Maria Cristina Carlan da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5684868453274550
  • Última atualização do currículo em 07/08/2018


Possui mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Biologia Molecular (Virologia) pela Universidade de Princeton-EUA e dois pós doutorados em interação vírus-hospedeiro (Mount Sinai School of Medicine e University of Texas Medical Branch-EUA). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: herpesvírus, vírus do Oeste do Nilo, replicação viral, construção de vírus recombinantes e interação vírus-hospedeiro. Atualmente é professora da Universidade Federal do ABC e trabalha com mecanismos moleculares de replicação e patogenia do Citomegalovírus Humano, e com seu envolvimento em processos tumorais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria Cristina Carlan da Silva
Nome em citações bibliográficas
Silva, M. C. C.;Carlan, M.C.;Silva M.C.;DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN;CARLAN SILVA, MARIA CRISTINA;da silva;da silva mc;DA SILVA MCC;DA SILVA, M.C.;DA SILVA, M. C.;DA SILVA, MARIA C. C.;CARLAN DA SILVA, MARIA C.;CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas.
Rua Arcturus (Jd Antares)
Anchieta
09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil
Telefone: (11) 23206187


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2004
Doutorado em Biologia Molecular- Virologia.
Princeton University, PRINCETON, Estados Unidos.
Título: Human Cytomegalovirus Assembly Functions, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Thomas Shenk.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1993 - 1997
Mestrado em Genética e Biologia Molecular.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Auto-reatividade e o desenvolvimento do repertório de linfócitos B em camundongos normais,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Nance B. Nardi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
1991 - 1992
Aperfeiçoamento em Genética Médica.
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.
Título: Cariotipagem em células humanas para detecção de anormalidades cromossômicas. Ano de finalização: 1992.
Orientador: Heire Mendez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Pós-doutorado


2005 - 2006
Pós-Doutorado.
University of Texas Medical Branch, UTMB, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas
2004 - 2005
Pós-Doutorado.
Mount Sinai School of Medicine, MSSM, Estados Unidos.
Grande área: Ciências Biológicas


Formação Complementar


2010 - 2010
Estágio Sabático.
Boston University, BU, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

2010 - Atual
Ensino, Virologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Histórico da virologia. Estudos sobre estrutura, classificação, mecanismos de replicação, expressão gênica, evolução e patogênese viral. O curso aborda vírus de procariotos e eucariotos.
2009 - 2009
Ensino, Microbiologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Visão introdutória sobre os principais microrganismos: bactérias, fungos e vírus. Discussão de conceitos básicos de microbiologia como estruturas, modos de reprodução e nutrição dos microrganismos, bem como controle e utilização dos mesmos em process

