Marialice de Moraes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1413221338069065
  • Última atualização do currículo em 07/10/2018


Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com trabalho na área de Apoio ao aluno na Educação a Distância, possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em European Studies On Science Society And Technology - Roskilde Univesitet (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Departamento de Ciências Econômicas, coordenando as atividades de Educação a Distância. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: a função docente na educação a distância (tutoria e monitoria), videoconferência, internet, tecnologias de comunicação e produção de materiais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marialice de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, M.;MORAES, MARIALICE

Endereço


Endereço Profissional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS.
CSE/CNM - SALA 5 - CAMPUS UNIVERSITÁRIO
TRINDADE
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Telefone: (48) 37216678


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2004
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A MONITORIA COMO SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO A DISTÂNCIA, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: JOÃO BOSCO DA MOTTA ALVES.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: SERVIÇOS DE APOIO; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ENSINO A DISTÂNCIA; QUALIDADE EM SERVIÇOS.
1995 - 1996
Mestrado em European Studies of Society, Science, and Technolo.
Roskilde Univesitet, RUC, Dinamarca.
Título: ELECTRONIC MAIL IN USE. AN EXPLORATORY CASE STUDY.,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: LARS FUGLSANG.
Palavras-chave: CORREIO ELETRÔNICO; CULTURA ORGANIZACIONAL; INOVAÇÃO; MUDANÇA; PRÁTICAS SOCIAIS.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Informacao e Gestao C&T; Fabricação de Aparelhos e Equipamentos de Telecomunicação.
1990 - 1994
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


1988 - 1988
Desenho Infantil e Metodologia do Pré Escolar. (Carga horária: 40h).
Secretaria de Educação, SED-SC, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Articulação Pré Escola E Primeiro Grau. (Carga horária: 40h).
Fundação de Ensino e Desenvolvimento do Oeste, FUNDESTE, Brasil.
1986 - 1986
Extensão universitária em Fundamentos Teóricos e Outros Temas da Educação In. (Carga horária: 40h).
Fundação de Ensino e Desenvolvimento do Oeste, FUNDESTE, Brasil.
1986 - 1986
Fases Evolutivas da Criança e Processos Criativos. (Carga horária: 70h).
Sociedade Brasileria de Psicologia do Esporte da Atividade Física E da Rec, SOBRAPE*, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Virtual de Estudos Avançados, VIAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Celestista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

09/2004 - 7/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Fábrica de Educação Virtual, .


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades de pesquisa voltadas ao desenvolvimento do modelo pedagógico da pós-graduação presencial-virtual e dos serviços de apoio ao aluno e docentes. Atividades de Ensino com atuação como Professor Assistente do Prof. Ricardo Miranda Barcia nas disciplinas EPS 3701- Introdução a Midia e Conhecimento e EPS 3434- Ensino a Distância, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Produção, oferecidas a distância via videocnferência e Internet. Professor Assistente do Prof. Álvaro Guillermo Rojas Lezana na disciplina EPS 3725- Tecnologias em Midia e Conhecimento, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Produção, sem remuneração.

Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Bolsista de Iniciação Científi, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Atividades

4/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Sócio-Econômico, Departamento de Ciências Econômicas.

Linhas de pesquisa
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
4/2007 - Atual
Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
1/1998 - 05/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnológico, Departamento de Engenharia de Produção.

Linhas de pesquisa
MÍDIA E CONHECIMENTO
3/1999 - 6/2001
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Mídia e Conhecimento
Ensino a Distância
Tecnologia em Mída e Conhecimento
3/1993 - 12/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora tutora, Carga horária: 0
Outras informações
Conteudista e professora tutora da disciplina Comunidades de Aprendizagem e Estratégias Pedagógicas no Curso de Pós-graduação (lato sensu) em Metodologia da Educação a Distância na Unisul Virtual.

Atividades

10/2005 - 12/2005
Ensino, Metodologia da Educação a Distância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunidades de Aprendizagem e Estratégias Pedagógicas
9/2004 - 12/2004
Ensino, Metodologia da Educação a Distância, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comunidades de Aprendizagem e Estratégias Pedagógicas

Associação Pedagógica Praia do Riso, APPR, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1991
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/1989 - 3/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes e Ciências Físicas e Matemáticas

Centro de Educação Infantil São Lucaz, COLÉGIOSÃOLUCAZ, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1991 - 12/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO iNFANTIL/ MATERNAL

Prefeitura Municipal de Cunha Porã, PMCP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1984
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Atividades

3/1984 - 12/1984
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Educação Artística
Educação Física
Ciênvias
Geografia
História
Matemática

Prefeitura Municipal de Maravilha, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1989
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

6/1985 - 1/1989
Outras atividades técnico-científicas , Secretaria de Educação, Secretaria de Educação.

Atividade realizada
ENSINO PRÉ-ESCOLAR E DE PRIMEIRO GRAU.


Linhas de pesquisa


1.
Sociologia Urbana
2.
Redesde Infra-estutura e expansão urbana
3.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
4.
MÍDIA E CONHECIMENTO
5.
Educação a distância

Objetivo: Esta linha de pesquisa direciona seus esforços no desenho educacional, nos processos de apoio ao ensino/aprendizagem, nas relações entre interação, interatividade e aprendizagem, no uso de diferentes mídias no processo educacional, assim como na preparação de professores e alunos para a educação virtual..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Educação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Educação / Especialidade: Educação a Distância.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ensino superior a distância; Formação de Professores; NOVAS MÍDIAS; ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO; INTERATIVIDADE.
6.
Difusão de inovações educacionais

Objetivo: Esta linha de pesquisa focaliza a sua atenção na investigação das atitudes frente à inovação e à mudança. Envolve também aspectos referentes à decisão sobre inovação, seus fatores, processos, estágios, atributos percebidos e taxa de adoção..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: INOVAÇÃO; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; Formação de Professores; estratégias docentes; estratégias didáticas.
7.
Qualidade e educação virtualizada

