Mario Marques Trilha Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5791261326700184
  • Última atualização do currículo em 16/06/2018


Em 1995 obteve o Diploma em Música (Piano) na Universidade de Música do Rio de Janeiro, tendo realizado paralelamente estudos de análise e direção coral na Pro-Arte (Rio de Janeiro) sob orientação de Carlos Alberto Figueiredo. Em 1999 conclui o Mestrado em perfomance de Cravo (Künstlerisches Aufbaustudium), orientado por Christine Daxelhofer na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha). Tendo trabalhado na mesma instituição como cravista acompanhador do Oper Studio e direcção coral e orquestral com o maestro Zsolty Nagy (atual professor de direção do Conservatoire National Supérieur- Paris) Entre 1998 e 2000 frequentou o curso superior de Cravo dirigido por Olivier Baumont no Conservatoire National de Région de Rueil-Malmaison (Paris, França) tendo obtido com a qualificação máxima o diploma superior (Medaille d?Or à l?Unanimité). Em 2000 frequentou a classe de música antiga (clavicórdio) no Conservatoire Municipal de la Ville de Paris ?Claude Debussy? sob orientação de Ilton Wjuniski. Em 2003 finalizou os seus estudos de cravo e baixo-contínuo sob orientação de Jörg-Andreas Bötticher, clavicórdio Jean-Claude Zehnder e direcção com Hans Martin Linde na Schola Cantorum Basiliensis, Escola Superior de Música Antiga de Basileia, Suíça. Em Fevereiro de 2004 concluíu o mestrado em Teoria da Música Antiga sob orientação do Prof. Doutor Dominique Muller e do Prof. Markus Jans na Schola Cantorum Basiliensis, tendo sido bolsista do Ministério da Cultura do Brasil. Participou em vários cursos de interpretação de cravo e baixo-contínuo com Gustav Leonhardt, Pierre Hantai, Kenneth Gilbert, Jacques Ogg, Jesper Christensen, Olivier Baumont, Jan Willem Jansen, Nicolau de Figueiredo, Andrea Marcon e Johann Sonnleitner, entre outros. Em Outubro de 2004 foi finalista no concurso ?Promusicis? realizado no Carnegie Hall em Nova Yorque, Estados Unidos. Tem realizado vários recitais a solo e com diversas orquestras e ensembles no Brasil, Portugal, Alemanha, França, Espanha, Suíça, Irlanda e Estados Unidos da América. Dirigiu vários coros profissionais e amadores no Brasil, Portugal, Alemanha e Suíça Em 2011 concluiu o Doutorado em Música na Universidade de Aveiro, sob orientação de Nancy Lee Harper, sendo bolsista da Fundação Ciência e Tecnologia. Foi diretor artístico do ciclo Música no Museu realizado no Museu de Aveiro. Gravou, pela casa Númerica, um CD dedicado a música do tempo de D João VI com a soprano Isabel Alcobia, com o Ensemble Joanna Musica, outro CD, com a música setecentista dedicada a Princesa Santa Joana, e com a Orquestra Barroca do Amazonas o CD " Dei due Mondi" . É membro do Conselho Científico do Núcleo de Estudos da História da Música luso-brasileira Caravelas. É membro do Conselho Editorial do Dicionário Biográfico Caravelas. Pós-doutorado em Música no CESEM Universidade Nova de Lisboa (2012-2014) com o apoio da Fundação Ciência e Tecnologia de Portugal. Tem artigos publicados nas revistas Opus e Música Hodie, e capítulos de livro publicados no Reino Unido, Portugal e Brasil. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ESAT, departamento de música. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mario Marques Trilha Neto
Nome em citações bibliográficas
TRILHA NETO, M. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Amazonas, UEA Letras e Artes.
Avenida Leonardo Malcher - de 1/2 ao fim
Praça 14 de Janeiro
69020070 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 6272714
URL da Homepage: http://www.uea.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Música.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820), Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Nancy Lee Harper.
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.
Palavras-chave: Baixo Contínuo; Harmonia; Partimento; Solfejo com acompanhamento.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação.
2002 - 2004
Mestrado em Theorie der Alten Musik (Teoria da Música Antiga).
Schola Cantorum Basiliensis Hochschule fur Alte Musik, SCB, Suiça.
Título: La Theorie de la Forme Sonate entre 1750 et 1800,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dominique Muller.
Bolsista do(a): Ministério da Cultura, MINC, Brasil.
Palavras-chave: Forma Sonata; Teoria musical setecentista; História da Sonata.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação.
1997 - 1999
Mestrado em Cravo.
Staatliche Hoschule für Musik Karlsruhe, SHMK, Alemanha.
Título: Mestrado em performance,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Christine Daxelhofer.
Palavras-chave: Forte Piano; Cravo; Clavicórdio; Orgão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação.
1999 - 2000
Especialização em Clavicórdio.
Conservatoire Municipal de la Ville de Paris "Claude Debussy", CMVP, França.
Título: Curso sem monografia final.
Orientador: Ilton Wjiniski.
1998 - 1999
Especialização em Superieur Clavecin ( Cravo nível superior).
Conservatoire National de Rueil-Malmaison, CNRM, França.
Título: Curso sem monografia final.
Orientador: Olivier Baumont.
1990 - 1995
Graduação em Bacharel em Música (piano).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.


Pós-doutorado


2012 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.


