Paulo Romualdo Hernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6774743936781093
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Tem Graduação e Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Possui Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Como pesquisador tem experiência na pesquisa nos seguintes temas: Teatro de José de Anchieta, história da educação, jesuítas, Brasil Colônia. Como docente tem atuado em Filosofia, Ética, Filosofia da Educação, História da Educação, Fundamentos da Educação e Metodologia do Trabalho Científico, entre outras disciplinas. Publicou o livro O Teatro de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil colônia pela editora Alínea com apoio da FAPESP. Membro permanente do programa de pós-graduação stricto sensu História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas. Membro permanente do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Federal de Alfenas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Romualdo Hernandes
Nome em citações bibliográficas
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Alfenas.
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700,
centro
37130000 - Alfenas, MG - Brasil
Telefone: (35) 32991416
URL da Homepage: www.unifal-mg.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Meraviglia o Teatro de José de Anchieta, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Joaquim Brasil Fontes.
Palavras-chave: História, Jesuítas; Pedagogia, Teatro, Brasil Colônia, Anchieta.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: arte e educaçãp.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
1999 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O Teatro de José de Anchieta. Arte e Pedagogia No Brasil Colônia,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Joaquim Brasil Fontes.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: História, Jesuítas; Pedagogia, Teatro, Brasil Colônia, Anchieta.
1990 - 1993
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.




Formação Complementar


1996 - 1996
Teatro da Crueldade. (Carga horária: 84h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1995 - 1995
O Teatro do Absurdo. (Carga horária: 84h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1994 - 1994
Estética. (Carga horária: 96h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do programa de pós-graduação profissional História Ibérica, disciplina Jesuítas: a educação e a cultura na América portuguesa do século XVI

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto 3, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Fundamentos da educação I (filosóficos e históricos) e Fundamentos da Educação II (sociológicos e antropológicos) Metodologia e Filosofia da Ciência, História da Educação I e II.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor adjtunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Docente do curso de Especialização em Teorias e Práticas Educacionais disciplinas Fundamentos históricos e filosóficos da educação e fundamentos sociológicos e antropológicos da educação.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

08/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estágios do Curso de Pedagogia.
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para elaboração da proposta de Mestrado Profissional em História.
12/2009 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Estudos e de Elaboração da Proposta de Criação do Mestrado em Educação.
08/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

03/2016 - 07/2016
Ensino, História Ibérica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Jesuítas a Educação e a Cultura na América Portuguesa
02/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Teóricos sobre Eduação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Química Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Edcuação II
02/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
08/2012 - 12/2012
Ensino, Geografia Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Ciência
02/2012 - 06/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
02/2012 - 06/2012
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
02/2009 - 03/2012
Direção e administração, Diretoria Geral, Centro de Educação Aberta e A Distância.

Cargo ou função
Coordenador do CEAD CD4.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Ciência
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação II
08/2011 - 10/2011
Ensino, Teorias e Práticas na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I; Fundamentos da Educação II;
02/2011 - 06/2011
Ensino, Química Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
02/2011 - 06/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Educação I
02/2011 - 06/2011
Ensino, Ciências Biológicas - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação II
03/2009 - 12/2010
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenação do programa de extensão Longe: lugar que não existe.
09/2010 - 10/2010
Ensino, Teorias e Práticas na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I e Fundamentos da Educação II
02/2010 - 07/2010
Ensino, Geografia Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
02/2010 - 07/2010
Ensino, Química Licenciatura - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
02/2010 - 07/2010
Ensino, Química Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
08/2009 - 12/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Pesquisa
08/2009 - 12/2009
Ensino, Física Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Teorias e Práticas na Educação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I e II
08/2009 - 12/2009
Ensino, Ciências Biológicas - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação I
03/2009 - 12/2009
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Coordenou o projeto de extensão Curso sobre o ambiente MOODLE.
04/2009 - 11/2009
Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Atividade de extensão realizada
Subcoordenador do projeto Biblioteca popular no programa Semeando Saúde.
02/2009 - 07/2009
Ensino, Ciências da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
02/2009 - 07/2009
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
02/2009 - 07/2009
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
03/2008 - 07/2008
Ensino, Terapêutica Nutricional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa carga horária 24 horas
02/2008 - 07/2008
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
metodologia da pesquisa - carga horária semestral 30 horas
02/2008 - 07/2008
Ensino, enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
02/2008 - 07/2008
Ensino, Geografia Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Pesquisa carga horária semestral 30 horas
08/2007 - 07/2008
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa, carga horária semestral, 30 horas
08/2007 - 07/2008
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Método de Investigação científica, carga horária semestral, 30 horas
08/2007 - 12/2007
Ensino, Química Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Ciência, carga horária semestral, 30 horas
08/2007 - 12/2007
Ensino, Biotecnologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Ciência, carga horária semestral, 30 horas
08/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Ciência, carga horária semestral, 30 horas
08/2007 - 12/2007
Ensino, Geografia Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Pesquisa, carga horária semestral, 30 horas
08/2007 - 12/2007
Ensino, Química Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Filosofia e Metodologia da Pesquisa, carga horária semestral, 30 horas

Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor N2, Carga horária: 40
Outras informações
Docente do Programa de Pós-Graduação. Linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Docentes


Fundação de Apoio a Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas, FACEPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: assessor educação modalidade a distância


Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação, IPQEX, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Membro da diretoria do instituto

Atividades

05/2005 - Atual
Direção e administração, .

Cargo ou função
membro da diretoria.

União das Faculdades de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré, UNOPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 24

Atividades

08/2006 - 06/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Administração
02/2003 - 06/2007
Direção e administração, Instituto Superior de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do curso Pedagogia.
08/2001 - 06/2007
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico, carga horária semestral de 40 horas
Filosofia e Ética, carga horária semestral, 40 horas
08/2001 - 06/2007
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico, carga horária semestral de 40 horas
Filosofia e Ética, carga horária semestral, 40 horas
08/2001 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
supervisão de estágio, carga horária semestral, 36 horas
08/2001 - 06/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico, carga horária semestral de 40 horas
Filosofia e Ética, carga horária semestral, 40 horas
08/2001 - 06/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico, carga horária semestral 40 horas
Filosofia da Educação, carga horária semestral, 40 horas
História da Educação Brasileira, carga horária semestral, 40 horas
História da Educação, carga horária semestral, 40 horas
Pesquisa da Prática Pedagógica, carga horária semestral, 40 horas
08/2001 - 12/2004
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do trabalho científico, carga horária semestral de 36 horas
Filosofia, carga horária semestral, 36 horas

Secretaria de Estado da Educação e UNOPEC, SEE - UNOPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2007
Vínculo: Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: coordenagor pedagógico, Carga horária: 5
Outras informações
coordenador pedagógico do PAI - Projeto de Alfabetização e Inclusão, parceria da UNOPEC E SEE do Estado de |SÃO Paulo

Atividades

05/2003 - 06/2007
Extensão universitária , Faculdade de Pedagogia Unopec e CENP - Semesp, .

