Nilvania Aparecida de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0041964058612806
  • Última atualização do currículo em 24/05/2018


Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Agronomia - Área de concentração física, manejo e conservação do solo- pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (1996) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pos doutorado em Filosofia da Ciência pela Université Joseph Fourrier (França) Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do ambiente, educação ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilvania Aparecida de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, N. A.;Mello, Nilvania A.;MELLO, NILVANIA APARECIDA DE;DE MELLO, NILVÂNIA APARECIDA;MELLO, NILVÂNIA APARECIDA DE

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Via do Conhecimento, Km 01
Fraron
85503-390 - Pato Branco, PR - Brasil - Caixa-postal: 571
Telefone: (046) 32202511
Ramal: 2542
Fax: (046) 32202511
URL da Homepage: www.utfpr.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Ciência do Solo.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Efeito do sistema de manejo nos atributos do solo, movimentação de sedimentos e exportação de carbono orgãnico numa microbacia rural sob cultura do fumo, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: João Mielniczuk.
Palavras-chave: materia orgânica; Plantio direto; erosão; enfoque sistêmico; qualidade ambiental; cultura do fumo.
Grande área: Ciências Agrárias
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Física do Solo.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
1994 - 1996
Mestrado em Ciências do Solo.
Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, UFPR, Brasil.
Título: Avaliação de algumas características físicas de um Cambissolo álico submetido a três formas de manejo com tração animal.,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Glaucio Rollof.
Grande área: Ciências Agrárias
2007 - 2008
Aperfeiçoamento em Filosofia L1.
Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II, UPMF, França.
Título: Science du sol au Brésil et le paradigme de la sustentabilité : une analyse épistémologique. Ano de finalização: 2008.
1989 - 1994
Graduação em Agronomia.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.


Pós-doutorado


2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Université Joseph Fourrier, UJF, França.


Formação Complementar


2007 - 2008
Filosofia L1.
Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II, UPMF, França.


Atuação Profissional



Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Pato Branco, Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Linhas de pesquisa
Solo e Sociedade
05/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Agronomia, .

02/1996 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gênese, Morfologia Levantamento e Classificação dos Solos
Geologia e Mineralogia
Manejo e Conservação do Solo
Conservação do Solo
Manejo do Solo
04/1997 - 03/2001
Serviços técnicos especializados , FUNCEFET-PR, .

Serviço realizado
Determinação de características fisicas do solo em propriedades agrícolas - Consultorias.
02/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Coordenação de Agronomia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Comunidade Solidária Município de Vitorino.
02/2000 - 12/2000
Extensão universitária , Coordenação de Agronomia, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Comunidade Solidária de Mariópolis.


Linhas de pesquisa


1.
Manejo e Conservação do solo e suas Implicações Sociais e Ambientais

Objetivo: Analisar os principais sistemas de manejo e conservação do solo no Sudoeste do Paraná, através de indicadores como o conteúdo de carbono orgânico e a agregação do solo, e avaliar as implicações destes na qualidade ambiental, social e econômica da região..
Palavras-chave: complexidade; atributos do solo; frações do carbono organico; educação em solos.
2.
Solo e Sociedade


