Romeu Rossler Telma

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9572139400472867
  • Última atualização do currículo em 18/12/2013


Graduado em Administração Pública e de Empresas pela Universidade Federal do Paraná - BRASIL (1970), com Mestrado em Marketing - BALL STATE UNIVERSITY - USA (1972) e doutorado em Administração Estratégica - UNIVERSITÄT MANNHEIM -ALEMANHA (1984). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Paraná. É professor, consultor e empresário na área de Administração, com ênfase em Marketing e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, mídia, pesquisa, administração estratégica, pesquisa de mídia, competitividade e dinâmica de sistemas. Atuou em diferentes projetos de administração pública relacionados com o desenvolvimento regional e urbano, desenvolvendo projetos para atração de investimentos internacionais, atuou na introdução de novos conceitos e tecnologias em empresas, conduziu negociações globais com investidores e fornecedores de tecnologia, juntamente com o desenvolvimento de softwares para aplicações de banco de dados, e participou ativamente de congressos, conferências e seminários internacionais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Romeu Rossler Telma
Nome em citações bibliográficas
TELMA, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Paraná.
Avenida Prefeito Lothario Meissner
Jardim Botânico
80210170 - Curitiba, PR - Brasil
Telefone: (41) 33604360
URL da Homepage: http://www.metamidia.info


Formação acadêmica/titulação


1981 - 1984
Doutorado em Administração Estratégica.
UNIVERSITÄT MANNHEIM.
Título: Strategisches Management Privatwirtschaflicher Unternehmen in Brasilien - Ein Simulionsmodell mit Hilfe von System Dynamics, Ano de obtenção: 1984.
Orientador: Gert Harald August von Kortzfleisch.
Coorientador: Heinz Bergner.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: Administracao Estrategica; System Dynamics; Impacto de Políticas Governamentais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.
1971 - 1972
Mestrado em Marketing.
BALL STATE UNIVERSITY.
Título: Marketing and The Computer: A Review,Ano de Obtenção: 1972.
Orientador: James L. Lowry.
Coorientador: Joseph Brown.
Bolsista do(a): COMISSÃO PARA O INTERCÂMBIO EDUCACIONAL ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL.
1967 - 1970
Graduação em Administração.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.




Formação Complementar


1978 - 1978
Extensão universitária em Desenvolvimento Econômico. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Campinas.
1975 - 1975
Treinamento para Técnicos de Bancos de Desenvolvim. (Carga horária: 180h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte.
1970 - 1970
Extensão universitária em Planejamento Local Integrado. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.


Atuação Profissional



INTERMANAGEMENT CONSULTORIA, INTER, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Associação dos Diplomados em Administração da UFPR, ADA/UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 10


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR TITULAR 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Curadores, .

Cargo ou função
Presidente.
2/2000 - Atual
Direção e administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Administração Geral e Aplicada.

Cargo ou função
Coordenador de curso de Especialização.
5/1973 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de Vendas
Pesquisa de Mercado
Mercadologia de Exportação
Marketing Básico
Administração de Marketing
Administração Estratégica
Negócios Internacionais

Banco de desenvolvimento do Paraná, BADEP, Brasil.
Vínculo institucional

1973 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Desenvolvimento, Carga horária: 40
Outras informações
Negociações com investidores nacionais e internacionais visando instalação no Paraná, para o que várias missões, com a realização de viagens, reuniões e contatos nos principais países desenvolvidos. (EUA, Canadá, Japão, Alemanha, França, Suécia, Itália, Reino Unido, Suíça e Holanda).


