Virginia Sales Gebrim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8128920975929476
  • Última atualização do currículo em 26/08/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1982), mestrado em Mestrado Em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1996) e doutorado em psicologia da educação pela Pontificia universidade católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, psicologia da educação, formação de professores, psicometria e construtivismo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Virginia Sales Gebrim
Nome em citações bibliográficas
GEBRIM, V. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Educação.
rua Delenda Rezende de Melo
setor universitário
74605-050 - Goiania, GO - Brasil
Telefone: (062) 32096201
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em psicologia da educação.
Pontificia universidade católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Título: Psicologia e pedagogia nova no Brasil:saberes e práticas escolares nos rastros da criança, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Mitsuko Aparecida Makino Antunes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Psicologia da Educação; História da Educação- História da Psicologia-Educa; Psicometria; boblioteca de educação.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1996
Mestrado em Mestrado Em Educação Escolar Brasileira.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Psicologia e Educação no Brasil: uma história contada pela RBEP,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Marília Gouvêa de MIranda.
Palavras-chave: Psicometria; Psicologia da Educação; INEP.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Outros Setores; Educação.
1987 - 1989
Especialização em Psicologia Escolar. (Carga Horária: 375h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
1976 - 1982
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Psicologia, Psicanálise e Educação. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.
2008 - 2008
A Psicologia no Campo Educacional Brasileiro. (Carga horária: 8h).
Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação, ANPEd, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas que leciona na graduação: Psicologia da Educação I e II - Curso de Psicologia Psicologia da Educação I e II- Curso de Pedagogia e demais licenciaturas Seminários de Pesquisa I Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos História da Psicologia- Curso de especialização em Psicologia dos processos Educativos

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 30

Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: colaborador, Carga horária: 40

Atividades

03/2014 - Atual
Ensino, Curso de Especialização em Psicologia dos Processo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia
Seminários de Estudos e Pesquisas
08/2013 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos.
1/1998 - Atual
Ensino, Especialização Em Aprendizagem e Diferenças, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Construção social da diferença
Orientação de monografia
processo de produção da pesquisa
08/2014 - 12/2014
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 1
03/2014 - 07/2014
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
03/2014 - 07/2014
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação1
03/2013 - 07/2013
Ensino, Abi - Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
01/2013 - 07/2013
Ensino, Curso de Especialização em Psicologia dos Processo, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Seminário de Estudos e Pesquisas
03/2013 - 03/2013
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Seminário de Estudos e Pesquisas (NEPPEC/2013) Psicologia e Educação: Demandas da escola.
08/2012 - 12/2012
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 2
03/2012 - 07/2012
Ensino, Abi - Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação 1
03/2000 - 06/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .


Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 2008
Vínculo: Outro: Servidor celetista, Enquadramento Funcional: adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

01/2007 - Atual
Ensino, mestrado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de pesquisa I
3/2000 - Atual
Direção e administração, Centro de Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Cargo ou função
assesoria da direção.
3/1999 - Atual
Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
3/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Linhas de pesquisa
cultura, escola e sociedade
08/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática e Prática de Ensino
Orientação de monografia
pensamento científico
Psicologia da Educação
Psicologia Escolar
7/2002 - 8/2002
Ensino, Especialização Em Psicologia Escolar, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
formação de conceitos na educação infantil
História da Psicologia na Educação no Brasil
3/2002 - 4/2002
Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
formação de conceitos da criança
6/2001 - 7/2001
Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
formação de conceitos da criança
8/1999 - 3/2000
Ensino, Especialização Em Educação Infantil, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Orientação
3/1996 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Humanas, Departamento de Educação.

Linhas de pesquisa
história da psicologia


Linhas de pesquisa


1.
história da psicologia

Objetivo: investigar, analisar e discutir os processos constituintes da psicologia no Brasil, em especial nas suas relações com a educação..
Palavras-chave: Psicometria; História da Educação- História da Psicologia-Educa; Alunos.
2.
cultura, escola e sociedade

Objetivo: discutir as contribuições da psicologia nos processos pedagógicos.Examinar dispositivos culturais que disseminaram idéias, conhecimentos e propostas da psicologia para os saberes e práticas escolares. Investigação sobre as formulações em relação aos processos de aprendizagem da criança, especialmente na chamada pedagogia nova..
Palavras-chave: boblioteca de educação; Coleções pedagógicas; pedagogia nova; Psicologia da Educação.
3.
cultura e processos educativos


Projetos de pesquisa


2009 - 2015
O espetáculo das cotas e a imprensa: as idéias e debates sobre as políticas afirmativas nas universidades públicas (2009-2015)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Educativa (UCG)
2007 - 2008
Periódico: Educativa (UCG)
2007 - Atual
Periódico: Educativa (UCG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GEBRIM, V. S.2007GEBRIM, V. S.. A difusão dos saberes e práticas escolares na pedagogia nova: o livro como dispositivo estratégico. Educativa (UCG), v. 10, p. 85-96, 2007.

2.
GEBRIM, V. S.2005GEBRIM, V. S.. Psicologia e Pedagogia nova no Brasil:Psicometria, escolarização e infância. Educativa (UCG), v. 1, p. 101-116, 2005.

