Luiz Carlos Spiller Pena

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9003281527389155
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (Rio de Janeiro), mestrado em Antropologia Social e doutorado na área Saneamento e Ambiente, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência profissional na área da administração pública onde atuou no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia ? IPAC/BA, na Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e no Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino da Ciência da Unicamp. No ensino superior possui experiência na docência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Hotelaria e Turismo (onde lecionou na Universidade de Marília; Universidade Metodista de Piracicaba; Universidade do Sagrado Coração). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília atuando: na graduação em turismo e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Turismo (em mandato de coordenação). Participa dos Grupos de Pesquisa [CNPq]: Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Turismo; Cidades e Patrimonialização ? GECIPA. Endereço ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3361-3749 (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Carlos Spiller Pena
Nome em citações bibliográficas
PENA, L. C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Brasília, Reitoria, Centro de Excelência em Turismo.
Campus Universitário Darci Ribeiro - Gleba A
Asa Norte
70910900 - Brasília, DF - Brasil
Telefone: (61) 31075944
URL da Homepage: http://www.cet.unb.br/


Formação acadêmica/titulação


2004 - 2009
Doutorado em Engenharia Civil.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Licenciamento Ambiental em Assentamento de Reforma Agrária, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Simone Narciso Lessa.
Palavras-chave: Política ambiental; Planejamento ambiental; Políticas públicas; Reforma Agrária; Assentamentos Rurais.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento e Ambiente / Especialidade: Planejamento.
Setores de atividade: Desenvolvimento Rural; Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado.
1994 - 1999
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Cidade Encantada:olhares sobre Parati,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Carlos Rodrigues Brandão.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Arte; Cultura; Parati.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Desenvolvimento Rural; Planejamento e Gestão das Cidades, Inclusive Política e Planejamento Habitacional.
1982 - 1987
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.




Formação Complementar


2010
Extensão universitária em Regionalização do Turismo. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Ferramenta NVIVO. (Carga horária: 15h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Avaliação Ambiental Estratégica. (Carga horária: 40h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Desenvolvimento Territorial. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2006 - 2006
Capacitação Docente Em Moodle. (Carga horária: 60h).
Centro Universitário Toledo, UNITOLEDO, Brasil.
2004 - 2004
Organização de Centros de Documentação e Memória. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 40
Outras informações
Principais atividades e responsabilidades: Participação na elaboração do planejamento da Coordenação de Projetos de Turismo do CET/UnB; Participação como representante do CET em reuniões e encontros de trabalho, seminários e conferências externas; Participação como assistente e mediador nos Ciclos de Palestras promovidos pelo CET/UnB; Docente na disciplina de Planejamento Estratégico em Hotelaria Hospitalar do curso de pós-graduação lato-sensu em Hotelaria Hospitalar e na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Turismo do curso de pós-graduação lato-sensu em Gestão de Negócios e Consultoria em Turismo do CET/UnB; Preparação do Projeto Básico de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo; Preparação de termos de referência para atender as necessidades do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo; Auxílio na elaboração de relatórios parciais do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo; Auxílio na elaboração e na aplicação de metodologia participativa nos cursos de formação de multiplicadores e oficinas Pró-Copa 2014 do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo; Elaboração do Projeto do Curso de Formação de Multiplicadores junto ao Decanato de Extensão da Universidade de Brasília; Participação na elaboração do Manual dos Multiplicadores do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes no Turismo; Elaboração de sumário executivo de projeto para Implantação de um Observatório do Turismo no Distrito Federal ? DF; Representação do CET/UnB no grupo gestor dos 65 Destinos Indutores ? Distrito Federal, do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo; Elaboração de termo de cooperação técnica ? Caminhos Brasil Central ? com a Universidade Federal de Goiás ? UFG.

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante (Dr), Carga horária: 40
Outras informações
Conforme homologação Edital 195. DOU - Seção 3, nº 243, quarta-feira, 19 de dezembro de 2007. Principais atividades e responsabilidades: O Plano de Trabalho definiu habilidades e competências a serem realizadas pelo contratado no sentido de atender plena e eficazmente o cumprimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Turismo do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília ? CET/UnB, em regime contratual de 40 horas, função professor visitante (MS) com as seguintes atribuições: 1. Consolidar referencial teórico em desenvolvimento sustentável e turismo para subsidiar os cursos do CET; 2. Realizar estudos de planos de Desenvolvimento Turístico com vistas à formulação de uma metodologia para o CET; 3. Participar da concepção e do oferecimento dos cursos de pós-graduação lato sensu; 4. Desenvolver atividades acadêmicas em cursos e atividades de extensão realizadas pelo CET. Nesse sentido, foram demandadas e desenvolvidas as seguintes atividades associadas ao Plano de Trabalho: Assistente Pedagógico do Programa Trilha Jovem: turismo e inclusão social; Coordenar as ações de pesquisa e extensão para o desenvolvimento do Projeto denominado Caminhos do Brasil Central. Trata-se de proposta de trabalho em andamento na qual a produção científica visa contribuir na elaboração teórica e prática que subsidie a criação futura de um Plano de Desenvolvimento para a prática de um turismo sustentável a partir do Distrito Federal, inclusive na relação com os territórios do seu entorno; Auxílio na elaboração de proposta técnica para atender as necessidades pedagógicas e operacionais do edital do Instituto de Hospitalidade cujo objetivo foi concorrer à execução do Programa Trilha Jovem: turismo e inclusão social. O Programa encontra-se em andamento, coordenado pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB; Auxílio na elaboração e aplicação de pesquisa de perfil de turistas de negócios e de lazer no Distrito Federal, bem como na revisão dos relatór

Atividades

05/2013 - Atual
Direção e administração, Reitoria, Centro de Excelência em Turismo.

Cargo ou função
Coordenador de Graduação de Bacharelado em Turismo Diurno.
10/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Excelência em Turismo.

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Turismo.
08/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro de Estudos do Cerrado da Chapada dos Veadeiros ? Centro UnB Cerrado.

Cargo ou função
Conselheiro Titular.
07/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Centro de Excelência em Turismo.

07/2011 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sustentabilidade, Ética e Turismo
Estruturas de Suporte ao Turismo
Projeto Integrador II

Universidade Metodista de Piracicaba, UNIMEP, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Trabalho realizado como docente e na Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo. Principais atividades e responsabilidades: Ensino de graduação ministrando as disciplinas Teoria Geral do Turismo I e II, Arquitetura dos Meios de Hospedagem e orientando em Monografia de Conclusão do Curso I e II e Estágio Supervisionado em Turismo I e II; Representação e Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo de Curso, Campus Lins, no que diz respeito às atividades acadêmicas e administrativas de ensino, pesquisa e extensão, internamente e externamente à IES, destacando as atividades e responsabilidades como: Integrante do Conselho da Faculdade de Gestão e Negócios como conselheiro nas reuniões colegiadas e como membro da sua Comissão de Ensino de Graduação; Integrante do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão ? CONSEPE ? da Universidade Metodista de Piracicaba, atuando como conselheiro e membro da sua Comissão de Ensino de Graduação; Coordenação do Projeto de Extensão Memória, Meio Ambiente e Cidadania: uma proposta de turismo social, no município de Promissão, com financiamento institucional do Fundo de Apoio à Extensão - FAE/UNIMEP. (quando houve a oportunidade de participar de um curso de capacitação em Organização de Centros de Documentação e Memória na Universidade de São Paulo ? USP); Consultor Ad-hoc na análise de mérito científico de Projeto de Extensão candidato ao Fundo de Apoio à Extensão-FAE da UNIMEP; Atuação em extensão universitária como Conselheiro Municipal de Turismo da cidade de Lins; Membro do Grupo de Trabalho organizador da Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP, Campus Lins, tendo atuado como Coordenador de Sessão, Coordenador de Mesa e Revisor de trabalhos a serem publicados nos anais das Mostras Acadêmicas; Elaboração e execução do Convênio UNIMEP/UNILINS-CETEC no desenvolvimento de um Sistema de Informações Georeferenciadas - SIG para o Turismo no município de Lins; Durante o ano de 2005 docente do ensino de graduação

Atividades

8/2005 - 7/2006
Extensão universitária , Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus de Lins.

Atividade de extensão realizada
Elaboração e atuação no Convênio UNIMEP/UNILINS-CETEC.
8/2004 - 7/2006
Extensão universitária , Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus de Lins.

Atividade de extensão realizada
Atuação como Conselheiro Municipal de Turismo da cidade de Lins.
1/2003 - 7/2006
Direção e administração, Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus de Lins.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Bacharelado em Turismo.
1/2003 - 7/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Coordenação do Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, da UNIMEP.
8/2000 - 7/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Gestão e Negócios, Conselho de Faculdade.

Cargo ou função
Membro do Conselho da Faculdade de Gestão e Negócios.
2/2000 - 7/2006
Ensino, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral do Turismo I
Teoria Geral do Turismo II
Arquitetura dos Meios de Hospedagem
Monografia de Conclusão do Curso I e II
Estágio Supervisionado em Turismo I e II
Estágio Supervisionado em Administração - Gestão de Negócios Internacionais
Percepção e Representação das Formas I
Projeto de Paisagismo
2/2000 - 7/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins, Conselho de Curso.

Cargo ou função
Presidente do Conselho do Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins.
1/2005 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, .

Cargo ou função
Consultor Ad-hoc na análise de mérito científico de Projeto de Extensão candidato ao Fundo de Apoio à Extensão-FAE da UNIMEP.
8/2005 - 11/2005
Direção e administração, Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Administração Com Habilitação Em Gestão de Negócios Internacionais.

Cargo ou função
Revisor de trabalhos publicados nos anais do I Encontro Nacional de Estudantes de Comércio Exterior-ENECEX.
10/2005 - 10/2005
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Coodenador de sessão de apresentação de trabalhos durante o 3 Simpósio de Ensino de Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, no contexto da sua 3 Mostra Acadêmica.
10/2005 - 10/2005
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de sessão no 13 Congresso de Iniciação Científica, no contexto da 3 Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba.
9/2005 - 10/2005
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins.

Cargo ou função
Revisor de trabalhos a serem publicados nos anais do 3 Simpósio de Ensino de Graduação da Universidade Metodista de Piracicaba, no contexto da 3 Mostra Acadêmica.
8/2005 - 10/2005
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho organizador da 3 Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP.
11/2004 - 11/2004
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Coordenador de mesa no 6 Seminário de Extensão da Universidade Metodista de Piracicaba, no contexto da 2 Mostra Acadêmica.
6/2004 - 11/2004
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Membro da Comissão Organizadora do 2 Congresso de Pesquisa e 12 Congresso de Iniciação Científica da Universidade Metodista de Piracicaba, no contexto da 2 Mostra Acadêmica.
8/2002 - 8/2004
Extensão universitária , Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus de Lins.

Atividade de extensão realizada
Atuação como Conselheiro Municipal de Turismo da cidade de Lins-SP.
8/2002 - 7/2004
Direção e administração, Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus de Lins.

Cargo ou função
Coordenador do Projeto Memória, Meio Ambiente e Cidadania: uma Proposta de Turismo Social.
8/2002 - 7/2004
Extensão universitária , Faculdade de Gestão e Negócios, Curso de Bacharelado Em Turismo Campus de Lins.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Projeto de Extensão Memória, Meio Ambiente e Cidadania: uma proposta de turismo social.
11/2003 - 11/2003
Direção e administração, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Comissão de Ensino de Graduação.