Isat - Instituto Superior de Administracão e Tecnologia, ISAT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Associado, Enquadramento Funcional: Diretoria Técnica e Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisas e Consultoria Organizacional



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
Projeto de Reestruturação Mercadológica da Divisão de Argamassas da Votorantim
Descrição: Este projeto teve por objetivo o reposicionamento da divisão de argamassas e materiais especiais no Grupo Votorantim. Diferentemente da abordagem de "volume" que é característica da área de cimentos, esta outra requer um posicionamento diferenciado, o que foi implementado ao longo do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador / Antonio Carlos Richter - Integrante / Cris Schlemmer - Integrante.
1998 - 1998
Novas Realidades no Mercado de Informacao de Midia no Brasil.
Descrição: O projeto foi desenvolvido diante das mudanças ocorridas por ocasião da aquisição da divisão de mídia da Nielsen pelo Ipope. Consistiu na consulta aos executivos de mídia brasileiros sobre o uso dos dados em suas tomadas de decisão , suas opiniões a respeito das mudanças no mercado e previsões de futuros entrantes no mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1
1996 - 1997
Desafios Competitivos das Cooperativas Agro-Pecuárias do Paraná
Descrição: Um estudo abrangente junto às 60 maiores cooperativas agrícolas do Paraná, onde este tipo de organização tem tido grande influência e sucesso, foi apoiado pelo CNPq, e gerou vários "papers" e apresentações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
1993 - 1994
Estudo da Competitividade das Cadeias Produtivas da Indústria Paranaense
Descrição: Estudo interdisciplinar realizado por uma equipe de professores doa DAGA - Depto. de Administração da UFPR, com o apoio financeiro do IPARDES - Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador / João Carlos da Cunha - Integrante / Sieglinde Kindl da Cunha - Integrante.
1987 - 1994
Estratégia, Estrutura e Tecnologia: Um Estudo de Administração Estratégica
Descrição: Projeto de Pesquisa registrado no BANPESQ da UFPR, acompanhou, durante alguns anos, a evolução do pensamento estratégico das empresas paranaenses, sendo que cobriu mais de 250 empresas e baseou-se na metodologia do PIMS - Profit Impact of Market Strategies. Resultados apresentados no XIX Enanpad..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador.
1986 - 1987
Escriba 2021 A Revolucao Silenciosa
Descrição: Projeto de pesquisa de mercado encomendado pela empresa Perkons SA, a qual precisava avaliar a oportunidade de mercado advinda da mudança tecnológica e digital que migrava da eletromecânica para a eletroeletrônica. O estudo de mercado apresentou excelentes perspectivas para o lançamento de um aparelho de telex e, posteriormente, de fax, substituindo maquinas construídas anteriormente com a tecnologia analógica. Rendeu um premio TOP DE MARKETING da ADVB/SP para o case e a outorga de um diploma de menção ao fato pela Fundação Brasileira de Marketing..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador.
1975 - 1980
Comportamento do Consumidor em uma Cidade-teste
Descrição: Pesquisa realizada junto a consumidores de varejo, visando detectar seus hábitos de compras tais como dias e horários preferidos, lojas preferidas, tendências quanto ao futuro do varejo em termos de shopping centers versus locais tradicionais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (95) .
Integrantes: Romeu Rossler Telma - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Estratégica.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Negócios Internacionais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1987
TOP DE MARKETING, ADVB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
TELMA, R. R.2003TELMA, R. R.. A Teoria dos Vórtices: Nova Abordagem Estratégica para Análise dos Imapactos Ambientais. Anais do Enanpad, 2003.

2.
TELMA, R. R.1996TELMA, R. R.. Estratégias de uma S/A Brasileira a partir da Equação do Crescimento Sustentável. Anais do XX Enanpad, Rio de Janeiro, v. II, 1996.

3.
TELMA, R. R.1995TELMA, R. R.. Aspectos Estrategicos da Competitividade da Industria Paranaense. REVISTA BRASILEIRA DE ADMINISTRACAO CONTEMPORANEA, v. 6, p. 29-39, 1995.

4.
TELMA, R. R.1995TELMA, R. R.. Pesquisas, Modelos e Simulacoes de Marketing No Contexto da Administracao Estrategica. CADERNO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS, p. 43-55, 1995.

5.
TELMA, R. R.1992TELMA, R. R.. Desenvolvimento Autonomo - Uma Proposta Para Paises Em Desenvolvimento. REVISTA DE ECONOMIA, v. 16, p. 107-115, 1992.

