Marcia Cristina Corrêa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4758168670271026
  • Última atualização do currículo em 17/08/2017


Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras Lingua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), Mestrado em Letras, área de Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e Doutorado em Letras - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Lingüística. Desenvolve e orienta pesquisa a partir da abordagem do interacionismo sócio-discursivo (ISD). Integra a linha de pesquisa "Linguagem e Interação" do Programa de Pós-Graduação em Letras, atuando na docência e orientação de mestrado e doutorado. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Cristina Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.
Rua E - Prédio 16 - Bloco A2 - Sala 3320A
Camobi
97105-900 - Santa Maria, RS - Brasil
Telefone: (55) 2208482
Ramal: 8482
Fax: (55) 2208480
URL da Homepage: http://ufsm.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Letras.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Escrita: esse obscuro objeto do desejo, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: ANA MARIA DE MATTOS GUIMARÃES.
Palavras-chave: escrita; escritura.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1992 - 1995
Mestrado em Mestrado Em Letras Estudos da Linguagem.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Características fonético-fonológicas da Língua Portuguesa falada na comunidade de Vale Vêneto - RS,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: LEDA TEREZINHA MARTINS.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: FONOLOGIA; FONETICA; DESCRI;AO LINGUISTICA.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
1987 - 1991
Graduação em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2011 - Atual
Direção e administração, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, .

Cargo ou função
Coordenador de Programa.
03/2003 - Atual
Ensino, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Aquisição da Linguagem
Produção e compreensão da linguagem
7/1998 - Atual
Ensino, Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Lingüística Contemporânea
Lingüística Geral
Lingüística I
Lingüística II
Lingüística III
Psicolingüística
Sociolingüística
07/2006 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Legislação e Normas do Centro de Artes e Letras, .

Cargo ou função
PRESIDENTE.
2/2003 - 07/2008
Direção e administração, DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E LINGÜÍSTICA, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
01/2000 - 07/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, Centro de Artes e Letras.

Cargo ou função
Conselheira.
01/2004 - 12/2006
Extensão universitária , Departamento de Letras Clássicas e Lingüística, .

Atividade de extensão realizada
ORGANIZAÇÃO DO SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS.
07/1998 - 12/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Graduação em Letras, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Letras Clássicas e Lingüística.
10/2002 - 10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Conselheira.
10/2002 - 10/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Legislação e Regimento do Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Membro.
04/2003 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Letras, .

Cargo ou função
Representante da área dos estudos lingüísticos.
01/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Curso de Graduação em Letras, .

Atividade de extensão realizada
Presidente da Comissão Organizadora da 22 Semana de Letras - UFSM.
01/2004 - 12/2004
Extensão universitária , Curso de Graduação em Letras, .

Atividade de extensão realizada
Presidente da Comissão Organizadora do 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura.
05/2003 - 12/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Consultores Internos do Programa PIBIC/CNPQ e PROBIC/FAPERGS/UFSM, .

Cargo ou função
Consultora.
03/2003 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Consultores Internos do Programa PIBIC/CNPQ e PROBIC/FAPERGS/UFSM, .

Linhas de pesquisa
LINGUAGEM E INTERAÇÃO
03/2002 - 02/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão do Projeto Político Pedagógico do Curso de Graduação em Letras, .

Cargo ou função
Representante da área de Lingüística.
01/2003 - 12/2003
Extensão universitária , Curso de Graduação em Letras, .

Atividade de extensão realizada
Presidente da Comissão Organizadora do XIV Seminário Novas Propostas.
07/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão de Legislação e Normas do Centro de Artes e Letras, .

Cargo ou função
MEMBRO.
3/2000 - 2/2002
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
1/2000 - 2/2001
Direção e administração, Centro de Artes e Letras, Departamento de Letras Clássicas Filologia e Lingüística.

Cargo ou função
Subchefe de Departamento.

Centro Universitário Franciscano, CEUNIFRAN, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1998
Vínculo: Professor de ensino superior, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 0

Atividades

3/1995 - 3/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Metodologia cietífica


Linhas de pesquisa


1.
LINGUAGEM E INTERAÇÃO

Objetivo: A linha de pesquisa ?linguagem e interação? agrega pesquisadores em torno deste binômio conceitual, no empenho de investigar, descrever e interpretar diferentes processos de constituição dos fenômenos discursivos construídos em torno da interação social, tendo como base abordagens sociointeracionistas (ênfase na construção discursiva da subjetividade e intersubjetividade) e socioconstrucionistas (ênfase na construção discursiva dos fenômenos sociais institucionalizados)..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior.
Palavras-chave: linguagem; Interação social.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Representações do agir docente - fase 2
Descrição: O presente projeto está vinculado à Linha de Pesquisa Linguagem e Interação do Programa de Pós Graduação em Letras/UFSM. O objetivo geral deste estudo é a análise das representações do agir docente que estão presentes nos diferentes textos pertinentes à atividade educacional (discurso dos professores e alunos; documentos oficiais, material didático, textos que circulam na mídia). A concepção de linguagem, que sustenta o presente trabalho e orienta os procedimentos metodológicos, é baseada na perspectiva interacionista. Nesse sentido, a linguagem é vista como lugar de interação e de interlocução, para que, ao mesmo tempo em que constitui os pólos da subjetividade e da alteridade, seja constantemente modificada pelo sujeito, que atua sobre ela. Essa concepção permite não só visualizar uma relação dinâmica e constitutiva entre o sujeito e a linguagem, como também voltar a atenção para os sujeitos e suas histórias individuais de relação com a linguagem. Assim, dentro dessa concepção, os papéis de sujeito e de outro na linguagem adquirem relevância e, com isso, passam a interessar os indivíduos que ocupam esses papéis discursivos, em situações reais de interlocução, historicamente situadas. Em consonância com essa concepção de linguagem, sustento teoricamente este projeto a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (ISD), de Bronckart e Bronckart e Machado. Essa escolha deve-se ao fato da importância dada pela teoria ao estudo do papel da prática de linguagem (agir discursivo) em situações de trabalho, no caso, trabalho docente. Assim, a proposta do ISD é analisar (compreender) as relações entre linguagem e trabalho, especificamente, trabalho docente. Para isso, são propostas questões em busca de respostas que possibilitariam a compreensão dessa relação: a) Como se caracterizam, nos diferentes níveis de textualidade, os diversos textos produzidos no e sobre esse trabalho? b) Quais são as representações e avaliações sobre o agir doc.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Marcia Cristina Corrêa - Coordenador / Rosaura Maria Albuquerque Leão - Integrante / Ana Cecília Teixeira Gonçalves - Integrante / Daniele Soares de Lima - Integrante / Cristiano Egger Veçossi - Integrante / Adriana Bonumá - Integrante / Fabiana Dametto - Integrante / Raquel Goularte - Integrante / Karoline Melo - Integrante / Vanessa Bianchi Gatto - Integrante / LOUISE SPENCER - Integrante / Jordana Cassel Steindorff - Integrante.Número de orientações: 3
2007 - 2010
A construção do discurso da [e sobre a ] escrita por crianças em fase de letramento
Descrição: O Projeto ?A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em processo de letramento? é vinculado à linha de pesquisa ?Aquisição da linguagem? ? língua materna - escrita - do Programa de Pós-Graduação em Letras ? UFSM. O seu objeto de estudo é a construção (aquisição e desenvolvimento) do discurso da escrita e do discurso sobre a escrita de crianças em processo de letramento ? da primeira a quarta série do ensino fundamental. A concepção de linguagem, que sustenta este trabalho e orienta os procedimentos metodológicos, é baseada na perspectiva interacionista. Nesse sentido, a linguagem é vista como lugar de interação e de interlocução, para que, ao mesmo tempo em que constitui os pólos da subjetividade e da alteridade, seja constantemente modificada pelo sujeito, que atua sobre ela. Essa concepção permite não só visualizar uma relação dinâmica e constitutiva entre o sujeito e a linguagem, como também voltar a atenção para os sujeitos e suas histórias individuais de relação com a linguagem (no caso, a escrita). Assim, dentro dessa concepção, os papéis de sujeito e de outro na linguagem adquirem relevância e, com isso, passam a interessar os indivíduos que ocupam esses papéis discursivos, em situações reais de interlocução, historicamente situadas. Em consonância com essa concepção de linguagem, o referencial teórico é baseado no trabalho de Vygotsky e no Interacionismo sociodiscursivo (ISD), de Bronckart. A metodologia do projeto faz uso da abordagem qualitativa/longitudinal, uma vez que se propõe a acompanhar a o processo de construção e desenvolvimento do discurso da escrita de crianças em fase inicial de letramento. Para a coleta de dados, serão utilizados os seguintes instrumentos: textos (narrativas - orais e escritas) produzidos pelas crianças, entrevistas (gravadas) com as crianças e dados sobre o letramento das crianças. A partir dos dados gerados pelos instrumentos de pesquisa, será analisada a construção do discurso [representação] sobre a escr.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Marcia Cristina Corrêa - Coordenador / Maísa Augusta Borin - Integrante / ANNA CERVO - Integrante / JONATHAN HAHN - Integrante / MANUELA DIAS - Integrante / TIAGO FAVRETTO - Integrante / Fabiana Veloso de Melo - Integrante.Financiador(es): CNPQ - Bolsa / UFSM-FIPE - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 3
2003 - 2006
A construção social da escrita
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Marcia Cristina Corrêa - Coordenador.
2000 - 2002
Laboratório Corpus
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcia Cristina Corrêa - Coordenador.Financiador(es): PROCAD - CAPES - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: COMISSÃO EDITORIAL DO PPGL/UFSM
2010 - Atual
Periódico: Coleção Cogitare


