Fernanda Carneiro Cavalcanti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6177974018649335
  • Última atualização do currículo em 04/11/2018


Graduada em Letras- Português-Francês- pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em Études Françaises pela Université de Nancy II. Mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará com estágio doutoral no Laboratório de Psicologia Experimental do professor Raymond Gibbs da University of California, Santa Cruz. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora adjunto do departamento de Estudos Linguísticos e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É membro do GT Linguística e Cognição.Participa dos seguintes grupos de pesquisa: GELP-COLIN registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Ana Cristina Pelosi; do grupo de pesquisa GESTUM registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Solange Vereza e do grupo de pesquisa NELUC registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Sandra Bernardo (UERJ). Participa igualmente do projeto internacional MetBib Brazil coordenado pela professora Ana Cristina Pelosi em parceria com a professora Aneider Iza da Universidad de la Rioja Tem experiência na área da Ciência da Linguagem , com ênfase em Lingüística Aplicada e Linguística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua, semântica cognitiva e teoria da metáfora conceptual. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Carneiro Cavalcanti
Nome em citações bibliográficas
CAVALCANTI, F. C.;CAVALCANTI, F.;CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2014
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A Análise da Expressão Convencional Cabra Sob a Perspectiva da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Ano de obtenção: 2014.
Orientador: Profa. Dra. Ana Cristina Pelosi de Macedo.
Coorientador: Lívia Maria Radis Baptista.
Bolsista do(a): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FUNCAP, Brasil.
Palavras-chave: Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados; Expressão Convencional; Polissemia; Cabra.
1999 - 2001
Mestrado em Letras.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Os Métodos de LE, Sua Concepção e Seus Destinatários,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Fernando Afonso de Almeida.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2009
Especialização em Formação de Tradutores. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Título: Tradutor.
2005 - 2005
Graduação em Etudes Françaises.
Université de Nancy II, UNIVERSITÉ DE NA, França.
1988 - 1993
Graduação em Licenciatura em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2015 - 2015
workshop 5th international conference on metaphor in language and thought. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2013
seminar of psycholinguistics. (Carga horária: 15h).
University of California, Santa Cruz, UCSC, Estados Unidos.
2009 - 2009
Extensão universitária em Oficina de Legendagem. (Carga horária: 40h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Gramática Sistêmico-Funcional: Um olhar inicial. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2009 - 2009
Palestra Tradução assistida por computador. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2009
Introdução à legendagem. (Carga horária: 9h).
Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2000 - 2000
O estatuto da linguistica como ciencia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
1999 - 1999
Aquisição e processamento da linguagem. (Carga horária: 15h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto

Atividades

09/2016 - 09/2016
Ensino, Letras, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
STV em Linguística Teórica e Descritiva: Seminário de Tópicos em Semântica Cognitiva ? O Fenômeno da Polissemia e as Relações entre Léxico e Cognição

Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações
Participei enquanto professora do projeto de oferta de curso de língua estrangeira - francês - no âmbito da extensão da Universidade de Fortaleza


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: temporário, Carga horária: 20


Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 23


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: professro substituto, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40


Aliança Francesa, AF, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações
Fui bolsista de iniciação Científica do Cnpq, durante o ano de 1993 do Projeto Integrado de Pesquisa: cotidiano práticas socias e valores nos setores populares urbanos - a difusão diferencial da escrita e da leitura e o significado da imagem entre os jovens

Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Fui estagiária do Projeto Ciência/Ambiente/Educação desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Ação Sobre o Menor da Pontofícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - NEAM-Puc-Rio, especialmente do Curso Interdisciplinar de Complementação Curricular de 1 grau para adolescentes da Rocinha através da área de Letras


Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2018 - Atual
Ensino, Linguistica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguistica III
09/2018 - Atual
Ensino, Lingusitica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: Linguagem, Cultura e Cognição
04/2018 - 08/2018
Ensino, Linguística 1, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I
Leitura e Produção de Textos na Escola
04/2018 - 08/2018
Ensino, Lingusitica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais: As interrelações entre Semântica e Cognição: questões sobre o pareamento forma e significado
01/2018 - 03/2018
Ensino, Linguistica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguistica 1
Semântica
04/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio em Planejamento de Materiais Didáticos Para Ensino de PL2 para Comunidade Surda
Leitura e Produção Textual na Escola
Linguística II
Linguística V
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Semântica
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura e Produção Textual na Escola
08/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio em Planejamento de Materiais Didáticos para Ensino de PL2 para Comunidade Surda
08/2015 - 01/2016
Ensino, Linguística 1, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I; Linguística III; Estágio Planejamento de Material no Ensino de PL2 para Comunidade Surda; Leitura e Produção Textual na Escola
05/2015 - 08/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio em Planejamento de Materiais no Ensino de Português L2 para Comunidade Surda
Linguística 1
Linguística 2


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
O gênero segundo a expressão convencional cabra
Descrição: O projeto ?O Gênero Segundo A Expressão Convencional Cabra? se apóia em dois eixos de trabalho, quais sejam: de um lado, constitui-se em desdobramento da pesquisa de doutoramento de Fernanda Carneiro Cavalcanti, na qual ela discutiu a polissemia da expressão convencional cabra sob a perspectiva da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, formulada por Lakoff (1987), com base em vastos corpora de diversos gêneros textuais, por ela construídos ? definições, peça de teatro, romances, cordel e questionários ?; de outro lado, integra o cronograma de ações desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN) da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais, especialmente no que diz respeito ao trabalho voltado para a discussão, coleta e tratamento de dados à luz da Teoria da Metáfora Conceitual desenvolvido pela professora Dra. Luciane Corrêa Ferreira (Ferreira, 2014; Gibbs e Ferreira, 2011) nas Áreas de Lingüística Teórica e Descritiva e de Lingüística Aplicada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Metaphor bibligraphy
Descrição: Trata-se de projeto internacional em parceria com a Universidade de La Rioja - Espanha e em colaboração com a John Benjamins, editora acadêmica independente nas áreas de ciências sociais e humanas com sede em Amsterdam, Holanda. Numa plataforma online, que é alimentada continuamente, o projeto reúne informações e resumos sobre trabalhos publicados sobre linguagem figurada em vários países. As equipes de trabalho organizadas em várias partes do mundo, sob a coordenação de um membro-coordenador, alimentam a plataforma periodicamente. Todo o trabalho é sistematicamente coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Ruiz de Mendonza, Universidade de La Rioja, que atua como coordenador geral do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
A Análise da Expressão Convencional Cabra Sob A Perspectiva da Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados
Descrição: A pesquisa em questão tem como objetivo investigar à luz da teoria dos Modelos Cognitivos as correspondências entre pensamento conceitual, experiência corpórea e a estrutura linguística com base na polissemia da expressão convencional Cabra no âmbito do sistema cearense de valores e crenças do qual essa expressão emerge..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Metaphor Bibliography Brasil
Descrição: O Projeto METAPHOR BIBLIOGRAPHY , coordenado pelo professor Francisco Mendoza, da Universidade de La Rioja, na Espanha, tem como preocupação maior reunir, divulgar e disponibilizar dados sobre publicações acadêmicas -monografias, artigos editados em volumes e revistas acadêmicas, dissertações - acerca da linguagem figurada no campo da Ciências Sociais e Humanas - Linguística, Literatura, Filosofia, Psicologia, Educação, e Sociologia - produzidas pelas instituições de ensino superior em todo o mundo. Pretendemos com esse projeto, reunir e formar professores , pesquisadores, alunos em nível de graduação e pósgraduação no campo das Ciências Sociais e Humanas na UERJ, sobretudo, para realizar a coleta de dados acerca das publicações acadêmicas brasileiras que tratam da linguagem figurada para que se possa alimentar a plataforma disponibilizada pela John Benjamins..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Fernanda Carneiro Cavalcanti - Coordenador / SANTOS, Breno Lucas - Integrante / PEREIRA, Diogo - Integrante / RODRIGUES, Evelyn - Integrante / RIBEIRO, Lorena - Integrante / RODRIGO, William - Integrante / Deyvid Lima - Integrante / Marília Villar - Integrante.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Philologus


