Eliana Nagamini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2025195436546789
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Possui Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2000). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ( 2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Teoria Literária e Literatura Comparada. Atua também nas áreas de Educação e Comunicação, desenvolvendo pesquisas sobre linguagens e adaptações de obras literárias para cinema/televisão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Nagamini
Nome em citações bibliográficas
NAGAMINI, E.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Tecnologia de São Paulo.
Pça Coronel Fernando Prestes, 30
Bom Retiro
01124-060 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 33222200


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Interfaces sociais da comunicação.
Escola de Comunicação e Artes (USP), ECA, Brasil.
Título: Comunicação em diálogo com a Literatura: mediações no contexto escolar, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Adilson Odair Citelli.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: adaptação; comunicação; educação; linguagens; literatura.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
1995 - 2000
Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Ficção na TV: Memórias de um sargento de milícias,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Profa.Dra. Iná Camargo Costa.
Palavras-chave: comunicação; literatura; transmutação; adaptação; televisão; teatro.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
Setores de atividade: Outros Setores.
2009 - 2011
Especialização em Educação em Ambientes Virtuais. (Carga Horária: 180h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Título: Aspectos da linguagem audiovisual na composição de materiais para EAD: estratégias para estudo da Literatura no ensino médio.
Orientador: Vilma Lima.
1982 - 1990
Graduação em Letras.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH- USP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso de Capacitação de Mediadores Online de Projeto Integrador. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Capacitação de Mediadores Online de Projeto Integrador. (Carga horária: 10h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2017 - 2017
Oficina de Recursos do Moodle. (Carga horária: 20h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Capacitação de professores Mediadores. (Carga horária: 40h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Atualização e Qualificação de Avaliadores das Redações do ENEM. (Carga horária: 120h).
Centro Brasileiro de Pesquisa, CEBRASPE, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Tutores e Orientadores de TCC. (Carga horária: 8h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação em Metodologias de EaD. (Carga horária: 72h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Capacitação de professores Mediadores. (Carga horária: 48h).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação de Prof. em Educação p Ambientes Virtuais. (Carga horária: 180h).
Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
2008 - 2008
Novas sensibilidades: entre urbanias e cidadanias. (Carga horária: 15h).
Escola de Comunicação e Artes (USP), ECA, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Um Salto para o Futuro: Educação do Olhar. (Carga horária: 32h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
1994 - 1994
Problemas de Teoria Literária: Teoria do Romance. (Carga horária: 120h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS, FATECSP/CEETPS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior III, Carga horária: 40
Outras informações
O Centro Estadual de Educação Profissional Paula Souza, do qual a Faculdade de Tecnologia São Paulo faz parte, é uma autarquia de regime especial , nos termos do artigo 15, da Lei n.º 952, de 30 de janeiro de 1976, associado e vinculado à Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho?, criado pelo Decreto-Lei de 06 de outubro de 1969, com sede na Praça Cel. Fernando Prestes, 74 - São Paulo, Capital, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 62.823.257/0001-09. Atividades desenvolvidas no DAESTUR; professora de Língua Portuguesa no curso de Automação de escritórios e secretariado; mediadora online de Comunicação e Expressão no curso de Gestão Empresarial (EAD); mediadora presencial de Comunicação Empresarial no Curso de Gestão Empresarial Membro do NDE do curso de Gestão Empresarial, modalidade à distância. Membro do curso de Automação de Escritórios e Secretariado, modalidade presencial.


Faculdade Cásper Líbero, FCL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Professora da Língua Portuguesa nos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Radio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda.

Atividades

02/2014 - Atual
Ensino, Publicidade e propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gêneros Textuais
02/2012 - Atual
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
08/2015 - 12/2015
Extensão universitária , Pós-graduação, .

Atividade de extensão realizada
Curso Criação e Edição do texto Jornalístico em Diferentes Mídias.
02/2014 - 02/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Centro Interdisciplinar de Pesquisa, .

02/2012 - 12/2013
Ensino, Rádio e TV, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Universidade Cruzeiro do Sul, UNICSUL, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor(a) adjunto III, Carga horária: 18
Outras informações
Carga horária está distribuída da seguinte maneira: - 6 h/a em sala de aula; - 12 h/a como auxiliar da Coordenação do Curso de Letras

Atividades

03/2009 - 06/2010
Ensino, Educação a Distância, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
03/1996 - 06/2010
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Literatura
8/2007 - 12/2007
Ensino, Visagismo e Estética Capilar, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
8/2007 - 12/2007
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de redação empresarial
Língua Portuguesa
4/2007 - 6/2007
Ensino, Lato Sensu em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comentário Lingüístico do Texto Literário
3/2006 - 3/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, curso de letras, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso de Letras.
4/2006 - 6/2006
Ensino, Lato Sensu em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Comentário Lingüístico do Texto Literário
4/2002 - 4/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, curso de letras, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso de Letras.
9/2001 - 2/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, curso de letras, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Curso de Letras.
8/1998 - 11/1998
Ensino, Aspectos Gramaticais da Língua Portuguesa, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa

Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, ECA - USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6

Atividades

02/2010 - 06/2010
Estágios , Escola de Comunicação e Artes, .