Atividade de extensão realizada
coordenação de programa de alfabetização e inclusão.

União das Faculdades de Educação e Ciências Gerenciais de Indaiatuba, UNOPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

06/2002 - 01/2003
Ensino, Sistemas de Informações Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
06/2002 - 01/2003
Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos e Técnicas de Pesquisa

Anglo Campinas, ANGLO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: professor substituto, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8

Atividades

04/2001 - 06/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
História

Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana, DOM BOSCO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: professor horista, Carga horária: 18

Atividades

06/2001 - 01/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
História, Filosofia

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor de História no Projeto Supletivo

Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: empregatício, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 3

Atividades

02/1992 - 12/1994
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Professor de História para educandos jovens e adultos.
03/1991 - 12/1992
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia, Instituto de Filosofia.

Atividade realizada
monitoria de Lógica.

Programa Educativo de Integração Social, PEIS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Projeto de Extensão, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
Este programa é vinculado ao GEPEJA, Grupo de Estudos de Educação de Jovens e Adultos.

Atividades

02/1995 - 11/2002
Extensão universitária , Faculdade de Educaçã - Unicamp, .

Atividade de extensão realizada
professor de história em educação de jovens e adultos.

Secretaria de Estado da Educação São Paulo. Delegacia de Ensino Campinas, 1A. DE-CAMPINAS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor ATP, Carga horária: 24

Atividades

06/1997 - 12/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
História, Filosofia, Sociologia

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2002
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro do Gepeja
Outras informações
Participação como membro de pesquisa do GEPEJA.


Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: pesquisador
Outras informações
Membro de grupo de pesquisa: DEHSCUBRA - Educação, História e Cultura: Brasil, 1549-1759

Atividades

09/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .



Linhas de pesquisa


1.
Educação e Sociedade: questões históricas, filosóficas e sociológicas

Objetivo: A linha dedica-se às pesquisas sobre educação considerando seus pressupostos históricos, filosóficos e sociológicos. Para tanto, considera a educação intrinsecamente vinculada à sociedade, sendo, portanto, econômica, política e historicamente determinada, a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Por meio de tais pressupostos, a linha privilegia a investigação de temas como: história da educação brasileira; história das instituições escolares e suas formas de socialização na produção e constituição do sujeito no contexto escolar; história da profissão docente; trabalho e educação; filosofia e educação; crítica filosófica às teorias pedagógicas. A linha ocupa-se, portanto, de trabalhos investigativos que discutem os aspectos sociais, epistemológicos, psicológicos, éticos, políticos e históricos da educação..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Companhia de Jesus; História da Educação; Cultura brasileira.
2.
Educação e Cultura Brasileira: 1549-1759

Objetivo: Trata-se de pesquisar como se construiu a forma de ser do morador desta terra, Brasil, levando-se em consideração o entendimento que os portugueses tinham do mundo e a diversidade de experiências novas aqui acontecidas, mormente pelo contato com índios e africanos. A nova forma de ser se põe em função do que acontece e é apre(e)ndida como um "proprium" do ser vivente...
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Educação, Cultura, Brasil séculos XVI e XVII.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
A educação jesuítica na América Portuguesa
Descrição: Esta pesquisa tratará da educação jesuítica na América portuguesa, tanto no que diz respeito à educação informal como formal. Abordará a proveniência da educação jesuítica na Europa do século XVI. Investigará os encontros e desencontros entre os significados da educação jesuítica com sua execução na realidade material. O objetivo é investigar o início da educação dos jesuítas, sua instalação, seus métodos, as primeiras formas de escola, seu ensino, primeiros conflitos, a educação nas aldeias e aldeamentos. Analisar-se-á no discurso dos padres nsse evento singular, mas nodal, que permite compreender a tentativa de transposição cultural europeia, especificamente o ensino da doutrina e moral cristãs, na terra dos brasis, e as dificuldades dessa missão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador.
2017 - Atual
Pesquisa sobre como aparecem temas da Península Ibérica do século XVI e início do século XVII nos livros didáticos de História do ensino básico.
Descrição: Neste projeto de pesquisa tem-se a finalidade de investigar, em livros didáticos de História amplamente utilizados para a disciplina de história do ensino fundamental e Médio, como os autores abordam temas relativos à Península Ibérica do século XVI e início do XVII. Pretende-se investigar nos livros didáticos de História como são apresentados temas relativos à Península Ibérica e também como são tratados nesses livros a colonização de Espanha e Portugal na América Portuguesa. Analisar-se-á como os autores dos livros didáticos apresentam o importante encontro cultural acontecido em terras brasileiras quando do domínio português e também, no período da união das coroas ibéricas. Investigar-se-á como aparecem nos livros didáticos de História as missões jesuíticas na América Portuguesa no período de nascimento da Companhia de Jesus e como se apropriam do legado histórico deixado pelos jesuítas em cartas, sermões, peças de teatro, catecismos, entre outros documentos. Pretende-se analisar os ensinamentos que os autores apresentam sobre esse período, como também, as ausências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador / Marcos Roberto de Faria - Integrante / Luiz Antonio Sabeh - Integrante.
2015 - 2017
Projeto educativo da Companhia de Jesus no cenário luso-brasileiro: ideais e execução
Descrição: Esta pesquisa tratará da história e da história da educação jesuítica luso-brasileira. Investigará o estabelecimento da Companhia de Jesus em Portugal e na América Portuguesa, século XVI, até o declínio quando da expulsão da Companhia de Portugal e do Brasil, século XVIII. Pesquisará os encontros e desencontros entre ideais educativos propugnados por Inácio de Loyola, quando da constituição da Companhia e os embates enfrentados pelos inacianos na execução desse projeto com a realidade material e espiritual luso-brasileira. O objetivo é investigar a instalação de escolas e colégios nas cidades portuguesas, nas vilas brasileiras, nos aldeamentos; seus métodos, as Constituições, o Ratio Studiorum; a finalidade de seu ensino. Terá como objetivo, também, investigar a educação não insititucioonal nas aldeias e aldeamentos, nas igrejas, nos palácios e praças portuguesas; analisando seus métodos: os Exercícios Espirituais, os sermões, o teatro e outras formas de inculcar os ideais jesuítas Investigar-se-á, também, as dificuldades da missão educativa jesuítica, conflitos com projetos educativos de reformistas, sobretudo com luteranos e com calvinistas, ou no interior da própria Igreja Católica, notadamente com jansenistas e com oratorianos, e, com a possível resistência dos povos nativos. Analisar-se-á o discurso dos padres em fontes primárias: cartas, sermões, peças de teatro, catecismos, confessionários, obras literárias, documentos oficiais, além de buscar suporte em estudiosos e especialistas no assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador / Marcos Roberto de Faria - Integrante.
2015 - Atual
A educação formal no Brasil após os anos 1920
Descrição: Nesta pesquisa pretendemos investigar as transformações que ocorreram na educação formal, no ensino básico, no ensino superior, a partir dos anos 1920, que foi momento importante de mudanças nos interesses pela formação escolar. É intenção pesquisar as políticas públicas para a escola, para as universidades; as mudanças ocorridas nas instituições escolares durante a República, o aparecimento da educação formal a distância, as preocupações com a educação de jovens e adultos. Investigar o ideal de escola renovada, a educação tecnicista da educação formal no período da ditadura militar. Pretendemos investigar as revoluções que ocorreram na educação formal com o surgimento de novas tecnologias de informação e comunicação. Como caminho para a pesquisa pretendemos avaliar documentos que tratem do assunto, assim como estudo de especialistas nos diversos temas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador / Gabriel Gerber Hornink - Integrante.
2013 - 2016
Ensino da formação cultural brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
Descrição: Pretendemos estudar nesta pesquisa de que maneira é apresentada a história da formação cultural brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio. Pesquisar como o encontro da cultura estrangeira que queria se impor por aqui com a nativa é ensinada nas escolas. Investigar de que forma os manuais de história apresentam o início da colonização do Brasil, a vinda dos jesuítas, o encontro com os nativos das selvas, a introdução do teatro em seu confronto com a dança, a música e os rituais nativos. Analisar como se ensina a ?Dialética da Colonização Brasileira?. Pretendemos fazer, ainda, uma pesquisa descritiva com grupos de professores de história do ensino fundamental e médio para analisar como eles ensinam este importante período da história. Pesquisa descritiva que pretende ser participação-ação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador / Marcos Roberto de Faria - Integrante.
2013 - 2014
As novas tecnologias de informação e comunicação na prática educativa
Descrição: Pesquisa sobre as novas tecnologias de informação e comunicação em uso no curso de Ciências Biológicas na modalidade a distância, portanto, na prática educativa. A pesquisa pretendida terá como objetivo principal trazer para os debates, na Universidade Federal de Alfenas ? MG, estudos sobre as novas tecnologias de informação e comunicação, como Internet, por exemplo, em uso na educação a distância, mas que podem se estender à educação presencial. Inicio o projeto apresentando rápida fundamentação teórica sobre a importância das novas tecnologias de comunicação e informação na prática educativa e um breve histórico do uso delas no Brasil. Destaco algumas questões problematizadoras concernentes ao uso de tecnologias e à educação a distância que deverão ser investigadas e também a justificativa para a pesquisa. Indico os objetivos gerais e específicos que pretendo alcançar e, por fim, descrevo a metodologia e o cronograma de realização da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador.
2011 - 2013
O teatro de José de Anchieta e a formação do brasileiro no Brasil do século XVI
Descrição: Neste projeto, buscar-se-á investigar, mais especificamente, a história da formação do brasileiro no Brasil Colônia, no século XVI, tendo como centro de estudo as peças o ?Diálogo do Padre Pero Dias? e a peça sobre o ?Recebimento que fizeram os índios de Guaraparim ao Padre provincial Marçal Beliarte?, do teatro de José de Anchieta..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Paulo Romualdo Hernandes - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2008 - Atual
Periódico: Revista de Ciências da Educação (Aparecida)
2006 - 2007
Periódico: Intellectus. Revista Acadêmica Digital das Faculdades UNOPEC