Objetivo: As pesquisas referentes à qualidade em educação virtualizada são dirigidas aos aspectos da qualidade interna, qualidade externa, assim como na testagem e no desenvolvimento de indicadores de qualidade. Os processos de avaliação em educação virtualizada também são focos desta linha de pesquisa, que incluem avaliação da aprendizagem, de processos e de desenvolvimento de competências.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: QUALIDADE; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO; PROCESSO DE APRENDIZAGEM.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
DA EAD AOS REA: Visibilidade e direitos autorais em repositórios institucionais
Descrição: Disponibilizando os materiais na forma de REA no repositório institucional da UFSC, possibilita-se o acesso a quaisquer pessoas que tenham interesse. Entretanto, cabe uma análise da pertinência do uso de repositório institucional com essa finalidade. Isto é, como conferir visibilidade aos recursos abertos em um repositório institucional? Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a pertinência do repositório institucional da UFSC para a disponibilizar materiais didáticos dos cursos realizados no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil na forma de Recursos Educacionais Abertos. Para tanto, por meio de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, espera-se a) efetuar um aprofundamento teórico acerca de repositórios; b) identificar requisitos para a visibilidade e acesso aprimorados do repositório; e c) identificar experiências realizadas com os objetivos afins. Uma vez executada, espera-se que essa ação de pesquisa proporcione conhecimentos acerca dos meios que confiram maior visibilidade à produção didática, instrucional e acadêmica da UFSC. Considerando a disponibilização dos materiais na internet, entende-se que o seu potencial de disseminação à comunidade em geral é muito amplo e possibilita formas de educação aberta. Além disso, essa ação estimula a troca de saberes e a preservação do conhecimento da Universidade. Desse modo, este projeto objetiva proporcionar maneiras de articular a pesquisa com a sociedade, oxigenando o meio acadêmico e possibilitando transformações sociais por meio de uma ação cidadã..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Tecnologias digitais de informação e comunicação em aula: intenção de uso pelos docentes do CSE
Descrição: A utilização de métodos inovadores por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) por docentes pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino superior público. Considerando a importância e as potencialidades do uso de tecnologias digitais na educação, em especial no Ensino Superior, este projeto tem como objetivo diagnosticar os conhecimentos e o uso de tecnologias em contextos educacionais pelos docentes do Centro Sócio Econômico da UFSC (CSE) por meio da aplicação do instrumento desenvolvido por Venkatesh et al. (2003), nomeado Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia. Para tanto, estudar-se-á o instrumento, que será adaptado ao objetivo geral do projeto e posteriormente testado. Por meio desses procedimentos, espera-se identificar fatores condicionantes da intenção de uso de tecnologias em contextos educacionais pelos docentes do CSE, assim como os seus conhecimentos e as suas necessidades de formação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Pesquisa e desenvolvimento de soluções de integração gerenciais e de avaliação ao ambiente de educação a distância do sistema e-Tec Brasil
Descrição: O Programa e-Tec Brasil tem como objetivo "a promoção e o desenvolvimento da Educação Profissional Técnica na modalidade a distância com vistas a ampliar a oferta e democratizar o acesso a curso técnicos de nível médio públicos e gratuitos no Brasil". O projeto tem como objetivo a prospecção e a prototipação de soluções para as cinco metas do Sistema e-Tec Bril relacionadas com a gestão da aprendizagem e da tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, baseado na Plataforma Moodle, utilizado para a oferta de cursos no Sistema e-Tec Brasil. A metodologia envolve um diagnóstico inicial dos recursos e funcionalidades já existentes no Sistema e-Tec, com relação aos objetivos específicos já apontados. A partir do diagnóstico serão elaborados relatórios periódicos da pesquisa em andamento e posterior proposta de solução adequadas as demO Programa e-Tec Brasil tem como objetivo "a promoção e o desenvolvimento da Educação Profissional Técnica na modalidade a distância com vistas a ampliar a oferta e democratizar o acesso a curso técnicos de nível médio públicos e gratuitos no Brasil". O projeto tem como objetivo a prospecção e a prototipação de soluções para as cinco metas do Sistema e-Tec Brasil relacionadas com a gestão da aprendizagem e da tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, baseado na Plataforma Moodle, utilizado para a oferta de cursos no Sistema e-Tec Brasil. A metodologia envolve um diagnóstico inicial dos recursos e funcionalidades já existentes no Sistema e-Tec, com relação aos objetivos específicos já apontados. A partir do diagnóstico serão elaborados relatórios periódicos da pesquisa em andamento e posterior proposta de solução adequadas as demandas identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Difusão de inovações educacionais
Descrição: Estudos sobre a difusão de inovações educacionais têm demonstrado consistentemente a existência de um tempo necessário para a adoção de novas idéias. Neste contexto, compreender o porquê da rejeição a uma inovação educacional e quais os processos de adoção e apropriação são vividos pelos agentes/actantes se configura em uma questão fundamental. Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para o estado da arte desta área do conhecimento, por meio da investigação dos fatores que auxiliam ou impedem a aceitação de inovações educacionais em cursos de educação continuada e de educação superior virtualizada. Os fatores de interesse são: atitudes frente à inovação e à mudança e os aspectos referentes à decisão sobre inovação, seus fatores, processos, estágios, atributos percebidos e taxa de adoção..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marialice de Moraes - Integrante / RICARDO MIRANDA BARCIA - Coordenador / Giovana Schuelter - Integrante / ANDREA VALÉRIA STEIL - Integrante / Luciana Saraiva - Integrante / Eleonora Schlemper Mendonça - Integrante.Financiador(es): Instituto Virtual de Estudos Avançados - Remuneração.
2004 - 2006
Processos em educação a distância
Descrição: Esta linha de pesquisa direciona seus esforços nas possibilidades e adequações do desenho educacional para a educação virtualizada; investiga os diferentes aspectos, funções e aplicações do apoio aos processos de ensino/aprendizagem; trabalha de forma conceitual e empírica a relação entre interação, interatividade e aprendizagem; busca aprofundar-se no estudo das implicações do uso de diferentes mídias tanto no processo educacional como um todo como na preparação de professores e alunos para a educação virtual..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marialice de Moraes - Integrante / DULCE MÁRCIA CRUZ - Integrante / RICARDO MIRANDA BARCIA - Coordenador / Giovana Schuelter - Integrante / ANDREA VALÉRIA STEIL - Integrante / Luciana Saraiva - Integrante / Eleonora Schlemper Mendonça - Integrante.Financiador(es): Instituto Virtual de Estudos Avançados - Remuneração.
2004 - 2006
Indicadores de qualidade em educação virtualizada
Descrição: A compreensão do significado da expressão qualidade na educação é pré-condição para o desenvolvimento de qualquer metodologia de garantia da qualidade. Apesar de sua importância, o significado da referida expressão tem permanecido mais implícito do que explícito em grande parte da literatura especializada. Uma análise da literatura relacionada à qualidade na educação sugere que, embora o conceito de qualidade tenha sido desenvolvido e refinado por acadêmicos por cerca de cinqüenta anos, ele ainda não é utilizado em sua plena acepção e vivenciado pelo corpo de dirigentes e especialistas de instituições de ensino superior. Dentro deste contexto, este projeto objetiva auxiliar na compreensão da expressão qualidade na educação virtualizada e avançar no estabelecimento de indicadores de qualidade para este processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (2) .
Integrantes: Marialice de Moraes - Integrante / DULCE MÁRCIA CRUZ - Integrante / RICARDO MIRANDA BARCIA - Coordenador / Giovana Schuelter - Integrante / ANDREA VALÉRIA STEIL - Integrante / Luciana Saraiva - Integrante / Eleonora Schlemper Mendonça - Integrante.Financiador(es): Instituto Virtual de Estudos Avançados - Remuneração.


Projetos de extensão


2016 - Atual
UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E REAS EM SALA DE AULA: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Descrição: A utilização de métodos inovadores por meio de tecnologias digitais de informação e comunicação pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Considerando os resultados positivos obtidos na ação de extensão realizada no período de 2015-2016 ? ?Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Aula: levantamento e formação do corpo docente do CSE? ? e a possibilidade de estendê-los e divulga-los para além do meio acadêmico, este projeto propõe o estudo de metodologias ativas e Recursos Educacionais Abertos por meio da oferta de oficinas a professores da Educação Básica no município de Florianópolis. OBJETIVO GERAL: Promover e incentivar o uso de metodologias ativas e REAs por professores da Educação Básica. Objetivos Específicos a) fazer um levantamento de REAs que possam ser utilizados como subsídios na formação de professores; b) desenvolver oficina de formação em Metodologias Ativas e REAs, destinada a professores da Educação Básica; c) oferecer oficinas de formação em Metodologias Ativas e REAs aos professores da Educação Básica da rede pública e/ou privada do município de Florianópolis, inclusive do Colégio de Aplicação da UFSC; d) desenvolver forma de avaliar o uso de REAs com fins formativos. Visando à consecução do objetivo geral deste projeto, estabeleceram-se quatro objetivos específicos, para os quais se definiram ações correspondentes: a) Objetivo - fazer um levantamento de REAs que possam ser utilizados como subsídios na formação de professores. Ações: i. levantamento bibliográfico da literatura especializada; ii. pesquisa em internet e repositórios educacionais. b) Objetivo - desenvolver oficina de formação em Metodologias Ativas e REAs, destinada a professores da Educação Básica. Ações: i. contato com representantes das escolas ? SINEPE/ SC, Direção do Colégio de Aplicação/ UFSC, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SED/SC); ii. levantamento das necessidade do público alvo das oficinas; iii. desenho e adaptação do plano de ensino e aprendizagem da oficina; iv. adaptação de materiais didáticos. c) Objetivo - oferecer oficinas de formação em Metodologias Ativas e REAs aos professores da Educação Básica da rede pública e/ou privada do município de Florianópolis, inclusive do Colégio de Aplicação da UFSC. Ações: i. agendamento das oficinas; ii. reserva espaço físico da UFSC; iii. elaboração e montagem do Moodle capacitação; iv. processo de certificação dos participantes; v. avaliação das oficinas realizadas; vi. oferta da oficina em formato de minicurso da SEPEX. d) Objetivo - desenvolver forma de avaliar o uso de REAs com fins formativos. i. levantamento bibliográfico acerca da avaliação de qualidade de REAs; ii. revisão da literatura; iii. desenvolvimento do instrumento de avaliação; iv. avaliação dos recursos utilizados nas oficinas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
TECNOLOGIA DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM AULA: levantamento para formação do corpo docente do CSE
Descrição: O projeto pretende apoiar e capacitar o corpo docente do Centro Socioeconômico para a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula. A partir do levantamento e da análise dos resultados, serão identificadas as necessidades e potencialidades do uso dos recursos, assim como as experiências já praticadas pelos professores. Só então será elaborada e realizada uma formação destinada a esses professores. Durante essa formação, espera-se propor formas de roteirização de disciplinas e planos de aulas com base em diferentes recursos tecnológicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA
2015 - Atual
Periódico: Revista Conexão UEPG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Mídia E Conhecimento/Especialidade: Educação A Distância.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Educação A Distância.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2002
PRÊMIO DE EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ABED.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3HEREDIA, J. M.2017HEREDIA, J. M. ; MORAES, M. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR DOCENTES. Revista Conexão UEPG, v. 13, p. 130-141, 2017.