Formação Complementar


2007 - 2007
Cravo. (Carga horária: 8h).
Universidade de Évora, UE, Portugal.
2003 - 2003
Cravo. (Carga horária: 40h).
Curs de Música Antiga a Catalunya, EMCC, Espanha.
2002 - 2002
Cravo.
Curs de Música Antiga a Catalunya, EMCC, Espanha.
2000 - 2000
Cravo. (Carga horária: 40h).
Internationale Handel-Akademie Karlsruhe, HAK, Alemanha.
1999 - 1999
Cravo e Baixo Contínuo. (Carga horária: 40h).
Internationale Handel-Akademie Karlsruhe, HAK, Alemanha.
1999 - 1999
Curso Internacional de Música Antiga ( Cravo).
Centro de Estudos de Música Barroca, CEMB, Portugal.
1999 - 1999
Orquestra Barroca. (Carga horária: 40h).
Internationale Handel-Akademie Karlsruhe, HAK, Alemanha.
1998 - 1998
Curso Internacional de Música Antigua ( Cravo). (Carga horária: 40h).
Institucíon Fernando El Católico, IFC, Espanha.
1997 - 1997
Regência. (Carga horária: 40h).
Internationale Handel-Akademie Karlsruhe, HAK, Alemanha.
1997 - 1997
Cravo e Baixo Contínuo. (Carga horária: 40h).
Internationale Handel-Akademie Karlsruhe, HAK, Alemanha.
1997 - 1997
Cravo. (Carga horária: 40h).
Casa de Mateus, CM, Portugal.
1997 - 1997
Curso Internacional de Música Antigua ( Cravo). (Carga horária: 40h).
Institucíon Fernando El Católico, IFC, Espanha.
1996 - 1996
Curso Internacional de Música Antigua (regência). (Carga horária: 40h).
Institucíon Fernando El Católico, IFC, Espanha.
1994 - 1995
Análise Musical. (Carga horária: 220h).
seminários de música pro arte, PRO ARTE, Brasil.
1994 - 1994
Composição e Prática Coral. (Carga horária: 44h).
Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei, FUNREI, Brasil.
1991 - 1991
Studio de Música Antiga. (Carga horária: 40h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1987 - 1987
Cravo. (Carga horária: 16h).
seminários de música pro arte, PRO ARTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40


Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador Integrado, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Artística do Vale do Ave, ARTAVE, Portugal.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Cravo e Piano, Carga horária: 14


Instituto Piaget Viseu, IP VISEU, Portugal.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor História da Música, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor acompanhador Cravo e Piano, Carga horária: 6


Instituto Gregoriano, IGL, Portugal.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de cravo, Carga horária: 9


Associação de Desenvolvimento das Terras do Sousa, ADER SOUSA, Portugal.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cravista da Orquestra do Vale do Sousa, Carga horária: 8


Conservatório de Música de Fornos, CMF, Portugal.
Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor acompanhador Cravo e Piano, Carga horária: 10


Reformierte Kirche Laufenburg, RK LAUFENBURG, Suiça.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Organista, Carga horária: 6


Reformierte Kirche Trimbach, RK TRIMBACH, Suiça.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Regente do coro, Carga horária: 3


Staatliche Hoschule für Musik Karlsruhe, SHMK, Alemanha.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Cravista acompanhador


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pianista acompanhador


Verein Pro Fide Igreja Católica Basiléia, PRO FIDE, Suiça.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Organista, Carga horária: 3



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Repertório setecentista e oitocentista luso-brasileiro para instrumentos de tecla, e fontes de baixo contínuo e acompanhamento
Descrição: Fontes manuscritas e impressas de música para tecla em Portugal e Brasil, nos séculos XVIII e XIX, e obras que abordem o baixo contínuo e acompanhamento realizado no mesmo universo e período.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Mario Marques Trilha Neto - Coordenador.
2014 - 2015
Ópera no Brasil Colonial
Descrição: Ópera no Brasil Colonial (Projeto de Extensão, financiado pela Petrobrás). 2014-2015.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mario Marques Trilha Neto - Integrante / Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - Coordenador.
2014 - 2015
Pastores do Amazonas (1793) de Bento Aranha (1769-1811): proposta de reconstrução musicológica para a performance musical
Descrição: Pastores do Amazonas (1793) de Bento Aranha (1769-1811): proposta de reconstrução musicológica para a performance musical (Projeto de Pesquisa, financiado com recursos da FAPEAM-Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas). 2014-2015.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Mario Marques Trilha Neto - Integrante / Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - Coordenador.
2012 - 2015
Partimento em Portugal no século XVIII
Descrição: Estudo dos partimentos, manuscritos de baixo-contínuo solo e solfejos com acompanhamento de baixo contínuo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Mario Marques Trilha Neto - Integrante / Cranmer David - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Dicionário Bibliográfico Caravelas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Catalão
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Medalha do Mérito Cultural Péricles Moraes para a Orquestra Barroca do Amazonas, Academia Amazonense de Letras.
2008
Concurso de Apoios Pontuais, DGArtes Ministério da Cultura de Portugal.
2004
Finalista no Pro-Musicis Award New York (Cravo), Pro-Musicis Foundation, EUA.
1999
Médaille d?Or à l?Unanimité en Clavecin, Conservatoire National de Rueil-Malmaison, Paris, França..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1TRILHA NETO, M. M.2013TRILHA NETO, M. M.; ROCHA Edite . ?A Música Didáctica Setecentista na Biblioteca do Palácio Ducal de Vila Viçosa?. Música Hodie, v. 13, p. 123, 2013.

2.
2TRILHA NETO, M. M.2010TRILHA NETO, M. M.. A evolução da regra da oitava em Portugal (1735-1810). Opus (Belo Horizonte. Online), v. 16, p. http://www.anpp, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
TRILHA NETO, M. M.. Teoria e Prática do Baixo Contínuo em Portugal (1735-1820). 1. ed. Saarbrucken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 424p .

2.
TRILHA NETO, M. M.; GOLBERG . Estudos musicológicos luso-brasileiros. 1. ed. Pelotas: UFPEL, 2017. v. 1.

3.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. . O Cravo na Atualidade: Ensino, Repertórios e Práticas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo Minas de Som. Escola de Música da UFMG, 2016. v. 1. 129p .

4.
TRILHA NETO, M. M.; GOLBERG ; VALVERDE, Rodolfo . Intertextualidades: fronteiras entre o sacro e o profano na música do Brasil colonial e imperial IX Encontro de Musicologia Histórica. 1. ed. Juiz de Fora: Juizforana gráfica, 2014. v. 1. 416p .