3.
GEBRIM, V. S.2003GEBRIM, V. S.. Por que as crianças devem ir à escola? as relações entre Psicologia, a infância e a Pedagogia moderna no Brasil. Psicologia da Educação, v. 17, p. 37-50, 2003.

4.
GEBRIM, V. S.2001GEBRIM, V. S.. Psicologia e Educação no Brasil: a história em questão. Educativa (UCG), Goiânia-Goiás-Brasil, v. 4, n.1, p. 139-148, 2001.

5.
GEBRIM, V. S.1999GEBRIM, V. S.; BITTAR, M. . O papel da Psicologia da Educação na formação de professores. Educativa (UCG), GOIÃNIA, v. 2, n.2, p. 7-12, 1999.

6.
GEBRIM, V. S.1997 GEBRIM, V. S.; GEBRIM, V. S. . Psicologia e Educação no Brasil: uma história contada pela Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Educativa (UCG), Goiãnia, v. 1, n.1, p. 179-188, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GEBRIM, V. S.; Juliana de Castro Chaves (Org.) ; BITTAR, M. (Org.) . Escritos de Psicologia, Educação e Cultura. 01. ed. Campinas: Mercado de Letras, 2015. v. 01. 370p .

2.
GEBRIM, V. S.. Psicologia e Educação no Brasil:uma história contada pela RBEP. 1ª. ed. goiânia: editora UFG, 2002. v. 1. 106p .

Capítulos de livros publicados
1.
GEBRIM, V. S.. A ascensão e o declinio dos métodos de ensino: Psicologia e Pedagogia nova no Brasil. In: Marilza Suanno; Jose Carlos Libâneo; Sandra Valéria Rosa. (Org.). Didática, Escola e Política: nehum direito a menos. 01ed.Goiania: CEGRAF, 2018, v. 01, p. 1709-1724.

2.
GEBRIM, V. S.. Psicologia, Higiene e Educação no Brasil: Entreatos, palavras e ações(1920-1940). In: Marilia Gouvea de Miranda. (Org.). Educação e Desigualdades sociais. 01ed.Campinas: Mercado de Letras, 2016, v. 01, p. 235-248.

3.
GEBRIM, V. S.. As conexões da Psicologia na Educação: a perspectiva de Thorndike. Escritos de Psicologia, Educação e Cultura. 01ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 2, p. 269-284.

4.
GEBRIM, V. S.; BITTAR, M. ; Juliana de Castro Chaves . A relação entre indivíduo, sociedade e cultura e suas interfaces da educação. Escritos de Psicologia, Educação e Cultura. 01ed.Campinas: Mercado de Letras, 2015, v. 2, p. 9-25.

5.
GEBRIM, V. S.. O legado da psicologia na conformação da criança na pedagogia nova no Brasil. In: Érica Lourenço; Raquel martins de Assis; Regina Helena de Freitas campos. (Org.). História da Psicologia e do contexto sociocultural. 1ed.Belo Horizonte: Editora Puc Minas, 2012, v. 1, p. 263-274.

6.
GEBRIM, V. S.. Psicologia e Pedagogia nova no Brasil: a infância nos saberes e práticas escolares. In: Marília Gouvea de Miranda; Anita C. Azevedo Resende. (Org.). Escritos de Psicologia, Educação e Cultura. 1ed.goiânia: Editora da UCG, 2008, v. 01, p. 55-70.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GEBRIM, V. S.. A constituição da Psicologia da Educação no Brasil: o legado de Helena Antipoff. In: XXIII Simpósio da Faculdade de Educação, 2017, Goiania. XIII Simpósio da Faculdade de Educação- UFG. Goiania: FE-UFG Volume 2, 2017, 2017. v. 02. p. 645-655.

2.
GEBRIM, V. S.. O legado da psicologia na conformação da criança na pedagogia nova no Brasil. In: História da psicologia e contexto sociocultural, 2012, Belo Horizonte. História da Psicologia e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Editora Puc Minas, 2012. v. 01. p. 263-273.

3.
GEBRIM, V. S.. A Psicologia entre o joio e o trigo: quando a aprendizagem do aluno toma o lugar dos métodos de ensino. In: XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação, 2010, Goiânia. XIX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação. Goiânia: Editora da UFG, 2010. v. 01.

4.
GEBRIM, V. S.. A Coleção "Bibliotheca de Educação" e a emergência da criança escolarizada no Brasil. In: 32 reunião anual da ANPED, 2009, Caxambú. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. p. 227-227.

5.
GEBRIM, V. S.. Cultura pedagógica e dispositivo estratégico: o papel da Coleção Bibliotheca de Educação na Pedagogia Nova no Brasil. In: Simpósio internacional cultura e identidades, 2007, goiânia. simpósio internacional de cultura e identidades. goiânia: editora da UFG, 2007.

6.
GEBRIM, V. S.. Reflexôes sobre Antipoff, a criança e a RBEP. In: seminário helena antipoff, 2003, Belo Horizonte. Boletim Do CDPHA. Belo Horizonte: Universidade federal de Minas Gerais, 2003. v. 17. p. 198-202.