Membro de comitê de assessoramento


2011 - Atual
Agência de fomento: Universidade Federal de Santa Maria


Revisor de periódico


2006 - 2006
Periódico: Letras (Santa Maria) (1519-3985)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Francês
Compreende BemLê Bem.
Espanhol
Compreende BemLê Bem.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Prêmios e títulos


2007
Paraninfa do Curso de Letras - Português, Curso de Letras - UFSM.
2005
Professora Homenageada do Curso de Letras, Curso de Graduação em Letras - UFSM.
2004
Paraninfa do Curso de Português, UFSM.
2003
Professora Homenageada - Curso de Letras, UFSM.
2002
Professora Homenageada - Curso de Letras, UFSM.
2002
Professora Homenageada - Curso de Fonoaudiologia, UFSM.
2001
Paraninfa - Curso de Letras - Português, UFSM.
1997
Professora Homenageada - Curso de Letras, UNIFRA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2016CORRÊA, M. C.. Linguagem, interação e trabalho docente. Signo (UNISC. Online), v. 41, p. 03-19, 2016.

2.
GATTO, VANESSA BIANCHI2016GATTO, VANESSA BIANCHI ; CORRÊA, MARCIA CRISTINA . Representações da ação profissional docente: (des)construções via processos de interação linguageiros na trajetória da formação. Scripta (PUCMG), v. 19, p. 173-199, 2016.

3.
CORRÊA, M. C.2016CORRÊA, M. C.; GATTO, VANESSA BIANCHI ; RICHTER, M. . Desenvolvimento Profissional Corresponsável: caminho para a construção de representações endógenas do trabalho docente. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 19, p. 61-90, 2016.

4.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2015CORRÊA, M. C.. Reflexões sobre o trabalho docente. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 370-390, 2015.

5.
VECOSSI, C. E.2012VECOSSI, C. E. ; CORRÊA, M. C. . REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. Letras (UFSM), v. 22, p. 11-26, 2012.

6.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2011CORRÊA, M. C.; BONUMÁ, A. . Pressupostos vygotskyanos do interacionismo sociodiscursivo. Nonada (Porto Alegre), v. vol. 2, p. 57-68, 2011.

7.
GOULARTE, R.2010GOULARTE, R. ; CORRÊA, M. C. . O ensino de Língua Portuguesa na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo. Expressão (Santa Maria), v. 14, p. 181-190, 2010.

8.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2010CORRÊA, M. C.; Bonumá, A. . O agir docente prescrito em instituições militares de ensino básico: quem é esse professor. Nonada (Porto Alegre), v. 14, p. 48-62, 2010.

9.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2010CORRÊA, M. C.; CONTI, J. . Atores sociais e ações sociais em Crime Infame: sobrevivi...posso contar. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. 1, p. 10-26, 2010.

10.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2010CORRÊA, M. C.; CONTO, Janete Maria de. . Lei Maria da Penha: um estudo de gênero textual e de representações sociais. Expressão (Santa Maria), v. 1, p. 89-99, 2010.

11.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2008CORRÊA, M. C.. O discurso da e sobre a escrita de crianças em fase inical de letramento. Letras (UFSM), v. 36, p. 197-210, 2008.

12.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2008CORRÊA, M. C.. A representação da escrita por crianças em processo de letramento. Desenredo (PPGL/UPF), v. 1, p. 25-35, 2008.

13.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2006CORRÊA, M. C.. O que é escrita? Nunca pensei sobre isso.. Linguagens & Cidadania, v. 1, p. 10-19, 2006.

14.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2005CORRÊA, M. C.. Representações de escrita de futuros professores de língua. Calidoscópio (UNISINOS), São Leopoldo - RS, v. 02, n.01, p. 61-69, 2005.

15.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2005 CORRÊA, M. C.. Representações de escrita: esse obscuro objeto do desejo. Cadernos de Pesquisas em Linguística (PUCRS), Porto Alegre - RS, v. 1, n.1, p. 47-52, 2005.

16.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2002 CORRÊA, M. C.. Bakhtin e Vygotsky: um diálogo sobre linguagem escrita. Coleção Ensaios (Santa Maria), Santa Maria-RS, v. 01, n.05, p. 35-46, 2002.

17.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2001 CORRÊA, M. C.. Memória da escrita e escrita da memória. Fragmentum (UFSM), Santa Maria, v. 2, p. 11-24, 2001.

18.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2000CORRÊA, M. C.. Alguns conceitos vigotskianos para os estudos da linguagem. Coleção Ensaios (Santa Maria), Santa Maria - RS, v. 3, p. 41-49, 2000.

19.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2000CORRÊA, M. C.. Um corpus: a fala de descendentes de imigrantes italianos. Letras (Santa Maria), Santa Maria-RS, v. 1, p. 41-55, 2000.