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP
2017 - Atual
Periódico: Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Metodologia da Pesquisa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologias Educativas.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2007
Aprovação em concurso para professor substituto, UNIFAL-MG.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PRADO, WILSON DA SILVA2018PRADO, WILSON DA SILVA ; HERNANDES, PAULO ROMUALDO . Os exercícios espirituais e a formação do jesuíta no século XVI. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, p. 323-341, 2018.

2.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2017HERNANDES, P. R.. A Universidade Aberta do Brasil e a democratização do Ensino Superior público. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), p. 1-25, 2017.

3.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2016HERNANDES, P. R.. Meninos órfãos vindos do reino para a América Portuguesa:mestiçagem cultural. Leitura. Teoria & Prática, v. 34, p. 125-139, 2016.

4.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2016HERNANDES, P. R.. Leitura do Auto de São Lourenço de José de Anchieta: Teatro e Pedagogia no aldeamento. Hispanista (Edição em Português), v. XVII, p. 1-15, 2016.

5.
MELO, J. C.2016MELO, J. C. ; HERNANDES, P. R. . Jesuítas e Embates para a Inculcação da Educação e da Cultura Europeia Na América Portuguesa. Revista HISTEDBR On-line, v. 68, p. 18-31, 2016.

6.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2013HERNANDES, P. R.; FARIA, M. R. . Teatro Jesuíta na América Portuguesa. Leitura. Teoria & Prática, v. 31, p. 61-79, 2013.

7.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2013HERNANDES, P. R.. Santa Isabel e Nossa Senhora visitam o teatro de José de Anchieta. Hispanista (Edição em Português), v. 53, p. 1-15, 2013.

8.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2012HERNANDES, P. R.. José de Anchieta, O teatro e a educação dos moços do Colégio de Jesus na Bahia do Século XVI. Revista HISTEDBR On-line, v. 1, p. 24-42, 2012.

9.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2010 HERNANDES, P. R.. Odisseu e o silêncio das sereias: da virtude guerreira à virtude política. Leitura. Teoria & Prática, v. 55, p. 61-67, 2010.

10.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2010 HERNANDES, P. R.. A Companhia de Jesus No Século XVI e o Brasil. Revista HISTEDBR On-line, v. 40, p. 222-244, 2010.

11.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2008 HERNANDES, P. R.. Os Exercícios Espirituais a Companhia de Jesus e a Educação. Revista HISTEDBR On-line, v. 30, p. 292-312, 2008.

12.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2007HERNANDES, P. R.; HERNANDES, M. L. Q. G. . Ih, lá vem o estagiário.... Edubase (UNICAMP), v. X, p. 107-112, 2007.

13.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2007HERNANDES, P. R.. Ao prazer de ler e escrever. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), v. 1, p. 26-32, 2007.

14.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2005HERNANDES, P. R.. Epistemologia. Intellectus. Revista Acadêmica Digital das Faculdades UNOPEC, v. 4, p. 89-91, 2005.

15.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2003HERNANDES, P. R.. Filosofar é responsabilidade de todos. Intellectus. Revista Acadêmica Digital das Faculdades UNOPEC, v. 1, p. 114-122, 2003.

16.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2003HERNANDES, P. R.. Ita, Ita-iuba, Ita-iuba-eté: Considerações sobre os vocábulos indígenas e a cultura européia. Quaestio (UNISO), UNISO_SOROCABA, v. 1, p. 48-65, 2003.

17.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2001HERNANDES, P. R.; Marcos Francisco Martins . A Realidade Grega Como Parteira da Filosofia: uma exposição didática sobre o nascimento e os primeiros passos da filosofia. Revista Educação e Cidadania, Campinas - SP, v. 1, n.2, p. 115-126, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HERNANDES, P. R.. O Teatro de José de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil Colônia.. 1. ed. Campinas: Alínea Editora, 2008. v. 1. 128p .