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Avaliação in loco da eficácia e qualidade dos sistemas de conservação terraceados em uso no Sudoeste do Paraná
Descrição: Uma das principais características da região Sudoeste são seus solos, derivados do basalto. São solos geralmente profundos, de boa fertilidade e boa qualidade física quando sob vegetação nativa, nas com declividade comprimento de rampa que pode favorecer o escoamento superficial. Outra característica importante é a erosividade das chuvas, a mais elevado do estado e com picos de elevação nos meses de outubro/novembro e abril/maio. Estes meses são coincidentes com os momentos em que o solo se encontra desprotegido ou recém-plantado, portanto ainda com baixa taxa de cobertura. Entre estas práticas mecânicas destinadas a conservação do solo a que mais recebeu investimentos públicos foram os terraços agrícolas. Os programas governamentais e políticas públicas além de difundirem estas práticas também financiavam a construção/implantação das mesmas nas propriedades agrícolas. Paralelo a isso houve a evolução do plantio direto, que se tornou um sistema de manejo acessível a todo tipo de propriedade. No entanto, em todo o estado, verifica-se intensos processos erosivos mesmo em áreas de plantio direto consolidado. Estudos preliminares indicam que o retorno do processo erosivo se deve em grande parte pela simplificação do que seja o sistema plantio direto, que deixou de basear-se na tríade baixo revolvimento do solo ? alto aporte de biomassa ? diversificação de culturas para resumir-se ao mero ?não preparo? do solo com implementos mecânicos antes do plantio. O presente projeto relaciona-se com a proposta da rede mesoregional por buscar avaliar quais são as características dos terraços que estão em uso a campo, se estão corretamente dimensionados, se não apresentam problemas de manutenção e mesmo se recebem manutenção. Também espera-se dar voz a experiência e visão dos agricultores, que raramente são ouvidos em projetos de pesquisa, de forma que muitas vezes seus saberes acabam sendo desperdiçados. Pretende-se também avaliar a percepção dos agricultores, qual a compreensão que os mesmos tem sobre a importância dos terraços agrícolas tanto para a produção agrícola quanto para a manutenção da qualidade ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Thais Aparecida Mendes - Integrante / Miguel Cambruzzi - Integrante / Elizangela Rosa Polese Pizzatto - Integrante / Maurício Lazzari - Integrante / Eduardo Vieira Michelotto - Integrante / Leticia Damo - Integrante / Josiane Paula Correa Cattani - Integrante.
2016 - 2018
Se a terra suja a água porque é preciso solo para ter água boa?
Descrição: O ano de 2015 foi declarado o ano internacional o solo pela Organização das Nações Unidas (ONU) devido a importância do mesmo para diversos ciclos ambientais, notadamente o ciclo hidrológico. Este grande ciclo, responsável pelo processo de renovação da qualidade da água, depende o solo para se completar. Embora a quantidade de água presente no planeta não se altere significativamente, o mesmo não ocorre com a qualidade. A qualidade é fundamental para a continuidade da vida como conhecemos hoje, e não é preciso detalhamento científico para constatar que este atributo tem sido perdido, com muita da água doce do planeta deixando de circular em rios ou armazenar-se nas grandes geleiras para fluir diretamente para os oceanos. Além disto, muitos corpos hídricos de superfície, sub-superfície e mesmo de profundidade, como lençóis artesianos e grande aquíferos estão contaminados, muitas vezes por elementos que causam grandes danos ao ambiente e a saúde humana. Parte desta contaminação é devida a degradação dos solos, que como já dito, são fundamentais para a manutenção da qualidade da água..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Edilson Pontarolo - Integrante / Edival Sebastião Teixeira - Integrante / Ligiane Corso Favarim - Integrante / Thais Aparecida Mendes - Integrante / Silvana Tomazi Camozzato - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2016 - Atual
Implicacões ambientais, técnicas e sociais da relação homem/natureza - Uso e ocupação do Solo no meio urbano e rural
Descrição: Aborda as relações decorrentes das diversas formas com que o homem se apropria da natureza para auto produzir-se, sejam elas de cunho rural ou urbano. Envolve a análise e discussão de base de dados, métodos e técnicas ja consagradas, bem como, o desenvolvimento de outras novas, mais coerentes com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Aborda questões do meio rural como a qualidade dos sistemas de produção agrícola, especialmente em sua interface com a qualidade do solo e da água e das reservas legal e permanente. No meio urbano aborda aspectos relacionados ao uso e ocupação do solo e a vegetação urbana, bem como a difusão e popularização de temas ambientais nos diversos níveis de ensino. O projeto contribuirá com o melhor entendimento das interrrelações entre os elementos da natureza e suas implicações para a gestão ambiental, bem como com subsídios para ações no âmbito do poder público..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Hieda Maria Pagliosa Corona - Integrante / Rosana Dal Piva Bragatto - Integrante / Wilson Itamar Godoy - Integrante / Thais Aparecida Mendes - Integrante / Angela Ceni Davoglio Pereira - Integrante / Francieli Maria de Lima - Integrante / PAOLA ANDRIGUETTI ZUCCHI - Integrante / Vanessa Franciele de Gois - Integrante / Giovana Faneco Pereira - Integrante / Josiane Paula Correa Cattani - Integrante.
2015 - Atual
Avaliação do uso de aplicativos para o ensino de solos nas séries iniciais do ensino fundamental
Descrição: Este projeto tem como objetivo a avaliação do uso de diversos tipos de midias nas serias iniciais do ensino fundamental.Há poucos estudos que avaliem o uso de novas ferramentas, como computadores, tablets no ensino de ciências em geral e do ambiente (solo e água) em específico. Nestas series o desenvolvimento, aplicação e validação de materiais educativos específicos é altamente dependente do professor, e este é um dos principais aspectos contemplados na pesquisa. Atualmente este projeto tem um de seus subprojetos, voltado para a relação solo-água, financiado por edital específico editado em conjunto pela Capes e Agencia Nacional de Águas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Edilson Pontarolo - Integrante / Marilucia Cirino - Integrante / Edival Sebastião Teixeira - Integrante / Thais Aparecida Mendes - Integrante / Silvana Tomazi Camozzato - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação da agregação do solo em diferentes sistemas de manejo
Descrição: Para atender às funções ambientais, o solo deve apresentar equilíbrio entre diversas propriedades como correta ciclagem de nutrientes, adequada porosidade total, macro e microporosidade, agregação, retenção de água, densidade adequada para o desenvolvimento do sistema radicular entre outros. Estes atributos correlacionam-se com o conteúdo de carbono orgânico (CO) presente no solo, que por sua vez influencia na agregação e funcionalidade dos agregados, por isso em áreas sob vegetação nativa a expressão destes atributos é máxima, reduzindo com a utilização agrícola. Quanto mais CO for adicionado ao sistema, maiores e mais resistentes serão os agregados A partir de um determinado limite, este agregados passam a ?armazenar? CO em seu interior, protegendo-o dos ataques externos que levam à decomposição . Assim, os mecanismos de estabilização do CO (recalcitrância, complexos organo-minerais) e proteção física são ao mesmo tempo resultado e resultantes da agregação do solo. O objetivo geral deste projeto é avaliar a origem dos agregados, estado de agregação do solo e as propriedades dela resultantes em solos sob mata nativa e utilização agrícola no Sudoeste do Paraná. Com isso espera-se gerar informações sobre a origem dos agregados (biogênicos ou fisiogênicos) a quantidade e a qualidade destes agregados. Com a informação de densidade e porosidade dos agregados é possível calcular o índice de estoque de carbono intra agregados, de forma a avaliar a capacidade do sistema de manejo atuar como dreno ou emissor de carbono..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Claudia Drzeviecki - Integrante / Gustavo Caselato Barbosa - Integrante / Angelica Servegnini de Wallau - Integrante.
2012 - 2015
Produção de Sedimentos nas estradas rurais do manancial do Rio Pato Branco
Descrição: Projeto financiado pela SANEPAR através do programa FUNDO AZUL. O projeto visa monitorar a produção de sedimentos nas estradas que dão acesso ao ponto de captação de água que abastece o município de Pato Branco. É desenvolvido em conjunto com a SANEPAR Pato Branco e envolve alunos de graduação e pós graduação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Claudir Freitag - Integrante / Luiza Tonelli - Integrante / Marilucia Cirino - Integrante.
2011 - 2016
Implicações ambientais técnicas e socio-econômicas da relação homem-natureza
Descrição: Este projeto engloba aspectos relativos ao uso e ocupação do solo em meio urbano e rural e as diversas implicações dai decorrentes, inclusive em seus aspectos jurídico-ambientais. Nele estão inseridos projetos que avaliam a legislação ambiental em si, especialmente o Código Florestal e a Lei de uso e conservação do solo, a percepção de diversos usuários (agricultores, moradores de áreas urbanas, gestores ,etc) sobre o ambiente e sua regulação e também os aspectos econômicos oriundos tanto do uso quanto da degradação do ambiente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Hieda Maria Pagliosa Corona - Integrante / Chris Regina Hüller - Integrante / Rosana Dal Piva Bragatto - Integrante / Edival Sebastião Teixeira - Integrante / Julio Caetano Tomazoni - Integrante / Angela Ceni Davoglio Pereira - Integrante / Franciele Malaguti Beltrame - Integrante / Francieli Maria de Lima - Integrante / Angelica Servegnini de Wallau - Integrante.Número de orientações: 2
2011 - 2013
Etnopedologia no Sudoeste do Parana
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Luana da Silva - Integrante.Número de orientações: 1
2011 - 2013
Monitoramento da perda de sedimentos e emissão de contaminantes ambientais em contextos agricolas
Descrição: Este projeto visa a implantação de coletores de sedimentos de baixo custo em diversos tipos de uso e ocupação de solos para avaliar.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Jean-Jaqces Brun - Integrante / Danielle Acco Cadorin - Integrante.
2010 - 2017
Ensino de Solos e suas peculiaridades: das séries iniciais a universidade.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Bruna Hasse - Integrante / Angela Bernardon - Integrante / Ligiane Corso Favarin - Integrante / Edival Sebastião Teixeira - Integrante / Thais Aparecida Mendes - Integrante / Silvana Tomazi Camozzato - Integrante / Gustavo Caselato Barbosa - Integrante.Número de orientações: 3
2009 - 2013
Solos urbanos do municipio de Pato Branco - PR e suas dinâmicas e relações ambientais
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Edilson Pontarolo - Integrante / Danielle Acco Cadorin - Integrante / Guilherme Sebastião Silverio, - Integrante / Emilio Montemezzo - Integrante.Número de orientações: 1
2008 - 2011
Desenvolvimento e validação de metodologia para avaliação da emissão de CO2 em sistemas agrícolas com alto aporte de matéria orgânica
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Caroline Amadori - Integrante / Luis Gustavo Fumagalli - Integrante.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Solearte - Ensino de Solos através da pintura com solos
Descrição: Projeto desenvolvido na disciplina de Artes junto a Casa Familiar Rural de Pato Branco. O objetivo era a popularização dos conhecimentos sobre solo através da pintura com pigmentos obtidos dos diferentes tipos de solo do município de Pato Branco. Através das diferenças na cor do solo foi estabelecido um diálogo que possibilitou acessar informações sobre os diferentes tipos de solo, seu uso e manejo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Thais Aparecida Mendes; - Integrante / Claudia Drzeviecki - Integrante.
2013 - 2014
Você conhece os solos de Pato Branco?
Descrição: Grupo de pesquisa e popularização da.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Thais Aparecida Mendes; - Integrante / Silvana Tomazzi Camozzatto - Integrante / Claudia Drzeviecki - Integrante.
2010 - Atual
Ensino de Solos numa trilha ecológica
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Bruna Hasse - Integrante / Angela Bernardon - Integrante / Ligiane Corso Favarin - Integrante / Wilson Itamar Godoy - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Popularização da Ciência do Solo
Descrição: Este projeto destina-se a execução de várias ações que visam a popularização da ciência do solo através de diversas estratégias, como a educação em solos, a educação ambiental e atividades artísticas como a pintura usando solo como pigmento. A execução desta atividades é feita através de um grupo criado no início de 2013, chamado Olhe onde pisa! que envolve alunos de graduação e pós graduação. Através das atividades do grupo espera-se sensibilizar a sociedade como um todo e especialmente as crianças do ensino fundamental para a importância do solo no equilíbrio ambiental..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nilvania Aparecida de Mello - Coordenador / Ligiane Corso Favarin - Integrante / Thais Aparecida Mendes; - Integrante / Silvana Tomazzi Camozzatto - Integrante.
2012 - Atual
Monitoramento dos sedimentos no manancial do rio Pato Branco
Descrição: Projeto desenvolvido em conjunto com o Fundo Azul - SANEPAR.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online)


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Revista Faz Ciência


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2006
ISTRO 2006 Young researcher award, International Soil and Tillage Research Organisation.
2006
Premio Expointer Destaque Ambiental - Edição 2006, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
1999
Prêmio Paraná Ambiental Edição 1999, Instituto Ambiental do Paraná.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAIPRAI, L.2017 DAIPRAI, L. ; TOMAZONI, J. C. ; MELLO, N. A. ; SANTOS, G. D. . Mobilidade Urbana: Uma análise a partir do Transporte Coletivo Urbano na cidade de São Miguel do Oeste ? SC. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA, v. 10, p. 1511-1519, 2017.

2.
CORREA NETO, G. C.2016CORREA NETO, G. C. ; MARINI, M. J. ; MELLO, N. A. . O desenvolvimento endógeno como uma alternativa para o paradigma capitalista: a experiência do PDRI. Gestão e Desenvolvimento em Revista, v. 2, p. 65, 2016.

3.
FURLAN ECKER, DAIANA APARECIDA2015FURLAN ECKER, DAIANA APARECIDA ; PERONDI, MIGUEL ANGELO ; DE MELLO, NILVÂNIA APARECIDA . As implicações dos sistemas econômicos e de mercado para a sociedade e a natureza. Revista Brasileira de Desenvolvimento Regional, v. 2, p. 005, 2015.

4.
SERRER, L. M.2015SERRER, L. M. ; MELLO, N. A. . Organização dos saberes escolares: os paradigmas presentes nas casas familiares rurais do Paraná. REVISTA VITAS Visões Transdisciplinares em Ambiente e Sociedade, v. 5, p. 1, 2015.