Cargo ou função
Coordenação de mesa no 5 Seminário de Extensão no contexto da 1 Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba.
8/2000 - 12/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, Coordenação do Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins.

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIMEP.
6/2000 - 12/2002
Direção e administração, Faculdade de Gestão e Negócios, Coordenação do Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Bacharelado em Turismo.

Centro Universitário Toledo, UNITOLEDO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Docente do Curso de Administração ? Habilitação em Hotelaria e Curso de Bacharelado em Turismo. Principais atividades e responsabilidades: Ensino de graduação ministrando as disciplinas Teoria e Sistemas de Turismo, Projetos Turísticos, Introdução aos Meios de Hospedagem e Planejamento e Desenvolvimento de Hotéis; Organização e execução de visitas e viagens técnicas; Participação nos nos encontros institucionais para aprimoramento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Atividades

2/2004 - 1/2007
Ensino, Administração - Habilitação em Hotelaria, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento e Desenvolvimento de Hotéis
Introdução aos Meios de Hospedagem
2/2004 - 1/2007
Ensino, Bacharelado em Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Sistemas de Turismo
Projetos Turísticos

Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Docente contrato temporário, Enquadramento Funcional: Docente contrato temporário, Carga horária: 15
Outras informações
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão e Formação de Educadores em Turismo. Principais atividades e responsabilidades: Ensino de pós-graduação lato sensu ministrando a disciplina de Planejamento Integral do Turismo.

Atividades

9/2003 - 9/2003
Ensino, Gestão e Formação de Educadores Em Turismo, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Planejamento Integral do Turismo.

Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador, Carga horária: 48
Outras informações
Contrato de prestação de serviço. Principais atividades e responsabilidades: Avaliação e verificação in loco das condições de ensino em cursos de turismo de instituições de ensino superior.

Atividades

12/2003 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação Superior, .

Serviço realizado
Avaliação das condições de Ensino de Cursos de Graduação em Turismo.
12/2003 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação Superior, .

Cargo ou função
Membro de Comissão de Avaliação da Condições de Ensino dos Cursos de Graduação em Turismo.

Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 8
Outras informações
Principais atividades e responsabilidades: Ensino de graduação ministrando as disciplinas Dinâmicas e Dimensões do Turismo I e II; Participação em Projeto de Implantação de Agência Laboratório.

Atividades

8/1999 - 1/2000
Ensino, Curso de Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Dinâmicas e dimensões do turismo I
Dinâmicas e dimensões do turismo II

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho realizado como pesquisador na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários ? Núcleo Interdisciplinar para Melhoria do Ensino de Ciências - NIMEC. Principais atividades e responsabilidades: Coordenação executiva do Programa Alfabetização Solidária/Comunidade Solidária com supervisão das ações operacionais planejadas quanto a logística de deslocamento, hospedagem, alimentação e entretenimento dos participantes do Programa.

Atividades

1/1997 - 1/1999
Direção e administração, Reitoria, Núcleo Interdisciplinar para Melhoria do Ensino de Ciências.

Cargo ou função
Coordenação executiva do Programa Alfabetização Solidária/Comunidade Solidária..

Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, IPAC-BA, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1990
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Instituto vinculado à Secretaria Estadual da Cultura do Estado da Bahia.

Atividades

9/1989 - 2/1990
Pesquisa e desenvolvimento , Direção, Assessoria.

9/1989 - 2/1990
Serviços técnicos especializados , Direção, Assessoria.

Serviço realizado
Assessoria técnica nas áreas de arquitetura, urbanismo e preservação do patrimônio histórico cultural.

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, SMC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40
Outras informações
Setor - Assessoria de Ação Cultural Regionalizada Cargo - Assessoria Principais atividades e responsabilidades: Coordenação do Projeto "UniverCidade dos Bairros" em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, regional São Paulo - SP

Atividades

3/1990 - 1/1992
Direção e administração, Gabinete, Assessoria de Ação Cultural Regionalizada.

Cargo ou função
Coordenação do Projeto "UniverCidade dos Bairros" em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, regional São Paulo.
3/1990 - 1/1992
Serviços técnicos especializados , Gabinete, Assessoria de Ação Cultural Regionalizada.

Serviço realizado
Formação e coordenação do Núcleo de Manutenção dos próprios da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Secretaria Municipal de Cultura de Curitiba, SMC-PR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sem vínculo oficial, Carga horária: 20
Outras informações
Principais atividades e responsabilidades: Assessoria técnica na elaboração de projetos de arquitetura referentes à criação do Centro Cultural Portão, região metropolitana de Curitiba.

Atividades

7/1988 - 8/1988
Serviços técnicos especializados , Direção, Diretoria Cultural.

Serviço realizado
Elaboração de projetos de arquitetura referentes à criação do Centro Cultural Portão localizado na região metropolitana de Curitiba.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa para instrução de processos de tombamento e relativa ao processo de revitalização do Centro Histórico da cidade de Salvador-BA.
2.
Desenvolvimento, Politicas Publicas e Gestão no Turismo
3.
Cultura e sustentabilidade no Turismo