20.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA1999CORRÊA, M. C.. Vale Vêneto : aspectos históricos, culturais e lingüísticos. Coleção Ensaios (Santa Maria), Santa Maria, p. 57-76, 1999.

21.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA1994CORRÊA, M. C.. Um estudo lingüístico na comunidade de Vale Vêneto. JORNAL DA ASSOCIACAO ITALIANA DE SANTA MARIA, Santa Maria-RS, p. 10-11, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GUIMARAES, A. M. M. (Org.) ; CORRÊA, M. C. (Org.) . Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidade. 1. ed. Santa Maria: PPGL UFSM, 2012. v. 1. 186p .

Capítulos de livros publicados
1.
CORRÊA, M. C.; GONCALVES, A. C. T. . ?A nova identidade do professor de língua portuguesa e os atuais objetos de ensino de língua materna?,. In: FAGUNDES, A.; ZIESMANN, C.I. (Org.). Construindo a profissão: a formação de professores de línguas e literaturas. 1ed.SANTA MARIA: Editora e Gráfica Curso Caxias,, 2017, v. 1, p. 25-45.

2.
CORRÊA, M. C.; LEÃO, Rosaura Albuquerque ; BORIN, M. A. . Professor de língua portuguesa e a escrita: que relação é essa. In: GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; CORRÊA, Marcia Cristina. (Org.). Formação continuada de professores de língua portuguesa: desafios e possibilidade. 1ed.Santa Maria: PPGL UFSM, 2012, v. 186, p. 13-51.

3.
CORRÊA, M. C.. Ensinar: o que é e como se constrói?. In: Rosaura Albuquerque Leão; Vaima Alves Motta. (Org.). Linguagem e interação: o ensino em pauta. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, v. 1, p. 11-33.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, M. C.. ESCREVER E ENSINAR A ESCREVER NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: Congresso Internacional de Linguagem e Interação, 2016, São Leopoldo. Anais do CLI. São Leopoldo: Unisinos, 2016. v. 1. p. 10-25.

2.
CORRÊA, M. C.; LEAO, R. A. . Trabalho docente: (re)configurações sobre o já dito. In: V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua, 2015, Rio Grande. Anais. Rio Grande: Furg, 2015. v. 1. p. 15-30.

3.
CORRÊA, M. C.. Intereção e escrita: pensar, falar e escrever sobre escrita. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo - RS: UNISINOS, 2005. v. 1. p. 40-50.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, M. C.. Linguagem, interação e trabalho docente. In: XI Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2014, Chapecó SC. Anais. Chapecó SC: uffs, 2014. v. 1. p. 10-13.

2.
CORRÊA, M. C.; GATTO, V. B. ; MELO, K. . Escritos de Linguística Geral: um museu de novidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL 100 COM SAUSSURE, 2013, SÃO PAULO. Anais do Evento. SÃO PAULO: USP, 2013. v. 1. p. 13-15.

3.
CORRÊA, M. C.. REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PERTINENTES AO TRABALHO DOCENTE?. In: SENALE, 2012, PELOTAS. Anais. PELOTAS RS: UCPEL, 2012. v. 1. p. 15-18.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORRÊA, M. C.. Reflexões sobre o trabalho docente. In: 5 Seminário Nacional de Língua e Literatura, 2014, Passo Fundo RS. Anais. Passo Fundo RS: UPF, 2014. v. 1. p. 10-11.

2.
CORRÊA, M. C.. Uma análise de representações. In: Seminário Nacional de Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. Anais. Pelotas: PucPelotas, 2010. v. 1. p. 10-11.

3.
CORRÊA, M. C.. Uma proposta de análise de representações. In: VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A LINGUAGEM E ENSINO, 2010, Pelotas RS. Caderno de Resumo. Pelotas RS: UCPEL, 2010. v. 1. p. 15-16.

4.
CORRÊA, M. C.. ?Representações de escrita: a escrita e a criança?. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO, 2010, São Leopoldo RS. Caderno de Resumo. São Leopoldo RS: UNISINOS, 2010. v. 1. p. 8-9.

5.
CORRÊA, M. C.. A escrita na fase inicial de letramento. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 2009, Caxias do Sul - RS. Caderno de Resumo. Caxias do Sul: UCS, 2009. v. 1. p. 10-11.

6.
CORRÊA, M. C.. A escrita na fase inicial de letramento. In: III Encontro Internacional do Sociointeracionismo dicursivo, 2008, Belo Horizonte. Anais do III ISD. Belo Horizonte: PUCMINAS, 2008. v. 1. p. 35-36.

7.
CORRÊA, M. C.. Escrita e identidade. In: II Seminário Nacional de Língua e Literatura: escrita e identidade, 2008, Passo Fundo - RS. Caderno de Resumo, 2008. v. 1. p. 8-9.

8.
CORRÊA, M. C.. O que representa a escrita para crianças em fase inicial de letramento. In: 2º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, 2007, Lisboa. Livro de resumos. Lisboa: FCSH - Universidade Nova de Lisboa, 2007. v. 01. p. 19-20.

9.
CORRÊA, M. C.. Representações de escrita: aprender a escrever e ensinar a aprender. In: 6º ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, 2003, Porto Alegre. Livro de Resumo. Porto Alegre: PUCRS, 2003. p. 42-44.

10.
CORRÊA, M. C.. Bakhtin e Vygotsky: um diálogo sobre linguagem escrita. In: 21 Semana de Letras e 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura, 2002, Santa Maria. Caderno de Resumos. Santa Maria: UFSM, 2002. v. 01. p. 40-41.

11.
CORRÊA, M. C.. Considerações sobre a aquisição da escrita. In: Semana de Letras-UFSM, 2002, Santa Maria. Caderno de resumo. Santa Maria: UFSM, 2002. v. 1. p. 10-11.

12.
CORRÊA, M. C.. Um corpus : a fala dos descendentes de imigrantes italianos. In: 1º Seminário de Trabalho - Corpus: Análise de dados e cultura acadêmica, 1999, Vale Vêneto - RS. Anais do 1 Seminário de Trabalho - Corpus, 1999. v. 1. p. 13-14.

13.
CORRÊA, M. C.. Características fonético-fonológicas da língua portuguesa falada na comunidade deVale Vêneto. In: I ENCONTRO DE VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA DO CONE SUL, 1997, PORTO ALEGRE, 1997. p. 37-37.

14.
CORRÊA, M. C.. Análise fonológica da língua portuguesa falada por descendentes de italianos. In: III Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 1997, Ijuí-Rs, 1997.