5.
WOLLEY, Andrew ; TRILHA NETO, M. M. . Interpreting Historical Keyboard Music. 1ª. ed. Hampshire: Ashgate, 2013. v. 1. 315p .

6.
Cranmer David ; TRILHA NETO, M. M. . Marcos Portugal: uma reavaliação. 1ª. ed. Lisboa: Edições Colibri/ CESEM, 2012. v. 10. 478p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRILHA NETO, M. M.; COSTA, Luciana . 'Uma abordagem Retórica da obra ' Fiz da Vida uma Canção 'de Waldemar Henrique'. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia da UFG, 2018, Goiânia. Musicologia e Diversidade. Goiania: musicologiaemac, 2017. v. 1. p. 364-355.

2.
TRILHA NETO, M. M.. Liçoens pª Acompanhar do Snr João de Souza de Carvalho: Um Zibaldone Português. In: Congresso Internacional ?Música, Cultura e Identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido?, 2016, São Paulo. Atas do Congresso Internacional ?Música, Cultura e Identidade no bicentenário da elevação do Brasil a Reino Unido?. Lisboa: CESEM, 2015. v. 1. p. 290-311.

3.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. . O Lundu como tema de variações: uma perspectiva da análise melódica sobre as variações Lundum da Monroi. In: XXIV Congresso da Annpom, 2014, São Paulo. Anais do XXVI Congresso da Anppom. São Paulo: Anppom, 2014.

4.
PACHECO. A.J ; TRILHA NETO, M. M. . Solfejos de Acompanhar. José Joaquim dos Santos. In: Congresso Internacional ' A Música no Espaço Luso-Brasileiro, 2013, Lisboa. Atas do Congresso Internacional, 2013. v. 1. p. 700.

5.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. . Tanger e Tocar na Arte da Tecla em Portugal (1540-1779)?. In: Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música, 2012, Lisboa. Atas do Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRILHA NETO, M. M.; COSTA, Luciana . Uma Abordagem Retórica da Obra Fiz da Vida uma Canção, do Maestro Waldemar Henrique. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia UFG, 2017, Goiânia. Caderno de Resumos. Goiânia: UFG, 2017. v. 1. p. 131-131.

2.
TRILHA NETO, M. M.. The Keyboard Works of Marcos Portugal. In: 2nd International Conference on Keyboard Music, 2013, Edimburgo. The Keyboard and its role in the internalisation of music 1600-1800, 2013. v. 1.

3.
TRILHA NETO, M. M.. The Partimento in Portugal in the eighteen century. In: EUROMAC VII European Music Analysis Conference, 2011, Roma. Programme and Abstract Book. Roma: Iter Edizioni, 2011. v. VII.

4.
TRILHA NETO, M. M.. João Cordeiro da Silva, a portuguese galant composer. In: Historical Keyboard Music, 2011, Edimburgo. Historical Keyboard Music Programme, 2011. v. 1.

5.
TRILHA NETO, M. M.. Eighteen century Music dedicated to Saint Joan Princess of Aveiro. In: Performa, 2009, Aveiro. performa 2009, 2009.

6.
TRILHA NETO, M. M.. A EVOLUÇÃO DA REGRA DA OITAVA EM PORTUGAL (1735-1832). In: Post-ip, 2009, Aveiro. I Post ip Portugal, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
TRILHA NETO, M. M.; AMARAL, A. . Poesia e música em Seis Líricas (1932) de Francisco Mignone, com texto de Yde Scholembach Blumenschein ( Colombina). Uma análise retórica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
TRILHA NETO, M. M.. Momentos para Cravo de Edino Krieger, análise, contexto e questões interpretativas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
TRILHA NETO, M. M.. Música Portuguesa para Tecla entre 1540 e 1811. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TRILHA NETO, M. M.. Concertos para Cravo e Cordas em Portugal no Século XVIII: Carlos Seixas e José Palomino (Conferência Concerto). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
TRILHA NETO, M. M.. Uma Abordagem Retórica da Obra Fiz da Vida Uma Canção, do Maestro Waldemar Henrique. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TRILHA NETO, M. M.. Composer José Maurício Nunes Garcia. Beyond an Exponent of Classicism in the Americas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
TRILHA NETO, M. M.. O Método de Pianoforte do Padre José Maurício Nunes Garcia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo ; Sbaffi Edoardo ; LIMA Gabriel . O repertório luso-brasileiro do século XVIII ao início do século XIX: abordagem teórica e prática.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . Conferência de Música Antiga. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
TRILHA NETO, M. M.. O baixo contínuo no espaço luso-brasileiro (séculos XVII-XVIII).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
TRILHA NETO, M. M.. Musicologia Histórica Tradicional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
TRILHA NETO, M. M.. ? A teoria da forma sonata entre 1750-1800?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
TRILHA NETO, M. M.. O Baixo Contínuo e o Partimento em Portugal. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
TRILHA NETO, M. M.. O Baixo Contínuo em Portugal no século XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. . Música Portuguesa para Tecla dos Séculos XVI ao XVIII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
TRILHA NETO, M. M.. Música Portuguesa dos Séculos XVII e XVIII. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TRILHA NETO, M. M.. Partitura da Corte. 2014 (Artigo).

2.
TRILHA NETO, M. M.. ? Entre óperas, castrados e perucas. As aventuras transatlânticas de Marcos Portugal.? na corte tropical 2013 (Artigo).

3.
TRILHA NETO, M. M.. Alberto José Gomes da Silva 2012 (Verbete biográfico).

4.
TRILHA NETO, M. M.. Francisco Ignácio Solano 2012 (Verbete biográfico).

5.
TRILHA NETO, M. M.. Música para a Princesa Santa Joana de Aveiro. Paços de Brandão, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6.
TRILHA NETO, M. M.. Música para D.João VI e D. Carlota. Paços de Brandão, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PACHECO. A.J ; TRILHA NETO, M. M. ; PASCOA, M. L. F. R. . Patrimônio e Interpretação do Repertório Musical Luso-Brasileiro, com Dr. Alberto Pacheco (UFRJ). 2015.