Estágio realizado
Programa PAE; disciplina: Redação publicitária I; prof responsável: Prof Dr Ivan Santo Barbosa.

Faculdade Teresa Martin, TEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: professor(a), Enquadramento Funcional: professor (a), Carga horária: 8

Atividades

03/2001 - 06/2007
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
língua portuguesa

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4


Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora titular (PEB II) en. fund. e médio, Carga horária: 24

Atividades

8/1994 - 2/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
8/1994 - 2/2003
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa e Literatura

Escola de Educação Infantil e Ensino de Primeiro Grau Professor Oshiman, OSHIMAN, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor (a), Enquadramento Funcional: Professora de ensino fundamental, Carga horária: 6

Atividades

2/1997 - 12/1997
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa


Linhas de pesquisa


1.
Comunicação, meio e mensagem

Objetivo: Desenvolver pequisa na interface Comunicação e Educação. Analisar o processo de construção do marketing de cinema de filmes inspirados em obras literárias..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: cinema; linguagens.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Mediações educomunicativas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2010
Discurso e memória no processo de adaptação do texto literário para outras formas discursivas
Descrição: Estudo do papel da memória no processo de transposição do discurso literário para outras formas discursivas, como a linguagem do cinema e da televisão, considerando as especificidades de ambos os discursos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2007 - 2008
Projeto Universidade para Melhoria da Escrita e da Leitura (UNIMEL)
Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver formas alternativas de enisno-aprendizagem da língua e da ltieratura. Atende alunos, da Rede Municipal de Educação, com dificuldades de aprendizagem. As aulas são ministradas por monitores selecionados entre os alunos do Curso de Letras da UNICSUL. O projeto é coordenado pela Prof. Ms Elizabeth Cury..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) .
Integrantes: Eliana Nagamini - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Linhas
2015 - Atual
Periódico: Revista Matrizes
2011 - Atual
Periódico: Orfeu Spam
2011 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Culturais e Contemporaneidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Comparada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Prêmios e títulos


2008
Mérito acadêmico, Universidade Cruzeiro do Sul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NAGAMINI, E.2011NAGAMINI, E.. A construção do discurso midiático em diálogo com o discurso literário: O Patinho Feio e outros bichos. Revista do SELL, v. 3, p. 241-258, 2011.

2.
NAGAMINI, E.2009NAGAMINI, E.. Memória e metalinguagem nas crônicas de Rubem Braga. Diálogos (São Bernardo Campo), v. 3, p. 26-37, 2009.

3.
NAGAMINI, E.2006NAGAMINI, E.. Do discurso literário para o cinema: uma releitura de Lisbela e o Prisioneiro. Tema (São Paulo), v. 48, p. 22-35, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NAGAMINI, E.. Comunicação e Educação: Questões teóricas e formação profissional em Comunicação e Educação. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2016. v. 1. 287p .

2.
NAGAMINI, E.. Comunicação e Educação: Práticas educativas e interatividade em Comunicação e educação. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2016. v. 1. 352p .

3.
NAGAMINI, E.. Comunicação e Educação: Processos educativos na interface Comunicação e Educação. 1. ed. Ilhéus: Editus, 2016. v. 1. 306p .

4.
NAGAMINI, E.. Nas trilhas de J.J. Gallahade: leitura crítica da poética de Jayro Luna. 1ª. ed. São Paulo: Vila Rica, 2006. v. 1. 132p .

5.
NAGAMINI, E.. Literatura, Televisão, Escola. Estratégias para leitura de adaptações. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2004. v. 11. 215p .

Capítulos de livros publicados
1.
NAGAMINI, E.. A mediação virtual como estratégia para o ensino de Literatura. In: Rosane Rosa; Ismar de Oliveira Soares, Sátira Machado. (Org.). Educomunicação e diversidade: tecendo saberes. 216ed.São Paulo: ABPEducom, 2016, v. , p. 242-260.

2.
NAGAMINI, E.. A literatura no Youtube: adaptação audiovisual produzida por aluno. In: Eliana Nagamini. (Org.). Processos educativos na interface Comunicação e Educação. 1ed.Ilhéus: Editus, 2016, v. 1, p. 177-192.

3.
NAGAMINI, E.. Comunicação e Educação: perspectivas teóricas e metodológicas , Intercom 2011-2014. In: Cláudia Lago ; Claudemir Edson Viana. (Org.). Educomunicação e Direitos Humanos. 1ed.São Paulo: ABPEducom, 2015, v. 1, p. 316-324.

4.
NAGAMINI, E.. O professor na propaganda comercial: roteiros e marcas. In: Adilson Citelli. (Org.). Educomunicação. Imagens do professor na mídia. 1ed.São Paulo: Paulinas, 2012, v. , p. 103-121.