Laboratório Nacional de Computação Científica, LNCC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de um Banco de Dados sobre "Câncer Testis Antigens". Coleta, leitura e organização de todos os dados científicos relevantes sobre "Câncer Testis Antigens" presentes na literatura. "Câncer Testis Antigens" são antígenos que são expressos em uma variedade de cânceres, mas não em tecidos normais de indivíduos adultos, exceto em células germinais e testículos e são por isso antígenos alvos ideais para imunoterapia em diversos tipos de cânceres.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Estudo da expressão e atividade de calicreínas durante infecção pelo HCMV em células tumorais
Descrição: Calicreínas (KLKs) são uma família de serino-proteases com especificidade semelhante à tripsina ou quimotrispsina. Pertencem às calicreínas, 15 membros denominados KLK1 a KLK15, que compreendem o maior cluster de genes de proteases do genoma humano e possuem cerca de 40% de semelhança estrutural entre si. As KLKs estão envolvidas com diversas funções fisiológicas, como mecanismos que regulam a descamação da pele, formação do esmalte dentário, função renal, liquefação seminal, plasticidade sináptica neural e funcionamento cerebral. No sistema nervoso central, a calicreína predominantemente expressa é a KLK6, sendo que a desregulação dessa enzima pode estar envolvida com desordens como mal de Alzheimer, mal de Parkinson e esclerose múltipla, além de estar envolvida em processos de desmielinização. Alterações na expressão de KLK6 também podem estar relacionadas com a diminuição da sensibibilidade de células tumorais à agentes citotóxicos como tratamentos quimioterápicos e radioterápicos. A KLK8 também é expressa no SNC em áreas do sistema límbico, sendo que sua desregulação é relacionada ao desenvolvimento de esquizofrenia. Estudos recentes mostraram o envolvimento de calicreínas humanas na replicação do Papilomavírus Humano e vírus da Influenza. O Citomegalovírus Humano é um agente viral de alta prevalência mundial. Em indivíduos imunocompetentes o vírus permanece em estado persistente ou de latência, caracterizado pela ausência de replicação viral. Em casos de imunosupressão, como em transplantados, AIDS, câncer e neonatos, o vírus pode ser reativado, entrando em fase lítica replicativa e desencadeando diversas patologias. A presença do HCMV em tumores tem sido reportada em diversos estudos. É sugerido que o vírus possui um papel oncomodulatório, aumentando a malignidade tumoral. Gliomas são os tipos mais comuns de tumores do sistema nervoso central. São divididos principalmente em astrocitomas (graus I a IV) e oligodendrogliomas (graus II e III). O glioblastoma multiforme ou astrocitoma de grau IV é o tipo mais maligno e infiltrativo de glioma, com baixa sobrevida a partir do diagnóstico. A presença do HCMV em gliomas foi reportada em diversos estudos e no Brasil por nosso grupo de pesquisa e investigações recentes estudam os possíveis mecanismos moleculares relacionadas ao vírus e a progressão tumoral. Esse projeto tem como objetivo avaliar a expressão e atividade de calicreínas durante a infecção de células de glioblastoma pelo HCMV, bem como suas consequências na replicação viral e oncogênese.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Carlan da Silva - Coordenador / luiz juliano neto - Integrante.
2014 - Atual
METFORMINA: ESTUDO DOS MECANISMOS MOLECULARES ASSOCIADOS ÀS ATIVIDADES ANTIPROLIFERATIVA, CITOTÓXICA, ANTIMETASTÁTICA E REVERSORA DO FENÓTIPO MDR EM CÉLULAS TUMORAIS
Descrição: Embora grandes avanços tenham ocorrido no entendimento da biologia molecular e funcional do câncer, o tratamento da doença ainda se apresenta ineficaz na maioria dos casos. Vários são os fatores que contribuem para esse cenário dentre os quais a falta de atuação seletiva dos quimioterápicos e radioterápicos, emergência de células tumorais resistentes simultaneamente a ampla variedade de agentes citotóxicos durante o tratamento e a formação de metástases, esta última responsável por 90% das mortes em decorrência de carcinomas. Curiosamente, trabalhos publicados recentemente têm demonstrado a capacidade da metformina, hipoglicemiante oral utilizado há mais de 30 anos no tratamento da diabetes tipo II, de inibir a proliferação e induzir a morte de células tumorais. De maneira importante, verifica-se que a metformina apresenta ainda várias outras qualidades que demonstram seu potencial uso no tratamento do câncer. Entre estas, destaca-se baixa toxicidade em células não tumorais e capacidade de induzir morte celular programada em células