15.
CORRÊA, M. C.. Estudo etnolingüístico de uma comunidade de descendentes de italianos. In: I Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - FAFRA, 1997, Santa Maria, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
VECOSSI, C. E. ; CORRÊA, M. C. . REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. Letras (UFSM), 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, M. C.. Considerações sobre Curso de Linguística Geral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CORRÊA, M. C.. Linguagem, interação e ensino de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
CORRÊA, M. C.. Linguagem, interação e trabalho docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CORRÊA, M. C.. Linguagem, interação e trabalho docente. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CORRÊA, M. C.. Linguagem, interação e trabalho docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CORRÊA, M. C.; LEAO, R. A. . Coordenação do Simpósio: Linguagem, Interação e Trabalho Docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CORRÊA, M. C.; LEÃO, R. M. A. . Trabalho docente: (re)configurações sobre o já dito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CORRÊA, M. C.. Saussure e Bronkart: uma leitura interacionista sobre o Curso de Linguística Geral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
CORRÊA, M. C.. Egressos do Curso - Mediadora da Mesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CORRÊA, M. C.. Palestra : Reflexões sobre o trabalho docente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CORRÊA, M. C.. Coordenadora Grupo de Trabalho Linguagem, interação e trabalho docente - XI CELSUL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CORRÊA, M. C.; MELO, K. ; GATTO, V. B. . Escritos de Linguística Geral: um museu de novidades. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CORRÊA, M. C.. Coordenadora do SIMPÓSIO 18, intitulado ?REFLEXÕES SOBRE TEXTOS PERTINENTES AO TRABALHO DOCENTE?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CORRÊA, M. C.. PARA O ALUNO DE LETRAS, SER PROFESSOR É...?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CORRÊA, M. C.. O diálogo teórico entre Vygotsky e a pesquisa contemporânea sobre trabalho docente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CORRÊA, M. C.. Atividade social, linguagem e aprendizagem - "Diálogos teóricos interdisciplinares". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CORRÊA, M. C.. Letramento e autoria na escola e na universidade - "1ª Jornada de Multiletramentos". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
CORRÊA, M. C.. Reflexões sobre representações de escrita - "Ciclo de Palestras PET". 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
CORRÊA, M. C.. Uma proposta de análise de representação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CORRÊA, M. C.; BORIN, M. A. ; Bonumá, A. ; Dametto, F. ; CONTI, J. . Sessão coordenada: Relações entre discurso, linguagem e representações sociais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
CORRÊA, M. C.. Debatedora da Sessão de Comunicações. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CORRÊA, M. C.. A escrita em suas relações com a história/memória. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
CORRÊA, M. C.. Aquisição e representação da escrita. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
CORRÊA, M. C.. A escrita na fase inicial de letramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
CORRÊA, M. C.. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
CORRÊA, M. C.. Escrita e identidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
CORRÊA, M. C.. "Práticas de letramento e aquisição de língua escrita na escola e na clínica". 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
CORRÊA, M. C.. O que representa a escrita para crianças em fase inicial de letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
CORRÊA, M. C.. A escrita na fase inicial de letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
CORRÊA, M. C.. A escrita na fase inicial de letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
CORRÊA, M. C.. A escrita na fase inicial de letramento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
CORRÊA, M. C.. Interação e escrita: pensar, falar e escrever sobre escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
CORRÊA, M. C.. Escrita: esse obscuro objeto do desejo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
CORRÊA, M. C.. Vygotsky e Bakhtin: um diálogo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
CORRÊA, M. C.. Memória da escrita e escrita da memória. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CORRÊA, M. C.; GUIMARAES, A. M. M. . REVISTA LETRAS n. 44 Formação inicial do professor de Língua Portuguesa. Santa Maria, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
GUIMARAES, A. M. M. ; CORRÊA, M. C. . Pensando a formação continuada de professores de língua portuguesa: interrelação entre os saberes acadêmicos e experenciasi. Santa Maria, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

3.
CORRÊA, M. C.; CONTO, Janete Maria de. . O sistema de gêneros de seleção de candidatos a emprego no contexto empresarial. Curitiba PR, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
RICHTER, M. ; CORRÊA, M. C. ; NASCIMENTO, S. H. L. ; GONÇALVES, Giovana Ferreira ; Paula . Revista Letras, n.36 - Aquisição de língua materna: heterogeneidade da pesquisa. Santa Maria: PPGL EDITORES, 2008 (ORGANIZAÇÃO DE REVISTA).

5.
CORRÊA, M. C.; Nascimento . REVISTA LETRAS - Espaços de Circulação da Linguagem, n.27. Santa Maria: PPGL/UFSM, 2006 (ORGANIZAÇÃO DE REVISTA).

6.
CORRÊA, M. C.; NASCIMENTO, S. H. L. . REVISTA LETRAS - N. 27 -ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DA LINGUAGEM. Santa Maria, 2006. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

7.
CORRÊA, M. C.; FOLK, A. . A escrita nos estudos lingüísticos. Santa Maria: UFSM, 2004.

8.
CORRÊA, M. C.; GONCALVES, A. C. T. . A escrita nos [escritos dos] estudos lingüísticos. Santa Maria: UFSM, 2004 (Resumo em Anais de evento).

9.
CORRÊA, M. C.; SILVA, G. S. ; GONCALVES, A. C. T. ; FOLK, A. ; LOPES, A. A. . A representação da escrita sob a visão sóciointeracionista. Santa Cruz: UNISC, 2003 (Resumo em Anais de evento).

10.
CORRÊA, M. C.; SILVA, A. A. ; GERMANI, J. G. ; POSSEBON, R. ; BORIN, M. A. . Construção da escrita: um olhar sociointeracionista 2003 (Resumo em Anais de evento).

11.
CORRÊA, M. C.; SILVA, A. A. ; POSSEBON, R. ; GERMANI, J. G. . Um olhar sociointeracionista sobre o processo de reescrita da língua materna. Santa Cruz: UNISC, 2003 (Resumo em Anais de evento).

12.
CORRÊA, M. C.; GERMANI, J. G. ; SILVA, A. A. ; BORIN, M. A. ; POSSEBON, R. . O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista. Sant Maria: UFSM, 2003 (Resumo em Anais de evento).

13.
CORRÊA, M. C.; SILVA, A. A. ; GERMANI, J. G. ; BORIN, M. A. ; POSSEBON, R. . A reescritura no processo de aquisição da língua materna. Santa Maria: UFSM, 2003 (Resumo em Anais de evento).

14.
CORRÊA, M. C.; GERMANI, J. G. . O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista. Santa Maria: UFSM, 2003 (Resumo em Anais de evento).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CORRÊA, M. C.. CONSULTORA PIBIC/CNPQ/UFSM. 2003.

Trabalhos técnicos
1.
CORRÊA, M. C.. Banca de Avaliação das Redações do Vestibular UFSM. 2016.

2.
CORRÊA, M. C.. Banca de Avaliação das Redações do Processo Seletivo Seriado 2015. 2015.

3.
CORRÊA, M. C.. Banca de Avaliação das Redações do Vestibular UFSM. 2015.

4.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de PEIS UFSM. 2010.

5.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de vestibular UFSM. 2010.

6.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de vestibular EAD-UFSM. 2010.

7.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de vestibular UFSM. 2009.

8.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de PEIS UFSM. 2009.

9.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de vestibular EAD-UFSM. 2009.

10.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redações do vestibular da UFSM. 2008.

11.
CORRÊA, M. C.. Avliação das redações de vestibular PEIS/UFSM. 2008.

12.
CORRÊA, M. C.. Avaliação de redação de vestibular UFSM - EAD. 2008.

13.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das redações de vestibular UFSM. 2007.

14.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das redações do PEIES/UFSM. 2007.

15.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das redações do vestibular UNIPAMPA. 2007.

16.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das redações da CESNOR. 2007.