5.
NAGAMINI, E.; SILVESTRE, M.A.C . A letra escarlate: relações ideológicas no discurso feminino da adaptação cinematográfica. In: Carlos Andrade. (Org.). Texto, Discurso e suas Práticas. São Paulo: Terra cota Editora, 2009, v. , p. 11-21.

6.
NAGAMINI, E.. Estudos literários: o processo de adaptação de A hora da estrela. In: Amélia Maria Jarmendia; Ismar Frango Silveira; Luiz Alberto de Farias;Magalí Sparano; Patrícia Leite Di Iório; Simone Ferreira da Silva Domingues. (Org.). Aprender na prática. Experiências de ensino e aprendizagem. 1ªed.São Paulo: Edições Inteligentes, 2007, v. , p. 123-131.

7.
NAGAMINI, E.; SILVESTRE, M.A.C ; FREIRE, D. . As personagens femininas na adaptação A Pedra do Reino. In: Guaraciaba Micheletti. (Org.). Discurso e Memória em Ariano Suassuna. 1ed.São Paulo: Paulistana, 2007, v. , p. 179-197.

8.
FIGUEIRA, R. C. L. ; NAGAMINI, E. . O uso de linguagens verbais e visuais para o ensino de Química Nuclear. In: Gislene T.R.D. de Carvalho; Solange Utuari. (Org.). Formação de professores e estágios supervisionados: algumas veredas. 1ed.São Paulo: Andross, 2007, v. , p. 175-191.

9.
NAGAMINI, E.. Literatura infantil e cinema: estratégias de leitura em sala de aula. In: SPARANO, Magalí; Di IÓRIO, Patrícia; LOMBARDI, Roseli. (Org.). A formação do professor de língua(s): interação entre o Saber e o Fazer. 1ed.São Paulo: Andross, 2006, v. 1, p. 97-124.

10.
NAGAMINI, E.. O discurso da publicidade no contexto escolar: a construção de pequenos enredos. In: Ligia Chiappini Moraes Leite; Adilson Citelli. (Org.). Aprender e ensinar com textos/Outras linguagens na escola. 1ed.São Paulo: Editora Cortez, 2000, v. 6, p. 39-80.

11.
NAGAMINI, E.. Televisão, publicidade e escola. In: Ligia Chiappini Moraes Leite; Adilson Citelli. (Org.). Aprender e ensinar com textos. 1ed.São Paulo: Editora Cortez, 1997, v. 3, p. 29-62.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NAGAMINI, E.. A Literatura no Youtube: Adaptação Audiovisual Produzida por Alunos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação e Cidade do Espetáculo. São Paulo: Intercom, 2015. p. 1-14.

2.
NAGAMINI, E.. O estudo do trailer de adaptações de obras literárias como prática educomunicativa. In: Intercom, 2014, Foz de Iguaçu. Anais do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação: guerra e paz. São Paulo: Intercom, 2014. p. 1-15.

3.
NAGAMINI, E.. Mediações no Contexto Escolar: Didatização de Adaptações Cinematográficas Inspiradas em Obras Literárias. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2013, Manaus. Comunicação em tempo de redes sociais: afetos, emoções, subjetividades. Manaus: Intercom, 2013.

4.
NAGAMINI, E.. O Diálogo da Mídia com a Literatura: processo de transposição de linguagem. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Esportes na idade Mídia - diversão, informação e educação. São Paulo: Intercom, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NAGAMINI, E.; SILVESTRE, M.A.C . O discurso feminino na adaptação cinematográfica de The Scalet Letter, de Nathanael Hawthorne. In: II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL, 2007, São Paulo. Caderno de Resumos, 2007.

2.
NAGAMINI, E.. "A descoberta da identidade como passagem para a inserção social nas representações do conto O Patinho Feio, de Hans Christian Andersen". In: II Congresso Nacional de Humanas da UNICSUL, 2006, São Paulo. II Congresso Nacional de Humanas da UNICSUL, 2006.

3.
FIGUEIRA, R. C. L. ; NAGAMINI, E. . Alternativas didáticas: uma proposta para o ensino de química nuclear. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência, 2005, Bauru. Cadernos de resumos, 2005.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
NAGAMINI, E.. A imagem do professor no discurso publicitário. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Comunicação, 2011, Recife. Quem tem medo da pesuqis empírica?. São Paulo: Intercom, 2011. p. 228-228.

2.
NAGAMINI, E.. A construção do discurso midiático em diálogo com o discurso literário: O Patinho Feio e outros bichos. In: III SELL - Conhecimentos em diálogo: linguagens e ensino, 2011, Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba: UFTM, 2011. p. 202-202.

3.
NAGAMINI, E.. Do discurso literário para o cinema: releitura de Lisbela e o Prisioneiro. In: 53º Seminário do GEL - Simpósio, 2005, São Carlos. 53º Seminário do GEL - 2005 - Resumos, 2005.

4.
NAGAMINI, E.. Outras linguagens: como aprender e ensinar comtexto não escolares. In: Congresso Internacional de Educação do Colégio Coração de Jesus, 2000, Florianópolis. Ética e Educação: Brasil outros 500. Florianópolis: Palotti, 2000. v. 2. p. 38-42.

