Vinicius Andrade Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7228899036052007
  • Última atualização do currículo em 27/03/2018


Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), pós graduação(lato senso) em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ(1993), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), com formação complementar (bolsa doutorado sanduíche CNPq) no McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá(2001). Pós doutorado no The Brown Institute for Media Innovation, na Universidade Columbia, NYC (EUA), 2015/2016, com bolsa da FAPESP. É professor da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde atua, ainda, como vice-coordenador deste programa. Concebeu e dirigiu o ESPM MEDIA LAB (ESPM-SP; 2010-2016). É pesquisador associado ao McLuhan Program in Culture and Technology, da Universidade de Toronto, Canadá, e ao Museu I+D+C, da Universidade Complutense de Madri (Es). É sócio-fundador e foi presidente da ABCiber - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Cibercultura(biênio 2012-2013 e 2013-2015). É autor do livro "Estendendo McLuhan - Da Aldeia À Teia Global" (Sulina, 2011) e organizador de outros sobre cultura digital, tais como "Cultura Digital Trash_ (e-Papers, 2007), ArTecnologia, vol 1 (Buquidigital, 2012), vol 2 (Univ. Complutense de Madri, 2014) e vol 3 (Liquidbook, 2016). Suas pesquisas e estudos situam-se, principalmente, em torno das tecnologias da comunicação, linguagens midiáticas, estudos de som, estudos das materialidades dos meios e a Escola de Toronto de Comunicação, especialmente, a obra de Marshall McLuhan. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vinicius Andrade Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, V. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Comunicação Social.
Rua São Francisco Xavier, 524, andar 10.
Maracanã
20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25877829


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Toronto (Orientador: Derrick deKerchove).
Título: Comunicação e Memória: Estendendo McLuhan, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Paulo R.G. Vaz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação; memória; Marshall McLuhan; Hipermídias.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros Setores.
1992 - 1996
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Humano e a Teoria das Estranhezas,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Ued M. Maluf.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: teoria das estranhezas; sistemas simbólicos; inteligência artificial; memória.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outro.
1991 - 1992
Especialização em Especialização em Saúde Mental.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Saúde Mental e Trabalho: Algumas Reflexões..
Orientador: Jane Russo.
1986 - 1991
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Arte e Percepção: olhares neurológico, psicanalítico e cultural..
Orientador: Clauze Abreu.


Pós-doutorado


2015 - 2016
Pós-Doutorado.
Columbia University, COLUMBIA, Estados Unidos.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas


Formação Complementar


2001 - 2001
Doutorado Sanduíche/McLuhan Program. (Carga horária: 400h).
Universidade de Toronto, UOT, Canadá.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Doutorando, Enquadramento Funcional: Pesquisador(doutorando), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador/doutorando. Pesquisa: C3P0 - COMUNICAÇÃO, COGNIÇÃO, CULTURA E PROCESSOS DE ORDENS.

Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor (sob regime de tutoria), Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina ministrada: Psicologia da Comunicação(regime de tutoria, disciplina ministrada sob a supervisão do Prof. Magno Machado Dias)

Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

03/1999 - 07/2000
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Comunicação
03/1997 - 12/1997
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa em Aprendizagem
Prática de Pesquisa em Pensamento
Psicologia - Ciclo Básico

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsa PRODOC, Enquadramento Funcional: PROFESSOR/PESQUISADOR PRODOC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento .

08/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Comunicação Social, .

08/2003 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estética e Com. de Massa
Política da Comunicação
Tópicos Especiais em Com III
08/2003 - Atual
Ensino, Comunicação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Evolução das Tecnologias de Comunicação

ESPM - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING-RJ, ESPM-RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Ttular II, Carga horária: 10



Linhas de pesquisa


1.
A Escola de Toronto de Comunicação e o estudo das materialidades aplicado às novas mídias.

Objetivo: Estudar os efeitos materiais dos meios digitais, tendo como referências idéias e conceitos oriundos da Escola de Toronto de Comunicação. Esta pesquisa foi contemplada com o Edital de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas(Edital Universal). para o ano de 2006..
Palavras-chave: Escola de Toronto de Comunicação; tecnologias digitais; materialidades da comunicação.
2.
Comunicação e Tecno-Cultura: Meios e Imaginário Tecnológico(Grupo de Pesquisa inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq)
3.
G.A.M.E.S - Gêneros e Gramáticas dos Arranjos e Ambientes Midiáticos Moduladores de Experiências de Entretenimento, Sociabilidades e Sensorialidades.

Objetivo: Estudar como as práticas de entretenimento, especialmente aquelas ligadas aos games, se apresentam como linguagens centrais para as mídias contemporâneas, promovendo novos arranjos e ambientes midiáticos, bem como modulando sociabilidades e sensorialidades..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação.
Palavras-chave: Sensorialidade; G.A.M.E.S.2.0; ambientes midiáticos; arranjos midiáticos.