17.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das Redações do Concurso Vestibular - UNIPAMPA. 2006.

18.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das Redações do Concurso Vestibular - CESNORS. 2006.

19.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das Redações do Concurso Vestibular. 2005.

20.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das Redações das Provas de Acompanhamento do PEIS. 2005.

21.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das redações do Concurso Vestibular - UFSM. 2004.

22.
CORRÊA, M. C.. Avaliação das Redações das Provas de Acompanhamento do PEIS. 2004.


Demais tipos de produção técnica
1.
CORRÊA, M. C.. Revista Signo (ISSN 1982 2014), vol. 41, nº 71. 2016. (Parecer ad hoc para períodico).

2.
CORRÊA, M. C.. Membro Corpo Editorial Livro PPGLA/UNISINOS e PPGEL/UFMG. 2015. (Membro Corpo Editorial).

3.
CORRÊA, M. C.. Membro do Comitê Científico do Congresso Internacional Linguagem e Interação 3. 2015. (Membro do Comitê Científico).

4.
CORRÊA, M. C.. Revista de Estudos da Linguagem - Faculdade de Letras - UFMG. 2015. (Parecer ad hoc para períodico).

5.
CORRÊA, M. C.. Revista Signótica. 2015. (Parecer ad hoc para períodico).

6.
CORRÊA, M. C.. Elaboração e correção da Prova Escrita de Conhecimento. 2015. (Banca Seleção de Ingresso PPGL).

7.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para períodico Linguagem e Cidadania. 2015. (Parecer ad hoc para períodico).

8.
CORRÊA, M. C.; Scherer ; VIEIRA, A.S. . Membro do Corpo Editoria da Série Cogitare. 2014. (Membro de Corpo Editorial da Série Cogitare).

9.
CORRÊA, M. C.. Parecer de APCN Mestrado Mestrado Profissional em Gestão Educacional em Rede Nacional /PROFGESTÃO. 2014. (Parecer APCN).

10.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para CADERNOS DO IL - UFRGS - n. 48. 2014. (Parecer ad hoc para períodico).

11.
CORRÊA, M. C.. PARECER PROCESSO DEMANDA PVE CAPES. 2014. (PARECER PROCESSO DEMANDA PVE CAPES).

12.
CORRÊA, M. C.. Membro do Corpo Editorial PPGL Editores. 2014. (Membro do Corpo Editorial PPGL Editores).

13.
CORRÊA, M. C.. Membro de Comitê Assessor PRPGP/UFSM. 2014. (Membro de Comitê Assessor PRPGP/UFSM).

14.
CORRÊA, M. C.. Membro do CEPE/CAL. 2014. (Membro do CEPE/CAL).

15.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para períodico - Revista Eletrônica de Educação. 2013. (Parecer ad hoc para períodico).

16.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para períodico Estudos da Lingua (gem). 2013. (Parecer ad hoc para períodico).

17.
CORRÊA, M. C.. Parecer de APCN Doutorado em História - UFSM. 2013. (Parecer APCN).

18.
CORRÊA, M. C.. Parecer de APCN Mestrado Acadêmico em Gerontologia Centro de Educação Física e Desportos - UFSM. 2013. (Parecer APCN).

19.
CORRÊA, M. C.. Parecer de APCN Mestrado Acadêmico em TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE - UFSM. 2013. (Parecer APCN).

20.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para Revista Moara. 2012. (Parecer ad hoc para períodico).

21.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para Revista Calidoscópio. 2012. (Parecer ad hoc para períodico).

22.
CORRÊA, M. C.. Parecer para artigo do Doutorado PPGLinguística - UFC. 2012. (Parecer ad hoc para períodico).

23.
CORRÊA, M. C.. Parecer para PDSE - CAPES. 2012. (Parecer para PDSE - CAPES).

24.
CORRÊA, M. C.. Parecer ad hoc para a Revista Alpha ISSN 1518 6792. 2011. (Parecer ad hoc para períodico).

25.
CORRÊA, M. C.. Avaliadora ad hoc Universidade do Estado da Bahia. 2010. (Consultoria).

26.
CORRÊA, M. C.. Linguística Geral -material didático. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático para a disciplina de linguística geral do curso de letras a distância da UFSM).

27.
CORRÊA, M. C.. Vygotsky e Bakhtin: um diálogo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

28.
CORRÊA, M. C.. Reflexões sobre a escrita. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
CORRÊA, M. C.. Lingüística aplicada ao português. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

30.
CORRÊA, M. C.. O papel da escrita na formação do professor. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
CORRÊA, M. C.. Introdução à análise do discurso. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

32.
CORRÊA, M. C.. Produzindo textos na sala de aula. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
CORRÊA, M. C.. Lingüística Textual. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

34.
CORRÊA, M. C.. Lingüística Textual. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

35.
CORRÊA, M. C.. A gramática a partir do texto. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORRÊA, M. C.; GOMES, N. M. T.; MAGGI, N. R.. Participação em banca de Elisabete Guedes da Silva. Análise de propostas de produção textual de livros didáticos: um olhar para o aluno enunciador. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
KERSCH, D. F.; ZILLES, A. M. S.; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Clarice Maria Reis Godinho. Histórias de letramento e concepções de leitura de alunas do curso de pedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

3.
GOMES, N. M. T.; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de DELIAMARIS FRAGA ACUNHA. A pronúncia do mundo na escola pública: Freire, Vygotsky e Bakhtin em Diálogo.. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

4.
SIMOES, L. J.; CORRÊA, M. C.; GARCEZ, P.; COIMBRA, P. G.. Participação em banca de William Kirsch. Interlocução publicidade e autoria no projeto didático O som que faz a nossa cabeça: relato interpretativo de uma experiência pedagógica. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

5.
CORRÊA, M. C.; GOMES, N. M. T.. Participação em banca de Deliamares Fraga Acunha. Qualificação da dissertação: Vozes e marcas de subjetividade na escola: um trânsito entre Freire, Vygotsky e Bakhtin. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

6.
Lucci de Angelo, Graziela; Sartori, Adriane Teresinha; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Joceli Cargnelutti. A unidade didática como gênero do livro didático de português: sua constituição nas décadas de 1960/1970/1980. 2010. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
CORRÊA, M. C.; BOLZAN, D.. Participação em banca de Noemi Lenz. A constituição da docência no ensino superior em Letras: de professor da educacão básica a docente universitário. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

8.
CORRÊA, M. C.; GUIMARAES, A. M. M.; LUCCI DE ANGELO, Graziela; LEÃO, Rosaura Albuquerque. Participação em banca de Fabiana Veloso de Melo Dametto. O papel da revista Nova Escola na rede discursiva que se desenvolve em torno do agir docente: um jogo de discursos e representações. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGL/UFSM) - UFSM.

9.
RICHTER, M.; CORRÊA, M. C.; DELLA MÉA, Célia. Participação em banca de ANDRESSA CEREZER. A aquisição dos conectores escritos em língua espanhola por acadêmicos do curso de Letras segundo a teoria holística da atividade. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGL/UFSM) - UFSM.