Apresentações de Trabalho
1.
NAGAMINI, E.. Os paratextos: mediação e divulgação dos filmes inspirados na Literatura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NAGAMINI, E.; GALVAO, L. A. . Novas formas de comunicação no ambiente de trabalho: whatsapp e o profissional de secretariado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NAGAMINI, E.. Educomunicação na perspectiva de linguagem: o campo da comunicação/educação em Adilson Citelli. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
NAGAMINI, E.. Contribuições de pesquisadores do Rio de Janeiro no Intercom. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
NAGAMINI, E.. Mediações e confrontos: o livro, o filme e o trailer. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NAGAMINI, E.. Comunicação e Educação: perspectivas teóricas e metodológicas no Intercom, de 2011 a 2014. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
NAGAMINI, E.. Ideias em ação: novos olhares, práticas novas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NAGAMINI, E.. O estudo do trailer de adaptações de obras literárias como prática educomunicativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
NAGAMINI, E.. O professor na propaganda: roteiros e marcas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NAGAMINI, E.. O diálogo da mídia com a Literatura: processo de transposição de linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
NAGAMINI, E.. Representações no discurso publicitário: imagens persuasivas de setores profissionais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NAGAMINI, E.. Transposição da linguagem literária para a linguagem audiovisual: a Comunicação como prática pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NAGAMINI, E.. Comunicação em diálogo com a Literatura: mediações no contexto escolar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
NAGAMINI, E.. A imagem do professor no discurso publicitário. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
NAGAMINI, E.. Comunicação em diálogo com a Literatura: mediações no contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
NAGAMINI, E.. A pesquisa acadêmica na interface Comunicação/Educação: a questão da mediãção e da interação no contexto escolar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
NAGAMINI, E.. A construção do discurso midiático em diálogo com o discurso literário: o patinho feio e outros bichos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
NAGAMINI, E.; FIGUEIRA, R. C. L. . "Césio-137. O pesadelo de Goiânia": o cinema como estratégia pedagógica para discutir a radioatividade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
NAGAMINI, E.. Literatura e cinema: a História como elemento de atualização no processo de adaptação do conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, para o cinema. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
NAGAMINI, E.; SILVESTRE, M.A.C . O discurso feminino na adaptação cinematográfica The Scalet Letter, de Nathanael Hawthorne. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, G. S. ; NAGAMINI, E. . Releitura dos personagens dos contos de fadas no desenho animado "Shrek". 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
NAGAMINI, E.. Mediações na sala de aula: adaptações cinematográficas no ensino de língua portuguesa e literatura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NAGAMINI, E.. NDE. 2017. (Pedagógica).

3.
NAGAMINI, E.. NDE. 2017. (Pedagógica).

4.
NAGAMINI, E.. Processo de Comunicação pela Leitura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
NAGAMINI, E.. Relatório final - Comunicação em diálogo com a Literatura: mediações no contexto escolar. 2011. (Relatório de pesquisa).

6.
NAGAMINI, E.. As adaptações do do conto "Os três porquinhos". 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
NAGAMINI, E.. Discurso dos meios de comunicação e a formação do leitor crítico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
NAGAMINI, E.. Educação a distância - Língua Portuguesa. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pedagógica).

9.
NAGAMINI, E.. Conselho de Curso. 2002. (Pedagógica).

10.
NAGAMINI, E.. Conselho de Curso. 2001. (Pedagógica).

11.
NAGAMINI, E.. Estudos dos aspectos gramaticais da língua portuguesa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MICHELETTI, G.; NAGAMINI, E.; SPARANO, M. E.. Participação em banca de Daniel Ribeiro de Souza. O amor em Carlos Nejar. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
NAGAMINI, E.; PUCCI JUNIOR, R. L.; FERRARAZ, R.. Participação em banca de Leyslie de Oliveira Emiliano Martins Pereira. Transformações de A Gata Borralheira em Cinderela: do conto ao cinema. 2018. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi.

3.
NAGAMINI, E.; SPARANO, M. E.; DIORIO, P. S. L.. Participação em banca de Marcio dos Reis Sales. Expressividade e estereótipos de feminino em Cora Coralina: um olhar para a mulher marginal. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
CITELLI, A. O.; NAGAMINI, E.; SOARES, I. O.; CURY, M. X.. Participação em banca de Cristiane Batista Santana. De (legando) o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos. 2016. Dissertação (Mestrado em Inferfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes (USP).