5.
CAMOZZATO, S. T.2015CAMOZZATO, S. T. ; PERONDI, M. A. ; MELLO, N. A. . Políticas Públicas de Inclusão Digital: desafios educacionais na sociedade contemporânea. Revista Colóquio - FACCAT, v. 12, p. 101-113, 2015.

6.
FERREIRA, R. H. M.2015FERREIRA, R. H. M. ; MELLO, N. A. ; PERONDI, M. A. ; SANTOS, G. D. . ARRANJO PRODUTIVO LOCAL - ARRANJO PRODUTIVO LOCAL -APL DE TECNOLOGIA DE APL DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO - INFORMAÇÃO -TI NO SUDOESTE DO PARANÁ: TI NO SUDOESTE DO PARANÁ: MUDANÇAS PARADIGMÁTICAS DA INOVAÇÃO À DIMENSÃO SOCIAL. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE), v. 20, p. 241-254, 2015.

7.
STRAPAZZON, MARCIA CASARIN2015 STRAPAZZON, MARCIA CASARIN ; MELLO, NILVÂNIA APARECIDA DE . UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE A CATEGORIA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE), v. 18, p. 161-178, 2015.

8.
Acco, D. C.2014Acco, D. C. ; MELLO, N. A. ; Emer, A. A. ; Silva. L, . Aspectos morfológicos do solo utilizado para arborização urbana no município de Pato Branco ? PR. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 9, p. 108-114, 2014.

9.
Emer, A. A.2014Emer, A. A. ; MELLO, N. A. ; Acco, D. C. . Avaliação da taxa de cobertura do solo por espécies ornamentais em área urbana. Synergimus Scyentifica, v. 9, p. 105-121, 2014.

10.
Emer, A. A.2014Emer, A. A. ; Acco, D. C. ; Silva. L, ; MELLO, N. A. . Arborização dos bairros Veneza e Aeroporto em Pato Branco - PR. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 9, p. 87-100, 2014.

11.
Silverio, G.S.2014Silverio, G.S. ; TOMAZONI, J. C. ; MELLO, N. A. ; GUIMARAES, E. . Indicadores de sustentabilidade ambiental em bairros na cidade de Pato Branco - PR. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 07, p. 1174, 2014.

12.
SILVA, L. F.2014SILVA, L. F. ; PERONDI, M. A. ; MELLO, N. A. ; TEIXEIRA, E. S. . A mata atlântica como objeto de estudo na educação ambiental: relato de uma experiência. Educação Ambiental em Ação, v. 48, p. 1, 2014.

13.
EMER, AQUÉLIS ARMILIATO2013EMER, AQUÉLIS ARMILIATO ; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, UTFPR, PATO BRANCO, PARANÁ, BRASIL ; SILVA, LUANA DA ; CADORIN, DANIELLE ACCO ; MELLO, NILVANIA APARECIDA DE . Avaliação quantitativa e qualitativa da arborizaçao do bairro Santa Terezinha na cidade de Pato Branco (PR) / Qualitative and quantitative evaluation of the neighborhood urban forestry Santa Terezinha in the city of Pato Branco (PR). Ambiência (UNICENTRO), v. 9, p. 129-143, 2013.

14.
ATZLAFF, A. I. C. A. P.2013ATZLAFF, A. I. C. A. P. ; SANTOS, G. D. ; CORONA, H. M. P. ; MELLO, N. A. . O TERCEIRO SETOR E O QUARTO PODER: A DIALÓGICA E A DUPLA HERMENÊUTICA IMPLÍCITAS NA TRANSFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES MODERNAS. Revista de Desenvolvimento Econômico (Impresso), v. 15, p. 137-145, 2013.

15.
Batista, I.2013Batista, I. ; Correia. M.E.F. ; Pereira, M.G. ; BIELUCZYK, W. ; SCHIAVO, J. A. ; MELLO, N. A. . Caracterização dos agregados em solos sob cultivo no Cerrado, MS. Semina. Ciências Agrárias (Impresso), v. 34, p. 1535-1548, 2013.

16.
Acco, D. C.2013Acco, D. C. ; MELLO, N. A. ; CORONA, H. M. P. . Relações entre homem e natureza : uma abordagem sobre a vegetação nas cidades. Revista Vitas: visoes transdisciplinares sobre ambiente e sociedade, v. III, p. 74-94, 2013.

17.
Acco, D. C.2013Acco, D. C. ; MELLO, N. A. ; Montemezzo E. . ASPECTOS QUÍMICOS E MORFOLÓGICOS DOS SOLOS URBANOS UTILIZADOS PELAS ESPÉCIES Lagerstroemia indica L., Schinus molle L. e Bauhinia variegata L., EM TRÊS BAIRROS DA CIDADE DE PATO BRANCO ? PR. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, v. 8, p. 39, 2013.

18.
Bragatto, R.D2013Bragatto, R.D ; TOMAZONI, J. C. ; MELLO, N. A. . Mapeamento das Unidades de Paisagem das Classes de Aptidão Agrícola na Microbacia do Rio Conrado com Auxílio de Produtos de Sensoriamento Remoto.. Geociências (São Paulo. Online), v. 32, p. 356-369, 2013.

19.
MELLO, N. A.2012MELLO, N. A.; HERPICH, F. ; OSTAPIV, F. . A COMUNICAÇÃO SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE MINIMIZAÇÃO DA DEGRADAÇÃO DOS SOLOS EM ÁREAS DESTINADAS A IMPLANTAÇÃO DE PEQUENAS USINAS HIDRELÉTRICAS. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 2, p. 100-116, 2012.

20.
MELLO, N. A.2012MELLO, N. A.; Bernardon, A. ; Hasse B. . ENSINO DE SOLOS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONCEITO DE TEMA GERADOR. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 2, p. 120-137, 2012.

21.
MELLO, N. A.;Mello, Nilvania A.;MELLO, NILVANIA APARECIDA DE;DE MELLO, NILVÂNIA APARECIDA;MELLO, NILVÂNIA APARECIDA DE2012MELLO, N. A.; BERNARDON, A. ; HASSE, B. . Ensino de solos no 5º ano do ensino ufndamental: uma proposta de abordagem a partir do conceito de tema gerador. Revista Homem, Espaço e Tempo, v. 2, p. 120-137, 2012.

22.
Acco, D. C.2011Acco, D. C. ; MELLO, N. A. . EFEITOS DA IMPERMEABILIZAÇÃO DOS SOLOS SOBRE A ARBORIZAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PATO BRANCO-PR. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 6, p. 25-33, 2011.

23.
Hüller, C.R.2011Hüller, C.R. ; MELLO, N. A. . GESTÃO PRIVADA DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: AS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 6, p. 34-44, 2011.

24.
Silverio, G.S.2011Silverio, G.S. ; MELLO, N. A. . A sustentabilidade de um Plano Diretor. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 6, p. 49-57, 2011.

25.
Emer, A. A.2011Emer, A. A. ; Bortolini, C. E. ; ARRUDA, J. H. ; KACIANO, ; MELLO, N. A. . Valorização da flora local e sua utilização na arborização das cidades. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 6, p. 10-17, 2011.

26.
MESACASA, A.2010MESACASA, A. ; CORONA, H. M. P. ; MELLO, N. A. . Ecodesign: um novo paradigma moderno inscrito entre moda e consumo?. Revista Design & Tecnologia, v. 01, p. 1-7, 2010.

27.
Cécillon, Lauric2010 Cécillon, Lauric ; Mello, Nilvania A. ; Danieli, Sébastien ; Brun, Jean-Jacques . Soil macroaggregate dynamics in a mountain spatial climate gradient. Biogeochemistry (Dordrecht), v. 97, p. 31-43, 2010.

28.
AMADORI, C.2009AMADORI, C. ; FUMAGALLI, L. G. ; MELLO, N. A. . Análise de métodos quantitativos de atividade microbiana em diferentes sistemas de manejo. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 4, p. 04-07, 2009.

29.
FUMAGALLI, L. G.2009FUMAGALLI, L. G. ; AMADORI, C. ; MELLO, N. A. . Avaliação da agregação de Latossolo vermelho sob plantio direto antes e após revolvimento. Synergismus Scyentifica UTFPR, v. 4, p. 23-28, 2009.

30.
AMADORI, C.2009AMADORI, C. ; FUMAGALLI, L.G ; MELLO, N. A. . Análise de métodos quantitativos de atividade microbiana em diferentes sistemas de manejo. Synergismus scyentifica UTFPR, v. 4, p. 04-07, 2009.

31.
FUMAGALLI, L.G2009FUMAGALLI, L.G ; AMADORI, C. ; MELLO, N. A. . Avaliação da agregação de Latossolo Vermelho sob plantio direto antes e após revolvimento. Synergismus scyentifica UTFPR, v. 4, p. 23-28, 2009.