2.
VIEIRA, E. M. F.2017VIEIRA, E. M. F. ; MORAES, M. ; ROSSATO, J. . Dialética da Tutoria: conhecimento a distância, gestão e compartilhamento em rede. REVISTA BRASILEIRA DE APRENDIZAGEM ABERTA E A DISTÂNCIA, v. 16, p. 37-48, 2017.

3.
2VIEIRA, Eleonora Milano Falcão2016VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; MORAES, MARIALICE ; ROSSATO, JAQUELINE . Evaluation of Virtual Objects: Contributions for the Learning Process. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 17, p. 1-16, 2016.

4.
1PEREIRA, S. M.2014PEREIRA, S. M. ; VIEIRA, E. M. F. ; MORAES, M. ; HERMENEGILDO, J. ; ROSSATO, J. . Creative process for learning in distance education: An attitudinal self-evaluation. Espacios (Caracas), v. 35, p. 2, 2014.

5.
5HERMENEGILDO, JORGE L. S.2014HERMENEGILDO, JORGE L. S. ; MORAES, MARIALICE ; ROSSATO, JAQUELINE ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . UAB-s Reflex on Cities and Local Support Centers to Distance Education. International Journal of Recent Contributions from Engineering, Science & IT (iJES), v. 2, p. 13, 2014.

6.
6VIEIRA, E. M. F.2012VIEIRA, E. M. F. ; HERMENEGILDO, J. ; MORAES, M. ; ROSSATO, J. . Institucionalização da EaD nas Universidades Públicas: unicidade e gestão. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, v. 11, p. 63, 2012.

7.
4MORAES, M.;MORAES, MARIALICE2011MORAES, M.; HERMENEGILDO, J. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; ROSSATO, J. . ANALYSIS AND DISCUSSION ON THE STRUCTURING OF THE RESEARCH PROCESSES IN DISTANCE EDUCATION IN BRAZIL. INTERNATIONAL JOURNAL OF ARTS AND SCIENCES (IJAS), v. 4, p. 57-68, 2011.

8.
7MORAES, M.;MORAES, MARIALICE2011MORAES, M.; HERMENEGILDO, J. ; ROSSATO, J. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . Complementary Services for Distance Education Supported by ICT. INTERNATIONAL JOURNAL OF ARTS AND SCIENCES, v. 4, p. 89-96, 2011.

9.
8MORAES, M.;MORAES, MARIALICE2004MORAES, M.; PAZ, Carolina Rodrigues ; MATUZAWA, F. L. ; SCHUELTER, G. ; FIUZA, P. J. ; MACHADO, S. C. V. . Avaliação em educação a distância. Athena.Revista Científica de Educação (Online), Curitiba, PR, v. 2, n.2, p. 51-59, 2004.

10.
10MORAES, M.;MORAES, MARIALICE2003MORAES, M.; PAZ, Carolina Rodrigues ; MATUZAWA, F. L. ; SCHUELTER, G. ; FIUZA, P. J. ; MACHADO, S. C. V. . Supporting Distance Students Using the Internet: A Brazilian Experience. INT REV RES OPEN DIS, Canadá, v. 4, n.1, 2003.

11.
9MORAES, M.;MORAES, MARIALICE2003MORAES, M.; TORRES, Patrícia Lupion . A monitoria online no apoio ao aluno a distância: o modelo do LED. Colabor@ (Curitiba), v. 2, n.5, 2003.

12.
11CRUZ, Dulce Márcia1998 CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. ; BARCIA, R. M. . Tecnologias de Comunicação e Informação no Ensino a Distância para a Integração Universidade- Empresa. Revista Brasileira de Educação a Distância, RIO DE JANEIRO, n.28, p. 5-16, 1998.

Capítulos de livros publicados
1.
HEREDIA, J. M. ; MORAES, MARIALICE ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . O uso de repositórios institucionais para a preservação de recursos educacionais abertos. Educação no Século XXI: volume 5. 1ed.: Editora Poisson, 2018, v. , p. 24-29.

2.
VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; Fiala, A. M. ; MORAES, M. . Processo de avaliação da aprendizagem no ambiente Moodle: o módulo provas. In: Maria Luisa Furlan Costa. (Org.). Educação a distância no Brasil: Avanços e perspectivas. 1ed.Maringá: Eduem, 2013, v. , p. 127-145.

3.
CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. ; PEREIRA, Sonia . Avaliação da aprendizagem na pós-graduação por videoconferência e Internet. In: MARCO ANTONIO DA SILVA; EDMÉA SANTOS. (Org.). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO ONLINE. 2ed.SÃO PAULO: EDIÇÕES LOYOLA, 2011, v. , p. 471-484.

4.
CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. ; PEREIRA, Sonia . Avaliação da aprendizagem na pós-graduação por videoconferência e Internet. In: MARCO ANTONIO DA SILVA; EDMÉA SANTOS. (Org.). Avaliação da Aprendizagem em Educação Online. SÃO PAULO: EDIÇÕES LOYOLA, 2006, v. , p. 471-484.

5.
MORAES, M.; BARCIA, R. M. . Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) en la EAD: el uso de la videoconferencia e Internet en cursos de postgrado. El caso LED. In: Albert Sangrá; Mercedes Gonzáles Sanmamed. (Org.). La transformación de las universidades a través de las TIC: discursos e prácticas. 1ed.Barcelona: Editorial UOC, 2004, v. , p. 181-192.

6.
MORAES, M.; PAZ, Carolina Rodrigues ; MATUZAWA, F. L. ; SCHUELTER, G. ; FIUZA, P. J. ; MACHADO, S. C. V. . Monitoria online em educação a distância: o caso LED/UFSC. In: Marco Silva. (Org.). EDUCAÇÃO ONLINE. Teorias, práticas, legislação e formação corporativa. São Paulo: Edições Loyola, 2003, v. , p. 327-346.

7.
MORAES, M.; BITTENCOURT, D. F. ; VIANNEY, J. ; BARCIA, R. M. ; RODRIGUES, Rosangela S ; spanhol . Graduate Studies at a Distance: The Construction of a Brazilian Model. In: Tarcisio Della Senta, Ted Tschang. (Org.). Access to Knowledge: New Information Technologies and the Emergence of the Virtual University. 1ed.Oxford: Pergamon Press, 2001, v. , p. 1-452.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MORAES, M.. Lembranças. BRASIL NU - REVISTA DA COMUNIDADE BRASILEIRA NA ESCANDINÁVIA, COPENHAGEN, DINAMARCA, , v. 10, p. 9 - 9, 03 dez. 1996.