6.
TELMA, R. R.1986TELMA, R. R.. A Administracao Estrategica Como Base do Processo Decisorio. REVISTA DE ECONOMIA, v. 13, n.10, p. 63-78, 1986.

7.
TELMA, R. R.1985TELMA, R. R.. A Administracao Estrategica Como Opcao Para O Novo Governo. GAZETA MERCANTIL, v. 44, 1985.

8.
TELMA, R. R.1974TELMA, R. R.. Marketing - Conceitos e Distincoes. BOLETIM INFORMATIVO DA ABDE, v. 5, n.8, p. 9-11, 1974.

Capítulos de livros publicados
1.
TELMA, R. R.. Dinâmica de Sistemas e Estratégia numa Visão Brasileira. In: Aurélio L. Andrade;Acyr Seleme;Luís H. Rodrigues;Rodrigo Souto. (Org.). Pesnamento Sistêmico - Caderno de Campo. 1a.ed.Porto Alegre: BOOKMAN, 2006, v. 418, p. 422-430.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TELMA, R. R.. System Dynamics in Brazil: a Quest for (Re)habilitation. In: Balas Annual Conference - Disigning the 21rst Century LA Organization, 2001, San Diego, California. Proceedings of the Balas Annual Conference, 2001.

2.
TELMA, R. R.. Media Research in Brazil: Trends and Challenges for the New Millennium. In: XXXVI Asamblea Anual del CLADEA, 2001, México. Proceedings of the XXXVI CLADEA, 2001.

3.
TELMA, R. R.. New Realities in the Media Information Market inBrazil. In: The Worldwide Media Research Seminar, 1998, Mexico City - Mexico. Towards Total Communication Strategies: Is Media Research Keeping Pace with Change?. Amsterdam: ESOMAR - European Society for Opinion and Marketing Research, 1998. v. I. p. 103-113.

4.
TELMA, R. R.. Aspectos Estratégicos da Competitividade da Indústria Paranaense. In: ENANPAD - Encontro Nacional da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração, 1995, João Pessoa - PA. Revista Brasileira de Administração Contemporânea. Rio de Janeiro: ANPAD / IAG-PUC, 1995. v. Vol.I. p. 28-39.

5.
TELMA, R. R.. O Uso de Modelos de Simulacao Dinamica Na Administracao Estrategica. In: ENANPAD, 16, 1992. ANAIS. CANELA. p. 75-89.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TELMA, R. R.. A Teoria dos Vórtices: Nova Abordagem Estratégica para Análise dos Impactos Ambientais. In: XXVII ENANPAD, 2003, Atibaia/ SP. Resumo dos trabalhos do 27o. Encontro da ANPAD. Rio de janeiro: ANPAD, 2003.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
TELMA, R. R.1997 TELMA, R. R.. Strategic Challenges for the Agroindustrial Cooperatives in Paraná. Proceedings of the International BALAS Congress, rIO DE jANEIRO, v. II, p. 987, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
TELMA, R. R.; Farley Nobre . Fuzzy Systems Perspectives on Cognition, Economics and Machines in Organizations. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
TELMA, R. R.. A Dinâmica dos Vórtices: Abordagem Sistêmica para Análise dos Impactos Ambientais em Organizações. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
TELMA, R. R.. Marketing Ubíquo. Curitiba, PR: Gazeta do Povo, 2004 (Artigo de Jornal).

2.
TELMA, R. R.. Administração Estratégica da Produção. Manuscrito, 1989 (Tese).

3.
TELMA, R. R.. Escriba 2021 - A Explosão Silenciosa. São Paulo: Revista da ADVB, 1987 (Caso Premiado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
TELMA, R. R.. Profissionalização da Administração e Governança corporativa na RUDNICK. 2001.

2.
TELMA, R. R.. Planejamento Estratégico em transportes Urbanos - Gidion. 2000.

3.
TELMA, R. R.. FORZA - Estratégia e Estrutura numa Fábrica de Embalagens Plásticas. 1999.

4.
TELMA, R. R.. Planejamento Estratégico na COTREFAL. 1998.

5.
TELMA, R. R.. Planejamento Estratégico na Susdcoop. 1995.

6.
TELMA, R. R.. Implantação do Marketing na MARISOL. 1989.

Trabalhos técnicos
1.
TELMA, R. R.. Avaliação de Trabalhos do EMA 2006. 2006.