5.
CABRAL, A. L. T.; NAGAMINI, E.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Lilian Cristina Correa de Brito. Intergenericidade e persuasão no discurso publicitário. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

6.
NAGAMINI, E.; SPARANO, M. E.; GEBARA, A. E. L.. Participação em banca de Karina Soares. Escolhas pronominais e relações de sentido: um estudo de expressividade em Luis Fernando Veríssimo. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

7.
NAGAMINI, E.; SPARANO, M. E.; ANDRADE, C. A. B.. Participação em banca de Letícia da Silva dos Santos. O relatório de acompanhamento pedagógico como gênero textual a serviço do professor coordenador pedagógico: discutindo o processo, propondo caminhos. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

8.
NAGAMINI, E.; GUARANHA, M. F.; VARGAS, M. V. A. M.. Participação em banca de Priscila Claudia Pavan Manso. Memória, gênero e discurso na constituição dos sujeitos em Eurico, o presbítero. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

9.
NAGAMINI, E.; GEBARA, A. E. L.; SPARANO, M. E.. Participação em banca de William Saraiva. O tom melancólico em Álvares de Azevedo. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

10.
CABRAL, A. L. T.; SPARANO, M. E.; NAGAMINI, E.. Participação em banca de Helena Cristina Guerreiro Belda. Ethos Docente: entre o saber e o desprestígio. 2013. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

11.
NAGAMINI, E.; PEDERIVA, A. B. A.; MICHELETTI, G.. Participação em banca de Agenor Ribeiro de Lima. É proibido proibir: enunciação, subjetividade e expressividade no discurso de Caetano Veloso. 2012. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Teses de doutorado
1.
NAGAMINI, E.; BACCEGA, Maria Aparecida; BUCCI, Eugênio; OROFINO, M. I. R.; CITELLI, A. O.. Participação em banca de Claudia Maria Moraes Bredarioli. Processos educativos e formação de jornalistas: redirecionamento das práticas profissionais a partir das possibilidades interativas das redes digitais. 2014. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

2.
BUCCI, Eugênio; BACCEGA, Maria Aparecida; OROFINO, M. I. R.; NAGAMINI, E.. Participação em banca de Claudia Maria Moraes Bredarioli. Processos educativos e formação de jornalistas: redirecionamento das práticas profissionais a partir das possibilidades interativas das redes digitais. 2013. Tese (Doutorado em Interfaces sociais da comunicação) - Escola de Comunicação e Artes (USP).

Qualificações de Doutorado
1.
CITELLI, A. O.; NAGAMINI, E.; VIANA, C. E.. Participação em banca de Edilane Carvalho Teles. Entre o dizer e o fazer com as mídias e tecnologias na formação inicial do pedagogo. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
GEBARA, A. E. L.; NAGAMINI, E.; SPARANO, M. E.. Participação em banca de Karina Soares. Expressividade:um estudo dos pronomes em Luis Fernando Veríssimo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

2.
SPARANO, M. E.; GEBARA, A. E. L.; NAGAMINI, E.. Participação em banca de William Saraiva. O tom melancólico em Álvares de Azevedo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

3.
NAGAMINI, E.; VARGAS, M. V. A. M.; GUARANHA, M. F.. Participação em banca de Priscila Claudia Pavan Manso. Memória, gênero, e discurso na constituição dos sujeitos em Eurico, o presbítero. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

4.
NAGAMINI, E.; SPARANO, M. E.; CABRAL, A. L. T.. Participação em banca de Helena Cristina Guerreiro Belda. Ethos docente: entre o saber e o desprestígio. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Cruzeiro do Sul.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
NAGAMINI, E.. Participação em banca de Rogério Pelizzari de Andrade. Desvario de comunicação possível para a Biblioteca da Paulicéia: a Mário de Andrade. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes (USP).

2.
NAGAMINI, E.. Participação em banca de Erica Higuchi. Uma proposta educultural para a escola de idiomas. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

3.
NAGAMINI, E.. Participação em banca de Larissa Fernanda Domingues Rosseto. Jornal escolar: proposta educomunicativa para escola pública. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

4.
NAGAMINI, E.. Participação em banca de Fabiana Folchini. O romance noir em: O silêncio da chuva de Luiz Alfredo Garcia-Roza. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Literatura) - Universidade Brasil.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NAGAMINI, E.. Comissão Julgadora para área de Letras - Língua Portuguesa. 2012. Faculdade de Tecnologia Sâo Paulo.

Outras participações
1.
DIAS, R.; NOGUEIRA, C.; NAGAMINI, E.. Projeto Criar. 2014. Faculdade Cásper Líbero.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Palestra O Lider na era da transformação digital: case Universidade Corporativa da EY. 2018. (Outra).

2.
VI Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Os paratextos: mediação e divulgação dos filmes inspirados na Literatura. 2017. (Simpósio).

3.
Como utilizar o projetor interativo e seus recursos. 2014. (Oficina).

4.
Intersec "Secretariado, Desmistificando paradigmas e preconceitos. 2014. (Encontro).

5.
Oficina de como utilizar o projetor interativo e seus recursos. 2014. (Oficina).

6.
15º Congresso de Tecnologia. Persuasão e representação da imagem da secretária no discurso publicitário. 2013. (Congresso).

7.
V Encontro de Educomunicação.Contribuições das práticas educomunicativas para a formação de tecnólogos da área de turismo. 2013. (Encontro).

8.
V Encontro de Educomunicação. 2013. (Encontro).

9.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Mediações no contexto escolar: didatização de adaptações cinematográficas inspiradas em obras literárias. 2013. (Congresso).