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo
Descrição: Descrição: A pesquisa foca a análise da relação dos processos de qualificação no aumento da competitividade (hospitalidade) nos destinos turísticos brasileiros. A concepção de avaliação de processos adotada no estudo proposto contempla o conhecimento específico de uma situação concreta - qualificação em turismo e hospitalidade no território nacional nas 5 (cinco) regiões federativas do país, tendo como recorte os municípios classificados nos cluster A, B e C, da metodologia da categorização, contemplados pelo PRONATEC/Turismo e/ou implementaram projetos de qualificação financiados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2004 a 2014, com o foco na organização setorial e fortalecimento da governança territorial por meio dos programas do Ministério do Turismo. O tema qualificação na contemporaneidade insere-se como investigação social que implica em duas classes de problemas bastantes diferentes: o estudo das leis gerais da vida social/grupal e o diagnóstico de situações específicas, o que significa dizer, obter a informação mediante um adequado conhecimento do mesmo, onde insere-se o estudo proposto. Sendo assim, almeja-se construir caminhos autodiagnósticos, valorizando mais a precisão necessária das informações e análises dialógicas e coletivas entre técnicos e partes interessadas, ao invés de resultados, apenas quantitativos estatísticos, muitas vezes frágeis, por serem distantes em aplicabilidade real, os quais acarretam custos elevados e tempos dilatados, razão pela escolha de uma pesquisa aplicada. Concepção da Política Nacional de Qualificação em Turismo, a partir das Diretrizes de qualificação e da Pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo nacional, nas 5 (cinco) regiões federativas do país, tendo como recorte os municípios classificados nos clusters A, B e C, da metodologia da categorização , contemplados pelo PRONATEC/Turismo e/ou que implementaram projetos de qualificação financiados pelo Ministério do Turismo (MTur), no período de 2004 a 2014 para a construção da Política Nacional de Qualificação em Turismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (16) / Mestrado profissional: (8) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / SANTOS, Ana Rosa Domingues dos - Integrante / Neio Lúcio de Oliveira Campos - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Coordenador / Mario Carlos Beni - Integrante / José Aroudo Mota - Integrante / Alessandra Santos dos Santos - Integrante / João Paulo Faria Tasso - Integrante / Mariana Tomazim - Integrante / Camila Luisa Mumbach da Silva - Integrante / Lívia Wiesinieski - Integrante.
2014 - 2014
Elaboração das Diretrizes para a Politica Nacional de Qualificação em Turismo
Descrição: O setor de turismo tem sido apontado como alternativa importante na criação de oportunidades de trabalho em processos de desenvolvimento sustentável. Estimativas elaboradas pelo IPEA (2011) mostram que as Atividades Características do Turismo (ACT s) foram responsáveis pela ocupação de 2.037 milhões de pessoas no Brasil em 2008, representando 2,5% do total de empregados e trabalhadores. Diante do número de empregos que gera no setor, a sazonalidade, a alta rotatividade nos postos de trabalho, a inserção de novos colaboradores no mercado de trabalho e a insatisfação manifestada pelos turistas com a qualidade dos serviços, faz-se necessária uma melhora estrutural e continuada da qualificação profissional no turismo, por meio da constituição de arcabouço de conhecimentos e ideais que nutram de forma estruturada e concreta, a concepção da política de qualificação no setor de turismo. A política brasileira de qualificação profissional há muito tempo baseia-se na oferta de cursos específicos de curta duração ou ministrados à distância e que não conseguiram, até então, imprimir qualidade e boa técnica profissional que resultasse em visível diferença para os que demandam os serviços, no nosso caso, o turista. Em que volumosos recursos são despendidos do Fundo de Apoio ao Trabalhador (FAT) e mesmo do Orçamento Geral da União (OGU) por meio dos ministérios, inclusive do turismo, pelo Sistema S , pelos estados e municípios. Apesar dos números em milhares de profissionais qualificados por ano, veiculados pela mídia ou mesmo pelas instituições promotoras o quadro é pouco alterado. No turismo, que abrange um largo espectro de serviços, em que alguns atendem a população e ao turista como, por exemplo, as atividades do setor de alimentação fora do lar, fatores como a alta rotatividade dos profissionais, a baixa escolaridade da grande parte do contingente que trabalha no turismo, a instabilidade no emprego, o desinteresse e a desvalorização destas profissões por parte dos empresários do setor, a sazonalidade intrínseca ao setor, a falta de investimentos das empresas no setor e também no setor público em infraestrutura, são fatores que levam a baixa qualidade dos postos de trabalho e ainda comprometem a qualidade percebida dos serviços oferecidos. Contudo, toda e qualquer ação de qualificação e certificação profissional e empresarial no Brasil, precisa ser balizada por dados e informações do setor, baseada em pesquisas qualitativas e quantitativas sobre o mercado de trabalho nacional em turismo com relação à demanda, a oferta atual e futura, e outras referências e, principalmente, sobre como essa política gera mais demandas ao setor com alteração significativa no cenário dos fluxos turísticos destinados no Brasil. Com a preocupação de dotar o País de uma política nacional de qualificação profissional, e ciente de que esta não pode ser formulada sem um conhecimento aprofundado dos processos vigentes no Brasil e no mundo o Mtur convidou algumas Universidades a desenvolverem um estudo que permitisse a produção de insumos para embasar de forma cientifica esta politica. O Laboratório de Estudos sobre o Turismo Sustentável (LETS), lotado no CDS, criado em 2007 e dirigido pelo professor Elimar Pinheiro do Nascimento (CDS/UnB), foi convidado, depois de uma analise do mundo acadêmico que trabalha com turismo, a dirigir estes estudos cujo escopo é constituído de cindo partes: benchmarking internacional sobre a qualificação profissional; analise documental sobre a dinâmica da demanda e da oferta de qualificação profissional, sempre na área de turismo; pesquisa qualitativa junto a interlocutores chaves por meio de entrevistas semi estruturada; análise dos processos de certificação vigente no Brasil e, finalmente, estudo prospectiva sobre a demanda e qualificação no Brasil nos próximos 10 anos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (7) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Integrante / Elimar Pinheiro do Nascimento - Coordenador.
2013 - Atual
Núcleo de Políticas Públicas
Descrição: Núcleo de Políticas Públicas de Turismo é o responsável pela produção de pesquisas que apontem de novas proposições de debates, quanto por estudos práticos e propositivos para o apoio à qualificação das políticas públicas da área. É, também, responsável direto da organização do seminário e do relacionamento em rede com as demais universidades latino americanas. Nesta perspectiva o Núcleo tem como objetivos: Ampliar a divulgação de conhecimento científico-tecnológico desenvolvido pela academia como saberes sistematizados, a fim de subsidiar a tomada de decisão dos gestores nas políticas públicas de turismo;Promover a integração entre os diferentes atores da academia, governo e sociedade civil no âmbito das políticas públicas de turismo na América Latina;Fortalecer redes de conhecimento, a partir de uma base de informações sobre políticas publicas em turismo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (10) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / Karina e Silva Dias - Integrante / Neio Lúcio de Oliveira Campos - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Coordenador.
2012 - 2015
Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na Região da Chapada dos Veadeiros
Descrição: Projeto de pesquisa Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na Região da Chapada dos Veadeiros. As ações de pesquisa e extensão do referido Projeto são realizadas a partir da área de abrangência e atuação do Centro de Estudos do Cerrado da Universidade de Brasília. O intuito é compreender as potencialidades turísticas para a elaboração e execução de estratégias visando à implementação de um roteiro integrado de visitação na Chapada dos Veadeiros. Trata-se de realizar um mapeamento dos atrativos culturais e ambientais da região, bem como de indicar elementos para um planejamento capaz de orientar o incremento da atividade turística para que ela se realize de forma sustentável e possibilite a inclusão de todos os municípios e setores sociais da região. Entre os principais resultados esperados pretende-se elaborar um Roteiro Turístico Integrado de Visitação da Chapada dos Veadeiros, além da publicação de estudos científicos sobre o desenvolvimento do turismo sustentável na região objeto de estudo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador.
2012 - 2014
Relatório da Metodologia do Monitoramento da Atividade Turística - Observatório do Turismo do Distrito Federal (OTDF)
Descrição: O Relatório tem como objetivo estabelecer um conjunto de indicadores e variáveis necessárias ao acompanhamento da evolução e monitoramento da atividade turística no Distrito Federal. Este trabalho integra um dos eixos fundamentais do Projeto de Implantação do Observatório do Turismo desenvolvido pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília. Em linhas gerais, o processo de monitoramento se constitui na coleta e tratamento de dados sobre a atividade turística, viabilizando um conjunto de informações úteis que possibilitam uma maior precisão nos processos decisórios em gestão. O monitoramento do turismo tem como público alvo a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), demais órgãos públicos, gestores e proprietários de empreendimentos turísticos, o terceiro setor, instituições de ensino, a sociedade local e diversos outros agentes envolvidos direta e indiretamente pela atividade turística. O desenvolvimento de indicadores para a análise do desempenho da atividade turística ocupa debates e discussões no âmbito da pesquisa científica em Turismo. Nesse sentido, a Organização Mundial do Turismo (OMT) tem desenvolvido estudos que versam sobre a aplicabilidade de indicadores de acordo com as vocações específicas de cada destino turístico, contribuindo para o aperfeiçoamento do seu planejamento e a gestão dos rumos da atividade. Esta abordagem abre o cenário para o desenvolvimento de uma gestão inteligente do turismo uma vez que pressupõe a coleta periódica de dados associados às dinâmicas da atividade turística no DF. A metodologia proposta vislumbra a criação de um sistema de séries estatísticas dotadas de insumos indispensáveis para o planejamento do turismo, a análise de cenários, de evoluções temporais e tendências significativas, de forma a considerar as necessidades estratégicas da SETUR-DF e das empresas do setor, além de uma maior clareza. Os dados resultantes da pesquisa estão disponíveis em: .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador / Luis Henrique de Souza - Integrante.
2012 - 2014
Pesquisa Inventário da Oferta Turística do Distrito Federal - Observatório do Turismo do Distrito Federal (OTDF)
Descrição: A Pesquisa Inventário da Oferta Turística do Distrito Federal foi desenvolvida no âmbito do Projeto de Implantação do Observatório do Turismo do Distrito Federal (OTDF), executado pela Universidade de Brasília por meio do Centro de Excelência em Turismo (CET), em parceria e com realização da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR/DF). O Inventário da Oferta Turística do Distrito Federal, no seu sentido mais amplo que inclui as três categorias de inventariação conforme definidas na metodologia do Ministério do Turismo, e, adaptada para essa pesquisa, iniciou-se no mês abril de 2013, com a Pesquisa de gabinete da Categoria A. Considerada como a primeira fase do processo de inventariação contou com o trabalho da equipe técnica composta por uma supervisora de pesquisa, uma técnica em turismo, e 04 estagiários da graduação de turismo do CET. A metodologia para sua execução com foco nas categorias B e C foi definida após os procedimentos metodológicos prévios à sua execução, a saber: o processo de validação da adaptação da metodologia com a SETUR/DF; a elaboração de banco de dados informatizado; a pesquisa piloto junto à administração regional de Brazlândia para pré-teste dos instrumentos envolvidos; a revisão e ajustes finais para validação dos instrumentos de pesquisa; e a sensibilização dos gestores das demais Regiões Administrativas do DF, bem como de empresários para colaboração / contribuição com a presença dos pesquisadores em seus territórios e empreendimentos. A partir da adequação metodológica proposta foi executada a pesquisa em gabinete e em campo com a duração de 3 meses.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador / Iara Lúcia Gomes Brasileiro - Integrante.
2012 - 2014
Pesquisa Sobre a Qualificação dos Profissionais do Sistema Local Produtivo do Turismo
Descrição: A Pesquisa sobre Qualificação dos Profissionais do Sistema Local Produtivo do Turismo tem como foco a construção de um conhecimento sistêmico que leve em consideração todo um conjunto de fatores interligados ao sistema turístico, que atuam em condições particulares (história local, contexto econômico, habitus culturais, etc...). Ao propor a metodologia de pesquisa pela construção de um diagnóstico crítico participativo tem-se como premissa a reconstrução desta realidade do DF para, planejar, aperfeiçoar a gestão coletiva e avaliar projetos e programas que façam a diferença nos processos anteriormente constituídos. Pois, tem como um de seus pilares a ação e o aprendizado participativo num diálogo mais eficaz entre o saber técnico e o saber fazer, por vezes tradicional, burocrático, setorializado dos profissionais que atuam nos equipamentos do setor do turismo como meios de hospedagem; serviços e equipamentos de entretenimento; serviços de alimentação; empresas de transportes e receptivo; agências de viagens; organizadoras de eventos; bem como empreendedores do turismo rural, na área da cultura e do lazer. A identificação e análise do perfil dos profissionais vinculado a um mapa das profissões turísticas existentes no DF, uma das etapas do diagnóstico, permitirá entender a complexidade do setor, aprofundando conhecimentos tanto no aspecto qualitativo, quanto, no quantitativo acerca das dimensões e níveis profissionais envolvidos (cargos operacionais, pessoal de contato front-desk, supervisores, cargos de gerência e alta direção); como as limitações em recursos humanos, considerando sua concentração e/ou distribuição no território do DF e a qualificação aos postos de trabalho existentes. Este estudo permitirá identificar as necessidades, lacunas e desejos na formação destes empreendedores, gestores e trabalhadores em geral que atuam no campo do Turismo do DF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Coordenador / Thamyris Carvalho Andrade - Integrante.
2011 - 2012
Projeto Memorial Casa de Lió (Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga)
Descrição: Projeto Memorial Casa de Lió (Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga) - Núcleo de Sustentabilidade e Turismo do Centro de Excelência em Turismo/UnB.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / Iara Lúcia Gomes Brasileiro - Coordenador / Rogérios Dias - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Brasil Voluntario Megaeventos
Descrição: Elaboração dos conteúdos programáticos em EAD para formação dos voluntários da Copa do Mundo FIFA 2014. Temática turismo e hospitalidade. Curso em EAD para as 12 cidades sedes da Copa em parceria com a UniversidadeFederal Fluminense/RJ. Convênio Ministério dos Esportes.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Coordenador / Alessandra Santos dos Santos - Integrante / Manoela Carrillo Valduga - Integrante.
2013 - 2013
Brasil Voluntário-Curso de Capacitação Voluntários da Copa das Confederações-Hospitalidade EAD
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (4) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Coordenador / Mario Carlos Beni - Integrante / Alessandra Santos dos Santos - Integrante / Manoela Carrillo Valduga - Integrante / Luis Gustavo Silva - Integrante.
2012 - 2014
Concepção e Implantação do Observatório do Turismo do Distrito Federal como instrumento de suporte ao planejamento, gestão, monitoramento e facilitação do desenvolvimento turístico sustentável do Distrito Federal
Descrição: Conceber metodologias de pesquisas e procedimentos para o levantamento de dados e informações para a observação da atividade turística; Sistematizar dados e informações existentes sobre a atividade turística no Distrito Federal; Definir indicadores qualitativos e quantitativos para gestão da atividade turística; Criar mecanismos e rotinas para disponibilizar as informações analisadas; Conceber um Sistema Operacional baseado em tecnologia da informação para o Observatório do Turismo no Distrito Federal..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (4) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador / Iara Lúcia Gomes Brasileiro - Integrante / Marutschka Martini Moesch - Integrante.
2005 - 2006
Desenvolvimento de um Sistema de Informações Georeferenciada
Descrição: O Projeto prevê a criação de uma base de dados com informações relativas ao turismo no município de Lins destacando, já com uma proposta de inserção para acesso online, os serviços relacionados à hospitalidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador / Anderson Pereira da SIlva - Integrante.
2002 - 2004
Projeto de Extensão Universitária no município de Promissão
Descrição: O projeto intitulado Memória, Meio Ambiente e Cidadania: uma proposta de Turismo Social atuou em três vertentes ou linhas de ação, a saber: preservação e conservação da memória e história, intervenção no espaço e questões ambientais do Assentamento Rural Fazenda Reunidas, localizado no município de Promissão-SP.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador / José Airton Salazar Parra - Integrante / Sandro Dias - Integrante.
Financiador(es): Universidade Metodista de Piracicaba - Bolsa / Universidade Metodista de Piracicaba - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


1999 - 2000
Projeto de Implantação da Agência Laboratório
Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento para implantação de uma Agência Laboratório vinculada ao Curso de Turismo.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador.
Financiador(es): Universidade de Marília - Outra.


Outros Projetos


1990 - 1992
Projeto de criação da Casa de Cultura do Ipiranga.
Descrição: Projeto de pesquisa e desenvolvimento para transformação do antigo espaço (galpão) da Secretaria de Abastecimento em Centro Cultural para atividades relacionadas às diferentes formas de produção cultural.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Luiz Carlos Spiller Pena - Coordenador.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Caderno Virtual de Turismo (UFRJ)
2014 - Atual
Periódico: Revista Cenário


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Setores Específicos/Especialidade: Hotelaria.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento e Ambiente.
6.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Saneamento e Ambiente/Especialidade: Planejamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2005
Membro Honorário, Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo.
2004
Conselheiro Municipal de Turismo da cidade de Lins - SP, Prefeitura Municipal de Lins.
2002
Conselheiro Municipal de Turismo da cidade de Lins - SP, Prefeitura Municipal de Lins.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PENA, L. C. S.2017PENA, L. C. S.; SOUZA, L. H. ; MOESCH, M. M. . Conhecimento e sinergia como indutores da inovação regional em turismo: o caso do Observatório do Turismo no Distrito Federal (Brasil). Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11(1), p. 19-38, 2017.

2.
REZENDE FILHO, M. F.2017REZENDE FILHO, M. F. ; RODRIGUES, B. N. ; NASCIMENTO, E. P. ; PENA, L. C. S. . O papel do turismo no desenvolvimento humano. PAPERS DO NAEA (UFPA), v. 1, p. 3, 2017.