32.
Julio César Salton2008Julio César Salton ; MELLO, N. A. ; Márcia Matsuoka . Atributos físicos de um Argissolo sob pastagem natural após 18 anos sob diferentes níveis de ofertas de forragem. Revista de Ciências Agroveterinárias, v. 07, p. 107-118, 2008.

33.
MELLO, N. A.;Mello, Nilvania A.;MELLO, NILVANIA APARECIDA DE;DE MELLO, NILVÂNIA APARECIDA;MELLO, NILVÂNIA APARECIDA DE2005MELLO, N. A.; Joelma Murlinck ; Márcia Berreta . Degradation and recovery of soil in tobacco croped areas in different geoforms in a small watershed. Sociedade & Natureza (UFU. Impresso), v. 17, p. 107-119, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELLO, N. A.. Da Filosofia a Ciência do Solo. 1. ed. Pato Branco: Edição do Autor, 2011. v. 1. 111p .

2.
MELLO, N. A.; ASSMANN, T. S. (Org.) . Anais do I Encontro de Integração Lavoura Pecuária no Sul do Brasil. , 2002. v. 1000. 364p .

3.
MELLO, N. A.. Anais do III Encontro Latino Americano sobre Plantio Direto na Pequena Propriedade. , 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, G. D. ; CORONA, H. M. P. ; PERONDI, M. A. ; MELLO, N. A. ; KUMMER, A. A. . ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E SUPERAÇÃO DO PARADIGMA DA RACIONALIDADE NA MODERNIDADE: O CASO DOS APLS DO SUDOESTE DO PARANÁ. In: Rainer Randolph; Hermes Magalhães Tavares. (Org.). POLÍTICA E PLANEJAMENTO REGIONAL - UMA COLETÂNEA. 1ed.Brasilia: Grafica Movimento, 2013, v. 1, p. 192-203.

2.
MELLO, N. A.. Relação entre a fração mineral do solo e a qualidade dos sedimentos - O Solo como fonte de sedimentos. Qualidade dos Sedimentos - Revisto e Ampliado. 2ed.Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Recursos Hídricos - ABRH, 2013, v. 1, p. 49-87.

3.
Vezzani, F. ; Conceição, P.C. ; MELLO, N. A. ; DIEKOW, J. . Matéria Organica e Qualidade do Solo. In: Flavio A. Camargo. (Org.). Fudamentos da Matéria Organica do Solo. Porto Alegre: Genesis, 2008, v. , p. -.

4.
MELLO, N. A.; Conceição, P.C. . Evolução de sistemas de manejo do solo e produtividade agropecuária no estado do Paraná. In: Thomas Newton Martin; Magnos Fernando Ziech. (Org.). Sistemas de Produção Agropecuária. 1ed.Dois Vizinhos: Mastergraf, 2008, v. 1, p. 24-44.

5.
MELLO, N. A.. Relação entre a fração mineral do solo e qualidade de sedimentos - O solo como fonte de sedimentos. In: Gustavo Merten, Cristiano Poleto. (Org.). Qualidade dos Sedimentos. Porto Alegre: Associação Brasiliera de Recursos Hídricos, 2006, v. , p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELLO, N. A.. Manejo e Conservação do Solo por e para mulheres: empoderamento e resgate de saberes ancestrais. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, p. 36 - 38, 30 abr. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZUCCHI, P. A. ; MELLO, N. A. ; CORONA, H. M. P. . O PODER DE POLÍCIA AMBIENTAL NA SOCIEDADE DE RISCO SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO AMBIENTAL, 2017, São Paulo. Anais do Congresso Brasileiro de Direito Ambiental. São Paulo: Editora IDPV, 2017.

2.
GOIS, V. F. ; PEREIRA, G. F. ; TABALIPA, N. L. ; MELLO, N. A. . Geoprocessamento no território urbano dos espaços públicos de Francisco Beltrão-PR e Pato Branco-PR. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL- SIDR, 2017, Santa Cruz do Sul. ANAIS DO VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL- SIDR. Santa Cruz do Sul: Editora UNISC, 2017.

3.
GODOY, C. M. T. ; MELLO, NILVANIA APARECIDA DE . REFLETINDO SOBRE A POLÍTICA TERRITORIAL BRASILEIRA E O CASO DO TERRITÓRIO PAMPA/RS. In: VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, 2017, Santa Cruz do Sul. Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2017), 2017. v. 1.

4.
LIMA, F. M. ; BELTRAME, F. M. ; MELLO, N. A. . A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE SOB O PARADIGMA DA PRESERVAÇÃO SOCIOAMBIENTAL. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA, 2016, Ijui. ANAIS DO IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA. Ijui: Editora Unijui, 2016.

5.
CICHOSKI, P. S. B. ; CORONA, H. M. P. ; MELLO, N. A. . PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFLETINDO SOBRE CAMINHOS PERCORRIDOS. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2016, Frederico Westphalen. ANAIS DO IX SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Frederico Westphalen: Editora URI, 2016.

6.
BELTRAME, F. M. ; MELLO, N. A. . A dignidade da pessoa humana como princípio norteador na interpretação constitucional e a impossibilidade de relativização. In: XII Simpósio Nacional de Direito Constitucional, 2016, Curitiba. Anais do XII Simpósio Nacional de Direito Constitucional. Curitiba: ABDConst, 2016.

7.
NEVES, L. A. ; MELLO, N. A. . A CRÍTICA DE ENRIQUE LEFF AO RACIONALISMO ECONÔMICO AMBIENTAL E A NEGAÇÃO DO PARADIGMA DA COMPENSAÇÃO ECOLÓGICA PERPETRADA NA TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL VIA ICMS ECOLÓGICO. In: V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção, 2015, Ponta Grossa. Anais do V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. Curitiba: Editora UTFPR, 2015. v. 1.

8.
CAMARGO, C. G. ; MELLO, N. A. . Desenvolvimento sustentável nas aldeias indígenas kaingang: novos paradigmas de produção e consumo.. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURAS e DESENVOLVIMENTO, 2014, Chapecó. Anais do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL CULTURAS e DESENVOLVIMENTO. Chapeco: UNOCHAPECÓ, 2014. v. 01.

9.
MELLO, N. A.; HERPICH, F. ; OSTAPIV, F. . A comunicação social como estratégia de minimização da degradação dos solos em áreas destinadas a implantação de pequenas usinas hidrelétricas. In: Simposio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral. Anais do VI VI Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Viçosa: SBCS, 2012.

10.
MELLO, N. A.; Bernardon, A. ; Hasse B. . Ensino de solos no 5º ano do ensino fundamental: uma proposta de abordagem a partir do conceito de tema gerador. In: VI Simposio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral. Anais do VI Simposio Brasileiro de Educação em Solos. Viçosa: SBCS, 2012.

11.
PONTAROLO, E. ; MELLO, N. A. ; Acco, D. C. . Meta-representação dos processos erosivos na cultura do fumo (Nicotiana Tabacum): contaminação ambiental, erosão do solo e erosão das tradições. In: 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações, 2012, Florianópolis. Anais do 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações. Florianopolis: UFSC, 2012. v. 1. p. 345-352.

12.
MELLO, N. A.; Acco, D. C. ; Emer, A. A. ; Silverio, G.S. . Da Beleza às Enchentes: História do Uso e Ocupação dos Solos Urbanos do Município de Pato Branco - PR. In: 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações., 2012, Florianopolis. Anais do 2° Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações.. Florianopolis: UFSC, 2012. v. 1. p. 455-467.

13.
HUPPES, L. C. ; MELLO, N. A. ; CORONA, H. M. P. . Uma abordagem teórica da sustentabilidade sob os paradigmas das mudanças sociais e do empreendedorismo. In: I Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - CONAPE, 2012, Francisco Beltrão. Anais do I Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - CONAPE. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2012. v. 1.

14.
PEREIRA, A. C. ; MELLO, N. A. . Os custos e as implicações de uma sociedade de consumo. In: I Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - I CONAPE, 2012, Francisco Beltrão. Anais do I Congresso Nacional de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas - I CONAPE. Francisco Beltrão: UNIOESTE, 2012. v. 1.

15.
MESACASA, A. ; CUNHA, M. A. A. ; MELLO, N. A. . Proposta de desenvolvimento de produtos de moda a partir do reaproveitamento de resíduos têxteis. In: 4º Simpósio Paranaense de Design Sutentável, 2012, Curitiba. Anais do 4º Simpósio Paranaense de Design Sutentável. Curitiba: Editora UFPR, 2012.

16.
HERPICH, F. ; MELLO, N. A. ; PERONDI, M. A. . A comunicação e as organizações envolvidas em projetos de desenvolvimento como a implantação de hidrelétricas. In: 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012, Curitiba. Anais do 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Curitiba: EdiPUC-PR, 2012.

17.
Bernardon, A. ; Hasse B. ; MELLO, N. A. . O SOLO COMO BASE DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA - UMA ANÁLISE A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: III Simpósio de Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2012, Campo Mourão. Anais do III Simpósio de Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.