2.
Sbaffi Edoardo ; TRILHA NETO, M. M. . III Workshop de Prática historicamente informada. O Violoncelo barroco e a música de conjunto, com o Dr. Edoardo Sbaffi. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
TRILHA NETO, M. M.. Congresso Internacional Música, Cultura e Identidade.. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
TRILHA NETO, M. M.. Aspectos interpretativos, técnicos e históricos da música de teclado do século XVIII e seus reflexos no século XXI. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA. L. V. B ; PASCOA, M. L. F. R. . mesa temática do II Simpósio Internacional de Musicologia e I Encontro Temático Música em Contexto. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
TRILHA NETO, M. M.; Sotuyo Blanco ; FIGUEIREDO, Carlos Alberto . Conversas de Musicólogo IV Simpósio Internacional de Musicologia de Goiás UFG. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
TRILHA NETO, M. M.. Musicologia Harmonia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
TRILHA NETO, M. M.; Cranmer David . Marcos Portugal 250 anos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
TRILHA NETO, M. M.. Música para D.João IV e D. Carlota. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
TRILHA NETO, M. M.. V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana. 2018. (Parecereista).

2.
GJERDINGEN, R. ; TRILHA NETO, M. M. . Orphans were made into great musicians in Naples by Robert Gjerdingen. 2018. (Moderação e Tradução).

3.
TRILHA NETO, M. M.. VII Simpósio Internacional de Musicologia UFG. 2017. (Parecerista).

4.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. . 3º Congresso nas Nuvens. 2017. (Parecerista).

5.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. . 2º Congresso nas Nuves. 2016. (Parecerista).

6.
TRILHA NETO, M. M.. Oficina de Música de Câmara XXVI Festival de Juiz de Fora. 2015. .

7.
TRILHA NETO, M. M.. Masterclass de cravo. 2015. .

8.
FIGUEIREDO, Carlos Alberto ; TRILHA NETO, M. M. . III Simpom de Pós-Graduandos em Música. 2014. (Parecerista).

9.
TRILHA NETO, M. M.. II Simpósio Brasileiro de Pós Graduandos em Música XVII Colóquio do Programa de Pós-Graduação em Música. 2012. (Parecerista).

10.
TRILHA NETO, M. M.. Revista Música Hodie. 2012. (Parecerista).

11.
TRILHA NETO, M. M.. Cravo e Baixo Contínuo. 2009. .

12.
TRILHA NETO, M. M.. Cravo e Música Barroca. 2009. .

13.
TRILHA NETO, M. M.. Baixo Contínuo em Instrumento de Tecla. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; Sbaffi Edoardo ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel . Concerto de Abertura do V Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana. 2018. Interpretação.

2.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; Sbaffi Edoardo ; LIMA Gabriel ; MEDINA Gustavo . Concerto Sinfonias Clássicas. 2018. Interpretação.

3.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Homenagem aos 250 anos do Padre José Maurício Nunes garcia, Capela dos Passos da Antiga Sé. 2017. Interpretação.

4.
TRILHA NETO, M. M.. Integral do Método de Pianoforte do Padre José Maurício Nunes Garcia (UFRJ). 2017. Interpretação.

5.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; Sbaffi Edoardo ; LIMA Gabriel ; MEDINA Gustavo . Sarau na Academia,Sonata, Suite e Concerto. 2017. Interpretação.

6.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; Sbaffi Edoardo . Sarau na Academia, Cantata. 2017. Interpretação.

7.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . Orquestra Barroca do Amazonas. 250 anos do Padre José Maurício Nunes Garcia. 2017. Interpretação.

8.
TRILHA NETO, M. M.. Tribute to José Maurício Nunes Garcia in New York. The Dimenna Center for Classical Music. 2017. Interpretação.

9.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . Concerto Telemann Orquestra Barroca do Amazonas. 2017. Interpretação.

10.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . Ópera no Espaço luso-brasileiro do século XVIII. 2016. Interpretação.

11.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; LIMA Gabriel ; MEDINA Gustavo ; Sbaffi Edoardo . Concerto OBA Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco. 2016. Interpretação.

12.
TRILHA NETO, M. M.; PACHECO. A.J ; CASTELO, David . Concerto VI Simpósio Internacional de Goiás.Cravo, Flauta Doce e Canto.. 2016. Interpretação.

13.
ROCHA Edite ; TRILHA NETO, M. M. ; PASCOA, M. L. F. R. . Concerto III Jornada Científica do PPGLA-ESAT OBA Música Barroca Alemã e Solista Edite Rocha. 2016. Interpretação.

14.
TRILHA NETO, M. M.. Música para tecla Portugal y Brasil, Siglos XVI hasta XXI, XXX Festival de Organo del Uruguai. 2016. Interpretação.

15.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Música barroca para clave y flauta. XXX Festival de Organo del Uruguai. 2016. Interpretação.

16.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo . CD Orquestra Barroca do Amazonas no 26 Festival de Música Antiga e Colonial de Juiz de Fora. 2016. Registro Fonográfico.

17.
TRILHA NETO, M. M.. Concierto música para tecla Portugal y Brasil de los siglos XVI hasta XXI. XXX Festival de Organo del Uruguai. 2016. Interpretação.

18.
PASCOA, M. L. F. R. ; PACHECO. A.J ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo . Concerto 15 anos da UEA. Orquestra Barroca do Amazonas Programa J.S.Bach. 2016. Interpretação.

19.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; LIMA Gabriel ; MEDINA Gustavo ; Sbaffi Edoardo . Sarau na Academia. Solistas da Orquestra Barroca do Amazonas. 2016. Interpretação.