3.
NOVAES, V. W.2016NOVAES, V. W. ; PENA, L. C. S. . Reflexões sobre a elaboração de projetos de Geoparque a partir da perspectiva do território e do turismo. Revista Cenário, v. 4, p. 139-155, 2016.

4.
PENA, L. C. S.2016PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. . A transposição do conhecimento no desenvolvimento sustentável do turismo e o papel dos Observatórios de Turismo. Revista Hospitalidade, v. 13, p. 272-284, 2016.

5.
PENA, L. C. S.2012PENA, L. C. S.; Brasileiro ; SANTOS, Ana R. D. . Processos participativos e o desenvolvimento sustentável do turismo: reflexões sobre o funcionamento do Grupo gestor do Destino Indutor Brasília. Revista Turismo & Desenvolvimento (Online), v. 2, p. 893-908, 2012.

6.
PENA, L. C. S.2002PENA, L. C. S.; SILVA, W. C. L. ; GRECCO, Graziela Castilho Sabino . Perfil da demanda de pesca da Fazenda Santo Antonio: estudo de mercado para camping.. Turismo & Pesquisa (FEA ), Araçatuba - SP, v. 1, p. 51-62, 2002.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. ; VALDUGA, M. C. ; SANTOS, A. S. . Hospitalidade e Turismos. 1. ed. Brasília: , 2014. v. 1. 55p .

Capítulos de livros publicados
1.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G. . Desafios do Turismo na Terra de Pretos: Kalungas da Chapada dos Veadeiros. In: Maria Geralda de Almeida. (Org.). O território e a comunidade Kalunga: quilombolas em diversos olhares. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2015, v. 1, p. 230-252.

2.
SOUZA, L. H. ; SILVA, Elisangela Aparecida Machado da ; PENA, L. C. S. . O perfil e a satisfação do turista de lazer e de negócios em Brasília. In: Maria de Lourdes Rollemberg Mollo, Milene Takasago, José Angelo DIvino, Joaquim Pinto de Andrade. (Org.). Impacto do Turismo na Economia do Distrito Federal. 1ed.Brasília: Senac DF, 2008, v. , p. 82-148.

3.
PENA, L. C. S.; LEDO, Alberto Jorge Paiva ; COVOLAN, Antonio Carlos . Princesinha do Oeste, suas praças e o turismo.. In: Miguel Bahl. (Org.). Turismo com responsabilidade social. 1ed.São Paulo: Roca, 2004, v. Vol 1, p. 828-839.

4.
PENA, L. C. S.. Turismo: ação e reação. In: Miguel Bahl. (Org.). Turismo: enfoques teóricos e práticos. 1ªed.São Paulo: Editora Roca LTDA, 2003, v. 1, p. 149-155.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PENA, L. C. S.. Mais gringos na capital. Correio Braziliense, Brasília, p. 31 - 31, 05 maio 2013.

2.
PENA, L. C. S.; SPEZIA, D. S. . Profissão de Turismólogo. Jornal de Brasília, Brasília - DF, 29 set. 2009.

3.
PENA, L. C. S.; SPEZIA, D. S. . A profissão de Turismólogo. UnB Agência, 14 set. 2009.

4.
PENA, L. C. S.. Para onde vai a sutentabilidade turística nas férias?. Jornal de Turismo, Brasília, p. 25 - 25, 13 fev. 2008.

5.
PENA, L. C. S.. Planejamento e Gestão Pública para o Turismo. Folha da Região, Araçatuba - SP, p. A6 - A6, 14 jul. 2004.

6.
PENA, L. C. S.. Turismo. Tempo Revista, Lins SP, , v. 1, p. 11 - 11, 01 dez. 2003.

7.
PENA, L. C. S.. Reflexões sobre um turismo para Lins. Correio de Lins, Lins SP, p. 3 - 3, 21 abr. 2003.

8.
PENA, L. C. S.. O turismo não é o salvador da pátria, mas é uma opção de desenvolvimento.. Jornal Debate, Lins, São Paulo, 20 abr. 2003.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PENA, L. C. S.; NEIVA, D. N. ; GIAMPAOLO, E. R. V. . O turismo e a gestão dos resíduos sólidos no contexto dos meios de hospedagem e do município turístico de Pirenópolis (GO). In: XIII Seminário Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ? ANPTUR, 2016, São Paulo. Anais do XIII Seminário Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ? ANPTUR, 2016.

2.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. . A transposição do conhecimento no desenvolvimento sustentável do turismo e o papel dos Observatórios de Turismo. In: XII Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2015, Natal. Anais do Seminário Anptur, 2015.

3.
PENA, L. C. S.; ANDRADE, T. C. . Os sentidos do guiamento e do autoguiamento no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros ? GO. In: XII Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2015, Natal. Anais do Seminário Anptur, 2015.

4.
PENA, L. C. S.; ANDRADE, T. C. ; PAES, E. K. R. L. . Visitas guiadas e autoguiadas em Parque Nacionais: referência de análise na perspectiva do turismo sustentável. In: X Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2013, Caxias do Sul. X Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2013.

5.
PENA, L. C. S.; Lessa, S.N. . Desenvolvimento sustentado em assentamentos rurais da reforma agrária. In: Safety, Health and Environmental World Congress, 2007, Santos. Proceedings, Safety, Health and Environmental World Congress. Santos - SP: Council of Researches in Education and Sciences, 2007. v. 1. p. 453-458.

6.
PENA, L. C. S.; IHA, M. H. ; SOUZA, A. M. ; Ruschel, V. B. . Assentamentos Rurais da Reforma Agrária: a procura de uma agricultura agroecológica. In: III Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais, 2007, Campinas. III Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais - Caderno de Programação e Resumos. Campinas: FEAGRI - UNICAMP, 2007.

7.
PENA, L. C. S.; OYAMA, Ariane Janaina Pinati ; RAFAEL, Lisie Faria . Hospitalidade e educação: como encantar clientes e funcionários.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Turismo, 2004, Balneário Camboriú - SC, 2004.

8.
PENA, L. C. S.; LEDO, Alberto Jorge Paiva ; COVOLAN, Antonio Carlos . Princesinha do Oeste, suas praças e o turismo. In: XXIII Congresso Brasileiro de Turismo, 2003, Recife. Turismo com responsabilidade social. São Paulo: Roca, 2003. p. 828-839.

9.
PENA, L. C. S.; DIAS, Sandro ; PARRA, José Airton Salazar ; SILVA, Wilton Carlos Lima . Memória, Meio ambiente Uma proposta de turismo social. In: 1ªMostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, 2003, Lins - SP. 1ªMostra Acadêmica UNIMEP, 2003.

10.
PENA, L. C. S.; COVOLAN, Antonio Carlos ; PARRA, José Airton Salazar . Estudo da Rede Hoteleira da Cidade de Osvaldo Cruz - SP. In: III Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável, 2002, Santa Cruz do Sul. Anais do III Congresso Internacional sobre Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p. 238-242.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PENA, L. C. S.; CEZARIO, D. C. G. F. . Redes de colaboração e o financiamento coletivo de projetos de turismo responsável no Brasil. In: VII CONGRESO LATINOAMERICANO DE INVESTIGACIÓN TURÍSTICA, 2016, Ecuador. MEMORIAS DEL VII CONGRESO LATINOAMERICANO DE INVESTIGACIÓN TURÍSTICA, 2016. p. 235-235.

2.
PENA, L. C. S.; MACHADO, E. A. ; RAMOS . Rota Turística Caminhos do Brasil Central. In: Investigação em turismo: o estado da arte e perspectivas de futuro, 2010, Aveiro. Revista Turismo & Desenvolvimento, 2010. v. 3. p. 1157-1158.

3.
PENA, L. C. S.. Arquitetura rural e turismo: um novo olhar sistêmico. In: 5º Congresso Brasileiro de Turismo Rural, 2005, Piracicaba. Propriedades, comunidades e roteiros no turismo rural - Anais do 5º Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Piracicaba: Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz - FEALQ, 2005. p. 373-376.

Apresentações de Trabalho
1.
PENA, L. C. S.. MEMORIAL CASA DE LIÓ - Fazenda Ema - Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga - Teresina de Goiás. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G. ; SANTOS, Ana R. D. . Turismo e Sustentabilidade em Territórios de Assentamentos Rurais da Reforma Agrária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PENA, L. C. S.; Lessa, S.N. . Licenciamento ambiental e reforma agrária. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
PENA, L. C. S.. Reunião Qualis - Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. 2017.

Produtos tecnológicos
1.
PENA, L. C. S.. Política Nacional de Qualificação no Turismo. 2018.

Trabalhos técnicos
1.
PENA, L. C. S.; SANTOS, Ana R. D. ; REZENDE FILHO, M. F. . Parecer do Plano de Trabalho da professora Dra NAtalia de Sousa Aldrigue. 2017.

2.
CAMPOS, N. L. O. ; PENA, L. C. S. ; BRASILEIRO, I. L. G. . Processo de Análise de Redistribuição da professora Dra Lana MAgaly Pires. 2017.

3.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. ; CAMPOS, N. L. O. ; TASSO, J. P. F. ; SANTOS, Ana R. D. ; TOMAZIM, M. ; BENI, M. C. ; CARVALHO, T. ; MATOS, F. ; ROSA, N. ; REBELO, A. P. S. ; WIESINIESKI, L. ; SILVA, A. M. ; SILVA, C. L. M. ; RODRIGUES, B. N. . Relatório Analise Documental Quali-quantitativa Oferta por Qualificação. 2016.

4.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. ; CAMPOS, N. L. O. ; TASSO, J. P. F. ; BENI, M. C. ; SILVA, C. L. M. ; TOMAZIM, M. ; WIESINIESKI, L. ; MATOS, F. ; REBELO, A. P. S. ; SANTOS, Ana R. D. ; SILVA, A. M. . Relatório da Análise Documental Quali-quantitaiva Demanda por Qualificação. 2016.

5.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. ; CAMPOS, N. L. O. ; TASSO, J. P. F. ; SILVA, C. L. M. ; TOMAZIM, M. ; SANTOS, Ana R. D. ; MARTONI, R. M. ; FRATUCCI, A. C. ; NOBREGA, W. R. M. ; AVENA, B. M. ; REBELO, A. P. S. ; CASTROGIOVANNI, A. C. ; TRIGO, L. G. G. ; LIMA, K. S. C. ; MATOS, F. ; ROSA, N. F. Q. D. ; RIBEIRO, L. ; MOTA, J. A. ; FERNADES, S. R. O. ; SOUSA, E. N. . Documento preliminar com a proposta da Politica Nacional de Formação Profissional em turismo e hospitalidade. 2016.

6.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. ; TASSO, J. P. F. ; SANTOS, Ana R. D. ; SANTOS, A. S. ; WIESINIESKI, L. ; TOMAZIM, M. ; MATOS, F. ; SILVA, C. L. M. . Relatório final da pesquisa avaliativa dos arranjos territoriais possibilitadores da qualificação do turismo nacional. 2016.

7.
PENA, L. C. S.. Avaliação de trabalhos np IV Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo. 2016.

8.
PENA, L. C. S.. Avaliação de trabalhos no II Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Turismo. 2014.

9.
PENA, L. C. S.. Avaliação de trabalhos no XI Seminário ANPTUR - 2014. 2014.

10.
DIAS, K. E. S. ; ARAUJO, N. F. ; PENA, L. C. S. . Comissão Examinadora de Revalidação de Diploma. 2014.

11.
DIAS, K. E. S. ; ARAUJO, N. F. ; PENA, L. C. S. . Comissão Examinadora de Revalidação de Diploma. 2014.

12.
PENA, L. C. S.; RUSCHMANN, D. V. M. . Coordenação do Grupo de Trabalho DTP1b Políticas Públicas de Turismo, da Divisão Científica Território, Planejamento e Sustentabilidade no Turismo no XI Seminário ANPTUR 2014. 2014.