tronco tumorais sugerindo que o tratamento com este hipoglicemiante possa causar menos efeitos colaterais e impedir a recorrência da doença, respectivamente. Adicionalmente, trabalhos realizados por nosso grupo confirmam os dados da literatura demonstrando que a metformina é eficaz na eliminação específica de células tumorais de várias origens, incluindo células de carcinoma hepático e leucemia mielóide crônica, mesmo no caso onde essas células apresentam fenótipo de resistência à múltiplas drogas (MDR). De fato, o tratamento de células MDR com metformina mostrou reduzir significativamente a expressão da glicoproteína P, a qual está associada ao bombeamento de agentes citotóxicos para o exterior celular. Nossos resultados demonstram também que a metformina é capaz de reduzir a atividade de metaloproteinases, proteínas cuja atividade é essencial durante o processo metastático. Por fim, foi verificado por nosso grupo que esses efeitos são ainda mais pronunciados em ambientes com reduzida disponibilidade de glicose sugerindo o desenvolvimento de tratamentos antitumorais associando a metformina e inibidores da captação de glicose e metabolismo glicolítico. O presente projeto visa estudar os mecanismos moleculares associados a ação antiproliferativa, citotóxica e reversora do fenótipo MDR da metformina na linhagem celular de leucemia mielóide crônica K562 e sua versão de fenótipo MDR, Lucena. Adicionalmente, será avaliada a capacidade desse hipoglicemiante em modular o potencial metastático das células tumorais através da análise de seus efeitos sobre as capacidades de adesão, invasão e migração celular..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Estudo do mecanismo molecular de ação antitumoral do hipoglicemiante oral metformina em células de leucemia mielóide crônica resistentes a múltiplas drogas (MDR)
Descrição: Avaliação do mecanismo molecular de ação antitumoral do hipoglicemiante oral metformina em células de leucemia mielóide crônica resistentes a múltiplas drogas (MDR).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Investigação do papel do Citomegalovírus Humano HCMV na resistência de células tumorais de glioblastoma (GBM) ao tratamento quimioterápico in vitro
Descrição: Estudos anteriores demonstraram a presença do HCMV em glioblastoimas e sua possível correlação com o aumento da malignidade deste tipo de tumor. Este trabalho visa avaliar o papel do HCMV e de proteínas virais específicas na resistência de células tumorais de glioblastoma (GBM) ao tratamento quimioterápico in vitro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Carlan da Silva - Coordenador / Ana Carolina de Souza Galvão - Integrante.
2011 - 2013
Prevalência e investigação do papel do HCMV na oncomodulação de tumores cerebrais
Descrição: Detecção da replicação do HCMV em tumores de cérebro e determinação das proteínas virais envolvidas na malignidade tumoral..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Cristina Carlan da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 2
2008 - 2009
Estudos de replicação do HCMV
Descrição: O citomegalovírus humano (HCMV) acomete indivíduos imunocompremetidos e recém-nascidos e os poucos tratamentos existentes apresentam alto grau de toxicidade e, portanto, não podem ser usados em pacientes transplantados por longos períodos e não são aprovados para uso em mulheres grávidas e recém-nascidos. Além disso, até o momento não existe uma vacina eficaz e licenciada contra o CMV (Mockarsi et al., 2006). Este projeto visa a produção um vírus mutante através de deleção de um gene essencial para o ciclo infeccioso viral, a fim de estudar o seu potencial deste vírus defectivo como vacina contra o CMV..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2007
Desenvolvimento de um Banco de Dados sobre
Descrição: Coleta, leitura e organização de todos os dados científicos relevantes sobre "Câncer Testis Antigens" presentes na literatura. "Câncer Testis Antigens" são antígenos que são expressos em uma variedade de cânceres, mas não em tecidos normais de indivíduos adultos, exceto em células germinais e testículos e são por isso antígenos alvos ideais para imunoterapia em diversos tipos de cânceres..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
A arte como forma de expressão científica: Os vírus e sua interação com o meio ambiente
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria Cristina Carlan da Silva - Coordenador / Mariana Gomes Macieira - Integrante / Felipe Hygor Barbosa - Integrante.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista do Instituto Adolfo Lutz (RIAL)


