, Í. M.2003DUTRA, Í. M.; LACERDA, Rosália Procasko . Tecnologias na Escola: algumas experiências e possibilidades. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre-RS, v. 1, n.1, p. 3, 2003.

6.
NEVADO, R. A.2002 NEVADO, R. A. ; BASSO, Marcus Vinícius ; FAGUNDES, Léa da Cruz ; DUTRA, Í. M. ; PAIM, M. F. . Um recorte no Estado da Arte: O que está sendo produzido? O que está faltando segundo o nosso sub-paradigma?. Revista Brasileira de Informática na Educação, Porto Alegre-RS, v. 10, n.1, p. 61-68, 2002.

7.
DUTRA, Í. M.1996DUTRA, Í. M.; LEIVAS, J. C. P. . Geodésicas & Cia. - Um paralelo entre a Geometria diferencial e geometria euclidiana. Vetor (FURG), Rio Grande-RS, v. 6, p. 77-84, 1996.

Capítulos de livros publicados
1.
DUTRA, Í. M.; Cassacia, Rosa . As tecnologias e as transformações no ler, no escrever e no falar. In: Nilton Mullet Pereira, Neiva Otero Schaffer, Samuel Edmundo Lopez Bello. (Org.). Ler e Escrever: compromisso no ensino médio. 1aed.Porto Alegre-RS: UFRGS Editora, 2008, v. , p. 195-204.

2.
GEHLEN, Marilse ; DUTRA, Í. M. ; LACERDA, Rosália Procasko ; SOUZA, João Vicente Silva ; DOLL, Johannes ; OSTERMANN, Fernanda ; SOUZA, Nádia Geisa Silveira de ; SOUZA, Diogo Onofre Gomes de ; SANTIAGO, Basílio Xavier . A inserção do UFRGS Jovem no salão de Iniciação Científica desde 2002: a participação das escolas de ensino fundamental e médio. In: Fernanda Ostermann; Johannes Doll; Maria Stephanou. (Org.). A Universidade na Educação para a Ciência. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 69-71.

3.
ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; DUTRA, Í. M. ; LACERDA, Rosália Procasko ; LOPES, Danusa Mansur ; DALPIAN, Juliana ; SILVA, Leandro Martines Melo da ; KLOPSCH, Cristiane . Projeto Rede JovemPaz. In: Fernanda Ostermann; Johannes Doll; Maria Stephanou. (Org.). A Universidade na Educação para a Ciência. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 65-68.

4.
LACERDA, Rosália Procasko ; DUTRA, Í. M. ; ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; CAMARGO, Fernanda Bedin ; FERREIRA, Ivana Katia de Souza . Projeto Amora: jovens investigadores usando a tecnologia. In: Fernanda Ostermann; Johannes Doll; Maria Stephanou;. (Org.). A Universidade na Educação para a Ciência. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 95-96.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GUIMARÃES, Arthur ; DUTRA, Í. M. . Um software que ajuda a radiografar o raciocínio. Revista Nova Escola, São Paulo-SP, , v. 170, p. 42 - 43, 01 mar. 2004.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DUTRA, Í. M.; FAGUNDES, Léa da Cruz . CONSTRUTOS DA OBRA DE JEAN PIAGET: DESENHANDO UMA TEORIA CONSTRUTIVISTA PARA OS MAPAS CONCEITUAIS. In: Sixth International Conference on Concept Mapping, 2014, Santos-SP, Brasil. Proceedings of Sixth International Conference on Concept Mapping. São Paulo-SP: Universidade de São Paulo, 2014. v. I. p. 187-194.

2.
DUTRA, Í. M.; PICCININI, Carlos Augusto ; SOUZA, L. A. S. de ; ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira . A FRAMEWORK TO HELP CONSTRUCTING DISTANCE LEARNING ACTIVITIES ON CONCEPT MAPPING FOR EDUCATION. In: 3rd Conference on Concept Mapping, 2008, Helsinki. 3rd Conference on Concept Mapping, 2008. v. 1.