Capítulos de livros publicados
1.
HERNANDES, P. R.. Produção de Subjetividade Docente na sociedade disciplinar. In: Claudia Gomes. (Org.). Educação, Sociedade e Teorias Pedagógicas reflexões formativas. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 85-100.

2.
FARIA, M. R. ; HERNANDES, P. R. . Entre a expulsão e a acolhida: os jesuítas e os conflitos da Missão na sociedade colonial. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Aparecida de Araújo Barreitos Ribas; Oriomar Skalinsk Júnior. (Org.). Origens da Educação escolar no Brasil Colonial. 1ed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2015, v. III, p. 41-63.

3.
HERNANDES, P. R.. Michel Foucautl: A análise do discurso histórico. In: Marcos Francisco Martins; Ascísio dos Reis Pereira. (Org.). Filosofia e Educação Ensaio sobre autores clássicos. 1ed.São Carlos: EDUFSCAR, 2014, v. 1, p. 415-432.

4.
HERNANDES, P. R.; FARIA, M. R. . Anchieta e o teatro na língua brasílica. In: Cézar de Alencar Arnaut de Toledo; Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribas; Oriomar Skalinski Junior. (Org.). Origens da Educação Escolar no Brasil Colonial. 1ed.Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2013, v. 1, p. 123-154.

5.
HERNANDES, P. R.. Os Exercícios Espirituais e o teatro. In: José Maria de Paiva; Marisa Bittar; Paulo de Assunção. (Org.). Educação, História e Cultura no Brasil Colônia. 1ed.São Paulo: Arké, 2007, v. 1, p. 59-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HERNANDES, P. R.. TEATRO E EDUCAÇÃO JESUÍTICA NA GRANDE ALDEIA DE SÃO LOURENÇO. In: X Seminário Nacional do Histedbr, 2016, Campinas. Anais do X Seminário Nacional do Histedbr 30 anos do Histedbr (1986-2016) Contribuições para a História e a Historiografia da Educação, 2016. v. 1. p. 1-17.

2.
HERNANDES, P. R.. Anchieta e o teatro para os índios e para os estudantes. A pedagogia brasílica na mata e nos Colégios. In: IX Congresso Luso Brasileiro de Histórica da Educação, 2012, Lisboa. Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto: Poro Editora, 2012. v. 1. p. 6663-6677.

3.
HERNANDES, P. R.; HERNANDES, M. L. Q. G. ; REZENDE, M. L. ; LEON, I. O. . O uso de TICs nas universidades públicas brasileiras. A experiência da Universidade Federal de Alfenas. In: Congreso Iberoamericano de Educación, 2010, Bueno Aires. TIC Y Educación, 2010.

4.
HERNANDES, P. R.; REIS, M. P. . O Teatro de Anchieta Para os Meninos do Colégio de Jesus. In: X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção do Conhecimento, 2010, Uberlândia. Anais/X encontro de pesquisa em educação da Anped Centro-Oeste. Uberlândia: Faced, 2010. p. 75-97.

5.
HERNANDES, P. R.. Ñhengatú. A Boa Fala e o teatro de José de Anchieta. In: II Encontro Internacional de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Guajará-Mirim, 2007, Guajará-Mirim. Anais do ... Encontro Internacional de Educação da Universidade Federal de Rondônia, Campus Guajará-Mirim, 2007. v. 1. p. 511-519.

6.
HERNANDES, P. R.. A Encenação para o Espírito. In: IV Encontro Nacional: História, Educação e Cultura Brasileira, 1549-1759., 2004, Maringá. IV Encontro Nacional: História, Educação e Cultura Brasileira, 1549-1759, 2004.

7.
HERNANDES, P. R.. Religiosidade e Cultura Brasileira - Leitura Crítica. In: IV Encontro Nacional: História, Educação e Cultura Brasileira, 1549-1759., 2004, Maringá. IV Encontro Nacional: História, Educação e Cultura Brasileira, 1549-1759, 2004.

8.
HERNANDES, P. R.. O teatro de José de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil Colônia. In: 14o. COLE, 2003, Campinas. Anais do 14 Cole. Campinas: Gráfica da FE, 2003.

9.
HERNANDES, P. R.. A Morte é Alívio para o Cativeiro. In: III Encontro Nacional do Grupo de pesquisa, 2003, Piracicaba. III Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HERNANDES, P. R.. Anchieta e o teatro para os índios e para os estudantes. A pedagogia brasílica na mata e nos colégios. In: IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação Rituais, Espaços & Patrimónios Escolares. Lisboa: colubhe, 2012. v. 1. p. 211-211.

2.
HERNANDES, P. R.. Ética e Responsabilidade Social. In: VI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2007, Campinas. VI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional, 2007. v. 1. p. 200-201.

3.
HERNANDES, P. R.. O Teatro de Anchieta. Teatro medieval na floresta brasileira?. In: II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento, 2003, Campinas. Anais de resumos do II seminário de teses e dissertações em andamento.. Campinas: Graf. Fe, 2003.

4.
HERNANDES, P. R.. O Teatro de José de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil Colônia. In: 14o. Congresso de Leitura do Brasil (COLE), 2003, Campinas. 14 COLE, 2003.

5.
HERNANDES, P. R.; CURY, R. ; MASSON, N. C. ; SILOTO, R. C. . Gestão da Educação Continuada e da Educação à Distância. In: III Congresso Latino-Americano de Administração da Educação, 1997, Campinas. III Congresso Latino_Americano de Administração da Educação, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
HERNANDES, P. R.; LIMA, A. E. S. . Limites dos livros didático lmpressos. as novas tecnologias de informação e comunicação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HERNANDES, P. R.. Teatro e educação jesuítica na grande aldeia de São Lourenço. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
HERNANDES, P. R.. O Teatro de José de Anchieta no aldeamento de São Lourenço. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
HERNANDES, P. R.; BARCHUC, A. R. ; SANTOS, G. . Impactos de políticas educacionais no ensino superior. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HERNANDES, P. R.. Anchieta e o teatro para os índios.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HERNANDES, P. R.. Meninos no Brasil do Século XVI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HERNANDES, P. R.. Meninos no Brasil do Século XVI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
HERNANDES, P. R.. Anchieta e o teatro para os índios e para os estudantes. A pedagogia brasílica na mata e nos colégios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
HERNANDES, P. R.; FARIA, M. R. . América do século XVI: a continuidade dos ideais medievais ibéricos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
HERNANDES, P. R.. Loyola: de peregrino a fundador da Companhia de Jesus. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
HERNANDES, P. R.. Diálogos de Pero Dias e do Padre Marçal Beliarte: José de Anchieta e a Educação dos Meninos Do Colégio de Jesus e dos Índios por meio do Teatro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
HERNANDES, P. R.. Anchieta e o teatro na língua mais usada na costa do Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
HERNANDES, P. R.; HERNANDES, M. L. Q. G. ; REZENDE, M. L. ; LEON, I. O. . O uso de TICs nas universidades públicas brasileiras. A experiência da Univesidade Federal de Alfenas - MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
HERNANDES, P. R.; REIS, M. P. . O Teatro de Anchieta Para os Meninos do Colégio de Jesus. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
HERNANDES, P. R.. Ead, Cultura e produção de subjetividade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
REZENDE, M. L. ; HERNANDES, P. R. . Avaliação de processo seletivo para alunos de um curso de especialização modalidade a distância. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
HERNANDES, P. R.. Fundamentos da Educação |. Alfenas: Universidade Federal de Afenas, 2009 (Material didático para EAD).

