Luciane Alves Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4298723741829457
  • Última atualização do currículo em 13/10/2014


Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, com estágio na Université Paris IV, e Mestre em Estudos Literários pela - Unesp - FCL/Araraquara. É graduada em Letras, Português/Francês pela Unesp - FCL/Araraq. Tem experiência no magistério superior, na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria da Literatura. Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, e vinculada ao programa de Mestrado Profissional em Letras/ CAPES. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciane Alves Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal da Paraíba.
CCAE Centro de Ciências Aplicadas e Educação - Litoral Norte
58280-000 - Mamanguape, PB - Brasil
URL da Homepage: http://www.ccae.ufpb.br


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Memória e identidade nos romances Désert e Poisson d´or, de J.M.G. Le Clézio, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Professora Dra. Gloria Carneiro do Amaral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: literatura francesa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Estudos Literários.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Metamorfose: o universo fantástico de Murilo Rubião,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Ana Luiza Silva Camarani.
1990 - 1994
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.




Formação Complementar


2013 - 2013
Ensino-aprendizagem em Ambientes Virtuais. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
2012 - 2012
Formação Continuada para Avaliadores de Redações. (Carga horária: 100h).
Universidade de Brasília.
2011 - 2011
Kuxa Kanema - o nascimento do cinema. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2008
estágio de doutoramento.
Université Paris-Sorbonne.
1998 - 1998
Curso de Formação de Educadores: Alfabetização. (Carga horária: 32h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura - teorias narrativas
Literatura Infantil e Juvenil
11/2013 - Atual
Direção e administração, CCAE - Campus IV - Mamanguape - Litoral Norte, .

Cargo ou função
Coordenadora da Monitoria.
04/2013 - Atual
Ensino, Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redação comercial
04/2013 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , CCAE - Campus IV - Mamanguape - Litoral Norte, .

Atividade realizada
Vice-coordenadora de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras.
10/2012 - Atual
Ensino, Secretariado Executivo Bilíngue, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
10/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, CCAE - Campus IV - Mamanguape - Litoral Norte, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue.
05/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , CCAE - Campus IV - Mamanguape - Litoral Norte, .

10/2012 - 04/2013
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa - Leitura e Produção Textual

Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Literaturas Brasileira e Portuguesa.

Atividades

07/2011 - 05/2012
Ensino, Automação Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Empresarial
08/2010 - 05/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Literatura Portuguesa
Literatura Brasileira

Faculdades Integradas Torricelli, FIT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira I, II, III, Literatura Portuguesa I, II, III, Orientação de Leitura e Pesquisa, História da Leitura e da Escrita, Literatura e Contexto Social Brasileiro


Faculdade Santa Rita de Cássia, SANTARITA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
disciplinas ministradas: Seminários de Pesquisa avançados, Língua Portuguesa e Leitura e Produção Textual


Faculdades Renascentista, UNIESP, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor ensino superior, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas: Literatura Brasileira Literatura Portuguesa Técnicas de Redação


Associação Religiosa Beneficente Jesus Maria José, ARBJMJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor ensino médio, Carga horária: 24


Faculdades Integradas de Guarulhos, FIG, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor
Outras informações
Disciplina ministrada: Língua Portuguesa


Colégio Costa Zavagli, CCZ, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2001
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor ensino fundamental e médio


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: auxiliar de pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisadora
Outras informações
Auxiliar de Pesquisa no Projeto "Gramática de Usos do Português Contemporâneo do Brasil", sob a orientação da Profa. Dra. Maria Helena de Moura Neves.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Teorias e críticas da narrativa: tradição e novas perspectivas
2.
Narrativas de tradição oral e a formação do leitor


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Narrativas fantástivas: entre a tradição e a modernidade

Descrição: Neste projeto de pesquisa, pretendemos analisar as narrativas que caracterizaram o fantástico tradicional, herdeiro do Gótico, e sua evolução até a contemporaneidade, quando adquirem novas formas e sentidos. Considera-se que a história e trajetória do fantástico é feita de rupturas, transformações, metamorfoses e hibridizações em determinada época e geografia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luciane Alves Santos - Coordenador / Ana Laís Silva da Costa - Integrante.
2004 - 2009
A França e sua Literatura na segunda metade do século XX