20.
PACHECO. A.J ; TRILHA NETO, M. M. ; AUGUSTIN K ; RONAI L . Concerto ?Barrocco Concertante? Flauta, Viola da Gamba, Canto e Cravo. Laura Rónai, Kristina Augustin, Alberto Pacheco e Mário Trilha. Cine Arte UFF. Niterói. 2016. Interpretação.

21.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . Concerto Orquestra Barroca do Amazonas. Auditório da Escola de Música da UFMG. 2016. Interpretação.

22.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; LIMA Gabriel ; MEDINA Gustavo ; Sbaffi Edoardo . Concerto de lançamento CD do 26ª Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora.. 2016. Interpretação.

23.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; LIMA Gabriel ; MEDINA Gustavo ; Sbaffi Edoardo . Sarau na Academia. Orquestra Barroca do Amazonas. Programa Antonio Vivaldi. 2016. Interpretação.

24.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Recital II Simpósio Internacional da Universidade de Brasília, I Encontro Música em Contexto. Música dos séculos XVI a XXI, Cravo e Flauta. 2016. Interpretação.

25.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . Sarau na Academia. Orquestra Barroca do Amazonas. Programa Sinfonias barrocas e clássicas. 2016. Interpretação.

26.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . O Ciel Pietoso. 2016. Interpretação.

27.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial I. 2015. Interpretação.

28.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial II. 2015. Interpretação.

29.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto Biblioteca UFMG. 2015. Interpretação.

30.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial III. 2015. Interpretação.

31.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial IV. 2015. Interpretação.

32.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial V. 2015. Interpretação.

33.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial VI. 2015. Interpretação.

34.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial VII. 2015. Interpretação.

35.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto OBA Intervalos de Terça. 2015. Interpretação.

36.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto OBA Música Barroca Alemã. 2015. Interpretação.

37.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto lançamento CD Dramma. 2015. Interpretação.

38.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Balé com Música Francesa Barroca. 2015. Interpretação.

39.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial VIII. 2015. Interpretação.

40.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial. 2015. Interpretação.

41.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial XI. 2015. Interpretação.

42.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial X. 2015. Interpretação.

43.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial XII. 2015. Interpretação.

44.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial XIII. 2015. Interpretação.

45.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial XIV. 2015. Interpretação.

46.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial XV. 2015. Interpretação.

47.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Concerto de Abertura do XXVI Festival de Juiz de Fora. 2015. Interpretação.

48.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Solistas OBA no XXVI Festival de Juiz de Fora. 2015. Interpretação.

49.
TRILHA NETO, M. M.; PACHECO. A.J ; PASCOA, M. L. F. R. . Musica Barroca Francesa no XXVI Festival de Juiz de Fora. 2015. Diversas.

50.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

51.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

52.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

53.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial. 2014. Interpretação.

54.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de Cravo. 2014. Interpretação.

55.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto 10 anos Música Antiga da ESMAE. 2014. Interpretação.

56.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto de abertura do III Simpósio de Música Ibero-Americana. 2014. Interpretação.

57.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto música barroca luso-brasileira. 2014. Interpretação.

58.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto música barroca luso-brasileira. 2014. Interpretação.

59.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto música barroca luso-brasileira. 2014. Interpretação.

60.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Creator Alme Siderum. 2014. Interpretação.

61.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Dei Due Mondi. 2013. Registro Fonográfico.

62.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Concerto para Flauta e Cravo. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

63.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Concerto para Flauta e Cravo. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

64.
TRILHA NETO, M. M.; Cranmer David . Concerto cravo e voz. 2013. Interpretação.

65.
TRILHA NETO, M. M.; PACHECO. A.J ; Sbaffi Edoardo . Leçons de Ténèbres de François Couperin. 2013. Interpretação.

66.
TRILHA NETO, M. M.; Sbaffi Edoardo . Concerto Cravo e Violoncelo. 2013. Interpretação.

67.
TRILHA NETO, M. M.. Aequinotium et Pascha. 2013. Interpretação.

68.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto cravo solo. 2012. Interpretação.

69.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de Música de Câmara. 2012. Interpretação.

70.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Academia dos Renascidos. 2012. Interpretação.

71.
TRILHA NETO, M. M.. Recital de Música de Câmara barroca com o violoncelista Edoardo Sbaffi. 2012. Interpretação.

72.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concertos portugueses para cravo. 2012. Interpretação.

73.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de lançamento da ? Arte novamente inventada (1540)? de Gonçalo Baena. 2012. Interpretação.

74.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Academia dos Renascidos Repertório luso-brasileiro dos séculos XVIII ao XXI. 2012. Interpretação.

75.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto com os flautistas Andrea Teixeira e Luís Furtado. 2012. Interpretação.

76.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto cravo solo. 2012. Interpretação.

77.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Academia dos Renascidos. 2012. Interpretação.

78.
TRILHA NETO, M. M.; Cranmer David ; PACHECO. A.J . Concerto Academia dos Renascidos. 2012. Interpretação.

79.
TRILHA NETO, M. M.. Homenagem a David Perez 300 anos de nascimento. 2010. Interpretação.

80.
TRILHA NETO, M. M.. Festival de Música de Coimbra. 2010. Interpretação.

81.
TRILHA NETO, M. M.; CARPENA L . Concerto Miniaturas brasileiras com a flautista Lúcia Carpena. 2010. Interpretação.

82.
TRILHA NETO, M. M.; HORA. E . Recital de Cravo com Edmundo Hora. 2010. Interpretação.

83.
TRILHA NETO, M. M.. Trio com cravo 'Solistas Artave'. 2010. Interpretação.

84.
TRILHA NETO, M. M.. III Mostra de Música Antiga: Programa J.S.Bach. 2009. Interpretação.

85.
TRILHA NETO, M. M.. III Mostra de Música Antiga: Música Portuguesa dos séculos XVI ao XVIII. 2009. Interpretação.

86.
TRILHA NETO, M. M.; AUGUSTIN K . III Mostra de Música Antiga: Mosaico Musical. 2009. Interpretação.

87.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Comemorativo Cidade de Oliveira de Azeméis. 2009. Interpretação.