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
Concurso Público Professor Adjunto Linguística, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
2014
Estágio Doutoral No Exterior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2012
Bolsista de Estagio Doutoral, CAPES.
2009
Concurso Público Professor Assistente Língua Francesa, Universidade Federal da Bahia.
2009
Concurso Público Professor Assistente Língua Francesa/Tradução, Universidade Federal da Paraíba.
2003
Concurso Público Professor Auxiliar (Substituto) Linguística, Universidade Federal Fluminense.
1997
Concurso Público Professora Auxiliar (Substituto) Língua Francesa, Universidade Federal do Ceará.
1993
Bolsista de Iniciação Científica, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO2018CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. Totemismo e as metáforas animais. ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES, v. 10, p. 35-49, 2018.

2.
FREITAS, P. O.2017FREITAS, P. O. ; BERNARDO, Sandra P. ; CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO . Conceptualização de órgãos sexuais e identidade de gêneros: tabu e preconceito. Signo, v. 42, p. 104, 2017.

3.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO2016CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. O cabra e a questão cultural nas metáforas animais. Signo (UNISC. Online), v. 41, p. 54, 2016.

4.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO2016CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO; PELOSI, A. C. . As metáforas animais e suas implicações interacionais. SCRIPTA (PUCMG), v. 20, p. 272-285, 2016.

5.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO2015 CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. A polissemia da expressão convencional cabra a partir de uma metodologia qualiquantitativa. Signo (UNISC. Impresso), v. 39, p. 58-71, 2015.

6.
CAVALCANTI, F. C.2015CAVALCANTI, F. C.. A polissemia do cabra à luz da teoria da metáfora conceptuual. Investigações (Online), v. 28, p. http://www.repo, 2015.

7.
CAVALCANTI, F.2013CAVALCANTI, F.. A violência no cabra. II Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem no Maciço de Baturité, v. 2, p. http://www.2sic, 2013.

8.
CAVALCANTI, F. C.2012 CAVALCANTI, F. C.; MACEDO, A. C. P. . O papel das representações sociocognitivas na emergência da expressão regional cabra enquanto uma figura masculina de caráter violento. Antares: Letras e Humanidades, v. 4, p. www.ucs.br, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
CAVALCANTI, F.. A vaca e a Grande Cadeia do Ser: pensamento metafórico, linguagem e cultura. In: patrícia Teles Alvaro; Lilian Ferrari. (Org.). Linguística cognitiva: pensamento, linguagem e cultura. 1ed.Campos de Goytacases: Brasil Multicultural, 2017, v. 2, p. 68-83.

2.
CAVALCANTI, F. C.. Considerações sobre aspectos da polissemia da expressão convencional cabra à luz da teoria da metáfora conceptual. In: ALMEIDA, ARIADNE; SANTOS, Elisângela. (Org.). Linguagens e cognição. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. 1, p. 287-301.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREITAS, P. O. ; BERNARDO, Sandra P. ; CAVALCANTI, F. C. . Integração conceptual e tabu: a nomenclatura popular dada aos órgãos sexuais. In: X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN UFF 2017, 2017, Niteroí. ANAIS DO X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN UFF 2017. Niterói: Letras da UFF, 2017. v. 3. p. 1206-1215.

2.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. O cabra é bom ou ruim? considerações acerca do caráter social das metáforas animais. In: V Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2016, Belo Horizonte. Mettáfora e Ensino de Línguas: Anais do V Congresso Internacional sobre Metafóra na Linguagem e no Pensamento, 2015.

3.
CAVALCANTI, F. C.. The animal metaphor and the conceptualization of cabra (goat) in Brazilian Portuguese. In: 10th Conference of The Association For Researching And Applying Metaphor., 2014, Cagliari. 10th Conference of The Association For Researching And Applying Metaphor., 2014.

4.
CAVALCANTI, F. C.. A violência no cabra. In: II SIC - Seminário Interdisciplina da Linguagem no Maciço de Baturité, 2013, Redenção. Anais do Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem - SIC, 2013.