13.
SOUZA, L. H. ; PENA, L. C. S. . Metodologia do Monitoramento da Atividade Turística - Observatório do Turismo do Distrito Federal. 2013.

14.
PENA, L. C. S.. Projeto Básico - Implantação do Observatório do Turismo do Distrito Federal. 2012.

15.
PENA, L. C. S.. Projeto Executivo - Implantação do Observatório do Turismo do Distrito Federal. 2012.

16.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G. ; BASSO, K. G. F. . Planejamento da Pesquisa Inventário da Oferta Turística do Distrito Federal. 2012.

17.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M. . Metodologia do Trabalho de Gestão Compartilhada - Observatório do Turismo do Distrito Federal. 2012.

18.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G. ; BASSO, K. G. F. . Metodologia da Pesquisa Inventário da Oferta Turística - Observatório do Turismo do Distrito Federal. 2012.

19.
PENA, L. C. S.. Projeto Básico - Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2010.

20.
PENA, L. C. S.. Relatório Final - Caminhos do Brasil Central - Turismo Regional Integrado. 2009.

21.
PENA, L. C. S.. Parecer técnico em questões relacionadas aos tombamentos patrimoniais das casas de religião de matriz africana contempladas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ? IPHAN. 2008.

22.
PENA, L. C. S.. Parecer técnico referente às demandas contidas no PLANAPIR e sua aplicabilidade nas comunidades de terreiro. 2008.

23.
PENA, L. C. S.. Projeto Básico contendo cartilha educativa relativa à prática das religiões de matriz africana (sua relação com o meio ambiente) e elaboração de proposta de seminário nacional focando o meio ambiente e as práticas das religiões de matriz africana. 2008.

24.
PENA, L. C. S.; SOUZA, L. H. ; REZENDE, R. P. ; MACHADO, E. A. . Revisão do artigo Turismo e exploração sexual de crianças e adolescentes na região Centro-Oeste: características da rede social de proteção. 2008.

25.
PENA, L. C. S.. Parecer sobre Projeto de Especialização Lato Sensu em Meio Ambiente, Patrimônio Cultural e Turismo. 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PENA, L. C. S.. Fé no planalto central. Diversidade religiosa encanta moradores e turistas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PENA, L. C. S.. urismo na terceira idade é tema do Falando Francamente. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
PENA, L. C. S.; PEDROSA, G. . Diálogos: Desafios do turismo para o público LGBT. 2016.

4.
PENA, L. C. S.. Eu quero ser: Turismo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
PENA, L. C. S.. Mais gringos na capital. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOESCH, M. M. ; PENA, L. C. S. ; SANTOS, A. S. ; VALDUGA, M. C. . HOSPITALIDADE E TURISMO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro texto).

2.
BRASILEIRO, I. L. G. ; PENA, L. C. S. . Manual do Multiplicadores - Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PENA, L. C. S.; FERREIRA NETO, Deraldo . LINSDECOR - Bilheteria e Recepção. 2004 (Arquitetura e artes plásticas).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAMPOS, N. L. O.; STEINBERGER, M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Diogo Diniz de Sousa. O Uso do Território e suas Homogeneizações e Heterogeneizações na Política de Turismo na Região Turística de Brasília. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília.

2.
DUARTE, D. C.; PENA, L. C. S.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.. Participação em banca de Kátia Virginia Espindola Rodrigues dos Santos. Desafios para a acessibilidade física: um estudo no Centro Histórico de São Luís para pessoas usuárias de cadeira de rodas. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

3.
BARROSO, E. P.; PENA, L. C. S.; HONOR, A. V. C.. Participação em banca de TATIANA TANNÚS GRAMA. ?TURISTA-MIGRANTE? A METAMORFOSE DO TURISTA. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

4.
REZENDE FILHO, M. F.; PENA, L. C. S.; FRANCO, J. L. A.; CUNHA, A. A.. Participação em banca de Nayara Rodrigues MArques. Os discursos concorrentes de desenvolvimento na Chapada dos Veadeiros: turismo e mineração em Cavalcante-GO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

5.
AVENA, B. M.; FERNANDES, R. C.; MOESCH, M. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Amneres Santiago de Brito Pereira. ROTEIRO GEOPOÉTICO DE BRASÍLIA: Experimentações e Impressões simbólicas na rota de percursos turísticos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

6.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M.; SOUZA, S. R.. Participação em banca de Fernanda Cristina Matos Parente. Impactos sociais da política pública de qualificação em Turismo, PRONATEC Turismo, na inclusão de jovens e adultos no mundo de trabalho do setor. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

7.
PENA, L. C. S.; AVENA, B. M.. Participação em banca de Luciana Resende Borges. O saber-fazer dos sujeitos protagonistas dos eventos como lugar de acolhimento. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

8.
DIAS, K. E. S.; MOESCH, M. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Adriana Monteiro da Silva. Novas perspectivas para o Turismo no Parque Nacional Serra da Capivara/PI. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

9.
PENA, L. C. S.; BENI, M. C.; ALDRIGUE, N. S.. Participação em banca de João Eduardo Sá Costa Moreira Brito. O turismo e as políticas públicas no município de Barra do Garças (MT) condicionantes e perspectivas para o desenvolvimento do turismo endógeno no município. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

10.
CUNHA, A. A.; BRASILEIRO, I. L. G.; NASCIMENTO, E. P.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Nathalia Domingues Garay. O turista do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e suas relações com a natureza. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

11.
TASSO, J. P. F.; BRASILEIRO, I. L. G.; REZENDE FILHO, M. F.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Bruno Leonardo Damásio Simões. Festejos no Território Quilombola Kalunga: o planejamento participativo como intrumento de desenvolvimento local. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

12.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de Magna Pereira da Silva. Feira Central de Ceilândia e gastronomia regional: patrimônio do Distrito Federal. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

13.
AVENA, B. M.; MOESCH, M. M.; SANTOS, G. J.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Luciana Resende Borges. O acolhimento em eventos: estudo das suas categorias. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

14.
PENA, L. C. S.; BARROSO, E. P.; LUCIO, M. L.. Participação em banca de Thalita Kalix Garcia Santana. Os inventários do patrimônio alimentar brasileiro: possibilidades para o incremento do turismo gastronômico?. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

15.
CALDEIRA, J. M.; DIAS, K. E. S.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Tatiana Vieira Terra. A experiência do caminhar nas entre quadras de Brasília. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

16.
CALDEIRA, J. M.; DIAS, K. E. S.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Kelly Aparecida Bedaque. Centro Histórico de Natal nas "lentes" de Câmara Cascudo: possibilidades do turismo cultural. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

17.
MOESCH, M. M.; TASSO, J. P. F.; CASTROGIOVANNI, A. C.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Mariana Tomazin. Inclusão social: o quanto vale a desvalorização do social no desenvolvimento pelo turismo. Estudo de caso do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil na Região do Vale do Paraíba (SP). 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

18.
NASCIMENTO, M. E. M.; CAMPOS, N. L. O.; CALDAS, R.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Maressa Farias Rocha. Promoção Turística Internacional: as parcerias estratégicas entre órgãos nacionais de turismo e representações diplomáticas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

19.
MERTENS, F. A. G.; PENA, L. C. S.; SABOURIN, E. P.. Participação em banca de Andrés Burgos Delgado. Tecendo a sustentabilidade: redes sociais e gestão participativa no turismo de base comunitária. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

20.
CAMPOS, N. L. O.; COSTA, E. B.; VALVERDE, R. R. H. F.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Nina Puglia Oliveira. Análise Sócio Espacial do Mercado de Música de Brasília. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília.

21.
NASCIMENTO, E. P.; PENA, L. C. S.; MERTENS, F. A. G.. Participação em banca de Paulo Renan Rodrigues de Franca. Festival Folclórico de Parintins: Impactos Socioambientais na Percepção dos Atores Locais. 2014. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

22.
MOESCH, M. M.; BENI, M. C.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Thaisa Praxedes de Oliveira. Os desafios dos ambientes de inovação para o desenvolvimento do turismo sustentável - estudo de caso do Parque tecnológico Itaipu - Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

23.
MOESCH, M. M.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Juzânia Oliveira da Silva Brandão. Turismo de Base Comunitária: Ressignificando a concepção de comunidade. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

24.
FRANCO, J. L. A.; DIAS, K. E. S.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Thamyris Carvalho Andrade. A experiência das visitas guiadas e autoguiadas: um ensaio interpretativo pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - GO. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

25.
NASCIMENTO, E. P.; AMAZONAS, M. C.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Nathália Hallack Fabrino. Turismo de Base Comunitária: dos conceitos às práticas e das práticas aos conceitos. 2013. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

26.
DIAS, K. E. S.; CALDEIRA, J. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Mariana Inocêncio Oliveira Melo. Parques urbanos, a natureza na cidade: práticas de lazer e turismo cidadão. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

27.
BRASILEIRO, I. L. G.; SILVA, M. G.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Juliana Viégas Pinto Vaz. Contribuições da Educação Profissional na Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

28.
DIAS, K. E. S.; NOBREGA, C. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Maria de Jesus Rodrigues Moreira Oller. Turismo Religioso e Esotérico: atendimento mediúnico em visitas ao Recinto de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, no Gama-DF. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

29.
BRASILEIRO, I. L. G.; CASTIONI, R.; KIPNIS, B.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Maria Lúcia da Silva Soares. O mercado profissional do turismo e os egressos do curso técnico em eventos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/Campus Belém. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

30.
DIAS, K. E. S.; CALDEIRA, J. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Lara Santina Santos da Nóbrega. Processo de desvelamento da cidade pelo turista/flâneur. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

31.
BRASILEIRO, I. L. G.; CASTIONI; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Maria Lucia da Silva Soares. Turismo, Desenvolvimento Local e a Educação Profissional: Análise dos Egressos do Curso de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA/Campus Belém e das empresas do Trade local. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.

Teses de doutorado
1.
PENA, L. C. S.; AMAZONAS, M. C.; LUDEWIGS, T.; NASCIMENTO, E. P.. Participação em banca de João Paulo Faria Tasso. A procura da inclusão: estudo sobre os fatores de inclusão socioeconômica em destinos turísticos brasileiros. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

2.
BRANDAO, R. A.; SOUZA, A. N.; MATRICARDI, E. A. T.; JESUS, E. L.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Fagno Tavares de Oliveira. Desafios do serviço florestal de ecoturismo no Brasil: perspectivas de desenvolvimento nas florestas nacionais da Amazônia. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade de Brasília.

3.
PENA, L. C. S.; MEDEIROS, R.; FRANCO, J. L. A.; LUDEWIGS, T.; DRUMMOND, J. A. L.. Participação em banca de Nadia Bandeira Sacenco Kornijezuk. Cultura e biodiversidade: um comparação entre a gestão do Parque Nacional do Cabo Orange, do brasil, e do Parque da Vanoise, na França. 2012. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Doutorado
1.
PENA, L. C. S.; FRANCO, J. L. A.; NASCIMENTO, E. P.. Participação em banca de Daniela Maria Rocco Carneiro. O turismo em parques nacionais e entorno a partir da inovação para a sustentabilidade. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília.