2.
TELMA, R. R.. Estudos, Projetos e Planejamento em Comércio Exterior. 2005.

3.
TELMA, R. R.. Avaliação de Trabalhos da Divisão MKT - ANPAD. 2005.

4.
TELMA, R. R.. Estudos, Projetos e Planejamento em comércio Exterior. 2005.


Demais tipos de produção técnica
1.
TELMA, R. R.; TELMA, M. F. P. ; TELMA, E. O. P. . Pesquisa Qualitativa sobre o Matte Mix da Leão Júnior S.A.. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
TELMA, R. R.. MBA-Marketing for Business Advancement. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
TELMA, R. R.. Marketing Empresarial. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
TELMA, R. R.. Marketing Metrics. 2006. .

5.
TELMA, R. R.. Administração Estratégica. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
TELMA, R. R.. MBA-Marketing for Busainess Advancement. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
TELMA, R. R.. Marketing Empresarial. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
TELMA, R. R.. Administração Industrial. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
TELMA, R. R.. Estudo Sobre o Mercado de Telecomunicações. 2002. (Relatório de pesquisa).

10.
TELMA, R. R.. Estudo de Mercado para Determinação do Potencial Turístico de Marechal Rondon. 1994. (Relatório de pesquisa).

11.
TELMA, R. R.. Pesquisa de Imagem Corporativa. 1993. (Relatório de pesquisa).

12.
TELMA, R. R.. O Mercado de Óticas em Curitiba. 1993. (Relatório de pesquisa).

13.
TELMA, R. R.. Pesquisas sobre Móveis Residenciais. 1992. (Relatório de pesquisa).

14.
TELMA, R. R.. Painéis de Preferência sobre Frios e Queijos. 1990. (Relatório de pesquisa).

15.
TELMA, R. R.. Pesquisa Sobre Componentes para Móveis no Brasil. 1990. (Relatório de pesquisa).

16.
TELMA, R. R.. Estudo de Mercado sobre o Potencial de Consumo de Queijos no Brasil. 1989. (Relatório de pesquisa).

17.
TELMA, R. R.. Potencial de Mercado de Telex no Brasil. 1987. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
TELMA, R. R.. Na Pista dos Imigrantes. 2010 (Livro).

Demais trabalhos
1.
TELMA, R. R.. Administração Estratégica: Chave do sucesso para o Novo Milênio. 2003 (Palestra) .

2.
TELMA, R. R.. Perspectivas Brasileiras com vistas à ALCA. 2002 (Palestra) .

3.
TELMA, R. R.. "Doing Marketing in Brazil". 2002 (Palestra) .

4.
TELMA, R. R.. Os Paradigmas do Marketing. 2002 (Palestra) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
TELMA, R. R.. Participação em banca de Airton Luiz Brusco. Treinamento em Marketing na Volvo: Uma Plataforma de Cursos Baseada em Competências. 2002. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná.

2.
TELMA, R. R.. Participação em banca de Alethéa de Freitas Mecena. Planejamento Estratégico de Marketing de Exportação - A empresa Lumicenter. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná.

3.
TELMA, R. R.. Participação em banca de Bettina Nocetti del Claro. Marketing Estratégico em tabelionatos: O Case Tabelionato Margarida. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
TELMA, R. R.. Examinador do Premio Nacional da Qualidade. 1995. Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Thirty-first International System Dynamics Conference. Fuzzy Systems Perspectives on Cognition, Economics and Machines in Organizations. 2013. (Congresso).

2.
EDUNIVERSAL Congresso Internacional. 2012. (Congresso).

3.
Marketing 2.0 - Content, Mobile & Games.Marketing na Era Digital e Emmotional Branding. 2012. (Seminário).

4.
EDUNIVERSAL WORLD CONVENTION. Representação da UFPR como uma da 1000 melhors escolas de Administração do Mundo. 2010. (Congresso).