5.
CAVALCANTI, F. C.. La méthode, est-elle une instance productrice de discours?. In: Congrès latino-américain de professeurs et chercheurs de français langue etrangère, 2001, Rio de Janeiro. Les actes SEDIFRALE XII - Discours e culture, 2001. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTI, F.. Considerações sobre o Gênero da Expressão Convencional cabra. In: II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição, 2017, São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: II LINCOG. São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2016. p. 66-68.

2.
CAVALCANTI, F. C.. Considerações Pedagógicas das Metáforas Animais. In: INPLA-SIL 2013 -19o Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada, 5o. Seminário Internacional de Linguística, 2013, São Paulo. INPLA-SIL 2013: 19o.Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada e 5o Seminário Internacional de Linguística.

Artigos aceitos para publicação
1.
CAVALCANTI, F. C.; FERREIRA, Luciane Corrêa . O Gênero Da Expressão Convencional ?Cabra?: Um Modelo Categorial Com Extensões Metafóricas E Suas Implicações De Natureza Cultural. Revista de Estudos da Linguagem, 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
PELOSI, A. C. ; CAVALCANTI, F. C. . Estudos e pesquisas sobre linguagem e cognição à luz da linguística cognitiva e análise da metáfora à luz do discurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CAVALCANTI, F. C.; FERREIRA, Luciane Corrêa . The Gender of Conventional Expressions Cabra, a Model of Category with Metaphorical Extensions and Cultural Issues. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PELOSI, A. C. ; CAVALCANTI, F. C. . Intervençoes individuais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FREITAS, P. O. ; BERNARDO, Sandra P. ; CAVALCANTI, F. . A conceptualização dos órgãos sexuais e identidade de gênero: tabu e preconceito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PELOSI, A. C. ; CAVALCANTI, F. . Complexidade, metáfora e representação na conceptualização de violência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
CAVALCANTI, F.. O gênero da expressão convencional 'cabra': um modelo categorial com extensões metafóricas e suas implicações de natureza cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAVALCANTI, F.; COSTA, V. C. . Metáfora, Cultura e Léxico,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
CAVALCANTI, F. C.. Totemismo e as metáforas animais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. O totemismo e as metáforas animais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CAVALCANTI, F. C.. Considerações sobre o gênero da expressão convencional cabra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
CAVALCANTI, F. C.; FERREIRA, Luciane Corrêa . Considerações sobre o Gênero da Expressão Convencional cabra. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CAVALCANTI, F. C.. O cabra é bom ou é ruim?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
CAVALCANTI, F. C.. A polissemia do cabra à luz da Teoria da Metáfora Conceptual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
CAVALCANTI, F. C.. The Animal Metaphor and The Conceptualization of Cabra (Goat) in Brazilian Portuguese. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CAVALCANTI, F. C.. O Cabra Polissêmico e a Violência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
CAVALCANTI, F. C.. A Violência no Cabra. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CAVALCANTI, F. C.. Considerações Pedagógicas das Metáforas Animais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CAVALCANTI, F. C.. A conceitualização da expressão regional cabra e a teoria dos protótipos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CAVALCANTI, F. C.. O papel das representações sócio-cognitivas na emergência da expressão regional Cabra enquanto uma figura masculina de caráter violento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CAVALCANTI, F. C.. Os Manuais de Francês - Língua Estrangeira (FLE) e seus destinatários. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
CAVALCANTI, F. C.. O aluno de LE, suas interações e tensões em ambiente institucional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
CAVALCANTI, F. C.. O aluno de LE, suas interações e tensões. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
CAVALCANTI, F. C.. Diário de bordo: relatos sobre uma experiência com uma nova metodologia de ensino de francês. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
CAVALCANTI, F. C.. La méthode est-elle une instance productrice de discours. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAVALCANTI, F. C.; FERREIRA, Luciane Corrêa . The Gender of the Conventional Expression Cabra, a Model of Category with Metaphorical Extensions and Cultural Issues. Braga: Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos de Braga e Faculdade de Filosofia e de Ciências Sócias, 2018 (Caderno de Resumos).