18.
Bortolini, C. E. ; MELLO, N. A. ; Hasse B. ; Bernardon, A. . Uso de perfis de solo como estratégia de educação ambiental numa Trilha ecológica. In: II Simposio Ambiental da UTFPR VI Semana do Meio Ambiente, 2011, Campo Mourão. Anais do II Simposio Ambiental da UTFPR VI Semana do Meio Ambiente. Curitiba: UTFPR, 2011.

19.
MELLO, N. A.; Gustavo Merten ; PONTAROLO, E. . Organic carbon exportation in a tobacco croped watershed. In: European Geosciences Union General Assembly 2009, 2009, Viena. Abstract of EGU General Assembly 2009, 2009.

20.
Cecillon, L. ; MELLO, N. A. ; BRUN, J.J. . Decomposition, aggregation and sequestration of soil organic matter in a mountainous spatial climate gradient. In: Mountain soils under a changing climate and land-use, 2008, Zurique. Mountain soils under a changing climate and land-use. Abstracts. Conference and Workshop, March 6?8, 2008. Birmensdorf, Swiss: Swiss Federal Institute for Forest, Snow and Landscape Research, 2008.

21.
Cecillon, L. ; MELLO, N. A. ; DANIELLI, S. ; BRUN, J.J. . Soil macroaggregate dynamics in a mountain spatial climate gradient. In: Global Change and Sustainable Development in mountain regions, 2008, Zurique. Proceedings of Global Change and Sustainable Development in mountain regions, 2008.

22.
MELLO, N. A.; Adair Giongo ; João Mielniczuk . Measured and potential dissolved organic carbon losses from Tobacco (Nicotiana tabacum) cropped areas under different soil management systems. In: International Symposium on Organic Matter Dynamics in Agro-Ecosystems, 2007, Poitiers. Proceedings of International Symposium on Organic Matter Dynamics in Agro-Ecosystem. Poitiers: INRA, 2007.

23.
MELLO, N. A.; LIMA, M. S. ; Nickel, C. ; Joelma Murlinck ; Gustavo Merten . Recuperação da qualidade do ambiente através de atividades educativas em uma pequena bacia. In: Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2006, Porto Alegre. Anais da 2a Reunião Regional da SBPC. Porto Alegre: PUC, 2006.

24.
MELLO, N. A.; João Mielniczuk ; Gustavo Merten . Organic carbon losses in tobacco (Nicotina Tabacum) cropped under different soil management systems. In: 17 th Triennial Conference of International Soil and Tillage Research Organization, 2006, Kiel, Alemanha. Proceedings of 17 th Triennial Conference of International Soil and Tillage Research Organization, 2006.

25.
MELLO, N. A.; Joelma Murlinck ; Márcia Berreta . Degradation and recovery of soil cropped with tobacco in different geoforms areas in a small watershed. In: CONLAND - International Soil and Land Degradation 2005, 2005, Uberlandia. Sociedade e Natureza - Special Issue May, 2005. Uberlandia: UFU, 2005. p. 107-119.

26.
MELLO, N. A.. Produção de fumo e degradação sócio-ambiental numa microbacia: um pacote tecnológico mal empregado. In: XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária, 2004, GRamado. Anais do XVII Encontro Nacional de Geografia Agrária. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

27.
MELLO, N. A.. Avaliation of turbidity rate, land use, surrouding forest and lanscape format in the Pato Branco river. In: 12a International Soil Conservation Conference, 2002, Pequim. Anais of 12a International Soil Consevation Conference, 2002.

28.
MELLO, N. A.. Projeto Integrado da Propriedade: O enfoque sistêmico no ensino de Agronomia. In: III Congresso da Sociedade Brasiliera de Sistemas de Produção, 2001, Belém do Pará. Anais do III Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2001.

29.
MELLO, N. A.. Realização de Trilha Ecológica como Estratégia de Educação Ambiental. In: IV Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2001, Pato Branco. Anais do IV encontro paranaense de educação ambiental. Pato Branco: Instituto Ambiental do Paraná, 2001. v. 1. p. 50-53.

30.
MELLO, N. A.. Diagnóstico Ambiental Rápido - Uma proposta metodológica. In: IV Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 2001, Pato Branco. Anais do IV Encontro Paranaense de Educação Ambiental. Pato Branco: Instituto Ambiental do Paraná, 2001. v. 1. p. 245-250.

31.
MELLO, N. A.. Ações para melhoria e proteção do manancial do rio Pato Branco no município de Mariópolis. In: IV Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas - SINRAD, 2000, Blumenau. Anais o IV SINRAD, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, A. C. D. ; MELLO, N. A. . DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: URGÊNCIA DE NOVO PARADIGMA FRENTE À CRISE AMBIENTAL,. In: Congresso Internacional UNINTER - Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade, 2015, Curitiba. Anais do Congresso Internacional UNINTER - Conhecimento, Inovação e Sustentabilidade. Curitiba: Editora Uninter, 2015. v. 1.

2.
FAVARIN, L. C. ; MELLO, N. A. . O solo como tema de educação ambiental na visão de educadores do ensino fundamental da cidade de Pato Branco - PR. In: VI Simposio Brasileiro de Educação em Solos, 2012, Sobral. Anais VI Simposio Brasileiro de Educação em Solos. Viçosa: SBCS, 2012.

3.
Acco, D. C. ; MELLO, N. A. ; Emer, A. A. . PERCEPÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA PELOS MUNÍCIPES NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DE PATO BRANCO/PR. In: XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2012, Uberlandia. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Uberlandia: Editora UFU, 2012.

4.
Acco, D. C. ; MELLO, N. A. ; Emer, A. A. . Arborização urbana e impermeabilização dos solos: a visão dos moradores de quatro bairros em Pato Branco/PR. In: XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2012, Uberlandia. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Uberlandia: Editora UFU, 2012.

5.
Acco, D. C. ; MELLO, N. A. ; Emer, A. A. . PERCEPÇÃO DOS MUNÍCEPES EM RELAÇÃO À PRAÇA PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS EM PATO BRANCO/PR. In: XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2012, Uberlandia. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Arborização Urbana. Uberlandia: Editora UFU, 2012.

6.
Tabolka, C. ; MELLO, N. A. ; Freitag, C. . EFEITO DE DIFERENTES DOSES DO ESTIMULANTE STIMULATE® NA CULTURA DO MILHO (ZEA MAYS) E NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO. In: XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.

7.
Freitag, C. ; MELLO, N. A. ; TONELLI, L. . EFEITO DO BIOESTIMULANTE STIMULATE® EM DIFERENTES DOSES NA PRODUTIVIDADE TOTAL DE MILHO (ZEA MAYS). In: XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR, 2012, Curitiba. Anais do XVII Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.

8.
MELLO, N. A.. CIÊNCIA DO SOLO NO BRASIL E O PARADIGMA DA SUSTENTABILIDADE: MUDANÇA OU ADJETIVAÇÃO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlandia: UFU, 2011.

9.
MELLO, N. A.; FUMAGALLI, L. G. ; AMADORI, C. . EFEITO DE UM REVOLVIMENTO SOBRE AGREGAÇÃO E RESISTÊNCIA A PENETRAÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO SOB PLANTIO DIRETO. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2011, Uberlandia. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Uberlandia: UFU, 2011.

10.
MELLO, N. A.; João Mielniczuk ; Gustavo Merten . Movimentação e perdas de carbono na cultura do fumo sob diferentes manejos e geoformas.. In: XVI REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2006, Aracaju. Anais da XVI REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA, 2006.

11.
MELLO, N. A.; João Mielniczuk . Influência das frações do carbono orgânico na curva de retenção de água de Cambissolo sob diferentes manejos. In: XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2005, Recife. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Recife: UFPE, 2005.

12.
MELLO, N. A.; Julio César Salton ; Márcia Matsuoka . Atributos químicos de argissolo sob pastagem natural submetido a diferentes pressões de pastejo. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria. Anais da XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Santa Maria: UFSM, 2004.

13.
MELLO, N. A.; Adair Giongo ; Joelma Murlinck . Validação de coletor de sedimentos de baixo custo. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004, Santa Maria. Anais da XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Santa Maria: UFSM.

14.
MELLO, N. A.; Josileia Zanatta ; Julio César Salton . Estoque de carbono orgânico em um argissolo sob pastagem natural com diferentes ofertas de forragem. In: Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2004. Anais da XV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Santa Maria: UFSM.

15.
MELLO, N. A.; Joelma Murlinck . Degradação da estrutura do solo e de estabilidade de agregados em área sob cultura do fumo. In: Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, 2004, Florianopolis. Anais da Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo. Florianopolis: UFSC, 2004.