3.
DUTRA, Í. M.; FAGUNDES, Léa da Cruz ; JOHANN, Stéfano Pupe ; PICCININI, Carlos Augusto . LOGICAL SYSTEMS AND NATURAL LOGIC: CONCEPT MAPPING TO FOLLOW UP THE CONCEPTUALIZATION PROCESSES. In: Second International Conference on Concept Mapping/Segundo Congreso Internacional Sobre Mapas Conceptuales, 2006, San José. Second International Conference on Concept Mapping/Segundo Congreso Internacional Sobre Mapas Conceptuales. San José - Costa Rica: Universidad de Costa Rica, 2006. v. 1.

4.
DUTRA, Í. M.; FAGUNDES, Léa da Cruz ; CAÑAS, A. J. . Uma proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. In: X WIE - Workshop sobre Informática na Escola, 2004, Salvador-BA. Anais do X WIE - Workshop sobre Informática na Escola, 2004.

5.
DUTRA, Í. M.; FAGUNDES, Léa da Cruz ; CAÑAS, A. J. . Un Enfoque Constructivista para el Uso de Mapas Conceptuales en Educación a Distancia de Profesores. In: CMC 2004 - First International Conference on Concept Mapping, 2004, Pamplona, Navarra - Espanha. First International Conference on Concept Mapping/Primer Congreso Internacional Sobre Mapas Conceptuales, 2004.

6.
COSTA, J. S. ; MELECKE, Q. ; PEREIRA, S. ; DUTRA, Í. M. ; MARTINS, A. . DiLCoS A Distance Learning Collaborative System. In: Society for Information Technology and Teacher Education - SITE 2003 - 14th International Conference, 2003, Albuquerque, New Mexico. SITE 2003 - 14th International Conference, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; DUTRA, Í. M. ; LACERDA, Rosália Procasko ; GEHLEN, Marilse ; CAMARGO, Fernanda Bedin ; FERREIRA, Ivana Katia de Souza ; LIMA, Maria Helena de ; LOPEZ, Danusa Mansur ; FAGUNDES FILHA, Dirce . Escola do Século XXI: interativa e digital. In: mostra UFRGS - Mostra da Pesquisa e Pós-Graduação UFRGS, 2005, Porto Alegre. mostra inova UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

2.
DUTRA, Í. M.; FAGUNDES, Léa da Cruz ; JOHANN, Stéfano Pupe . Processos de conceituação de crianças no desenvolvimento de projetos de aprendizagem com interações possibilitadas pelo uso de redes telemáticas e Internet. In: mostra UFRGS - Mostra da Pesquisa e Pós-Graduação UFRGS, 2005, Porto Alegre. mostra inova UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2005.

3.
DUTRA, Í. M.; PICCININI, Carlos Augusto . Portal Mapas Conceituais na Educação: formação continuada em Comunidades Virtuais. In: 6º Salão de Extensão da UFRGS, 2005, Porto Alegre. 6º Salão de Extensão da UFRGS: Cultura e Sociedade. Porto Alegre-RS: Editora da UFRGS, 2005.

4.
DUTRA, Í. M.. Polifonia e intertextualidade em experiência de autoria coletiva na WEB. In: WIE2003 - IX WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2003, Campinas-SP. WIE2003 - IX WORKSHOP SOBRE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2003.

5.
SOUZA, João Vicente Silva ; DUTRA, Í. M. ; AUDINO, I. F. ; CENTENO, F. G. . A Matemática nas atividades interdisciplinares. In: XIV Encontro Regional de Educação Matemática, 2002, São Leopoldo - RS. Livro de Resumos, 2002. p. 17-18.

6.
DUTRA, Í. M.. Avaliação da Aprendizagem de Crianças através de interações na Internet. In: XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2001, Vitória-ES. XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - Educação á distância mediada por computador. Vitória-ES: UFES, 2001. v. 1. p. 550-552.

Apresentações de Trabalho
1.
DUTRA, Í. M.. Tecnologias na escola: possibilidades e demandas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
DUTRA, Í. M.. Mapas conceituais e uma proposta de categorias construtivistas para seu uso na avaliação da aprendizagem. Rio de Janeiro: Site do Programa Um Salto para o Futuro - TVE Brasil, 2005 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DUTRA, Í. M.; CAMARGO, Fernanda Bedin ; LACERDA, Rosália Procasko ; ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; FAGUNDES, Léa da Cruz ; BASSO, Marcus Vinícius ; PAIM, M. F. ; NEVADO, R. A. . Escola, Conectividade e Sociedade da Informação. 2001.