2.
PELOSI, A. C. ; CAVALCANTI, F. ; FELTES, Heloisa de Pedroso Moraes . Das representações em Linguística Cognitiva: olhares multiplos, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
CAVALCANTI, F. C.. Os manuais de francês - língua estrangeira (FLE) e seus destinatários. São Paulo: PUC-SP, 2009 (Caderno de Resumos).

4.
GERMANY,R ; CAVALCANTI, F. C. . Do teatro universitário (TU) à associação internacional do teatro na universidade, considerações, ou o teatro universitário tem couro duro. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009. (Tradução/Artigo).

5.
CAVALCANTI, F. C.. O aluno de LE, suas tensões e interações em ambiente institucional. Fortaleza: UFC, 2008 (Cadernos de Resumos).

6.
CAVALCANTI, F. C.. Diário de bordo: relatos sobre uma experiência com uma nova metodologia de ensino de francês - lingua estrangeira - Forum. Rio de Janeiro: DIGRAF/UERJ, 2003 (resumo de artigo).

7.
CAVALCANTI, F. C.. Lambe - Lambe Pequena História da Fotografia Popular. Fortaleza: Imprensa Universitaria da Universidade Federal do Ceará, 1997. (Tradução/Livro).

8.
CAVALCANTI, F. C.. A Libertinagem Tribal, 1995. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PELOSI, A. C. ; CAVALCANTI, F. . Simpósio Temático Complexidade, metáfora e representação na conceptualização de violência (Coordenação do Simpósio). 2017.

2.
CAVALCANTI, F.. VIII Conferência Linguística e Cognição (Participação na Comissão Científica). 2017.

3.
CAVALCANTI, F. C.. A LINGUÍSTICA COGNITIVA E OS ESTUDOS DA LINGUAGEM: UMA NOVA ABORDAGEM TEÓRICA (Parecerista Revista Philologus). 2016.

4.
CAVALCANTI, F. C.. AS METÁFORAS DO PENSAMENTO E DO DISCURSO EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ALZHEIMER: um olhar comparativo sobre os jornais O Globo e USA Today (Parecer de projeto de qualificação como requisito parcial para obtenção do título de doutor (UFMG). 2016.

5.
CAVALCANTI, F.. A relação semântica entre a manchete e o seu texto jornalístico: um conflito entre frames em jornais brasileiros (Parecerista de artigo como requisito para obtenção de título de Doutor (UFC)). 2016.

6.
CAVALCANTI, F. C.. Cognição e multimodalidade: uma análise da metonímia em leituras de charges sobre Copa do Mundo 2014 (Parecerista (Revista Philologus). 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAVALCANTI, F.; Naira Velozo . Da palavra no discurso: tópicos em semântica cognitiva. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CAVALCANTI, F. C.; GONDIM, M. V. ; LIMA, JP ; CUNHA, AC . A liguagem como sistema dinâmico complexo: categorização, metáfora empatia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVALCANTI, F. C.. O Gênero Segundo A Expressão Convencional Cabra. 2018. (Relatório de pesquisa).

2.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. Linguística Teórica e Descritiva: Seminário de Tópicos em Semântica Cognitiva - O Fenômeno da Polissemia e as Relações entre Léxico e Cognição. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CAVALCANTI, F. C.. Tópicos em Linguística Cognitiva: Uma Abordagem Teórico-Prática. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CAVALCANTI, F. C.; GONDIM, M. V. . Tópicos em Linguística Cognitiva: Uma Abordagem Teórico-Prática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CAVALCANTI, F. C.; Juliana Navarro Fernandes . Legendagem para deficientes auditivos do filme Adorável Rosa. 2009. (Legendista).

6.
CAVALCANTI, F. C.; Juliana Navarro Fernandes ; Vera Lúcia Santiago Araújo . Legendagem para deficientes auditivos do Filme Homem que engarrafava nuvens. 2009. (Legendista).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CAVALCANTI, F. C.. VI Bienal Internacional de Dança do Ceará. 2007 (Produção Executiva).