7.
GEBRIM, V. S.. O papel da Psicologia na formação de professores. In: VIII Encontro Nacional de Didática e Pratica de Ensino, 1996, Florianópolis. VIII Encontro Nacional de Didàtica e Prática de ensino. florianópolis, 1996.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GEBRIM, V. S.. O Legado da Psicologia na conformação da criança na Pedagogia nova no Brasil. In: XXVIII Encontro anual Helena Antipoff, 2010, Belo Horizonte. Boletim do CDPHA. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010. v. 22. p. 138-139.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GEBRIM, V. S.. Psicometria e Pedagogia Nova no Brasil: a criança sob medida. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste, 2010, uberlândia. X encontro de pesquisa em educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da produção e divulgação do conhecimento. uberlndia: UFU, 2010. p. 266-267.

2.
GEBRIM, V. S.. As relações entre a psicologia, a infância e a pedagogia moderna no Brasil. In: Encontro de Pesquisa em educação da regiâo centro-oeste, 2004, goiãnia. Anais do VII EPECO. goiânia: universidade federal de Goiás, 2004.

3.
GEBRIM, V. S.. Psicologia e Educação no Brasil(1964-1984): a perspectiva da RBEP. In: II Fórum integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da U.C.G, 1999, Goiânia. II Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa E Extensão, 1999. v. 1. p. 67-67.

4.
GEBRIM, V. S.. A relação entre Psicologia e Educação no Brasil: Uma história contada pela REBEP. In: Encontro Nacional de Didàtica e Prática de Ensino, 1996, Florianópolis. VIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 1996. v. 1. p. 447-448.

5.
GEBRIM, V. S.. Psicologia e Educação no Brasil:Uma história contada pela RBEP. In: V fórum de Pesquisa da U.C.G, 1996, Goiânia. V Fórum de Pesquisa da U.C.G. goiânia: universidade católica de goiás, 1996. v. 1. p. 67-68.

6.
GEBRIM, V. S.; Coelho, Maria Aparecida . O aluno do Creduc na U.C.G:uma perspectiva de acompanhamento psicopedagógico. In: V Fórum de pesquisa da U.C.G, 1996, Goiânia. V fórum de pesquisa da Universidade católica de Goiás. goiânia: Universidade Católica de Goiás, 1996. v. 1. p. 68-69.

7.
GEBRIM, V. S.. Psicologia e Educação no Brasil: uma história contada pela RBEP. In: I Encontro de pesquisa e Pós-graduação em educação do centro oeste, 1996, campo Grande. In Encontro de Pesquisa e Pós -graduação em educação do centro oeste, 1996.

Artigos aceitos para publicação
1.
GEBRIM, V. S.. A difusão dos saberes e práticas escolares na pedagogia nova: o livro como dispositivo estratégico. Educativa (UCG), 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
GEBRIM, V. S.. A constituição da Psicologia da educação no Brasil e o legado de Helena Antipoff. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GEBRIM, V. S.. A Psicologia e os métodos de ensino na educação escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
Mitsuko Aparecida Makino Antunes ; Daniela Leal ; GEBRIM, V. S. . A diversidade em Antipoff. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GEBRIM, V. S.. As conexões da Psicologia na Educação: a perspectiva de Thorndike. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
GEBRIM, V. S.. O papel da Psicologia da Educação na formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GEBRIM, V. S.. O legado da Psicologia na conformação da criança na Pedagogia nova no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GEBRIM, V. S.. Psicometria e Pedagogia Nova no Brasil: a criança sob medida. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GEBRIM, V. S.. A Psicologia entre o joio e o trigo : quando a aprendizagem do aluno toma o lugar dos métodos de ensino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GEBRIM, V. S.. Psicologia e Pedagogia Nova no Brasil: saberes e Práticas escolares nos rastros da criança. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
GEBRIM, V. S.. A era Vargas e a Psicotécnica: a Emergência da Criança escolarizada no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
GEBRIM, V. S.; Miranda, Marília Gouvea de ; BITTAR, M. . Psicologia e Educação: um estado da arte da produção discente dos Programas de Pós-graduação em Educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Maria das Graças Monteiro de Castro ; GEBRIM, V. S. ; GEBRIM, V. S. . Pesquisa e Desenvolvimento para formação de acervo Bibiográfico na área da cultura para orientar a implantação do Centro Cultural Oscar Niemeyer. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
GEBRIM, V. S.. XXIII Simpósio da Faculdade de Educação- UFG. 2017.

2.
GEBRIM, V. S.. XII Simpósio da Faculdade de Educação - UUFG. 2015.

3.
Jordana de Castro Balduino ; Lueli Nogueira Duarte e Silva ; BITTAR, M. ; Geisa Nunes de S. Mozzer ; Faria, Gina Glaydes Guimarães de ; GEBRIM, V. S. . Presidente da Comissão de Seleção do Curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos. 2013.

4.
Faria, Gina Glaydes Guimarães de ; Edna Mendonça de O. Queiroz ; GEBRIM, V. S. . Reconhecimento de título de mestre em educação obtido na Universidade do Minho, Portugal. 2013.

5.
GEBRIM, V. S.; Elisabeth Silva Aguiar . Comissão de Processo Administrativo Disciplinar. 2013.

6.
GEBRIM, V. S.; Lueli Nogueira Duarte e Silva ; TOASSA, G. . Comissão de revalidação de diplomas para o Curso de Psicologia /UFG. 2012.

7.
Lueli Nogueira Duarte e Silva ; GEBRIM, V. S. ; Gisele Toassa . Comissão para juldamento de revalidação de diplomas e certificados de cursos realizados no exterior com a do curso de Psicologia da UFG. 2011.