88.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto cravo solo. 2009. Interpretação.

89.
TRILHA NETO, M. M.; CARPENA L . Recital de Cravo e flauta doce. 2009. Interpretação.

90.
TRILHA NETO, M. M.. Música para D. João VI e D. Carlota. 2009. Interpretação.

91.
TRILHA NETO, M. M.; RONAI L ; MEDEIROS E . UNIRIO Musical. 2009. Interpretação.

92.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de Clavicórdio. 2009. Interpretação.

93.
TRILHA NETO, M. M.. Concertos para a nobreza. 2008. Interpretação.

94.
TRILHA NETO, M. M.. Integral das Sonatas para Flauta e Cravo de J. S. Bach. 2008. Interpretação.

95.
TRILHA NETO, M. M.. Música para D. João VI e D. Carlota. 2008. Interpretação.

96.
TRILHA NETO, M. M.. Jour anniversaire de la Révolution des oeillets. 2008. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. ; MEDINA Gustavo ; LIMA Gabriel ; Sbaffi Edoardo . CD do 26º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 2016 (CD).

2.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Ópera no Brasil Colonial. 2015 (CD).

3.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Dramma. 2015 (CD).

4.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Di dei due mondi. 2012 (CD).

5.
TRILHA NETO, M. M.. Lusitana Organa. 2011 (CD).

6.
TRILHA NETO, M. M.. CD Música para a Princesa Santa Joana de Aveiro. 2009 (cd).

7.
TRILHA NETO, M. M.. CD Música para D.João IV e D. Carlota. 2008 (CD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
TRILHA NETO, M. M.; PACHECO. A.J; CHRISTOVAM, O.; Parpinelli Duany. Participação em banca de Agda Yumy Shirayanagui de Sousa Amaral. Análise do Poema das Cinco Canções de Francisco Mignone (1962). 2018. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.; ROCHA Edite; Sbaffi Edoardo. Participação em banca de Manoella Coutinho da Costa. Os Trios de Avondano Em Desden: Uma Abordagem Interpretativa. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
TRILHA NETO, M. M.; Páscoa Luciane; PASCOA, M. L. F. R.; PACHECO. A.J. Participação em banca de Tiago Rodrigues Soares. O Contexto Criativo em As Variedades de Proteu. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
TRILHA NETO, M. M.; Páscoa Luciane; PASCOA, M. L. F. R.; PACHECO. A.J. Participação em banca de Fabiano Cardoso de Oliveira. Proposta de Edição de Marília de Dirceu de Marcos Portugal. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; SOUTO, L. H. A.. Participação em banca de Luciana Pereira Costa e Silva. Estudo Analítico e Interpretativo de 10 Canções para Canto e Piano de Waldemar Henrique compostas entre 1930 a 1937. 2016.

6.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA. L. V. B; PASCOA, M. L. F. R.; Sotuyo Blanco. Participação em banca de Eva Amanda Otávia Irma Letícia Stefânia Maia Miranda. Quando il Sole piú ferve e bolle: Análise dos elementos visuais do espetáculo l'elisir d'amore apresentado no III Festival Amazonas de Ópera (1999) a partir do arquivo da produtora São Paulo Imagem/Data. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

7.
PASCOA, M. L. F. R.; NETO Diosnio; Sbaffi Edoardo; TRILHA NETO, M. M.. Participação em banca de Benjamin da Santa Cruz Prestes. Reconstituição de Belizário A Partir do Manuscrito G Prática 117.20. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

8.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; Páscoa Luciane. Participação em banca de Gustavo Medina. Proposta Repertorial para Conjuntos Musicais Infanto-Juvenis. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

9.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; PASCOA. L. V. B. Participação em banca de Gabriel de Sousa Lima. Proposta de Reconstrução da Parte da Viola e Canto de Um Quarteto e Três Árias da Ópera Precipício de Faetonte de Antônio José da Silva e António Teixeira. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

10.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; PASCOA. L. V. B. Participação em banca de Abner Lopes Viana. Cinco obras de Câmara da Década de 40 do Compositor Cláudio Santoro. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

Teses de doutorado
1.
NETO Diosnio; Coelho de Souza; CASTRO, B. M.; TRILHA NETO, M. M.; PICHI, A.. Participação em banca de Ozório Bimbato Pereira Christovam. Música Sacra, Discurso e Poder: Modelos Pré-Composicionais na Missa Luso-brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de São Paulo.

2.
ROCHA Edite; NERY, Rui; VAZ, João; TRILHA NETO, M. M.; CASPURRO, Helena. Participação em banca de António Paulo Melo e Alvim Oliveira. A improvisação historicamente informada do Tento de meio-registo de baixo.. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Aveiro.

Qualificações de Doutorado
1.
TRILHA NETO, M. M.; ROCHA Edite; BOREM, F.; CAVAZZOTI, André. Participação em banca de Gustavo Javier Medina Riera. O Método de Violino de Pedro Lopes Nogueira. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; SOUTO, L. H. A.. Participação em banca de André Luís Loves Florentino. Análise Histórico Interpretativa e Execução do Segundo Concerto para Clarineta e orquestra de José Avelino Canongia(1784-1842) dedicado a Dom Pedro I (1798-1834). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
Sbaffi Edoardo; TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.. Participação em banca de Silvanei de Lima Correia. Uma Análise Interpretativa das Sonatas para Contrabaixo e Viola em Ré Maior de Johannes Matthias Sperger com Uso da Afinação Vienense. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
SOUTO, L. H. A.; TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.. Participação em banca de Flávia de Castro Procópio. As Modinhas de Marcos Portugal publicadas de 1792 a 1801: sugestões interpretativas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA. L. V. B; PASCOA, M. L. F. R.. Participação em banca de Agda Yumi Shiranaygui de Sousa Amaral. Dois ciclos de canções de Francisco Mignone: seis líricas (1932) e Poema das cinco canções (1962), uma abordagem interpretativa.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
ROCHA Edite; TRILHA NETO, M. M.; LANNA, O.. Participação em banca de Augusto Mário Goulart Pimenta. Cantar com os olhos da mente: o contraponto "alla mente" em trabalhos luso-brasileiros.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.; Sbaffi Edoardo. Participação em banca de Manoella Coutinho Costa. Os Trios de Avondano em Dresden: Uma Abordagem Interpretativa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

7.
PASCOA. L. V. B; PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.. Participação em banca de Eva Amanda Otavia Irma Leticia Stefania Maia Miranda. Quando Il Sol Più Ferve e Bolle: Análise do Espectáculo L'Elisir D´Amore Apresentado no III Festival Amazonas de Ópera (1999) A Partir do Arquivo da Produtora São Paulo Imagem/Data. 2015.