Projetos de pesquisa


2010 - 2011
A CAUDA LONGA DA PROPAGANDA NA TV DIGITAL: Análise dos efeitos da segmentação e customização das linguagens publicitárias televisivas
Descrição: Os objetivos desta pesquisa são os estudos dos possíveis efeitos que a implementação de uma nova tecnologia, que permitirá a segmentação e customização dos filmes publicitários na TV digital aberta brasileira, poderá gerar na composição de novas linguagens publicitárias para a TV; no comportamento do telespectador; na cadeia de comunicação mercadológica, especialmente na sua porção voltada para as TVs brasileiras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Vinicius Andrade Pereira - Coordenador / Andrea Hecksher - Integrante / Beatriz Polivanov - Integrante / Maurilio Alberone - Integrante / Rafael Carvalho - Integrante / Bruno Loureiro - Integrante.Financiador(es): Centro de Altos Estudos da ESPM - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5
2009 - 2010
Marcas on-line: os processos de formação de opinião sobre produtos e serviços na Web 2.0.
Descrição: Esta pesquisa, concebida e desenvolvida pelos professores Marcelo Coutinho e Vinícius Andrade Pereira, em 2009, buscou estudar através de pesquisa empírica e quantitativa, quais as principais influências, dentro dos meios digitais - considerando aspectos como sites de empresas/marcas, blogs especializados no item de compra, redes sociais etc. ? no processo de decisão de compras, para diferentes perfis de públicos. Os resultados, obtidos através das entrevistas feitas em uma parceria com o Ibope, foram surpreendentes e se encontram em fase de elaboração para divulgação no mercado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Comunicação Multissensorial ? Os novos rumos das linguagens publicitárias
Descrição: Pesquisa concebida e desenvolvida pelos professores Vinícius Andrade Pereira e Andréa Dantas Hecksher, em 2008. Teve como objetivo principal investigar e mapear o conjunto de estratégias de marketing que se dá através do que chamamos de arranjos e ambientes midiáticos identificando, principalmente, aquelas estratégias que se dão como práticas de comunicação multissensorial. A pesquisa buscou, ainda, conceber ações e protótipos de linguagens publicitárias que se estruturassem a partir de práticas de comunicação multissensorial, capazes de serem aplicadas nos novos ambientes midiáticos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Práticas de Comunicação em Redes Teleinformáticas e Lógica das Linguagens Digitais: Construindo Modelos de Propaganda e de Marketing no Ciberespaço
Descrição: Pesquisa concebida e desenvolvida pelos professores Vinícius Andrade Pereira e Andréa Dantas Hecksher, em 2007. Teve como objetivo principal identificar e analisar a lógica e os processos que ordenavam as linguagens que, então, emergiam nos meios digitais. A partir das linguagens estudadas, protótipos foram desenvolvidos como formas específicas de mensagens passíveis de serem aproveitadas como linguagens publicitárias em meios digitais. Os protótipos e linguagens estudadas e desenvolvidas foram: Spoofs, Mashups, Advergames, Virais e Vídeos Interativos, Mundos Virtuais Tridimensionais (Metaversos). É importante ressaltar que as referidas linguagens, que podem parecer razoavelmente conhecidas e comuns hoje em dia, tinham sido pouco estudadas em suas características formais e lógicas, até então. Os protótipos desenvolvidos ao longo dessa pesquisa podem ser visualizados no endereço do blog do PAN MEDIA LAB ESPM (http://panmediala.org/blog)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2007
Transficção: Narrativas Multilineares, Mídias Híbridas e Ambientes Pró-Branding
Descrição: Pesquisa concebida e desenvolvida pelo professor Vinícius Andrade Pereira, ao longo de 2006. Teve como proposta principal realizar investigações e experimentos em torno de estratégias e linguagens publicitárias em meios digitais. Concebido como uma pesquisa teórica e prática, o projeto buscou mapear o conjunto de estratégias e linguagens publicitárias mais comuns na internet e, ao mesmo tempo, explorar as possibilidades de uma linguagem publicitária que se desenvolvesse a partir de uma ficção com linguagens multilineares, com forte potencial para ser veiculada em diferentes mídias. Tal linguagem, que dentre outros aspectos propunha os chamados ambientes pró-branding, buscava responder a algumas das tendências que os novos meios digitais começavam a propor, então. A pesquisa e os resultados da mesma podem ser conhecidos através dos relatórios encaminhados ao Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM) e parte dela no site criado para o desenvolvimento do projeto: www.andreahecksher.com/transficcao..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2001
Pesquisador Associado e "McLuhan Fellow", McLuhan Program in Culture and Technology, University of Toronto, Canadá..


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, V. A.2016PEREIRA, V. A.; OLIVEIRA, C. L. C. ; ARAUJO, L.H.S. . Construção de um índice de maturidade digital a partir de variáveis de Digital Analytics. Espacios (Caracas), v. 37, p. 17, 2016.

2.
PEREIRA, V. A.2015PEREIRA, V. A.. Como antecipar os efeitos de uma tecnologia? Um modelo exploratório inspirado na Nova Ciência de McLuhan e aplicado ao Facebook.. In Texto (UFRGS. Online), v. 1, p. 535, 2015.

3.
PEREIRA, V. A.2015PEREIRA, V. A.. Episódios Midiáticos Extremos, Dinâmicas Contemporâneas de Comunicação e Pesquisas Neuromidiáticas. Revista Contracampo, v. 32, p. 18-35, 2015.

4.
PEREIRA, V. A.2014PEREIRA, V. A.; POLIVANOV, B.B. . Conversações em rede em um mercado inteligente. Líbero (FACASPER), v. 17, p. 127-138, 2014.

5.
PEREIRA, V. A.2011PEREIRA, V. A.; POLIVANOV, B.B. ; HECKSHER, A. ; ALBERONE, Maurilio ; CARVALHO, Rafael ; LOUREIRO, Bruno . Propaganda direcionada na TV digital aberta brasileira: mapeamento de usos e demandas. Lumina (UFJF. Online), v. 5, p. 1-15, 2011.