Revisor de periódico


2003 - 2005
Periódico: Journal of Virology
2010 - Atual
Periódico: Frontiers in Virology
2010 - Atual
Periódico: Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso)
2018 - Atual
Periódico: APPLIED CANCER RESEARCH (ONLINE)
2017 - Atual
Periódico: Frontiers in Microbiology
2018 - Atual
Periódico: PLoS One


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Biologia e Fisiologia dos Microorganismos/Especialidade: Virologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2008
Bolsa de Professor visitante- (nível Adjunto I ), Universidade Federal do ABC-UFABC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ALBUQUERQUE, LINDOMAR J. C.2018ALBUQUERQUE, LINDOMAR J. C. ; ALAVARSE, ALEX C. ; CARLAN DA SILVA, MARIA C. ; ZILSE, MORGANA S. ; BARTH, MAITÊ T. ; BELLETTINI, ISMAEL C. ; GIACOMELLI, FERNANDO C. . Sweet Vector for Gene Delivery: the Sugar Decoration of Polyplexes Reduces Cytotoxicity with a Balanced Effect on Gene Expression. MACROMOLECULAR BIOSCIENCE, v. 2, p. 1700299, 2018.

2.
DOS SANTOS, CLAUDIA JANUÁRIO2018DOS SANTOS, CLAUDIA JANUÁRIO ; FERREIRA CASTRO, FABIANE LUCY ; DE AGUIAR, RODRIGO BARBOSA ; MENEZES, ISABELA GODOY ; SANTOS, ANA CAROLINA ; PAULUS, CHRISTINA ; NEVELS, MICHAEL ; CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA . Impact of human cytomegalovirus on glioblastoma cell viability and chemotherapy treatment. JOURNAL OF GENERAL VIROLOGY, v. 11, p. 11, 2018.

3.
GARDINALI, NOEMI ROVARIS2017GARDINALI, NOEMI ROVARIS ; GUIMARÃES, JULIANA RODRIGUES ; MELGAÇO, JULIANA GIL ; KEVORKIAN, YOHAN BRITTO ; BOTTINO, FERNANDA DE OLIVEIRA ; VIEIRA, YASMINE RANGEL ; DA SILVA, ALINE CAMPOS DE AZEVEDO ; PINTO, DOUGLAS PEREIRA ; DA FONSECA, LAÍS BASTOS ; VILHENA, LEANDRO SCHIAVO ; UIECHI, EDILSON ; DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN ; MORAN, JULIO ; MARCHEVSKY, RENATO SÉRGIO ; CRUZ, OSWALDO GONÇALVES ; OTONEL, RODRIGO ALEJANDRO ARELLANO ; ALFIERI, AMAURI ALCINDO ; DE OLIVEIRA, JAQUELINE MENDES ; GASPAR, ANA MARIA COIMBRA ; PINTO, MARCELO ALVES . Cynomolgus monkeys are successfully and persistently infected with hepatitis E virus genotype 3 (HEV-3) after long-term immunosuppressive therapy. Plos One, v. 12, p. e0174070, 2017.

4.
ALBUQUERQUE, LINDOMAR JOSE CALUMBY2017ALBUQUERQUE, LINDOMAR JOSE CALUMBY ; DE CASTRO, CARLOS E. ; RISKE, KARIN A. ; DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN ; MURARO, PAULO I. R. ; SCHMIDT GIACOMELLI, VANESSA ; GIACOMELLI, CRISTIANO ; GIACOMELLI, FERNANDO CARLOS CARLOS . Gene Transfection Mediated by Catiomers Requires Free Highly Charged Polymer Chains to Overcome Intracellular Barriers. BIOMACROMOLECULES, v. x, p. xx, 2017.

5.
STANGHERLIN, LUCAS M.2017STANGHERLIN, LUCAS M. ; DE PAULA, FELIPE N. ; ICIMOTO, MARCELO Y. ; RUIZ, LEONARDO G. P. ; NOGUEIRA, MAURÍCIO L. ; BRAZ, ANTÔNIO S. K. ; JULIANO, LUIZ ; DA SILVA, MARIA C. C. . Positively Selected Sites at HCMV gB Furin Processing Region and Their Effects in Cleavage Efficiency. Frontiers in Microbiology, v. 8, p. 934, 2017.

6.
STANGHERLIN, LUCAS MATHEUS2016STANGHERLIN, LUCAS MATHEUS ; CASTRO, FABIANE LUCY FERREIRA ; MEDEIROS, RAPHAEL SALLES SCORTEGAGNA ; GUERRA, JULIANA MARIOTTI ; KIMURA, LIDIA MIDORI ; SHIRATA, NEUZA KAZUMI ; NONOGAKI, SUELY ; DOS SANTOS, CLAUDIA JANUÁRIO ; CARLAN SILVA, MARIA CRISTINA . Human Cytomegalovirus DNA Quantification and Gene Expression in Gliomas of Different Grades. Plos One, v. 11, p. e0159604, 2016.

7.
DE CASTRO, CARLOS E.2016DE CASTRO, CARLOS E. ; BONVENT, JEAN-JACQUES ; DA SILVA, MARIA C. C. ; CASTRO, FABIANE L. F. ; GIACOMELLI, FERNANDO C. . Influence of Structural Features on the Cellular Uptake Behavior of Non-Targeted Polyester-Based Nanocarriers. Macromolecular Bioscience (Print), v. -, p. -, 2016.