10.
Intercom. O diálogo da mídia coma a Literatura: processo de transposição de linguagem. 2012. (Congresso).

11.
III Encontro de Educomunicação. 2011. (Encontro).

12.
II Semana de Arte, Cultura e Educação.Adaptações do conto Os três porquinhos. 2010. (Oficina).

13.
A representação do universo feminino na literatura.A representação do universo feminino na literatura infantil. 2009. (Encontro).

14.
II Abril para egressos. 2009. (Encontro).

15.
II Abril para egressos."Literatura e outras formas discursivas. 2009. (Encontro).

16.
III Colóquio de Literatura Estrangeira."Autopista do Sul, de Julio Cortázar. 2009. (Encontro).

17.
III Seminário Internacional de Linguística da Universidade Cruzeiro do Sul."Elementos de enunciação no processo de adaptação do texto literário para a televisão". 2009. (Seminário).

18.
II Semana Acadêmico-Científico-Cultural.A contribuição das adaptações de contos infantis para a formação do leitor". 2009. (Oficina).

19.
Segundo encontro abril para egressos."Mercado de trabalho". 2009. (Encontro).

20.
Seminário de Preparação Pedagógica. 2009. (Seminário).

21.
Gestão da avaliação e aprendizagem. 2008. (Outra).

22.
I Encontro de Discentes do PPGCOM/USP. 2008. (Encontro).

23.
XI Congresso Internacional da ABRALIC. Literatura e Cinema: a História como elemento de autalização no processo de adaptação do conto Pai contra mãe, de Machado de Assis, para o cinema. 2008. (Congresso).

24.
II Seminário de Práticas Educativas.Cinema e Educação: o papel do curta metragem. 2007. (Seminário).

25.
II Seminário Internacional de Lingüística da UNICSUL.O discurso feminino na adaptação cinematográfica de The Scarlet Letter, de Nathanael Hawthorne. 2007. (Seminário).

26.
Mini-curso: A importância da educação continuada para o desenvolvimento profissional. 2007. (Outra).

27.
Mini-curso: WeebClass: aspectos gerais, funcionamento do Blackboard e estratégias de ensino. 2007. (Outra).

28.
II HUNICON (II Colóquio de Literatura Estrangeira). A descoberta da identidade como passagem para a inserção social nas representações do conto "O Patinho Feio", de Hans Christian Andersen. 2006. (Congresso).

29.
II HUNICON - mesa-redonda. A construção da memória no gênero crônica: a construção da metalinguagem e outros temas por Rubem Braga. 2006. (Congresso).

30.
II HUNICON - minicurso. A linguagem da propaganda como estratégia de leitura em sala de aula. 2006. (Congresso).

31.
Literatura e Meios de Comunicação.Ficção na TV: interpretação de adaptação literária. 2006. (Encontro).

32.
Programa Café com Ciência.Adaptação de txto para cinema e TV. 2006. (Outra).

33.
Seminário de Comunciação e Educação (ECA/USP).Comunicação e Educação: os usos possíveis da mídia impressa na escola. 2006. (Seminário).

34.
53º Seminário do GEL - Simpósio "Enunciação e produção de sentidos".Do discurso literário para o cinema: releitura de Lisbela e o Prisioneiro. 2005. (Simpósio).

35.
Arte e cinema.Leitura crítica de Lisbela e o Prisioneiro. 2005. (Outra).

36.
Conferência "As dimensões cognitivas e afetivas do discurso". 2005. (Outra).

37.
I Seminário de Práticas Educativas e Profissionais.A presença da literatura infantil no desenho animado Shrek. 2005. (Oficina).

38.
V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciência.Alternativas didáticas: uma proposta para o ensino de Química Nuclear. 2005. (Encontro).

39.
8º Encontro de Letras da Faculdade de São Bernardo do Campo.Literatura, Televisão, Escola. 2004. (Encontro).

40.
I HUNICON. Diálogos com os meios de comunicação: desafios da adaptação da obra literária (mini-curso). 2004. (Congresso).

41.
Jornada: aprender e ensinar com textos. Gênero do discurso na escola.Redescobrindo o universo infantil: de A Bela e a Fera a Shrek. 2003. (Oficina).

42.
Ciclo de Palestras do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação da UNICSUL.Literatura Grega: análise de Édipo Rei, de Sófocles. 2002. (Outra).

43.
Ciclo de palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Abordagens poéticas: Carlos Drummond de Andrade. 2002. (Outra).

44.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Teoria Literária: conceitos. 2002. (Outra).

45.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Análise estrutural da obra Édipo Rei, de Sófocles. 2002. (Outra).

46.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.A poética de Gonçalves Dias. 2002. (Outra).

47.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Abordagens poéticas: Manuel Bandeira. 2002. (Outra).

48.
II Seminário Avaliação, Informação e Qualidade - Letras. 2002. (Seminário).

49.
Programa Refletor: Vidas Secas.Vidas Secas. 2002. (Outra).

50.
Semana de Letras - O professor hoje: Perspectivas e desafios.Diálogos com os meios de comunicação: desafios da adaptação da obra literária. 2002. (Oficina).