6.
PEREIRA, V. A.2011PEREIRA, V. A.; José Cláudio S. Castanheira . Mais grave! Como as tecnologias midiáticas afetam as sensorialidades auditivas e os códigos sonoros contemporâneos. Contracampo (UFF), v. 23, p. 130-143, 2011.

7.
PEREIRA, V. A.2009PEREIRA, V. A.; Lima, M.O.C. ; DIAS, E. P. . Custo por mil? Eu quero ver o clipping - Do Broadcast ao Socialcast.. Revista da ESPM, v. 16, p. 104-109, 2009.

8.
PEREIRA, V. A.2006 PEREIRA, V. A.. Marshall McLuhan, o conceito de determinismo tecnológico e os estudos dos meios de comunicação contemporâneos.. Razón y Palabra, v. 52, p. 52, 2006.

9.
PEREIRA, V. A.2006PEREIRA, V. A.. Práticas de Comunicação e Linguagens Punblicitárias nos Meios Digitais: Explorando o Projeto Transficção.. Sessões do Imaginário, v. 15, p. 12-19, 2006.

10.
PEREIRA, V. A.2006 PEREIRA, V. A.. Reflexões sobre as materialidades dos meios: embodiment, afetividade e sensorialidade nas dinâmicas de comunicação das novas mídias.. Revista Fronteira (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-8226 Revista Fronteiras (Online)), v. VIII, p. 93-101, 2006.

11.
PEREIRA, V. A.2006PEREIRA, V. A.. Como anunciar para um público que faz a própria mídia? Reflexões em torno das linguagens publicitárias em meios digitais.. Marketing (São Paulo), v. n.406, p. 67-70, 2006.

12.
PEREIRA, V. A.2006PEREIRA, V. A.. Remediação e Linguagens Publicitárias nos meios digitais.. Antropolítica (UFF), v. 21, p. 67-84, 2006.

13.
PEREIRA, V. A.2005PEREIRA, V. A.. A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento das materialidades.. Contemporanea (Salvador. Impresso), Salvador, Bahia., v. 3, n.1, p. 79-98, 2005.

14.
PEREIRA, V. A.2004PEREIRA, V. A.. Consciência e Memória como objetos da Comunicação: o approach de Marshall McLuhan.. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 24/07, p. 149-157, 2004.

15.
PEREIRA, V. A.2004PEREIRA, V. A.. As tecnologias de Comunicação como gramáticas: meio, conteúdo e mensagem na obra de M. McLuhan.. Contracampo (UFF), Niteroi - RJ, v. 10/11, p. 07-20, 2004.

16.
PEREIRA, V. A.2000PEREIRA, V. A.. Ciberespaço: Um passo da dança semiótica do Universo. Contracampo (UFF), Niterói - RJ, v. 4, p. 159-181, 2000.

17.
PEREIRA, V. A.2000PEREIRA, V. A.. Dinâmicas Contemporâneas de Subjetivação: Metamorfose das Ciências e Hipertexto. Revista Fronteira (UNISINOS), UNISINOS - RGS, v. 2, n.1, p. 151-170, 2000.

18.
PEREIRA, V. A.1998PEREIRA, V. A.. Linhas mnêmicas, imaginárias e simbólicas esboçando a face humana.. Logos (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, n.07, p. 35-40, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEREIRA, V. A.; CASTELLARY, A. C. (Org.) ; MORENO, I. S. (Org.) . III ArTecnologia - Tecnologias e dinâmicas da comunicação: como antecipar seus efeitos?. 1. ed. Porto Alegre: Liquid Book, 2016. v. 1.

2.
PEREIRA, V. A.; CASTELLARY, A. C. (Org.) ; MORENO, I. S. (Org.) . Artecnologia ? Conocimiento Aumentado Y Accesibilidad.. 0. ed. Madri: Ed. da Faculdade de Ciências da Informação da Univ. Complutense de Madri., 2014.

3.
PEREIRA, V. A.; CASTELLARY, A. C. (Org.) . Artecnologia: Arte, Tecnologia e Linguagens Midiáticas. 0. ed. Porto Alegre: Buqui Digital, 2013. 249p .

4.
PEREIRA, V. A.. Estendendo McLuhan: Da Aldeia à Teia Global. Comunicação, Memória e Tecnologia.. Porto Alegre: Sulina, 2011. v. 1. 215p .

5.
PEREIRA, V. A.. Cultura Digital Trash - Linguagens, Comportamentos, Entretenimento e Consumo. 1. ed. Rio de Janeiro: e-papers, 2007. v. 1. 175p .

Capítulos de livros publicados
1.
PEREIRA, V. A.. ArTecnologia, Big Data Y Visualidades Contemporáneas. In: Vinícius Andrade Pereira, Arturo Colorado Castellary e Isidro Moreno Sanches (Orgs). (Org.). Artecnologia ? Conocimiento Aumentado Y Accesibilidad.. 0ed.Madri: Ed. da Faculdade de Ciências da Informação da Univ. Complutense de Madri., 2014, v. , p. 99-106.

2.
PEREIRA, V. A.; CEZAR, C. . Comunicação e Mapeamentos Digitais como Linguagem: Um estudo de caso do projeto Arte Fora do Museu. In: Vinícius Andrade Pereira, Arturo Colorado Castellary (Orgs). (Org.). Artecnologia: Arte, Tecnologia e Linguagens Midiáticas. 0ed.Porto Alegre: Buqui Digital, 2013, v. , p. 70-85.