2.
HERNANDES, P. R.. Fundamentos da Educação II. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2009 (Material didático para EAD).

3.
HERNANDES, P. R.. Metodologia da Pesquisa. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2009 (Material didático para EAD).

4.
HERNANDES, P. R.. Educação: desafios do mundo tecnológico. Alfenas: Universidade Federal de Alfenas, 2008 (Material didático para EAD).

5.
HERNANDES, P. R.. Senso Crítico 2007 (material didático).

6.
HERNANDES, P. R.. As Sereias de Homero e a Filosofia 2007 (Artigo).

7.
HERNANDES, P. R.. Meraviglia o Teatro de José de Anchieta. Campinas: Faculdade de Educação - UNICAMP, 2006 (Tese de Doutorado).

8.
HERNANDES, P. R.. Estrutura de Pesquisa 2002 (material didático).

9.
HERNANDES, P. R.. O Projeto 2002 (material didático).

10.
HERNANDES, P. R.. O Teatro de Anchieta Arte e Pedagogia no Brasil Colônia. Campinas: Faculdade de Educação - UNICAMP, 2001 (dissertação de mestrado).

11.
HERNANDES, P. R.. As concepções estéticas de arte e o teatro da crueldade de Artaud 1996 (Monografia apresentada para a disciplina O teatro da crueldade de Artaud).

12.
HERNANDES, P. R.. A Filosofia de Samuel Beckett 1995 (Monografia para a disciplina: A mise-en-scene teatral).

13.
HERNANDES, P. R.. Leitura bachelardiana da peça "A Tempestade" William Shakespeare 1994 (Monografia da disciplina de Estética).


Demais tipos de produção técnica
1.
HERNANDES, P. R.. Nascimento da Companhia de Jesus na América portuguesa: Formação da cultura brasileira. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

2.
HERNANDES, P. R.. Nascimento da Companhia de Jesus: Formação da cultura Ocidental no principio da modernidade. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

3.
HERNANDES, P. R.. Clássicos da Sociologia. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - vídeo educacional).

4.
HERNANDES, P. R.. Educação: desafios no mundo tecnológico. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
GIUBILEI, S. ; ARAUJO, A. D. ; FARIAS, A. M. ; OLIVEIRA, L. M. P. ; MARQUES, M. E. ; TURINA, M. F. P. ; HERNANDES, P. R. ; SILOTO, R. C. ; FERRARI, S. C. ; CAMPOS, S. ; PELUSO, T. C. L. ; VELES, V. A. V. ; TORRES, E. A. . Abrindo Diálogos Na Educação de Jovens e Adultos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HERNANDES, P. R.; CASTELLANI FILHO, L.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Gustavo de Melllo Garcez. Pedagogia Histórico-crítica: reflexões didático-metodológicas a partir de produções na Educação e na Educação Física.. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
FARIA, M. R.; HANSEN, J. A.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Leandro Lente de Andrade. Educação no encontro cultural: Jesuítas e nativos na América Portuguesa do século XVI. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

3.
CARLAN, C. U.; CERVEIRA, S. A.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Priscila Guimarães Cornélio. A Inquisição Portuguesa e seus reflexos na Brasil Colonial do Século XVI. 2017. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

4.
HERNANDES, P. R.; COSTA, C. J.; FARIA, M. R.. Participação em banca de Jéssica Cristine de Melo. Pedagogia jesuítica para educação dos nativos na América Portuguesa no século XVI: Nóbrega e Anchieta. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

5.
Marcos Francisco Martins; HERNANDES, P. R.; MARQUES, S. C. M.. Participação em banca de Ricardo Pereira da Silva. O conceito da Cidadania no Ensino de Sociologia no Estado de São Paulo. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos.

6.
HERNANDES, P. R.; CARVALHO, J. P. F.; SIEPIERSKI, C. T.. Participação em banca de Allyson Eduardo da Silva Lima. O arauto e o rei: Padre Antônio Vieira e a construção do Império Português. 2016. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

7.
FARIA, M. R.; PEREIRA FILHO, G.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Cláudia Maria Cabral. Portugal e messianismo o advento da modernidade: um estudo a partir dos escritos políticos do padre Antonio Vieira. 2016. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

8.
COSTA, C. J.; HERNANDES, P. R.; MENEZES, S. L.. Participação em banca de Natália Cristina de Oliveira. A educação jesuítica e o colégio de Santo Antão. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
PAIVA, J. M.; HERNANDES, P. R.; CUNHA, R. C. O. B.. Participação em banca de Antonio Ivan Cesso. Colégios Jesuíticos no Brasil Nos séculos XVI e XVII: Administração dos bens temporais a serviço dos bens divinos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba.

10.
Marcos Francisco Martins; BARBOSA, S. A. M.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Rita de Cássia Santos Almeida. Competência Leitora numa experiência de educação não-formal na ONG Fraternidade do Triângulo Ramatis. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

11.
Marcos Francisco Martins; BARBOSA, S. A. M.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Rita de Cássia Santos Almeida. Competência leitora numa experiência de educação não-formal na ONG Fraternidade do Triângulo Ramatis. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

12.
HERNANDES, P. R.; Marcos Francisco Martins; GOMES, P. T.. Participação em banca de Maria Sandra de Oliveira Gomes Araújo. Os aspectos educativos das intevenções sócio-comunitárias no Jardim Europa de Santa Bárbara do Oeste/SP. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

13.
HERNANDES, P. R.; Marcos Francisco Martins; GOMES, P. T.. Participação em banca de Marilde Terezinha Zuardi Arcaro. Kennedy, a escola de Americana: reconstrução do processo histórico da formação de professores. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

14.
HERNANDES, P. R.; Marcos Francisco Martins; GROPPO, L. A.. Participação em banca de Robson Rossi Fernandes Bueno. Progressão Continuada: O sucesso do fracasso. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano São Paulo.