2.
CAVALCANTI, F. C.. I Bienal de Dança do Estado do Ceará. 1997 (Produção Executiva).

3.
CAVALCANTI, F. C.. Curta metragem de Hic Habitat Felicitas - Direção Karim Aïnouz. 1996 (Produção Executiva).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BERNARDO, Sandra P.; CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO; PINHEIRO, D. R.. Participação em banca de Millene Barros Guimarães de Sousa. Construções CONVIR X em uma abordagem cognitiva: espaços mentais e subjetividade. 2017. Dissertação (Mestrado em Lingusitica) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

2.
BERNARDO, Sandra P.; NASCIMENTO, Mauro José (do); CAVALCANTI, F. C.. Participação em banca de Tamires Moreira Barbosa. Mesclagem Conceptual em Postagens Virtuais da UDD. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguistica) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BERNARDO, Sandra P.; GONÇALVES, C.A; CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. Participação em banca de Natália Barci de Souza. Neologismo semânticos em textos jornalísticos: processos cognitivos subjacentes e extensões de sentidos. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingusitica) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

4.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO; ALMEIDA, R. L. T.; VEREZA, S.. Participação em banca de Lucia Donato da Silva Mendes. O Macaco, a banana e o preconceito racial. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
Solange Vereza; CAVALCANTI, F. C.; FERREIRA, Luciane Corrêa; SEGUNDO, P. R. G.; SIQUEIRA, Maity. Participação em banca de Dalby Dienstbach Hubert. Metaforicidade nos Gêneros Discursivos: A Natureza das Metáforas e Suas Relações com os Tipos de Discurso. 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Doutorado
1.
ALMEIDA, Ariadne, D; CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. Participação em banca de Neila Maria Oliveira Santana. Conceptualizações do amor em cartas dos seculos XIX ao XXI. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em LÍNGUA E CULTURA) - Universidade Federal da Bahia.

2.
Solange Vereza; CAVALCANTI, F. C.; ALMEIDA, R. L. T.. Participação em banca de Daniel Felix da Costa Junior. O frame de expectativa, sua natureza material e conceptualizações. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Qualificações de Mestrado
1.
CAVALCANTI, F. C.; Solange Vereza; FARIAS, C.. Participação em banca de Marcela Zuquim Dias. Uma análise das representações sociocognitivas sobre a conquista do corpo perfeito no discurso de mulheres no instagram. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.

2.
Solange Vereza; Ricardo de Almeida; CAVALCANTI, F. C.. Participação em banca de Lucia Donato da Silva Mendes. O Macaco a banana e o preconceito racial:um estudo da metáfora no discurso. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em ESTUDOS DE LINGUAGEM) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAVALCANTI, F. C.. Comissão de Avaliação dos trabalhos submetidos à 70ª Reunião Anual da SBPC. 2018. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo.

2.
BERNARDO, Sandra P.; CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO; Phelippe Marcel. Seleção de Mestrado Ingresso 2019. 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CAVALCANTI, FERNANDA CARNEIRO. Banca de Correção da Prova de Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CAVALCANTI, F. C.. Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular 2017. 2016. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

5.
CAVALCANTI, F. C.. Banca de Correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2016. 2015. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

6.
CAVALCANTI, F. C.. Avaliadora no Exame Final da Língua Portuguesa do 1o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos. 2014. Secretaria de Educação Superior.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4th International Conference on Figurative Thought and Language. The Gender of the Conventional Expression Cabra, a Model of Category with Metaphorical Extensions and Cultural Issues. 2018. (Congresso).

2.
XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL ? Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística.Estudos e pesquisas sobre linguagem e cognição à luz da linguística cognitiva e análise da metáfora à luz do discurso. 2018. (Encontro).

3.
VIII Conferência Linguística e Cognição. A conceptualização dos órgãos sexuais e identidade de gênero: tabu e preconceito. 2017. (Congresso).

4.
Conferência Internacional Sul-Americana: territorialidades e Humanidades. Totemismo e metáforas aniamis. 2016. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia a. Totemismo e metáforas animais. 2016. (Congresso).

6.
II Seminário Internacional sobre Linguagem e Cognição.Considerações sobre o Gênero da Expressão Convencional Cabra. 2016. (Simpósio).