3.
PEREIRA, V. A.; POLIVANOV, B.B. . Entretenimento como Linguagem e Materialidades dos Meios nas Relações de Jovens e Tecnologias Contemporâneas.. In: Lívia Barbosa. (Org.). Juventudes e Gerações no Brasil Contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2012, v. , p. 78-96.

4.
PEREIRA, V. A.. LINGUAGENS MIDIÁTICAS, ENTRETENIMENTO E MULTISSENSORIALIDADE NA CULTURA DIGITAL. In: Fátima Regis; Anderson Ortiz; Luiz Carlos Affonso; Raquel Timponi. (Org.). Tecnologias de Comunicação e Cognição. 1ed.Porto Alegre: Sulina, 2012, v. V.1, p. 125-141.

5.
Lima, M.O.C. ; PEREIRA, V. A. . Marcas e comunicação. In: Paulo Nassar. (Org.). Comunicação interna - A força das empresas. 1ed.São Paulo: ABERJE, 2011, v. 5, p. 45-55.

6.
PEREIRA, V. A.; CASTANHEIRA, J. C. ; SARPA, R. . Simbiotecnoises: ruídos extremos na cultura do entretenimento. In: Simone Pereira de Sá. (Org.). Rumos da cultura da música. 1ed.Porto Alegre: Sulinas, 2010, v. 1, p. 189-208.

7.
PEREIRA, V. A.. As Linguagens Publicitárias e os Meios Digitais. In: Elaine Caramella, Fabio S. Nakagawa, Daniela Kutschat, Fernando Fogliano. (Org.). Mídias, Multiplicação e Convergência. São Paulo: SENAC, 2009, v. , p. 637-650.

8.
PEREIRA, V. A.. G.A.M.E.S.2.0. - Gêneros e gramáticas de arranjos e ambientes midiáticos moduladores de experiências de entretenimento, sociabilidades e sensorialidades.. In: Henrique Antoun. (Org.). WEB 2.0 - Participação e Vigilância na Era da Comunicação Distribuída. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008, v. , p. 65-82.

9.
PEREIRA, V. A.. Economia da Atenção e Mensagens Publicitárias na Cultura Digital Trash. In: Vinícius Andrade Pereira. (Org.). Cultura Digital Trash: Linguagens, Comportamentos, Entretenimento e Consumo. 1ed.Rio de Janeiro: e-papers, 2007, v. 1, p. 114-130.

10.
PEREIRA, V. A.. Tendências das Tecnologias de Comunicação: da fala `as mídias digitais.. In: Sá, Simone ; Enne, Ana. (Org.). Prazeres Digitais: Computadores, Entretenimento e Sociabilidade.. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais Ltda., 2004, v. , p. 131-146.

11.
PEREIRA, V. A.. Entendendo os meios: as extensões de McLuhan. In: Lemos, André; Cunha, Paulo. (Org.). Olhares Sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003, v. , p. 90-112.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PEREIRA, V. A.; PALHARES, Isabela . O consumo de tecnologia no rastro da aceleração da obsolescência. Com Ciência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, 10 set. 2011.

2.
PEREIRA, V. A.. Aldeia global, de McLuhan, não é sinônimo de hiperconectividade. Globo.com, 20 ago. 2011.

3.
MANZANO, R. ; PEREIRA, V. A. . O centenário de Marshall McLuhan. meio&mensagem, 21 jul. 2011.

4.
MANZANO, R. ; PEREIRA, V. A. . Reportagem Especial ? Centenário de McLuhan. Jornal meio&mensagem, Rio de Janeiro, p. 39 - 46, 18 jul. 2011.

5.
PEREIRA, V. A.. O mercado está mais esperto. O Globo Online, Rio de Janeiro, p. 4 - 4, 29 maio 2011.

6.
PEREIRA, V. A.. 'Cataclysm', terceira expansão de World of Warcraft, chega para remodelar todo o mundo de Azeroth. O Globo Online, 07 dez. 2010.

7.
PEREIRA, V. A.. Onde fica a privacidade?. O Globo Online, 13 nov. 2010.

8.
PEREIRA, V. A.. Mundial da África do Sul bate recordes de audiência de notícias na web e revela outras formas de se acompanhar o futebol. O Globo Online, 18 jul. 2010.

9.
PEREIRA, V. A.. Projeto de lei pretende proibir videogames ofensivos no país. O Globo Online, 14 dez. 2009.

10.
PEREIRA, V. A.; AJUZ, J. . Entretenimento é linguagem. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 ago. 2009.

11.
PEREIRA, V. A.. Particpação na mesa-redonda: ESPETÁCULO E COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE POS-MODERNA. Revsita da ESPM, São Paulo, p. 118 - 129, 31 jul. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. ; POLIVANOV, B.B. ; ALBERONE, Maurilio ; CARVALHO, Rafael ; LOUREIRO, Bruno . A cauda longa da propaganda na TV digital: análise dos efeitos do direcionamento das mensagens publicitárias televisivas para agências e emissoras. In: VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011, Guarapuava - PR. Anais do VIII Encontro Nacional de História da Mídia, 2011.