8.
GEBRIM, V. S.; Faria, Gina Glaydes Guimarães de ; Edna Mendonça de O. Queiroz ; Gisele Toassa . Núcleo docente estruturante do curso de Psicologia, licenciatura da Faculdade de educação. 2010.

9.
GEBRIM, V. S.. membro do conselho editorial da revista educativa do departamento de educação da universidade católica de Goiás. 2002.


Demais tipos de produção técnica
1.
Lueli Nogueira Duarte e Silva ; GEBRIM, V. S. . Teorias da Aprendizagem. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-pedagógico).

2.
GEBRIM, V. S.. Construção de conceitos pela criança. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
GEBRIM, V. S.. Construção de Conceitos pela criança. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
GEBRIM, V. S.. Curso de especialização em Psicologia Escolar. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GEBRIM, V. S.. Especilização em Psicopedagogia. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
GEBRIM, V. S.. Construção social da diferença. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
Miranda, Marília Gouvea de ; GEBRIM, V. S. . Processo de Produção da Pesquisa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Sebastião Benício da Costa Neto; Fábio Jesus Miranda; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Luciana Novais de Oliveira Brito. Família Contemporânea: complexidade e desafios. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Psicol) - Pontificia Universidade católica de Goiás.

2.
sebastião Benício da Costa Neto; Fábio Jesus Miranda; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Sabrina de Souza Rodrigues Barreto. A Percepção do Processo de morrer da pessoa com doença oncológica terminal. 2011. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

3.
Glacy Q. de Roure; Joana Peixoto; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Neiva dos Santos Pereira. A crise de autoridade e o discurso (neo ) liberal. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

4.
Raquel Aparecida Marra Madeira de Freitas; Dra Beatriz Aparecida Zanata; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Fernanda Castelfranchi de Barros. Aquisição da Leitura: contribuições do ensino desenvolvimental com foco no motivo da aprendizagem. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

5.
Elianda Arantes tibalii; SOUZA, R. C. C.; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Maria goretti Quintiliano Carvalho. O professor e as dificuldades de aprendizagem: concepções e práticas. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Teses de doutorado
1.
Mitsuko Aparecida Makino Antunes; Maria do carmo Guedes; Laurinda Ramalho de Almeida; Sonia Chebel Mercado Sparti; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Airton Tadeu Barros munhos. Inclusão escolar de pessoa com deficiência intelectual: Estudos das pesquisas em teses e dissertações produzidas por programas de psicologia e educação no Brasil(2002 a 2006).. 2009. Tese (Doutorado em psicologia da educação) - Pontificia universidade católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
GEBRIM, V. S.; Maria do carmo Guedes; Mitsuko Aparecida Makino Antunes. Participação em banca de Airton Tadeu Barros munhos. A Inclusão escolar de pessoas com deficiência intelectual nas dissertações e teses em Psicologia no período 2002-2006. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação (Psicologia da Educação)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Geisa Nunes de S. Mozzer; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Lorrayne da Silva Ferreira. O Caminhar histórico das teoria educacionais e Psicológicas e suas contribuições para a educação brasileira. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

2.
Faria, Gina Glaydes Guimarães de; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Jovenilia Rodrigues Pereira. O fracasso escolar e a medicalização da Educação como produção das desigualdades sociais. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Weslayne Bastos Santos.A importância da brincadeira do faz de conta na educação Escolar segundo Vigotski. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

2.
GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Yasmin Albino de Souza.A indisciplina Educação Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

3.
GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Mariana Novato de Abreu.Uma reflexão sobre o TDAH eusas implicações na educação escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

4.
GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Janaina Silva Assis.A teoria socio cultural de Vigotski e suas implicações na educação escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

5.
GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Aline Martins Neto.A educação sexual e o papel do educador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás.

6.
GEBRIM, V. S.; Elizabeth Landi. Participação em banca de Deivid Gomes da Silva.O complexo de castração e a inserção do sujeito no universo da cultura e da fala. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

7.
Fernando Lacerda Júnior; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Luciano Alvarenga Montalvão.A extensão popular na Universidade do capital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

8.
Marcela Almeida; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Lethicia Vargas Pereira.Feminilidade: uma posição que não concerne somente a mulher. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

9.
Juliana de Castro Chaves; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Rayana Ribeiro de Almeida.O papel do Psicólogo na organização e as possibilidades de atuação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

10.
Priscilla de Melo Lima; GEBRIM, V. S.. Participação em banca de Etelvita de Fátima Reis.A Psicanálise de Freud, Religião e Fé. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás.

11.
GEBRIM, V. S.; Jordana de Castro Balduino. Participação em banca de Davi de Lima Rabelo.Psicologia e sua crítica: a ideologização e a Psicologia histórico cultural. 2011 - Universidade Federal de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
GEBRIM, V. S.; Elianda Arantes tibalii; BITTAR, M.. Concurso para professores efetivos de Psicologia da Educação. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
BITTAR, M.; GEBRIM, V. S.. Candidatos para professores efetivos do ensino do Instituto Federal Goiano- Campus Urutaì. 2014. Instituto Federal Goiano.

