Delano Moody Simões da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6137177500175585
  • Última atualização do currículo em 04/10/2018


Formei em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) em 1995 e ingressei no mestrado em Ecologia. Ao final do mestrado (1998) comecei a lecionar biologia e ciências na educação básica, permanecendo nessa atividade até 2005. De 2000 a 2008 também lecionei no ensino superior de instituições particulares em cursos de Enfermagem, Nutrição, Biologia, Farmácia e Biomedicina. Durante esse período ingressei no doutorado em Ecologia da UnB, concluindo o curso em 2005. No ano de 2006 entrei como professor visitante na UnB e permaneci até 2008 ministrando disciplinas no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Durante esse período tive oportunidade de trabalhar como tutor e supervisor do curso de Licenciatura de Biologia à distância (Licbio). Após esse período fui supervisor e coordenador de formação do programa Ciência em Foco que tinha como objetivo proporcionar uma mudança no ensino de ciências das escolas públicas do DF. Permaneci nesse programa até 2009 quando entrei como professor adjunto na UnB para o curso de licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Tenho como áreas de interesse formação de professores de ciências, ensino de ciências e recursos didáticos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Delano Moody Simões da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, D. M. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Campus Planaltina.
Área Universitária n. 1 - Vila Nossa Senhora de Fátima
Planaltina
73000-000 - Brasilia, DF - Brasil
Telefone: (61) 33085185
URL da Homepage: http://e-groups.unb.br/fup/index.htm


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: ESTRUTURA POPULACIONAL, FENOLOGIA, CRESCIMENTO E EFEITO DE PODA EM LYCHNOPHORA ERICOIDES MART. (ASTERACEAE), Ano de obtenção: 2006.
Orientador: John Du Vall Hay.
Palavras-chave: fenologia; poda; remoção de ramos; cerrado; arnica.
Grande área: Ciências Biológicas
1996 - 1998
Mestrado em Ecologia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Comparação da Fenologia Reprodutiva de Qualea grandiflora (Vochsyaceae) em três áreas de cerrado sensu stricto,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: John Du Vall Hay.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Qualea; cerrado; fenologia; sucesso reprodutivo; fruit-set.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.
1990 - 1995
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.




Formação Complementar


2006 - 2006
Extensão universitária em Formação para tutoria em Lic. em Biol. a Distância. (Carga horária: 90h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1994 - 1994
Ecologia Evolutiva. (Carga horária: 10h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1991 - 1991
Extensão universitária em Vegetação da Fazenda Água Limpa. (Carga horária: 48h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1991 - 1991
Serpentes Brasileiras. (Carga horária: 10h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
1991 - 1991
Engenharia Genética de Microrganismos. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1991 - 1991
Genética Clássica de Microrganismos. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador do Subprojeto de Licenciatura em Ciências Naturais (FUP/UnB) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisão de tutoria, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ensino de Ciências
08/2015 - Atual
Ensino, Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos
09/2012 - Atual
Direção e administração, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Coordenador de Graduação - Licenciatura em Ciências Naturais Noturno.
09/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Representante do Curso de Licenciatura de Ciências Naturais Noturno.
01/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Planaltina, .

03/2016 - 08/2016
Ensino, Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em Ensino de Ciências 1
2011 - 12/2015
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências 1
07/2013 - 01/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Representante da FUP na Câmara de Ensino e Graduação.
06/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Didáticos
06/2012 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Abordagem do corpo humano no ensino de ciências
2010 - 7/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Ensino de Ciências 1
09/2010 - 09/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Planaltina, .

Cargo ou função
Representante da Área de Educação no Conselho da FUP/UnB.
1/2011 - 1/2012
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Botânica de Campo 2
2010 - 2010
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistema Educacional Brasileiro
08/2006 - 12/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Módulo 4
Módulo 3
Módulo 1
Módulo 2
07/2006 - 07/2008
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia
Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências
Métodos de Ensino em Biologia

Sangari do Brasil, SANGARI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Supervisão de tutoria, Enquadramento Funcional: Supervisor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Implementação do programa "Ciência em Foco" nas escolas de Ensino Fundamental da Secrertaria de Educação do DF. Principais atividades: 1. Organização e orientação do trabalho de tutores da Sangari. 2. Organzação e realização de formação continuada de professores da rede pública e tutores da Sangari.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Formação, Carga horária: 40
Outras informações
Implementação do programa "Ciência em Foco" nas escolas de Ensino Fundamental da Secrertaria de Educação do DF. Principais atividades: 1. Organização e orientação do trabalho de tutores e supervisores da Sangari. 2. Organzação e realização de formação continuada de professores da rede pública, tutores e supervisores da Sangari.