10.
RICHTER, M.; Paz, Dione Maria dos Santos; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de LIARA JOSICANE RODRIGUES DE LIMA. Aquisição do léxico em espanhol como língua estrangeira segundo a teoria holística da atividade. 2010. Dissertação (Mestrado em PPGL/UFSM) - UFSM.

11.
CORRÊA, M. C.; FREITAS, Deise.. Participação em banca de EDUARDO ILHA BAGOLIN. "Escrever para quê? A construção da escrita como dispositivo formativo docente. 2009. Dissertação (Mestrado em PPG em Educação) - UFSM.

12.
RICHTER, M.; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Cândida Martins Pinto. Análise das estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros segundo a teoria da atividade. 2008. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria.

13.
RICHTER, M.; CORRÊA, M. C.; Paz, Dione Maria dos Santos. Participação em banca de Fabrícia Cavichioli. Perguntas como estratégias de tutoramento no ensino de leitura em português para estrangeiros. 2008. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria.

14.
CORRÊA, M. C.; BOHN, H. I.; MOTTA-ROTH, D.. Participação em banca de Francieli Socolloski Rodrigues. A análise crítica de gênero de relatos de pesquisa sobre escrita. 2008. Dissertação (Mestrado em PPGL - UFSM) - PPGL - UFSM.

15.
CORRÊA, M. C.; Mezzomo, A. C.; RAMOS, A. P.. Participação em banca de Mardônia Alves Checalin. Estudo do papel do contexto facilitador, segundo diferentes abordagens teóricas, na aquisição do r-fraco por crianças com desvio fonológico?. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em distúrbios da comunicação humana) - Universidade Federal de Santa Maria.

16.
CORRÊA, M. C.; BOLZAN, D.. Participação em banca de Fabiana Puntel Basso. Consciência fonológica no ensino fundamental: um estudo em classes de alfabetização. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

17.
CORRÊA, M. C.; Paula. Participação em banca de Emília Lorentz Leitão. Léxico do processo e produção de narrativas de ficção em situação de aquisição guiada de L2 - qualificação de mestrado. 2006. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria.

18.
CORRÊA, M. C.; Paula; Dahlet, V.. Participação em banca de Débora Raquel Massmann Eleodoro. Referências às entidades no processo de aquisição de um novo sistema lingüístico: operações cognitivo-textuais em narrativas de cunho pessoal. 2005. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria.

19.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Fabiana Puntel Basso. Consciência fonológica no ensino fundamental: um estudo em classes de alfabetização - qualificação de mestrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

20.
Paula; zóppi-fontana; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Laura Beatriz Spanivelo Hubert. As rupturas da linearidade em narrativas orais. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

21.
Barros; Santos; Pires; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Maria Aparecida Lucca Paranhos. Configuração dos textos de orientação jurídica da revista Claudia. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

22.
Barros; Bastos; Nascimento; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Cristiane Fuzer de Vargas. As regularidades e as possibilidades de progressão temática nos textos de popularização científica. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

Teses de doutorado
1.
CORRÊA, M. C.; COSTA, I. B.; RASIA, G. L. S.; WACHOWICZ, T. C.; DALLARI, B. A.. Participação em banca de Rosita Maria Bastos dos Santos. ARGUMENTAÇÃO: UMA ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO TEXTUAL EM PRODUÇÕES ESCRITAS DE ENSINO MÉDIO. 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal do Paraná.

2.
CORRÊA, M. C.; ANGELO, G. L.; BUNZEN, C. S.; DORNELLES, C. Z. C.; STURZA, E. R.. Participação em banca de Joceli Cargnelutti. A unidade didática dos livros didáticos de português do ensino fundamental II: um olhar ao longo dos tempos. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
WACHOWICZ, T. C.; CORRÊA, M. C.; FINAU, R.; NEGRI, L.; COSTA, I. M.. Participação em banca de Josélia Ribeiro. A sequência argumentativa e as categorias de argumentos no texto escolar nos níveis de ensino fundamental e médio. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

4.
CORRÊA, M. C.; RICHTER, M.; GABRIEL, R.; OLIVEIRA, F. M.. Participação em banca de Fabrícia Cavichioli Braida. REPRESENTAÇÕES SOBRE LEITURA NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE SOB O ENTENDIMENTO DA TEORIA HOLÍSTICA DA ATIVIDADE. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM.

5.
Scherer; PFEIFFER, Claúdia; GRANTHAM, Marilei; LUCCI DE ANGELO, Graziela; ASSUMPÇÃO, Simone; PETRI, V.; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de MARY NEIVA SURDI DA LUZ. Linguística e ensino: o discurso de entremeio na formação de professores de língua portuguesa. 2010. Tese (Doutorado em PPGL/UFSM - DOUTORADO) - UFSM.

6.
CORRÊA, M. C.; RICHTER, M.; LEFFA, V. J.; Lucci de Angelo, Graziela; STURZA, E. R.. Participação em banca de VAIMA REGINA ALVES MOTA. Noticing e consciouness-raising na aquisição da escrita em língua materna. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM.

7.
PAYER,M.O.; SURREAUX, L. M.; SOUZA, A. P. R.; CORRÊA, M. C.; Scherer. Participação em banca de Themis Maria Kessler. Surdez:sujeito, língua e sentidos. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM.

8.
Scherer; Lagazzi-Rodrigues, S.M.; Guimarães, E.; Rodrigues Zuccolillo, Carolina Maria; Panúncio-Pinto, Maria Paula; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Maria Eulália Tomasi Albuquerque. O testemunho da violência perpetuada. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Doutorado
1.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de DANUSA DE LARA BONOTTO. (RE)CONFIGURAÇÕES DO AGIR MODELAGEM NA FORMAÇÃO CONTINUADA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

2.
CORRÊA, M. C.; RICHTER, M.; NEGREIROS, G. R. C.; PINHEIRO, N. F.; LUZ, M. N.. Participação em banca de Angela Luzia Garay Flain. O enquadramento profissional no ensino presencial e a distância, aproximações e distanciamentos sob a perspectiva da teoria holística da atividade. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
MOTTA-ROTH, Désirée; BUNZEN JUNIOR, C. S.; PINHEIRO, N. F.; CORRÊA, M. C.; PINTON, F. M.. Participação em banca de ANGELA MEDEIROS DE ASSIS BRASI. O papel constitutivo do discurso em formação continuada crítica-reflexiva de professores de ensino médio. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PPGL/UFSM - DOUTORADO) - UFSM.

4.
ANGELO, G. L.; BARROS-MENDES, A. N. N.; Scherer; DORNELLES, C. Z. C.; NEGREIROS, G. R. C.; CORRÊA, M. C.. Participação em banca de PAULA GAIDA WINCH. Livro didático de Língua Portuguesa: caráter e concepção de oralidade subjacentes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em PPGL/UFSM - DOUTORADO) - UFSM.

5.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Carla Kalegaro. A Teoria holística. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPGL - DOUTORADO) - Universidade Federal de Santa Maria.

6.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Joceli Cargnelutti. O que sabemos sobre a unidade didática dos livros de português?. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPGL - DOUTORADO) - Universidade Federal de Santa Maria.

7.
CORRÊA, M. C.; Paula; RICHTER, M.. Participação em banca de Vaima Regina Alves Motta. "Noticing e consciouness-raising na aquisição da escrita em língua materna. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - PPGL - UFSM.