3.
Edna Mendonça de O. Queiroz; GEBRIM, V. S.; Eduardo silva e Pinto. Concurso Público para o cargo de professor assistente na area de Psicologia/Psicologia social do trabalho. 2010. Universidade Federal de Goiás.

4.
Geisa Nunes de S. Mozzer; Juliana Eugênia Caixeta; GEBRIM, V. S.. Concurso público para o cargo de professor adjunto. 2010. Universidade Federal de Goiás.

5.
GEBRIM, V. S.; Sabóia, Simone Maria Teixeira de; Morais, Jose Oscar Rodrigues de. Concurso Público para provimento de cargo de professor de Ciências Biológicas. 2009. Universidade de Rio Verde.

6.
GEBRIM, V. S.; Morais, Jose Oscar Rodrigues de; Sabóia, Simone Maria Teixeira de. Concurso Público para provimento de cargo de professor de Ciências Biológicas. 2009. Universidade de Rio Verde.

7.
GEBRIM, V. S.; Morais, Jose Oscar Rodrigues de; Sabóia, Simone Maria Teixeira de. Concurso público para o Provimento de cargo de Professor de ciências biológicas. 2009. Universidade de Rio Verde.

8.
Edna Mendonça de O. Queiroz; Faria, Gina Glaydes Guimarães de; GEBRIM, V. S.. Concurso público para professor substituto da área de Psicologia e trabalho. 2009. Universidade Federal de Goiás.

9.
Faria, Gina Glaydes Guimarães de; Edna Mendonça de O. Queiroz; GEBRIM, V. S.. Concurso para professor substituto da área de Psicologia e trabalho. 2009. Universidade Federal de Goiás.

10.
Leandro Malloy Diniz; Sandra Regina Schewinsky; GEBRIM, V. S.. Concurso Público para o cargo de professor assistente na área de neuropsiologia. 2009. Universidade Federal de Goiás.

11.
Fábia maria Oliveira Pinho; GEBRIM, V. S.; Luciana morelli. Seleção de pessoal docente para o curso de fisioterapia. 2007. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

12.
OLIVEIRA, N. F.; GEBRIM, V. S.; PAIVA, H. A.; Tania mara Guimarães Pena. Concurso Público para Provimento do cargo de professor Adjunto na area de direito constitucional. 2007. Universidade de Rio Verde.

13.
GEBRIM, V. S.; PAIVA, H. A.; OLIVEIRA, N. F.; Tania mara Guimarães Pena. Concurso público para provimento do cargo de professor adjunto I na area de direito tributário. 2007. Universidade de Rio Verde.

14.
Martins, Maria do Carmo Fernandes; Gomide Júnior, Sinésio; ROSSINI, J. C.; Oliveira, Ana Lúcia Ribeiro; Resende, Maria do Rosário da Silva; Ferreira, sueli aparecida; GEBRIM, V. S.. Concurso público para provimento do cargo de professor adjuntoI da faculdade de psicologia. 2007. Universidade de Rio Verde.

15.
GEBRIM, V. S.; CLÍMACO, M. H. B. E. A. S.. Processo seleção docente da universidade católica de Goiás- departamento de educação- área de concentração: Psicologia da Educação. 2002. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

16.
GEBRIM, V. S.; CAMPOS, P. H. F.; SIMONASSI, L. E.. Seleção de pessoal docente para o departamento de psicologia- área de psicologia, fenomenologia e filosofia- edital 02/98. 1998. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Outras participações
1.
Geisa Nunes de S. Mozzer; GEBRIM, V. S.. Monografia do curso de Especialização em Psicologia dos Processos Educativos. 2017. Universidade Federal de Goiás.

2.
GEBRIM, V. S.; Gisele Toassa; Lueli Nogueira Duarte e Silva. Comissão de Revalidação de diplomas e certificados de cursos realizados no exterior com a do curso de Psicologia da UFG. 2013. Universidade Federal de Goiás.

3.
Edna Mendonça de O. Queiroz; Faria, Gina Glaydes Guimarães de; Juliana de Castro Chaves; Lueli Nogueira Duarte e Silva; GEBRIM, V. S.. Comissão de seleção de alunos para o curso de especialização da faculdade de Educação. 2013. Universidade Federal de Goiás.

4.
Edna Mendonça de O. Queiroz; Faria, Gina Glaydes Guimarães de; Juliana de Castro Chaves; Lueli Nogueira Duarte e Silva; GEBRIM, V. S.. Comissão de seleção de alunos para o curso de especialização da faculdade de Educação. 2013. Universidade Federal de Goiás.

5.
Edna Mendonça de O. Queiroz; Faria, Gina Glaydes Guimarães de; GEBRIM, V. S.; GEBRIM, V. S.. Comissão de Revalidação de diplomas e certificados de cursos realizados no exterior com a do curso de Psicologia da UFG. 2013. Universidade Federal de Goiás.

6.
GEBRIM, V. S.; SOUZA, H. A.; GEBRIM, V. S.. Comissão de Processo administrativo disciplinar. 2013. Universidade Federal de Goiás.

7.
Lueli Nogueira Duarte e Silva; TOASSA, G.; GEBRIM, V. S.. Comissão de revalidação de diplomas do curso de psicologia da UFG. 2012. Universidade Federal de Goiás.

8.
BITTAR, M.; GEBRIM, V. S.; Faria, Gina Glaydes Guimarães de. Concurso para professor substituto de Psicologia da Educação. 2011. Universidade Federal de Goiás.