7.
VII Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras leo.Debatedora em Simpósio Temático no VII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Letras - UFF: Reflexões sobre Linguagem e Literatura. 2016. (Seminário).

8.
5th International Conference on Metaphor in Language and Thought. O cabra é bom ou é ruim? Considerações acerca do caráter social das metáforas. 2015. (Congresso).

9.
I Congresso Ibero-Americano de Semãntica Cognitiva. A polissemia do Cabra à Luz da Teoria da Metáfora Conceptual. 2015. (Congresso).

10.
10th Conference of the Association for Researching and Applying Metaphor. The Animal Metaphor and The Conceptualization of Cabra (Goat) in Brazilian Portuguese. 2014. (Congresso).

11.
III SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - SIC.Minicurso Topicos em Linguística Cognitiva: Uma abordagem teórico-prática. 2014. (Seminário).

12.
19o Intercâmbio de Pesquisa Aplicada e 5o Seminário Internacional de Linguística.Considerações Pedagógicas das Metáforas Animais. 2013. (Simpósio).

13.
Exame Final do eixo de lingua portuguesa do modulo AA.avaliador do curso de português para estrangeiro no modulo acolhimento e avaliação. 2013. (Outra).

14.
II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DAS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM.A Violência no CabraI. 2013. (Outra).

15.
Simposio Metáfora e Violência.O Cabra Polissêmico e a Violência. 2013. (Simpósio).

16.
IV Congresso Internaconal sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. 2011. (Congresso).

17.
I FÓRUM NACIONAL SOBRE REPRESENTAÇÃO CONCEITUAL E CATEGORIZAÇÃO: CONCEITUALIZAÇÃO DE VIOLÊNCIA.O papel das representações sócio-cognitivas na emergência da expressão regional Cabra enquanto uma figura masculina de caráter violento. 2010. (Encontro).

18.
17o INPLA - Intercâmbio de Pesquisa em Lingüística Aplicada. Minicurso Gramática Funiconal : um olhar inicial. 2009. (Congresso).

19.
I FLAEL.O aluno de LE, suas interações e tensões em ambiente institucional. 2008. (Outra).

20.
III Congresso da ABRALIN. O Aluno de LE, suas interações e tensões em ambiente institucional. 2003. (Congresso).

21.
XII Congresso da Assel-Rio. Diário de Bordo: relatos sobre uma experiência com uma nova metodologia de ensino de francês - língua estrangeira - FORUM. 2003. (Congresso).

22.
Congrès latino-américain de professeurs et chercheurs de français langue etrangère. La 'Méthode est-elle une instance productrice de discours?. 2001. (Congresso).

23.
X Encontro ASSEL-RIO. 2000. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PELOSI, A. C. ; CAVALCANTI, F. . Simpósio Temático 09 - Complexidade, Metáfora e representação na conceptualização da violância. 2017. (Outro).

2.
MACEDO, A. C. P. ; CAVALCANTI, F. C. . I Fórum Nacional sobre Representação Conceitual e Categorização: conceitualização de VIOLÊNCIA. 2010. (Outro).

3.
CAVALCANTI, F. C.. Shows Cacau Brasil. 2008. (Outro).

4.
CAVALCANTI, F. C.. VI Bienal Internacional de Dança do Estado do Ceara. 2007. (Festival).

5.
CAVALCANTI, F. C.; David Bessa Linhares . Bienal Internacional de Dança do Ceará. 1997. (Festival).

6.
CAVALCANTI, F. C.. Hic Habitat Felicitas. 1996. (Outro).



Outras informações relevantes


1.É membro do grupo de pesquisa GELP- COLIN (Cognição e Linguística), registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Ana Cristina Pelosi (UFC/UNISC)

2. É membro do grupo de pesquisa GESTUM, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq e liderado pela professora Solange Vereza (UFF)

3. É membro do grupo de pesquisa NELUC, liderado pela professora Sandra Bernardo (UERJ)

4. É membro do GT da ANPOLL Linguística e Cognição



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 19:45:27