2.
MORAES, M.. O brasileiro ausente. BRASIL NU - REVISTA DA COMUNIDADE BRASILEIRA NA ESCANDINÁVIA, COPENHAGEN, DINAMARCA, , v. 10/2, p. 4 - 7, 03 dez. 1996.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, G. P. ; MORAES, MARIALICE ; CARVALHO JUNIOR, L. C. . DEPENDENCE RELATIONSHIP BETWEEN ESTUDENT CHARACTERISTICS AND DROP-OUT IN A DISTANCE EDUCATION COURSE IN ECONOMICS. In: 11TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE - INTED, 2017, VALENCIA. Proceedings of INTED2017 Conference. VALENCIA: IATED, 2017. p. 6639-6648.

2.
HEREDIA, J. M. ; MORAES, MARIALICE ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . DA EAD AOS REAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA UAB EM ACESSO ABERTO. In: IMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA e ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (SIED:EnPED:2016), 2016, São Carlos - SP. SIED:EnPed 2016, 2016.

3.
VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; MORAES, M. ; ROSSATO, J. . PORTAL ATIVA E-TEC: ESPAÇO PARA CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. In: 21 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2015, Bento Gonçalves. Anais do 21 Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo: ABED, 2015. v. 21.

4.
CARVALHO JUNIOR, L. C. ; SOUZA, G. P. ; MORAES, M. . A percepção dos tutores do Curso de Ciências Econômicas à Distância da UFSC sobre o seu trabalho na tutoria e sobre o curso. In: XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária ? CIGU, 2014, FLORIANÓPOLIS. CIGU - 2014, 2014.

5.
MORAES, M.; HERMENEGILDO, J. ; ROSSATO, J. ; VIEIRA, E. M. F. . Gestão da Tutoria para Ambientes Virtuais de Aprendizagem do Sistema e-Tec Brasil. In: International Conference Interactive Computer aided Blended Learning, 2013, FLORIANÓPOLIS. ICBl 2013 - International Conference Interactive Computer aided Blended Learning, 2013.

6.
HERMENEGILDO, J. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; MORAES, M. ; ROSSATO, J. . SOCIAL EFFECTS: UAB´S REFLEX ON CITIES AND LOCAL SUPPORT CENTERS. In: EDULEARN 12, 2012, BARCELONA. EDULEARN 2012 - PROCEEDINGS. BARCELONA: International Association of Technology, Education and Development (IATED), 2012.

7.
BORTOLATO, M. M. ; LUZ, N. ; MORAES, M. ; PFITSCHER, E. M. . QUALIFICAÇÃO DE PROFESSORES PARA A UTILIZAÇÃO DO AVEA NO ENSINO PRESENCIAL. In: MoodleMoot Brasil 2011, 2011, São Paulo. ANAIS DO MOODLEMOOT BRASIL 2011. SÃO PAULO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MAKENZIE, 2011. p. 273-276.

8.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; HERMENEGILDO, J. ; ROSSATO, J. . Research in distance education in Brazil after the creation of UAB (Open University of Brazil). In: EDULEARN 10 - International Conference on Education and New Learning Technologies, 2010, Barcelona. Proceedings of Edulearn 10, 2010.

9.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; OURIQUES, H. R. ; VICENTE, E. F. ; P . Brazil Open University (UAB) as a Government Project Focused on the Betterment of the Elementary Education: a contribution of Economics and Accounting Undergraduate and Certificate Courses. In: 23rd ICDE World Conference, 2009, Maastricht. Proceedings of the 23rd ICDE World Conference, 2009.

10.
PEREIRA, Sonia ; TORRES, Patrícia Lupion ; MORAES, M. ; RODRIGUES, Rosangela S ; CAMARGO, Roberto . Educação a Distância e Autonomia. In: III Congresso Nacional da Área de Educação - EPISTEME, 2005, Curitiba. Anais do III Congresso Nacional da Área de Educação - EPISTEME. Curititba: PUC-PR, 2005. v. 1. p. 1200-1214.

11.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia ; PEREIRA, Sonia . Institutional Workshops Proposition for Training Teachers for Distance Education by Videoconference and the Internet. In: ED-MEDIA World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, 2004, Lugano. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2004. Norfolk, VA: AACE - Association for the Advancement of Computers in Education, 2004. v. 1. p. 3301-3306.

12.
MORAES, M.; BARCIA, R. M. . Support service to distance students: the implementation process in one Brazilian distance education institution. In: 3rd International Conference on Engineering and Computer Education, 2003, Santos. Proceedings of the ICECE 2003, 2003.

13.
CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. . Trabalhando com as diferenças: uma discussão sobre o papel da motivação e satisfação na persistência do aluno a distância. In: 3rd International Conference on Engineering and Computer Education, 2003, Santos. Proceedings of the ICECE 2003, 2003.

14.
MORAES, M.; TORRES, Patrícia Lupion . On-line support to distant students. In: Aprendizaje con Tecnología - Congreso Virtual, 2003. Ponencias del Congreso Virtual, 2003.

15.
MORAES, M.; BARCIA, R. M. . Using Information and Communication Technologies ? ICT to Education ? A brief on the Distance Education Laboratory (LED). In: Online Educa - Barcelona, 2002, Barcelona. ONLINE EDUCA BARCELONA - Ponto de Encuentro entre Europa y Latinoamérica, 2002.

16.
RODRIGUES, Rosangela S ; MORAES, M. ; BARCIA, R. M. . Proposta de sistema de comunicação e cooperação para o Fórum Catarinense de Educação de Jovens e Adultos. In: II Telecongresso Internacional de Educação de Jovens e Adultos, 2002, Brasília. Anais do Telecongresso, 2002.

17.
MORAES, M.; PAZ, Carolina Rodrigues ; MATUZAWA, F. L. ; SCHUELTER, G. ; FIUZA, P. J. ; MACHADO, S. C. V. ; GRUDTNER, S. I. . Apoio ao aluno a distância: a monitoria dos cursos de pós-graduação via videconferência e Internet. In: XXIEncontro Nacional de Engenharia de produção - ENEGEP, 2001, Salvador. Anais do ENEGEP 2001, 2001.

18.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia ; BARCIA, R. M. . Internet and Videoconferencing in Graduate Courses: A Brazilian experience in University -industry integration. In: 20th World Conference on Open Learning an Distance Education, 2001, Düsseldorf. The Future of Learning - Learning for the Future: Shaping Transition, 2001.

19.
MORAES, M.; BARCIA, R. M. ; PEREIRA, Sonia ; GAUTHIER . Brazil Undertaking An "Intergalactic Competition": A Challenge For Distance Education. In: EDEN IV OPEN CLASSROOMS CONFERENCE, 2000, BARCELONA. OPEN CLASSROOMS IN THE DIGITAL AGE - CYBERSCHOOLS, E-LEARNING AND THE SCOPE OF (R) EVOLUTION. BUDAPESTE: EDEN - EUROPEAN DISTANCE EDUCATION NETWORK, 2000. p. 93-97.

20.
RODRIGUES, Rosangela S ; MORAES, M. ; CYBIS, W. A. . Especificação de Sistema de Apoio à Dissertação a Distância - SADD. Uma abordagem ergonômica.. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 1999, SALVADOR. Anais do IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA, 1999.

21.
MORAES, M.; BITTENCOURT, D. F. ; LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas . Curso Senai Online - Um Modelo de Ensino. In: Workshop Internacional em Educação Virtual - WISE, 1999, Fortaleza. Anais do Workshop Internacional em Educação Virtual - WISE, 1999.

22.
CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. ; BARCIA, R. M. . Tele-learning and Distance Learning re-engineering process. In: International Conference on Engineering Education - ICEE, 1998, RIO DE JANEIRO. PROCEEDINGS ICEE, 1998.