8.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; SOUTO, L. H. A.. Participação em banca de Fabiano Cardoso de Oliveira. Marília de Dirceu, de Marcos Portugal a Oswaldo Lacerda: Compilação e Interpretação. 2015.

9.
NETO Diosnio; Picchi Achile; Tarso Salles; Coelho de Souza; TRILHA NETO, M. M.. Participação em banca de Ozorio Bimbato Pereira Christovam. Música Sacra, Discurso e Poder: Os usos de Modelos Pré-Composicionais nas Missas Luso-Brasileiras do Século XVIII. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Música) - Escola de Comunicação e Artes Universidade de São Paulo.

10.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; PASCOA. L. V. B. Participação em banca de Fábio Amorim de Melo. Aspectos da Tradução Portuguesa do Manuscrito G prática 85, Demétrio, de David Perez, em comparação com o manuscrito italiano Nc-401-41-42, Nápoles, 1766.. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

11.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; Páscoa Luciane. Participação em banca de Abner Lopes Viana. Uma Análise Interpretativa das cinco obras de câmara da década de 40 de Cláudio Santoro. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

12.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; MATOS, M. G.. Participação em banca de Vanessa Silva Monteiro Lameira. Regras de Acompanhar para Cravo ou Orgão (1758) de Alberto José Gomes da Silva : Proposta de uma edição anotada.. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

13.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R.; PASCOA. L. V. B. Participação em banca de Gustavo Javier Medina Riera. Proposta Repertorial para Conjuntos Musicais Infanto-Juvenis. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.; MEDINA Gustavo. Participação em banca de Guilherme Aleixo da Silva Monteiro.Análise das Schematas galantes nos seis Responsórios Fúnebres de João de Deus de Castro Lobo (1794-1832). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.; MEDINA Gustavo. Participação em banca de Filipe dos Santos Alexandrino.Reconstrução do Concerto de Flauta e Orquestra de Manuel Elias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

3.
PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.; MEDINA Gustavo. Participação em banca de Artley Sidney Raiol Rodrigues.Os Sei Duetti per due flauti traversi de Antonio Rodil (ca.1730-1788) e uma breve reflexão sobre sua carreira.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

4.
LIMA Gabriel; TRILHA NETO, M. M.. Participação em banca de Melissa Muniz Felisberto.Projeto Político Pedagógico do Curso de Música da Universidade do Estado do Amazonas Perfil do Egresso e Do Mercado de Trabalho em Manaus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.

5.
Páscoa Luciane; PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.. Participação em banca de Rebeca da Silva Leitão.Imagens da Música na Arte Acadêmica Brasileira, 1850-1899.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
Páscoa Luciane; PASCOA, M. L. F. R.; TRILHA NETO, M. M.. Comissão de Seleção de Avaliação do Curso de Mestrado em Letras e Artes- PPGLA. 2017.

2.
PASCOA. L. V. B; TRILHA NETO, M. M.. Comissão de Seleção de Avaliação do Curso de Mestrado em Letras e Artes- PPGLA. 2016. Universidade do Estado do Amazonas.

3.
TRILHA NETO, M. M.; Coelho, Gabriel; Kuushynchykava Halina. Avaliação de Vestibular. Prova Prática de Habilidades Específicas. 2015. Universidade do Estado do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Música, Cultura e Identidade, no Bicentenário da Elevação do Brasil a Reino Unido. Ideologia, temática e discursos da tradição europeia no Reino Unido. 2015. (Congresso).

2.
XXVI Congresso da Anppom. O Lundu como tema de variações: uma perspectiva da análise melódica sobre as variações Lundum da Monroi. 2014. (Congresso).

3.
2th International Conference on Historical Keyboard Music. The Keyboard Works of Marcos Portugal (1762-1830) Lecture-Recital. 2013. (Congresso).

4.
Instrumental Music In The Iberian World 1760-1820. "Forma e procedimentos composicionais no concerto para cravo ou pianoforte de José Palomino: Análise comparativa com o concerto para cravo ou pianoforte de Joseph Haydn. Hob. XVIII: 11.. 2013. (Congresso).

5.
?Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Musica?, 2. Tanger e Tocar. 2012. (Congresso).

6.
Colóquio Internacional: Marcos Portugal nos 250 anos do seu nascimento. ? O Mestre de Música de Suas Altezas Reais no Novo Mundo: Os Solfejos de Marcos Portugal. 2012. (Congresso).

7.
IX Encontro de Musicologia HistóricaUniversidade Federal de Juiz de Fora, Centro Cultural Pró Música. ?A Didática do Vocabulário Harmónico em Portugal e no Brasil (1735-1820).. 2012. (Congresso).

8.
1th International Conference on Historical Keyboard Music. "João Cordeiro da Silva (1735-1808) ? A Portuguese Galant Keyboard Composer". 2011. (Congresso).

9.
ENIM, Encontro Nacional de Investigação em Música. A Música Didática Setecentista na Biblioteca de Vila Viçosa. 2011. (Congresso).

10.
EUROMAC. The Partimento in Portugal in the eighteen century. 2011. (Congresso).

11.
10th International Symposium on Spanish Keyboard Music ?Diego Fernández?.LECTURE-CONCERT ?Keyboard music in Portugal during Cabezón?s time?. 2010. (Simpósio).