Faculdade Jk, FACJK, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 26

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
2/2000 - Atual
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Bioestatística
Metodologia da Pesquisa
2/2002 - 12/2004
Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ecologia de Populações
Bioestatística
Ecologia Geral

Instituto Presbiteriano Mackenzie - DF, MACKENZIE/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Fundamental, Carga horária: 26

Atividades

02/2005 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências
08/2004 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Centro Educacional La Salle, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 30

Atividades

05/1998 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

Colégio Jk, JK, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio, Carga horária: 30

Atividades

05/1997 - 06/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Biologia

University of Ottawa, U.OTTAWA, Canadá.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante
Outras informações
Licença Capacitação na Universidade de Ottawa com o desenvolvimento e acompanhamento de atividades acadêmicas e para coleta de dados do projeto ""Supervisão de estágio supervisionado de ensino: conhecer para avançar" em colaboração com o Prof. Dr. Giuliano Reis.


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordnador Adjunto PNLD 2019 - Anos Iniciais, Carga horária: 6



Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores
2.
Recursos Didáticos no Ensino de Ciências


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Supervisão de estágio supervisionado de ensino: conhecer para avançar
Descrição: Considerando que o estágio supervisionado de ensino é um dos momentos mais importantes no processo de formação dos futuros docentes e que os professores da escola que supervisionam os alunos estagiários desempenham um papel fundamental nesse processo, esse projeto tem como objetivos identificar e conhecer os professores que recebem alunos estagiários da FUP, conhecer a percepção que estes professores têm sobre o estágio no processo de formação dos futuros professores e o papel deles nesse processo. A partir dessas informações pretendemos propor estratégias que aproximem mais os espaços de formação (universidade e escola), bem como auxiliar o professor a compreender e exercer o seu papel de formador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Delano Moody Simões da Silva - Coordenador / Ana Julia Lemos Alves Pedreira - Integrante / Viviane Aparecida da Silva Falcomer - Integrante / Dominique Barros da Costa - Integrante / Angélica Satiyo de Mendonça Fukushi - Integrante / Wellington da Silva Moreira - Integrante.
2016 - 2017
As contribuições do Pibid para o processo de formação de professores na Universidade de Brasília (UnB).
Descrição: Este estudo tem como objetivo conhecer e compreender os diversos modelos de formação de professores presentes nos subprojetos da UnB e, a partir dessa análise, entender como esses podem influenciar e melhorar os processos de formação de professores na Universidade de Brasília..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Delano Moody Simões da Silva - Coordenador / Ana Julia Lemos Alves Pedreira - Integrante / Juliana Eugenia Caixeta - Integrante / maria do amparo sousa - Integrante.
2014 - 2016
O papel do PIBID na formação de professores de Ciências Naturais
Descrição: O presente estudo pretende avaliar a influência do PIBID na formação do futuros professores de ciências naturais e dos professores já formados que atuam como supervisores do programa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2013
O ensino de botânica na educação básica: a abordagem dos conteúdos de botânica nos livros didáticos dos ensinos fundamental e médio.
Descrição: O presente projeto possui como objetivos analisar os conteúdos de botânica e sua forma de abordagem nos LD de ciências e biologia que estão presentes nos Guias do Livro Didático 2011 (Ciências) e 2012 (Biologia). Além disso, verificar se os conteúdos e sua forma de abordagem estão coerentes com o que é proposto pelos PCN´s e pelo currículo da SEDF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - Atual
IMPLANTAÇÃO DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS DA FACULDADE UNB PLANALTINA
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2011 - Atual
PIBID -FUP
Descrição: O PIBID-FUP tem como objetivos proporcionar melhoria do ensino de ciências na região de Planaltina, pela aproximação entre escola e universidade, assim como pela reflexão da prática docente por parte de nossos alunos e professores da educação básica. Além disso, estaremos contribuindo para o crescimento e consolidação de nosso curso..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Delano Moody Simões da Silva - Coordenador / Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Outra.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Ciências em Foco


Revisor de projeto de fomento


2012 - 2012
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Inicial de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Paraninfo da Turma de Licenciatura de Ciências Naturais, FUP-UnB.
2012
Professor Homenageado pela turma de Licenciatura em Ciências Naturais, Faculdade UnB Planaltina.
2011
Professor homenageado pela turma de Licenciatura de Biologia a Distância (LICBIO), Universidade de Brasília.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, D. M. S.2018SILVA, D. M. S.; PORTO, F. S. ; FALCOMER, V. A. S. . AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ONLINE), v. 20, p. 1-22, 2018.

2.
SILVA, D. M. S.2017SILVA, D. M. S.; ROCHA, D. M. S. ; PEDREIRA, A. J. L. A. . Formando professores de Ciências Naturais: uma experiência com a aprendizagem baseada em problemas (ABP). Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 2231-2235, 2017.

3.
SILVA, D. M. S.2017SILVA, D. M. S.; ARRAIS, A. A. M. ; GUIMARES, E. M. . Estudando serpentes no zoológico: indo além dos conceitos. Ensenanza de Las Ciencias, v. extra, p. 1531-1535, 2017.

4.
CAIXETA, J. E.2017CAIXETA, J. E. ; SILVA, D. M. S. ; LIMA, L. M. ; ALVES, E. B. S. . Entrevistas narrativas mediadas por instrumentos: investigações sobre a identidade docente. LINHAS CRÍTICAS (UNB), v. 23, p. 268-289, 2017.