Teses de doutorado
1.
COSTA, C. J.; ALMEIDA, S. C. D.; SCHULUZEN JUNIOR, K.; FRANCO, V. S.; BARROS, A. M.; HERNANDES, P. R.; AZEVEDO, M. L. N.. Participação em banca de Camilla Barreito Rodrigues Cochia Caetano. Gestão de Sistemas de Educação A Distância: Um estudo comparativo. 2016. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
TOLEDO, C. A. A.; HERNANDES, P. R.; SKALINSKI JUNIOR, O.; PERIOTTO, M. R.; GIMENEZ, J. C.. Participação em banca de Cássia Regina Dias Pereira. O Projeto educativo de dom frei Manuel do Cenáculo no contexto das reformas modernizadoras do ensino em Portugal na segunda metade do século XVIII. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
HERNANDES, P. R.; GOMES, P. T.; DIAS SOBRINHO, J.; MARQUES, W.; GOERGEN, P. L.. Participação em banca de Benedito Aparecido Cirino. Universidade e Moral: uma leitura crítica a partir da filosofia de Henri Berson. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) - Universidade de Sorocaba.

4.
COMPIANI, M.; SANTOS, M. G.; GALEMBECK, E.; SILVA, H. C.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Gabriel Gerber Hornink. Cartografando on line: caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação continuada. 2010. Tese (Doutorado em Ensino e História de Ciências) - Universidade Estadual de Campinas.

5.
FONTES, J. B.; ZAN, J. R.; HERNANDES, P. R.; SILVA, L. L. M.; GALLO, S. D. O.. Participação em banca de Ana Beatriz de Araujo Linardi. VT PICTURA POESIS - Dom Quixote e Dalí. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas.

Qualificações de Mestrado
1.
FARIA, M. R.; HERNANDES, P. R.; RUI, A. J.. Participação em banca de Jônatas de Lacerda. Reforma e Contrarreforma: A missão Jesuítica - um estudo a partir de Vieira. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
FERRAREZI JUNIOR, C.; NEDER, M. A. V.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Reginaldo Ferreira. A escola pública como engrenagem da máquina oficial de silenciamento. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

3.
EUGENIO, A.; SIEPIERSKI, C. T.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Altino Sérgio Dias de Oliveira. A cartografia como representação e legitimação das conquistas das Américas Hispânica e Lusitana no século XVI. 2017.

4.
HERNANDES, P. R.; SABEH, L. A.; SIEPIERSKI, C. T.. Participação em banca de Maria Regina Teixeira Weckwerth. A intolerância aos judeus nos reinados de D. Manuel e D. João III. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

5.
HERNANDES, P. R.; CASTELLANI FILHO, L.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Gustavo de Mello Garcez. Pedagogia Histórico-crítica: reflexões didático-metodológicas a partir de produções na Educação e na Educação Física. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

6.
FARIA, M. R.; HANSEN, J. A.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Lendro Lente de Andrade. Homens de Preto na Terra dos Papagaios. Jesuítas e nativos na América Portuguesa do século XVI: culturas, embates e estratégias na educação. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

7.
EUGENIO, A.; FARIA, M. R.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Ademir Dias de Aguiar. Narrativas de autores ibéricos sobre os índios do Brasil no século XVI. 2016.

8.
SIEPIERSKI, C. T.; HERNANDES, P. R.; CERVEIRA, S. A.. Participação em banca de Bruno Hermes de Oliveira Santos. Corpo e conhecimento: as técnicas corporais nos exercícios espirituais inacianos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

9.
CARLAN, C. U.; HERNANDES, P. R.; SABEH, L. A.. Participação em banca de Priscilla Guimarães Cornélio. A Inquisição Portuguesa e seus reflexos no Brasil colonial. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

10.
EUGENIO, A.; FARIA, M. R.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Ademir Dias de Aguiar. Narrativas de autores ibéricos sobre os índios do Brasil no século XVI: alteridade e conquista. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

11.
HERNANDES, P. R.; COSTA, C. J.; FARIA, M. R.. Participação em banca de Jéssica Cristine de Melo. Educação jesuítica na América Portuguesa e a pedagogia brasílica: Nóbrega e Anchieta. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal de Alfenas.

12.
FARIA, M. R.; SIEPIERSKI, C. T.; HERNANDES, P. R.. Participação em banca de Cláudio Maria Cabral. Portugal e Messianismo no Advento da Modernidade. Um estudo a partir dos escritos políticos do Padre Antônio Vieira. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, P. C.; HERNANDES, P. R.; FARIA, M. R.. Participação em banca de Isabela Cristina Esteves Pereira.A razão e a formação do caráter segundo a filosofia da educação de Platão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas.

2.
FARIA, M. R.; HERNANDES, P. R.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Marcos Tadeu da Silva.Entre embates e conflitos: uma análise das estratégias de catequese indígena nas cartas do Padre Manuel da Nóbrega. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.

3.
FARIA, M. R.; HERNANDES, P. R.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Marcos Tadeu da Silva.Entre embates e conflitos: uma análise das estratégias de catequese indígena nas cartas do Padre Manuel da Nóbrega. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.

4.
FARIA, M. R.; HERNANDES, P. R.; SILVA, R. A.. Participação em banca de Erika Aparecida Cardoso Azola.Pregação Cristã versus costumes indígenas: os jesuítas e o embate cultural com os índios na América Portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Alfenas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, V. A.; PRADO, J.; HERNANDES, P. R.. Concurso para contratação de docente UFSCAR. 2016. Universidade Federal de São Carlos.

2.
FELICIO, H. M. S.; HERNANDES, P. R.; OLIVEIRA, F.; MARIANO, A. L. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de professor de 3 grau. 2011. Universidade Federal de Alfenas.

3.
HERNANDES, P. R.; SILVA, F. B.; SILVA, C. P. B.; OLIVEIRA, F.; Marcos Francisco Martins. Banca examinadora do concurso público de provas e títulos, edital 037/2010. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

4.
NOGUEIRA, P. H. Q.; FELICIO, H. M. S.; HERNANDES, P. R.; PANIZZOLO, C.; OLIVEIRA, F.. Banca examinadora do consurso público de provas e títulos, edital 40/2010. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

5.
HERNANDES, P. R.; ALVES, E. V.; SILVA, J. G.; OLIVEIRA, F.; REZENDE, M. L.. Banca examinadora do concurso público de provas e títulos, edital 092/2010. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

6.
FELICIO, H. M. S.; OLIVEIRA, F.; SIEPIERSKI, C. T.; HERNANDES, P. R.; CONCEICAO, M. R.. Banca examinadora de concurso público de provas e títulos, edital 094. 2010. Universidade Federal de Alfenas.

7.
HERNANDES, P. R.. Banca Examinadora de concurso público de provas e títulos edital 044/2009. 2009. Universidade Federal de Alfenas.

8.
SCHENENDORF, J. M.; SONCINI, R.; ALVES, E. V.; HERNANDES, P. R.; WEIGERT, C.. Banca Examinadora do concurso público de provas e títulos, edital 061/2009. 2009. Universidade Federal de Alfenas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. 2016. (Encontro).

