Alexandre de Sa Freire

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4329670862397824
  • Última atualização do currículo em 08/11/2018


Possui doutorado em Ensino de Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2009). É mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) onde concluiu a graduação em Biologia - Modalidade Genética (1994). Atuou como Professor Visitante na Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2014 a 2016. Tem experiência na área de Biologia, com ênfase em Genética e Biologia Molecular. Sua experiência atual está concentrada na pesquisa e atuação no ensino de Genética e Biologia Molecular. Tem interesse na Pesquisa do Ensino em Genética, Biologia Molecular, Mapas Conceituais e "Saúde e Ambiente". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alexandre de Sa Freire
Nome em citações bibliográficas
FREIRE, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico.
Av. Brasil, 4365 - Laboratório de Hanseníase
Manguinhos
21045-900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25984467


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: O Jogo do Genoma: um estudo sobre o ensino de Genética no Ensino Médio, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Milton Ozório Moraes.
Palavras-chave: Ensino Médio; Genética.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.
Setores de atividade: Educação.
1996 - 1999
Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Caracterização Molecular de um gene homólogo a ARF em Trypanosoma cruzi,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Ulisses Gazos Lopes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Pré-Vestibular para Negros e Carentes, PVNC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor de Biologia, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 1


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 12
Outras informações
De 02/2001 a 08/2001 como prestador de serviços

Atividades

02/2001 - 12/2002
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Biologia
Bioquímica
Métodos e Técnicas de Pesquisa

Secretaria Estadual de Educação, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: professor docente I, Enquadramento Funcional: Professor docente I nível 4, Carga horária: 16

Atividades

02/1998 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador da Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3



Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: LUMINÁRIA (UNIÃO DA VITÓRIA)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FREIRE, A. S.2013FREIRE, A. S.; Moraes, M.O. . High School Students’ Attitudes Associated with Biotechnology and Molecular Genetics Concepts in Brazil. Creative Education, v. 04, p. 149-153, 2013.

2.
Xavier, M.C.F.2006 Xavier, M.C.F. ; FREIRE, A. S. ; Moraes, M.O. . A Nova (moderna) Biologia e a Genética nos livros didáticos de biologia no Ensino Médio. Ciência e Educação (UNESP), v. 12, p. 275-289, 2006.

3.
FREIRE, A. S.2003 FREIRE, A. S.; Nepomuceno-Silva, JL ; PAIXAO, J. C. ; MENDONCA, S. M. ; Luiz Dione Barbosa de Melo ; LOPES, U. G. . TcArf1: A Trypanosoma cruzi ADP-rybosilation factor. Parasitology Research, Alemanha, v. 91, p. 166-170, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOES, A. C. S. ; AIRES, R. ; FREIRE, A. S. ; SILVA, M. A. V. ; BAPTISTA, R. G. P. L. ; MELO, W. V. ; MORAES, F. A. ; SILVA, J. B. ; FARIAS, J. M. N. . Genética: das ervilhas ao genoma humano.. 1. ed. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Genética, 2018. v. 1. 233p .

2.
DIAS, A. ; FREIRE, A. S. ; LUCENA, D. . Aurita: o sagui-da-serra-escuro. 1. ed. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius, 2016. v. 1. 18p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FREIRE, A. S.. Clonar ou não clonar? Eis a questão. Tribuna de Petrópolis, Petrópolis.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. B. M. S. . CONCEPT MAPPING, READING AND THE PURSUIT OF AUTONOMY: A CHALLENGE FOR THE LOWER SOCIAL CLASS STUDENTS. In: 8th International Conference on Concept, 2018, Medellín - Antioquia-Colômbia. CMC2018 Program, 2018.

2.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. . The relation amoong Cmaps, Teachers and their pedagogical practice. In: Fourth International Conference on Concept Mapping, 2010, Viña del Mar. Proceedings of the Fourth International Conference on Concept Mapping. Santiago de Chile: Lom Ediciones, 2010. v. 2. p. 1-259.

3.
FREIRE, A. S.; Gregório, R. ; FREIRE, A. . Reading and Environmental Education. In: Second International Conference on Concept Mapping, 2006, San José. Proceedings on Second International Conference on Concept Mapping, 2006.