5.
XAVIER, R. A.2017XAVIER, R. A. ; ARRAIS, A. A. M. ; GUIMARES, E. M. ; SILVA, D. M. S. ; FALCOMER, V. A. S. . CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS (1998-2015). REVISTA DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, v. 7, p. 24-34, 2017.

6.
RAZUCK, R. C. S. R.2016RAZUCK, R. C. S. R. ; SILVA, D. M. S. . Animais do Cerrado: indo além da sala de aula. Ciência e Natura, v. 38, p. 484-493, 2016.

7.
SILVA, D. M. S.2016SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. L. A. . A percepção dos alunos estagiários licenciandos em Ciências Naturais do papel dos professores supervisores da escola. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 412-427, 2016.

8.
ARRAIS, A. A. M.2016ARRAIS, A. A. M. ; PORTO, F. S. ; BATISTA, L. S. ; CAMARGO, G. F. ; LISBOA, M. M. ; SILVA, D. M. S. . O relato de um projeto interdisciplinar sobre o tema água: uma expeirência no âmbito do PIBID de Ciênicas Naturais. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 2674-2683, 2016.

9.
ARRAIS, A. A. M.2016ARRAIS, A. A. M. ; SOUSA, W. A. ; VASCONCELOS, M. C. C. S. E. ; SATURNINO, S. V. V. ; CORREIA, E. ; SILVA, D. M. S. . Um relato de experiência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): Trabalhando a temática higiene na educação integral. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 2684-2694, 2016.

10.
BARROS, G. D.2016BARROS, G. D. ; SILVA, D. M. S. . O uso de um recurso didático como subsídio para o ensino de genética. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 4250-4261, 2016.

11.
ARRAIS, A. A. M.2014ARRAIS, A. A. M. ; RAZUCK, R. C. S. R. ; BARBOSA, M. A. F. ; SILVA, D. M. S. . A Inserção do pluralismo metodológico nas aulas de educação nutricional: um relato de experiência. Iniciação & Formação Docente, v. 1, p. 1-14, 2014.

12.
SILVA, D. M. S.2012 SILVA, D. M. S.; XIMENEZ, M. A. B. ; PEDREIRA, A. J. L. A. . Formação de biólogos: uma comparação entre cursos presenciais e à distância. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 15, p. 171-190, 2012.

13.
SOUZA, B. M.2012SOUZA, B. M. ; FRANCA, A. R. N. ; SANTOS, T. C. S. ; AGUIAR, F. A. ; SILVA, D. M. S. ; Razuck, R. C. S. R . A atuação do PIBID no processo de elaboração de atividades lúdicas - O ensino de anfíbios e répteis com jogos pedagógicos. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-9, 2012.

14.
SILVA, D. M. S.2012SILVA, D. M. S.; Razuck, R. C. S. R . Aulas de campo para o Ensino Fundamental: Contribuições para a percepção dos alunos sobre o meio ambiente. Revista da SBEnBIO, v. 5, p. 1-12, 2012.

15.
MORAIS, H. C.1999MORAIS, H. C. ; DINIZ, I. R. ; SILVA, D. M. S. . Caterpillar seasonality in a central Brazilian cerrrado. Revista de Biología Tropical, v. 47, n.4, p. 1025-1033, 1999.

Capítulos de livros publicados
1.
GUIMARES, E. M. ; SILVA, D. M. S. . Conteúdos: do que estamos falando?. In: Maria de Lourdes Lazzari de Freitas. (Org.). Uma proposta da construção da tridimensionalidade dos conteúdos no ensino de serpentes para professores da educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 11-16.

2.
ARRAIS, A. A. M. ; GUIMARES, E. M. ; SILVA, D. M. S. . O ensino de serpentes: inserindo os conteúdos atitudinais e procedimentais. In: Maria de Lourdes Lazzari de Freitas. (Org.). Uma proposta da construção da tridimensionalidade dos conteúdos no ensino de serpentes para professores da educação básica. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 43-79.

3.
SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. L. A. . A abordagem da ecologia nos livros didáticos de ciências no ensino fundamental. In: Ricardo T. Neder; Flávio Murilo Pereira Costa. (Org.). Ciência, tecnologia, sociedade (CTS) na construção da agroecologia. 1ed.Brasilia: Universidade de Brasília, 2014, v. , p. 49-58.

4.
GARCIA, L. ; SILVA, D. M. S. . Prática de Ensino. In: Dulce Rocha. (Org.). Desenvolvimento e Crescimento (Módulo 4). 1ed.Brasília: Universidade Brasília, 2008, v. , p. 1-6.