2.
DUTRA, Í. M.; ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; STEFFENS, Cesar Augusto ; GOULART, L. B. ; MIGNONI, R. P. L. ; SAENGER, L. ; LANFERMANN, R. S. . Projeto multilateral de formação de professores via telemática em informática educativa. 1998.

Programas de computador sem registro
1.
DUTRA, Í. M.; LISBOA, Tales de Vargas ; SALIB, Omar ; ZINI, T. P. ; RAFAEL, Helder ; WEISS, Roberto ; CONCEIÇÃO, Simone Rocha da ; KLAFKE, T. . AÇAÍ blog. 2005.

2.
DUTRA, Í. M.; ESTRÁZULAS, Monica Baptista Pereira ; LISBOA, Tales de Vargas ; RAFAEL, Helder . Portal Mapas Conceituais na Educação. 2005.

3.
DUTRA, Í. M.; ESTRÁZULAS, Monica Baptista Pereira ; BERLESI, Matheus Stival ; CONCEIÇÃO, Simone Rocha da ; SALIB, Omar . Site do Laboratório de Estudos em Educação a Distância do Colégio de Aplicação. 2004.

4.
ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; DUTRA, Í. M. ; LACERDA, Rosália Procasko ; FERREIRA, Ivana Kátia de Souza ; LISBOA, Tales de Vargas ; RAFAEL, Helder . PROJETO AMORA: WEBSITE PARA AÇÕES A DISTANCIA COM COMUNIDADES PARCEIRAS. 2004.

5.
DUTRA, Í. M.. Site do Projeto Amora. 2002.

Trabalhos técnicos
1.
ESTRÁZULAS, Mônica Baptista Pereira ; DUTRA, Í. M. . Programa de Formação Continuada para a Qualificação da Convivência e da Aprendizagem de Crianças e Jovens em situação de Vulnerabilidade Social. 2005.

2.
DUTRA, Í. M.; SOUZA, Renato Rocha . CmapTools: A Knowledge Modeling Kit. 2005.

3.
LACERDA, Rosália Procasko ; DUTRA, Í. M. ; VALENTINI, N. C. ; CAMARGO, Fernanda Bedin ; MERG, Y. G. . Projeto Amora 2000. 1999.

Redes sociais, websites e blogs
1.
DUTRA, Í. M.. Portal da Base Nacional Comum Curricular. 2015; Tema: Currículo e Educação Básica. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
DUTRA, Í. M.; ESTRÁZULAS, Monica Baptista Pereira ; LACERDA, Rosália Procasko ; TERRA, Lúcia Couto ; Mattos, E. B. V. ; Garcia, R. N. ; Taufer, A. L. ; FUCHS, A. C. M. ; SOUZA, H. D. L. ; FERREIRA, I. K. S. ; ZALLA, J. ; GOULART, L. B. ; MIZUSAKI, L. E. P. ; FIGUEIRO, M. R. B. M. ; BONATTO, M. T. ; CONCEICAO, S. R. ; FARIAS, S. M. V. ; PEREIRA, T. C. M. . Programa Trajetórias Criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material de apoio a Professores).

2.
DUTRA, Í. M.; PICCININI, Carlos Augusto . Mapas Conceituais na Avaliação da Aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
DUTRA, Í. M.. Seminários de Estudos sobre Tópicos em EAD para a Educação Básica: Objetos para Aprender. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
DUTRA, Í. M.. Mapas Conceituais na Educação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DUTRA, Í. M.; STEFFENS, Cesar Augusto ; ROSA, Marlusa Benedetti da . As funções matemáticas através de fenômenos físicos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORREIA, P. R. M.; DUTRA, Í. M.; TOLEDO, M. C. M.. Participação em banca de Jerson Geraldo Romano Jr. MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS NA SALA DE AULA. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG Interunidades em Ensino de Ciências) - Universidade de São Paulo.