9.
GEBRIM, V. S.; Gisele Toassa; Lueli Nogueira Duarte e Silva; GEBRIM, V. S.. Equivalência de diplomas e certificados de cursos realizados no exterior com a do curso de Psicologia da UFG. 2011. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Didática e Práticas de Ensino. A Psicologia e os métodos de ensino na educação escolar. 2017. (Congresso).

2.
XXIII Simposio da Faculdade de Educação.A Psicologia e os métodos de ensino na educaçã escolar. 2017. (Simpósio).

3.
Historiadores da Psicologia da Educação; pesquisadores nacionais.A constituição e o legado de Helena antipoff para a Psicologia no Brasil. 2015. (Encontro).

4.
XXII Simposio da Faculdade de Educação.Entre atos , palavras e ações: a constituição da Psicologia no Brasil. 2015. (Simpósio).

5.
Congresso Ibero americano de Humanidades, Ciências e educação: Perpsectivas Contemporaneas. Psicologia da Educação e diversidade: um paralelo entre Montessori, Wallon, Antipoff, Vigotski e Arendt. 2014. (Congresso).

6.
Seminário Externo do Núcleo de Estudos e pesquisas em Psicologia, Educação e cultura- NEPPEC. 2014. (Seminário).

7.
36 Reunião anual da ANPED. 2013. (Congresso).

8.
Encontro Interistitucional do PIBID Psicologia UFSC/UFG. 2013. (Encontro).

9.
Psicologia e Educação: Formação, Pesquisa e demandas da escola e I Encontro Interestitucionaldo PIBID.Psicologia e Educação: Formação e, Pesquisa e Demandas da Escola. 2013. (Seminário).

10.
Psicologia e Educação: Formação, Pesquisa e demandas da escola e I Encontro Interestitucionaldo PIBID.Teoria Walloniana: Proposições atuais atuais. 2013. (Seminário).

11.
Seminário do Programa UFG Inclui: ações afirmativas: Inclusão e Permanência. 2013. (Seminário).

12.
XI Encontro de Pesquisa em Educação da Anped centro oeste. As conexões da Psicologia na Educação: a perspectiva de Thorndike. 2012. (Congresso).

13.
II Encontro Nacional de licenciaturas.Onde tudo começa: Psicologia e educação no BrASIL. 2011. (Encontro).

14.
Seminário UFG Inclui. 2011. (Seminário).

15.
Conhecimento e Modernidade: Novos e velhos desafios.Fundamentos da psicologia. 2010. (Simpósio).

16.
Formação continuada vinculada ao Programa Formação para docência no Ensino superior.Relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem no ensino superior. 2010. (Outra).

17.
Seminário Externo do Núcleo de Estudos e pesquisas em Psicologia, Educação e cultura- NEPPEC. 2010. (Seminário).

18.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-oeste.Psicometria e Pedagogia Nova no Brasil: a criança sob medida. 2010. (Encontro).

19.
XXVIII Encontro anual Helena Antipoff.O legado da Psicologia na conformação da criança na Pedagogia nova no Brasil. 2010. (Encontro).

20.
Temas em Psicologia, educação e cultura.História da Psicologia e as implicações na Educação. 2009. (Seminário).

21.
XVIII simpósio de estudos e pesquisas da Faculdade de Educação -UFG.Formação e exercício profissional no campo da Psicologia. 2009. (Simpósio).

22.
VII congresso Luso -Brasileiro de História da Educação. Psicologia e Pedagogia Nova no Brasil: saberes e práticas escolares nos rastros da criança. 2008. (Congresso).

23.
VIII ENCONTRO CLIO-PSYQCHÉ.A Era Vargas e a Psicotécnica: a emergência da criança escolarizada no Brasil. 2008. (Simpósio).

24.
anped.PSICOLOGIA E PEDAGOGIA NOVA NO BRASIL: SABERES E PRÁTICAS ESCOLARES NOS RASTROS DA CRIANÇA. 2007. (Seminário).

25.
III simpósio internacional de culturas e identidades.A difusão dos saberes e práticas escolares na pedagogia nova: o livro como dispositivo estratégico. 2007. (Simpósio).

26.
V CONGRESSO NORTE E NORDESTE DE PSICOLOGIA. Psicologia e Pedagogia nova no Brasil: a conformação da criança na escola. 2007. (Congresso).

27.
Encontro de Pesquisa em educação da regiâo centro-oeste.As relações entre psicologia, a infância e a pedagogia moderna no Brasil. 2004. (Encontro).

28.
Seminários do núcleo de pesquisas em educação da UFG.Psicologia e Pedagogia Nova no Brasil: o livro como dispositivo estrategico. 2004. (Seminário).