12.
14th Biennial International Conference on Baroque Music. ?The Partimento in Portugal in the eighteen century?. 2010. (Congresso).

13.
David Perez e a sua época. A música didáctica de David Perez. 2010. (Congresso).

14.
XVII Convegno annuale della SIdM (Sociedade Italiana de Musicologia). ?David Perez?s didactic Works in Portugal and Portuguese Sources?.. 2010. (Congresso).

15.
Southeastern/Midwestern Historical Societies' joint annual meeting in Philadelphia. "Haydn's Harpsichord Sonatas Composed before 1766,". 2009. (Congresso).

16.
Midwestern Historical Keyboard Society Annual Meeting. João Cordeiro da Silva (1735-1808) ? A Post-Scarlattian Keyboard Composer in Portugal. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA. L. V. B . III Jornada Científica do PPGLA-ESAT UEA Coordenador Geral. 2016. (Congresso).

2.
Cranmer David ; TRILHA NETO, M. M. . Congresso Internacional ?A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico?. 2013. (Congresso).

3.
PACHECO. A.J ; Cranmer David ; TRILHA NETO, M. M. . ?Congresso Internacional ?A Língua Portuguesa em Musica?,. 2012. (Congresso).

4.
TRILHA NETO, M. M.; Cranmer David . David Perez e a música da sua época. 2011. (Congresso).

5.
TRILHA NETO, M. M.. Música no Museu de Aveiro. 2008. (Festival).

6.
TRILHA NETO, M. M.. Música no Museu de Aveiro. 2007. (Festival).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Francisco Rider Pereira da Silva. Organização Moviment Research: análises e reflexões sobre um laboratório de investigação além da epistemologia e doa cânones dominantes. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. (Orientador).

2.
André Loves Florentino. Análise Histórico Intrepretativa e Execução do Segundo Concerto para Clarinete e Orquestra ? Deuxième Concerto pour la Clarinette avec Orchestre? de José Canongia (1784-1842) Dedicado a Dom Pedro I (1798-1834).. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Agda Yumy Shirayanagui de Sousa Amaral. Análise do Poema das Cinco Canções de Francisco Mignone (1962). 2018. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Mario Marques Trilha Neto.

2.
Luciana Pereira da Costa e Silva. Estudo Analítico e Interpretativo de 10 Canções para Canto e Piano de Waldemar Henrique compostas entre 1930 e 1937. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras e Artes) - Universidade do Estado do Amazonas, . Orientador: Mario Marques Trilha Neto.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Amanda Aparício. Canções Amazônicas para Canto e Piano de Altino Pimenta. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado do Amazonas. Orientador: Mario Marques Trilha Neto.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
TRILHA NETO, M. M.. Oficina de Música de Câmara XXVI Festival de Juiz de Fora. 2015. .


Musica
1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Concerto para Flauta e Cravo. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Concerto para Flauta e Cravo. 2013. Apresentação de Obra (para compositores).

1.
TRILHA NETO, M. M.; Cranmer David . Concerto cravo e voz. 2013. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto cravo solo. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de Música de Câmara. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Academia dos Renascidos. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Recital de Música de Câmara barroca com o violoncelista Edoardo Sbaffi. 2012. Interpretação.

1.
PASCOA, M. L. F. R. ; TRILHA NETO, M. M. . Concertos portugueses para cravo. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de lançamento da ? Arte novamente inventada (1540)? de Gonçalo Baena. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Academia dos Renascidos Repertório luso-brasileiro dos séculos XVIII ao XXI. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto com os flautistas Andrea Teixeira e Luís Furtado. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto cravo solo. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Academia dos Renascidos. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; Cranmer David ; PACHECO. A.J . Concerto Academia dos Renascidos. 2012. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Homenagem a David Perez 300 anos de nascimento. 2010. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Festival de Música de Coimbra. 2010. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; CARPENA L . Concerto Miniaturas brasileiras com a flautista Lúcia Carpena. 2010. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; HORA. E . Recital de Cravo com Edmundo Hora. 2010. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Trio com cravo 'Solistas Artave'. 2010. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. III Mostra de Música Antiga: Programa J.S.Bach. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. III Mostra de Música Antiga: Música Portuguesa dos séculos XVI ao XVIII. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; AUGUSTIN K . III Mostra de Música Antiga: Mosaico Musical. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto Comemorativo Cidade de Oliveira de Azeméis. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto cravo solo. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; CARPENA L . Recital de Cravo e flauta doce. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Música para D. João VI e D. Carlota. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concertos para a nobreza. 2008. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Integral das Sonatas para Flauta e Cravo de J. S. Bach. 2008. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Música para D. João VI e D. Carlota. 2008. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Jour anniversaire de la Révolution des oeillets. 2008. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; RONAI L ; MEDEIROS E . UNIRIO Musical. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Concerto de Clavicórdio. 2009. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.. Música para tecla Portugal y Brasil, Siglos XVI hasta XXI, XXX Festival de Organo del Uruguai. 2016. Interpretação.

1.
TRILHA NETO, M. M.; PASCOA, M. L. F. R. . Música barroca para clave y flauta. XXX Festival de Organo del Uruguai. 2016. Interpretação.



Outras informações relevantes


Formação em piano com os professores Homero Magalhães e Luís Medalha.
Formação em órgão com os professores Heidi Scheck (Alemanha) e Jean-Claude Zehnder (Suíça).
Formação em Composição com os professores César Guerra Peixe e Antônio Guerreiro.
Membro da Sociedade Italiana de Musicologia, do CESEM ( Centro de Estudos de Sociologia e Estética musical) da Universidade Nova de Lisboa, do Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira Caravelas, e da Comissão Científica do Simpósio David Perez 2011.
Membro da Conselho Científico e do Dicionário Biográfico Caravelas. Membro da Orquestra Barroca dos Amazonas.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 18:14:51