2.
DUTRA, Í. M.; Gravina, M. A.. Participação em banca de Newton Kern. Introdução ao pensamento algébrico na sexta serie do EF. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

3.
DUTRA, Í. M.; Roulkouski, E.; Scherer, S.; Vianna, C. R.. Participação em banca de Sílvia Regina Alcântara. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: algumas possibilidades para a Educação Matemática. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos-Graduação em Educação - UFPR (Linha de Educação Matemática)) - Universidade Federal do Paraná.

Teses de doutorado
1.
DUTRA, Í. M.; CIFUENTES, J. C.; IGLIORI, S.. Participação em banca de MARIANGELA DE OLIVEIRA GOMES SETTI. O Processo de Discretização do Raciocínio Matemático na Tradução para o Raciocínio Computacional: Um Estudo de Caso no Ensino/Aprendizagem de Algoritmos. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Qualificações de Doutorado
1.
DUTRA, Í. M.; CIFUENTES, J. C.. Participação em banca de Mariangela de Oliveira Gomes Setti. OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS COMPUTACIONAIS. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos-Graduação em Educação - UFPR (Linha de Educação Matemática)) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
TERRA, Lúcia Couto; DUTRA, Í. M.. Concurso público para Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS - Área de Matemática. 2004. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
DUTRA, Í. M.; CAÑAS, A. J.; FAGUNDES, Léa da Cruz. 3rd Conference on Concept Mapping. 2008. University of Helsinki.

2.
DUTRA, Í. M.; CAÑAS, A. J.; FAGUNDES, Léa da Cruz. 2nd International Conference on Concept Mapping. 2006. Universidad de Costa Rica.

3.
DUTRA, Í. M.; CAÑAS, A. J.; FAGUNDES, Léa da Cruz. 1st International Conference on Concept Mapping. 2004. Universidad Pública de Navarra.

4.
DUTRA, Í. M.; BASSO, Marcus Vinícius; CARNEIRO, Mara. Comissão Julgadora da Sessão Psicologia e Educação do XV Salão de Iniciação Científica. 2003. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Série Novas Forma de Aprender: Comunidades de Aprendizagem.Programa Salto para o Futuro. 2005. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, Í. M.. Política de adequação idade/ano escolar para jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Arajamir Maria de Moraes. A Educação Do Século XXI Pautada Nos Projetos De Aprendizagem. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

2.
Adriane Gasperin. SALAS INFORMATIZADAS x PROJETOS DE APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

3.
Helena Maria Leandro Brocardo. APRENDIZAGEM POR PROJETOS: CONDUTAS COGNITIVAS DOS ALUNOS. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

4.
Vera Cristina P. Delfino. PROJETOS DE APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

5.
Enezibe Pesente Stanislawski. EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA ? PROJETOS DE APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

6.
Liliane da Silva. PROJETOS DE APRENDIZAGEM E O USO DO COMPUTADOR. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

7.
Maria Angelica de Mello. Prática de Desenvolvimento de Projeto de Aprendizagem na E.E.B. Castro Alves. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

8.
Rosmere Macalossi. INFORMÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

9.
Rita Maria da Silva. A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

10.
Maureen Araldi. PROJETO DE APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

11.
Ivete Terezinha Uliana Bassani. PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA PRÁTICA ESCOLAR. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

12.
Rodrigo Noli Carneiro e Eulália de Souza Honorato. A utilização do computador como processo motivador de aprendizagem. 2004. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

13.
Mirani Sertório do Nascimento e Joelma Maria dos Santos. A ressignificação dos conteúdos curriculares da partir da inserção da informática educativa na escola. 2004. 42 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

14.
Thomas Luiz Mariani. COOPERAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RESULTADOS DE UM TRABALHO COOPERATIVO. 2003. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação à Distân) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

15.
Jarbênedes Martins Batista e Joana D'arc Pereira. Qual a importância das interações nos grupos no uso da informática para a aprendizagem. 2003. 47 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

16.
Terezinha Gomes Oliveira e Claudemir Oliveira dos Santos. Impactos dos projetos de aprendizagem e o uso do computador conectado à Internet na organização curricular e metodologia de trabalho de professores e alunos. 2003. 41 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

17.
Cyntia Ribeiro de Oliveira e Jecy Jane dos Santos Jardim. O uso da Internet como recurso para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem. 2003. 30 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