2.
PEREIRA, V. A.. Efeitos Materiais dos Meios, Pesquisas Neuromidiáticas e Dinâmicas Contemporâneas de Comunicação. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife, 2011. v. 1. p. 1-15.

3.
PEREIRA, V. A.; POLIVANOV, B.B. . Entretenimento como Linguagem e Materialidades dos Meios nas Relações de Jovens e Tecnologias Contemporâneas.. In: VII Congresso da SOPCOM, 2011, Cidade do Porto. Atas do 7º congresso da SOPCOM. Cidade do Porto, 2011.

4.
PEREIRA, V. A.; CASTANHEIRA, J. C. ; SARPA, R. . Simbiotecnoises - Ruido, Comunicação e Entretenimento na Cultura Contemporânea. In: XIX Encontro da Compós, 2010, Rio de Janeiro. Anais do XIX Encontro da Compós, 2010.

5.
POLIVANOV, B.B. ; HECKSHER, A. ; PEREIRA, V. A. ; ALBERONE, Maurilio ; CARVALHO, Rafael ; LOUREIRO, Bruno . Propaganda na TV Digital: Usos e Demandas. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2010. v. 1. p. 1-15.

6.
PEREIRA, V. A.; José Cláudio S. Castanheira . MAIS GRAVE! Como as tecnologias midiáticas afetam as sensorialidades auditivas e os códigos sonoros contemporâneos. In: XVIII COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação, 2009, Belo Horizonte. Anais do XVIII COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação, 2009.

7.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. . Economia da Atenção e Mensagens Publicitárias na Cultura Digital Trash. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2008, Natal. Anais do XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. São Paulo: Intercom, 2008.

8.
PEREIRA, V. A.. G.A.M.E.S. 2.0 ? Gêneros e Gramáticas de Arranjos e Ambientes Midiáticos Moduladores de Experiências de Entretenimento, Sociabilidades e Sensorialidades.. In: XVII COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação, 2008, São Paulo. Anais do XVII COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós Graduação em Comunicação. São Paulo: COMPÓS, 2008.

9.
PEREIRA, V. A.. Práticas de Comunicação e Linguagens Publicitárias nos Meios Digitais: Explorando o projeto Transficção.. In: Intercom 2006, 2006, Brasília. Anais da Intercom 2006, 2006.

10.
PEREIRA, V. A.. Reflexões sobre as materialidades dos meios: Embodiment, Afetividade e Sensorialidade nas dinâmicas de comunicação das novas mídias.. In: INTERCOM 2005, 2005, Rio de Janeiro. Anais da Intercom 2005, 2005.

11.
PEREIRA, V. A.. Transficção: Narrativas Multilineares, Mídias Hhíbridas e Ambientes Pró-Branding.. In: I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing - A Mídia e o Consumidor do Futuro., 2005, São Paulo. Anais do I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, 2005.

12.
PEREIRA, V. A.. As tecnologias de comunicação como gramáticas: meio, conteúdo e mensagem na obra de Marshall McLuhan. In: XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2004, Porto Alegre. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2004.

13.
PEREIRA, V. A.; Erick Felinto . A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento das materialidades.. In: X SIPEC - Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste., 2004, Rio de Janeiro. Anais do X SIPEC, 2004.

14.
PEREIRA, V. A.. Consciência e Memória na Comunicação: o approach de Marshall McLuhan.. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2003, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM 2003, 2003.

15.
PEREIRA, V. A.. A Teia Global: McLuhan e Hipermídias.. In: XI COMPÓS _ ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2003, Recife, Pe., 2003, Recife. Anais da XI COMPÓS _ ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2003.. Recife, 2003.

16.
PEREIRA, V. A.. Comunicação, Memória, Linguagem e Tecnologia: uma exploração neurocultural das extensões do mutante humano. In: X COMPÓS _ ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2002, Rio de Janeiro. Anais da X COMPÓS _ ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2002.

17.
PEREIRA, V. A.. Tendências das Tecnologias de Comunicação: da escrita às mídias digitais.. In: XXIII Encontro Brasileiro das Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2002, Salvador. Anais do XXIII Encontro Brasileiro das Ciências da Comunicação - INTERCOM, 2002.

18.
PEREIRA, V. A.. Dinâmicas Contemporâneas de Subjetivação: Metamorfose das Ciências e Hipertexto. In: COMPÓS _ ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 2000, Porto Alegre. Programa da IX COMPÓS. PoA/2000, 2000. v. 09.

19.
PEREIRA, V. A.. Ciberespaço: Um passo da dança semiótica do Universo.. In: COMPÓS - ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS EM COMUNICAÇÃO, 1999, Belo Horizonte. Anais da VIII COMPÓS - BH/1999, 1999. v. 8.

20.
PEREIRA, V. A.. Mnemosine e Criação: O papel da Memória da Ecologia Cognitiva.. In: COMPÓS - ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUANDOS EM COMUNICAÇÃO, 1998, São Paulo. Anais da VII COMPÓS - SP/1998, 1998. v. 7.

21.
PEREIRA, V. A.. O homem, o animal e a máquina: reflexões sobre a função simbólica como traço distintivo para o humano.. In: Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas., 1997, Rio de Janeiro. Anais da Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas/1997, 1997.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, V. A.. Estendendo os Meios: as intenções de McLuhan. In: XXVII CICLO DE ESTUDOS DA INTERCOM - MESA 3 - " Esquecer e Lembrar McLuhan:40 anos de Understanding Media.", 2004, Porto Alegre. INTERCOM 2004 - Comunicação, Acontecimento e Memória., 2004.