Qualificações de Mestrado
1.
CORRÊA, M. C.; GOMES, N. M. T.; MAGGI, N. R.. Participação em banca de Elisabete Oliveira. PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL DE LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE ENUNCIATIVA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

2.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Caroline Mitidier. Crenças de professores de língua estrangeira. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPGL - MESTRADO) - Universidade Federal de Santa Maria.

3.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Dellamaris Fraga Acunha. A pronúncia do mundo na escola pública: Freire, Vygotsky e Bakhtin em Diálogo.. 2011.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORRÊA, M. C.; MARCHESAN, M. T... Participação em banca de Neiva Soares.A dinamicidade das crenças de alunos do quinto para o sétimo ano no processo ensino aprendizagem de espanhol em escola púlica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CORRÊA, M. C.. Participação em banca de Patrícia Arabites de Oliveira.Lingüística histórica: a evolução da língua espanhola a partir do latim vulgar falada na Antiga Hispania. 2003.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORRÊA, M. C.; ANGELO, G. L.; DORNELLES, C. Z. C.; SURREAUX, L. M.; SNICHELOTTO, C. A. R.. Concurso Público para docente do quadro permanente da UFSM - Área Teoria e Análise Linguístca. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LUCCI DE ANGELO, Graziela; SCHONS, C.; TASCHETTO, T. R.; CORRÊA, M. C.. Concurso público para professor Adjunto Área Linguística. 2013. UFSM.

3.
NASCIMENTO, S. H. L.; CORRÊA, M. C.; PETRI, V.. Concurso Público para Professor Adjunto de Língua Portuguesa - DLV. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
CORRÊA, M. C.; GOETTEMS, M. B.; DALPIAN, L.. Concurso Público para Professor Assistente na área de latim. 2004. Universidade Federal de Santa Maria.

Outras participações
1.
CORRÊA, M. C.. BANCA DE CORREÇÃO DE VESTIBULAR UFSM. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

2.
CORRÊA, M. C.. BANCA DE CORREÇÃO DE VESTIBULAR - PEIES - UFSM. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

3.
CORRÊA, M. C.; Scherer; Lucci de Angelo, Graziela. BANCA DE SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUO NA ÁREA DE LINGUÍSTICA. 2010. Universidade Federal de Santa Maria.

4.
CORRÊA, M. C.; Lucci de Angelo, Graziela. BANCA DE ELABORAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS DO PROCESSO DE SELEÇÃO DO PPGL/UFSM 2010. 2009. PPGL - UFSM.

5.
CORRÊA, M. C.. BANCA DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO VESTIBULAR UFSM. 2009. UFSM.

6.
CORRÊA, M. C.. BANCA DE CORREÇÃO DE REDAÇÃO DE VESTIBULAR DE INVERNO DA UFSM. 2009. UFSM.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II CONGRESSO INTERNACIONAL LINGUAGEM E INTERAÇÃO. ?Representações de escrita: a escrita e a criança?. 2010. (Congresso).

2.
VI SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A LINGUAGEM E ENSINO.Uma proposta de análise de representações. 2010. (Seminário).

3.
V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.A escrita na fase inicial de letramento. 2009. (Simpósio).

4.
III ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. A escrita na fase inicial de letramento. 2008. (Congresso).

5.
II SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA: TEORIA E ENSINO: ESCRITA E IDENTIDADE.Aquisição de escrita e identidade. 2008. (Seminário).

6.
II ENCONTRO INTERNACIONAL DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO. O que representa a escrita para crianças em fase de letramento.. 2007. (Congresso).

7.
SENALE.Representação de escrita para crianças em fase inicial de letramento. 2007. (Seminário).

8.
Congresso Internacional Linguagem e Interação. INTERAÇÃO E ESCRITA: PENSAR, FALAR E ESCREVER SOBRE ESCRITA. 2005. (Congresso).

9.
II Semana Acadêmica do Curso de Letras-UFSM.Aquisição da linguagem: considerações sobre a escrita. 2004. (Seminário).

10.
XI ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA.ESCRITA: ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO. 2004. (Encontro).

11.
6º ENCONTRO NACIONAL SOBRE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM. Representações de escrita: aprender a escrever e ensinar a aprender. 2003. (Congresso).

12.
III Seminário Corpus - Nacional.III Seminário Corpus -. 2002. (Seminário).

13.
Semana de Letras-UFSM.Semana de Letras-ufsm. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORRÊA, M. C.; MARCHESAN, M. T.. ; RICHTER, M. . I Fórum de estudos interacionistas (FEI). 2011. (Outro).

2.
CORRÊA, M. C.. Seminário de Estudos Lingüísticos. 2007. (Congresso).

3.
CORRÊA, M. C.; Scherer ; Paula ; Lucci de Angelo, Graziela . Seminário de Estudos Lingüístico. 2006. (Congresso).

4.
CORRÊA, M. C.. II Seminário de Estudos Lingüísticos. 2005. (Congresso).

5.
CORRÊA, M. C.; NASCIMENTO, S. H. L. ; BEVILAQUA, C. H. Z. . 22 Semana de Letras e 8 Seminário Internacional de Língua e Literatura. 2004. (Congresso).

6.
CORRÊA, M. C.; Scherer . II Seminário de Estudos Neolatinos. 2004. (Congresso).

7.
CORRÊA, M. C.; Scherer ; TASCHETTO, T. R. . I Seminário de Estudos Lingüísticos. 2004. (Congresso).

8.
CORRÊA, M. C.; BEVILAQUA, C. H. Z. ; Nascimento . XIV Seminário Novas Propostas para o Desenvolvimento da Linguagem. 2003. (Congresso).

9.
CORRÊA, M. C.; MICHELOTTI, A. C. . I Seminário de Estudos Neolatinos : a linguagem através dos tempos. 2002. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
DENISE MENIN TORTELLI. REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
LOUISE CERVO SPENCER. REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

2.
FABIANA DAMETTO. REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE. Início: 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

3.
VANESSA GATTO. REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO. Início: 2015. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
VANESSA GATTO. REPRESENTAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE PARA UM PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA EM FORMAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGL - MESTRADO) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

2.
KAROLINE MELLO. Trabalho docente: sua representação para o professor de graduação em Direito. 2015. Dissertação (Mestrado em PPGL - MESTRADO) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

3.
LOUISE CERVO SPENCER. REPRESENTAÇÕES DO E SOBRE O AGIR DOCENTE: QUAL A CONSTRUÇÃO PRESENTE NO DISCURSO DO FUTURO PROFESSOR?. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

4.
Wendel Lima. REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: COM A PALAVRA OS CALOUROS E OS CONCLUINTES DA LICENCIATURA. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - PPGL - UFSM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

5.
MICHELE MENDES ROCHA. Representações do professor no material didático. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGL/UFSM) - UFSM, . Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

6.
RAQUEL GOULARTE. O conceito de gênero textual em materiais didáticos de língua materna. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGL/UFSM) - UFSM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

7.
Fabiana Veloso de Melo Dametto. O PAPEL DA REVISTA NOVA ESCOLA NA REDE DISCURSIVA QUE SE DESENVOLVE EM TORNO DO AGIR DOCENTE: UM JOGO DE DISCURSOS E REPRESENTAÇÕES. 2010. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