8.
DOS SANTOS, CLAUDIA JANUÁRIO2013DOS SANTOS, CLAUDIA JANUÁRIO ; STANGHERLIN, LUCAS MATHEUS ; FIGUEIREDO, EBERVAL GADELHA ; CORRÊA, CLEMAR ; TEIXEIRA, MANOEL JACOBSEN ; DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN . High prevalence of HCMV and viral load in tumor tissues and peripheral blood of glioblastoma multiforme patients. Journal of Medical Virology (Print), v. na, p. n/a-n/a, 2013.

9.
Luiz de Almeida2008Luiz de Almeida ; Noboro Sakabe ; Alice de Oliveira ; Silva, M. C. C. ; Alex Mundstein ; Cohen, T. ; Chen, Y-T ; Chua , R ; Grurung, S. ; Gnjatic, S ; Jungbluth, A. A ; Caballero, O. L ; Bairoch, A ; Kiesler, E ; White S.L ; SIMPSON, AJ ; OLD, LJ ; CAMARGO, AA ; VASCONCELOS, A.T . CTdatabase: a knowledge-base of high-throughput and curated data on cancer-testis antigens. Nucleic Acids Research, v. 37, p. D816-9. Epub 20, 2008.

10.
TERHUNE, S.2007TERHUNE, S. ; TORIGOI, E ; MOORMAN, N ; Silva, M. C. C. ; QIANZ, Z ; SHENK, T. ; YU, D . Human cytomegalovirus UL38 protein blocks apoptosis. Journal of Virology, v. 81, p. 3109-3123, 2007.

11.
BOURNE, N.2007BOURNE, N. ; SCHOLLE, F. ; Silva, M. C. C. ; ROSSI, S. L. ; DEWSBURY, N. ; JUDY, B. ; DE AGUIAR JB ; LEON, M. A. ; ESTES, D. M. ; FAYZULIN, R. ; MASON, PW. . Early production of type i interferon during West Nile virus infection: role for lymphoid tissues in IRF3-independent interferon production. Journal of Virology, v. 81, p. 9100-9108, 2007.

12.
Silva, M. C. C.;Carlan, M.C.;Silva M.C.;DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN;CARLAN SILVA, MARIA CRISTINA;da silva;da silva mc;DA SILVA MCC;DA SILVA, M.C.;DA SILVA, M. C.;DA SILVA, MARIA C. C.;CARLAN DA SILVA, MARIA C.;CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA2007 Silva, M. C. C.; GUERRERO-PLAT, A. ; GILFOY, FD ; GAROFALO, RP ; MASON, PW. . Differential activation of human monocyte-derived and plasmacytoid dendritic cells by West Nile virus generated in different host cells. Journal of Virology, v. 81, p. PMID: 17913823, 2007.

13.
Silva, M. C. C.;Carlan, M.C.;Silva M.C.;DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN;CARLAN SILVA, MARIA CRISTINA;da silva;da silva mc;DA SILVA MCC;DA SILVA, M.C.;DA SILVA, M. C.;DA SILVA, MARIA C. C.;CARLAN DA SILVA, MARIA C.;CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA2005 Silva, M. C. C.; SCHROER, J. ; SHENK, T. . Human cytomegalovirus cell-to-cell spread in the absence of an essential assembly protein. PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 102, n.6, p. 2081-2086, 2005.

14.
YU, D2003 YU, D ; Silva, M. C. C. ; SHENK, T. . Functional map of human cytomegalovirus AD169 defined by global mutational analysis. PNAS. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, v. 14, n.100, p. 12396-12401, 2003.

15.
Silva, M. C. C.;Carlan, M.C.;Silva M.C.;DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN;CARLAN SILVA, MARIA CRISTINA;da silva;da silva mc;DA SILVA MCC;DA SILVA, M.C.;DA SILVA, M. C.;DA SILVA, MARIA C. C.;CARLAN DA SILVA, MARIA C.;CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA2003 Silva, M. C. C.; YU, QC ; ENQUIST, L. W. ; SHENK, T. . Human cytomegalovirus UL99 encoded pp28 is required for the cytoplasmic envelopment of tegument-associated capsids. Journal of Virology, v. 79, n.19, p. 10594-10605, 2003.