29.
seminário helena antipoff.A criança na Revista Brasileira de estudos Pedagógicos. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GEBRIM, V. S.; Carime Rossi Elias ; Diane Valdez ; Edna Mendonça de O. Queiroz ; Geisa Nunes de S. Mozzer ; Wanderson Ferreira Alves . XVIII Simpósio de estudos e pesquisas:Formação, cultura e subjetividade. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Raquel Pereira da Silva. Psicologia e Educação no Brasil: um olhar a partir dos mivimentos e momentos da revista Inter- Ação (1975-1984). 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

2.
Girlene Brabosa da Silva. A relação Psicologia e Educação: A escola Nova no Brasil:(1920-1940). 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

3.
Karitha Andrade Cavalcante. Uma reflexão sobre os processos de inclusão na Educação Escolar no Brasil. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

4.
Renata Cardoso Barreto. Psicologia e Educação no Brasil: uma reflexão sobre a utilização de testes. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

5.
Rosimeire Aparecida de Melo. A constituição da psicologia enquanto ciência no Brasil. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Psicologia dos Processos Educativos) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

6.
Aline Flavia Valgas. Ideias Psicológicas na consolidação do Estado Burgues no Brasil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia dos Processo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

7.
Sara Lilian Queiroz Silva. Modernidade, Trabalho e Indivíduo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Psicologia dos Processo) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

8.
Juliana Félix Bastos. Jogos massivos on-line: um olhar sobre a questão da interação social. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

9.
Fleusa Alves de Souza nazareno. os processos constituintes do desenvolvimento moral. 2002. 43 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

10.
Eliana Brannsdetter Rabelo. A problemática do fracasso escolar no Brasil. 2002. 38 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

11.
Andrea Rosa Dias. uma reflexão sobre as contribuições de Ferreiro na Alfabetização. 2002. 28 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

12.
Débora Soares de Albuquerque. A alfabetização na pespectiva construtivista. 2002. 39 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

13.
Aldeniza Silva de Souza Cunha. Letramentox alfabetização. 2002. 27 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

14.
Danielle Barreto Machado. O desenvolvimento da sexualidade infantil e suas implicações educacionais. 2002. 29 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

15.
joseane de Moraes almeida. As discussões de Ferreiro na aquisição da escrita e da leitura infantil. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

16.
Luciana Ferreira Machado. Os processos de integração e inclusão de alunos com necessidades especiais. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

17.
Helainy Ferreira. A teoria de Vygotsky e as implicações na educação. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

18.
Mariângela Estelita Barros Correa. Escrever em Libras? como? Porque?. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em formação de Professores) - Pontificia Universidade católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

19.
Ileusa Alves de Souza Nazareno. Os processos constitutivos do desenvolvimento da moral segundo Piaget. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Alfabetização) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

20.
Andrea Silva Santos. a construção da socialização infantil e suas implicações na educação infantil. 2001. 35 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

21.
Maria Piedade da Costa. A perspectiva vygotskyana de desenvolvimento infantil e o papel do brinquedo. 2001. 33 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

22.
valdomira gonçalves araújo. As relações entre o brinquedo e a aprendizagem infantil. 2001. 37 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

23.
Luisa Senna de Almeida. A perspectiva piagetiana de desenvolvimento cognitivo. 2001. 45 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

24.
Edina Mendonça Duarte. A Relações entre os jogos , as Brincadeiras e o desenvolvimento infantil. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

25.
Jane Modesto de Souza Barreto. O Papel Educativo dos Jogos, Brincadeiras e Brinquedos na Pré-Escola. 2000. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

26.
Karen Cristina S. Safatle. A aavaliação no contexto pedagógico. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

27.
Maria josé de S. Inácio. A avaliação escolar no contexto social. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

28.
Lucelena Dias Silva. O Professor na abordagem cognitiva: considerações gerais. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

29.
Eronildes Borges da silva. Reflexões sobre a produção do fracasso escolar no Brasil. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

30.
Dorca Guimaraes Soares. Relação professor-aluno na gestaltpedagogia. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

31.
Magda De Oliveira Costa. Recreação: recurso pedagtógico do professor alfabetizador. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

32.
Ranute Moreira de M. Andrade. A alfabetização e a formação do professor. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

33.
Deuseny Carvalho B. da Silva. O processo de avaliação na escola e suas implicações no ato educativo. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Aprendizagem e diferenças) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

34.
Cinara Leite Ramos Lopes. O construtivismo e a alfabetização. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

35.
Cibelle Bitencourt de Oliveira. A perspectiva da Inteligência moderna. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

36.
Lívia Tomázia de Mello. As implicações dos jogos, brinquedos e brincadeiras no desenvolvimento cognitivo infantil. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

37.
Arlene Mamede Cruzeiro Alvarenga. Influência dos Jogos no Processo de Desenvolvimento e Apredizagem Infantil. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

38.
Regina Celi do Prado B. e Silva. Os Jogos e suas Implicações no Pré-Escolar. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Educação Infantil) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Debora Araújo Abrantes Rosa. Uma investigação sobre o transtorno de déficit na atenção e Hiperatividade (TDAH) esuas implicações no contexto escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

2.
Janaina Silva de Assis. Por entre toques e retoques. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

3.
Thais de Souza Matos. Relações Étnicos- raciais: interfaces com aformação de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

4.
Karolyne Alves de Souza. Crianças com TDAH na Alfabetização e a Intervenção do professor nos processos de Ensino e Aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

5.
Yasmin Albino de Souza. A indisciplina na Educação Escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

6.
Weslayne Bastos Santos. A importância da Brincadeira de faz de conta na Educação escolar segundo Vigotski. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

7.
Mariana Novato de Abreu. Uma reflexão sobre o TDAH e suas implicações na educação escolar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

8.
Aline Martins Neto. A educação sexual nos processos educativos e o papel do educador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