Descrição: Enfatizar obras significativas desse período de aparente decadência, mostrando aspectos inovadores. Análise de dois romances do escritor francês Jean Marie Gustave Le Clézio, Désert e Poisson d´Or, considerando a presença de um interdiscurso que caracteriza esses textos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Luciane Alves Santos - Integrante / Aline da Silva Lima - Integrante / Cláudia Longhi Farina - Integrante / Claudina Fialho de Carvalho - Integrante / Cristianne Aparecida de Brito Lameirinha - Integrante / Luis Claudio Machado - Integrante / Maria Cristina Vianna Kuntz - Integrante / Maria Cecilia Queiroz de Moraes Pinto - Coordenador.
2001 - 2003
Os caminhos da narrativa fantástica

Descrição: Após manifestações diversas na literatura escrita, desde as epopéias gregas e as sátiras menipéias e outras narrativas latinas, o fantástico firma-se como uma categoria literária consistente e regular a partir da segunda metade do século XVIII e, sobretudo, no início do século XIX, na época do romantismo europeu. Do romance gótico inglês às narrativas fantásticas contemporâneas, o fantástico literário percorre um longo caminho, transformando-se e renovando-se de acordo com os diferentes autores, os diversos movimentos literários e com a própria evolução social e científica da humanidade; assim é que, no século XX, o realismo mágico surge como a grande metamorfose do fantástico, ao lado, porém, do resgate do maravilhoso e da fantasia, como também da continuação da tradição literária do fantástico do século XIX. Dentro dessa ampla perspectiva, este projeto de pesquisa visa a estabelecer alguns elos entre essas múltiplas tendências da literatura fantástica, a partir de obras ficcionais de autores de diferentes épocas e nacionalidades, por meio da análise dessas narrativas. Desenvolvimento de dissertação de mestrado: estudo do fantástico brasileiro, a experiência de Murilo Rubião. .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luciane Alves Santos - Integrante / ana luiza silva camarani - Coordenador / erica milaneze - Integrante / sergio fabiano annibal - Integrante / Tatiane Hunch Castilho - Integrante / Lúcia Donizetti Modesto de Lima - Integrante / fabio lucas pierini - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
PROGRAMA DE LICENCIATURA PROLICEN/ UFPB / Título do projeto: A ficção distópica e as novas fórmulas para jovens leitores

Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver estudos sobre o novo estilo de ficção: a Distopia. Atualmente, esse gênero parece ter conquistado uma parcela significativa do mercado editorial voltado para os jovens leitores. São textos literários rapidamente absorvidos por novas gerações que, sob o impacto de crises econômicas e políticas, são sensíveis às suas atualidades sociais e procuram melhor compreendê-las. A ficção distópica se traduz em uma espécie de antecipação, um texto que prevê os caminhos, a decadência e os excessos da humanidade e, exatamente por esse motivo, encontra seu poder direto de identificação com o público jovem. Consideramos, com este projeto, a possibilidade de despertar e ampliar o universo literário do estudante da Educação Básica a partir de leitura e interpretação desse novo estilo ficcional, presente também em outras linguagens, como o cinema e a música..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Luciane Alves Santos - Coordenador / Thaíse Gomes Lira - Integrante.
2013 - Atual
PROGRAMA DE LICENCIATURA PROLICEN/ UFPB / Título do projeto: Narrativas de tradição oral e formação de leitores

Descrição: O foco deste projeto é o estudo de narrativas da tradição oral e sua contribuição para a sensibilização e a formação de jovens leitores nas séries iniciais da Educação Básica. Os licenciados do curso de Letras envolvidos no projeto investigarão diferentes categorias narrativas oriundas da oralidade, inicialmente o conto de fadas, como agentes fundamentais para desenvolver o diálogo entre a criança e a texto literário..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Luciane Alves Santos - Coordenador / Ana Paula Bezerril Celestino - Integrante / Fábio da Silva Vieira - Integrante / Ana Laís Silva da Costa - Integrante.