23.
MORAES, M.; PAAS, L. C. ; CRUZ, Dulce Márcia ; BARCIA, R. M. . Media Convergence in the Virtual University: a Brazilian Experience. In: Northern Arizona University ,Web.98 Conference (NAUWeb.98), 1998, Flagstaff, 1998.

24.
LONGO, V. P. E. ; BARCIA, R. M. ; COSTA NETO, P. L. ; VIANNEY, J. ; MORAES, M. . Integração Universidade-Empresa: Passaporte Para O Futuro. In: Seminário Tecnologias Da Informação E Comunicação Em Educação À Distância - LDB, 1997, RIO DE JANEIRO. REVISTA DO Seminário Tecnologias Da Informação E Comunicação Em Educação À Distância - LDB, 1997. p. 33-37.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, M.; SOUZA, G. P. ; CARVALHO JUNIOR, L. C. . As ferramentas Moodle/ relatórios e CAGR/UFSC como instrumentos para o planejamento estratégico em cursos a distância: uma proposta de utilização?. In: XVI Encuentro Iberoamericano de Educación Superior a Distância, 2014, Rio de Janeiro. XVI Encuentro Iberoamericano de Educación Superior a Distância, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, M.; RODRIGUES, Rosangela S ; BARCIA, R. M. . Serviços de suporte ao aluno a distância: primeiros passos para a definição de um modelo próprio.. In: COBENGE, 1999, NATAL. ANAIS DO COBENGE, 1999.

2.
MORAES, M.; PAAS, L. C. ; CRUZ, Dulce Márcia ; BARCIA, R. M. . Working Towards a Virtual University. In: In-Tele Conference'99 ( Internet-based Teaching and Learning), 1999, JENA. In-Tele Conference'99, 1999.

3.
CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. ; BARCIA, R. M. . Using Internet and Videoconferencing in Post Graduate Courses in Brazil: Aiming toward the integration of industry and university. In: IN-TELE, 1998, STRASBOURGH. PROCEEDING OF IN-TELE 98, 1998.

4.
MORAES, M.; BITTENCOURT, D. F. ; PEREIRA, Sonia ; BARCIA, R. M. . SENAI Online: A Brazilian Example of Lifelong Learning. In: Association for Learning Technologies Conference - ALT-C´98, 1998, OXFORD. Association for Learning Technologies Conference - ALT-C´98, 1998.

5.
CRUZ, Dulce Márcia ; MORAES, M. ; BARCIA, R. M. . Tecnologias de Comunicação e Informação no Ensino a Distância para a Integração Universidade- Empresa. In: 4o Congresso Internacional da ABED - Abordagens Formais e Não-Formais, 1997, SAO PAULO, 1997.

6.
MORAES, M.; BENAKOUCHE, Tamara . Saneamento em Florianópolis - 1890-1930. In: V SEMINÁRIO CATARINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1995, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO V SEMINÁRIO CATARINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1995. p. 475-475.

7.
MORAES, M.; BENAKOUCHE, Tamara . MODERNIZAÇÃO EM TELEFONIA: PERSPECTIVAS DO MERCADO. In: III SEMINÁRIO CATARINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1993, FLORIANÓPOLIS. ANAIS DO III SEMINÁRIO CATARINENSE DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 1993. p. 287-287.

Artigos aceitos para publicação
1.
VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; MORAES, M. ; ROSSATO, J. . Evaluation of Virtual Objects: Contributions for the Learning Process. International Review of Research in Open and Distance Learning, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
HEREDIA, J. M. ; MORAES, MARIALICE ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . DA EAD AOS REAS:CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISPONIBILIZAÇÃO DE MATERIAIS DA UAB EM ACESSO ABERTO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MORAES, MARIALICE; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; ROSSATO, J. . PORTAL ATIVA E-TEC: ESPAÇO PARA CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, Sonia ; MORAES, M. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; HERMENEGILDO, J. ; ROSSATO, J. . Atitudinal Self-evaluation an Creative Process of Learning in Distance Education (DE). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HERMENEGILDO, J. ; MORAES, M. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; ROSSATO, J. . UAB?s Reflex on Cities and local Support Centers to Distance Education: Possibilities for Inclusion or What?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MORAES, M.; ROSSATO, J. ; HERMENEGILDO, J. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; PEREIRA, Sonia . Analysis and discussion on the structuring of the research processes in distance education in Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; MORAES, M. ; HERMENEGILDO, J. ; ROSSATO, J. ; PEREIRA, Sonia . Additional services to distance learners: Using ICT's to improve digital inclusion. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; ROSSATO, J. ; HERMENEGILDO, J. . RESEARCH EDUCATION IN BRAZIL AFTER THE CREATION OF UAB (OPEN UNIVERSITY OF BRAZIL). 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; PEREIRA, Sonia . A USER CENTRED APPROACH TO LEARNING SPACE DESIGN THE TRAINING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF STUDENT SUPPORT AGENTS OF THE BRAZIL OPEN UNIVERSITY (UAB) SYSTEM: A PROPOSAL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; OURIQUES, H. R. ; VICENTE, E. F. ; P . BRAZIL OPEN UNIVERSITY (UAB) AS A GOVERNMENT PROJECT FOCUSED ON THE BETTERMENT OF THE ELEMENTARY EDUCATION: A CONTRIBUTION OF ECONOMICS AND ACCOUNTING UNDERGRADUATE COURSES.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MORAES, M.; MARTINS, Janae G . Situação atual da EAD no Brasil e perspectivas: Desafios e possibilidades para a UNISC. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MORAES, M.. NOVAS MÍDIAS E NOVAS LINGUAGENS: EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MORAES, M.. USING INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES - ICT - TO EDUCATION: A BRIEF ON THE DISTANCE EDUCATION LABORATORY - LED. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MORAES, M.. UNIVERSIDADE ABERTA / ENSINO A DISTÂNCIA. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
MORAES, M.. EnANPAD. 2006.

2.
MORAES, M.. XXX COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA. 2002.

3.
MORAES, M.. CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, M.. CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES E TUTORES DA UAB - PACC 2010 - METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO DIDÁTICA EM EAD. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . Guia Geral do Curso. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ESPECIALIZAÇÃO).

3.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão . Guia do Tutor do Curso de Graduação a distância em Ciências Econômicas. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ESPECIALIZAÇÃO).

4.
MORAES, M.; GULARTE, D. S. ; CATAPAN, Araci Hack ; RODRIGUES, Rosangela S ; MALLMANN, E. M. . Gestão e Docência em EaD. Guia Geral do Programa de Capacitação Aberta/Sul. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão).

5.
ZANELLA, L. C. H. ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; MORAES, M. . Técnicas de Pesquisa. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ESPECIALIZAÇÃO).

6.
MORAES, M.; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; CRUZ, Dulce Márcia . Introdução a Educação a Distância. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ESPECIALIZAÇÃO).

7.
MORAES, M.; PAZ, Carolina Rodrigues . COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ESPECIALIZAÇÃO).

8.
MORAES, M.. O PROFESSOR MIDIÁTICO E A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. 2005. (PALESTRA POR VIDEOCONFERÊNCIA).

9.
MORAES, M.; PAZ, Carolina Rodrigues . COMUNIDADES INTERATIVAS DE APRENDIZAGEM. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ESPECIALIZAÇÃO).

10.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia ; spanhol . Senai - Oficina de capacitação institucional para o ensino a distância por Videoconferência. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia ; spanhol . Petrobras - Oficina de capacitação institucional para o ensino a distância por Videoconferência. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
MORAES, M.; STEIL, A. V. . Programa de Capacitação Profissional para o uso da Videoconferência (VC) e da Internet - INTERLEGIS. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
MORAES, M.. A Pesquisa como Prática Pedagógica. 2002. .

14.
MORAES, M.; PIMENTEL, N. ; RODRIGUES, Rosangela S ; CERNY, R. Z. . Introdução à Educação a Distância - Programa de Capacitação a Distância. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Extensão).