16.
MELLO, N. A.; Ieda Rebhein Bello . Amount of carbon in the soil related with water turbidity of Panela and Lambedor rivers. In: 13th International Soil Conservation Conference - ISCO 2004, 2004, Brisbane. Proceedings of 13th International Soil Conservation Conference - ISCO 2004. Brisbane: Technological University of Quensland, 2004.

17.
MELLO, N. A.. Avaliação microbiológica preliminar de Latossolo Vermelho submetido a integração lavoura pecuária. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Petro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Botucatu: Editora UNESP, 2003.

18.
MELLO, N. A.. Avaliação microbiológica preliminar de Latossolo Vermelho submetido a integração lavoura pecuária. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Petro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Botucatu: Editora UNESP, 2003.

19.
MELLO, N. A.. Uso do solo e qualidade da água nas microbacias dos rios Pinheiro e Lambedor. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Petro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Botucatu: Editora Unesp, 2003.

20.
MELLO, N. A.. Avaliação microbiológica preliminar de Latossolo Vermelho submetido a integração lavoura pecuária. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 2003, Ribeirão Petro. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Botucatu: Editora UNESP, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENDES ; MELLO, N. A. ; DRZEVIECKI, C. . A tecnologia na educação: É hora de utilizar!. In: IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2015, Cascavel. Anais da IV Reunião Paranaense de Ciência Solo. Cascavel: UNIOESTE, 2015.

2.
MENDES, T. A. ; MELLO, N. A. ; DRZEVIECKI, C. . O solo como objeto didático: A pintura com solo colaborando com a educação ambiental. In: IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2015, Cascavel. Anais da IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Cascavel: Editora UNIOESTE, 2015.

3.
DRZEVIECKI, C. ; MELLO, N. A. ; MENDES, T. A. . Avaliação da agregação do solo sob diferentes sistemas agroecológicos. In: IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2015, Cascavel. Anais da IV Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Cascavel: Editora da UNIOESTE, 2015.

4.
MENDES ; MELLO, N. A. ; TELLES, C. . Olhe onde pisa!. In: VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2014, Recife. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Recife: Editora UFRPE, 2014. v. 1. p. 17-17.

5.
CAMOZZATTO, S. T. ; MELLO, N. A. . Análise dos enunciados na abordagem do conteúdo ?solos? no livro didático de ciências do 4º ano do ensino fundamental adotado pela rede municipal de educação de Pato Branco ? PR.. In: VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, 2014, Recife. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos. Recife: Editora UFRPE, 2014. v. 1. p. 15-15.

6.
Hasse B. ; MELLO, N. A. ; AMADORI, C. . AVALIAÇÃO DA MESOFAUNA EDÁFICA EM LATOSSOLO VERMELHO ANTES E APÓS REVOLVIMENTO DO SOLO. In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2011, Curitiba. Anais da II Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Curitiba: UFPR, 2011.

7.
Bernardon, A. ; MELLO, N. A. ; Bortolini, C. E. ; Hasse B. . ENSINO DE SOLO NUMA TRILHA ECOLOGICA. In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2011, Curitiba. Revista eletrônica do Siaut. Curitiba: UFPR, 2011.

8.
Bortolini, C. E. ; MELLO, N. A. ; Silva. L, . ESTIMATIVA DA REMOÇÃO E DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO HORIZONTE A NUMA CATENA DA REGIÃO SUDOESTE DO PARANÁ. In: II Reunião Paranaense de Ciência do Solo, 2011, Curitiba. Anais da II Reunião Paranaense de Ciência do Solo. Curitiba: UFPR, 2011.

9.
MELLO, N. A.. Ações para melhoria e proteção dos recursos hídricos do manancial do Rio Pato Branco no município de Mariópolis. In: XIV Reunião Brasileira de manejo e conservação do solo e da água, 2000, Ilhéus. Anais da XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000.

10.
MELLO, N. A.. Diagnóstico ambiental do manancial do rio Pato Branco no município de mariópolis. In: XIV Reunião Brasiliera de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000, Ilhéus. Anais da XIV Reunião Brasileira de manejo e Conservação do Solo e da Água, 2000.

11.
MELLO, N. A.. Comparação entre duas formas de amostragem para porosidade, densidade global e condutividade hidráulica em Cambissolo Álico. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999, Brasília. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1999.

12.
MELLO, N. A.. Estudo de um método automático baseado em processamento de imagens aplicado a avaliação do percentual de cobertura do solo. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997.

13.
MELLO, N. A.. Estudo de um método automático baseado em processamento de imagens aplicado a avaliação do percentual de cobertura do solo. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997.

14.
MELLO, N. A.. Avaliação de macroporos in sittu em Cambissolo. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1997, Rio de Janeiro. Anais do XXVI Congresso Brasileiro d e Ciência do Solo, 1997.

15.
MELLO, N. A.. Diagnóstico da área destinada ao parque industrial de Pato Branco: Um projeto de ensino integrado. In: II Seminário anual de ensino pesquisa e extensão do 3o grau da Unidade de Pato Branco, 1997, Pato Branco. Anais do II Seminário anual de ensino pesquisa e exetensão do 3o grau da unidade de Pato Branco, 1997. v. 1. p. 19-20.

16.
MELLO, N. A.. Caracterização e utilização de esterco líquido de suínos em culturas e pastagens. In: II Seminário anual de ensino, pesquisa e extensão do 3o grau da unidade de Pato Branco, 1997, Pato Branco. Anais do II Seminário anual de ensino, pesquisa e extensão do 3o grau da Unidade de Pato Branco, 1997. v. 1. p. 66-67.

17.
MELLO, N. A.. Influência do selo superficial na taxa de infiltração de um Cambissolo.. In: XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo - Solo/Suelo 96, 1996, Águas de Lindóia. Anais do Solo/Suelos 96 - XIII Congresso Latino Americano de Ciência do Solo., 1996. v. 1.

18.
MELLO, N. A.. Porosidade e curva de retenção de um Cambissolo submetido a duas formas de manejo. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Viçosa. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Editora da UFV, 1995. v. 3. p. 2127-2129.

19.
MELLO, N. A.. Calagem e formação de selo superficial em dois horizontes de um Cambissolo Álico. In: XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 1995, Viçosa. Anais do XXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Viçosa: Editora da UFV, 1995. v. 3. p. 2130-2132.

20.
MELLO, N. A.. Comparação entre a capacidade produtiva de dois horizontes, A e B de um Cambissolo Álico. In: X Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água, 1994, Florianópolis. Anais da X Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Florianópolis: Epagri, 1994. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
Mello, Nilvania A.. Conservação do Solo em ambientes urbanos e periurbanos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELLO, N. A.. Governança do Solo como Estratégia Social de Conservação do Solo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Mello, Nilvania A.. O papel das mulheres na conservação do solo - resgate de saberes ancestrais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MELLO, N. A.. O solo no meio urbano e periurbano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
Mello, Nilvania A.. Manejo e Conservação do Solo e da Água   Cenário atual e futuro no Sudoeste do Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Mello, Nilvania A.. MANEJO DE MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS Conservação do solo e da água como estratégia de ascensão econômica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Mello, Nilvania A.. O ensino de Solos nos cursos de Agronomia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MELLO, N. A.; Hüller, C.R. . Legislação específica sobre uso e conservação do solo: eficácia e articulação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MELLO, N. A.. PERCEPÇÃO PÚBLICA E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO SOLO Ferramentas ou entraves para a conservação?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MELLO, N. A.; FAVARIM, L. C. . O ENSINO E A EDUCAÇÃO EM SOLOS Ferramentas para a conservação!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MELLO, N. A.. O Solo como Elemento Integrador dos Ciclos Naturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MELLO, N. A.. Por que precisamos falar sobre Solos ?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MELLO, N. A.; MENDES, T. A. ; DRZEVIECKI, C. . Educação voltada para o manejo do solo - Oficina. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
Mello, Nilvania A.. Solo e Água - relação necessária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15.
MELLO, N. A.. Visão sistêmica do solo e agricultura conservacionista: um diálogo de saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

16.
MELLO, N. A.. Percepção pública e representação social do solo e suas relações com os sistemas conservacionistas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
MELLO, N. A.. COnservar as estradas ou conservar o solo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
MELLO, N. A.. Conservação de Estradas Rurais no contexto da Agroecologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MELLO, N. A.. Os novos paradigmas da sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
MELLO, N. A.. Crise Ambiental ou Crise Científica? Uma abordagem a partir da Filosofia da Ciência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
MELLO, N. A.. ÉTICA E AGROECOLOGIA Um discurso de sustentabilidade, agricultura familiar, ciência e movimentos sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
MELLO, N. A.; Silva. L, . ETNOPEDOLOGIA E OS SABERES TRADICIONAIS:  RELAÇÕES COM SEGURANÇA ALIMENTAR, AMBIENTAL E CULTURAL. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
MELLO, N. A.. Quais contribuições ainda podemos dar para o manejo integrado de microbacias?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
MELLO, N. A.. Contribuições da Filosofia da Ciência para a Ciência do Solo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
MELLO, N. A.. CIÊNCIA DO SOLO NO BRASIL E O PARADIGMA DA SUSTENTABILIDADE: MUDANÇA OU ADJETIVAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MELLO, N. A.. Por que filosofia na ciência do solo?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
Bernardon, A. ; MELLO, N. A. ; Bortolini, C. E. . Ensino de solos numa trilha ecológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
Silva. L, ; MELLO, N. A. ; Emer, A. A. ; Bortolini, C. E. . Análise da evidência de caráter coeso em um Nitossolo Vermelho. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Freitag, C. ; MELLO, N. A. . INFLUÊNCIA DO BIOESTIMULANTE STIMULATE® NA PRODUTIVIDADE TOTAL EM HÍBRIDO DE MILHO (Zea mays). Ponta Grossa: UTFPR, 2011 (Resumo expandido de Iniciação Cientifica XVI Seminario de Iniciação Cientifica e Tecnologica da UTFP).