Membro de corpo editorial


2006 - 2010
Periódico: revista santa rita
2013 - Atual
Periódico: Revista de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná


Revisor de periódico


2006 - 2010
Periódico: revista santa rita


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, L. A.2014SANTOS, L. A. . Delírio e medo: o fio da incerteza no conto fantástico de Guy de Maupassant. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Impresso), v. 02, p. 164-177, 2014.

2.
SANTOS, L. A.2013SANTOS, L. A. . Solidão e errância no romance Peixe Dourado, de Jean Marie Gustave Le Clézio. Estação Literária, v. 03, p. 84-94, 2013.

3.
SANTOS, L. A.2008SANTOS, L. A. . A memória do deserto. Eutomia (Recife), v. vol.1, p. artigo 29, 2008.

4.
SANTOS, L. A.2006SANTOS, L. A. . A metamorfose nos contos fantásticos de Murilo Rubião. Nau Literária (UFRGS), v. n.3, p. 186-199, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANTOS, L. A. (Org.) ; SILVA, M. P. (Org.) ; MELO, C. A. (Org.) ; SALES, L. S. (Org.) . LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. 01. ed. João Pessoa: UFPB, 2013. v. 01. 368p .

2.
SANTOS, L. A. ; CARVALHO, V. . Português - Ensino Fundamental - Volume Único. 01. ed. São Paulo: Editora Frase, 2004. v. 01. 148p .

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Metodologia do trabalho científico. In: Barthyra Cabral Vieira de Andrade Claudino. (Org.). Curso de Licenciatura em Letras-Língua Inglesa a Distância. 01ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2014, v. 01, p. 335-417.

2.
SANTOS, L. A. . As esferas do maravilhoso e a literatura infantil. In: SANTOS, Luciane Alves; MELO, Carlos Augusto; SALES, Laurênia Souto; SILVA, Marluce Pereira. (Org.). LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO. 01ed.João Pessoa: UFPB, 2013, v. 01, p. 153-173.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . A integração do fantástico e do grotesco em Edgar Allan Poe.. In: II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional, 2014, Rio de Janeiro. (Re)Visões do Fantástico: do centro às margens; caminhos cruzados. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2014. v. 01. p. 107-107.

2.
SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Gilberto Freyre e Jayme Griz: representações do insólito na literatura pernambucana. In: Cielli - 3o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014, Maringá. Cielli - 3o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2014. v. 01.

3.
SANTOS, L. A. . O Conto de fadas: da oralidade à literatura infantil. In: IV ENLIJE - Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2012, Campina Grande. Caderno de resumo - Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino, 2012.

4.
SANTOS, L. A. . A memória do deserto. In: XI SIMPÓSIO NACIONAL E Io SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA - LINGUAGEM E CULTURA: INTERSECÇÕES, 2006, UBERLÂNDIA. XI SIMPÓSIO NACIONAL E Io SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA - LINGUAGEM E CULTURA: INTERSECÇÕES, 2006.

5.
SANTOS, L. A. . A MÚSICA COMO ELEMENTO INTERTEXTUAL NA OBRA PEIXE DOURADO. In: 54 SEMINÁRIO DO GEL, 2006, ARARAQUARA. GEL - CADERNO DE RESUMOS, 2006. v. 01. p. 352-352.