2.
II Congresso Internacional Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI proj. O Teatro de José de Anchieta no aldeamento de São Lourenço. 2016. (Congresso).

3.
Encontro Internacional Viaxeiros: do Antigo ao Novo Mundo. Meninos órfãos vindos do reino para a América Portuguesa do século XVI. 2015. (Congresso).

4.
I Congresso Internacional - Península ibérica: Antiguidade, Medievo did. O protagonismo dos jesuítas no Brasil do século XVI.. 2014. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional - Península ibérica: Antiguidade, Medievo did. À procura de redenção, os jesuítas chegam ao Novo Mundo: uma brebe análise nos livros didáticos. 2014. (Congresso).

6.
IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Anchieta e o teatro para os índios e para os estudantes. A pedagogia brasílica na mata e nos colégios. 2012. (Congresso).

7.
I SIMDES DEHSCUBRA.Diálogo de Pero Dias e do Padre Marçal Beliarte: José de Anchieta e a educação dos meninos do Colégio de Jesus. 2011. (Simpósio).

8.
VIII Congresso de Ensino Superior a Distância. 2011. (Congresso).

9.
V Simpósio Internacional de História: Culturas e Identidades.Loyola: de peregrino a fundador da Companhia de Jesus. 2011. (Simpósio).

10.
II colóquio regional Ead, cultura e produção de Subjetividade. 2010. (Outra).

11.
II Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana.Anchieta e o teatro na língua mais usada na costa do Brasil. 2010. (Simpósio).

12.
Semana - Científico Cultural.Educação e suas Tecnologias da Informação. 2010. (Outra).

13.
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. 2010. (Encontro).

14.
X Encontro de Pesquisa em Educação da Anped Centro-Oeste: Desafios da Produção do Conhecimento.O teatro de José de Anchieta para os meninos do Colégio de Jesus. 2010. (Encontro).

15.
Ead, Cultura e Produção de Subjetividade.Educação: Desafios no Mundo tecnológico. 2009. (Oficina).

16.
Ead, Cultura e Produção de Subjetividade.Experiência em Rede II. 2009. (Outra).

17.
I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Avaliação de processo seletivo para alunos de um curso de especialização modalidade à distância. 2009. (Encontro).

18.
I Encontro Internacional do Sistema Universidade Aberta do Brasil. 2009. (Encontro).

19.
II Seminário Nacional Sobre Formação de Professores.Ead, Formação de Professores e Práticas Escolares. 2009. (Seminário).

20.
Metodologia e didática no ensino superior. 2009. (Outra).

21.
VIII Encontro do grupo de pesquisa Educação História e Cultura: Brasil, séc XVI - XVIII. 2009. (Encontro).

22.
O FUNDEB e seus impactos nos sistemas municipais de ensino. 2007. (Outra).

23.
VII Encontro do Grupo de Pesquisa - Dehscubra: Educação, História e Cultura no Brasil (1549-1759).Debate sobre o tema Os Jesuítas e a alma indígena. 2007. (Encontro).

24.
VI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional. 2007. (Simpósio).

25.
VI Simpósio do Laboratório de Gestão Educacional.Ética e Responsabilidade Social. 2007. (Simpósio).

26.
Estágios e Práticas na formação de professores. 2006. (Outra).

27.
Gestão Escolar.Ética nas Organizações. 2006. (Outra).

28.
O olhar do ensino superior nos seus diversos matizes. 2006. (Seminário).

29.
Teleduc - Ambiente de Ensino a Distância.Teleduc - Ambiente de Ensino a Distância. 2005. (Outra).

30.
2a. EDUPEC. 2004. (Outra).

31.
9 Encontro de Educadores de Indaiatuba.PAI-Programa de Alfabetização Inclusiva. 2004. (Encontro).

32.
Aula-Oficina.Conhecimento e Verdade: A Matriz da Noção da Descoberta. 2004. (Oficina).

33.
III Seminário de Teses e Dissertações em Andamento.O Teatro Medieval Na Floresta Brasileira do Século XVI. 2004. (Seminário).

34.
II Seminário Paulo Freire.II Seminário de Paulo Freire. 2004. (Seminário).

35.
IV Encontro Nacional: História, Educação e Cultura Brasileira, 1549-1759..A encenação para o espírito. 2004. (Encontro).

36.
IV Encontro Nacional: História, Educação e Cultura Brasileira: 1549 - 1759. 2004. (Encontro).

37.
1. edupec.1a. Edupec. 2003. (Encontro).

38.
14 Congresso de Leitura do Brasil. O Teatro de José de Anchieta. Arte e Pedagogia no Brasil Colônias. 2003. (Congresso).

39.
Filosofia e Ensino: possibilidades e desafios.Filosofia é antes de tudo uma atitude. 2003. (Simpósio).

40.
III Encontro Nacional do Grupo de pesquisa.A morte é remédio para o cativeiro. 2003. (Encontro).

41.
Políticas públicas para a educação.Políticas Públicas para a Educação. 2003. (Encontro).

42.
Políticas públicas para a educação: olhares diversos sobre o período de 1995.Políticas Públicas para a Educação: Olhares diversos sobre o período de 1995. 2003. (Encontro).

43.
25a. Reunião da Anped. 2002. (Outra).

44.
7 Encontro de Educadores de Indaiatuba.Educação de Jovens e Adultos. 2002. (Oficina).

45.
As Possibilidades da Democracia.O nascimento da Democracia na Grécia Antiga. 2002. (Outra).

46.
Colóquio Temático em Educação.O Teatro de José de Anchieta: arte e pedagogia no Brasil Colônia. 2002. (Outra).

47.
II Simpósio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos.Estudo do Meio: uma técnica integradora. 2002. (Oficina).

48.
Introduçao ao Frontpage 2000.Introdução ao FrontPage 2000. 2002. (Oficina).

49.
Encontro de Pesquisadores de Educação e Formação da Cultura Brasileira: 1549 - 1759.Ita, Ita-iuba, Ita-iuba-eté: considerações sobre os vocábulos indígenas e a cultura européia. 2001. (Encontro).

50.
Foucault, a literatura e a história.Foucault, a Literatura e a História. 1999. (Outra).

51.
11o. Encontro sobre Leitura do Brasil (COLE). 1997. (Encontro).

52.
III Congresso Latino-Americano de Administração da Educação.Gestão da Educação Continuada e Da Educação à Distância. 1997. (Simpósio).

53.
Semana de Estudos de Filosofia. 1996. (Outra).

54.
Ética Hoje. 1992. (Outra).

55.
Simpósio Pensamento Paulo Freire. 1992. (Simpósio).

56.
6a. Conferência Brasileira de Educação. 1991. (Outra).

57.
Encontro de Filosofia Analítica. 1991. (Encontro).

58.
Filosofia e Método Científico. 1991. (Outra).

59.
Filosofia Rumo ao Século XXI. 1991. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, F. ; HERNANDES, P. R. . Seminário: Pesquisa em Educação no Brasil. 2015. (Outro).