2.
AMADORI, C. ; MELLO, N. A. . Avaliação da dinâmica do Carbono Organico em Solos sob diferentes formas de uso e manejo. Ponta Grossa: UTFPR, 2011 (Resumo expandido de Iniciação Cientifica XVI Seminario de Iniciação Cientifica e Tecnologica da UTFP).

3.
Tabolka, C. ; MELLO, N. A. . INFLUÊNCIA DO ESTIMULANTE STIMULATE® NA CULTURA DO MILHO (ZEA MAYS) E NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO. Ponta Grossa: UTFPR, 2011 (Resumo expandido de Iniciação Cientifica XVI Seminario de Iniciação Cientifica e Tecnologica da UTFP).

4.
AMADORI, C. ; MELLO, N. A. . Efeito de duas formas de aplicação de calagem na atividade microbiana do solo obtida por diferentes metodologias. Cornélio Procopio: UTFPR, 2010 (Resumo expandido de Iniciação Cientifica XV Seminario de Iniciação Cientifica e Tecnologica da UTFP).

5.
Montemezzo E. ; MELLO, N. A. . Efeito de um revolviment osobre algumas propriedades fisicas e taxa de cobertura do solo para um Latossolo Vermelho sobre Plantio Direto. Cornélio Procopio: UTFPR, 2010 (Resumo expandido de Iniciação Cientifica XV Seminario de Iniciação Cientifica e Tecnologica da UTFP).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MELLO, N. A.; MENDES, T. A. . Cor do Solo. 2015.

2.
MELLO, N. A.; MENDES, T. A. . Você conhece os solos de nossa cidade?. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, N. A.; OLIVEIRA, P. H. . O Solo nos diferentes biomas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MELLO, N. A.; Cassol, L.C. ; GUIMARAES, R. . Sudoeste em Debate - Manejo e Conservação do Solo no Sudoeste do Paraná. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica

Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
MELLO, N. A.; MENDES . Realização de exposição de Pintura com solo - Grupo Olhe onde pisa!. 2014. Pintura.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORONA, H. M. P.; PASTRO, I. I.; PACHECO, L. M. D.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Clariana Maria Werkauser Bressiani. Formação por alternancia e a sustentabilidade da agricultura familiar. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
CORONA, H. M. P.; PASTRO, I. I.; DAMASCENO, A.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Jaiarys Bataglin. A gestão do PRONAF e suas relações com a Sustentabilidade da Agricultura Familiar. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

3.
CORONA, H. M. P.; DAMASCENO, A.; PASTRO, I. I.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Ana Paula Debastiani Vasco. Autogestão e Sustentabilidade na CRESOL de Dois Vizinhos - PR: uma possibiliade alternativa. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

4.
MELLO, N. A.; CUNHA, M.. Participação em banca de Arminda Almeida Rosa. Aspectos Socioeconomicos, Indicadores de Qualidade e Proposta de Aproveitamento Tecnologico do Leite Bovino Produzido em Unidades de Produção de Base familiar de Pato Branco -PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

5.
PERONDI, M. A.; MELLO, N. A.; CORONA, H. M. P.. Participação em banca de Roberto Shigueyasu Yamada. Saude e qualidade de vida no cultivo do tabaco: um estudo comparativo entre dois diferentes sistemas de produção no estado do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

6.
CITADIN, I.; KYOTA, N.; MACHADO, W. C. A.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Marco Aurélio Steffani. Implicações Socioeconomicas da adoção da legislação ambiental em propriedades de agricultores familiares no municipio de Mariópolis -PR.. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

7.
LIMA, M. R.; FLORIANI, N.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Andressa Kerecz Tavares. Caracterização etnopedológica de terras agrícolas por agricultores familiares dos municípios de Antonina e Morretes ? PR. 2012. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciência do Solo)) - Universidade Federal do Paraná.

8.
ZOREL JUNIOR, H. E.; RAMIREZ, I.; MACHADO, W. C. A.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Cezar Augusto Martini. Modelo de Gestão Ambiental: Estudo de Caso em Triparia no Sudoeste do Paraná. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

9.
MELLO, N. A.; SILVA, J. R.; MACHADO, W. C. A.. Participação em banca de Chris Regina Huller. A eficácia social do direito ambiental no meio rural agrícola: uma análise a partir da lei 9.605/98. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

10.
MELLO, N. A.; LEME, R. C. B.; TEIXEIRA, E. S.. Participação em banca de Ligiane Corso Favarim. O solo como tema de educação ambiental no ensino fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

11.
TEIXEIRA, E. S.; MOYSES, S. T.; CORONA, H. M. P.; MELLO, N. A.; KRIGER, L.. Participação em banca de Raquel Tieko Tanaka Yamada. Representação Social de Saúde Bucal de Usuários do Sistema Público de Saúde do Município de Vitorino. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

12.
Batista, I.; Pereira, M.G.; Correia. M.E.F.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Itaynara Batista. Atributos edáficos e fauna do solo em áreas de integração lavoura-pecuária no Bioma Cerrado, Mato Grosso do Sul. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

13.
Giaretta, R.D.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Renata Moccelin. Espécies de brasssicas no controle de fitopatógenos habitantes do solo. 2011. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

14.
MELLO, N. A.; Giaretta, R.D.. Participação em banca de Claudia Mantelli. Efeito do chorume de suinos e do pH do solo sobre o tombamento de pepino causado por Pythium sp. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

15.
MELLO, N. A.; ASSMANN, A. L.. Participação em banca de Marcos Antonio de Bortolli. Influencia de períodos de pastejo em trigo duplo proposito sobre a decomposição e liberação de nutrientes da palhada em sistema de integração lavoura pecuária. 2010. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Cassol, L.C.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Romario Nalon.Rendimento de milho (Zea Mays) cultivado com diferentes fontes de fósforo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
AMADORI, C.; MELLO, N. A.. Participação em banca de Caroline Amadori.Efeito do glifosato sobre a microbiota do solo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MELLO, N. A.; TAVARES, J.; KLEIN, V.. Concurso publico para preenchimento de vaga - Professor Adjunto. 2012. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

2.
MELLO, N. A.. Concurso Publico para cargo de professor adjunto. 2010. Universidade Federal do Pampa.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Análise Critica da Ciência na Pós graduação.CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A CIÊNCIA DO SOLO. 2011. (Seminário).

2.
XXXIII Congresso Brasiliero de Ciência do Solo. CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA PARA A CIÊNCIA DO SOLO. 2011. (Congresso).

3.
Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental.Agricultura e Degradação Ambiental. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, N. A.; Garcia ; Angra ; Kulkzinski . Show Agrícola de Palma Sola. 2000. (Exposição).

2.
MELLO, N. A.; Garcia ; Ribeiro ; Lupattini . III Encontro Latino Americano sobre Plantio Direto na Pequena Propriedade. 1998. (Congresso).

3.
MELLO, N. A.. Jornada de Iniciação Científica do Terceiro Grau do CEFET-Pr Unidade de Pato Branco. 1997. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Francieli Maria de Lima. Avaliação do cumprimento da legislação ambiental nos assentamentos da reforma agrária de Abelardo Luz-SC. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

2.
Franciele Malaguti Beltrame. As licitações sustentáveis como ferramenta estratégica na promoção do desenvolvimento sustentável. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

3.
Paola Andriguetti Zucchi. Análise da eficacia da multa administrativa nas infrações do código florestal. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

4.
Angela Ceni Davoglio. Novo códico florestal brasileiro e as cotas de reserva ambiental sob a ótica da pequena propriedade rural. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Cristiane Maria Tonetto Godoy. Início: 2016. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gustavo Castelato Barbosa. Qualidade do manejo do solo e atendimento da Legislação Ambiental em pequenas propriedades agrícolas. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Laura Alexandra Madella. Avaliação da agregação do solo em diferentes sistemas de rotação de culturas. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. (Orientador).