Qualificações de Mestrado
1.
CAMPOS, N. L. O.; STEINBERGER, M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Raphael Irere Almeida Leite. Análise do uso do território, equipamentos e políticas públicas de turismo no DF: Brasília, Ceilândia, Taguatinga e Gama. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

2.
REZENDE FILHO, M. F.; TASSO, J. P. F.; ALDRIGUE, N. S.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Caio Victor Pacheco Caminata. Regulamentação do Cassinismo no Brasil. Os impactos dos cassinos e o desenvolvimento do turismo lançados ao azar?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

3.
STEINKE, V. A.; PENA, L. C. S.; VIEIRA, A. A. B.. Participação em banca de Daniela Conceição Oliveira Teles. Destinos Potenciais para o Desenvolvimento do Geoturismo no Planalto Central Goiano. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.

4.
PENA, L. C. S.; BARROSO, E. P.; SOUZA, B. O.. Participação em banca de Rosiene Francisco dos Santos. Turismo em terra de preto: ressignificando o turiso no Quilombo Kalunga. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

5.
CUNHA, A. A.; PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.. Participação em banca de Fernanda Gomes da Sila. Perspectivas para a sustentabilidade no turismo em Rio Azuis, Tocantins. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

6.
CAMPOS, N. L. O.; PENA, L. C. S.; REZENDE FILHO, M. F.. Participação em banca de Vanessa Sousa de Oliveira. Dilemas do lazer em áreas protegidas: o caso do Jardim Botânico de Brasília - JBB. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

7.
PENA, L. C. S.; MOTA, J. A.; RESENDE, G. M.. Participação em banca de Andréa Brito Theorga. Os Observatórios de Turismo no Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

8.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; MOTA, J. A.. Participação em banca de Lívia Cristina Barros da Silva Wiesinieski. Políticas Públicas do Setor Hidrelétrico como ferramenta para o desenvolvimento sustentável do turismo em regiões atingidas por barragens. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

9.
PENA, L. C. S.; CAMPOS, N. L. O.; NASCIMENTO, M. E. M.. Participação em banca de Edvard Pereira dos Santos. As políticas públicas de turismo na região integrada de desenvolvimento econômico do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

10.
NASCIMENTO, M. E. M.; CAMPOS, N. L. O.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Tamara Silva Nicolau. Construção do Conhecimento do Turismo: a formação humana como fator essencial para a prática profissional do Turismólogo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

11.
MOESCH, M. M.; COSTA, E. B.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Carolina Menezes Palhares. O papel do turismo na reinvenção da imagem de brasília como uma cidade criativa. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

12.
DIAS, K. E. S.; CALDEIRA, J. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Hugo Emanuel de Almeida. Imaginário e Experiência Turística no Sítio Arqueológico Bisnau - Formosa - GO. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

13.
BENI, M. C.; PENA, L. C. S.; PIRES, L. M.. Participação em banca de Thiago Gabriel Barbosa Ribeiro Cecilio Daher. Políticas Públicas Fomentando o Enoturismo: Quais são as possíveis melhorias advindas da lei dos vinhos (Lei n 12.959/2014) sob perspectiva dos pequenos produtores da Região do Vale dos Vinhedos - RS?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

14.
CALDEIRA, J. M.; DIAS, K. E. S.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Tatiana Vieira Terra. A experiência do caminhar nas entre quadras de Brasília. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

15.
CALDEIRA, J. M.; DIAS, K. E. S.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Kelly Aparecida Bedaque. Centro Histórico de Natal nas "lentes" de Câmara Cascudo: possibilidades do turismo cultural. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

16.
BARROSO, E. P.; COSTA, C. B.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Leiliane Cristina Lopes Rebouças. A reinvenção de um lugar de memória pelo turismo gastronômico - o caso da Vila Planalto. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

17.
DIAS, K. E. S.; NOBREGA, C. M.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Maria de Jesus Rodrigues Moreira Oller. Turismo Religioso e Esotérico: atendimento mediúnico em visitas ao Recinto de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes, no Gama-DF. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

18.
PENA, L. C. S.; DIAS, K. E. S.; FRANCO, J. L. A.. Participação em banca de Thamyris Carvalho Andrade. Visitas guiadas e autoguiadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

19.
PENA, L. C. S.; DIAS, K. E. S.; CALDEIRA, J. M.. Participação em banca de Mariana Inocêncio Oliveira Melo. Festivais musicais: lugar de encontro, celebração e turismo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

20.
BRASILEIRO, I. L. G.; SILVA, M. G.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Juliana Viégas Pinto Vaz dos Santos. Contribuições da Educação Profissional na Prevenção da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

21.
PENA, L. C. S.; COSTA, E. B.; CAMPOS, N. L. O.. Participação em banca de Nina Puglia Oliveira. Análise Socioespacial do Mercado de Música do Distrito Federal. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.

22.
PENA, L. C. S.; COSTA, C. B.; BARROSO, E. P.. Participação em banca de Letícia Lima de Freitas. Turismo em Unidades de Conservação: a participação legal da comunidade no processo de gestão do turismo na Reserva Extrativista de Caeté-Taperaçu. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

23.
PENA, L. C. S.; CUNHA, A. A.; MOESCH, M. M.. Participação em banca de Isabela Coutinho Machado. Reconstruindo os caminhos da contradição entre o valor simbólica da água e sua apropriação pelo turismo de águas termais - Turismo em Caldas Novas. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

24.
PENA, L. C. S.; COSTA, E. B.; MOESCH, M. M.. Participação em banca de Priscilla Teixeira da Silva. Turismo e descentralização de políticas públicas: continuidades e descontinuidades do processo de planejamento na região dos negócios - Goiás. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; MACHADO, E. A.. Participação em banca de Monic Apolinário de Andrade. A integração do transporte público urbano com o turismo cívico na cidade de Brasília. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo III) - Universidade de Brasília.

2.
PENA, L. C. S.; SPEZIA, D. S.; MACHADO, E. A.. Participação em banca de Marcus Leandro Lopies da Silva. Receptivo Turístico em Cavalcante Goiás. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo III) - Universidade de Brasília.

3.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.. Participação em banca de Evyo Guedes Pereira Filho. Ecoturismo e sustentabilidade: o caso de Mamirauá. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo III) - Universidade de Brasília.

4.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; FRANCA, O. E.. Participação em banca de Livia Cristina Barros da Silva. Turismo sustentável - uma proposta para minimizar os impactos das hidrelétricas. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo III) - Universidade de Brasília.

5.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; SPEZIA, D. S.. Participação em banca de Toni Deitos. Centros de atendimento ao turista em Brasília: idealização e implantação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios em Turismo III) - Universidade de Brasília.

6.
MONTORO, T. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Raquel Reis Lamas. A viabilidade do turismo sustentável para o município de Prados - Um estudo de caso. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Consultores em Turismo) - Universidade de Brasília.

7.
BORDA, G. Z.; BITTENCOURT, A. P.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Shaula Maia de Freitas. Análise do fenômeno das redes do mercado hoteleiro da cidade de Belém-Pará: Estudo comparativo entre um hotel de rede e um hotel independente. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Formação de Consultores em Turismo) - Universidade de Brasília.

8.
PENA, L. C. S.; BITTENCOURT, A. P.; BRASILEIRO, I. L. G.. Participação em banca de João Augusto Nicolazzi. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Hoteleira Sustentável) - Universidade de Brasília.

9.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; ABREU, A. M.. Participação em banca de Paulo Roberto da Silva. Gestão de Pessoas e de Investimentos no Controle do Consumo de Recursos Naturais Não Renováveis: um Estudo de Caso no Hotel Meilá Brasil 21 em Brasília. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Hoteleira Sustentável) - Universidade de Brasília.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MOESCH, M. M.; TASSO, J. P. F.; SONAGLIO, K. E.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Pedro Victor Gomes Bonfim.Turismo como instrumento ideológico na construção da imagem do Brasil: "País tropical, abençoado por Deus e bonito por Natureza". 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

2.
PENA, L. C. S.; CAMPOS, N. L. O.; BARROSO, E. P.. Participação em banca de Thiago da Silva Gonçalves.A importância da Ceilândia para o turismo cultural. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

3.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M.; TASSO, J. P. F.; CAMPOS, N. L. O.. Participação em banca de Eduardo Moreira Araújo.Entre a racionalidade técnica e a decisão política: a influência dos modelos decisórios na atuação da Embratur. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

4.
MOESCH, M. M.; WIESINIESKI, L.; SONAGLIO, K. E.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Lorrayne Oliveira Messias.Inclusão social e os desafios do Programa da Regionalização do Turismo - Estudo de caso de Alto Paraíso de Goiás. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

5.
TASSO, J. P. F.; ALDRIGUE, N. S.; WIESINIESKI, L.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Yuri de Freitas Vasconcelos.Deslocamento por novas realidades: estudo da realidade virtual como instrumento de desenvolvimento social, econômico e turístico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

6.
PENA, L. C. S.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.; ARAUJO, S. H.. Participação em banca de Leonam Israel Assunção Vianna.Turismo e Cultura do Viajar no Eixo Brasília - Anápolis - Goiânia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

7.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; NEIVA, I. C.. Participação em banca de Jessica Prudente Cicci.Porão do Rock: Cultura, identidade e turismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

8.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; ZANETI, T. B.. Participação em banca de Bruna Bedê Scheufler.O aproveitamento de Resíduos Sólidos Alimentares em Meio de Hospedagem em Pirenópolis (GO). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

9.
TASSO, J. P. F.; KRAHL, M. F. L.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Pedro Henrique Andrade Vieira.Crise da meia idade? O processo de concessão no Parque da Cidade Dona Sara Kubitschek. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

10.
PENA, L. C. S.; TASSO, J. P. F.; SANTOS, A. S.; REZENDE FILHO, M. F.. Participação em banca de Luiz Arthur Trevizolo Martins dos Santos.Estudos sobre os obstáculos no processo de desenvolvimento do circuito Rajadinha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

11.
PENA, L. C. S.; BRASILEIRO, I. L. G.; ALDRIGUE, N. S.; REZENDE FILHO, M. F.. Participação em banca de Kenya Cristina Batista Dias.Mobilidade urbana como condição de hospitalidade para a prática do turismo em Brasília. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

12.
PENA, L. C. S.; TASSO, J. P. F.; BRASILEIRO, I. L. G.; FABRINO, N. H.. Participação em banca de Elizabeth Dalana Pazello.O turismo de base comunitária como potencial instrumento de desenvolvimento do Assentamento Rural Pequeno William (Planaltina - DF). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

13.
PENA, L. C. S.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.; PENNA, N. A.. Participação em banca de Flora Campos Barros.O direito à cidade e a patrimonialização em Pirenópolis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade de Brasília.