18.
Lutécia Gasparoto. O uso de mapas conceituais como instrumento para avaliação da aprendizagem. 2002. 37 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

Iniciação científica
1.
Carlos Augusto Piccinini. METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO INTERATIVA A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA USO DOS MAPAS CONCEITUAIS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

2.
Jonas Martinho Rodrigues Machado. BASES DE DADOS PARA O ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS DE CONCEITUAÇÃO. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

3.
Lucas André Schuster de Souza. BASE DE DADOS PARA O ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS DE CONCEITUAÇÃO. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Laboratório de Estudos Em Educação a Distância do Colégio de Aplicação, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

4.
Stéfano Pupe Johann. (a) SISTEMAS LÓGICOS E PROCESSOS DE CONCEITUAÇÃO: UM MODELO DE ANÁLISE CONSTRUTIVISTA PARA O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS. 2006. Iniciação Científica - Laboratório de Estudos Em Educação a Distância do Colégio de Aplicação, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

5.
Carlos Augusto Piccinini. Uma metodologia de intervenção interativa a distância para apropriação e uso dos mapas conceituais em atividades educacionais. 2006. Iniciação Científica - Colégio de Aplicação, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

6.
Júlia Lângaro Becker. Conviver para Aprender: formação continuada de educadores como produção de autoria na transformação das práticas educativas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. 2006. Iniciação Científica - Colégio de Aplicação, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

7.
Tatiana Klafke. Açaí Blog: interfaces para jovens usuários. 2006. Iniciação Científica - Colégio de Aplicação, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

8.
Tiago Peterlevitz Zini. Açaí Blog: um blog pedagógico customizável para uso na escola e na formação de professores. 2006. Iniciação Científica - Colégio de Aplicação, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

9.
Omar Salib. Interatividade de ferramentas para possibilitar interação e aprendizagem. 2006. Iniciação Científica - Colégio de Aplicação, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

10.
Matheus Stival Berlesi. Incubadora de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica: colaboração entre Computação e Educação. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação a Distância da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

11.
Simone Rocha da Conceição. Design de Objetos Aprendizagem: co-autoria entre desenvolvedores, alunos e educadores. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Secretaria de Educação a Distância da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

12.
Stéfano Pupe Johann. UM MODELO DE ANÁLISE CONSTRUTIVISTA DE PROCESSOS DE CONCEITUAÇÃO DE CRIANÇAS EM ATIVIDADES ESCOLARES SUPORTADAS PELO USO DE TECNOLOGIA. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

13.
Anderson Moralles Velloso. A Investigação para o Planejamento de Intervenções em Formação Semi-Presencial de Professores para uso de Tecnologias na Educação. 2004. 1 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

14.
Marcelo Salvador Cóser Filho. Avaliação. 2001. 1 f. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

15.
Ramon Magnus Baronio. Avaliação da Aprendizagem. 2001. 0 f. Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

Orientações de outra natureza
1.
Carlos Augusto Piccinini. Portal Mapas Conceituais na Educação: formação continuada em comunidades virtuais. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria da Extensão da Ufrgs. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.

2.
Ararahy Silva. Monitoria de Física para o Projeto Amora. 2003. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador: Ítalo Modesto Dutra.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
DUTRA, Í. M.; ESTRÁZULAS, Monica Baptista Pereira ; LACERDA, Rosália Procasko ; TERRA, Lúcia Couto ; Mattos, E. B. V. ; Garcia, R. N. ; Taufer, A. L. ; FUCHS, A. C. M. ; SOUZA, H. D. L. ; FERREIRA, I. K. S. ; ZALLA, J. ; GOULART, L. B. ; MIZUSAKI, L. E. P. ; FIGUEIRO, M. R. B. M. ; BONATTO, M. T. ; CONCEICAO, S. R. ; FARIAS, S. M. V. ; PEREIRA, T. C. M. . Programa Trajetórias Criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de material de apoio a Professores).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DUTRA, Í. M.. Política de adequação idade/ano escolar para jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
DUTRA, Í. M.. Portal da Base Nacional Comum Curricular. 2015; Tema: Currículo e Educação Básica. (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 7:21:14