2.
PEREIRA, V. A.. 40 anos de McLuhan: Teoria da Comunicação e Teoria das Mídias. In: I Congresso Internacional: Mídias, Multiplicação e Convergências. SENAC/SP, 2004, São Paulo. Anais do I Congresso Internacional de Mídias - Senac/SP, 2004.

3.
PEREIRA, V. A.; GUZMAN, A. . Psychotechnologies: Electric Agents as Embodied Media. In: Jean Piaget Society Congress, 2001, Philadephia, NY, EUA. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Jean Piaget, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
PEREIRA, V. A.. Remediação e Linguagens Publicitárias nos Meios Digitais. Antropolítica (UFF), 2007.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, V. A.. Tecnologias Midiáticas e Modulações na Retórica do Consumo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PEREIRA, V. A.. 'O lúdico e o entretenimento como linguagem'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
PEREIRA, V. A.. ?Possíveis Conexões entre a Audição Intrauterina e o Mercado de Ruídos para o Bem Estar ? Explorações em Sound Studies a partir da Teoria das Materialidades?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PEREIRA, V. A.. Espaço Acústico e Comunicação: Mapeamento de Códigos Sonoros nas Tecnologias Midiáticas e na Cultura Contemporâneas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
PEREIRA, V. A.. Compreendendo os M.E.D.I.A. - Mídias, Entretenimento, Design, Informações e Artes: As extensões da comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, V. A.. Linguagens Publicitárias nos Meios Digitais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
PEREIRA, V. A.. Entrevista com Derrick deKerckhive (Publicada no livro A Pele da Cultura, de deKerckhove). São Paulo: AnnaBlume, 2009 (Entrevista).

2.
PEREIRA, V. A.; ACSELRAD, M. . Logos Eletrônico - Entrevista com Derrick deKerckhove 2001 (Entrevista).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PEREIRA, V. A.. Consultoria sobre comunicação e cultura digital para Academia Infoglobo. 2011.

2.
PEREIRA, V. A.. Consultoria sobre comunicação e cultura digital para Academia Infoglobo. 2010.

3.
PEREIRA, V. A.. Consultoria sobre comunicação e cultura digital para Academia Infoglobo. 2009.

4.
PEREIRA, V. A.. Consultoria sobre comunicação e cultura digital para Academia Infoglobo. 2008.

Produtos tecnológicos
1.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. . Supermercado Multissensorial. 2009.

2.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. . Palácio da Música. 2008.

3.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. . As aventuras de Mr. Rio. 2006.

Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, V. A.. Parecer de artigo para a revista ECO-PÓS. 2011.

2.
PEREIRA, V. A.. Parecer de artigo para a revista ECO-PÓS. 2011.

3.
PEREIRA, V. A.. ESPM Media Lab: mediando inteligências. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

2.
PEREIRA, V. A.. Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

4.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

5.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

6.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

7.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

8.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

9.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

10.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

11.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

12.
PEREIRA, V. A.. Coluna Nós Digitais - Jornal Futura. 2011. (Programa de rádio ou TV/Outra).

13.
PEREIRA, V. A.. Centenário de Marshall McLuhan. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

14.
PEREIRA, V. A.. Sem Censura. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

15.
PEREIRA, V. A.. Mais Você. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, V. A.. Entretenimento, Comunicação e Cultura - A hora e a vez dos M.E.D.I.A.. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
PEREIRA, V. A.. Nós Digitais. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

3.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. ; POLIVANOV, B.B. . Relatório parcial e final da pesquisa: "A cauda longa da propaganda na TV digital: Análise dos efeitos da segmentação e customização das linguagens publicitárias televisivas". 2010. (Relatório de pesquisa).

4.
PEREIRA, V. A.. Redes Sociais e Novas Subjetividades. 2010. (Mesa redonda).

5.
PEREIRA, V. A.. Tendências da Comunicação na Cultura Pan-Midiática. 2010. (Palestra).

6.
PEREIRA, V. A.. Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

7.
PEREIRA, V. A.. Fronteiras entre Artes, Tecnologias e Entretenimento. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

8.
PEREIRA, V. A.. Entretenimento e as Novas Tecnologias de Comunicação. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

9.
PEREIRA, V. A.. Política na Era do Entretenimento e da Cultura Digital. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

10.
PEREIRA, V. A.. Entretenimento e Comunicação Multissensorial. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

11.
PEREIRA, V. A.. Entretenimento e Cultura Contemporânea. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo).

12.
PEREIRA, V. A.; Lima, M.O.C. . Relatório parcial e final da pesquisa: "Marcas on-line: os processos de formação de opinião sobre produtos e serviços na Web 2.0". 2009. (Relatório de pesquisa).

13.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. . Relatório parcial e final da pesquisa: "Comunicação Multissensorial ? Os novos rumos das linguagens publicitárias". 2008. (Relatório de pesquisa).

14.
PEREIRA, V. A.; HECKSHER, A. . Relatório parcial e final da pesquisa: "Práticas de Comunicação em Redes Teleinformáticas e Lógica das Linguagens Digitais: Construindo Modelos de Propaganda e de Marketing no Ciberespaço". 2007. (Relatório de pesquisa).