51.
Seminário Internacional Educação e Cultura. 2002. (Seminário).

52.
Ciclo de Palestras do Curso de Lestras, CCHSAE / UNICSUL.Manuel Bandeira. 2001. (Outra).

53.
Ciclo de palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Carlos Drummond de Andrade: uma leitura crítica. 2001. (Outra).

54.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Aspectos formais dos gêneros literários. 2001. (Outra).

55.
Ciclo de Palestras do Curso de Letras, CCHSAE / UNICSUL.Nelson Rodrigues: a linguagem teatral em Vestido de Noiva. 2001. (Outra).

56.
Palestra "O ensino de Língua Portuguesa na década de 80". 2001. (Outra).

57.
Programa Refletor I- Juca Pirama.I-Juca Pirama. 2001. (Outra).

58.
4º Ciclo de Palestras "Dialogando com professores".Os meios de comunicação no espaço escolar: alcances e limitações. 2000. (Oficina).

59.
Atividades extra-curriculares do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação da UNICSUL.Provão: discussão sobre aspectos de Literatura Brasileira. 2000. (Outra).

60.
Atividades extra-curriculares do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação da UNICSUL.Gêneros literários. 2000. (Outra).

61.
Atividades extra-curriculares do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação da UNICSUL.Macunaíma - Leitura e Discussão. 2000. (Outra).

62.
Atividades extra-curriculares do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação da UNICSUL.Análise e reflexão de Vidas Secas. 2000. (Outra).

63.
Atividades extra-curriculares do Centro de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação da UNICSUL.Grande Sertão Veredas. 2000. (Outra).

64.
II Congresso Internacional - Ética e Educação: Brasil outros 500.Outras linguagens: como aprender e ensinar com textos não-escolares. 2000. (Oficina).

65.
Programa Refletor: Drummond.Drummond. 2000. (Outra).

66.
Atividades preparatórias para o exame nacional de curso - Letras.Estudo de gêneros literários: poesia, prosa e teatro. 1999. (Outra).

67.
Semana de letras - O profissional de Letras: tendências para o 3º milênio.Aprender e ensinar com textos não escolares: expectativas de professores e alunos no processo de aprendizagem. 1999. (Outra).

68.
III Encontro de Educadores: A Escola do Futuro e o Futuro da Escola. 1998. (Encontro).

69.
Jornadas de Julho: A Comunicação no Espaço Educativo.Relação Professor/Meios de Comunicação. 1998. (Encontro).

70.
Programa de Educação Continuada?Projeto de Inovações no Ensino Básico. 1998. (Encontro).

71.
Mídias e Educação - O Professor e os Meios de Comunicação / Oficina Critérios para Introdução em Sala de Aula. 1997. (Oficina).

72.
Mídias e Educação - O Professor e os Meios de Comunicação / Oficina de Leitura do Video na Sala de Aula: Fundamentos e Práticas. 1997. (Oficina).

73.
Mídias e Educação - O Professor e os Meios de Comunicação / Oficina Mídias e Comunicação nos Cursos Escolares: Professores em Formação e Criação Contínuas. 1997. (Oficina).

74.
I Simpósio Brasileiro de Televisão, Criança e Imaginário (ECA e FE / USP). 1996. (Simpósio).

75.
Palestra Informática na Educação / O video e a TV na Escola. 1996. (Outra).

76.
Curso de Difusão Cultural.Aprender e ensinar com textos não escolares: uso de outras linguagens no contexto escolar. 1994. (Outra).

77.
Palestra no Gestão de Processos Comunicacionais.A comunicação social como conteúdo programático no ensino do primeiro e segundo graus. 1993. (Outra).

78.
Simpósio "Usos da Leitura". 1991. (Simpósio).

79.
Ciclo de Literatura Paulista da União Brasileira de Escritores. 1980. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NAGAMINI, E.. INTERCOM. 2016. (Congresso).

2.
NAGAMINI, E.. Intercom. 2015. (Congresso).

3.
NAGAMINI, E.; GOMES, A. L. Z. ; BREDARIOLI, C. M. M. . Grupo de Pesquisa: Comunicação e Educação. 2014. (Congresso).

4.
NAGAMINI, E.. Comunicação e Educação: projetos e experiências na interface. 2014. (Congresso).

5.
NAGAMINI, E.. III Seminário de Práticas Educativas e Profissionais. 2009. (Congresso).

6.
NAGAMINI, E.. II Seminário Internacional de Lingüística. 2007. (Outro).

7.
NAGAMINI, E.. Sarau poético. 2005. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gisela Mayumi Saga Sakagute. Comunicação externa: estudo de caso. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo do Centro Paula Souza. (Orientador).

2.
Luciana Alves Figueiredo. A Comunicação Empresarial na Construção da Imagem da Organização. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo do Centro Paula Souza. (Orientador).