4.
Xavier, M.C.F. ; FREIRE, A. S. ; Moraes, M.O. . A avaliação dos professores com relação ao ensino de Genética no Nível Médio: Há espaço para a "Nova Biologia". In: Congresso Brasileiro de Genética, 2005, Águas de Lindóia. 51o. Congresso Brasileiro de Genética, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FREIRE, A. S.. A didactic sequence including the use of Checkers ? Population Genetics. In: 2018 International Congress of Genetics, 2018, Foz do Iguaçú - PR. Anais Eletrônicos, 2018.

2.
FREIRE, A. S.. WHICH CELL WILL IT BE? (?QUAL É A CÉLULA??): A GAME BUILT TO DISCUSS STEM CELL GENETIC BASIS OF DIFFERENTIATION. In: GENÉTICA 2017 - Brazilian-International Congress of Genetics, 2017, Águas de Lindóia. GENÉTICA 2017 - Brazilian-International Congress of Genetics, 2017.

3.
FREIRE, A. S.. Considerações sobre o uso de jogos e atividades práticas em múltiplas realidades. In: Genética, 2016, Caxambú. Genética 2016, 2016.

4.
CASTRO, D. M. C. ; RAMOS, K. R. ; FREIRE, A. S. . Do teachers use practical activities and games? If so, has it been effective in their biology classes. In: 60o. Congresso Brasileiro de Genética, 2014, Guarujá - SP. 60o. Congresso Brasileiro de Genética, 2014.

5.
RAMOS, K. R. ; CASTRO, D. M. C. ; FREIRE, A. S. . How games and practical activities can be effective in students' knowledge construction?. In: 60o. Congresso Brasileiro de Genética, 2014, Guarujá - SP. 60o. Congresso Brasileiro de Genética, 2014.

6.
FREIRE, A. S.. (R)Evolução humana (Human (R)Evolution): a game to work concepts in phylogeny. In: Congresso Brasileiro de Genética, 2013, Águas de Lindóia. 59o Congresso Brasileiro de Genética. Ribeirão Preto: Editora da Sociedade Brasileira de Genética, 2013. p. 1-221.

7.
FREIRE, A. S.; Moraes, M.O. . Game of the Genome: motivation, discussion and diagnosis. In: 58o. Congresso Brasileiro de Genética, 2012, Foz do Iguaçu. 58o. Congresso Brasileiro de Genética. São Paulo: Editora SBG, 2012. p. 1-251.

8.
FREIRE, A. S.; Xavier, M.C.F. ; Moraes, M.O. . O JOGO DO GENOMA COMO FERRAMENTA AUXILIAR PARA O ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO MÉDIO.. In: Congresso Brasileiro de Genétikca, 2007, Águas de Lindóia. Livro de Resumos do 53o. Congresso Brasileiro de Genética, 2007.

9.
FREIRE, A. S.; Xavier, M.C.F. ; Moraes, M.O. . A game in Genetics as a meaningfull instrument for New Biology teaching. In: Conference of European Researchers in Didactics of Biology, 2006, Londres. Conference of European Researchers in Didactics of Biology, 2006.

10.
FREIRE, A. S.; Xavier, M.C.F. ; Moraes, M.O. . O lúdico na aprendizagem significativa como instrumento para a introdução de conceitos da. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005, Baurú. Caderno de Resumos, 2005. p. 399-399.

11.
Xavier, M.C.F. ; FREIRE, A. S. ; Moraes, M.O. . A introdução dos conceitos de biologia molecular e biotecnologia no ensino de Genética no Nível Médio: Há espaço para a. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2005, Baurú. Caderno de Resumos, 2005. p. 104-104.

12.
FREIRE, A. S.; Xavier, M.C.F. ; Moraes, M.O. . O desafio da introdução dos conceitos de biologia molecular e biotecnologia no ensino de genética no nível médio. In: Congresso Brasileiro de Genética, 2004, Florianópolis. 50o. Congresso Brasileiro de Genética, 2004.

13.
FREIRE, A. S.; PAIXAO, J. C. ; LOPES, U. G. . Characterization of an ARF homologue gene from Trypanosoma cruzi. In: XXVI Annual Meeting on basic research in Chagas' Desease, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999. v. 94. p. 139-139.

14.
FREIRE, A. S.; PAIXAO, J. C. ; LOPES, U. G. . Partial Characterization of an ARF GTPase gene from Trypanosoma cruzi. In: Meeting on Basic Research in Chagas' Disease, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1997. v. 92. p. 158.