Demais trabalhos
1.
MORAES, M.. Concurso Público Magistério Superior - Educação e Mídias - MEN/CED/UFSC. 2006 (Participação em concurso para professor - candidata) .

2.
MORAES, M.. PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA USO DA VIDEOCONFERÊNCIA (vc) E DA INTERNET. 2002 (Conteúdo para material impresso e aulas online em curso de Especialização via Internet) .

3.
MORAES, M.; BITTENCOURT, D. F. . FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2001 (Conteúdo para material impresso e aulas online em curso de Especialização via Internet) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
RIEDL, M; GEVEHR, D.; MORAES, M.. Participação em banca de ROGER PIERRE VIDAL. A influência do Turismo de Eventos na Região das Hortênsias, Rio Grande do Sul: o caso do evento Natal Luz de Gramado. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Faculdades Integradas de Taquara.

2.
PACHECO, A. S. V.; TOSA, K. C. B. T.; PFITSCHER, E. M.; MORAES, M.. Participação em banca de ROBERTO CARLOS ALVES. ESTUDO DO CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. 2015. Dissertação (Mestrado em MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

3.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia; SCHUELTER, Wilson. Participação em banca de MARCELO MARIO AMENDOLARA. O ensino das regras de acentuação gráfica de língua espanhola utilizando a internet. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

4.
MORAES, M.; TORRES, Patrícia Lupion; MENDES, Ana Maria Coelho Pereira; MATOS, Elizete Lucia Moreira; BEHRENS, Marilda Aparecida. Participação em banca de Ana Carolina Castelli da Silva. MATICE: A IMPLANTAÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS ON-LINE NA PUCPR - CAMPUS LONDRINA. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

5.
LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas; MORAES, M.; TONELLI, Alessandra. Participação em banca de SELMA KOVALSKI FERNANDES. CONSTRUÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO SENAI/CTAI - ESTUDO DE CASO. 2005. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
MORAES, M.; LAPOLLI, E. M.; PEREIRA, Sonia; BARCIA, R. M.. Participação em banca de Simone Cristina Vieira Machado. ASPECTOS RELEVANTES DO EMPREENDEDORISMO PARA A FORMAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
MORAES, M.; RODRIGUEZ, A. M.; BASSO, M. A. J.. Participação em banca de Alexandre Lisbôa da Silva. MODELAGEM E DE INTERFACE PARA UMA PROPOSTA DE FERRAMENTA DE AUTORIA. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

8.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia; SOUZA, C. T. V.; VUGMAN. Participação em banca de MANOEL DOS SANTOS GOMES. A UTILIZAÇÃO DO VÍDEO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR VIGOTSKIANO. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

9.
MORAES, M.; ALVES, J. B. M.; RODRIGUEZ, A. M.; PEREIRA, Sonia. Participação em banca de Suzana Maria Santos de Assis. O DESAFIO DA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA PELO CETEB E A CONSTRUÇÃO DE UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DE SEUS CURSOS.. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

10.
MORAES, M.; PEREIRA, Sonia; LAPOLLI, E. M.. Participação em banca de Elaine Teresa Mandelli Arns. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DA FERRAMENTA COLABORATIVA EUREKA. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

11.
MORAES, M.; RODRIGUEZ, A. M.; CRUZ, Dulce Márcia; TORRES, Patrícia Lupion. Participação em banca de TÂNIA MARA FANTINATO. O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR COMO AGENTE NA DINAMIZAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA ESCOLA. 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

12.
MORAES, M.; CRUZ, Dulce Márcia; RODRIGUEZ, A. M.; ALVES, J. B. M.. Participação em banca de Roberto de Fino Bentes. CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DE ALUNOS A DISTÂNCIA: PRIMEIROS PASSOS PARA DEFINIÇÃO DE UM MODELO.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

13.
MORAES, M.; LANZER, E. A.; LAPOLLI, E. M.; ROSA, S. B.. Participação em banca de Luciene Ferreira Iahn. PORTAL EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DO PAPEL PARA A EDUCAÇÃO VIRTUAL.. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Teses de doutorado
1.
MORAES, M.; CYBIS, W. A.; CATAPAN, Araci Hack; SANTOS, N.; RAMOS, E. M. F.; ROBERT, J.. Participação em banca de Luciano Gamez. A contrução da coerência em cenários pedagógicos on-line: uma metodologia para apoiar a transformação de cursos presenciais que migram para a modalidade de Educação a Distância. 2004. Tese (Doutorado em PPGEP) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

2.
MORAES, M.; BARCIA, R. M.; CRUZ, Dulce Márcia; LAPOLLI, E. M.; ETT, G.; TAFNER, M. A.. Participação em banca de LESLIE C. PAAS. Educação para Desenvolvimento Sustentável por meio da aventura. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Qualificações de Doutorado
1.
MARTINS, Janae G; VOLPATO, A. N.; COELHO; FIALHO, F. A. P.; MORAES, M.. Participação em banca de GIOVANA SCHUELTER. MODELO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EMPREGANDO FERRAMENTAS E TÉCNICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E GESTÃO DO CONHECIMEN) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MORAES, M.; HANDERSON, J.. Participação em banca de LUCIMARA APARECIDA TERRA. INTEGRAÇÃO DO POLO DE ENSINO COM A COMUNIDADE. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PG LATO SENSU EM GESTÃO DE POLOS) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
MORAES, M.; KREUTZ, R.. Participação em banca de FELIPE BRÖERING RAMPINELLI. GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA DO POLO DE CRUZEIRO DO OESTE/PR. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PG LATO SENSU EM GESTÃO DE POLOS) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
MORAES, M.; LUZARDO, J.. Participação em banca de JÚLIO CÉSAR VIANA. GESTÃO DE POLOS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REGIONAL DE CRICIÚMA. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PG LATO SENSU EM GESTÃO DE POLOS) - Universidade Federal de Pelotas.

4.
COSTA, Jane Iara Pereira da; MORAES, M.; CATAPAN, Araci Hack. Participação em banca de JERUSA BORSATTO NUERNBERG. SATISFAÇÃO DE CLIENTES NA FARMÁCIA SESI DE CRICIÚMA. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
LEZANA, Álvaro Guillermo Rojas; MORAES, M.; SENS, Monica Justino. Participação em banca de SHEILA DORÉ BOSCATTO. ANÁLISE DA APLICAÇÃO DA TEORIA DE MARKETING DE RALACIONAMENTO E SERVIÇOS ENTRE A FARMAÁCIA SESI DE FRAIBURGO E O SEGMENTO GESTANTE. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

6.
COSTA, Jane Iara Pereira da; MORAES, M.; CARDOSO, Olga Regina. Participação em banca de CAROLIAN OURIQUES DE CASTRO. AVALIAÇAO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA FARMÁCIA SESI FORTALEZA/BLUMENAU, QUANTO A PRODUTOS E SERVIÇOS. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

7.
COSTA, Jane Iara Pereira da; MORAES, M.; CARDOSO, Olga Regina. Participação em banca de ANDREIA BRAGAGNOLO. DIAGNÓSTICO DOS COMPONENTES DO AMBIENTE DE MARKETING EXTERNO QUE DIZEM RESPEITO A CONCORRÊNCIA DAS FARMÁCIAS DO SESI NA CIDADE DE LAGES-SC. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Graduação Em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LINS, H. N.; ARIENTI, P. F. F.; MORAES, MARIALICE. Participação em banca de RENATA SCUSSEL FERREIRA LIMA.INTERNACIONALIZAÇÃO PRODUTIVA E RELAÇÕES DE TRABALHO: ESTUDO SOBRE A INDÚSTRIA DO VESTUÁRIO EM BANGLADESH. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

2.
SILVA JR., G. G.; MORAES, MARIALICE; ALMEIDA, H. J. F.. Participação em banca de EDSON BESEN.GASTO COM EDUCAÇÃO E DESEMPENHO NO PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT (PISA). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