5.
SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. L. A. . Dinâmica Populacional. In: Dulce Rocha. (Org.). Desenvolvimento e Crescimento (Módulo 4). Brasília: Universidade Brasília, 2008, v. 4, p. 7-22.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARROS, G. D. ; RIBEIRO, A. M. ; SILVA, D. M. S. . O uso de Recursos Didáticos no Ensino de Genética: Investigando as Produções Acadêmicas Nacionais. In: XI ENPEC, 2017, Florianópolis. XI ENPEC, 2017. p. 1-9.

2.
ARAUJO, N. C. J. ; SILVA, D. M. S. ; FALCOMER, V. A. S. . AS CONCEPÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS: O PAPEL DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO. In: XI ENPEC, 2017, Florianópolis. XI ENPEC, 2017. p. 1-11.

3.
LISBOA, M. M. ; ARRAIS, A. A. M. ; FERNADES, A. R. P. ; LIMA, A. B. S. ; CAMARGO, G. F. ; SILVA, D. M. S. . A imagem de Ciência e Cientista na Ótica dos  Educandos do Ensino Fundamental de uma Escola  Pública do Distrito Federal. In: X ENEPC, 2016, Águas de Lindóia. Anais X ENEPC, 2015. p. 1-8.

4.
GOLDSCHMIDT, A. J. ; BARROS, G. D. ; SILVA, I. A. ; SILVA, D. M. S. ; RAZUCK, R. C. S. R. . Uma Atividade Lúdica para o estudo da cadeia alimentar no ensino fundamental: o relato de uma experiência. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande. Anais do II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. v. 3. p. 260-263.

5.
PEDREIRA, A. J. L. A. ; Carneiro, M. H. S. ; SILVA, D. M. S. . Uso do Livro Didático por Licenciandos em CIências Naturais. In: VIII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CIências e I Congresso Iberoamericanos em Enseãnza de las Ciencias, 2011, Campinas. VIII ENPEC Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em CIências e I Congresso Iberoamericanos em Enseãnza de las Ciencias. Campinas: ABRAPEC, 2011.

6.
SILVA, D. M. S.; GASTAL, M. L. . Percepção dos alunos sobre o estágio supervisionado de Biologia na Universidade de Brasília (UNB). In: II Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2007, Uberlândia. Anais do II Enontro Nacional de Ensino de Biologia, 2007.

7.
GASTAL, M. L. ; SILVA, D. M. S. . Estágio Supervisionado de Ciências: antes e depois da sala de aula.. In: VI Enpec, 2007, Florianópolis. Anais do VI Enpec, 2007.

8.
SILVA, D. M. S.; HAY, J. D. . Efeito da poda na sobrevivência e na produção de ramos de Lychnophora ericoides (Compositae: Asteraceae). In: VI Congresso de Ecologia do Brasil, 2003, Fortaleza. Anais de Trabalhos completos - VI Congresso de Ecologia do Brasil. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2003. p. 425-427.

9.
SILVA, D. M. S.; HAY, J. D. . Sucesso Reprodutivo de Byrsonima crassa (Malpighiaceae) após uma queimada de um cerrado de Brasília - DF. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Anais do Simpósio Impacto das Queimadas sobre os Ecossistemas e Mudanças Globais. Brasília: Universidade Brasília, 1996.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ARRAIS, A. A. M. ; RODRIGUES JUNIOR, D. B. ; SILVA, D. M. S. ; FALCOMER, V. A. S. ; BARBOSA, M. A. F. . A utilização de jogos didáticos como instrumento avaliativo no âmbito das Ciências Naturais. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais do XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014. p. 3656-3656.

2.
ARRAIS, A. A. M. ; SEVERO, L. S. ; QUEIROZ, P. G. ; CAMPOS, F. P. ; SILVA, D. M. S. ; BARBOSA, M. A. F. . A confecção de modelos celulares com instrumentos mediadores para a construção do conhecimento científico. In: 65a. Reunião Anual da SBPC, 2013, Recife. Anais, 2013.

3.
SARDINHA, B. S. ; EVANGELISTA, D. V. ; RESENDE, W. M. M. ; SILVA, D. M. S. ; RAZUCK, R. C. S. R. . O uso de modelo para o Ensino de Ciências. In: 64 a. Reunião da SPBPC, 2012, São Luis. Anais, 2012.

4.
LUCENA, T. G. S. ; SAMPAIO, A. F. ; SILVA, D. M. S. ; RAZUCK, R. C. S. R. . O uso de modelagem no ensino de ciências no ensino fundamental séries finais. In: 64a. Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis. Anais, 2012.

5.
ARAUJO, L. N. ; LUCENA, T. G. S. ; SILVA, D. M. S. ; RAZUCK, R. C. S. R. . Análise de Experimentos em Livros de Ciências do 9o. ano do ensino fundamental. In: 64a. Reunião Anual da SBPC, 2012, São Luis. Anais, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, A. B. S. ; LISBOA, M. M. ; SILVA, D. M. S. ; FREITAS, M. L. L. . MODELAGEM NO ENSINO DA 3ª LEI FUNDAMENTAL DA DINÂMICA. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba.  Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores. Curitiba, 2016. v. 1. p. 1-3.