15.
FREIRE, A. S.; PAIXAO, J. C. ; LOPES, U. G. . Cloning of an ARF GTPase gene from Trypanosoma cruzi. In: Annal Meeting in Basic Research on Chagas' Desease, 1996, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1996. v. 91. p. 305.

Artigos aceitos para publicação
1.
FARIAS, J. M. N. ; TOLEDO, K. ; AIRES, R. M. ; AREDES, G. C. ; FREIRE, A. S. ; SILVA, M. A. V. ; GOES, A. C. S. . LINHAGEM MITOCONDRIAL E OS PERSONAGENS DO ROMANCE O TEMPO E O VENTO: A INTERDISCIPLINARIDADE REPRESENTADA EM MATERIAL DIDÁTICO. Ciência & Educação, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
FREIRE, A. S.. Jogos didáticos são divertidos...mas funcionam?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FREIRE, A. S.. O Jogo do Genoma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
FREIRE, A. S.; AIRES, R. ; TOLEDO, K. ; FARIAS, J. M. N. . 'De Mendel a Venter. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FREIRE, A. ; NAHUM, L. A. ; NEVES, R. R. ; FREIRE, A. S. . Concept mapping, evolutionary biology and reading: a transdisciplinary approach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FREIRE, A. S.. (R)Evolução Humana (Human (R)Evolution): a game to work basic concepts in phylogeny. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FREIRE, A. S.. O Jogo do Genoma. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FREIRE, A. S.; Moraes, M.O. . O Jogo do Genoma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FREIRE, A. S.. (R)Evolução Humana 2013 (Jogo didático).

2.
FREIRE, A. S.; Moraes, M.O. . O Jogo do Genoma 2011 (Jogo didático).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; NAHUM, L. A. ; SOIKA, K. ; REISKA, P. ; WELLS, H. . Concept mapping with innovative approaches. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; NAHUM, L. A. ; MARRIOT, R. C. V. ; NICOLA, R. M. S. . Concept mapping in foreing language. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FREIRE, A. S.. Ensino de Evolução: Desafios e caminhos possíveis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FREIRE, A. S.; Xavier, M.C.F. ; Moraes, M.O. . Jogo do Genoma. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo didático).

3.
FREIRE, A. S.. Como estudar e elaborar trabalhos. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livreto).

Demais trabalhos
1.
FREIRE, A. S.. Como estudar e realizar trabalhos. 2004 (Apostila) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FREIRE, A. S.; MAYRINCK, D.. Participação em banca de Julyana sa Silva Varela Ribeiro.Cem anos de solidão: modelo de prática pedagógica em um contexto interdisciplinar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
AMOEDO, N. D.; SILVA, M. A. V.; FREIRE, A. S.. Participação em banca de Juliana Mayra Nunes Farias.Linhagem mitocondrial e os personagens do romance "o tempo e o vento": proposta de material didático. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
FREIRE, A. S.; BIANCHI, C. S.. Participação em banca de Juliana Angelli Nogueira.Análise do filme Rango como recurso didático no ensino de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MELO, W. V.; LAGE, D. A.; FREIRE, A. S.. Participação em banca de Juliane Barros da Silva.Aspectos avaliativos sob perspectiva de licenciandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
FREIRE, A. S.; Leoncini, O. Participação em banca de Frederico Alberto Botelho Greco.Caracterização da ligção entre as prote[inas G2, H5, F11, A18 e A24 do vírus vaccinia pelo sistema de dois híbridos de levedura. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia Modalidade Genética) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Sábado da Ciência - Genética nossa de cada dia."(R)Evolução Humana". 2016. (Oficina).

2.
Sábado da Ciência - Genética nossa de cada dia."De Mendel a Venter. 2015. (Oficina).

3.
6th Concept Mapping Conference. Concept mapping, evolutionary biology and reading: a transdisciplinary approach. 2014. (Congresso).

4.
Ciência Cultura e Cidadania.Estudar, trabalhar e estudar: dilemas, estratégias e perspectivas dos estudantes trabalhalhadores. 2014. (Oficina).

5.
Ciência Cultura e Cidadania.Estudar, trabalhar e estudar: dilemas, estratégias e perspectivas dos estudantes trabalhalhadores. 2014. (Oficina).