8.
Ana Cecília Teixeira Gonçalves. A escrita no contexto escolar: relação entre concepção e desenvolvimento. 2007. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

9.
Maísa Augusta Borin. As representações de escrita dos professores de português do ensino fundamental. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Letras Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

Tese de doutorado
1.
Cristiano Egger Veçossi. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ?SER PROFESSOR? POR ACADÊMICOS DAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E POR ALUNOS DA ESCOLA BÁSICA. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

2.
Raquel da Silva Goularte. OS GÊNEROS TEXTUAIS SOB A ÓTICA DO TRABALHO DOCENTE: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

3.
ANA CECILIA TEIXEIRA GONCALVES. Representações de escrita por professores do ensino fundamental. 2015. Tese (Doutorado em PPGL - DOUTORADO) - Universidade Federal de Santa Maria, . Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

4.
ADRIANA BONUMÁ. Representações do agir docente nos documentos oficiais do Colégio Militar. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

5.
JANETE MARIA DE CONTO. Representações sociais em contexto de fronteira: quem é o homem aqui. 2012. Tese (Doutorado em PPGL/UFSM - DOUTORADO) - UFSM, . Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

6.
MAÍSA AUGUSTA BORIN. Tese de doutorado. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - PPGL - UFSM, . Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Elisandra Stradiotto. As concepções de linguagem e o ensino da língua materna. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

2.
Elisangela Cogo. Concepção de escrita nos livros didáticos do ensino fundamental. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

3.
Adriana Martins. Uma concepção de leitura. 2002. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

4.
Marcia Marchezan. Análise da coesão textual em L2. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

5.
Janete da Costa. Argumentação no texto publicitário. 1999. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

6.
Rosaura Maria Albuquerque Leão. A intertextualidade no texto publicitário. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

7.
Adriana Oliveira. Análise do frame Natal na publicidade veiculada no jornal Zero Hora. 1998. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa e Literatura B) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

8.
Zilamar Pereira. Alfabetização : análise da proposta de Emília Ferreiro. 1997. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Psicopedagogia) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

Iniciação científica
1.
JORDANA CASSEL STEIDORF. REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria - FIPE. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

2.
LOUISE CERVO SPENCER. Professores e futuros professores: representações sobre o trabalho (agir) docente. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

3.
VANESSA GATTO. Representações do agir docente para alunos do Curso de Letras. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

4.
KAROLINE MELLO. Representações do agir docente para alunos do Curso de Letras. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

5.
ANNA CERVO. A construção do discurso da [e sobre a ] escrita por crianças em fase de letramento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE GRADUAÇÃO EM PORTUGUÊS - UFSM) - UFSM, CNPQ. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

6.
MANUELA DIAS. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE GRADUAÇÃO EM PORTUGUÊS - UFSM) - UFSM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

7.
ISABEL CADORE. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE GRADUAÇÃO EM PORTUGUÊS - UFSM) - UFSM. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

8.
STEFÂNIA DA SILVA. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE GRADUAÇÃO EM PORTUGUÊS - UFSM) - UFSM. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

9.
JONATHAN LIMA HAHN. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em CURSO DE GRADUAÇÃO EM PORTUGUÊS - UFSM) - UFSM. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

10.
Anna Cervo. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

11.
Jonathan Lima Hahn. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

12.
Manuela Dias. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por criança em fase de letramento. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

13.
Tiago Favretto. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

14.
Daniele Soares de Lima. A escrita nos estudos lingüísticos. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria - FIPE. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

15.
Cristiano Egger Veçossi. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo sócio-discursivo. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

16.
Maria do Socorro Almeida Farias. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo social. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

17.
Raquel da Silva Goulart. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo social. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

18.
Mariel Rossato. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo social. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

19.
Monica Mezeche Neves. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo social. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, CNPQ. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

20.
Uiliam Ferreira Boff. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo social. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

21.
Tatiana Almeida da Rosa. A construção da escrita a partir da abordagem do interacionismo sócio-discursivo. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

22.
Daniela Zimmermann Machado. A escrita na abordagem do interacionismo sócio-discursivo. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, CNPQ. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

23.
Ana Cecília Teixeira Gonçalves. A escrita nos [escritos] dos estudos lingüísticos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, CNPQ. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

24.
Andrea Folk. A escrita nos estudos lingüísticos. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

25.
Adriana Aires da Silva. A construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

26.
Adriana Aires da Silva. O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

27.
Juliana Godoy Germani. O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

28.
ADRIANA AIRES DA SILVA. A reescritura no processo de aquisição da língua materna. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

29.
JULIANA GODOY. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA ESCRITA A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

30.
Andréa Folk. A escrita nos estudos lingüísticos. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

31.
Raquel Pozzebon. A reescritura no processo de aquisição da língua materna. 2002. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Graduação em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

32.
Maísa Borin. O processo de construção da escrita a partir da abordagem sociointeracionista. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

33.
Etiane Fagundes. A construção da escrita a partir da abordagem sóciointeracionista. 2000. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

34.
Raquel Trentin de Oliveira. A reescritura no processo de aquisição da língua materna. 1999. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Curso de Licenciatura Em Letras Lingua Portuguesa) - Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

35.
Juliana Bianchi. A coesão em narrativas orais e escritas de alunos do 1º grau. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Letras) - Centro Universitário Franciscano, Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

36.
Claudia Aita. O modo de organização argumentativa do discurso governamental. 1997. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Graduação Em Letras) - Centro Universitário Franciscano. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

Orientações de outra natureza
1.
Andressa da Silva Oliveira. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2007. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Escola Estadual Margarida Lopes, FAPERGS/PROBIC JR. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.

2.
Elisandra Clarissa dos Santos Becker. A construção do discurso da [e sobre a] escrita por crianças em fase de letramento. 2007. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Escola Estadual Margarida Lopes, FAPERGS/PROBIC JR. Orientador: Marcia Cristina Corrêa.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2005CORRÊA, M. C.. Representações de escrita de futuros professores de língua. Calidoscópio (UNISINOS), São Leopoldo - RS, v. 02, n.01, p. 61-69, 2005.

2.
VECOSSI, C. E.2012VECOSSI, C. E. ; CORRÊA, M. C. . REPRESENTAÇÕES DO AGIR DOCENTE EM TEXTOS DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS. Letras (UFSM), v. 22, p. 11-26, 2012.

3.
CORRÊA, M. C.;CORRÊA, MARCIA CRISTINA2015CORRÊA, M. C.. Reflexões sobre o trabalho docente. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 370-390, 2015.


Livros e capítulos
1.
CORRÊA, M. C.; GONCALVES, A. C. T. . ?A nova identidade do professor de língua portuguesa e os atuais objetos de ensino de língua materna?,. In: FAGUNDES, A.; ZIESMANN, C.I. (Org.). Construindo a profissão: a formação de professores de línguas e literaturas. 1ed.SANTA MARIA: Editora e Gráfica Curso Caxias,, 2017, v. 1, p. 25-45.


Apresentações de Trabalho
1.
CORRÊA, M. C.. Saussure e Bronkart: uma leitura interacionista sobre o Curso de Linguística Geral. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 19:50:15