2.
LISBOA, M. M. ; ARRAIS, A. A. M. ; FREITAS, C. C. ; SATURNINO, S. V. V. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . HORTA ORGÂNICA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: REVITALIZANDO ESPAÇOS E TRABALHANDO A EDUCAÇÃO ALIMENTAR. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores. Curitiba, 2016. v. 1. p. 1-3.

3.
SATURNINO, S. V. V. ; ARRAIS, A. A. M. ; FREITAS, C. C. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . EXPERIMENTANDO ALIMENTOS NATURAIS E INDUSTRIALIZADOS: UMA AÇÃO NO ÂMBITO DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS DA UNB/FUP. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitba. Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores. Curitiba, 2016. v. 1. p. 1-3.

4.
FREITAS, C. C. ; ARRAIS, A. A. M. ; SATURNINO, S. V. V. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DO PIBID DE CIÊNCIAS NATURAIS (FUP/UNB): CONHECENDO AS FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba.  Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores. Curitiba, 2016. v. 1. p. 1-3.

5.
ARRAIS, A. A. M. ; LISBOA, M. M. ; CAMARGO, G. F. ; LIMA, A. B. S. ; SILVA, D. M. S. ; PORTO, F. S. . A CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS EXPERIMENTAIS: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. In: VI Encontro Nacional da Licenciaturas (ENALIC), 2016, Curitiba.  Diversidade e complexidade dos Espaçotempos da formação de professores. Curitiba, 2016. v. 1. p. 1-3.

6.
ALVES, E. B. S. ; PORTO, F. S. ; SILVA, D. M. S. . PIBID e formação de professores: a integração universidade-escola num projeto de alimentação. In: 45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Anais da 45a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

7.
SILVA, I. A. ; SILVA, D. M. S. . Uma atividade prática sobre o conteúdo da teoria da evolução das espécies: o relato de uma experiência. In: V Encontro Nacional da Licenciaturas, 2014, Natal. V Encontro Nacional da Licenciaturas. Natal: EDUFRN, 2014.

8.
SILVA, D. M. S.; GOLDSCHMIDT, A. J. . As contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem de ciências naturais no ensino fundamental. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, 2014, Natal. V Encontro Nacional das Licenciaturas. Natal: EDUFRN, 2014.

9.
de Andrade ; SILVA, D. M. S. ; HAY, J. D. . Biomass estimation in Lychnophra ericoides (Asteraceae). In: Geographic and Conceptual frontiers of tropical Biology, 2004, Miami. ATBC MIAMI 2004. Miami: ATBC, 2004.

10.
SILVA, D. M. S.; BUENO, P. C. ; QUEIROZ, R. P. ; FAGUNDES, A. S. P. ; COUTINHO, I. . Ataque de herbívoros e patógenos em folhas em expansão de duas espécies lenhosas de cerrado.. In: Simpósio: Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002, Brasília. Simpósio: Ecologia e Biodiversidade do Cerrado, 2002.

11.
SILVA, D. M. S.; HAY, J. D. ; MORAIS, H. C. . Ataque de saúvas (Formicidae) a botões florais de Ouratea hexasperma (Ochnaceae).. In: XXI Congresso Brasileiro de Zoologia, 1996, Porto Alegre. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996.

12.
SILVA, D. M. S.; HAY, J. D. . Sucesso reprodutivo para cinco espécies de plantas lenhosas de um cerrado de Brasília - DF. In: III Congresso de Ecologia do Brasil, 1996, Brasília. Brasília: Universidade de Brasília, 1996.

13.
MORAIS, H. C. ; DINIZ, I. R. ; SILVA, D. M. S. . Caterpillar seasonality in central brazilian cerrado. In: XX International congress of entomology, 1996, Florença. Florença, 1996.

14.
SILVA, D. M. S.; MORAIS, H. C. . Herbivoria em Davilla elliptica (Dileniaceae): efeito de queimada. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Anais do II Congresso de Ecologia do Brasil. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1994.

15.
SILVA, D. M. S.; MORAIS, H. C. . Efeito do fogo no crescimento de Davilla ellipitica (Dileniaceae): teste da hipótese do vigor.. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. II Congresso de Ecologia do Brasil. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1994.

16.
DINIZ, I. R. ; MORAIS, H. C. ; SILVA, D. M. S. ; BAUGARTEN, L. C. . Larvas de Lepidoptera e suas plantas hospedeiras em cerrado: Generalistas ou especialistas? Raras!. In: II Congresso de Ecologia do Brasil, 1994, Londrina. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 1994.

17.
MORAIS, H. C. ; DINIZ, I. R. ; SILVA, D. M. S. ; LASNEAUX, M. V. . Sazonalidade de larvas de Lepidoptera em um cerrado de Brasília. In: II Congresso Latino Americano de Ecologia, 1992, Caxambú, 1992.


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SILVA, D. M. S.; e outros . Guia do PNLD 2019 - Anos Iniciais - CIências. 2018.