2.
RUI, A. J. ; HERNANDES, P. R. . I Congresso Internacional - Península Ibérica: Antiquidade, Medievo e suas projeções para o século XVI. 2014. (Congresso).

3.
RUI, A. J. ; HERNANDES, P. R. . I Encontro Nacional dos Mestrados Profissionais da área de História. 2014. (Outro).

4.
HERNANDES, P. R.; NASCIMENTO, R. C. S. . VI Simpósio Internacional de Hisótia Cultura e Identidades. 2013. (Outro).

5.
RUI, A. J. ; HERNANDES, P. R. . I Congresso nacional - Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções no século XVI. 2012. (Congresso).

6.
HERNANDES, P. R.. I Colóquio em EAD, Cultura e Produção de Subjetividade. 2009. (Outro).

7.
HERNANDES, P. R.. 4a. Edupec. 2006. (Outro).

8.
HERNANDES, P. R.. 3a. Edupec. 2005. (Outro).

9.
HERNANDES, P. R.; SCOMPARIM, V. ; BRAVO, I. . 2a. Edupec. 2004. (Outro).

10.
HERNANDES, P. R.; SCOMPARIM, V. ; BRAVO, I. . 1a. EDUPEC. 2003. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Wilson da Silva Prado. A pedagogia jesuítica. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).

2.
Mayara Romancini Rennó de Assis. Sérgio Buarque de Hollanda e Jessé de Souza: Duas annálises weberianas acerca da herança colonial portuguesa na formação do Brasil. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).

3.
Maria Regina Weckwerth. A intolerância aos judeus e a inquisição. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Gustavo de Mello Garcez. Pedagogia Histórico-Crítica, suas produções e limites didático-metodológicos na Educação Física. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, . Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

2.
Jéssica Cristine de Melo. PEDAGOGIA JESUÍTICA PARA EDUCAÇÃO DOS NATIVOS NA AMÉRICA PORTUGUESA NO SÉCULO XVI: NÓBREGA E ANCHIETA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, . Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

3.
Allyson Eduardo da Silva Lima. Vieira e o Sebastianismo. 2014. Dissertação (Mestrado em História Ibérica) - Universidade Federal de Alfenas, . Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luciana Silva Peters Soares. Sobre a água. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

2.
Magna Aparecida da Silva. A leitura no desenvolvimento da linguagem infantil. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

3.
Márcia Aparecida da Silva. Educação alimentar e nutricional. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

4.
Suelaine Torres Nascimento. CONSTRUÇÃO MORAL DA CRIANÇA: DESENVOLVIMENTO A PARTIR DAS RELAÇÕES HUMANAS.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

5.
Rosa Maria de Souza. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA DO NOME NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCANDO É QUE SE APRENDE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

6.
Maria Donizete Ferreira. A LEITURA COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇAO DO ALUNO-LEITOR. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

7.
Jeferson Candido. Roda da Conscientização. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

8.
Jorgia Aparecida Pereira. Filosofar e educar. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

9.
Amanda Garcia Bernardes Oliveira. Formação de pequenos leitores. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

10.
Eviane Aparecida Coelho Fonseca. O USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

11.
: Marcia Prado de Souza Prasse. EDUCAÇÃO E A VIDA EM SOCIEDADE. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

12.
Vanessa Rusig da Silva. Circulando de mãos dadas com ética na educação infantil. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

13.
Rosângela Carvalho Brandão Leme. A violência no contexto escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

14.
Sebastião Donizeti da Silva. Práticas docentes na escola básica: o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

15.
Sabrina Magalhães. Informatização na educação infantil no município de Ribeirão Preto. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

16.
Magali dos Santos Maronez. A inserção das novas tecnologias da informação no ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

17.
Marli de Oliveira. O uso de computador no processo ensino aprendizagem no ensino fundamental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Teorias e Práticas na Educação) - Universidade Federal de Alfenas, CAPES/UAB. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jônatas de Lacerda. A INSTITUIÇÃO DO RATIO STUDIORUM, O ENSINO JESUÍTICO E OS REFLEXOS DESSA NORMATIZAÇÃO NO ENSINO CONTEMPORÂNEO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

2.
Polyana Martins de Oliveira. Breve história da educação da formação docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

3.
Murilo Massoni. As tecnologias no ensino de química. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Alfenas. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

4.
Elisângela Alves de Lima. A Indisciplina e o contexto escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

5.
Terezinha Aguiar Cardozo Borges. Violência e educação: uma grande contradição. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

6.
Maria Marcelo da Silva e Tereza Ishikawa dos Santos. Jogos e brincadeiras o comportamento infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

7.
Shirlei de Fátima Bertazine. A Literatura Infantil e a Importância da Leitura. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - união das faculdades de ciências gerenciais e de educação de sumare. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

8.
Vanusa C. da Silva Faria, Gisele C. Balardin Rosada. Dificuldades na alfabetização uma abordagem sócio-cultural e pedagógica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - união das faculdades de ciências gerenciais e de educação de sumare. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

9.
Ana Paula de Oliveira Carvalho. Brinquedoteca. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - união das faculdades de ciências gerenciais e de educação de sumare. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

10.
Sara M de Souza, Clarice Sanchez Rodrigues. Inclusão x Integração. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - união das faculdades de ciências gerenciais e de educação de sumare. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

11.
Regina de Fátima Cunha Martins. A Violência dentro da Escola. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - união das faculdades de ciências gerenciais e de educação de sumare. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

12.
Geneci P. Moreira da Silva, Lucilene Omborgo. Lidando com a agressividade infantil. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - união das faculdades de ciências gerenciais e de educação de sumare. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

13.
Maria Angelica Colleto e Vera Lucia Duarte. Fracasso Escolar: A culpa é de quem?. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

14.
Luciana Lemes Oliveira e Priscila Christine Siqueira. O desenvolvimento infantil na perspectiva do brincar e da brincadeira. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação e Ciências Gerenciais de Sumaré. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

Iniciação científica
1.
Adriana Oliveira Ferreira. As novas tecnologias de informação e comunicação na prática educativa. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Biológicas - EAD) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

2.
Marcus Paulo dos Reis. ESTUDO SOBRE A MUSICA INDÍGENA EM SEU ENCONTRO COM A PORTUGUESA E O PAPEL PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO BRASILERO. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.

3.
Raphael Faria de Souza. A Educação A Distância e as tics. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Alfenas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Paulo Romualdo Hernandes.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
HERNANDES, P. R.;HERNANDES, PAULO ROMUALDO2013HERNANDES, P. R.. Santa Isabel e Nossa Senhora visitam o teatro de José de Anchieta. Hispanista (Edição em Português), v. 53, p. 1-15, 2013.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HERNANDES, P. R.; NASCIMENTO, R. C. S. . VI Simpósio Internacional de Hisótia Cultura e Identidades. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 9:29:00