5.
WM3 and Online Research 2010.Atualização com as novas Tecnologias. 2010. (Seminário).

6.
XII Fórum Internacional de Pesquisa. 2010. (Outra).

7.
Forum Paranaense de Administração. 2009. (Outra).

8.
WFA/ABA Global Advertiser Conference.As Tendências da Publicidade no Mundo Globalizado. 2009. (Seminário).

9.
National Association of Broadcasters. Novas Tecnologias Aplicadas à Mídia. 2008. (Congresso).

10.
Expo Management 2007.Atualização de abordagens trazidas por palestrantes internacionais. 2007. (Encontro).

11.
1o. Congresso Internacional de Dinâmica de Negócios. A Dinâmica dos Vértices. 2006. (Congresso).

12.
ExpoManagement 2006. Vencendo Desafios com Jack Welch. 2006. (Congresso).

13.
Maxi-Midia. 2006. (Congresso).

14.
Planejamento Estratégico da UFPR: Experiências e Perspectivas.Ferramentas de Análise Estratégica para Instituições Públicas de Ensino superior. 2006. (Seminário).

15.
WAM - World Advertising Measurement Congress. 2005. (Congresso).

16.
MAXI MIDIA.14. Encontro Internacional de Comunicação - MAXI MIDIA. 2004. (Encontro).

17.
XXVIII ENANPAD. ATeoria dos Vórtices como Abordagem para Avaliação do Ambiente Estratégico. 2004. (Congresso).

18.
13 ENCONTRO INTERNACIONAL DE COMUNICAÇÃO.MAXI MIDIA 2003. 2003. (Encontro).

19.
The Annual Congress of the International Business and Economic Association. The Annual Congress of The International Business and Economic Association - IBEA. 2003. (Congresso).

20.
XXVII ENANPAD. XXVII ENANPAD. 2003. (Congresso).

21.
12 Encontro Internacional de Midia.MAXI MIDIA 2002. 2002. (Encontro).

22.
EXPO MANAGEMENT 2002.EXPO MANAGEMENT. 2002. (Seminário).

23.
11 Encontro Internacional de Midia.MAXI MIDIA 2001. 2001. (Encontro).

24.
conferência Internacional da SDS. The 19th International Conference of The System Dynamics Society. 2001. (Congresso).

25.
Designing the 21st Century Latin American Organizations. Designing the 21st. Century Latin American Organizations. 2001. (Congresso).

26.
10 Encontro Internacional de Mídia.MAXI MIDIA 2000. 2000. (Encontro).

27.
Sustainability in the third Millennium. Sustainability in the third Millennium. 2000. (Congresso).

28.
Worldwide Electronic and Broadcast Audience research Conference. Worldwide Electronic and Broadcast Audience research Conference. 2000. (Congresso).

29.
Radio Research Symposium.ARF/ESOMAR Worldwide Radio Research Symposium. 1999. (Simpósio).

30.
Towards Total Communications Strategies: Is media research keeping pace with change?.Towards Total communications strategies: Is media research keeping pace with change?. 1998. (Seminário).

31.
XXV ENANPAD. XXI ENANPAD. 1997. (Congresso).

32.
XIX Encontro Nacional da ANPAD. XIX ENANPAD. 1995. (Congresso).

33.
Workshop - Planejamento Estratégico.Planejamento Estratégico na Atualidade Brasileira. 1994. (Seminário).

34.
XVIII ENANPAD. Alianças Estratégicas: Perspectivas e Controvérsias. 1994. (Congresso).

35.
XVI ENANPAD. XVI Encontro Anual da ANPAD. 1992. (Congresso).

36.
O Administrador do Futuro.O Curso de Administração e o Mercado de Trabalho. 1990. (Seminário).

37.
Simpósio Internacional.A Situação Econômica e Política na República Democrática Alemão Após Queda do Muro. 1990. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TELMA, R. R.. Seminário de Pesquisa e Inteligência Competitiva. 2013. (Congresso).