16.
Silva, M. C. C.;Carlan, M.C.;Silva M.C.;DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN;CARLAN SILVA, MARIA CRISTINA;da silva;da silva mc;DA SILVA MCC;DA SILVA, M.C.;DA SILVA, M. C.;DA SILVA, MARIA C. C.;CARLAN DA SILVA, MARIA C.;CARLAN DA SILVA, MARIA CRISTINA1997 Silva, M. C. C.; PERES, A. ; NARDI, N.B. . Frequency of B cells in normal mice which recognize self proteins. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 30, p. 225-230, 1997.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Silva, M. C. C.; FIGUEIREDO, E. ; CORREA, C. ; CABRERA, H. ; SCHIMDT, M. ; TEIXEIRA, M. . Papel do citomegalovírus humano (HCMV) na oncomodulação de. Jornal Brasileiro de Neurocirurgia, p. 66 - 71.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MALTONI, F. ; Silva, M. C. C. ; KIMUS, A.S. . Selection Pressure Analysis in Human Cytomegalovirus gN Glycoprotein. In: XXII National Meeting of Virology and VI Virology Meeting of Mercosul, 2011, Atibaia. Virus Reviews and Research, 2011. v. 16.

2.
NOGUEIRA, F. P. ; SANTOS, C. J. ; FIGUEIREDO, E. ; CORREA, C. ; CABRERA, H. ; TEIXEIRA, M. ; Carlan, M.C. . Detection of Human Cytomegalovirus in Peripheral Blood and Tumors of Patients with Glioblastoma. In: XXII National Meeting of Virology and VI Virology Meeting of Mercosul, 2011, Atibaia. Virus Reviews and Research, 2011. v. 16.

3.
Silva, M. C. C.. Functional map of human cytomegalovirus AD169 defined by global mutational analysis. In: 28th INTERNATIONAL HERPESVIRUS WORKSHOP, 2003, Madison , Wisconsin, EUA. 28th INTERNATIONAL HERPESVIRUS WORKSHOP, 2003.

4.
Silva, M. C. C.; YU, QC ; ENQUIST, L. W. ; SHENK, T. . Human cytomegalovirus UL99 encoded pp28 is required for the cytoplasmic envelopment of tegument-associated capsids. In: International Herpesvirus Workshop, 2003, Madison , Wisconsin, EUA. In: 28th International Herpesvirus Workshop, 2003, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Januário, CS ; FIGUEIREDO, E. ; CORREA, C. ; CABRERA, H. ; SCHIMDT, M. ; TEIXEIRA, M. ; Silva, M. C. C. . Detection of Human Cytomegalovirus (HCMV) in Glioblastoma Multiforme (GBM). In: XXIII Congresso Brasileiro de Virologia e VII Encontro de Virologia do Mercosul, 2012, Foz do Iguaçú. Virus Reviews and Research, 2012.

2.
STANGHERLIN, LM ; KIMUS, A.S. ; Silva, M. C. C. . Selection Pressure Analysis of The HCMV Tegument Proteins. In: XXIII Congresso Brasileiro de Virologia e VII Encontro de Virologia do Mercosul, 2012, Foz do Iguaç~´u. Virus Reviews and Research, 2012.

3.
Silva, M. C. C.; GUERRERO-PLAT, A. ; GILFOY, FD ; GAROFALO, RP ; MASON, PW. . Differential activation of human monocyte-derived and plasmacytoid dendritic cells by West Nile virus generated in different host cells. In: 13th International Congress of Immunology, 2007, Rio de Janeiro. ICI Abstracts/posters, 2007.

4.
Silva, M. C. C.; Ana Tereza de Vasconcelos ; Anamaria Camargo ; IWhite S. L. ; Luiz de Almeida ; Alex Mundstein ; Andy Simpson ; LJ, O. . Development of a Cancer Testis (CT) Antigen Database. In: 3rd International Conference of the AB3C - X-meeting, 2007, São Paulo. Proceedings of the 3rd International Conference of the AB3C - X-meeting 2007; 2007, 2007.

5.
Silva, M. C. C.; T., S. . Human cytomegalovirus pp 28 function. In: Princeton University Molecular Biology Retreat, 1999. Princeton University Molecular Biology Retreat, 1999.

6.
Silva, M. C. C.; A, P. ; NB, N. . Frequency of B cells recognizing self proteins in normal mice. In: 41 Congresso Nacional Congresso de Genetica, 1995, Caxambu, MG. 41 Congresso Nacional Congresso de Genetica, 1995.