14.
BRASILEIRO, I. L. G.; PENA, L. C. S.; NEIVA, I. C.; TASSO, J. P. F.. Participação em banca de Satyam Bomer Dienstmann.Espaços públicos de Brasília e seu Potencial Turístico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

15.
NEIVA, I. C.; BRASILEIRO, I. L. G.; CANANI, A. J. S. K. B.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Ana Júlia Ferreira Silva.O maior São João do Cerrado: potencialidades e desafios. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

16.
FRANCO, J. L. A.; REZENDE FILHO, M. F.; CUNHA, A. A.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Ricardo Rodrigues da Silva.Turismo em Áreas Protegidas: o caso do Parque Ecológico Ezechias Heringer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

17.
NEIVA, I. C.; BRASILEIRO, I. L. G.; SOUSA, A. V. R.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Amanda Nunes de Oliveira.Para além das fotografias: histórias não contadas pelas fotografias de promoção de destinos turísticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

18.
TASSO, J. P. F.; ARAUJO SOBRINHO, F. L.; REZENDE FILHO, M. F.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Aron Henrique Neves.O turismo como vetor de desenvolvimento de Planaltina - DF: análise da percepção comunitária. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

19.
TASSO, J. P. F.; BRASILEIRO, I. L. G.; FABRINO, N. H.; PENA, L. C. S.. Participação em banca de Elizabeth Dalana Pazello.Análise da percepção dos moradores do assentamento rural Pequeno William sobre o turismo de base comunitária como instrumento de desenvolvimento local. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

20.
PENA, L. C. S.; MOESCH, M. M.; ANDRADE, T. C.. Participação em banca de Diogo Diniz Souza.Políticas Públicas de Turismo no DF e a relação com o Programa de Regionalização do Turismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

21.
PENA, L. C. S.; DIAS, K. E. S.; TERRA, T. V.. Participação em banca de Julia Sasse Duarte de Paula.O céu de Brasília como atrativo turístico: o olhar do morador e o olhar do turista. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília.

22.
PENA, L. C. S.; SIMÕES, Regina Célia Faria; VENTURA, Acácia de Fátima. Participação em banca de Lucyene Lopes.A política externa brasileira no governo Luis Inácio com relação ao Mercosul. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

23.
PENA, L. C. S.; SIMÕES, Regina Célia Faria; BORGES, Marta Poggi e. Participação em banca de Paulo Augusto Pulz Araújo.Marketing Verde como fator de diferenciação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

24.
PENA, L. C. S.; CAMARGO, Maria Paulina D V de; SIMÕES, Regina Célia Faria. Participação em banca de Paulo Roberto Vanzelli Junior.Marketing Esportivo: a imagem dos atletas associada ao produto. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

25.
PENA, L. C. S.; ZAINE, Mariselma Ferreira; BORGES, Marta Poggi e. Participação em banca de Samir Michel Zein.Ordenamento e revitalização da sinalização turística de Águas de São Pedro. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Taquaral) - Universidade Metodista de Piracicaba.

26.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de Silvana da Silva.Estratégias de Marketing para inserção do vinho brasileiro na Alemanha. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

27.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de Gustavo Henrique Bichoffe.Padrão de consumo dos hóspedes do Hotel Quality Resort-Lins. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

28.
PENA, L. C. S.; AVEZZUM, L. M. M.. Participação em banca de Flávio Noronha Boni.PIT: Posto de Informação Turística: Proposta para o município de Lins. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

29.
PENA, L. C. S.; COSTA, D. C.; BLANCO, A.. Participação em banca de Luiz Gustavo Altarugio Silva Aguiar.Turismo regional: planejamento para o município de Corumbataí. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Taquaral) - Universidade Metodista de Piracicaba.

30.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de Márcio Yokota de Souza.Geoprocessamento no serviço intermunicipal fretado de transporte coletivo de passageiros. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

31.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de José Aparecido Cruz.Planejamento Turístico: a arte de planejar e a questão ambiental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

32.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de Maura Luiza Ferreira Russo.Análise econômica de eventos: um estudo de caso da EXPOLINS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

33.
PENA, L. C. S.; ROSSINHOLI, M.. Participação em banca de Michele Jaqueline de Oliveira.Análise econômica do tueismo no Brasil - uma abordagem econômica: possibilidades e limites. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

34.
PENA, L. C. S.. Participação em banca de Alda Aparecida Galdino AMaral.O Desenvolvimento do Turismo: uma análise através do Ensino de Geografia. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

35.
PENA, L. C. S.; SIMÕES, R. C. F.; MORINI, C.. Participação em banca de Tatiane Furtado Peixoto.Relações comerciais recentes entre Brasil e México. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

36.
PENA, L. C. S.; SIMÕES, R. C.. Participação em banca de Vanessa Elisa Biscalchin.Acordos Bilaterais entre Brasil e Rússia: Novas Oportunidades de Negócios na Relações Comerciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba.

37.
PENA, L. C. S.; MENDEZ, J. M. D.. Participação em banca de Marcela Becari Guimarães.Produto Brasil: Turismo receptivo para estrangeiros.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

38.
PENA, L. C. S.; MENDEZ, J. M. D.. Participação em banca de Silvana Galan Marques.A Música como instrumento do Turismo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

39.
PENA, L. C. S.; SILVA, W. C. L.. Participação em banca de Renata Cristina Labriola Pandolfi.SPA: um estudo de caso em Turismo de Saúde.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

40.
PENA, L. C. S.; SILVA, W. C. L.. Participação em banca de Rita de Cássia Panegazzi.História e Memória: o encontro entre patrimônio e turismo em Lins.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.

41.
PENA, L. C. S.; AVEZZUM, L. M. M.. Participação em banca de Carmen Lúcia M. Osório Dias.Turismo receptivo em Lins: proposta de implantação de um roteiro para atender à demanda turística.. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Bacharelado Em Turismo Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
PENA, L. C. S.. Seleção de docentes para as disciplinas História da Cultura e história do Brasil II - Faculdade de Ciências Humanas/Curso de Bacharelado em Turismo da UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

2.
PENA, L. C. S.; BEDUSCHI, Heidi Amaral; NOVAES, Rosana Do Carmo. Seleção de docentes para a disciplina Inglês II - Faculdade de Ciências Humanas/Curso de Bacharelado em Turismo da UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

3.
PENA, L. C. S.; VILELA, Plínio Roberto Souza; CARRÃO, Ana Maria. Seleção de docente para disciplinas de Informática - Faculdade de Ciências Matemáticas, da Natureza e Tecnologia da Informação/ Curso de Bacharelado em Turismo da UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

4.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para as disciplinas Ética e Turismo e Filosofia II - Faculdade de Ciências Humanas/Curso de Bacharelado em Turismo da UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

5.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para as disciplinas Administração de Empresas de Turismo e Marketing Turístico - Faculdade de Gestão e Negócios/ Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

6.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para as disciplinas Introdução à Gestão Empreendedora- Faculdade de Gestão e Negócios/ Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

7.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Meios de Hospedagem - Faculdade de Gestão e Negócios/ Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2003. Universidade Metodista de Piracicaba.

8.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Administração de Recursos Humanos - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

9.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Planejamento e Organização de Eventos - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

10.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para as disciplinas de Agência de Viagens e Turismo I e II - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

11.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para as disciplinas de Planejamento e Organização do Turismo I e II - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

12.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Marketing Turístico - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

13.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Administração de Empresas de Turismo - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

14.
PENA, L. C. S.. Seleção de docentes para as disciplinas Introdução à Gestão Empreendedora e Gestão e Desenvolvimento de Negócios - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2002. Universidade Metodista de Piracicaba.

15.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para as disciplinas Espanhol I, Espanhol II e Espanhol III - Faculdade de Filosofia, História e Letras/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2001. Universidade Metodista de Piracicaba.

16.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Agência de Viagens e Turismo - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2001. Universidade Metodista de Piracicaba.

17.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Turismo e Meio Ambiente - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2000. Universidade Metodista de Piracicaba.

18.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Agência de Viagens e Turismo - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2000. Universidade Metodista de Piracicaba.

19.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Psicologia - Faculdade de Filosofia, História e Letras/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2000. Universidade Metodista de Piracicaba.

20.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Inglês II - Faculdade de Filosofia, História e Letras/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2000. Universidade Metodista de Piracicaba.

Concurso público
1.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para disciplinas de Informática - Faculdade de Ciências Matemáticas, da Natureza e Tecnologia da Informação/ Curso de Bacharelado em Turismo da UNIMEP - Lins. 2005. Universidade Metodista de Piracicaba.

2.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Custos - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2001. Universidade Metodista de Piracicaba.

3.
PENA, L. C. S.; SOUZA, Miriam Coelho de. Seleção de docente para as disciplinas Sociologia, Antropologia Urbana e Sociologia para Nutrição - Faculdade de Filosofia, História e Letras/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2001. Universidade Metodista de Piracicaba.

4.
PENA, L. C. S.. Seleção de docente para a disciplina Turismo e Meio Ambiente - Faculdade de Gestão e Negócios/Curso de Bacharelado em Turismo - UNIMEP - Lins. 2001. Universidade Metodista de Piracicaba.

Outras participações
1.
DIAS, K. E. S.; ARAUJO, N. F.; PENA, L. C. S.. Comissão Examinadora de Revalidação de Diploma. 2014. Universidade de Brasília.

2.
PENA, L. C. S.. Processo de Seleção do Edital ProIC/DPP/UnB-PIBIC (CNPq). 2013. Universidade de Brasília.

3.
PENA, L. C. S.. Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Turismo Profissional do CET/UnB (Editais 01/2012). 2013. Universidade de Brasília.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Latino-americano de Políticas Públicas e Turismo.Políticas Públicas e Cidadania: Encruzilhada no Processo e Emancipação da América Latina. 2016. (Seminário).

2.
II Seminário Latino-Americano de Políticas Públicas e Tuismo.Observatórios do Turismo: contribuições, limitações e relevância para embasamento e monitoramento das políticas públicas de turismo. 2014. (Seminário).

3.
XI Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Turismo -ANPTUR.GT Políticas Públicas de Turismo. 2014. (Seminário).

4.
19º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 10º Congresso de Iniciação Científica do DF. Ciência, Cultura e Cidadania. 2013. (Congresso).

5.
I Seminário Latino-americano de Políticas Públicas e Turismo.Turismo Criativo além da Competitividade. 2013. (Seminário).

6.
IX Colóquio Temático de Geografia da UnB: "Patrimônio, Campo e Cidades no Brasil" Cis.Mediação da Mesa Redonda - Cidades, campo e cultura no Brasil: perspectivas e desafios sobre o território enquanto patrimônio. 2013. (Outra).

7.
X Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Turismo -ANPTUR.Visitas guiadas e autoguiadas em Parques Nacionais: referência de análise na perspectiva do turismo sustentável. 2013. (Seminário).

8.
6º Colóquio de Turismo de Goiás.MEMORIAL CASA DE LIÓ - Fazenda Ema - Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. 2012. (Outra).

9.
INVTUR 2012 - Turismo em tempos de mudança.Processos participativos e o desenvolvimento sustentável do turismo: reflexões sobre o funcionamento do grupo gestor do destino indutor Brasília. 2012. (Outra).

10.
Investigação em turismo: o estado da arte e perspectivas de futuro.Rota turística Caminhos do Brasil Central. 2010. (Outra).

11.
Investigação em Turismo: o estado da arte e perspectivas de futuro.Rota turística ?Caminhos do Brasil Central?. 2010. (Outra).

12.
VII Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo ? ANPTUR.Turismo e Sustentabilidade em Territórios de Assentamentos Rurais da Reforma Agrária. 2010. (Seminário).

13.
IV Simpósio Internacional de Geografia Agrária.Licenciamento ambiental e reforma agrária. 2009. (Simpósio).

14.
Por uma economia verde: caminhos do desenvolvimento sustentável. 2009. (Seminário).

15.
V Simpósio Nacional de Geografia Agrária.Licenciamento ambiental e reforma agrária. 2009. (Simpósio).

16.
Sustentável 2008 - Ciclo de Encontros sobre Sustentabilidade e Gestão Responsável. 2008. (Seminário).

17.
Emprego e Trabalho na Agricultura Brasileira. 2007. (Seminário).

18.
III Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais.Assentamentos Rurais da Reforma Agrária: a procura de uma agricultura agroecológica. 2007. (Outra).