15.
PEREIRA, V. A.. Relatório parcial e final da pesquisa "Transficção: Narrativas Multilineares, Mídias Híbridas e Ambientes Pró-Branding". 2006. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Música
1.
PEREIRA, V. A.; CASTANHEIRA, J. C. ; SARPA, R. . Simbiotecnoise. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

2.
PEREIRA, V. A.; CASTANHEIRA, J. C. ; SARPA, R. . Simbiotecnoise. 2011. Apresentação de Obra (para compositores).

3.
PEREIRA, V. A.; CASTANHEIRA, J. C. ; SARPA, R. . Simbiotecnoise - Noise, Order and Extensions of Humankind. 2010. Interpretação.

4.
PEREIRA, V. A.; CASTANHEIRA, J. C. ; SARPA, R. ; FAWCETT, F. . Simbiotecnoise & Fausto Faucett - Nós Digitais. 2010. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, V. A.. Nós Digitais. 2011.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PEREIRA, V. A.; ATEM, G. N.; FREITAS, R.. Participação em banca de Daniele de Castro Alves. A Linguagem do Branded Content nas Dinâmicas de Comunicação Mercadológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
PEREIRA, V. A.. Participação em banca de Michele Nunes Lima. Objeto, Corpo, Ambiência: Materialidades da Comunicação na prática do strreaming ao vivo midiativista. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PEREIRA, V. A.; Kátia Valéria Maciel Toledo; Antonio Pacca Fatorelli. Participação em banca de Fernanda de Oliveira Gomes. Palmas para o espectador: instalações interativas e a ação performática na esfera da recepção.. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
SA, S. P.; BARBOSA, M. C.; MOREIRA, S. V.; PEREIRA, V. A.. Participação em banca de José Cardoso Ferrão Neto. O MUNDO NA SUA LÍNGUA: Rádio, internet e a BBC Brasil.. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
PEREIRA, V. A.; OUTROS. Participação em banca de Adriana Santos da Matta. "Telecurso 2000: dando oportunidades iguais a quem a vida deu caminhos diferentes.' - Concepções ideológicas e culturais de um modelo de trabalhador cidadão.". 2003. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Teses de doutorado
1.
BARROS, L. M.; RADFAHRER, L.; BATISTA, L. L.; BARRETO FILHO, E. T.; PEREIRA, V. A.. Participação em banca de Lívia Silva de Souza. A circulação midiática na base da vida material: do consumo de marcação à marcação do consumo. 2017. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade de São Paulo.

2.
POLIVANOV, B.B.; RODRIGUES, B. R.; REGIS, F.; PEREIRA, V. A.. Participação em banca de Ana Amélia Erthal. Branding Sensoral: Percepções sensoriais que afetam a identidade da marca. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
PEREIRA, V. A.; Micael Maiolino Herschmann; Eduardo Refkalefsky; Everardo Pereira Guimarães Rocha; Eduado Espíndola Rocha. Participação em banca de Joyce Ajuz Coelho. Repensando as estratégias de comunicação das marcas de grandes corporações do Brasil associadas aos espaços culturais do Rio de Janeiro: Casos Oi, Vivo, Citibank e HSBC.. 2009. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
PEREIRA, V. A.; André de Souza Parente; Maurício Lissovsky; Ieda Tucherman; Maria da Conceição Silva Soares. Participação em banca de João Barreto da Fonseca. O homem que virou fluxo: Aparelhos de celulares como integrantes de neo-realismo digital, sistema de captação, aceitação e divulgação de imagens, que relativiza a tradição figurativa, unifica arte e informação e dá sequencia a narrativas de vigilância iniciadas na modernidade.. 2008. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
PEREIRA, V. A.; HANKE, Michael; MACHADO, Irene de Araújo; SANTAELLA, Lúcia. Participação em banca de Mirna Feitosa Pereira. Porcarias, Inteligência, Cultura: Semioses da ecologia da comunicação da criança com as linguagens do entretenimento, com ênfase nos games e nos desenhos animados.. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
PEREIRA, V. A.; MENEZES, Francisco; PRIMO, Alex; CAUDURO, Flávio Vinícius. Participação em banca de Eduardo Campos Pellanda. Internet Móvel: Novas Relações na cibercultura derivadas da mobilidade na comunicação. 2005. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOREIRA, S. V.; MATHEUS, L. C.; PEREIRA, V. A.. Participação em banca de Rafaella Gil Lopes.Narrativas transmídias em séries de TV: Winter is Coming - o caso de Games of Thrones. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Erick Felinto; PEREIRA, V. A.; GONCALVES, F. N.. Participação em banca de Mauro Schulz de Carvalho.PÓS-HUMANO, DEMASIADO PÓS HUMANO.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
PEREIRA, V. A.. Membro da Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Substituto Dep Teoria da Com FCS UERJ. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
PEREIRA, V. A.. Participação na Banca de Seleção para o Programa de Pós Graduação em Comunicação da UERJ, turma 2010-1. 2009. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

2.
PEREIRA, V. A.; FREITAS, Ricardo; MAIA, João. Banca de seleção para o curso de mestrado em comunicação da UERJ.. 2005. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11 Semana da Imagem na Comunicação UNISINOS.Visualidade e LInguagens Experimentais em Jornalismo e Narrativas Digitais. 2013. (Outra).