6.
I Jornada de Acolhida do PVNC Petrópolis.A construção social das vocações. 2014. (Oficina).

7.
Oficinas de Ciência Cultura e Cidadania - PVNC Petropolis.Estudar, trabalhar e estudar: dilemas, estratégias e perspectivas dos estudantes trabalhalhadores. 2012. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. B. M. S. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . II Jornada Aberta - PVNC-Petrópolis: A Ciência e suas Vocações. 2014. (Outro).

2.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . I Jornada Aberta - PVNC Petrópolis: Ciência e Desenvolvimento Social. 2014. (Outro).

3.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada de Acolhida do PVNC Petrópolis. 2014. (Outro).

4.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . II Jornada Aberta do PVNC Petrópolis. 2013. (Outro).

5.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . I Jornada Aberta do PVNC Petrópolis. 2013. (Outro).

6.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada de Acolhida do PVNC Petrópolis. 2012. (Outro).

7.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada das Vocações. 2011. (Outro).

8.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada de Acolhida do PVNC Petrópolis. 2011. (Outro).

9.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Aniversário 16 anos PVNC Petrópolis. 2010. (Outro).

10.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outro).

11.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Aniversário 15 anos PVNC Petrópolis. 2009. (Outro).

12.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Aniversário dos 10 anos do PVNC Petrópolis. 2004. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Juliana Mayra Nunes Farias. Proposta de modelo didático como ferramenta para o ensino do Sistema ABO no Ensino Médio. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Biologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

2.
Fernanda Antônio de Moraes. Compactação do DNA e expressão gênica: modelo didático no ensino de Biologia Molecular. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Deborah Magalhães Cândido de Castro. A utilização de jogos e atividades práticas no contexto do Currículo Mínimo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

2.
Bianca Domingues Ventura. Parasitismos uma proposta de um jogo para ser utilizado como ferramenta para a construção da educação sanitária e ambiental da população escolar e prevenção das doenças parasitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

3.
Larissa Lima Morgado. A Mítica Genética: desenvolvimento de um jogo para uma abordagem lúdica no ensino de Genética Mendeliana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

4.
Kamilla Ramada Ramos. Como avaliar a eficácia de jogos e atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

5.
Aline da Conceição Dias. Aurita, o sagui-da-serra-escuro: múltiplo uso de um livro paradidático. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.

6.
Lucas Szerman de Oliveira. Proposta de elaboração do jogo didático: Fiscal Ambienta - defendendo a natureza, como forma de instrumentalizar professores no ensino de biologia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Alexandre de Sa Freire.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FREIRE, A. S.2013FREIRE, A. S.; Moraes, M.O. . High School Students’ Attitudes Associated with Biotechnology and Molecular Genetics Concepts in Brazil. Creative Education, v. 04, p. 149-153, 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
FREIRE, A. S.; Moraes, M.O. . O Jogo do Genoma. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FREIRE, A. S.. (R)Evolução Humana (Human (R)Evolution): a game to work basic concepts in phylogeny. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FREIRE, A. ; NAHUM, L. A. ; NEVES, R. R. ; FREIRE, A. S. . Concept mapping, evolutionary biology and reading: a transdisciplinary approach. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FREIRE, A. S.. O Jogo do Genoma. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FREIRE, A. S.; AIRES, R. ; TOLEDO, K. ; FARIAS, J. M. N. . 'De Mendel a Venter. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
FREIRE, A. S.. Jogos didáticos são divertidos...mas funcionam?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FREIRE, A. S.. Ensino de Evolução: Desafios e caminhos possíveis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; NAHUM, L. A. ; SOIKA, K. ; REISKA, P. ; WELLS, H. . Concept mapping with innovative approaches. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; NAHUM, L. A. ; MARRIOT, R. C. V. ; NICOLA, R. M. S. . Concept mapping in foreing language. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. B. M. S. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . II Jornada Aberta - PVNC-Petrópolis: A Ciência e suas Vocações. 2014. (Outro).

2.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . I Jornada Aberta - PVNC Petrópolis: Ciência e Desenvolvimento Social. 2014. (Outro).

3.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . I Jornada Aberta do PVNC Petrópolis. 2013. (Outro).

4.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada das Vocações. 2011. (Outro).

5.
FREIRE, A. S.; FREIRE, A. ; ROSISTOLATO, R. ; HELAYEL NETO, J. A. . Jornada de Ciência e Tecnologia. 2010. (Outro).



Outras informações relevantes


Participação, como professor, do Pré-Vestibular para Negros e Carentes em Petrópolis-RJ
Professor de Biologia



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 21:51:18