19.
III Seminário de Turismo Rural do Distrito Federal. 2007. (Seminário).

20.
I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional. 2007. (Simpósio).

21.
IV Ciclo de Palestras Turismo em Movimento - Universidade de Brasília. 2007. (Outra).

22.
Safety, Health and Environmental World Congress. Desenvolvimento sustentado em assentamentos rurais da reforma agrária. 2007. (Congresso).

23.
Seminário CIDADES SUSTENTÁVEIS: habitação e saneamento. 2007. (Seminário).

24.
Fórum Permanente de Arte & Cultura - Patrimônio, Natureza e Cultura. 2006. (Outra).

25.
3ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba.Mostra Acadêmica UNIMEP: interesse e participação do corpo acadêmico - Campus Lins. 2005. (Outra).

26.
5º Congresso Brasileiro de Turismo Rural. Arquitetura Rural e Turismo: um novo olhar sistêmico. 2005. (Congresso).

27.
Conferência Religião e dominação: a construção social dos sexos e sua sacralização. 2005. (Outra).

28.
Educação à Distância: Práticas e Perspectivas. 2005. (Seminário).

29.
II Encontro de Arquitetura e Urbanismo - O Canteiro de Obras. 2005. (Encontro).

30.
II Jornada de Estudos em Assentamentos Rurais. 2005. (Congresso).

31.
IV Editur - Direito do Turismo: Perspectivas e Oportunidades do Século XXI.O Direito à Diversificação Turística. 2005. (Encontro).

32.
2ª Mostra Acadêmica.Revitalização do espaço sede da Agrovila Campinas do Assentamento Reunidas em Promissão - SP. 2004. (Outra).

33.
Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária.Projeto de Extensão Memória, Meio Ambiente e Cidadania: uma proposta de turismo social. 2004. (Outra).

34.
III Jornada de Integração da Faculdade de Gestão e Negócios da UNIMEP. 2004. (Outra).

35.
II Workshop Nutrição e Turismo - Nutrição Esportiva e Turismo de Aventura. 2004. (Outra).

36.
Seminário de Preservação e Reviltalização Ferroviária - PRESERVE 2004. 2004. (Seminário).

37.
XXIV Congresso Brasileiro de Turismo - Hospitalidade: Turismo e Humanização. Hospitalidade e educação: como encantar clientes e funcionários. 2004. (Congresso).

38.
1ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba.Revivendo o café em Lins: uma proposta de geração de renda local visando crescimento responsável. 2003. (Outra).

39.
IV Seminário de Turismo Cultural Ferroviário.Turismo Cultural. 2003. (Seminário).

40.
I Workshop de Nutrição e Turismo - O lazer como promoção da saúde e qualidade de vida.Desenvolvimento do turismo local e regional: uma proposta para a Colônia Hirano. 2003. (Outra).

41.
I Workshop de Nutrição e Turismo - O lazer como promoção da saúde e qualidade de vida.A Agrovila Campinas: Extensão e Cultura local. 2003. (Outra).

42.
V Fórum de Política e Avaliação Acadêmicas. 2003. (Outra).

43.
V Simpósio de Iniciação Científica e III Seminário de Ensino e Pesquisa.Memória, meio Ambiente e cidadania: uma proposta de turismo social. 2003. (Simpósio).

44.
Workshop Planejamento, Espaço e Turismo. 2003. (Outra).

45.
XXIII Congresso Brasileiro de Turismo. Princesinha do Oeste, suas praças e o turismo. 2003. (Congresso).

46.
Alternativas de Desenvolvimento. 2002. (Seminário).

47.
I Encontro Mercocidades para o Ensino de Turismoe Hotelaria - EMEHTUR.Mesa Redonda - Pesquisa em Turismo e Hotelaria no âmbito do MErcosul. 2002. (Encontro).

48.
III Congresso Internacional sobre Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável. Estudo da Rede Hoteleira da Cidade de Osvaldo Cruz - SP. 2002. (Congresso).

49.
IV Congresso Internacional de Turismo da Rede Mercocidades. Cultura e Sociedade. 2002. (Congresso).

50.
IV Simpósio de Iniciação Científica.O conhecimento como produto turístico: resgatando a memória pela gastronomia. 2002. (Simpósio).

51.
I Workshop Perfil do Pesquisador em Turismo. 2002. (Outra).

52.
Seminário Regional sobre Turismo de Aventura. 2002. (Seminário).

53.
1Seminário Sobre Ensino & Pesquisa 3 Simpósio de Iniciação Científica.Turismo e Cotidiano. 2001. (Seminário).

54.
Congresso Brasileiro de Turismo 2001. 2001. (Outra).

55.
Encontro Regional de Atividades Físicas, Saúde e Lazer.Turismo - desenvolvimento e sustentabilidade regional. 2001. (Encontro).

56.
III Congresso Brasileiro de Turismo Rural. 2001. (Congresso).

57.
II Seminário Nacional de Transporte Hidroviário Interior. 2001. (Seminário).

58.
Simpósio: Turismo como Fator de Desenvolvimento Econômico Regional. 2001. (Simpósio).

59.
II Congresso Brasileiro de Turismo Rural. 2000. (Congresso).

60.
I Seminário de Direito da UNIMEP - Direito, Cidadania e Qualidade de Vida.Desenvolvimento Regional Planejado. 2000. (Seminário).

61.
O Transporte e sua Importância na Cadeia Produtiva Global: Fator de Competitividade. 2000. (Simpósio).

62.
Simpósio Interdisciplinar. 1996. (Simpósio).

63.
Seminário Espaço e Sociedade: Salvador 1850 - 1920. 1989. (Seminário).

64.
II Seminário sobre Desenho Urbano no Brasil. 1986. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Brenno Vinicius Brito Rodrigues. A PERCEPÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS DA CULTURA DA AMAZÔNIA PARAENSE POR TURISTAS. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília. (Orientador).

2.
Rosiene Francisco dos Santos. Gestão Participativa do turismo: Uma analise no Quilombo Kalunga de Cavalcante -Go. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Alisson Solva Fernandes. Relação Clima-Turismo: um Contributo para o planejamento de destinos turísticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

2.
Francinete Pereira da Cruz. O lugar do turismo no Programa Brasil Quilombola (PBQ). 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

3.
Vinícius Novaes Wetzel. Geoparques e turismo : um olhar sobre os Pirineus - Pirenópolis/GO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

4.
Thamyris Carvalho Andrade. Visitas Guiadas e Autoguiadas: uma Análise da Experiência do Turista no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

5.
Nádia Lúcia Almeida Nunes. Hospitalidade ao turista com restrição alimentar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

6.
Letícia Lima de Freitas. Turismo em unidades de conservação: a participação legal da comunidade no processo de gestão da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (provisório). 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

7.
Isabela Coutinho Machado. Reconstruindo os caminhos da contradição entre o valor simbólico da água e sua apropriação pelo turismo de águas termais ? Turismo em Caldas Novas. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Turismo) - Universidade de Brasília, . Coorientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Rachel Rio preto Vieira Machado. Revitalização da Imagem Turística de Brasília. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em GEstão de Negócios em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

2.
Samuel Coelho Rodrigues. Turismo como ferramenta de conservação ambiental: considerações sobre políticas públicas relacionadas. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Consultoria em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

3.
Gisélle Nunes Gomes de Araújo. Turismo de Base Comunitária em Cavalcante-GO: a experiência Kalunga do Engenho II. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Negócios e Consultoria em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Clara Corrêa de Alcântara. Identificação e análise de riscos em mobilidade urbana na perspectiva do turismo nos setores hoteleiros sul e norte da cidade de Brasília - DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

2.
Juliane Moreira Alves. Hospitalidade nos meios de hospedagem: a oferta de serviços de hospedagem na percepção de turistas surdos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

3.
Ana Paula Moysés Barros Valadares. Atrativos turísticos culturais de Brasília e a oferta de serviços ao turista idoso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

4.
Bruna Bedê Sheufler. O aproveitamento de resíduos sólidos alimentares em meios de hospedagem em Pirenópolis (GO). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

5.
Mariana Radicchi. Relação do turismo com o patrimônio cultural material na Escala Monumental de Brasília. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

6.
Luciana Drummond Dias de Oliveira. A hospitalidade na Universidade de Brasília : o acolhimento ao estudante estrangeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

7.
Gyovanna dos Santos de Oliveira. Gestão ambiental no cenário hoteleiro de Brasília : a verificação de parâmetros ISO 14001. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Turismo) - Universidade de Brasília. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

8.
Simone Cristina Morales. E-commerce: vantagens e desvantagens na comercialização de livros pela internet. 2006. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração em Gestão de Negócios Internacionais) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

9.
Samira Amanda Wolfarth. Acessibilidade: a porta de entrada para o Turismo. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

10.
Antônio Braga Barbosa Lopes. Mostra Acadêmica UNIMEP: Interesse e Participação do Corpo Acadêmico. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

11.
Rosilaine Vilella. Indicadores para o processo de planejamento em áreas de natureza. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

12.
Claudia Renata de Oliveira. Arquitetura dos empreendimentos hoteleiros. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

13.
Aldo Ferreira da Silva. Turismo Religioso - um segmento de mercado turístico para Lins. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

14.
Tiago Aparecido Silva Rego. Gestão pública e planejamento territorial do turismo: fases e faces de um processo responsável. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

15.
Luiz Gustavo Altarugio Silva Aguiar. Turismo regional: planejamento para o município de Corumbataí. 2005. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Taquaral) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

16.
Rodrigo Amado dos Santos. Rotunda: retratos de uma época e lugar no esquecimento. 2003. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

17.
Bernadette Maria Proença Meireles. Jacuba: história, gastronomia e o turismo responsável.. 2003. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

18.
Fernada Parente Menezes. Sol Nascente em Lins: o caminho da identidade através da gastronomia.. 2003. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Bacharelado em Turismo - Campus Lins) - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.

Orientações de outra natureza
1.
Renê Penachio Xavier de Sá. Arquitetura dos Meios de Hospedagem. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Metodista de Piracicaba. Orientador: Luiz Carlos Spiller Pena.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PENA, L. C. S.2012PENA, L. C. S.; Brasileiro ; SANTOS, Ana R. D. . Processos participativos e o desenvolvimento sustentável do turismo: reflexões sobre o funcionamento do Grupo gestor do Destino Indutor Brasília. Revista Turismo & Desenvolvimento (Online), v. 2, p. 893-908, 2012.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PENA, L. C. S.. Mais gringos na capital. Correio Braziliense, Brasília, p. 31 - 31, 05 maio 2013.


Apresentações de Trabalho
1.
PENA, L. C. S.. MEMORIAL CASA DE LIÓ - Fazenda Ema - Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga - Teresina de Goiás. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
MOESCH, M. M. ; PENA, L. C. S. ; SANTOS, A. S. ; VALDUGA, M. C. . HOSPITALIDADE E TURISMO. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro texto).

2.
BRASILEIRO, I. L. G. ; PENA, L. C. S. . Manual do Multiplicadores - Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PENA, L. C. S.. Mais gringos na capital. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).



Outras informações relevantes


Colaborador eventual no Grupo de Pesquisa: FLUXUS - Laboratório de Estudos em Sustentabilidade Socioambiental e Redes Técnicas - Departamento Saneamento e Ambiente (DSA) - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 9:02:22