2.
SILVA, D. M. S.; e outros . Guia do Livro Didático - Ensino Médio - Biologia - 2018. 2017.

3.
SILVA, D. M. S.; e outros . Guia do Livro Didático Ensino Fundamental - Anos Iniciais - Ciências. 2016.

4.
SILVA, D. M. S.. Parecerista de artigo submetido a Revista Ciências em Foco. 2016.

5.
SILVA, D. M. S.. Comissão Avaliadora VI ENEBIO. 2016.

6.
SILVA, D. M. S.; e outros . Guia de Livros didáticos PNLD 2015 - Ensino Médio - Biologia. 2014.

7.
SILVA, D. M. S.. Comissão avaliadora do V Encontro Nacional de Ensino de Biologia. 2014.

8.
SILVA, D. M. S.; e outros . Parecerista do Guia Nacional do Livro Didático de Ensino Médio - Biologia. 2011.

9.
MELLO, P. E. D. ; SILVA, D. M. S. ; OLIVEIRA, T. M. G. ; FURUKAWA, I. . Avaliador de Projetos da SECAD para a Rede de Educação para a Diversidade. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, D. M. S.; e outros . Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Noturno. 2013. (Projeto Político Pedagógico).

2.
SILVA, D. M. S.. Módulo I. Ciências da Natureza e suas Tecnologias - A vida e sua diversidade Parte 1. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudo).

3.
SILVA, D. M. S.. Módulo I. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Fisiologia Humana. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudo).

4.
SILVA, D. M. S.. Módulo I. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A vida e sua diversidade Parte 2. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de Estudo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GUIMARES, E. M.; GUIMARAES, Z. F. S.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Geórgia Lúcia Gomes de Almeida Corrêia. A construção de uma proposta didática de forma colaborativa: o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

2.
ARAUJO, C. M. M. Y.; GUIMARAES, Z. F. S.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Adailza Ferreira de Castro. ATIVIDADES PRÁTICAS DE BOTÂNICA APLICADAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

3.
GUIMARES, E. M.; SILVA, D. M. S.; ILIVEIRA, A. D. S.. Participação em banca de Elaine Cunha Morais do Rêgo. Interdisciplinaridade e Ensino de Ciências Naturais: Proposta de estágio supervisionado na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

4.
GUIMARAES, M. N. K.; FERREIRA, L. B. M.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Vitor Rios Valdez. Desenvolvimento de uma matriz de competências e habilidades para repensar o ensino de ciências pela perspectiva do ensino por investigação. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

5.
GASTAL, M. L.; CAIXETA, J. E.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Bruna Alves Lopes dos Santos. Cinência: possibilidades do cinema para a (cons)ciência no contexto da medida socioeducativa de internação. 2017. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

6.
XIMENEZ, M. A. B.; SILVA, D. M. S.; VASCONCELOS, R. D.. Participação em banca de Nayara de Paula Martins. Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire na promoção da educação ambiental na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

7.
ZANCUL, M. S.; RABITO, E. I; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Elizangela Oliveira Soares. Atividades educativas para promoção de práticas alimentares saudáveis em uma escola de Primavera do Leste, Mato Grosso, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

8.
XIMENEZ, M. A. B.; SILVA, D. M. S.; GASTAL, M. L.. Participação em banca de Júlio de Fátimo Rodrigues de Melo. Desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de Biologia - Um estudo de caso. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

9.
Tonet, H. C.; SILVA, D. M. S.; BESSA, L. F. M.; FARIA, S. C.. Participação em banca de Hátila do Espirito Santo Alves. A percepção das comunidades extrativistas e artesanais do CE Jalapão sobre a sustentabilidade da exploração do capim dourado.. 2008. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental) - Universidade Católica de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, D. M. S.; ROTTA, J. C. G.; CAIXETA, J. E.. Participação em banca de Maria Eduarda Peres de Oliveira. A coordenação pedagógica como espaço de formação continuada de professores dos anos iniciais no contexto do ensino de ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

2.
ROTTA, J. C. G.; SILVA, D. M. S.; VASCONCELOS, R. D.. Participação em banca de Priscila Alves Noronha. Formação de professores de ciências: uma proposta interdisciplinar para os anos finais do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

3.
ARAUJO, C. M. M. Y.; SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. L. A.. Participação em banca de Iago Taveira Oliveira. O uso de analogias em biologia celular e genética por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

4.
ARAUJO, C. M. M. Y.; SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. L. A.. Participação em banca de Iago Taveira Oliveira. O uso de analogias em biologia celular e genética por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

5.
ROTTA, J. C. G.; SILVA, D. M. S.; VASCONCELOS, R. D.. Participação em banca de Priscila Alves Noronha. Formação de professores de Ciências: uma proposta interdisciplinar para os anos finais do ensino fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

6.
ARAUJO, C. M. M. Y.; SILVA, D. M. S.; PEDREIRA, A. J. L. A.. Participação em banca de ROSINALDO DOMINGOS DE OLIVEIRA MELO. A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA DO PNLD POR PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR URBANO DA COORDENAÇÃO REGIONAL DE ENSINO DO GAMA - DISTRITO FEDERAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

7.
SILVA, D. M. S.; LOZZI, S. P.; MENEZES, J. P. C.. Participação em banca de Anne Lucas Pinheiro. Ensino de Ecologia no Ensino Médio através de atividades investigativas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Biologia) - Universidade de Brasília.