3.
Raquel Kimie de Oliveira Nagasse. A Comunicação em vendas. Pesquisa sobre a Comunicação em Empresas de Informática. Início: 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo do Centro Paula Souza. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
GLAUCO KUDO MAEJIMA. A ORATÓRIA, SUA INFLUÊNCIA E APLICAÇÃO NA COMUNICAÇÃO VERBAL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS. (Orientador).

2.
JULIANA BARBOSA BERTOTTI BOGADO. O PROTAGONISMO DO E-MAIL CORPORATIVO NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A NECESSIDADE DE ADEQUAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA ÀS NOVAS TECNOLOGIAS.. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS. (Orientador).

3.
LESLY KAREN PACHECO GÓMEZ; THAYS QUARESMA. IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO CONHECER SUA LÍNGUA MATERNA. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS. (Orientador).

4.
Alexandro Dantas Pereira Luciene Aparecida Galvão Paula Sanz. Uso da tecnologia WhatsApp na comunicação do profissional de secretariado. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS. (Orientador).

5.
DÉBORA KOIZUMI. A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE SECRETARIADO NO BRASIL. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS. (Orientador).

6.
ANGÉLICA DA SILVA ALMEIDA. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL & REDES SOCIAIS: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS EMPRESAS. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo do CEETPS. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Tamara Mendonça Feitosa. Estudo sobre fatores que podem influenciar no clima organizacional na gestão empresarial. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

2.
Luciana Alves Figueiredo. Comunicação e imagem: dois lados da mesma moeda. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

3.
Gisela Mayumi Saga Sakagute. A relação entre a propaganda e a imagem de uma marca: uma análise dos anúncios do grupo Boticário. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

4.
Raquel Kimie de Oliveira Nagasse. A importância da comunicação em vendas: pesquisa de campo sobre a comunicação em empresas de informátiica. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Gabriela dos Santos Nobrega e Tatiana Matteoni. O Secretariado e a Comunicação Interpessoal no Clima Organizacional. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

2.
Cristiane Pereira Rodrigues. A importância da coesão e coerência textuais na comunicação escrita do profissional de secretariado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

3.
Carla Esteves Machado. A comunicação oral e eficiente para o profissional de secretariado no mundo corporativo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

4.
Letícia Araújo de Souza. Comunicação Empresarial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

5.
Elisangela Gonçalves Alexandre. A performance das empresas com seus clientes através do surgimento das redes sociais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

6.
Thabata Souza Alves. O processo de comunicação e os ruídos existentes em instituições públicas no Estado de São Paulo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

7.
Karen Alves de Jesus. A persuasão aplicada na negociação corporativa de representação cinematográfica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

8.
Luis Ceasr Rosa Couto. A crônica corporativa. Abordagem crítica a partir do estudo corporativo de artigos empresariais em publicação especializada. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e Secretariado) - Fatec São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

9.
Silvia Helena Resende Ramos Passos. Problemas na Língua Portuguesa encontrados em textos empresariais na profissão de secretariado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação em escritórios e secretariado) - Faculdade de Tecnologia São Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

10.
Stephanie Vieira Claro. A Bela e a Fera: padrões de beleza como condição para entrada no mundo corporativo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Automação de escritórios e secretariado) - Faculdade de Tecnologia Sâo Paulo. Orientador: Eliana Nagamini.

Iniciação científica
1.
Marina Ribeiro Santos. Literatura infantil e cinema. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

2.
Mônica dos Santos França. Adaptação Cinematográfica: reconstruindo a obra ltierária. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

3.
Giseli Silva Costa. Releitura dos personagens dos contos de fadas no desenho animado Shrek. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

Orientações de outra natureza
1.
Joyce dos Santos. A literatura na sala de aula: desafios do professor eventual. 2002. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

2.
Priscila de Amorim Pimentel. Dois olhares de Machado de Assis. 2002. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

3.
Erivaldo dos Santos. Linguagem: um recurso meta-mítico na obra Macunaíma. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

4.
Eudes Ferreira Sobrinho. Tradição e modernidade em Manuel Bandeira. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

5.
Adalto Vias,Celeste Galhardo,Neusa Moreira,Rosana Fortunato. A pena da galhofa em Memórias Póstumas ded Brás Cubas. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

6.
Ana Lúcia Barbosa, Elisângela Gerez, Eliana Mendes. Aspectos históricos e sociais da obra Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

7.
Vanize Figueiredo, Evania Monteiro, Márcia Ferreira. Romanceiro da Inconfidência. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

8.
Alice Almeida, Célia Araújo, Cirlene Silvério. Análise literária de Marília de Dirceu. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.

9.
Juelita Silva, Eliana Oliveira Silva. Lira dos vinte anos e Ariel Caliban. 2000. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Cruzeiro do Sul. Orientador: Eliana Nagamini.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NAGAMINI, E.; GALVAO, L. A. . Novas formas de comunicação no ambiente de trabalho: whatsapp e o profissional de secretariado. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
NAGAMINI, E.. Processo de Comunicação pela Leitura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NAGAMINI, E.. INTERCOM. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:49:46