7.
Silva, M. C. C.; NB, N. ; A, P. . Self-recognizing B cells in normal mice. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1995, Angra dos Reis. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia, 1995.

Apresentações de Trabalho
1.
DOS SANTOS, CLAUDIA JANUÁRIO ; CASTRO, FABIANE LUCY FERREIRA ; GALVAO, A. C. S. ; Silva, M. C. C. . Avaiação do papel do Citomegalovírus Humano no tratamento quimioterápico de células tumorais de glioblastoma multiforme in vitro.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
Silva, M. C. C.. High Prevalence of HCMV and Viral load in Tumor Tissues and Peripheral Blood of GBM Patients from Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
Silva, M. C. C.. Association of HCMV with Glioblastoma Multiforme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Silva, M. C. C.. Análise mutacional do genoma do Cytomegalovirus humano e caracterização das funções de protéinas virais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Silva, M. C. C.; YU, D ; SHENK, T. . Functional characterization of HCMV proteins. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Silva, M. C. C.; YU, QC ; ENQUIST, L. W. ; SHENK, T. . Human cytomegalovirus UL99 encoded pp28 is required for the cytoplasmic envelopment of tegument-associated capsids. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
Silva, M. C. C.. Innate immune response against virus: virus-host interplay. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Silva, M. C. C.. Genética viral. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DA SILVA MCC. Participação em banca de Marcélia Emanuele Sad Fernandes. Sequenciamento e análise filogenética do gene da nucleoproteína de vírus da raiva isolados de bovinos nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 2016. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC.

2.
DA SILVA MCC. Participação em banca de Edmar Silva Santos. Estudo da Estrutura e Requerimento da Proteína Rh137 do Citomegalovírus de Macaco Rhesus para Replicação viral. 2016. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC.

3.
KIMUS, A.S.; Silva, M. C. C.; BATISTA, H.. Participação em banca de Felipe de Paula Nogueira Cruz. Variabilidade genética no gene glicoproteína B (gB) do citomeglaovírus humano (HCMV) em amostras de sangue de pacientes submetidos a transplante renal. 2012. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC.

4.
Silva, M. C. C.. Participação em banca de Antonio Francisco Arcanjo de Araújo Melo. Partículas de Magnetita Modificadas com Quitosana e Ferooceno para a Aplicação em Magnetoeletroquímica. 2011. Dissertação (Mestrado em Nanociências e Materiais Avançados) - Universidade Federal do ABC.

Teses de doutorado
1.
DA SILVA MCC. Participação em banca de Claudia Januário dos Santos. INFECTIVIDADE DO CITOMEGALOVÍRUS HUMANO (HCMV) EM CÉLULAS TUMORAIS DE GLIOBLASTOMA MULTIFORME (GBM) E EFEITO DO VÍRUS NO TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO IN VITRO. 2018. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Silva, M. C. C.. Participação em banca de Lívia de Moraes Bomediano.Modelagem Molecular e Caracterização In Silico do Gene Regulador OxyR em Leptospira biflexa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Biomédica) - Universidade Federal do ABC.

2.
Silva, M. C. C.. Participação em banca de Claudia Januário dos Santos.Otimização da técnicas de PCR qualitativo e quantitativo para detecção do genoma do HCMV em sangue de pacientes com glioblastoma. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em química) - Universidade Federal do ABC.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXII Meeting of Virology. 2011. (Congresso).

2.
XXII National Meeting of Virology. Member of the examining board for oral presentations. 2011. (Congresso).

3.
Simpósio Docente da Universidade Federal do ABC.Análise mutacional do genoma do Cytomegalovirus humano e caracterização das funções de protéinas virais.. 2008. (Simpósio).

4.
13th International Congress of Immunology. Differential activation of human monocyte-derived and plasmacytoid dendritic cells by West Nile virus generated indifferent host cells. 2007. (Congresso).

5.
XVII National Meeting of Virology. Characterization of HCMV Proteins: Implications for Translations from the Laboratory to the Clinic. 2007. (Congresso).

6.
XVII Encontro Nacional de Virologia, Campos do Jordão. 2006. (Congresso).

7.
23th Annual Meeting of the American Society of Virology. 2004. (Congresso).