8.
ARAUJO, C. M. M. Y.; SILVA, D. M. S.; GUIMARAES, Z. F. S.. Participação em banca de Adailza Ferreira de Castro. A inserção de atividades práticas de botânica em uma escola de ensino fundamental do Distrito Federal. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

9.
GUIMARES, E. M.; SILVA, D. M. S.; GUIMARAES, Z. F. S.. Participação em banca de Geórgia Lúcia Gomes de Almeida Correia. A construção de uma proposta didática de forma colaborativa:o uso de AVAs por professores de ciências na perspectiva construtivista. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

10.
GUIMARES, E. M.; XIMENEZ, M. A. B.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Elaine Cunha Morais do Rêgo. Uma proposta para o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais: abordagem interdisciplinar na Educação Básica. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

11.
GUIMARAES, M. N. K.; FERREIRA, L. B. M.; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Vitor Rios Valdez. Ensino por investigação: desenvolvimento de competências e habilidades por meio de projetos para Feira de Ciências Escolares. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

12.
XIMENEZ, M. A. B.; SILVA, D. M. S.; SILVA, A. F. G.. Participação em banca de Nayara de Paula Martins. Articulações entre os temas geradores de Paulo Freire na Promoção da Educação Ambiental na Escola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

13.
ZANCUL, M. S.; RABITO, E. I; SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Elizangela Oliveira Soares. Atividades educativas para a promoção de práticas alimentares saudáveis em uma escola de Primavera do Leste, Mato Grosso, Brasil.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, D. M. S.; FALCOMER, V. A. S.. Participação em banca de Érika Cristina Campos da Silva.Análise dos projetos interdisciplinares desenvolvidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências Naturais 4 da Universidade de Brasília - Campus Planaltina. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina.

2.
SILVA, D. M. S.; ROCHA, D. M. S.. Participação em banca de Júlia Viegas Mundim.Musgos do Parque Ecológico dos Pequizeiros, Planaltina, DF. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

3.
SILVA, D. M. S.; OLIVEIRA, M. C.. Participação em banca de Luana Maria Oliveira.Zoologia do imaginário: inserção de história infantil para o ensino de anfíbios e mamíferos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

4.
SILVA, D. M. S.. Participação em banca de Rosana Cardoso de Souza.Perfil sócio-econômico de mulheres em período de amamentação exclusiva.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. M. S.; OLIVEIRA, C. B. E.. Seleção Simplificada de professor na Área de Ensino de Ciências - Edital 40/2017 - FUP/UnB. 2017. Faculdade UnB Planaltina.

2.
FALCOMER, V. A. S.; PEREIRA, A. P.; SILVA, D. M. S.. Banca Examinadora para professor adjunto de Ensino de Ciências - Edital 142/2017. 2017. Faculdade UnB Planaltina.

3.
VIEIRA, M. C.; ALMEIDA, R. O.; SILVA, D. M. S.. Banca Examinadora para professor adjunto da área de Ensino de Ciências e Tecnologia - FE/UnB. 2015. Universidade de Brasília.

4.
FALCOMER, V. A. S.; SILVA, D. M. S.; GUIMARES, E. M.. Seleção Simplificada para Professor Substituto na Área de Educação - Ensino de Ciências. 2014. Universidade de Brasília.

5.
SILVA, D. M. S.; RAMOS, M. G.; ZANCUL, M. S.. Concurso para Professor Adjunto 1 para área de Ensino de Ciências para o Campus de Planaltina - UnB. 2011. Universidade de Brasília.

6.
PASSOS, C. J. S.; DANSAS, C. V. A; SILVA, D. M. S.. Concurso para Professor Adjunto 1 para área de Biologia para o Campus de Planaltina - UnB. 2009. Universidade de Brasília.

Outras participações
1.
SILVA, D. M. S.; MELLO, P. E. D.; OLIVEIRA, T. M. G.; FURUKAWA, I.. Comissão de avaliação e seleção de cursos de Produção de Material Didático para a Diversidade. 2010. Ministério da Educação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Nacional de Ensino de Biologia. II Encontro Regional de Ensino de Biologias. Aulas de campo para o Ensino Fundamental: Contribuições para a percepção dos alunos sobre o meio ambiente. 2012. (Congresso).

2.
7a. Semana de Licenciatura do IFET-Jataí/GO.Educação Científica e Tecnológica: Formação, Pesquisa e Carreira. 2010. (Outra).

3.
Formação de professores a distância: experiências no estágio supervisionado..A experiência na formação a distãncia: os estágios supervisionados. 2010. (Seminário).