6.
SANTOS, L. A. . Metamorfose: o universo fantástico muriliano. In: II Seminário de Pesquisa, 2001, Araraquara. II Seminário de Pesquisa - Caderno de resumos, 2001. v. 1. p. 58-58.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . A integração do fantástico e do grotesco em Edgar Allan Poe.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, L. A. ; GABRIEL, M. A. R. . Gilberto Freyre e Jayme Griz: representações do insólito pernambucano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, L. A. ; ALMEIDA, R. C. . Insóli(tudo): o fantástico na literatura e em outras linguagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTOS, L. A. ; ALMEIDA, R. C. . O fantástico e o grotesco: margens teóricas e intersecção entre linguagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SANTOS, L. A. . Violência e opressão: alegorias da vida moderna no conto fantástico de Murilo Rubião. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, L. A. . O Conto de fadas: da oralidade à literatura infantil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, L. A. . As esferas do maravilhoso: quando ler é prazer. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, L. A. . A MÚSICA COMO ELEMENTO INTERTEXTUAL NA OBRA PEIXE DOURADO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, L. A. . A MEMÓRIA DO DESERTO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, L. A. . O ROMANCE PÓS-MODERNO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SANTOS, L. A. . O RESGATE DA MEMÓRIA NA OBRA POISSON D´OR, DE J.M.G. LE CLÉZIO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SANTOS, L. A. . CONTOS DE FADAS, MARAVILHOSO E FANTÁSTICO: AS NARRATIVAS DE ENCANTAMENTO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SANTOS, L. A. . LE CLÉZIO: CAMINHOS CRUZADOS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, L. A. . Código de Defesa do Consumidor e Alienação Fiduciária. São Paulo: Revista Santa Rita, 2008 (Resenha).

2.
SANTOS, L. A. . Peixe Dourado. São Paulo: Revista Santa Rita, 2008 (Resenha).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SANTOS, L. A. . Consultor Pedagógico do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UNB. 2013.

2.
SANTOS, L. A. . Consultor Pedagógico do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da UNB. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, L. A. . Parecerista ad hoc da Revista SELL, UFMT.. 2014.

2.
SANTOS, L. A. . Parecerista ad hoc da Revista Non Plus - USP.. 2014.

3.
SANTOS, L. A. . Parecerista ad hoc Revista de Letras - Curitiba. 2014.

4.
SANTOS, L. A. . Parecerista da Revista de Letras da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - revista número 16-1, 2013. 2013.

5.
SANTOS, L. A. . Parecerista ad hoc da Revista Non Plus - USP - revista número 2, ano 1, julho - dezembro 2012. 2013.

6.
SANTOS, L. A. . Comissão Avaliadora da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. 2013.

7.
SANTOS, L. A. . Parecerista ad hoc Revista Fronteiraz (PUC/SP) número 6. 2011.


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, L. A. . Curso de Capacitação para Professores da Rede Pública de São Paulo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SANTOS, L. A. . Coleção Frase Master - Ensino Fundamental. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
COSTA, F. F.; MELO, C. A.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Sandra Regina Pereira Gonçalo. A presença da literatura afro-brasileira na escola: uma proposta de intervenção para as aulas de língua portuguesa do 9o. ano do Ensino Fundamental. 2014.

2.
COSTA, F. F.; SANTOS, L. A.; SEGABINAZI, D. M.. Participação em banca de Rodrigo Nascimento Pessoa. Os clássicos adaptados como subsídio para o letramento literário no Ensino Fundamental. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

3.
MELO, C. A.; SANTOS, L. A.; COSTA, F. F.. Participação em banca de Maria José Paulino de Assis. REGISTRO DAS MEMÓRIAS: uma questão identitária. 2014.

4.
MELO, C. A.; SEGABINAZI, D. M.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Andrea Bernardes de Lima. A importância da Contação de Histórias para o letramento literário na sala de aula: uma proposta de incentivo ao despertar para o prazer da leitura. 2014.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, L. A.; SEGABINAZI, D. M.; FERNANDES, R. N.. Participação em banca de Camila Lopes Santiago.O olhar no conto Tchau de Lygia Bojunga. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SANTOS, L. A.; MELO, C. A.; LIMA, L. M.. Exame de provas e títulos para provimento efetivo de vagas na carreira de magistério superior, na classe de professor auxiliar. 2014. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional. A integração do fantástico e do grotesco em Edgar Allan Poe.. 2014. (Congresso).