8.
28th International Herpesvirus Workshop, Madison- WI. Human cytomegalovirus UL 99-coded pp28 is required for the cytoplasmic envelopment of capsids. 2003. (Congresso).

9.
International Herpesvirus Workshop, Madison, Wisconsin. Functional map of Human cytomegalovirus AD169 defined by global mutational analysis. 2003. (Congresso).

10.
21st Annual Meeting of the American Society of Virology. 2002. (Congresso).

11.
Princeton University Department of Molecular Biology.Global genetic analysis of the human cytomegalovirus genome by transposon mutagenesis. 2002. (Encontro).

12.
XIII Encontro Nacional de Virologia. 2002. (Congresso).

13.
26th International Herpesvirus Workshop, Regensburg. 2001. (Congresso).

14.
25th International Herpesvirus Workshop. 2000. (Congresso).

15.
VII Encontro Nacional de Virologia. 1996. (Congresso).

16.
41o Congresso Nacional de Genética. 1995. (Congresso).

17.
XX Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia. Self-Recognizing Cells in Normal Mice. 1995. (Congresso).

18.
II Encontro Gaúcho de Imunologia. 1994. (Encontro).

19.
39o Congresso Nacional de Genética. 1993. (Congresso).

20.
Curso Imunogenética?O Complexo Principal de Histocompatibilidade. 1993. (Encontro).

21.
I Curso Integrado de Imunologia. 1992. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Lucas Matheus Stangherlin. Avaliação das atividades proteolíticas de calicreínas em linhagens celulares tumorais infectadas pelo citomegalovírus Humano. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Isabela Godoy. Início: 2018. Universidade Federal do ABC.

Iniciação científica
1.
Gustavo Mocruha Alcantara. Detecção do JC vírus (JCV) em gliomas. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Edmar Silva Santos. Estudo da Estrutura e Requerimento da Proteína Rh137 do Citomegalovírus de Macaco Rhesus para Replicação viral. 2016. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

2.
Claudia Januário dos Santos. INVESTIGAÇÃO DA PRESENÇA DO CITOMEGALOVÍRUS HUMANO EM LESÕES TUMORAIS E SANGUE PERIFÉRICO DE PACIENTES COM GLIOBLASTOMA MULTIFORME. 2014. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

3.
Felipe de Paula Nogueira Cruz. Variabilidade genética no gene da glicoproteína B (gB) do citomegalovírus humano (HCMV) em amostras de sangue de pacientes submetidos a transplante renal. 2012. Dissertação (Mestrado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, . Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

Tese de doutorado
1.
claudia Januário dos santos. Infectividade do citomegalovírus humano (HCMV) em células tumorais de glioblastoma (GBM) e efeito do vírus no tratamento quimioterápico in vitro. 2018. Tese (Doutorado em Biossistemas) - Universidade Federal do ABC, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Fabiane Lucy Ferreira Castro. 2016. Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Maria Cristina Carlan da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claudia Januário dos Santos. Otimização da técnicas de PCR qualitativo e quantitativo para detecção do genoma do HCMV em sangue de pacientes com glioblastoma.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em química) - Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

Iniciação científica
1.
suhailah Salehs. Avaliação da infectividade e expressão gênica do HCMV em diferentes linhagens de Glioblastoma Multiforme. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

2.
Lucas Matheus Stangherlin. Estudo retrospectivo da determinação da presença do citomeglaovírus humano (HCMV) em gliomas. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

3.
Lucas Matheus Stangherlin. Análise de pressão de seleção em proteínas do tegumento do Citomegalovírus Humano (HCMV). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

4.
Graziele Cristina Ferreira Alves. Clonagem, expressão, purificação da proteína pp28 do citomeglaovírus humano (HCMV). 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do ABC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

5.
Claudia Januario dos Santos. Development of a database about HCMV mutants. 2010. Iniciação Científica - Universidade Federal do ABC, Universidade Federal do ABC. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
Bruno Fernandes Galdino da Silva. Investigação do papel do Citomegalovírus Humano HCMV na resistência de células tumorais de glioblastoma (GBM) ao tratamento quimioterápico in vitro. 2015. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do ABC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Cristina Carlan da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:09:58