3.
A. M. LISBOA; GELINSKI, C. R. O. G.; MORAES, MARIALICE. Participação em banca de ANDRE BASTOS.POLÍTICAS PARA MUDANÇA CLIMÁTICA E CRESCIMENTO ECONÔMICO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

4.
ARIENTI, P. F. F.; MORAES, MARIALICE; SCHLICKMANN, P. H.. Participação em banca de NAYRA ELISA RODRIGUEZ CLOSS.IMPORTÂNCIA DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA PARA O ESTADO: CASO EMBRAER. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

5.
SOUZA, G. P.; VIEIRA, S.; MORAES, M.. Participação em banca de VANDRESSA LASCH.ANÁLISE DE CUSTO E BENEFÍCIO DE UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE NO RAMO ALIMENTÍCIO DA REGIÃO DO ALTO JACUÍ INSERIR-SE EM UMA REDE DE COOPERAÇÃO: ESTUDO DE CASO RESE SUPER SUL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

6.
OURIQUES, H. R.; SILVA JR., G. G.; MORAES, M.. Participação em banca de CLAUDIO ALMEIDA RAMOS.AS RELAÇÕES COMERCIAIS ENTRE CHINA E ÁFRICA DO SUL NO INICIO DO SÉCULO XXI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

7.
MARQUES, S. M.; SEABRA, F.; SOUZA, G. P.; MORAES, MARIALICE. Participação em banca de Soraia Maria Marques.O IMPACTO DA DUPLICAÇÃO DA RODOVIA BR-101/SC ? ANÁLISE COMPARATIVA DAS MICRORREGIÕES DE JOINVILLE E DE CRICIÚMA.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

8.
MEINECKE, A.; A. M. LISBOA; MORAES, MARIALICE. Participação em banca de ALEXANDRE MEINECKE.VIABILIDADE ECONÔMICA DE UM MODELO DE NEGÓCIOS NÁUTICO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

9.
CHAGAS, E. B.; A. M. LISBOA; MORAES, M.. Participação em banca de ELZIRA BEATRIZ DAS CHAGAS.A INSERÇÃO PROFISSIONAL DO JOVEM: TERCEIRO SETOR E A LEI DA APRENDIZAGEM. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

10.
PONTES, J. R.; LEBARBECHON, R. F.; MORAES, M.. Participação em banca de ALINE MARIANA BARTH.UM ESTUDO DE CASO DA EMPRESA KROTON EDUCAIONAL S.A NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

11.
SILVA, E.E. BR.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MORAES, M.. Participação em banca de NICHOLAS TAIRA NAMIKAWA.POKER: UMA ANÁLISE PELA ECONOMIA COMPORTAMENTAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

12.
SILVA, E.E. BR.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MORAES, M.. Participação em banca de CRISTIANA PIMENTEL VIEIRA.Reflexo cognitivo e endividamento: uma análise comportamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

13.
GELINSKI, C. R. O. G.; ARIENTI, P. F. F.; MORAES, M.. Participação em banca de ROBERTO SATOSHI IDO.Trajetória recente da política econômica brasileira: análise da política econômica de 2003 até 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

14.
SEABRA, F.; WESTPHAL, L. R.; MORAES, M.. Participação em banca de JULIANA ALANO DE BEM.Análise das exportações catarinenses de produtos de alta tecnologia entre 1997 e 2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

15.
OURIQUES, H. R.; LINS, H. N.; MORAES, M.. Participação em banca de Márcia Maria Bllasco Provensi Machado Antunes.Um estudo sobre dinâmica urbana: o setor imobiliário de Tapejara (RS) no período recente. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

16.
A. M. LISBOA; S. C. LIMA; MORAES, MARIALICE. Participação em banca de RODRIGO COUTO DE OLIVEIRA.A ECONOMIA DE BAIXO CARBONO: UMA DISCUSSÃO CRÍTICA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

17.
CATELA, E. Y.; FACHINELLO, A.; MORAES, M.. Participação em banca de JOÃO LUIZ E SILVA PACHECO DE SOUZA.DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL EM SANTA CATARINA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ESPACIAIS A PARTIR DO SISTEMA DE INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL (SIDMS/FECAM). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

18.
CATELA, E. Y.; FERNANDEZ, B. P. M.; MORAES, M.. Participação em banca de KAREN LAISE MOROSKI.AS OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA TÊXTIL CATARINENSE NO CONTEXTO BRASILEIRO E MUNDIAL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

19.
PONTES, J. R.; COSTA JUNIOR, N. C. A.; MORAES, M.. Participação em banca de RHUAN ADALBERTO BRUMMER.VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL: MARKETING EFETIVO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

20.
A. M. LISBOA; GELINSKI, C. R. O. G.; MORAES, MARIALICE. Participação em banca de THIAGO TRINDADE FLORIANI.O TRANSPORTE CICLOVIÁRIO:UMA OPÇÃO COMPLEMENTAR NA MOBILIDADE URBANA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

21.
STEINGRABER, R.; MORAES, M.; CUSTODIO, A. V.. Participação em banca de Anderson Santos.TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

22.
ARIENTI, P. F. F.; NUNES, M. S.; MORAES, M.. Participação em banca de ÍCARO FALCÃO DALÇÓQUIO.EVOLUÇÃO DA RODADA DOHA E AS BARREIRAS ÀS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

23.
OURIQUES, H. R.; ARIENTI, P. F. F.; MORAES, M.. Participação em banca de RENATA PAES DE OLIVEIRA.DO APARTHEID AO SÉCULO XXI: HISTÓRICO DA DEMOCRATIZAÇÃO SUL-AFRICANA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

24.
CAMPOS, R.; NICOLAU, J. A.; MORAES, M.. Participação em banca de DOUGLAS DE SOUZA.UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA IMPLANTAÇÃO DO GOVERNO ELETRÔNICO: O CASO DO E-GOV CATARINENSE. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

25.
ARIENTI, P. F. F.; FERNANDEZ, B. P. M.; MORAES, M.. Participação em banca de THAIS KURSANCEW KHAIRALLA.A SAÚDE COMO UM BEM PÚBLICO: A DICOTOMIA DA INDÚSTRIA DO TABACO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

26.
MORAES, M.; OURIQUES, H. R.; VALENTE, M. A.. Participação em banca de ELISA SENA LANGE.O CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

27.
PONTES, J. R.; TEIXEIRA, F. W; MORAES, M.. Participação em banca de MARINA CARMEZ FARES.A MARCA COMO FATOR DETERMINANTE NO SETOR DE LUXO. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

28.
MORAES, M.; VALENTE, M. A.; SILVA, V. A.. Participação em banca de Armando Quadros da Silva Neto.GOVERNO ELETRÔNICO E ADMINISTRAÇÃO ELETRÔNICA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

29.
VIEIRA, P. A.; OURIQUES, H. R.; MORAES, M.. Participação em banca de Manuela Cardoso Nora.A COMERCIALIZAÇÃO DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS EM FLORIANÓPOLIS: CATADORES DE LIXO EM FOCO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

30.
MORAES, M.; FAUSTINO, E. S.; OLIVEIRA, R. J. A.. Participação em banca de Amauri de Souza Porto Júnior.A MUNDIALIZAÇÃO FINANCEIRA E OS ACORDOS DE REGULAMENTAÇÃO BANCÁRIA: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO PRIMEIRO ACORDO DE CAPITAL PARA O NOVO ACORDO DE CAPITAL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

31.
CAMPOS, R.; MORAES, M.; FERNANDEZ, B. P. M.. Participação em banca de Roberto Mar Carminatti Alonso.O DESIGN COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE NO APL MOVELEIRO DE SÃO BENTO DO SUL. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

32.
AUED, IDALETO M.; MORAES, M.. Participação em banca de FRANCIELI ARSEGO.CATOLICISMO E PROTESTANTISMO: A INFLUÊNCIA DE AMBOS NA VIDA ECONÔMICA DA IDADE MÉDIA AOS DIAS ATUAIS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

33.
GELINSKI, C. R. O. G.; MORAES, M.; SOARES, C. L. Bisaggio. Participação em banca de Tânia Ramos.Mercado de trabalho e discriminação racial em Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

34.
Arienti, Wagner L.; MORAES, M.; BIAGE, M.. Participação em banca de Leonardo da Silva Souza.Criminalidade, Inteligência policial e Economia: um estudo de relação de veriáveis econômicas e a incidência de crimes na cidade de Florianópolis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

35.
NICOLAU, J. A.; CUSTODIO, A. V.; MORAES, M.. Participação em banca de José Clayton Girardi.UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS/SC. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

36.
PEREIRA, Alice Theresinha Cybis; MORAES, M.; VIEIRA, Josiane Wanderlinde. Participação em banca de VICTOR AMÉRICO CARDOSO.Animação para Educação a Distância. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação Em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.