9.
Thuanna Carla Batista Barreto. O papel da familia e da escola no processo de socialização infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

10.
Thais Lohainny Rocha da Silva. A Sexualidade infantil na teoria de Freud. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

11.
Robia Cristina Rita da Luz. A Avaliação na Educação Infantil: impasses e perspectivas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

12.
Davi de Lima Rabelo. Psicologia e sua crítica: a ideologização e a psicologia histórico cultural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

13.
Etelvita de Fátima Reis. A Psicanálise de Freud, Religião e Fé. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

14.
Rayana Ribeiro de Almeida. O papel do Psicologo na organização e as possibilidades de atuação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

15.
Lethicia Vargas Pereira. Feminilidade: uma posição que não concerne somente a mulher. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

16.
Luciano Alvarenga Montalvão. A extensão popular na universidade do capital. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

17.
Larissa Arantes de Melo. O vinculo materno como alicerce para a constituição egoíca e saúde mental do bebê. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

18.
Juliana Carneiro Dallabrida. A relação entre mente e corpo em Reich: uma genuína expressão do proposto pela ciência psicossomática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

19.
Dayanne Alves Pinheiro. As repercussões da angústia no processo quimioterápico: uma análise psicanalítica das mulheres com câncer de mama. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

20.
Marina Freire Nunes. Psicologia da Saúde no contexto Hospitalar: a humanização do atendimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

21.
Lígia Abreu Gomes Cruz. Recursos Lúdicos em terapia comportamental infantil: um movimento metodológico. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

22.
Mariana caixeta Bonfim. Psicologia e Educação no Brasil: uma reflexão sobre o fracasso escolar enquanto fenomeno da sociedade de classes. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

23.
Renata Gomes uchoa. Autoridade na contemporaneidade: a experiência do desamparo do sujeito. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

24.
Paula Bruna Camargo Costa e Silva. Saúde Mental no contexto do trabalho contemporãneo: o olhar da abordagem diagnódtica/ epidemiológica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

25.
Diego Torres Ramos Roberto de Lima. As novas faces do mal estar: masoquismo e servidão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

26.
Camila Balduino Soares. A imposição do prazer postergado: a construção do conceito de Compusão á repetição na obra freudiana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

27.
Lívia Fiuza da Silva de Oliveira. As Reflexões sobre Psicanálise e Educação: as possibilidades de um diálogo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

28.
Lilian Nortrud Heine de Melo. Os desafios na trajetória da inclusão escolar da criança com deficiência visual. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

29.
Cyntia Souza Machado. Uma Reflexão sobre o fracasso escolar no Brasil: as mesmas idéias e as "novas concepções"?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

30.
Sabrina Campos Silva. As contribuições da Psicanálise freudiana para a educação: a sexualidade da criança e o papel do professor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

31.
Ana Luiza Reis Silva. Vygotsky e a importância da atividade lúdica nos processos de aprendizagem escolar. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

32.
Kelry de Araújo Freitas. Atividades Lúdicas e suas relações com a aprendizagem escolarpor intermédio de Vygotsky. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

33.
Iasmine Christina Rocha da Silva. As relações entre o aprendizado escolar e os recursos didáticos: a História em quadrinhos como uma ferramenta para o ensino da matemática. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

34.
Nagylla Pereira Peixoto. O Professor e os processos de ensino-aprendizagem: possibilidades de atuação docente no construtivismo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

35.
Patrcia de Paula Tavares. o lugar das brincadeiras na educação infantil: Vygotsky e o lúdico em sala de aula. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

36.
Raquel Lopes de Andrade Ferreira. uma reflexão sobre Vygotsky e a educação infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

37.
Patrícia Resio Marques. A importãncia do lúdico nos processos de aprendizagem na educação infantil: a abordagem vygotskyana. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

38.
Ana Carolina dos Santos. Gestão democrática nas escolas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

39.
Francini Menezes de Oliveira. A Leitura como fonte de caminhos e descobertas na esfera escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

40.
Luciana Spindola Sampaio. A importãncia do brincar no desenvolvimento infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

41.
Mayra Moreira Bezerra. A perspectiva vygotskyana de desenvolvimento e aprendizagem infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

42.
Samya Barros dos Santos. Avaliação nas escolas: concepções e práticas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

43.
Enivar de Souza Viana. Reflexôes sobre a avaliação escolar. 2002. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

44.
Romilda de Paula e Souza. A constituição da socialização infanti. 2001. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

45.
Maria Anália Assunção Santos. A construção do raciocínio lógico-matemático segundo Piaget. 2000. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

46.
Waléria Nolasco. O papel da brincadeira no desenvolvimento infanti. 2000. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

47.
Maria da glória Nunes. O desenvolvimento cognitivo da criança segundo Piaget e Vygotsky. 2000. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

48.
Iodelma dos Reis Santana Bites. O significado lúdico nos processos educativos da pré-escola. 2000. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

49.
Laura de Campos Paranhos. A importância dos Jogos na Pré-escola. 1996. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.

50.
Maria Ozani Gomes de Resende. A lnguagem e suas implicações sociais. 1996. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Virginia Sales Gebrim.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
Lueli Nogueira Duarte e Silva ; GEBRIM, V. S. . Teorias da Aprendizagem. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático-pedagógico).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:25:41