4.
1o. Seminário nacional sobre incêndios Florestais e Queimadas.1o. Seminário Nacional sobre incêndios Florestais e Queimadas. 1992. (Seminário).

5.
17a. Reunião Anual de Microrganismos. 17a. Reunião Anual de Genética de Microrganismos. 1991. (Congresso).

6.
III Encontro Brasileiro de Herpetólogos.III Encontro Brasileiro de Herpetólogos. 1991. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Samuel Loubach da Cunha. .... Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Bruce Lorran Carvalho Martins de Sousa. .... Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

3.
Douglas da Silva Costa. .... Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

4.
Alessandro Abreu dos Santos. .... Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

5.
Camila Vilarinho Costa Chaves. .... Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

6.
Maria Eduarda Peres de Oliveira. O papel da coordenação pedagógica na formação continuada de professores das séries iniciais em Ciências.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília. (Orientador).

7.
Anne Lucas Pinheiro. O ensino de ecologia no ensino médio através de atividades investigativas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-Graduação em Ensino de Biologia) - Universidade de Brasília. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Wellington da Silva Moreira. SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO: CONHECER PARA AVANÇAR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. (Orientador).

2.
Dominique Barros da Costa. SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO: CONHECER PARA AVANÇAR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. (Orientador).

3.
Angélica Satiyo de Mendonça Fukushi. SUPERVISÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO: CONHECER PARA AVANÇAR. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Antônia Adriana Mota Arrais. A construção de uma unidade didática a partir do veneno do saber: inserindo os conteúdos procedimentais e atitudinais no ensino de serpentes.. 2016. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Delano Moody Simões da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
LÍDIA MOREIRA DE LIMA. AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

2.
Edelvan Correia Araújo. Horta escolar, uma maneira de implementar uma alimentação saudável na escola de educação integral. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

3.
Wender de Sousa Barbosa. A interdisciplinaridade no ensino de ciências: Uma investigação sobre a percepção dos professores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

4.
Crislane Rocha Vieira. Atuação do PIBID na formação inicial de professores de ciências naturais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

5.
Nathália Coelho Jacome Araújo. As concepções de interdisciplinaridade dos licenciandos em Ciências Naturais: o papel da disciplina de estágio supervisionado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

6.
Lara Sady Severo. Relação professor-aluno: o que pensam professors e alunos?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

7.
Adailton Roger Pires Fernandes. Professores de sucesso no ensino de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Faculdade UnB Planaltina. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

8.
Maria Eduarda Peres de Oliveira. A análise da abrodagem do tema BIoma Cerrado nos Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamenal. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

9.
Adriele de Jesus Goldschmidt. As contribuições do programa Institucional de iniciação a Docência (PIBID) para a aprendizagem de Ciências Naturais no Ensino Fundamental.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

10.
Antonia Adriana Mota Arrais. O Ensino de Zoologia por meio de metodologias diferenciadas: o caso dos anfíbios. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

11.
Gabriela Dutra Barros. O uso de um recurso didático como subsídio para o ensino de genética. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

12.
Miguel Vieira de Melo Neto. O uso de atividades lúdicas no ensino de Física no Ensino Fundamental. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

13.
Priscilla T. S Oliveira. A não identificação do aluno com os modelos e metodologias adotados sobre o corpo humano.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

14.
Nayara de Paula Martins. Percepções dos professores de ciências de Planaltina-DF, acerca do Programa Ciência em Foco: séries finais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

15.
Karine Cardoso da Silva. Incidência de Pneumonia associada à ventilação mecânica na unidade de terapia intensiva do HRAN e intervenções de enfermagem para sua prevenção.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

16.
Alessandra Faeda Basílio. Administração de medicamentos na terceira idade: (Des) Conhecimento de um grupo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

17.
Rosimeire Lopes da Silva Brandão. A opinião das mães sobre a campanha de poliomielite em uma Unidade Básica do DF. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

18.
Rosana Pereira Bezerra. Diagnóstocos de Enfermagem e Planejamento comuns em pacientes diáliticos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

19.
Anamaria Silva de Asêvedo. Qualidade de Vida dos Acadêmicos de Enfermagem que trabalham.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

20.
Maria Romualda Francisca Pereira. Percepção de alunos do 7o. semestre do curso de enfermagem da Faculdade JK acerca da Implementação da sistematização da assistência de enfermagem .. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

21.
Alécio Rocha Carneiro. O papel do enfermeiro na prevenção e controle da infecção do trato urinário relacionado ao cateterismo vesical de demora.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

22.
Mariuche Karine Silveira. Atuação do enfermeiro diante do idoso saudável.. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

23.
Andréa Santos Lima. Atividade Física e lazer para a ocupação e promoção de saúde na terceira idade.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

24.
Ana Paula Victor de Souza. Central Nacional de Notificação, Captação e Distribuilção de Órgãos - CNNCDO. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.

25.
Cristina Jaqueline de Morais Souza. O desenho como terapia de recuperação de crianças hospitalizadas. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Jk. Orientador: Delano Moody Simões da Silva.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 23:09:09