2.
Seminário Artecnologia.Fronteiras entre artes, tecnologia e comunicação. 2012. (Seminário).

3.
Seminário de Produção Acadêmica (SPA).Estendendo McLuhan: Da Aldeia à Teia Global. 2012. (Seminário).

4.
I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Conferência Magna. 2011. (Congresso).

5.
Seminário O Século McLuhan.?Hoje cada um de nós vive centenas de anos em uma década?. 2011. (Seminário).

6.
VIII Encontro Nacional de História da Mídia.A cauda longa da propaganda na TV digital: análise dos efeitos do direcionamento das mensagens publicitárias televisivas para agências e emissoras. 2011. (Encontro).

7.
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Efeitos Materiais dos Meios, Pesquisas Neuromidiáticas e Dinâmicas Contemporâneas de Comunicação. 2011. (Congresso).

8.
Bigger than Words, Wider than Pictures: Noise, Affect, Politics.Symbiotechnoise - Noise, Order and Extensions of Humankind. 2010. (Outra).

9.
IV Simpósio ABCiber.Netnografias da Transformação Social: cognição, regimes de signos e coletivos na cibercultura. 2010. (Simpósio).

10.
Nós Digitais.Nós Digitais. 2010. (Outra).

11.
XIX Encontro da Compós.Simbiotecnoises - Ruido, Comunicação e Entretenimento na Cultura Contemporânea. 2010. (Encontro).

12.
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Propaganda na TV Digital: Usos e Demandas. 2010. (Congresso).

13.
II Encontro Internacional de Comunicação da ESPM.Linguagens Publicitárias nos Meios Digitais. 2007. (Encontro).

14.
ALAIC 2006. Marshall McLuhan, o conceito de determinismo tecnológico e os estudos dos meios de comunicação contemporâneos. 2006. (Congresso).

15.
Intercom 2006. Apresentação oral de trabalho selecionado.. 2006. (Congresso).

16.
III ENCONTRO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO.III Encontro Regional deComunicação. 2005. (Simpósio).

17.
INTERCOM. Intercom. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, V. A.. Nós Digitais. 2010. (Outro).

2.
PEREIRA, V. A.. CECC - Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea. 2009. (Outro).

3.
PRIMO, Alex ; Recuero, R. ; Antoun, H. ; Lemos, A. ; PINHEIRO., C. M. P. ; BRANCO, M. A. A. ; SA, S. P. ; PEREIRA, V. A. . Simpósio Nacional ESPM - Cultura Digital Trash: linguagens, comportamentos e desafios.. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniele de Castro Alves. A linguagem do branded content nas dinâmicas de comunicação mercadológica. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

2.
Ana Amélia Erthal. A Cultura Touch Screen: Comunicação Tátil e Sensorialidades. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

3.
Gil Horta Rodrigues Couto. Telefones Celulares - Os impactos das suas Materialidades e Situacionalidades na Cultura e Comunicação Contemporâneas. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

4.
Lian Sulwen Tai. Comunidades de deficientes físicos no Orkut - Em busca de uma sociabilidade inclusiva na era digital.. 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

Tese de doutorado
1.
Ana Amélia Erthal. Branding Sensorial: percepções sensoriais que afetam as identidades das marcas. 2017. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, . Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Louise Martins. Blogs e Webrings como Ferramentas de Publicidade. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

2.
Maria Vasquez. A Neurociência Aplicada à Pesquisa de Marketing: Uma análise crítica e metodológica do neuromarketing.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

3.
Fabiana Mello Ferreira. "O papel da Comunicação Mediada por Computadores nas Dinâmicas de Produção Cultural Contemporâneas - o caso `Los Hermanos´". 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

Iniciação científica
1.
Camila DI Cezar e Silva. Comunicação, Mapeamento Virtuais e Novas Linguagens. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

2.
Camila DI Cezar e Silva. Comunicação, arte e suas novas linguagens: estudo de caso do projeto de mapeamento virtual Arte Fora do Museu. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.

3.
Rafael Belpomo Quintanilha. A comunicação mediada por computadores e suas materialidades. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Vinicius Andrade Pereira.



Outras informações relevantes


Atua como consultor nas áreas de comunicação, novas mídias e cultura digital, ministrando cursos, pensando planos e estratégias de comunicação e linguagens para novos meios para empresas como TV Globo, Globo.com, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Infoglobo e Petrobras. Nesta última empresa, atuou como membro do júri que avaliou o edital que oferecia verbas para o incremento de sites de cultura, em 2009. Na área de produção cultural, concebeu e realizou, em uma parceria entre a ESPM, o GloboUniversidade e o teatro Oi Casa Grande, os eventos CECC - Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea e Nós Digitais - Transformações e Futuros Possíveis da Comunicação e do Humano, em 2009 e 2010, respectivamente. Os dois projetos consistiam em palestras, debates, exposição de vídeos e performances poéticas e sonoras refletindo sobre as dinâmicas da comunicação e do entretenimento na contemporaneidade.

Aprovação em Concursos Públicos:
- Aprovado em primeiro lugar e indicado como professor no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Adjunto do Departamento de Teoria da Comunicação, da Faculdade de Comunicação Social, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2003. 
- Aprovado em 1º lugar e indicado como professor no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto do Instituto de Psicologia da U.F.R.J.1997.
- Aprovado em 2º lugar no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente do Setor e Departamento de Psicologia Geral e Experimental do Instituto de Psicologia da U.F.R.J, realizado em julho de 1997.
- Aprovado no Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Assistente do Setor e Departamento de Psicologia Geral e Experimental do Instituto de Psicologia da U.F.R.J, realizado em dezembro de 1996.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 6:32:32