2.
TELMA, R. R.. MKT 2.0. 2012. (Congresso).

3.
TELMA, R. R.; GABRIEL, Martha C.C. ; Blum, Renato O. ; Radfahrer, L. ; FERNANDEZ, A. ; TROIANO, J. . MARKETING 2.0 Marketing & Branding. 2011. (Congresso).

4.
GABRIEL, Martha C.C. ; TELMA, R. R. . Marketing 2.0. 2010. (Congresso).

5.
TELMA, R. R.. Marketing Internacional:Os Caminhos da Competitividade. 1999. (Congresso).

6.
TELMA, R. R.. Marketing - Tendências Futuras. 1998. (Outro).

7.
TELMA, R. R.. Logística Internacional. 1997. (Outro).

8.
TELMA, R. R.. Alianças Estratégicas na Política Americana de Negócios Internaqcionais. 1996. (Outro).

9.
TELMA, R. R.. Estratégias Empresariais até o Ano 2000. 1992. (Outro).

10.
TELMA, R. R.. Economia e Marketing da Moda. 1992. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Euclides Delbone. Administração Estratégica e a Nova Lei de Diretrizes da Educação em Duas Universidades do Oeste Paranaense. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Romeu Rossler Telma.

2.
Luiz Antonio Gabriel. Desempenho Estratégico e Estratégia competitiva: Um Estudo Multicaso em Três Cooperativas do Setor Agro-Industrial Avícola da Região Oeste dos Estados do Paraná e Santa Catarina. 2003. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Romeu Rossler Telma.

3.
Suzana de Oliveira Malta. Orientaçãoo para o Mercado em Instituições de Ensin. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Romeu Rossler Telma.

4.
Débora Camilo Alves Costa. Abordagem alternativa na Propaganda como Estratégia de Posicionamento: Uma Avaliação Crítica. 1999. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Coorientador: Romeu Rossler Telma.

5.
Raul Landmann. O Impacto do TQM em empresas de Pequeno Porte. 1998. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Romeu Rossler Telma.

6.
Luiz Covello Rossi. Sistema de Planejamento e Controle Empresarial: Itaipu Binacional - Um Estudo de Caso. 1997. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Romeu Rossler Telma.

7.
Eva Maria Los. Estratégias Financeiras de uma Sociedade Anônima Brasileira, Avaliadas a Partir da Equaçào do Crescimento Sustentável - Um Estudo de Caso. 1996. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Romeu Rossler Telma.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Aline Schwerz. Marketing Esportivo: Patrocínios. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Romeu Rossler Telma.

2.
Tereza Cristina Karan dos Santos. Roteiro de diagnóstico para Implantaçào da gestão da Qualidade. 1999. Monografia - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Romeu Rossler Telma.

3.
Fabíola antunes Fortunato. O POtencial de desenvolvimento do Mercado de Food Service no Brasil. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Romeu Rossler Telma.

4.
Elisabeth Baptista. Marketing de Serviços: O Caso da Oficina Terapêutica. 1997. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Orientador: Romeu Rossler Telma.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
TELMA, R. R.; Farley Nobre . Fuzzy Systems Perspectives on Cognition, Economics and Machines in Organizations. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TELMA, R. R.. MKT 2.0. 2012. (Congresso).

2.
TELMA, R. R.. Seminário de Pesquisa e Inteligência Competitiva. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


1. Membro da System Dynamics Society, NY. USA
2. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do  Paraná.
3. Professor Titular da Universidade Federal do PR
4. Ganhador do Prêmio TOP DE MARKETING, concedido pela ADVB S. PAULO, pelo projeto do Telex 2021 Escriba - 1987.
5. Membro da ESOMAR - EUROPEAN SOCIETY FOR OPPINION AND MARKETING RESEARCH
6. Vice-Presidente da AMIG - Associação Pró-memória da Imigração Germânica
7. Presidente da AEPM - Associação das Empresas de Pesquisa de Mercado
8. Coordenador do MBA Marketing - UFPR



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 14:11:17