2.
III Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS. 2014. (Encontro).

3.
3o. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e literários.Gilberto Freyre e Jayme Griz: representações do insólito pernambucano. 2014. (Outra).

4.
3o. Congresso de Literatura Fantástica de Pernambuco. Violência e opressão: alegorias da vida moderna no conto fantástico de Murilo Rubião. 2013. (Congresso).

5.
Simpósio Internacional sobre Pierre Bourdieu e a Educação. 2013. (Simpósio).

6.
IV ENLIJE - Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenile e Ensino.O Conto de fadas: da oralidade à literatura infantil. 2012. (Encontro).

7.
I ENPEB - Encontro de Professores de Educação Básica do Vale do Mamanguape.As esferas do maravilhoso: quando ler é prazer. 2012. (Encontro).

8.
Semana de Atividades Complementares. 2009. (Seminário).

9.
Présence et passé du cinéma français. 2009. (Oficina).

10.
Programa de qualificação docente 'Sistema de Avaliação Multidisciplinar integrada". 2009. (Encontro).

11.
Semana de Atividades Complementares.A influência dos pensamentos e das palavras nas atividades humanas. 2009. (Encontro).

12.
Jornada Interdisciplinar de Leitura das Faculdades Integradas Torricelli.2001 - Uma Odisséia no espaço. 2008. (Seminário).

13.
Jornada Interdisciplinar de Leitura das Faculdades Integradas Torricelli.Ensino de Leitura. 2008. (Simpósio).

14.
Colloque International: Lelézio, aux lisières de l´enfance. 2007. (Congresso).

15.
Conferences Linguistiques de Sorbonne. 2007. (Seminário).

16.
II Semana de Letra das Faculdades Renascença.Panaroma da Literatura Portuguesa. 2006. (Simpósio).

17.
I Semana Acadêmica do Curso de Letras.Coordenação do grupo de estudos de Literatura Portuguesa. 2006. (Encontro).

18.
Encontro Regional Abralic - sentido dos lugares. 2005. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, L. A. ; SILVA, M. P. ; SALES, L. S. ; MACIEL, J. W. G. ; MELO, C. A. ; CORREIA, E. B. ; CLAUDINO, B. C. ; CUELLO, R. M. B. ; ANDRADA, P. D. . I ENPEB - Encontro de Professores da Educação Básica do Vale do Mamanguape. 2012. (Outro).

2.
SANTOS, L. A. . I Semana de Letras. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andrea Bernardes de Lima. A importância da Contação de Histórias para o letramento literário na sala de aula: uma proposta de incentivo à leitura. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
Maria José Paulino de Assis. Oralidade e escrita das memórias. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
Rodrigo do Nascimento Pessoa. A leitura dos clássicos adaptados para o fortalecimento do leitor no ensino básico. Início: 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Cristina Freire Ayres Barbosa de Oliveira. Gilberto Freyre e Jayme Griz: representações do insólito pernambucano. Início: 2014 - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Ana Laís Silva da Costa. Os casarões assombrados do Recife Velho e a tradição da literatura fantástica. Início: 2013. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Thaíse Gomes Lira. Ficção Distópica: novas fórmulas para jovens leitores.. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

2.
Ana Paula Bezerril. Narrativas de tradição oral e formação de leitores. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).

3.
Ana Laís Silva da Costa. Narrativas de tradição oral e formação de leitores. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade Federal da Paraíba. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Marilyn Neles de Figueiredo Silva. O desenvolvimento no hábito da leitura. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Rita de Cássia. Orientador: Luciane Alves Santos.

2.
Renata Barbosa Lima Paes. Processo de aquisição da leitura e da escrita na fase inicial do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Santa Rita de Cássia. Orientador: Luciane Alves Santos.



Outras informações relevantes


Aprovada em  1o. lugar no Concurso Público de Provas e Títulos, homologado pelo Edital nº 323, de 30/6/2010, publicado no DOU de 2/7/2010, para exercer o cargo de Professor no IFSP, campus Cubatão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2014 às 15:59:31