2.
Thais Aparecida Mendes. Desenvolvimento de aplicativos digitais para ensino de atributos do solo. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvana Tomazi Camozzato. Uso de aplicativos virtuais educativos como recurso pedagógico para educação ambiental no ensino fundamental. 2015. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

2.
Cristiane Golembieski Camargo. Análise do Programa de Aquisição de Alimentos na Terra Indigena Xapecó. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

3.
Jonas Galleazzi Borges. Impactos Socioambientais do ICMS Ecológico em Propriedades Ribeirinhas da Comunidade Manduri - Marmeleiro-PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

4.
Guilherme Sebastião Silverio. A Sustentabilidade dos Loteamentos Picollo, Wurzius e Cidade Campo III da Cidade de Pato Branco, Criados a partir do Plano Diretor de 2008. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

5.
Nayara Pasqualotto. Avaliação da Sustentabilidade em Agroecossistemas Hortícolas, com Base de Produção na Agroecologia e na Agricultura Familiar, na Microrregião de Pato Branco ? PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

6.
Francine Herpich. PROGRAMAS AMBIENTAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PARA A MINIMIZAÇÃO DO IMPACTO RESULTANTE DA IMPLANTAÇÃO DE HIDRELÉTRICAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

7.
Aquélis Armilato Emer. O uso de espécies ornamentais como estratégia de manutenção das áreas de absorção em solos urbanos. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

8.
Cezar Augusto Martini. Modelo de Gestão Ambiental - Estudo de Caso em Triparia no Sudoeste do Paraná.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

9.
Andrea Mesacasa. A Indústria de Confecção do Vestuário do Município de Pato Branco: Aspectos de Desenvolvimento, Gestão, Design e Proposta de Reaproveitamento dos Resíduos Têxteis. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

10.
Danielle Cadorin Acco. Estudo da relação entre os solos urbanos e arborização no municipio de Pato Branco - PR. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

11.
Ligiane Corso Favarin. Ensino de Solos nas series fundamentais. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

12.
Chris Regina Hüller. Análise da eficácia juridica das leis ambientais no Sudoeste do Paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

13.
Rogério Rech. Aspectos socio economicos e de produção relacionados às feiras livres do sudoeste do paraná. 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

14.
Rosane Dalpiva Bragatto. Impactos da Legislação Ambiental sobre a Agricultura Familiar no Sudoeste do Parana. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

15.
César Martini. Análise de uma pequena agroindustria no contexto do desenvolvimento regional. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

16.
Andréia Mesacasa. Desenvolvimento Reginal e Ecodesign: o caso de Maravilha - SC. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Desenvolvimentp Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

17.
Ornella Bertuol. Avaliação da Qualidade do Uso da Água - IQUA. 2000. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, . Coorientador: Nilvania Aparecida de Mello.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luana Silva. Comparação entre o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos e o Sistema de Classificação dos indios Kaigang da Região Sudoeste do Parana. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

2.
Adauto Souza Cruz. Avaliação do efeito de materiais salinos sobre a agregação do solo. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

3.
Danielle Acco Cadorin. Influencia dos atributos de solos urbanos sobre o desenvolvimento das espécies utilizadas para arborização no municipio de Pato Branco. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

4.
Danielle Cadorin Acco. INFLUÊNCIA DAS CARACTERÍSTICAS DOS SOLOS URBANOS NO DESENVOLVIMENTO DAS ESPÉCIES Lagerstroemia indica L., Schinus molle L., e Bauhinia Variegata L., NA CIDADE DE PATO BRANCO-PR. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Everlon Gaspareto. Avaliação de atributos físicos do solo cultivado com tifton 85 em area escarificada com e sem cama de aviário. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

2.
Caroline Amadori. Efeito do glifosato sobre a microbiota do solo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

3.
Luciana Cleci Oliveira. Estágio supervisionado na APA de Guaraqueçaba. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

4.
Vera Lucia Pan. Produção de olerícolas em sistema plantio direto. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

5.
Juçara Hennerich. Produção, beneficiamento e comercialização de olerícolas orgânicas por produtores familiares. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

6.
Marcelo Sandro Canzi. Acompanhamento da atividades de uma cooperativa agrícola. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

7.
Ieda Rebhein Bello. Relato de Estágio na área de meio ambiente na Prefeitura Municipal de Mariópolis. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

8.
Dalci Leandro Sauthier. Avaliação de incidência de plantas daninhas em áreas sob plantio direto. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Unidade de Pato Branco. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

9.
Ornella Bertuol. Produção de olerícolas orgânicas. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

Iniciação científica
1.
Claudia Drzeviecki. Validação de um Amostrador de densidade do solo não nuclear ? SDG ? para os solos do Sudoeste do Paraná. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

2.
Luiza Tonelli. Monitoramento da perda de sedimentos e emissão de contaminantes ambientais numa pequena encosta de uso agrícola. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

3.
Claudir Freitag. Avaliação da dinâmica do Carbono Organico em Solos sob diferentes formas de uso e manejo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

4.
Bruna Hasse. Avaliação dos efeitos da mesofauna edafica sobre a agregação do solo. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ministerio da Educação - Programa de Educação Tutorial. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

5.
Camila Elis Bortolini. ESTIMATIVA DA REMOÇÃO E DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO DA ESPESSURA DO HORIZONTE A. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ministerio da Educação - Programa de Educação Tutorial. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

6.
Angela Bernardon. Educação ambeital e ensino de solos numa trilha ecologica. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

7.
Cleiton Tabolka. Avaliação da dinâmica do carbono orgânico em solos sob diferentes formas de uso e manejo. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

8.
Danielle Acco Cadorin. Estudo dos preliminar dos Antropossolos no municipio de Pato Branco - PR. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

9.
Emilio Montemezzo. Avaliação da dinâmica do carbono orgânico em solos sob diferentes formas de uso e manejo. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

10.
Caroline Amadori. Metodos de avaliação da dinâmica da materia orgânica no solo. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

11.
Luis Gustavo Fumagalli. Avaliação da origem e estado de agregação do solo sob diferentes manejos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

12.
Luana Silva. Analise e descrição de toposequencias e suas funcionalidades no Sudoeste do Paraná. 2008. Iniciação Científica - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

Orientações de outra natureza
1.
Danielle Cadorin Acco. ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES DE PRODUÇÃO E MANEJO DA CULTURA DO TRIGO. 2010. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.

2.
Willians Elson Carlos. Acompanhamento da cultura do milho na região sudoeste do Paraná. 2010. Orientação de outra natureza. (Agronomia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Orientador: Nilvania Aparecida de Mello.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
STRAPAZZON, MARCIA CASARIN2015 STRAPAZZON, MARCIA CASARIN ; MELLO, NILVÂNIA APARECIDA DE . UM CONVITE À REFLEXÃO SOBRE A CATEGORIA DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO REFÚGIO DE VIDA SILVESTRE. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE), v. 18, p. 161-178, 2015.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELLO, N. A.. Manejo e Conservação do Solo por e para mulheres: empoderamento e resgate de saberes ancestrais. Boletim da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, p. 36 - 38, 30 abr. 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, N. A.. Os novos paradigmas da sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELLO, N. A.. Crise Ambiental ou Crise Científica? Uma abordagem a partir da Filosofia da Ciência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
MELLO, N. A.. ÉTICA E AGROECOLOGIA Um discurso de sustentabilidade, agricultura familiar, ciência e movimentos sociais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MELLO, N. A.. Percepção pública e representação social do solo e suas relações com os sistemas conservacionistas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MELLO, N. A.. COnservar as estradas ou conservar o solo?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MELLO, N. A.. Conservação de Estradas Rurais no contexto da Agroecologia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MELLO, N. A.. Visão sistêmica do solo e agricultura conservacionista: um diálogo de saberes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
MELLO, N. A.; MENDES, T. A. . Cor do Solo. 2015.

2.
MELLO, N. A.; MENDES, T. A. . Você conhece os solos de nossa cidade?. 2014.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MELLO, N. A.; Cassol, L.C. ; GUIMARAES, R. . Sudoeste em Debate - Manejo e Conservação do Solo no Sudoeste do Paraná. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Artes Visuais
1.
MELLO, N. A.; MENDES . Realização de exposição de Pintura com solo - Grupo Olhe onde pisa!. 2014. Pintura.



Outras informações relevantes


OBS: Os dados abaixo foram importados do Sistema CNCT.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL



DOCENTE
Professora da disciplina do Curso de Matemática do CEFET-PR Unidade de Pato Branco 
Geologia 
Professora das disciplinas do Curso de Agronomia do CEFET-PR Unidade de Pato Branco
Geologia e Mineralogia
Irrigação e Drenagem



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 11/12/2018 às 6:51:41