37.
MORAES, M.; BENAKOUCHE, Tamara. Participação em banca de TADE ANE DE AMORIM.NOVAS TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: QUAL A IMPORTÂNCIA DA PECINHA QUE FICA DIANTE DO COMPUTADOR?. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MORAES, M.; NUNES, M. S.; Marcon, Rosilene; BAIMA, F. R.; CERETTA, P. S.. Banca de Concurso - Campo de Conhecimento: Mercado de Capitais e Finanças. 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC.

2.
VIEIRA, Eleonora Milano Falcão; spanhol; MORAES, M.. Banca de concurso - Campo de Conhecimento: Educação a Distância. 2009. Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú.

Avaliação de cursos
1.
MORAES, M.; CABRAL, André Luiz dos Santos; CARVALHO, Márcio Luiz Bunte de; AUZANI, Adriana Santos; ALBAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. Credenciamento da Universidade Católica de Goiás para a oferta de cursos de graduação a distância e autorização para oferta dos cursos de Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, bacharelado em Administração e bacharelado em Pedagogia, todos na modalidade a distância. 2003. Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11TH INTED. DEPENDENCE RELATIONSHIP BETWEEN ESTUDENT CHARACTERISTICS AND DROP-OUT IN A DISTANCE EDUCATION COURSE IN ECONOMICS. 2017. (Congresso).

2.
XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância ? ESUD 2014. 2014. (Congresso).

3.
XIV Colóquio Internacional de Gestão Universitária.A percepção dos tutores.... 2014. (Seminário).

4.
XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância. As ferramentas Moodle/ relatórios e CAGR/UFSC como instrumentos para o planejamento estratégico em cursos a distância: uma proposta de utilização?. 2014. (Congresso).

5.
EDULEARN 10 - INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. Research in distance education in Brazil after the creation of UAB (Open University of Brazil). 2010. (Congresso).

6.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL.A FORMAÇÃO DE AGENTES DE APOIO NO ÂMBITO DA UAB/UFSC: UMA PROPOSTA. 2009. (Encontro).

7.
M 2009 - ICDE 23rd WORLD CONFERENCE. A USER CENTRED APPROACH TO LEARNING SPACE DESIGN THE TRAINING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF STUDENT SUPPORT AGENTS OF THE BRAZIL OPEN UNIVERSITY (UAB) SYSTEM: A PROPOSAL. 2009. (Congresso).

8.
SEMINÁRIO REPOSITÓRIOS INSTITUCIONAIS E DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: SOCIALIZANDO AS MELHORES PRÁTICAS. 2009. (Seminário).

9.
XX SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO. 2009. (Simpósio).

10.
DIA NACIONAL DE EAD.EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2005. (Outra).

11.
II Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância. II Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - II ESuD. 2003. (Congresso).

12.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.III SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2003. (Seminário).

13.
I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância - I ESuD. I Congresso Brasileiro de Educação Superior a Distância. 2002. (Congresso).

14.
IV JORNADA CATARINENSE DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL.IV JORNADA CATARINENSE DE TECNOLOGIA EDUCAIONAL. 2002. (Outra).

15.
IX Congresso Internacional de Educação a Distância. Mesa redonda (bate-bola) sobre Educação Universitária. 2002. (Congresso).

16.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EM AMBIENTES CORPORATIVOS.SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EM AMBIENTES CORPORATIVOS. 2002. (Seminário).

17.
XXX COBENGE. XXX COBENGE - CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA. 2002. (Congresso).

18.
ICDE 2001. 20TH WORLD CONFERENCE ON OPEN LEARNING AND DISTANCE EDUCATION. 2001. (Congresso).

19.
WORKSHOP MODELS, EXPERIENCES AND ISSUES WITH FLEXIBLE LEARNING IN HIGHER EDUCATION.WORKSHOP MODELS, EXPERIENCES AND ISSUES WITH FLEXIBLE LEARNING IN HIGHER EDUCATION. 2000. (Oficina).

20.
Workshop Organizational Learning and Instructional Technology.Workshop Organizational Learning and Instructional Technology. 2000. (Oficina).

21.
X CREAD - COOPERACIÓN EN EDUCACIÓN A DISTANCIA. CONFERÊNCIA COMEMORATIVA x ANIVERSÁRIO DEL CREAD. 2000. (Congresso).

22.
WORKSHOP INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO VIRTUAL - WISE. WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO VIRTUAL. 1999. (Congresso).

23.
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA: PARADIGMA DO NOVO SÉCULO.CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA. 1998. (Outra).

24.
V EPLLE - I INTERNACIONAL - Encontro de professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras.Universidade aberta/ensino a distância. 1998. (Encontro).

25.
WORKSHOP ENSINO À DISTÂNCIA.WORKSHOP ENSINO À DISTÂNCIA. 1998. (Oficina).

26.
INTERAÇÃO UNIVERSIDADE/EMPRESA NO MERCOSUL - Desafios e Perspectivas.INTERAÇÃO UNIVERSIDADE/EMPRESA NO MERCOSUL - Desafios e Perspectivas. 1997. (Seminário).

27.
WORKSHOP INTERNCIONAL DE ENSINO DE ENGENHARIA.WORKSHOP DE ENSINO DE ENGENHARIA. 1997. (Seminário).

28.
IV REUNIÃO REGIONAL ABA-SUL.IV REUNIÃO REGIONAL ABA-SUL. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, Dulce Márcia ; VIEIRA, Eleonora Milano Falcão ; HERMENEGILDO, J. ; MORAES, M. . IV SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EaD: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES. 2012. (Congresso).

2.
MORAES, M.. III SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EAD: A UAB E SEUS REFLEXOS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. 2011. (Congresso).

3.
MORAES, M.. 12o. CIED - CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2005. (Congresso).

4.
MORAES, M.. III SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Matheus Bittencourte de Britto. UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E REAS: OFICINAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Início: 2017. Orientação de outra natureza. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
ROSSANO PAULO SCANDOLARA JÚNIOR. O CONTRATO DE TRABALHO DO COORDENADOR DO POLO DE APOIO PRESENCIAL. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em CURSO DE PG LATO SENSU EM GESTÃO DE POLOS) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Marialice de Moraes.

2.
Eromi Izabel Hummel Pierolli. A Educação a Distância na formação de professores: Curso Normal Superior com Mídias Interativas. 2003. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PUBLICIDADE E PROPAGANDA) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Marialice de Moraes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
FRANCIELLI SCHUELTER. Análise da Distribuição dos Polos Presenciais do Sis tema UAB no Estado de Santa Catarina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Orientador: Marialice de Moraes.

2.
DANIEL SILVEIRA RAMOS. A Expansão do Ensino Superior nos Governos Lula 2003-2010. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Orientador: Marialice de Moraes.

3.
RODRIGO JOSÉ DA LUZ. A era da informação e o EAD: uma análise do curso de Economia a distância da UFSC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS) - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. Orientador: Marialice de Moraes.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 7:10:05